SILVERSTONE, 1948

SÃO PAULO (pré-história) – O Fernando Amaral mandou um recorte bem legal com um pouco mais da história de Silverstone. Um capítulo não tão conhecido, porque a gente costuma marcar 1950 como o ano-zero da pista, por conta do primeiro GP da F-1 com este nome.

Mas a coisa começou um pouco antes, em 1948. Logo que terminou a Guerra, a maioria dos autódromos ingleses, e nem eram tantos assim, estava nas mãos das Forças Armadas. Donington, por exemplo, virou depósito do Exército;  Brooklands foi usado como centro de desenvolvimento da Royal Air Force. Não dava para correr de nada nessas pistas.

Mas o inverso também poderia acontecer, por que não? E o RAC (Royal Automobile Club, que desde a década de 20 organizava corridas) alugou um campo de pouso em Northamptonshire, área central do país, plana, onde poderia ser feita uma pista para carros sem grandes adaptações. Isso foi em junho de 1948. E foi marcado para outubro um GP para marcar a volta das competições no país.

Curioso é que o primeiro traçado era bem mais lento e travado que aquele que logo depois passaria a ser a maior característica de Silverstone, a alta velocidade. Isso porque num primeiro momento os organizadores acharam melhor usar os trechos internos das pistas de pouso e táxi em vez das estradas perimetrais, que formam a base do circuito até hoje. A pista tinha um monte de curvas fechadas e cotovelos.

A prova foi um sucesso, apesar da precariedade das instalações para equipes e público, com congestionamentos enormes (que perduraram por décadas) e muita lama nos estacionamentos. Tanto que em maio do ano seguinte já fizeram outra, já usando as vias externas, num traçado mais parecido com aquele que virou a marca registrada do GP da Inglaterra.

Deu Maserati em 1948, com Luigi Villoresi ao volante. A velocidade média de uma volta pelos 5.907 m da pista ficou na casa dos 120 km/h para os mais rápidos. Em 1949, essa média subiu para algo em torno de 130 km/h. Na primeira corrida da história da F-1, em 1950, foi para mais de 152 km/h.

Em 1952 o aluguel do autódromo foi assumido pelo BRDC, British Racing Drivers Club, que o comprou em 1971 e é seu proprietário até hoje. Domingo vamos ver Silverstone zerada, com nova área de paddock e boxes. O novo traçado foi inaugurado no ano passado, com seus 5.891 m de extensão, o segundo maior do calendário, perdendo apenas para Spa. Ainda uma pista de alta, com oito de suas 18 curvas sendo percorridas a mais de 250 km/h. É pé embaixo em 69% da volta.

Um lugar mágico para quem gosta de automobilismo.

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PAULO AFONSO TREVISAN
PAULO AFONSO TREVISAN
12 anos atrás

Muuito antenados o Italo e o João Cesar,SIM a Maserati 4CLT48 que está aqui no Museu do Automobilismo Brasileiro foi a que venceu a inauguraçãoi em 1948. Chassis 1594 confirmado e já constando na relação dos maiores experts desses monopostos. E agora com a outra 4CM está formando uma dupla invejável.DUAS MASERATI MONOPOSTO EM PASSO FUNDO EM COM PEDIGREE. PAULO A.TREVISAN

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  PAULO AFONSO TREVISAN
12 anos atrás

Caro Trevisan: voce vale mais para o automobilismo brasileiro do que 10 CBAs.Parabens.

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Pista, não um ticodromo, ou aquela coisa horrorosa de Magny-Cours.
Velhos airfields dão sempres ótimos autdromos.

Fernando Paiva
Fernando Paiva
12 anos atrás

Muito boa a passagem relatada pelo meu homônimo, Fernando.
Quem quiser saber um pouco mais sobre a estória de Silverstone, deve visitar o site dos Nobres do Grid.
http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=471:silverstone-uma-historia-milenar&catid=70:grand-prix-legends&Itemid=111
Além da história de Silverstone, podemos ler sobre Avus, Nurburgring, Monza, Reims… um trabalho fantástico do nosso amigo Willy Möller, que parece conhecer todos estes lugares mágicos.
sds,

José Luiz
José Luiz
12 anos atrás

O Carro da foto é uma Austin A-40. Foi o primeiro carro do meu pai (um 1949). O manual dele foi publicado no blog na seção “Álbum de família”.

Alan Magalhaes
Reply to  José Luiz
12 anos atrás

OOps, não seria um A20 na foto? O A40 era o mais longo se não me engano. Me envie por favor o link onde enconto o manual dele. Meu email está aí em cima. Na verdade estou pensando em restaurar um, meu pai também teve um desses, o 1o carro que dirigi (no colo do saudoso pai) na vida.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Muito legal a história. A pista é fantástica mesmo. E o tio Bernie ameaçava tirá-la do campeonato… pra pôr qual outra? Outra “Valência” da vida?

Andre Luis
Andre Luis
12 anos atrás

Para quem curte o Google Earth, clique no botão de Imagens Históricas e aparece a base aérea por volta de 1945, de acordo com a informação que consta lá.

As coordenadas de Silverstone são: 52°04’41.81″N 1°00’55.19″O (ou W conforme a versão do GE).

Abraço

joão cesar
joão cesar
12 anos atrás

‘Deu Maserati em 1948, com Luigi Villoresi ao volante’. Por acaso seria a mesma que está exposta no Museu do Automobilismo Brasileiro, na cidade de Passo Fundo, juntamente com um DKW branco de numeral 96?

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  joão cesar
12 anos atrás

Com certeza!! E linda!!!!!!!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

acho muito louco esse circuito mesmo.
porém, preferia o traçado antigo.

Não gosta dessa mania de deixar as pistas maiores, como fizeram também com o Bahen ano passado. quase 2min em uma volta, é muita coisa.

Renato
Renato
12 anos atrás

Meu pai teve uns dois destes Austin e era mecânico dos mesmos! Vou ver se acho umas fotos de antigamente!

Opaleiro MG
Opaleiro MG
12 anos atrás

Assino embaixo: Silverstone, Monza e Nurburgring (o antigo).

Italo
Italo
12 anos atrás

Flavio, essa Maserati vencedora da corrida inaugural está guardadinha em ótima forma lá no Museu do Automobilismo de Passo Fundo do Sr. Paulo Trevisan.

http://blogdosanco.blogspot.com/2011/07/paixao-pela-velocidade.html

Nick B.
Nick B.
12 anos atrás

Aeee, Fla!
Tô gostando de ver!
Você tá bem ativo nos últimos dias.
Parabéns!
Eu? O Nick?
O Nick continua bem “passivinho”, se é que me entende.

Abraços.

Nick B.
(ouvindo The Smiths, I´m so sorry. Mas não tô deprê, não. É que adoro Smiths, Morrissey, Johnny Marr. Mudaram o pop dos anos 80. Nick tá bem. Brigaduuuu).

Rodolfo I Vieira F.º
Rodolfo I Vieira F.º
12 anos atrás

Tive o prazer de assistir a corrida lá ano passado com minha família , fantástico mais de 100 mil pessoas , show aéreo , estrutura fantástica ! Sem considerar que era o dia do final da copa e os ingleses não estavam nem aí , pois não estavam na final , a torcida pelo Hamilton e Button era gigante . Um experiência que marcou muito