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segunda-feira, 4 de julho de 2011 - 14:34Rali

INTEGRAÇÃO NACIONAL, 40

SÃO PAULO (que demais…) - O Luciano Cassol escreve para lembrar que há exatos 40 anos, em 4 de julho de 1971, largavam em Fortaleza os 103 participantes do Rally da Integração Nacional, prova que terminaria dez dias depois no Chuí com 72 sobreviventes. Foram 5.200 km percorridos exclusivamente por carros brasileiros. Ganhou a dupla Jan Balder/Alfredo Maslowski com um Puma, e eu daria um dedo para saber qual o paradeiro desse carro.

Entre os participantes estava o Luiz Evandro Águia, de TL. Uns meses atrás ele me deu de presente o hodômetro que usou na prova, guardado em casa como se fosse um Santo Graal.

Bem que o Jan podia vir aqui para contar umas histórias… Principalmente do esforço que a Ford fez para vencer, com seus carros oficiais. Na foto abaixo, emprestada do Puma Classic, o negão do lado do Jan é meu irmão Miguel Crispim, mecânico-chefe da Vemag e um dos maiores gênios que conheço.

32 comentários

  1. Luiz Evandro Águia disse:

    Caro Newton Masteguin,,,ja encontrei varias fotos daquele Puma 1.9 cc da equipe oficial da fabrica que pilotei no sul.americano de Rallye ,,me informe seu email.. abs,, Aguia from Floripa.

  2. Scarps disse:

    Além da lembrança mais que merecida , o nivel dos comentários foi fantastico..
    Flavio por que você não lança uma votação dos melhores momentos do automobilismo brasileiro.
    Com certeza haverão muito mais preciosidades como esta
    Parabens

  3. jorge amaral disse:

    Caras,
    Participei da organização desta prova (RMRC). Fiz parte do carro do posto de cronometragem nº 1, junto com Fernando Hoffmeister o Velha e o Português. Acho que o Fernando tem muitas fotos,
    As histórias são incriveis como o Fernando mandar a Rodoviária prender o filho do Prefeito de Jequié, na Bahia que tinha transferido os adesivos do carro oficial da cronometragem para o Esplanada dele.
    Abs. Jorge Amaral

  4. Newton Masteguin disse:

    Caros Jan e Flavio : Isso e’ historico e precisamos rever todos essas e outras boas passagens para que nada fique no esquecimento ! Continuo batalhando para fazer um livro com a historia da Puma e conto com vcs que sao verdadeiras bibliotecas no assunto
    Abs Newton Masteguin

  5. JAN BALDER disse:

    CARO JULIO MORSCH
    O GAROTÃO NÃO É MEU SOBRINHO CHRISTIAN- QUE AINDA NÃO TINHA NASCIDO- ELE É DE 1974. A FOTO É NA AV. PARANA NA ESQUINA DA REVENDA DO HENRIQUE E FOI TIRADA PELA REVISTA 4 RODAS(ED. ABRIL).

  6. renato pastro disse:

    Rodrigo tenho interesse em fotos da prova pois estou preparando uma pesquisa completa sobre o tema.
    obrigado
    Renato Pastro
    pastro@terra.com.br

  7. Fernando Carvalho disse:

    Miguel “Tornado ” Crispin ….
    Realmente este tambem tem , com certeza, um arquivo de histórias quem nem o mestre Saloma ….

  8. Túlio Parodi disse:

    esse dedo é o de prosa?

  9. JT disse:

    O FG agora vai ter que dar um dedo de prosa com o Balder!

  10. Squa disse:

    De qual mão vai ser o dedo que voce vai dar ao Jan Balder?

  11. Luiz Evandro Águia disse:

    Abaixo a classificação das etapas de velocidade ( primes ) e o resultado final do Rallye com a premiação em dinheiro. e um automóvel zero Km

    Os resultados das provas de velocidade (primes)nos autódromos de Interlagos, Curitiba e Tarumã publicados na revista Auto Esporte de agosto 1971 foram os seguintes ^:

    1 – Jean Balder(SP) Puma 1,600 cc, 16m.40,63 seg
    2 – Sergio Mattos(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 08,37 seg
    3 – Luiz Evandro Águia(SP) VW TL 1600 cc, 18m 12,70 seg
    4 – Rene Levevre(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 16,09 seg
    5 – Antonio Paggiaro(SP) VW Sedan 1.6, 18m 22,32 seg
    6 – Christiano Nygaro(RGS) Puma DKW, 18m 25,92 seg
    7 – Aluizio Lemos(RJ)VW TL 1600 cc, 18m 26,67 seg
    8 – Paulo Martinelli(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 26,80 seg
    9 – Francisco Lana(MG) VW 1600, 18m 33,21 seg
    10 – Luiz Antonio Greco(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 39,61 seg
    11 – Adolfo Goldberg(RGS) Corcel/Ford Bino, 19m 01,87 seg

    Com a anulação do Prime da subida da Serra de Itaipava, o resultado final do rallye foi o seguine (+ premios):

    1 – Jean Balder / Afredo Maloviski – Puma VW (CR 100.000,00 + um carro Karmanghia zero KM + CR 10.000,00 (1o equipe de fabrica)= Total CR 110.000,00 + o carro)

    2 – Adolfo Goldberg / Francisco Roemier Corcel/Ford Bino (CR 70.000,00 + 2o lugar equipe de fabrica 5.000,00 + 2o lugar até 1600 – 5.000,00 = Total CR 80.000,00)

    3 – Sergio Mattos / Luiz Fernando Mondim Corcel/Ford Bino (CR 50.000,00 + 3o lugar equipe de fabrica 3.000,00 + 3o lugat até 1600 – 3.000,00 = Total CR 56.000,00)

    4 – Rene Levevre / Pericles Ramos Corcel/Ford Bino (CR 40.000,00)
    5 – Antonio Paggiaro / Luiz M Machado VW Sedan (CR 25.000,00)
    7 – Luiz Antonio Greco / Antony Montesini Corcel Ford/Bino (CR 15.000,00)
    8 – Paulo martinelli / Geraldo Siqueira Corcel Ford/Bino (CR 10.000,00)
    9 – Francisco Lana / Leonardo Lana VW Sedan 1600 (CR 10.000,00)
    10 – Luiz Evandro “Águia”/ Luiz S Xavier VW TL 1600 (CR 10.000,00)
    abs
    Águia from Floripa

  12. Luiz Evandro Águia disse:

    Caro Flavio e amigos ,,,,abaixo um link ( do saloma do blog ) com um pouco da história deste Rallye , Eu tenho uma pasta com muitas fotos e vários recortes de jornais da época.. Foi o maior Rallye de todos os tempos.., realizado em solo Brasileiro com patrocínio da Petrobras do Ministério dos Transportes e apoio do governo federal.. ,,,,
    Finalizei com meu VW TL 1.600 cc em 10o lugar na geral e fui o 3o colocado nos “primes” – provas especiais de velocidade
    Caro Rodrigo,, envie as fotos para o meu email { eaglecampos@uol.com.br} qual o nome do seu Pai ?

    http://www.interney.net/blogs/saloma/2008/04/04/papo_de_aguia/

    abraço a todos

    • Rodrigo disse:

      Oi Luiz

      Ele se chama Fernando de Carvalho Gonçalves, mas conhecido como Miúdo.
      Já mandei as fotos pro seu email, junto também com algumas fotos aqui do autódromo de Jacarepagua, quando ele correu de Stock Car.
      Um abraço

      • Naletto disse:

        Prezado Rodrigo, por acaso seu pai, Fernando de Carvalho Gonçalves chegou a importar 2 Cadillac (1967 e 1976) nesse ano de 2015 e que estiveram no porto de Itajaí-SC?

  13. Victor Serrão disse:

    Ah, e essa foto está na Enciclopédia do Automóvel, publicada nos anos 70 pela Editora Abril. A foto é no Rio Grande do Sul. Eu tenho os oito volumes, comprados novos pelo meu padrinho e mentor de minha paixão por carros e corridas. Não empresto, não dou e não vendo!

  14. Marcelo Indy disse:

    Tive a felicidade de participar deste Rally junto com os primos Francisco/Leonardo Wykrota, ficamos na nona colocação na geral com um TL, foi inesquecivel,

  15. Júlio Morsch disse:

    Esta foto não foi tirada no Chuí e sim em frente a Revenda VW de Karl e Henrique Iwers, na av. Paraná em Porto Alegre. Esse “moleque mais alto”, se não me engano, é sobrinho do Jan Balder.
    Esse pavilhão ao lado era uma Olaria.

  16. kleber disse:

    Pronto. Agora dá o dedo pro Jan.

  17. Mauricio Camargo disse:

    Caraca! Todo mundo de agasalho em Fortaleza?

  18. Rodrigo disse:

    Meu pai correu neste rali. Como faço para te enviar fotos?

  19. JAN BALDER disse:

    FLAVIO- SÓ VCS MESMO PARA GUARDAR ESTAS DATAS……….
    APÓS O RALLY ESTE PUMA VOLTOU PARA A FABRICA E USAMOS A MECANICA PARA O RALLY DA TAP, TROCANDO O MOTOR DE 1,6 PARA 1,8 (LÁ PERMITIDO)- COMO ERA A PRIMEIRA VEZ QUE PARTICIPARIAMOS DE UM VERDADEIRO RALLY DE VELOCIDADE – O MILTON MASTEGUIM ACHOU MELHOR COLOCAR UMA CARROCARIA DE FIBRA MAIS FINA PARA ALIVIAR O PESO.
    O MEU NAVEGADOR ALFRED QUE TRABALHAVA NA CIBA GEIGH QUERIA FAZER UM TESTE FAZENDO EM ARALDITE……AINDA MAIS LEVE, PORÉM QDO FIZERAM UM PEDACINHO NO MOLDE O MATERIAL TRINCOU……………ERAM TODOS MEIO DOIDOS…………….AI FOMOS DE FIBRA FINA E NOS DEMOS MEIO MAL PQ FOI TRINCANDO PELO CAMINHO PELA CONDIÇÕES DAS ESTRADAS VICINAIS EM PORTUGAL.
    TB PUDERA FOI A PRIMEIRA EXPERIENCIA DE BRASILEIROS EM RALLYS NA EUROPA.
    QUANDO VOLTAMOS AO BRASIL FUI COM ESTE MESMO PUMA PARTICIPAR DE UMA PROVA EM CURITIBA E NO RETORNO POR ESTRADA FOI UM DOS MOMENTOS MAIS TRISTES QUE PASSAMOS QUANDO O WILSON MECANICO DA PUMA VINHA CONDUZINDO E CAIU DE UMA PONTE E ELE VEIO A FALECER- O PUMA DESTRUIU- MAS O PIOR FOI A VIDA DELE. FOI MUITO TRISTE PARA A FAMILIA PUMA. MEU SUPER AMIGO NORMAN CASARI QUE AINDA SETAVA EM CURITIBA COMEMORANDO A VITÓRIA DELE COM O CASARI 230 ME DEU A MAIOR FORÇA- JAMAIS ESQUECEREI. THANKS PELA GRATA LEMBRANÇA.

  20. gustavo junqueira disse:

    negão não afro descendente…

  21. disse:

    Os “on board” do levantamento desta prova estão em fase final. Passar de super 8 p/ dvd é phoda. Esse Rally foi histórico.

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