CORRIDA DE VERDADE
SÃO PAULO (aprendam) – Obrigado ao Rafael Prete, que depois de ver a menção a Mansell aí embaixo lembrou de me mandar este vídeo de uma prova do BTCC de 1998, em Donington. Nigel, convidado pela Ford, correu de Mondeo. O que se vê nas imagens abaixo é um show puro de pilotagem e de esporte. Afinal, o campeonato britânico de Turismo tinha grid cheio e nada menos do que oito marcas envolvidas, com carros de verdade: Audi (A4), Ford (Mondeo), Vauxhall (Vectra), Nissan (Primera), Renault (Laguna), Peugeot (406), Honda (Accord) e Volvo (S40).
Como se vê, é possível fazer corrida multimarcas com automóveis de linha. Basta querer. E fica bom.
Ah, e jogava no simulador no PC (com volante e tudo) – chamava-se TOCA 2. Ainda tenho o jogo compactado aqui.
onde arrumo esse download?obrigado
E pilotos também. Em 1998 tinhamos Rikard Rydell, Yvan Muller, David Leslie, John Cleland, o saudoso Derek Warwick, Gianni Morbidelli,James Thompson…
Era a salvação assistir uma corrida do BTCC depois que a FIA dinamitou o DTM. Hoje nós temos duas categorias de turismo que enchem os olhos – o renovado DTM (que voltou em 2000) e o WTCC, herança do britânico.
legal flávio. isso sim é corrida, o resto parece um carrossel .
acho que pra fazer automobilismo tinham que os dirigentes colocarem o interesse pelo esporte acima dos interesses individuais….mas alguém aí acredita nisso?
Ahh TOCA Touring Cars 2!!!
A do PS1 deve ser boa, mas creio q a do PC tenha graficos melhores.
Vou lá instalar e já volto…
Corrida de verdade, multimarca de verdade e com carros de verdade. O resto é enganação e a chatice das monomarcas que infestam o moribundo automobilismo brasileiro. Abraços!
Muitas saudades da epoca que tinhamos corridas de FUSCA-CHEVETTE-PASSAT-CORCEL e a verdadeira STock com os OPALÕES.Agora poderíamos ter GOL-NISSAN-TOYATA-KIA-HYUNDAY-ETC. Acho que não existe interesse das montadoras por falta de competencia e profissionalismo das entidades envolvidas. Acham que vão jogar dinheiro fora ( e estão certos ).Enquanto isso nosso automobilismo vai morrendo e logo não teremos mais pilotos de verdade correndo em lugar nenhum.
esse joguinho do ps1 (toca) eu tambem tinha… legal o fabiano falar da cota de pilotos hehe, e o campeonato que o alex zoreck fala acho que é superturismo sudam (alguem confirma?) – oscar larrauri, cocho lopez, maluhy, nono figueredo e se nao me engano gabriel furlan tambem correram lá.
Dear, dearest NIgel, things never change, don’t you agree lad? Doido divertido o leão, não?
Caro Gomes,
esses tempos não voltam mais. já era. agora só tem mocinhas correndo. exceto é claro na nascar, que você não gosta, eu sei. pista oval etc. etc. mas lá os carinhas se tocam, forçam passagem, é um espetáculo.
Mansell devia ter visto o video daquela corrida do Senna em Donnington, em que levou um olé do brasileiro, e ficou inspirado…
Demais! Corridas assim só são possíveis nas categorias de turismo. Os fórmulas não foram feitos para tomarem pancada. Isso é para quem acha que F1 é o máximo…
E para quem pensa que acabou, o BTCC continua rolando, com a mesma competitividade, embora o número de fábricas envolvidas tenha diminuido. E passa ao vivo no Speed Channel.
Flávio e demais fãs da Audi, como havia postado, estive na Itália à trabalho e assiti ao vivo os DKW’s tomarem pau dos Leões nas 6 Horas de Imola: http://www.youtube.com/watch?v=bODPGb5cgUY
divirtam-se!
Acho que foi na BandSports, neste último domingo perto da meia noite. Vi um programa sobre automobilismo em que foi mostrada uma etapa do Brasileiro de Marcas e Pilotos. Gol bolinha, Corsinha do antigo, Celta, Clio, Fiesta, Uno do antigo, tudo carrinho veio mas que se vê na rua e foi cada pega!
O BTCC era sensacional mesmo. Além disso, comentaram sobre o jogo de Playstation que havia sobre o campeonato, o jogo é genial, tenho ele até hoje. Além da categoria principal que é a BTCC ,tinha um monte de categorias inglesas”escondidas” como Caterham, F-Ford e por aí vai.
Ah, outra coisa nostálgica também… Você comentou, Flávio, sobre a existência de 8 marcas no certame, dentre elas a Renault com o Laguna que, por sinal, era preparado pela Williams. Curioso é que em 97, eles foram campeões tanto na F1, quanto no BTCC…
Legal, tambem, foi ver o Derek Warwick, veterano bom de braço.
Isto é corrida de carro. Ponto final.
Classica corrida de automoveis… por tras de tudo isso existem algumas dezenas de milhões de dolares gastos pelas montadoras…
Tenho duvida se existiria esse empenho todo por parte das que estão instaladas no Pais.
Resumindo: Um show desses se faz com GRANA… muita GRANA… falta coordenação e interesse politico para que isso aconteça.
A CBA é uma fugura patetica em nosso Automobilismo, não temos categorias de base (monopostos e turismo) e nem mesmo categorias para o automobilismo tradicional.
Bem que poderiamos ter novamente as Provas de UNO (agora com o Novo Uno) e porque não a antiga e saudosa “Divisão 3” em plena atividade…
Tempos dificies… apenas os Deuses do Automobilismo podem nos salvar.
Isso sim seria uma verdadeira Stock Car. Eu iria acompanhar com certeza. Só precisaria tambem, que algumas emissoras de Tv passassem na integra a corrida.
As corridas da TOCA e V8 australiana são as melhores de todas. Lembro que nessa época 98 eu tinha o PS1 e o jogo que mais gostava era exatamente TOCA Touring Car II. O Audi A4 com as argolas em vermelho na lateral era maravilhoso. Lembro que a Audi e a Renault com o Laguna eram os dominantes, mas sempre tinha pegas emocionantes nas corridas que a Sportv transmitia todas as etapas.
Abraços FG.
Aos 3:50, aquele DKW saiu rodando e o interessante é que uma das rodas é diferente!
Muito bom, boas recordações, me lembro de ter visto corridas na “saudosa” TV BANDEIRANTES.
Fodástico!
Show de bola……que bela disputa e sadia, mesmo tendo uns toques, mas foi sadia…….GRANDE NIGEL
só eu que acho esses Laguna BTCC muito loucos? rs
isso sim é corrida! totó atrás, no lado e nada de fibra voando! apenas peças amassando e que serão trocadas depois, isoladamente. Nada de trocar medate do carro por causa de um totó!
Aproveitando o tema, acho q vale a pena ver esse vídeo, da etapa de avus da DTM de 1995, transmitida pela manchete, narrada pelo Edgard Mello Filho
http://www.youtube.com/watch?v=ZC4mjgnXJig
Se achar interessante coloca no blog Flávio…hehe
Essas corridas eram um tesão, acho que é a melhor definição… hehehe
Lembro que foi feito um campeonato nesses moldes aqui na américa do sul, lembro que o Cacá Bueno e o Ingo Hoffman corriam… Acredito que este campeonato que deu origem ao TC2000 argentino anos depois.
isso é o que se pode verdadeiramente se chamart stock car, são carros de produção normal.
nada de miscelânia de chassis motores e cambio-diferencial de outros carros, assim eram o9s opalas e os omegas.
Um dos campeonatos de turismo mais promissor e organizado é a DTM alemã. E se corre com carros de verdade e não bolhas de fibra…
fabianoaqueiroz.net
Tinha que existir um sistema de cotas na F1 pra pilotos como o Mansell!! E ainda pegam no pé do Hamilton quando ele não faz nem metade disto…
Mas a grande questão, sobre a realidade dessas corridas, é que são muito caras. Nunca dura muito tempo todo esse investimento, então não se consegue estabilidade.
Isso me lembra um antigo jogo de playstation chamado TOCA (touring Cars) Racing, como todos esses carros A4, Mondeo,Vectra, Primera, Laguna, 406, Accord e S40, e dava para correr em todas as pistas da Inglaterra! Era show de bola.
esse mesmo! Muito bom!
Eu tinha esse jogo também! Pena que se perdeu :(
Se essa prova é hj em dia tava todo mundo desclassificado por conduta anti desportiva (é assim que se escreve esse trem?). Nessa era de pilotinhos criados pela avó a base de leite com pera, dar tantos “totós” assim só servia pra dar choro no final… rsrsrssr Que pena que ser HOMEM hj tá fora de moda. A onda agora é a boiolagem. Nada de toques ou esbarrões pra não borrar a maquilagem das moças.
Eu tinh um joguinho do TCC 1998 pra playstation, décadas atrás (ou década?) e lembro bem de todos esses carros. O jogo era bem feito, com ótimas pistas da inglaterra (acho que ainda lembro do traçado de snetterton) e muita variação entre os carros. Lembro que os Audis eram os melhores no corpo a corpo, e os renault tinham melhor aceleração.
E Sobre o Mansell, incrível o que esse cara faz com um carro numa pista.
É o TOCA TOuring CArs championship, da Codemasters.. tem a primeira versão que roda apenas nos sistemas win 9x e uma versão com graficos BEM melhorados que roda em XP (pena que em processadores dual core nunca consegui que rodassem)só pistas inglesas,a de Donington e Oulton park tem 2 versões de circuito..joguei e ainda jogo as vezes com meu marido(pato no jogo,rsrsrs) por ser antigo, não se acha mais para comprar,então nesse caso recomendo baixar o jogo pela internet. Espero ter ajudado,meu querido. E sobre o video, quando vejo os toques nos carros(td permitido,que delícia) e a entrevista com Mansell, Warwick e Cleland e comparo os 3 com os pilotos da formula um de hoje e os da stoque aqui mesmo no Brasil, so tenho uma coisa a dizer: NÃO SE FAZ MAIS PILOTO MACHO COMO ANTIGAMENTE!!
Corrida de verdade com carros de corrida de verdade. Um show.
Mas será que era a Vicar que organizava? hehe
Vamo Hackear a página da Stock e Colocar esse vídeo no lugar???
Algumas provas da BTCC dos anos 90 estão – na minha modesta opinião – entre as melhores de todos os tempos, considerando todas as categorias de ponta.
Ver os carros “de verdade” com seus próprios motores rasgando e disputando posições o tempo todo foi algo único, principalmente considerando a grana que as montadoras colocavam pra manter a imagem.
O som dos motores capturados de dentro dos carros, somando com a narração divertidissima do Edgard de Mello Filho deixaram saudades.
Por causa da BTCC virei fã de alguns modelos como o Alfa 155 que tinha aquela cara de pouquíssimos amigos e, principalmente do Volvo – não do ‘redondinho’ S40, mas do quadradasso 850 T5, que colocava todo mundo comendo poeira. Parecia mais um funeral, com o Volvo fazendo o papel de rabecão enorme e quadrado, enquanto o restante vinha na fila…
A Volvo corria com uma perua nessa época, não é? Aquela brutamontes no meio dos outros era até engraçado. E o que andava …
É isso mesmo! O carro tinha um equilibrio tão fantástico que colocaram a perua como o segundo carro.
Acho que fizeram isso mais para zoar com os adversários que tripudiavam a Volvo dizendo que o modelo era feio.
Acabaram descobrindo também que a perua andava até mais do que o sedan por conta de uma suposta vantagem aerodinâmica – o que serviu para que as demais equipes conseguisse a proibição do uso desta perua.
Obrigado!! Eu torcia pelos Maverick.
Quem sabe, sabe!
Salve Nigel Mansell!!!
Esse aqui (nos relacionados do YouTube) também é sensacional: panca do Mansell com um carro de dois lugares (o que inclui um carona atrás que deve ter se cagado): http://www.youtube.com/watch?v=WsaQxWMklDE&feature=player_embedded
Meio Dick, o Mansell, hein!?
Absolutamente sensacional!!! O Edgar de Mello Filho não narrava essas corridas da BTCC na Manchete?
Narrava sim. E tb o DTM.
Chamava o Alan Menu de “Alan Cardápio”.
Bons tempos … Boas transmissões … Boas corridas … Boas emissoras
Outro que lembro do Edgar “traduzir” o nome era o Raymond Bell, o popular “Raimundo Sino”. Outros tempos, outras transmissões, outros conceitos… (muito melhores em minha opinião).
Sensacional !!!! Legal tbém é a impolgação da narração.
Outro campeonato que tem corridas espetaculares é o V8 Australiano. Nesta temporada teve uma corrida (acho que em surfers paradise) debaixo de chuva, que foi de tirar o fôlego.
Abraço
Simão
Precisamos mostrar isso para os distintos gestores da CBA e VICAR…
eles vão dizer: não dá dinheiro.
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO !!! E AINDA SE VÊ UM AMBIENTE CLARAMENTE DESCONTRAÍDO NA ENTREVISTA FINAL!! MUITO BOA ESSA ESCOLHA…