O FOGO

SÃO PAULO (é alguma coisa) – A JL, empresa dos Giaffone que fabrica os carros da Stock Car, divulgou um relatório sobre o incêndio que quase matou o piloto Tuka Rocha na corrida de Jacarepaguá. Abaixo, um resumo. Volto na sequência:

Após uma semana e meia de estudos, a JL Racing, fabricante do carro, divulgou nota apontando as principais conclusões sobre o incidente. Além disso, já foram anunciadas mudanças a fim de aumentar a segurança dos pilotos e que entrarão em vigor na próxima etapa do campeonato, no dia 6 de agosto, em Interlagos.

“Após vários estudos de imagens de TV, fotos e no carro de Tuka Rocha, concluímos que o fogo começou na fibra externa onde é colocado o material especial de absorção de impactos laterais. O indício é que o escapamento colocou fogo na peça, como pode ser observado em uma das imagens capturadas da transmissão de TV (FOTO 1)”, diz Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing.

Além da perícia no carro de Tuka e da análise de imagens da corrida, os técnicos da JL fizeram novas simulações na sede da empresa, em Cotia (SP), utilizando os mesmos materiais do local onde, pelas imagens de TV, mostrou-se o princípio de incêndio. A intensidade do fogo e a cor da fumaça foram idênticas aos do acidente na simulação feita com fogo controlado e ventiladores industriais.

“Fizemos testes separadamente ateando fogo no material de absorção e ele não incendiou daquela maneira. O mesmo ocorreu com as partes de fibra com tratamento anti-chamas, mostrando que são eficientes de forma isolada. Ou seja, elas só são inflamáveis se expostas ao fogo sob uma convergência de fatores, como ângulo do vento e posicionamento das peças de fibra ao seu redor. Porém, mesmo sendo um caso isolado, não queremos correr riscos e vamos trocar o material”, diz Giaffone.

O estudo da JL também descartou outras hipóteses do princípio de incêndio. “O tanque de combustível ficou intacto e também não houve nenhum vazamento de óleo. O pneu traseiro também não teve relação direta: só furou porque superaqueceu”, diz Giaffone.

As mudanças no carro da Stock Car, que foram discutidas e aprovadas em reunião da JL com equipes, pilotos, Vicar e dois representantes da CBA, serão as seguintes:

1) Substituição do material de absorção de impacto lateral;
2) Remoção da entrada de ar do teto;
3) Troca do material do visor da parede corta-fogo;
4) Vedação completa da parede corta fogo-traseira;
5) Tratamento anti-chamas de novos componentes em locais que serão orientados pelo fabricante e serão vistoriados pela CBA;
6) Substituição da mangueira na saída do respiro do tanque até a parede corta fogo por um tubo de alumínio.

Pronto. Acho ótimo que medidas imediatas sejam adotadas. Mas não deixa de ser um espanto saber que a parede corta-fogo traseira só agora terá vedação completa. Corta-fogo que não veda não serve para nada. Como se nota, tem muita coisa inflamável demais dentro desses carros. O visor da parede corta-fogo, por exemplo, pega fogo. E esse material de absorção de impacto, pelo jeito, manteve os pilotos sob alto risco durante muito tempo.

Enfim, ao menos se fez alguma coisa. Não tenho dúvida que a repercussão do fato nas mídias independentes tem algo a ver com isso.

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Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
12 anos atrás

Se eu fosse piloto da estoque ficaria feliz se chegasse vivo ao final de cada etapa.

André
André
12 anos atrás

Bom, sendo justo, merecem um elogio desta vez. Foi uma análise rápida e medidas concretas. Coisa que por exemplo passa longe da CBA.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

Quem sabe se não esta na hora de dar uma olhada nos carros(estrutura, construção e etc…) da Top Race argentina. Garanto que o preço dos chassis tubulares devem ser bem mais baratos que os feitos aqui, afinal o peso “dos hermanos” não vale muita coisa.

marcão
marcão
12 anos atrás

Ainda tá faltando coisa !!!
Coisa séria !!!
O custo que querem esconder é muito alto !!
O custo das vidas em risco !!
Umas perguntas simples …Qual o motivo de continuarem com esses carros?
Não seria melhor um novo projeto, mais atual e seguro?
Esses escapamentos deveriam estar antes da porta contra fogo do cofre do motor, não embaixo do rabo do piloto….
Mas pelo menos alguma coisa estão fazendo, só que, se o incêndio começou mesmo pelo escapamento eles demoraram demais pra resolver..
Pelo que eu me lembre o do Cacá em interlagos nos testes e na estreia desses carros começou no escapamento…
Aquela parte transparente na trazeira do carro na época desse incêndio ( O do Cacá) também derreteu, é só ver as fotos e prestar atenção….
Bom, fizeram.. É importante, é um passo…
Mas o escapamento( pelo jeito) continua o mesmo…
Continuem a fazer, carro de corrida não deve parar de evoluir nunca….
Por isso é que os caras preferem gaiolas, motores, suspenção, pneus, tudo igual… O investimento em evolução acaba…
E viva a GT Brasil….

Paulo Coimbra
Paulo Coimbra
12 anos atrás

Me desculpem… chega a ser sórdido, mas ainda bem que o Tuka não virou Tocha Rocha.
Não sei se uma parede corta fogo resolveria o problema, atrasaria qq fogo invadir o cockpit, mas mesmo assim, fica impossível determinar o qt tempo…

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

Tenho acompanhado este caso e acredito que este projeto da Stock Car esta sofrendo adaptações demais. Não sei mas acho que estava na hora de se “estudar um novo carro/chassi”.
Mas por que ninguém mais falou sobre aquele acidente no Paulista de Automobilismo em que o piloto do Omega perdeu a vida? Não é importante? O Omega estava perfeito, ou seja é mais bem construido que o Stock? Foi uma fatalidade? Acredito que este caso devia ter uma investigação igualmente importante.
F.G. você que esta sempre em Interlagos poderia nos dar alguma informação sobre este caso (só não vai me encher de lixo, dizendo que isso não é responsabilidade sua e etc…). Não custa nada se informar e passar para os seus leitores.

galileu
galileu
Reply to  Flávio Colorado
12 anos atrás

colotado, aquele acidente, foim uma fatalidade, pois alem de bater de frente, o carro capotou de bico e caiu de uma altura consideravel

André
André
12 anos atrás

Legal isso. Mas, não só nas mídias independentes isso repercutiu. Eu vi uma reportagem no Esporte Espetacular sobre o incidente. Pelo jeito a Globo deve ter feito uma baita pressão para essa investigação sair tão rápido. Afinal, não são eles que mandam nessa joça?

Mas fala sério esses carros hein… belas porcarias. Lembro de assistir stock até a época do Vectra, depois larguei. Os carros além de lixo, são muito feios.

galileu
galileu
Reply to  André
12 anos atrás

andré, os vectra já eram essas gaiolas, pior, eram aquelas gaiolas assassinas que vitimou 3 pilotos.
o que pode ter acontecido foi um cano de freio ter sido afetado pelo pneu, jogando fluido, (inflamvel pois contem alcool) de freio sobre o disco principiando o incendio,
existe um tipo de fibra, que se vce atear fogo com um isqueiro ela se incendeia, mas se voce retirar a fonte (isqueiro), ela se extingue imediatamente, parece não ser o caso.
o que é esse material especial para amortecer impactos laterais, do que ele é composto,
se ele amortece impactos laterais, porque morreram 2 pilotos devido ao impatco lateral?
algo não bate^, como, diz um amigo: isso está cheirando arroz queimado.

Gino Brasil
Gino Brasil
12 anos atrás

Mas uma coisa não foi dita ou não ficou clara. O que iniciou o incêndio? Qual foi o elemento que gerou a ignição??? Ninguém falou sobre isso…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
12 anos atrás
Ricardo Arcuri (Paddock Press)
Ricardo Arcuri (Paddock Press)
12 anos atrás

Flavio, meus anos de engenharia me ensinaram uma coisa: nao existe o conceito de “inflamavel por angulo de vento e outros mimimis”. Ou o material é inflamavel ou nao é! E o que vi no domingo me alarmou demais.

Um carro de F-1, feito de fibra de carbono, JAMAIS vai incendiar assim. A fibra de carbono nao queima nem absorve calor (pegue um pouco do material, aqueça no isqueiro e logo em seguida segure a parte aquecida. Nao sentirá calor. É bem interessante testar!). Eu nao esperava que fosse fibra de carbono, mas que tivessemos materiais que nao queimassem. Em apenas 1 minuto e meio o carro todo se transformou numa churrasqueira ambulante?

Em tempo: cabacisse de engenharia!

hendrix
hendrix
12 anos atrás

A JL nem consegue nem colocar o mini com 200 cavalos, o escapamento aquece d+.e pode colocar fogo no carro
os caras são muito incompetentes.

marcio riva
marcio riva
12 anos atrás

Me parece errado usar materiais inflamaveis, mesmo que em certas condições num esporte onde há tantas fontes de calor. Isso até eu sei, imagine uma “fabrica” de carros de corrida.

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

Conta outra….E aquela porta que saiu inteira? Qual é a segurança do piloto em caso de pancada lateral? O próprio corpo do piloto e infelismente vai dar merda logo.

galileu
galileu
Reply to  Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

a porta sai inteira para
facilitar o resgate do piloto, mas se esqueceram de um detalhe, ela abre para cima, e fica dificil para o piloto acioná-la como o tuka fez, já que o carro estava em movimento e a porta se abrindo contra o vento, antigamente eles utilizavam molas a gás, (amortecedores de tamp,a traseira de parati, kadette, ipanema), mas parece que isso foi abolido, deveriam ter um sistema para ejetar a porta acionada pelo piloto, quanto ao material utilizado e que pega fogo, porque só agora foram testá-lo, e justamente por quem faz o carro?
internamente todos os tubos são revestidos de chapas de aluminio que compõem o tal painel corta fogo, acontece que essas chapas são fixadas com rebites tipo pop, e muitas equipes utilizam material de 2ª na vedação entre o tubo e a chapa. pneu superaquecido na 2ª volta? porque não subistituiram antes as tubulações do tanque de combustivel?
voce só põe a tranca na porta depois quen o ladrão foi embora? a quem cabia fiscalizar a segurança dessa aberração chamada carro? os comissários só sabem dizer isso esta fora do regulamento isso não pode, mas cadê a competência?
o “vidro traseiro” é de policarbonato, assim como o parabrisas, e pega fogo
existe um tipo de resina para a fibra de vidro que é incombustivel, a fiação eletrica utiliza fios antichamas?
são muitos os fatores
pelo menos o zequinha teve a humildade de se explicar, se fosse o felipe, esqueçam

Dú
12 anos atrás

Assim fica mais claro. Não é simples fazer a coisa? Precisam falar que tudo é perfeito? Uma tinta anti-chama industrial ajudaria também.

Leandro Leite
Leandro Leite
12 anos atrás

Por que remover a entrada de ar do teto? Ela não foi colocada depois que os pilotos reclamaram do vidro que embaçava nos dias de chuva e do calor dentro do cockpit?

deixa disso
deixa disso
12 anos atrás

Deixa eu entender:

-Se eu fabricar algo e este algo, pegar fogo “sozinho” matando (ou quase) alguém, EU mesmo posso fazer a perícia, modificar especificações futuras e está tudo certo?

Beleza hein…

Mario Simas
Mario Simas
12 anos atrás

O carro do Batman e do 007 tem o botão “self destruct”. O da Stock ZF nem precisa do botão porque são autocombustíveis..

Rafa
Rafa
12 anos atrás

Angulo do vento????

hahahahah pelamordedeus….

O que ninguém admite é que o projeto é meia-boca, feito as pressas, não respeitando folgas e distâncias mínimas entre as peças…

J. Clark
J. Clark
Reply to  Rafa
12 anos atrás

Ótima. Falou tudo!