INSANO

SÃO PAULO (meu pai…) – Acho que já comentei aqui que a Ilha de Man é o último reduto da insanidade humana sobre rodas. O Bruno Mantovani mandou o vídeo acima. Pelo pouco que pude pesquisar rapidamente, nada menos do que 231 pilotos já morreram nessas provas, que acontecem desde 1907. Não sei o número de espectadores, porque toda hora morre gente que está assistindo quando alguém perde o controle de uma magrela a mais de 200 km/h.

A TT é uma dessas coisas inexplicáveis, ainda mais por acontecer num país tão civilizado quanto a Inglaterra. Olhando essas imagens, qualquer pessoa sensata defenderia a proibição desse negócio. Mas há centenas de pilotos e milhares de pessoas nessa pequena ilha que uma vez por ano deixam a sensatez de lado e se entregam a essa espécie de tentativa coletiva de suicídio.

Juro que não sei o que pensar da TT. Talvez o mundo precise dessas loucuras. Talvez não. Sei lá.

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego
Diego
12 anos atrás

Realmente é algo insano, mas ao emsmo tempo uma especoe de imãque atrai os er humano para o teste de seus limites, Se sempre existiu monaco para a formula 1, porque não a ilha de man para as motocicletas> São justamente esses limites atingidos por akeles doidos que impressionam e faz eu me perguntar como passar a mais de 200km/h a um palmo da calçada. Simplesmente impressionante.

Ramon Gregóro
Ramon Gregóro
12 anos atrás

Não sei se já comentaram mas a Ilha de Man não é uma possessão britânica, e sim uma possessão da Coroa Britânica, um remanescente dos antigos feudos, devido essa situação peculiar as corridas de rua que aconteciam no Reino Unido foram para lá, já que a legislação britânicas e suas instâncias legais não tem jurisprudência sobre ilha.

Adriano
Adriano
12 anos atrás

Isso que é corrida! Os pilotos são idolatrados pelos riscos que correm, e não apesar delas. E tem bloguista e colunista (inclusive deste site) que quer mudança na curva do Café de Interlagos. São os jornalistas mais jovens que nunca viu como era correr em Monza, Nurburgring e Spa nos anos 60 e 70. Tá ficando chato demais! Não quer risco de morte, vá brincar de autorama!

Sanguanel
Sanguanel
12 anos atrás

A adrenalina foi la em cima vendo o video. Pena que sou cagão demais, ainda bem que tenho meu xbox 360.

Machinist
Machinist
12 anos atrás

Se não me engano, na TT só corre quem quer, diferentemente do que ocorre em outras provas profissionais, tais como MotoGP, F1, etc..

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

Como diria o “napa global”, loucura, loucura, loucura…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
12 anos atrás

E na desse ano, pelo que consegui achar até agora, foram três mortes: uma nas motos e uma dupla dos sidecars.

http://www.foxsports.com.au/motor-sports/irish-racer-derek-brien-has-died-at-the-isle-of-man-tt-supersport-race/story-e6frf3z3-1226070622616

Realmente é insano, muito perigoso, mas é sensacional.

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Será que lá eles podem fumar? Daqui a pouco não pode nem trepar mais, pra não pegar dst ou coisa parecida. Deixa os caras se matarem lá. Como já disseram ai em cima, é o livre arbitrio…

Ricardo.
Ricardo.
12 anos atrás

cada um sabe de si,livre arbitrio,é demais.

william trajano
william trajano
12 anos atrás

Se fosse no Brasil tava tudo mundo metendo o pal né…!!! principalmente o dono do blog!!!
Agora pq será q ninguem fala mal dessa corrida??? pq envolve muita $$$… ou pq o pessoal lá é mais bonitinho e civilizado mais que o Brasil??? ou pq tem o pessoal famoso envolvido???
lembro um post aqui de uma corrida de kart feita na rua… que teve a morte de um piloto, falaram um monte, e a organização é isso e aquilo, cairam de pal na corrida…!!! agora essa dai de Isle Man tá tudo mundo de boca fechada…!!
faço a pergunta qual é a diferença entre aquela corrida de kart na rua e essa corrida ai???
aaaaaaaaaaaaaaaaaaa façam me o favor viu…!!! Sejam homem de criticar tudo que estiver errado ou não criticam nada!!!!

Evaldo
Evaldo
12 anos atrás

Um comentário simples. Para andar aí só tendo bolas de aço.

mauro
mauro
12 anos atrás

o capeta sorri quando assiste a uma prova dessas hehe

Paulo Emilio
Paulo Emilio
12 anos atrás

Isle of Man , terra aonde nasceram os irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb e sede da ultima prova sobre rodas que remete as origems do esporte ! John Surtees, Mike Hailwood, Giacomo Agostini e outros grandes já venceram nesta ilha ! Ao contrário do que voce parece pensar o homen deve ser livre não só para consumir, mas para fazer o que deseja, desde que respeito o direito dos outros, a natureza e outros principios básicos! A maioria dos povos europeus ama a vida tanto quanto nos dos trópicos, mas acima de tuda amam a liberdade, já tendo que lutar 02 guerras em seu solo para prova-lo ! Sensatos são os dirigentes de nosso automobilismo! E ainda temos de aturar chamarem aquela pista ridícula da prova de Formula 1 ontem de Nurburgring ! Isto sim é que é um crime !

Jeferson
Jeferson
12 anos atrás

Quer saber Flávio, acho interessante, seria melhor ainda mandar esta playboyzada que anda voando nas estradas brasileiras para lá. Pelo menos lá eles podem andar a vontade, sem ficar por ai causando acidentes que, muitas vezes, vitimam outras pessoas que não tem nada a ver com o “esporte” ou hobby que eles praticam.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
12 anos atrás

Sou totalmente a favor da existência de eventos assim.

Ali, público e pilotos sabem que qualquer erro é fatal, portanto, não estão colocando em risco a vida de pessoas inocentes e sim a própria vida (que na minha opinião é um direito inalienável de cada um).

Aliás, a F1 mesmo era assim em tempos remotos.

Ademais, infinitamente mais seguro do que as estradas brasileiras onde ninguém sabe de qual imbecil virá a imprudência que resultará em várias mortes e lesões incuráveis (hoje mesmo, em uma viagem de 70 km entre BHte e Pará de Minas, vi vários idiotas me colocarem em risco).

Sugiro aos imbecis amantes da velocidade sobre duas rodas que infestam nossas estradas nos finais de semana, que deixem de ser covardes e irresponsáveis e guardem suas economias para participar do referido evento.

E viva a liberdade humana!!!

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Não vejo nada de mais.
Aqui em Santa catarina existe uma rodovia chamada BR470 que só esse ano já matou 100 pessoas ( só esse ano, não em cem anos… ).
Aquele presidente intelectual veio aqui e disse que duplicaria.
O outro barbudo também veio algumas vezes e falou a mesma coisa.
Ainda no mês passado veio aquela mulher com cara de braba, que tá mandando agora, e falou de novo: vai duplicar a BR470.
Acho que estão esperando que chegue a 1 morto por dia!

Magnus
Magnus
12 anos atrás

Vou ficar com a dose de adrenalina que as minhas trilinhas de moto me proporcionam !!!
Insanidades aparte… O cara tem que ter aquilo roxo p/ ganhar um negócio desse.

leoni
leoni
12 anos atrás

é livre arbitrio, quem nao gosta que nao acompanhe e nao critique, imagino que com o tempo todas essas coisas vao ser proibidas, tudo cada vez mais está ficando mais chato, tudo tem que ser absolutamente seguro, a maioria das pessoas estão querendo virar robozinhos. Acho que essas ” loucuras” são validas, todas as pessoas que estão lá sabem dos riscos, tanto os pilotos como os espectadores, do mesmo jeito que é bom viver fazendo o que se gosta é preferivel morrer assim tb, ou alguem ai prefere ter um ataque do coração numa mesa de escritorio?

Guaras
Guaras
12 anos atrás

Só indo até lá prá entender o que é esta corrida… Em 2009 estava trabalhando na Inglaterra e fui ver um fim de semana de corrida na Ilha de Man. O evento como um todo é MUITO animal. Prá vcs terem uma idéia, viajei sem ter reservado nada, só comprei o voo e fui e já qdo cheguei no aeroporto de lá arrumei carona pra ir até a largada. Posso dizer que foi um sonho realizado!!! Na semana seguinte fui assistir as 24h de Le Mans…ahuahua
Flávio, se quiser posso mandar umas fotos e vídeos de lá!!
Abraços a todos!

@MOTOQUEIRO
@MOTOQUEIRO
12 anos atrás

QUAL É A DIFERENÇA DE SUPERSTOCK PARA SUPERBIKE,POIS AS DUAS SÃO 1000CC?

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
Reply to  @MOTOQUEIRO
12 anos atrás

Provavelmente a diferença está no nível de preparação das motos.
As Superstocks devem ser motos “mais básicas” com mudanças apenas em itens como pneus e suspensões.
Já as Superbikes devem ser motos onde além dos pneus e suspensões, devem mexer também no motor.
Pelo menos é assim que fazem aqui no Brasileiro de Motovelocidade.

Cleber
Cleber
Reply to  @MOTOQUEIRO
12 anos atrás

Superstok são amadores ainda , superbike sao profissionais ! no brasil salva na minhas contas 4 ou 5 pilotos profissionais o resto são todos playboys cheio de dinheiro que enjoou do faustão e vai pro autodromo gastar uma mala de dinheiro para ser apreciado pelos seus amigos , mas acelerar que é bom NADA .

Luis Nunez
Luis Nunez
12 anos atrás

Que coisa, cabe aquela frase de locutores esportivos ” Que coisa amigo, estão correndo no limite”. Aqueles muros, aquelas pedras, quem corre ali acho que não quer ganhar e sim desafiar a própria existencia.

greyhound
greyhound
12 anos atrás

Por essa simples razão. Coloco Giacomo Agostini como maior da história. Foi lá e venceu !!!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  greyhound
12 anos atrás

O Ago é o cara. Mas o mesmo Agostini em 1976 liderou o movimento para tirar o TT do mundial de 500 pois era muito inseguro e desde enão o TT não faz mais parte do campeonato mundial. Mas seja na MV ou na Yamaha, o Agostini é O CARA.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Isso foi uma das coisas mais malucas que já vi sobre esporte a motor.
São muito doidos…
O cara que ganha uma corrida dessas…

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Enche o coração de alegria. Corrida de verdade! Não é em um autódromo emasculado pelos “novos tempos”, é na rua! E o vencedor do TT pode dizer com todas as letras EU SOU O CARA!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

E pensar que correr dessa maneira era comum no esporte a motor dos ano 20 aos anos 70. Nuburgring, Clermont Ferrant e Spa nos anos 50, 60 era isso aí. Era a orgia da velocidade sem limites. Era comum nos anos 30 na Alemanha, corridas como essa, atarírem cerca de 300 mil pessoas. Isso mesmo, 300.000 pessoas .

Rafa
Rafa
12 anos atrás

DUCARALHO!!! =D

Fábio Pedroso SP
Fábio Pedroso SP
12 anos atrás

precisa sim, o TT é maravilhoso!!!

Claudio Antonio Cesario Da Silva
Claudio Antonio Cesario Da Silva
12 anos atrás

Quando eu era menino minha mãe me deu um atlas e no final dele tinha uma pagina coma bandeiras dos países.Eu fiquei assustado coma bandeira da ilha de MAN, mas por que motivo alguém escolheria uma bandeira que parece três pernas juntas? .Quase 30 anos depois tive a resposta deve ser homenagem a estes motociclistas. por que chega a causar espanto você ver que o cara escorregar a 200 km por hora ladeira a baixo infelizmente não deve sobrar muita coisa.

galileu
galileu
12 anos atrás

queria muito ver esses caras que pilotam suas maquinas na anhanguera e outras rodovias do país a mais de 300 por hora encararem isso que nos acabamos de assistir,, principalmente aquele piloto de gaiola que é patrocinado pela chocolates moleque, duvido que ele teria coragem.
mas afinal, o que sobrou do cara que caiu daquele jeito, sobreviveu? em quantos pedaços?
que se pegue aquele idiota o porche que matou a advogada, coloque-o na garupa de uma moto dessas para ver até onde ele aguenta, ele teve a cara de pau de dizer ao delegado que nãose lembra do acidente, mas não estava em alta velocidade, e que ficou com medo de ser assaltado poir isso acelerou o carro, não é conttraditório isso?

marcio riva
marcio riva
12 anos atrás

É uma das coisas mais ambíguas que eu conheço no mundo, fico ipnotizado quando vejo estes videos incríveis de Isle of Man, mas ao mesmo tempo sei que todo ano morre gente, piloto ou torcedores. Eu também confesso que não sei o que pensar.

tevez
tevez
12 anos atrás

Tu falou tudo….INSANO

luiz caconde
luiz caconde
12 anos atrás

NADA A VER . NIGEL MANSELL QDO ABANDONOU A FORMULA 1 FOI MORAR E SER GUARDA VOLUNTARIO DA ILHA DE MAN

Armando Bomfim
Armando Bomfim
12 anos atrás

Teorizo que o homem precisa da expressão de sua liberdade extrema que se realiza através de testar seus limites de habilidade e coragem em situações em que a vida está em jogo, contra todo o contrário a todas as normas sociais de autopreservação. Todos que participam, pilotos ou espectadores, sabem dos perigos envolvidos e passa a ser uma questão de somente sua própria escolha, livre de qualquer ingerência externa, social ou não. É como o UFC ou como aquele que se rebela sendo uma cantora de sucesso sem esconder sua necessidade de se drogar e, talvez, morrer…

José Morelli
José Morelli
12 anos atrás

Compartilho da sua opinião Flávio Gomes. Não é preconceito contra quem curte motos e alta velocidade (tenho até gente da família que é fanática pelas duas rodas), mas eu acho isso de uma insanidade tremenda…existem coisas que até são toleráveis como a World Superbike ou MotoGP, ou mesmo modalidades que eu curto pra caraca como Cross-country de moto, daquelas off-road que se vê em Rally Dakar por exemplo (tenho muita vontade de comprar um moto Off-road daquelas), mas você fazer isso…..pra mim de fato é tentativa de suicídio mesmo. E acho que você concluiu bem o pensamento e compartilho dessa conclusão também, sempre com meu olhar mais filosófico, existem coisas que de um jeito ou de outro precisam existir – ainda que sejam desprovidas de razão, são sei lá, “configurações” interiores das sociedades industriais que geram mecanismos de eliminação. Se por um lado a indústria da droga elimina muita gente que se mete no meio, existem outras coisas que se configuram de modo semelhante, ou seja, gente que pega uma moto dessas e desce o morro à mais de 380km/h. Não existe ditado mais sábio nesse mundo que este: “Existe louco pra tudo neste Mundo”.

fabiano
fabiano
12 anos atrás

Corrida para quem culhões!!!! Fantástica e ao mesmo tempo muito perigosa. Mas essa não era a essência do esporte a motor???!!!!

Luis
Luis
12 anos atrás

Flávio,

Como faço para enviar arquivos de fotos para o blog.

Abs.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
12 anos atrás

Tá doido! O vídeo é espetacular.

Valeu

Mario Simas
Mario Simas
12 anos atrás

Você é muito fatalista com relação ao TT. Hoje mesmo ví um grupo de motos fazendo pior do que isto na estrada, em meio aos carros e caminhões. Isto sim é o cúmulo da insanidade e da irresponsabilidade.
Sempre que assisto estas provas fico abestalhado com a habilidade e coragem dos caras.

Ricardo Santos
Ricardo Santos
12 anos atrás

VVRRUUMMMM….

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
12 anos atrás

Aqui em minha cidade há uns bobos alegres que possuem uma tal de hornet e se acham os fodões do asfalto já que aquela moto faz um barulho legal…mas não chega nem perto do ronco da 7Galo. Enfim, queria ver os corajosos daqui encarar essa loucura da TT, só de ver o vídeo esse povo daqui deveria deixar de andar de moto. No mais, é pura adrenalina, minha pressão até subiu aqui vendo esse vídeo. Fodástico…

Verde
12 anos atrás

“Juro que não sei o que pensar da TT. Talvez o mundo precise dessas loucuras. Talvez não. Sei lá.”

Sim, precisa. Devem haver coisas onde a diversão e a emoção ultrapassem o bom-senso, a inteligência e a preservação da vida.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Mais desafiador que a Moto GP, o TT seria o grupo B das motos?”

Vcs viram, no final o vencedor chorou de emoção por vencer a prova, eu ia chegar todo gosado, melado, chorando, só de terminar em último, adrenalina pura…

Se fizer isso no Brasil, morre uns 20 pilotos em cada prova, os pilotos da TT são geralmente desconhecidos, mas o nível de pilotagem é altíssimo…

Bugre
Bugre
12 anos atrás

O melhor são os “colchonetes” enrolados nos postes. Pode bater que tá seguro!

Osmar Cassão
Osmar Cassão
12 anos atrás

Não me impressiono com a velocidade, a loucura ou as quedas que aparecem no vídeo.
Impressionante mesmo é que o resto do mundo aprendeu a fazer pavimentação há 50 anos. Vejam que coisa espetacular esse asfalto. E vejam como nossas empreiteiras são desonestas e nosso governo incompetente para fiscalizar a qualidade das rodovias e ruas das cidades.

Não é à toa que a gangue do DNIT foi mandada embora. Eles é que deviam ser amarrados nas traseiras dessas motos para sentir o gostinho da adrenalina.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
Reply to  Osmar Cassão
12 anos atrás

NA MOSCA…

Patrick Vaz
Patrick Vaz
12 anos atrás

Lá é mais seguro do que dirigir em Limeira.
Meu joelho é testemunha…

Paulo Becker
Paulo Becker
12 anos atrás

Ninguém tá lá forçado. Quer se arriscar, se arrisca ué.

luiz carlos
luiz carlos
12 anos atrás

Não tenho nem palavras!!!!! É tão lindo e tão louco!!!!!

alexandre
alexandre
12 anos atrás

É insano. Pena que as demais competições de automobilismo não sejam mais insanas desse jeito. Estão ficando apenas chatas.

Rafaaph
Rafaaph
12 anos atrás

A “vantagem” é que o local aí está fechado para o evento. Sou entregador e trabalho com moto, e já cometi imprudencias, porém criei vergonha e não cometo mais, e não pretendo mais trabalhar nessa profissão.
Mas tanto quem trabalha de moto como eu como quem apenas passeia é perigoso, e quando escuto ou leio uma noticia sobre acidente grave ou óbito por acidente envolvendo motocicletas ou veículos se mistura em mim a reflexão com a “tristesa” pois passear de moto, carro e esporte a motor são coisas muito, mas muito divertidas deliciosas e apaixonantes.

Meu sonho é trabalhar como socorrista para socorrer pessoas, por isso faço curso técnico de enfermagem, e que um dia exista com bastante frequência blits com distribuição de panfletos e esposições de placas ou baners nessas blits com fotos de acidentes para esses pesadelos de mortes no trânsito acabarem. Quem sabe um dia…

Tailor Jr.
Tailor Jr.
12 anos atrás

Vi que algumas ovelhinhas devem estar requerendo também o seguro DPVAT.