DICA DO DIA

SÃO PAULO (aprendam) – É uma aula de jornalismo a reportagem feita pelo Pablo Pereira no site do Estadão. Ele pegou um ônibus que percorre quase 6 mil km entre São Paulo e Lima. É a mais longa linha rodoviária da América do Sul. São quatro dias pelo Brasil e pelo Peru, por 468 reais. De avião custa mais caro, mas não tanto. E é difícil compreender o que leva alguém a fazer uma viagem dessa de ônibus, por quatro dias, se poderia ir pelo ar por alguns punhados de horas e não muito dinheiro a mais.

Mas quando se veem a paisagem, as histórias, a viagem em si, compreende-se. Tem um ditado que fala sobre isso, que o importante na vida é o caminho, não o destino. E é precisamente o que se sente ao ler o material do Pablo — trabalhei com ele na “Folha”, um grande cara, excepcional jornalista.

Ler e ver. Porque tem também as excelentes fotos do Epitácio Pessoa, vídeos, áudios. É disso que falo, também, quando digo que é uma aula de jornalismo. De um novo jornalismo, já que a internet nos oferece esses recursos todos para se fazer um material completo.

Leitura recomendada, em resumo. Muito legal. Deu vontade de pegar esse busão, sozinho, e sair por aí. Pra tomar uma Inca Kola geladinha do lado de lá.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heitor
Heitor
12 anos atrás

Ja tomei essa inca , realmemte tem gosto de agua melada com gas, pra quem tem tendencia a diabetes , e pretende tomar , encomenda o caxão…….e de preferencia só tome estupidamente gelada.

cumpadri agripino
cumpadri agripino
12 anos atrás

meu filho…. que nareba…..

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Realmente, incoerente pagar quase 500 reais por uma viagem de quatro dias, se você consegue o mesmo, por quase o mesmo preço, de avião… e o pior, de Ormeño! Já viajei de Ormeño entre Lima e Quito, e o ônibus quebrou 2x, uma apenas 100km depois da partida…
A viagem pode ser muito bonita, sem dúvida, mas para passar esse perrengue…

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
12 anos atrás

A reportagem foi muito boa, já havia sido feito por um canal de TV, acho que foi RECORD.
Agora quero planejar e fazer de carro com o FUCA-BALA da vó.

Jchanbr
Jchanbr
12 anos atrás

Aqui na cidade de São Paulo, na feira dos bolivianos que tem todos os domingos, na praça em frente a escola técnica federal do lado do shopping D e do estádio do Canindé :-)
Inclusive tem a pet de 2 litros da Inca Cola, tem chá de coca e outros baratos também para vender…

Joaq
Joaq
12 anos atrás

Ja fiz essa viagem, mas so ate Cusco e sai de Cuiaba. Porem, isso foi em 1995 e antes da fronteira do Brasil com Bolivia ja nao tinha asfalto… A viagem durou uma semana, mas valeu a pena!

Edilson Vieira
Edilson Vieira
12 anos atrás

Inka Cola tem gosto de água, merda e açúcar.

fabio
fabio
12 anos atrás

rapaz olha a cor da “Inka Kola”!! meu Deus tenho mais coragem de fazer essa viagem que de beber esse troço aí…hahahahah

Rodrigo West
Rodrigo West
12 anos atrás

Muito interessante, mas com esse tempo minha escolha seria ir de moto!

A Inca Kola parece um “capilé” (xarope de alguma coisa bem doce) misturado com água com gás…

Willian
Willian
12 anos atrás

a viagem televisionada. em 3 partes.

http://youtu.be/nPjMm0Y5lfw

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Nossa, 96 horas de busão, não é fraco não! Com 18 anos fui sozinho de São Paulo-Paraguay, quase MORRI na poltrona quando cheguei lá, parecia um ZUMBI saindo do busão.

Hoje com 43 anos, se pegar 96 horas de busão até Lima, quando chegar, tem velório…

Ótima reportagem, que gosto tem essa Inca Kola?

Eduardo
Eduardo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Teoricamente o refrigerante é de camomila. Mas lembra tutti-frutti (que oficialmente não é um sabor, mas dá para ter uma idéia).

Faster than you
Faster than you
12 anos atrás

A Inca Kola dá de dez na cocacola, alguém sabe se vende por aqui??

CarlonePapa
CarlonePapa
Reply to  Faster than you
12 anos atrás

Já tomei Inca Kola em Lima.
Dá de dez na Cocacola mas perde da nossa Tubaína. De dez também.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Faster than you
12 anos atrás

Tem uma feirinha boliviana/peruana no Pari (perto do Canindé). Lá tem!
Saudades de Inka Cola e Bembos!

Alexandre Abril
Alexandre Abril
12 anos atrás

Qual a marca do ônibus???

Alcebiades Alves
Alcebiades Alves
Reply to  Alexandre Abril
12 anos atrás

Pela melhor foto que vi, parece ser um Comil Campione HD 4.05

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Alexandre Abril
12 anos atrás

Exatamente, Alcebiades… e eu não tinha descoberto ainda o motor e fui espiar melhor nas fotos, consegui achar na lateral o indefectível logo horizontal da Mercedes-Benz, fiquei com a sensação de ser um O-500 e pesquisando no site Ônibus Brasil confirmei ser um O-500RSD. Tem aqui mais fotos dele: http://onibusbrasil.com/empresas/2210/Expreso_Internacional_Orme%C3%B1o/1306 (aliás, tem uma foto que o FG vai gostar, dele na Marginal com uma das torres de iluminação do Canindé ao fundo)…

Carlão
Carlão
12 anos atrás

Gomes, Vai com o 69 uai !
Deve ser bacana.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

Pois é… depois, quando digo que, por exemplo, prefiro ir a Porto Alegre ou Florianópolis de ônibus do que de avião, tem quem me chame de louco… noves fora minha inegável paixão por ônibus, não há visão aérea que substitua o prazer de passar por vários recantos a beira da estrada, ver cada cantinho de paisagem, uma casa perdida, um detalhe a chamar a atenção, coisas que só a estrada permite… e de ônibus é muito melhor de se apreciar até do que ao volante…

Já tive vontade de fazer São Paulo-Santiago, que deve estar ali par a par com essa SP-Lima, só pela curiosidade de encarar a paisagem dos Andes…

LucioSP
LucioSP
12 anos atrás

Uma das viagens (fui de avião rsrs) mais bacanas q já fiz……………Lugar legal pacas, com um povo simpático uma culinaria boa, puta história, inka kola………..e Machu Pichu………