ELEIÇÕES 2010 – APURAÇÃO (24)

SÃO PAULO (acaba o ano e não acaba essa apuração…) – Perdão pela demora na divulgação dos resultados das eleições realizadas neste blog no ano passado. É que nossos servidores, por questões fiscais, estavam espalhados por países como Líbia, Tunísia e Egito. E tivemos alguns problemas para recuperar os dados.

Hoje saiu o resultado dos ônibus. Deu Flecha Azul da Cometa. Aos resultados:

TOTAL DE VOTOS COMPUTADOS: 290
1) Flecha Azul da Cometa, 198 (68,2%)
2) Mercedes O321, 51 (17,6%)
3) Trólebus da CMTC, 24 (8,3%)
4) Nulos, 17 (5,8%)

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Bruno Studer
Bruno Studer
10 anos atrás

Sem duvida, o 7501 foi o melhor rodoviário de todos!

jose roberto
jose roberto
10 anos atrás

estou achando muito peso 32t e o peso de uma carreta carregada como pode um onibus com esse peso andar bem mais que uma carreta e com a mesmoa potencia

Matheus busologo
Matheus busologo
11 anos atrás

Mauricio, por acaso voce está doido meu caro ? O flecha azul foi até a série VIII (8) !!! e não até a sete como voce disse.
Nunca ouviu falar no carro 7500 ? Nunca ouviu falar no carro 7501, o mais rápido do Brasil ? ambos são flecha VIII (8) k-124 IB, o 7500 com 360 cv e o 7501 com 420 cv com câmbio opticruise. acorda velho! chega de falar besteira… alias a maioria dos curiosos aqui conhecem pouco da Viação Cometa S.A

Alvaro
Alvaro
12 anos atrás

Essa foi demais, os ônibus serem fedidos, os que andavam neles é que fediam, lembro da época que ainda se permitia fumar no ônibus, coisa terrível mesmo, ar condicionado ainda
era coisa de sonho em ônibus naquele tempo.

Devo ter andado umas 3 vezes nesses Cometas, eram realmente muito legais

Matheus busologo
Matheus busologo
Reply to  Alvaro
11 anos atrás

Alvaro voce é outro que também ta dizendo besteiras….. para a sua informação, a Viação Cometa S.A foi uma impresa inovadora, que trouxe o ar-condicionado para o Brasil em 1953, nos belos carros Morubixaba com motorização GM/Detroit Diesel 6V-71, inclusive um carro desses faz parte da coleção do Dr. Arthur Mascioli, antigo Diretor Administrativo acionista da Viação Cometa S.A

Bruno Studer
Bruno Studer
Reply to  Matheus busologo
10 anos atrás

A Viação Cometa foi a revolucionadora na época antes do Grupo JCA, porque depois da compra, hoje tem uma má manutenção, o ar condicionado de alguns Paradiso 1200 G6 O-400RSE pingam em cima de passageiros, etc. A Cometa hoje não é uma das melhores hoje, como exemplo da Itapemirim também.

Matheus busologo
Matheus busologo
Reply to  Alvaro
11 anos atrás

A Viação Cometa, ainda com a produção dos flechas, na década de 90, possuia 25 carros flechas com ar condicionado. No entanto a Cometa no final da década de 90 ja começou a produção de veiculos convencionais com ar-condicionado para suprir toda a frota.

Daniel Trindade
Daniel Trindade
12 anos atrás

É muito prazeroso ver um desses, mesmo que seja através de uma singela fotografia como esta. Objeto que nos encantou durante um longo período de tempo e que com sua ida, deixou aquele vazio incapaz de ser preenchido. Pelo contrário: deixou aquele cheirinho de Tutti-fruti em seu lugar… Este foi nosso Flecha Azul, insubstituível!

Wilson, percebeu o detalhe da faixa refletiva trocada nesta foto? “Quase original”…

Meu Deus, como tenho saudades desses ônibus…

Daniel Trindade.

Wilson Míccoli
Wilson Míccoli
12 anos atrás

O Flecha Azul fez parte da vida de muitas pessoas. Obviamente que outros modelos de outras empresas também fizeram história, como o Magnata, da Expresso Brasileiro e o Tribus da Itapemirim. Quem me conhece sabe que serei suspeito em afirmar isso, mas a história mais marcante de todos estes é sem dúvida nenhuma a do Flecha Azul.

Com relação ao comentário do amigo que questionou se era FLECHA AZUL ou FLECHA DE PRATA, Flecha de Prata era um modelo da Cometa, usado nos anos 60, que era SCANIA com motor DIANTEIRO e carroceria da Ciferal. Uma curiosidade sobre estes carros, é que vieram da Ciferal com o nome FLEXA DE PRATA… ao chegar em SP, Tito Mascioli ordenou que fosse reparada a grafia do nome, que estava errada em todos os carros. A equipe de pintura virou a madrugada fazendo o reparo nos carros para que pudessem começar a operar no dia seguinte.

Abraços!!

Luis Antonio
Luis Antonio
12 anos atrás

Uma curiosidade, o numero do onibus é o mesmo da placa, sem as letras é claro. Todos os comentas são assim podem reparar

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

Essa disputa deveria ser empate tecnico.Os três são ônibus são icones,são maravilhosos!!

Augusto Maximo
Augusto Maximo
12 anos atrás

Meu sonho de consumo é de fazer um motor-home num ônibus desses…

WILLIAM MOREIRA
WILLIAM MOREIRA
12 anos atrás

O melhor ônibus de todos os tempos, sem dúvidas…
Flávio, fiquei triste com a retirada da barra de créditos da foto do Flecha, sou um dos donos do site http://www.revistaportaldoonibus.com e o fotográfo sempre merece os créditos.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

O único defeito desses carros é não ter ar condicionado, de resto…
Carroceria de linhas classicas baseado no GM575 (se não me engano, me corrijam se estiver errado) e chassi Scania. Muita gente chama de carro velho. Na realidade apenas o desenho se inspira nos onibus das decadas de 50/60, porém os chassis e motores eram o que tinha de mais moderno em tecnologia de onibus. (freio a ar com ABS, retarder, controle de tração, suspensão a ar com regulagem de altura, computador de bordo e motor com sistema de injeção computadorizada, quase 400hp e a carroceria por ser de aluminio pesava apenas 28t vasia e 33t em ordem de marcha carregado e abastecido).
enfim eram o que dizia o nome, uma flexa. Cansei de ser ultrapassado por essas belesas nas estradas em velocidades superiores a 120km/h, creio que chegavam perdo de 140km/h e quem ia dentro parecia estar devagar pois o motor se mantinha em baixa rotação e a suspensão era muito macia.
O sucessor dele foi o tribus CMA, com 465 HP, não tão bonito mas um verdeiro exagero em termos de veículo para transporte de passageiros.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Oops, errei, o Tribus CMA tinha 425HP e não 465 como digitei. Mesmo assim um verdadeiro exageiro para um carro que tinha apenas 38t em ordem de marcha (carregado e abastecido).
Só para lembrar, a carroceria mais leve hoje em dia de um ônibus convencional de dois eixo pesa as mesmas 32t para um motor de 270HP, um tribus Marcopolo ou Busscar não pesa menos de 42t…

JP
JP
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Uma dúvida: a carroceria não era feita pela Nielson?

Bruno Studer
Bruno Studer
Reply to  JP
10 anos atrás

Era feita pela CMA-Companhia Manufatureira Auxiliar.

Luis Nunez
Luis Nunez
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Mauricio, os Flechas leito tinham ar condicionado, eram os populares caixa d’agua. Algumas fotos http://www.onibusbrasil.com/foto/175049/empresa/#125543
http://www.onibusbrasil.com/foto/175049/empresa/#438416

O tribus era nome de modelo da Itapemirim, este que voce se refere na Cometa tinha o apelido de Estrelão em função da pintura
http://www.flogao.com.br/cometa/78767287

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Esse ônibus é simplesmente maravilhoso. Beleza e conforto incomparáveis.

galileu
galileu
12 anos atrás

flexa azul, assim como os dinossauros, são, os ônibus mais bonitos fabricados. a cometa vende esses veiculos que já estão aposentados, todos revisados e com garantia se não me engano.
pudesse compraria um para fazer um trailer e sair viajando pelo mundo a fora
esse mereceu o primeiro lugar com louvor
faltou a meu ver o papa filas que pouca gente conhece

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
12 anos atrás

Muito merecido. Ouvir a turbina do Scania soprando a cada aceleração ou retomada é música para ouvidos de quem é entusiasta. Ainda restam poucos fazendo Sorocaba-SP e SP-Curitiba Convencional.

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
Reply to  Daniel Bronzatti
12 anos atrás

Justamente este som da turbina marcou minha infância de maluco por máquinas e motores. Justamente nesta rota. Sampa – Curitiba ou Sorocaba – Curitiba. Lembro como se fosse hoje. Viajando e ouvindo aquele som como se fosse o som de uma turbina de avião…
Até porque, nas minhas fantasias da época, a turbina de ônibus devia mesmo ser coisa de outro mundo! Imagina. Viajar num ônibus com turbina! kkk
Este ônibus está para o Brasil como os tradicionais Greyhound estão para os americanos.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Esses cometas eram fedidos! Eu ia todo mês de BH a Santos e era um sofrimento andar neles. Mas eram bonitos, isso eram.

José
José
Reply to  Gustavo
12 anos atrás

pq vcs faziam eles federem, não culpe os onibus!

alex ferreira
alex ferreira
12 anos atrás

O nome é “Flecha Azul” , tendo ainda o modelo “Flecha Azul Automático” , que como o nome já diz tinha cambio automático.
Quanto ao eleito …é U N I C O , I M B A T Í V E L , S U B L I M E !

Mauricio
Mauricio
Reply to  alex ferreira
12 anos atrás

Parece que foram apenas quatro com cambio automático e todos eram tipo leito.

DIVINO CESAR MARINARI
DIVINO CESAR MARINARI
12 anos atrás

Falvio o ônibus pode até ser chamado de FLECHA DE PRATA,mas o que está escrito no próprio é FLECHA AZUL.Afinal é PRATA OU AZUL????????

Mauricio
Mauricio
Reply to  DIVINO CESAR MARINARI
12 anos atrás

Flexa Azul era o nome foi fabricado até a séria VII (sete para quem não sabe ler em algarismos romanos). O nome vinha do fato de a cor azul ser a marca registrada do operador e fabricante da carroceria, no caso a Cometa S/A

Matheus busologo
Matheus busologo
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Mauricio, por acaso voce está doido meu caro ? O flecha azul foi até a série VIII (8) !!! e não até a sete como voce disse.
Nunca ouviu falar no carro 7500 ? Nunca ouviu falar no carro 7501, o mais rápido do Brasil ? ambos são flecha VIII (8) k-124 IB, o 7500 com 360 cv e o 7501 com 420 cv com câmbio opticruise. acorda velho! chega de falar besteira… alias a maioria dos curiosos aqui conhecem pouco da Viação Cometa S.A

jose roberto
jose roberto
Reply to  Matheus busologo
10 anos atrás

então me responde uma coisa quanto pesa um cometa em ordem de marcha?