24 HORAS

SÃO PAULO (sorte, sorte, sucesso, sucesso!) – Recebo e-mail do Américo Teixeira Jr. anunciando a volta das 24 Horas de Interlagos, corrida disputada quatro vezes, a última delas em 1970. A promoção será do batalhador incansável Toninho de Souza, e espero sinceramente que ela aconteça mesmo, com grid cheio, público, organização. O Toninho tem levado algumas cacetadas recentemente, porque é duro fazer automobilismo no Brasil, mas não desiste. Ainda bem. Abaixo, os detalhes. Acima, imagens da edição de 1966.

Exatos 42 anos depois de sua última edição, São Paulo voltará a ser palco da prova “24 Horas de Interlagos”, entre os dias 28 e 29 de janeiro de 2012. Sob a responsabilidade da Interlagos Eventos, do promotor Antonio de Souza Filho, será a estreia desta histórica prova de longa duração no traçado de 4.309 m de Interlagos.

“Quando o Eloy Gogliano e o Wilson ‘Barão” Fittipaldi criaram a ’24 Horas de Interlagos’ em 1960, fizeram pensando em valorizar a indústria nacional. Então, meio século depois, estamos resgatando não somente o formato da prova, mas também a sua filosofia”, explicou De Souza. Nesse sentido, só poderão participar automóveis de Turismo com comprovada fabricação nacional. Poderão ser sedan e hatch, com duas ou quatro portas, e motorização de 1.6, estando vedada a participação para veículos importados, artesanais e protótipos, além de motores com cilindradas diferentes daquela estabelecida pelo regulamento, que estabelece, ainda, um grid máximo de 60 carros. Poderão se inscrever, por carro, um mínimo de quatro e máximo de 10 pilotos.

A primeira edição da prova aconteceu nos dias 2 e 3 de julho de 1960 e os irmãos Álvaro e Ailton Varanda foram vencedores com um modelo JK, em 299 voltas pelo antigo traçado de Interlagos. Um ano mais tarde, nos dias 3 e 4 de junho de 1961, o modelo JK voltou a vencer, dessa vez sob o comando de Chico Landi e Christian Heins, que completaram 308 voltas. Seguiu-se, então, um intervalo de cinco anos e a “III 24 Horas de Interlagos” foi disputada em 27 e 28 de maio de 1966, consagrando-se como os grandes vencedores Emilio Zambello e Ubaldo Cesar Lolli, com Alfa Giulia. A quarta etapa só aconteceria em 1970, quando nos dias 16 e 17 de maio, com um Opala 4100, os irmãos Bird e Nilson Clemente foram os vencedores.

O regulamento técnico completo será divulgado nas próximas semanas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

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Gerson
Gerson
12 anos atrás

Sera’ que vai acontecer ??!! Por que limitar a uma categoria unica (1.6L) ? Por que 10 pilotos por carro ?? Por que ter que reservar o espaco do para-brisa para o patrocinador da prova e ainda ter que pagar 30 MIL REAIS de inscricao ? Por que nao posso comprar pneus de quem eu quiser ?

Raphael Cipolla
Raphael Cipolla
12 anos atrás

Boa tarde, sou filho do Raphael Cipolla Neto que pilota o Gordini 4. Alguém teria mais algum material em que ele apareça? Lembro que ele participou da corrida da amizade pilotando um maverick N.62 junto com Jayme Silva. Ele faleceu quando eu tinha 7 anos, muito material se perdeu e nao possuo muitas lembranças dessa época.
Obrigado a todos.

marcelo #49
marcelo #49
12 anos atrás

Ja começaram errado limitando a carros em linha, matando a provavel intenção dos inumeros pilotos que possuem carros mais antigos, como os Opalas, Passats, Voyages, Unos, Maveriks e outros que tem preparo e ate talvez ja tenham participado das Mil Milhas brasileiras. Tem mto carro desses parados, desde mais antigos até mais novos. Outro erro foi limita a carros injetados.
O que querem, aoque parece, é fazer uma 24h da Copa Engebras, versao 24 do paulista de Marcas. Cogitamos aqui montar uma equipe de SC representando a TCC, onde temos, pois acreditamos que seria uma iniciativa de uma prova a custos talvez mais realistas. Mas ao lermosmo regulemento todos brochamos e ja viramosm olhos para uma prova em Taruma, de longa.
Tentam, tentam acertar mas acabam sempre errando.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
12 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,

Realmente é sensacional, vc deveria participar de todos os angulos , dentro e fora da pista, monte impressões 24 horas, ou seja de dentro do carrro , com imagens,sons, e narrativas.
PUBLIQUE, DIVULGUE.
Quero comprar os ingressos já
Fui assistir no colo da mamãe, daí nunca mais. eu adoro corridas de longa duração, máquinas e pilotos, até o ultimo segundo.

Clauke
Clauke
12 anos atrás

Como eu tenho o programa oficial das III 24 Horas de Interlagos pois eu estive lá, vou identificar para os amigos os carros e pilotos que aparecem no filme na ordem em aparecem. DKW 37 – Dante Di Camillo e José Augusto Contijo; Simca 82 – Zoroastro Avon e Eduardo Celidônio; Simca 6 – “Cacaio” e Affonso Giafone Jr.; Gordini 4 – Raphael Cipolla Neto e “Mago”; DKW 10 – Marinho e Norman Casari (10º) [os outros da equipe eram o 73 com Scurachio e Dal Pont e o 74 com Mutti e JuvenalTerra]; Renault 1093 77 – Emerson Fittipaldi e Lian Duarte (5º); Alfa Giulia 23 – Piero Gancia e Mjarivaldo Fernandes (2°); Alfa Giulia 25 – Emilio Zambelo e Ubaldo Lolli (1º); Simca 28 – Roberto Gomes e Ugo Gallina; Renault 1093 66 – Waldemir Costa e Pedro Vitor De Lamare (7°); DKW 76 – Romeu Partezani e “Zé Luiz”; Renault 1093 99 – Adão Brito Daher e Marcelo Audrá; Renault R8 22 – Carol Figueiredo e Francisco Lameirão (3°); Simca 88 – Walter Hahn e Expedito “4Rodas” Marazzi (4º). Na madrugada nevoenta os carros “corriam” em comboio fazendo tempos com 2 a 3m a mais em relação a pole. Os pilotos da Wilys arriscavam mais pois tinham experiência com o teste do Gordini anos antes.

Clauke
Clauke
12 anos atrás

Segundo a revista Autoesporte de julho de 1966 a “III 24 Horas de Interlagos” foi disputada em 28 e 29 de maio e não em 27 e 28. Nesta prova houve uma das piores neblinas da história de Interlagos, tão densa que “dava prá cortar com faca”, por causa dela vários pilotos capotaram: Mário Olivetti com JK na curva 3, Bird com o R8 da Equipe Willys na entrada da Ferradura (de madrugada “mandando a botina” virando em 4m31s, menos de 13s que o líder Lolli que acabara de ultrapassar…) e Adalberto Ayres com DKW também na entrada da Ferradura. Emerson Fittipaldi chegou em 5º com 1093 junto com Lian Duarte.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Teve também uma 24h de Interlagos Mercedes-Benz em 1951, somente com modelos 170D, com classicação geral e por combústivel (gasolina e diesel).
http://babybenzclub.blogspot.com/2010/11/24h-de-interlagos-mercedes-benz.html

galileu
galileu
12 anos atrás

em tempo: carros nacionais, motorização 1.6, boia idéia, tudo para dar certo, e com o numero de pilotos que podem ser inscritos por carro, não ficarátão caro para os mesmos.
saudades de quando a centauro, (será que ainda existe?), promovia as mil milhas, depois que ela vendeu o evento para o hermam, acabou.

galileu
galileu
12 anos atrás

grande toninho de souza, ele já havia me dito que iria batalhar por isso quando o encontrei na homenagem ao luizinho.
ainda bem que ainda existem caras como ele no nosso automobilismo, que pensam em eventos para o publico e para os pilotos, pena ser tão boicotado pelos dirigentes dessas aberrações que são a fasp e a cba.
força toninho, parabéns pela iniciativa, nos automobilistas, precisávamos de mais uma meia duzia iguais a voce.

Felipe Steyer
Felipe Steyer
12 anos atrás

SHOW DE BOLA!!!
JÁ TEM GENTE COMENTANDO NO RIO GRANDE DO SUL, PARECE QUE VAI TER UM QUORUM GAUCHESCO AI!

Álvaro Andrade
Álvaro Andrade
12 anos atrás

Desejo muito sucesso ao incansável Toninho de Souza, nessa nova empreitada. Estarei prestigiando o evento e enchendo o grid com os pilotos de Minas Gerais.
Interlagos 24 Horas…..eu vou.
Forte abraço;
Álvaro Andrade – Belo Horizonte-MG

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Se Deus quiser, estarei lá, na pista.

Nando Sato
Nando Sato
12 anos atrás

Se acontecer a prova será muito interessante. Agora é torcer para que a FASP e seus clubinhos não obriguem o De Souza a cobrar taxas de incrição absurdas. E torcer tambem para a CBA/Vicar/Valduga, não tirarem o doce da boca do Toninho, pois todos são seus desafetos!!! Em passado recente, este trio já tirou dele o então Natimorto Brasileiro de Marcas!!!

decio renner
decio renner
12 anos atrás

O motor dos irmãos Clemente era 3.800 e não 4.100

decio renner
decio renner
12 anos atrás

O motor dos irmãos Clemente era 3.800 e não 4.100

J. C.
J. C.
12 anos atrás

Kralho, quantas vezes acampei para ver corridas em Interlagos, outros tempos,
Ah!! e a curva do café já existia.

LUCARO
LUCARO
12 anos atrás

Não acredito

Guest
Guest
12 anos atrás

Espero que – de fato – somente sejam permitidos veículos BRASILEIROS, vedando os argentinos e eventualmente outros Mercosulinos.

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
12 anos atrás

Só do Marcas Paulista já enche e SOBRA carro (teve SÓ 68 de inscritos na 6a. etapa) e TODOS são 1.6 Hach… Pois vem MINEIROS, CARIOCAS e OUTROS para as PROVAS…

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
12 anos atrás

Gostei mesmo do Standard Vanguard estacionado…

pedro
pedro
12 anos atrás

vai inscrever um dos seus DKWs?

Bastos
Bastos
12 anos atrás

Flavio, Ailton e Alvaro Varanda eram primos.
Abs

Dú
12 anos atrás

Na Torcida.