INTEGRAÇÃO NACIONAL, 40

SÃO PAULO (que demais…) – O Luciano Cassol escreve para lembrar que há exatos 40 anos, em 4 de julho de 1971, largavam em Fortaleza os 103 participantes do Rally da Integração Nacional, prova que terminaria dez dias depois no Chuí com 72 sobreviventes. Foram 5.200 km percorridos exclusivamente por carros brasileiros. Ganhou a dupla Jan Balder/Alfredo Maslowski com um Puma, e eu daria um dedo para saber qual o paradeiro desse carro.

Entre os participantes estava o Luiz Evandro Águia, de TL. Uns meses atrás ele me deu de presente o hodômetro que usou na prova, guardado em casa como se fosse um Santo Graal.

Bem que o Jan podia vir aqui para contar umas histórias… Principalmente do esforço que a Ford fez para vencer, com seus carros oficiais. Na foto abaixo, emprestada do Puma Classic, o negão do lado do Jan é meu irmão Miguel Crispim, mecânico-chefe da Vemag e um dos maiores gênios que conheço.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Caro Newton Masteguin,,,ja encontrei varias fotos daquele Puma 1.9 cc da equipe oficial da fabrica que pilotei no sul.americano de Rallye ,,me informe seu email.. abs,, Aguia from Floripa.

Scarps
Scarps
12 anos atrás

Além da lembrança mais que merecida , o nivel dos comentários foi fantastico..
Flavio por que você não lança uma votação dos melhores momentos do automobilismo brasileiro.
Com certeza haverão muito mais preciosidades como esta
Parabens

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
Reply to  Scarps
3 anos atrás

Flavinho 2021 – 1971 = 50 anos do 1o e único Rallye da Integraçáo.Nacional.
Tenho uma pasta com todos os recortes de jornais da época
Abs

jorge amaral
jorge amaral
12 anos atrás

Caras,
Participei da organização desta prova (RMRC). Fiz parte do carro do posto de cronometragem nº 1, junto com Fernando Hoffmeister o Velha e o Português. Acho que o Fernando tem muitas fotos,
As histórias são incriveis como o Fernando mandar a Rodoviária prender o filho do Prefeito de Jequié, na Bahia que tinha transferido os adesivos do carro oficial da cronometragem para o Esplanada dele.
Abs. Jorge Amaral

Newton Masteguin
Newton Masteguin
12 anos atrás

Caros Jan e Flavio : Isso e’ historico e precisamos rever todos essas e outras boas passagens para que nada fique no esquecimento ! Continuo batalhando para fazer um livro com a historia da Puma e conto com vcs que sao verdadeiras bibliotecas no assunto
Abs Newton Masteguin

JAN BALDER
JAN BALDER
12 anos atrás

CARO JULIO MORSCH
O GAROTÃO NÃO É MEU SOBRINHO CHRISTIAN- QUE AINDA NÃO TINHA NASCIDO- ELE É DE 1974. A FOTO É NA AV. PARANA NA ESQUINA DA REVENDA DO HENRIQUE E FOI TIRADA PELA REVISTA 4 RODAS(ED. ABRIL).

renato pastro
renato pastro
12 anos atrás

Rodrigo tenho interesse em fotos da prova pois estou preparando uma pesquisa completa sobre o tema.
obrigado
Renato Pastro
[email protected]

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
12 anos atrás

Miguel “Tornado ” Crispin ….
Realmente este tambem tem , com certeza, um arquivo de histórias quem nem o mestre Saloma ….

Túlio Parodi
Túlio Parodi
12 anos atrás

esse dedo é o de prosa?

JT
JT
12 anos atrás

O FG agora vai ter que dar um dedo de prosa com o Balder!

Squa
Squa
12 anos atrás

De qual mão vai ser o dedo que voce vai dar ao Jan Balder?

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Abaixo a classificação das etapas de velocidade ( primes ) e o resultado final do Rallye com a premiação em dinheiro. e um automóvel zero Km

Os resultados das provas de velocidade (primes)nos autódromos de Interlagos, Curitiba e Tarumã publicados na revista Auto Esporte de agosto 1971 foram os seguintes ^:

1 – Jean Balder(SP) Puma 1,600 cc, 16m.40,63 seg
2 – Sergio Mattos(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 08,37 seg
3 – Luiz Evandro Águia(SP) VW TL 1600 cc, 18m 12,70 seg
4 – Rene Levevre(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 16,09 seg
5 – Antonio Paggiaro(SP) VW Sedan 1.6, 18m 22,32 seg
6 – Christiano Nygaro(RGS) Puma DKW, 18m 25,92 seg
7 – Aluizio Lemos(RJ)VW TL 1600 cc, 18m 26,67 seg
8 – Paulo Martinelli(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 26,80 seg
9 – Francisco Lana(MG) VW 1600, 18m 33,21 seg
10 – Luiz Antonio Greco(SP) Corcel/Ford Bino, 18m 39,61 seg
11 – Adolfo Goldberg(RGS) Corcel/Ford Bino, 19m 01,87 seg

Com a anulação do Prime da subida da Serra de Itaipava, o resultado final do rallye foi o seguine (+ premios):

1 – Jean Balder / Afredo Maloviski – Puma VW (CR 100.000,00 + um carro Karmanghia zero KM + CR 10.000,00 (1o equipe de fabrica)= Total CR 110.000,00 + o carro)

2 – Adolfo Goldberg / Francisco Roemier Corcel/Ford Bino (CR 70.000,00 + 2o lugar equipe de fabrica 5.000,00 + 2o lugar até 1600 – 5.000,00 = Total CR 80.000,00)

3 – Sergio Mattos / Luiz Fernando Mondim Corcel/Ford Bino (CR 50.000,00 + 3o lugar equipe de fabrica 3.000,00 + 3o lugat até 1600 – 3.000,00 = Total CR 56.000,00)

4 – Rene Levevre / Pericles Ramos Corcel/Ford Bino (CR 40.000,00)
5 – Antonio Paggiaro / Luiz M Machado VW Sedan (CR 25.000,00)
7 – Luiz Antonio Greco / Antony Montesini Corcel Ford/Bino (CR 15.000,00)
8 – Paulo martinelli / Geraldo Siqueira Corcel Ford/Bino (CR 10.000,00)
9 – Francisco Lana / Leonardo Lana VW Sedan 1600 (CR 10.000,00)
10 – Luiz Evandro “Águia”/ Luiz S Xavier VW TL 1600 (CR 10.000,00)
abs
Águia from Floripa

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Gênio!

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Caro Flavio e amigos ,,,,abaixo um link ( do saloma do blog ) com um pouco da história deste Rallye , Eu tenho uma pasta com muitas fotos e vários recortes de jornais da época.. Foi o maior Rallye de todos os tempos.., realizado em solo Brasileiro com patrocínio da Petrobras do Ministério dos Transportes e apoio do governo federal.. ,,,,
Finalizei com meu VW TL 1.600 cc em 10o lugar na geral e fui o 3o colocado nos “primes” – provas especiais de velocidade
Caro Rodrigo,, envie as fotos para o meu email { [email protected]} qual o nome do seu Pai ?

http://www.interney.net/blogs/saloma/2008/04/04/papo_de_aguia/

abraço a todos

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Oi Luiz

Ele se chama Fernando de Carvalho Gonçalves, mas conhecido como Miúdo.
Já mandei as fotos pro seu email, junto também com algumas fotos aqui do autódromo de Jacarepagua, quando ele correu de Stock Car.
Um abraço

Naletto
Naletto
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

Prezado Rodrigo, por acaso seu pai, Fernando de Carvalho Gonçalves chegou a importar 2 Cadillac (1967 e 1976) nesse ano de 2015 e que estiveram no porto de Itajaí-SC?

Victor Serrão
Victor Serrão
12 anos atrás

Ah, e essa foto está na Enciclopédia do Automóvel, publicada nos anos 70 pela Editora Abril. A foto é no Rio Grande do Sul. Eu tenho os oito volumes, comprados novos pelo meu padrinho e mentor de minha paixão por carros e corridas. Não empresto, não dou e não vendo!

Marcelo Indy
Marcelo Indy
12 anos atrás

Tive a felicidade de participar deste Rally junto com os primos Francisco/Leonardo Wykrota, ficamos na nona colocação na geral com um TL, foi inesquecivel,

renato pastro
renato pastro
Reply to  Marcelo Indy
12 anos atrás

por favor Marcelo entre em contato com [email protected]

obrigado

Júlio Morsch
Júlio Morsch
12 anos atrás

Esta foto não foi tirada no Chuí e sim em frente a Revenda VW de Karl e Henrique Iwers, na av. Paraná em Porto Alegre. Esse “moleque mais alto”, se não me engano, é sobrinho do Jan Balder.
Esse pavilhão ao lado era uma Olaria.

kleber
kleber
12 anos atrás

Pronto. Agora dá o dedo pro Jan.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
12 anos atrás

Caraca! Todo mundo de agasalho em Fortaleza?

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Meu pai correu neste rali. Como faço para te enviar fotos?

JAN BALDER
JAN BALDER
12 anos atrás

FLAVIO- SÓ VCS MESMO PARA GUARDAR ESTAS DATAS……….
APÓS O RALLY ESTE PUMA VOLTOU PARA A FABRICA E USAMOS A MECANICA PARA O RALLY DA TAP, TROCANDO O MOTOR DE 1,6 PARA 1,8 (LÁ PERMITIDO)- COMO ERA A PRIMEIRA VEZ QUE PARTICIPARIAMOS DE UM VERDADEIRO RALLY DE VELOCIDADE – O MILTON MASTEGUIM ACHOU MELHOR COLOCAR UMA CARROCARIA DE FIBRA MAIS FINA PARA ALIVIAR O PESO.
O MEU NAVEGADOR ALFRED QUE TRABALHAVA NA CIBA GEIGH QUERIA FAZER UM TESTE FAZENDO EM ARALDITE……AINDA MAIS LEVE, PORÉM QDO FIZERAM UM PEDACINHO NO MOLDE O MATERIAL TRINCOU……………ERAM TODOS MEIO DOIDOS…………….AI FOMOS DE FIBRA FINA E NOS DEMOS MEIO MAL PQ FOI TRINCANDO PELO CAMINHO PELA CONDIÇÕES DAS ESTRADAS VICINAIS EM PORTUGAL.
TB PUDERA FOI A PRIMEIRA EXPERIENCIA DE BRASILEIROS EM RALLYS NA EUROPA.
QUANDO VOLTAMOS AO BRASIL FUI COM ESTE MESMO PUMA PARTICIPAR DE UMA PROVA EM CURITIBA E NO RETORNO POR ESTRADA FOI UM DOS MOMENTOS MAIS TRISTES QUE PASSAMOS QUANDO O WILSON MECANICO DA PUMA VINHA CONDUZINDO E CAIU DE UMA PONTE E ELE VEIO A FALECER- O PUMA DESTRUIU- MAS O PIOR FOI A VIDA DELE. FOI MUITO TRISTE PARA A FAMILIA PUMA. MEU SUPER AMIGO NORMAN CASARI QUE AINDA SETAVA EM CURITIBA COMEMORANDO A VITÓRIA DELE COM O CASARI 230 ME DEU A MAIOR FORÇA- JAMAIS ESQUECEREI. THANKS PELA GRATA LEMBRANÇA.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  JAN BALDER
12 anos atrás

Jan, você é uma figura. E um patrimônio nacional.

Fabio Roberto
Fabio Roberto
Reply to  JAN BALDER
12 anos atrás

Jan Balder!!! Grande piloto e grande contador de histórias!!! Adoro ler sobre suas experiências nas pistas!

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
Reply to  JAN BALDER
12 anos atrás

Jan, muito prazer, desculpe a ignorância mas só com o advento da internet podemos ter mais notícias porm isso pergunto: existem histórias como essa escritas por vc? algo para arquivar, documentar, informar…abraços mís….

Victor Serrão
Victor Serrão
Reply to  JAN BALDER
12 anos atrás

Grande Mestre Jan Balder! Reverências mil a uma das lendas do nosso automobilismo. Forte abraço!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  JAN BALDER
12 anos atrás

Grande Jan Balder
Aos que se interessam por suas histórias e estórias, comprem seu livro: “Nos bastidores do Automobilismo Brasileiro: Por que tantas vezes campeão?”
Tá tudo lá…

Rodrigo Castilhos
Rodrigo Castilhos
Reply to  JAN BALDER
12 anos atrás

Jan Balder comentando aqui?

Que honra poder ler uma contribuição desse mestre que nunca será esquecido pelos amantes do automobilismo nacional.

É óbvio que eu já tenho o livro com os causos do Jan!

gustavo junqueira
gustavo junqueira
12 anos atrás

negão não afro descendente…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  gustavo junqueira
12 anos atrás

Ou “afrodescendentão”.

Dú
12 anos atrás

Os “on board” do levantamento desta prova estão em fase final. Passar de super 8 p/ dvd é phoda. Esse Rally foi histórico.