CARAMBA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 18 de julho de 2011 - 13:29MotoGP

CARAMBA

SÃO PAULO (bom dia) – Stoner e Lorenzo confirmaram que não vão correr em Motegi no dia 2 de outubro. O circuito fica perto de área atingida por vazamentos radiativos, consequência do terremoto e dos tsunamis que atingiram o país alguns meses atrás.

Decisão corajosa. A Dorna ainda não confirmou oficialmente a realização da corrida.

18 comentários

  1. Rocco disse:

    Quase tudo já foi dito por aqui (especialmente com a pessoa que trabalha na área e pode dar opinião embasada) e concordo com aqueles que criticam a atitude de popstar dos dois (como diria Vale, o sofredor do ano, a geração nova de pilotos é de bundões). Se tomarem um chão vão receber em tomografias e afins muito mais radiação …

    Só um pequeno detalhe, os 2 que se recusam a correr no japão, apareceram fazendo tipo logo após o terremoto com camisetas e faixinhas do tipo “Estamos com você Japão”, etc, isso sem falar que os dois tem os salários pagos por companias japas. Demonstra (a falta) de caráter costumeira dos dois. Espero que a torcida japonesa lembre desses b@b@c@s …

    Pra terminar vou pegar carona na declaração irreverente que Rossi fez logo após começarem com esse assunto. Eu também preferia que mudasem a pista pra Suzuka (uma p… pista!). Pena que com a morte de Kato lá em um GP e a força do dinheiro das montadoras japonesas isso nunca vá se tornar realidade.

    PS: Rí bastante imaginando o “Nigel” Simmoncelli careca ;)

  2. Mauricio disse:

    Atitude de homem dos caras.
    Coisa que falta aos pilotos da estoque.

  3. gabriel disse:

    o acidente radioativo de Goiânia foi antes do GP, mas foi divulgado depois. Ninguém morreu por causa disso… ainda ocorreram 2 GPs depois…

  4. Guilherme Zahn disse:

    Flávio,

    aqui posso falar com alguma propriedade… afinal, sou físico nuclear e trabalho com radiação há muitos anos… o risco de câncer pra quem for a Motegi (ou mesmo pra cidade de Fukushima) é menor do que o de quem toma sol em Maresias ou come um churrasco bem passado no Fogo de Chão… Quer prova maior que a minha palavra? Em setembro vai acontecer um congresso de metrologia das radiações ali pertinho (procure por ICRM2011) e, a não ser que você imagine que o povo que trabalha medindo radiação seja suicida ou bobo, acho que a conclusão é clara… Foi muito triste e perturbador, ´pra quem é da área, ver a cobertura sensacionalista e vazia da nossa imprensa durante o acidente… e é ainda pior ver gente que, por bem ou por mal, forma opiniões tomando uma atitude tão estúpida. Seguindo a idéia do Luis Albertyn, vamos deixar esses “delicados” sem radiografias, tomografias e coisas do gênero… afinal, a radiação é perigosa…

  5. Luis Albertyn disse:

    Acho uma decisão muito pessoal, não dá pra criticar. Se arcarem com as consequências (eventuais multas, perda de pontos e prestígio com o público japonês), não vejo nada de errado, é um direito que eles têm.

    Mas não deixa de ser curioso alguém que acelera uma motocicleta a 300km/h e vive tirando radiografias com medo de uma suposta radiação…

  6. Rafa disse:

    *Ah, foi o Lorenzo, desculpe!
    Mesmo assim, tem grana japonesa atrás dele…

  7. Rafa disse:

    Acho que quem corre de moto não está em condições de avaliar riscos.
    Mas, tomara a Honda não retalie o espanhol.
    Eu iria, não parece tão ruim quanto parece.Como lembraram aí, a “opinião pública” queria cimentar metade da Europa na época de Chernobyl.Físicos amigos dizem que é injustificado, além de ser um acidente menor,então…os dois que fiquem comendo sucrilhos em casa.

  8. Junior disse:

    Esse circuito é da Honda, não? Decisão muito, mas muito corajosa, principalmente do Stoner então.

  9. 2SIX disse:

    - Sissys, wimps, pussys, weaks! Diria Rossi…

  10. Fujiro Nakombi disse:

    Grande demonstração de solidariedade dos figurões com aqueles que lá moram e não possuem opção de escolha !

    Se eu fosse um fudêncio japonês, caso o boicote se confirme, tirava o país do calendário da Moto GP, Moto etc…..

  11. Al Unser Jr. disse:

    Peraí os caras ganho tufos de dinheiro para correr… com motos de marcas japonosas, se arriscam a morrer todas as corridas, se arrebentam todos, quando caem (quase sempre) e agora tão com “medin”?!?!?!

    VSF!!!

  12. Marcelo disse:

    Por muito menos, Prost não correu com medo da chuva no GP da AUS/89, largou, deu uma volta e foi direto para os boxes. Foi uma corrida bem acidentada, mas ninguém se machucou. Ninguém chama o francês de bundão, afinal, ele estava certo. Piquet e Lauda também não gostavam de correr em piso molhado, mas Lauda tem um bom motivo, sentiu na carne! Prost depois que se envolveu no acidente de Pironi na ALE/82, admitiu que nunca mais foi o mesmo na chuva, ele viu Pironi todo arrebentado no carro, Piquet também estava lá e viu tudo de perto, acabou correndo com mais cautela na chuva.

    Se a Dorna ainda não confirmou oficialmente a realização da corrida é pq tem risco de contaminação. No caso de Chernobyl, os russos na época tentaram esconder a cagada(o acidente de Chernobyl teve 400 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima no Japão, também era época da guerra fria).

    Para se ter uma idéia, o USA (risos) rastreou o calor intenso no local da usina e, claro, imaginou o tamanho da MERDA! Houve pressão e os russos admitiram o vazamento nuclear, quem pagou CARO foi a população que morava kms ao redor da usina, demoraram muito para retirar os moradores.

    No caso do vazamento no Japão, os japoneses foram mais cuidadosos na hora de recuar a população, mas Stoner e Lorenzo podem estar certos, por causa dos “interesses” dos cartolas pode haver corrida, então, pra que arriscar? Vai que um ventinho a mais leva radiação na direção no dia da corrida?

    Se o Simoncelli perder todo cabelo, tem enterro no dia seguinte!!!

    Suicidio na certa…

  13. Marcelo Rezende disse:

    Po acho que o Urso-do-cabelo-duro Simoncelli deveria ir sim, só assim onde ninguém vai correr ele poderia ganhar. E se cair de novo, além de não ter ninguém para ele levar junto, poderia colocar a culpa na radiação. hahahaha
    Brincadeiras a parte, acho o Simoncelli um excelente piloto, o problema é que ele sofre de síndorme de Nigel Mansell: Excesso de talento e pouca massa cinzenta.

    Que corridas as da Alemanha heim? 125, Moto 2, Moto GP, todas foram fantásticas!

    Grande abraço!

  14. Marcelo Rezende disse:

    Po acho que o Urso-do-cabelo-duro Simoncelli deveria ir sim, só assim onde ninguém vai correr ele poderia ganhar. E se cair de novo, além de não ter ninguém para ele levar junto, poderia colocar a culpa na radiação. hahahaha
    Brincadeiras a parte, acho o Simoncelli um excelente piloto, o problema é que ele sofre de síndorme de Nigel Mansell: Excesso de talento e pouca massa cinzenta.

    Que corridas as da Alemanha heim? 125, Moto 2, Moto GP, todas foram fantásticas!

    Grande abraço!

  15. Adriano Reis disse:

    Se a área do autódromo fica fora da área de risco, a decisão é idiota e, de fato, ser idiota às vezes requer coragem…
    Moro em Goiânia e e me lembro do caso do Césio 137, de pessoas que se recusaram a vir para a área sem risco radiológico por medo, por ignorância…

  16. Anarquista disse:

    Me lembrou o caso de Chernobyl no início de 86. Meus amigos e parentes me enchendo o saco para sair da Alemanha, que o ar estava contaminado, que a comida, a água, o escambau não prestava, que a TV tinha mostrado sei lá o que, etc. Minha resposta: “pois é “moçada” (ainda se usava este termo), viver é perigoso…” E mais não falei. A sensação de pertencer a um grupo sempre dá conforto.
    Ao caso: se a situação fosse esta m…a toda que eles acham que é não haveria viv´alma por lá há muito tempo.

  17. tplayer disse:

    Bando de frescos!

    A Indy vai correr lá, e para ajudar até mudou a corrida do oval (que foi danificado durante o terremoto) para o misto.

  18. Maurício MV. disse:

    O Simoncelli disse que também não quer correr lá (tem medo de que caia seu cabelo). Por falar nisso, viu a corrida das 125? Os caras chegaram empatados. A vitória foi decidida em favor de uma melhor volta do espanhol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>