O FILME MISTERIOSO

SÃO PAULO (não faça em casa) – Nos primórdios do blog, acho que esse vídeo foi o primeiro que postei. Hoje o brother Alexandre Chaud, que corre na Classic Cup, espalhou o link por e-mail para a pilotaiada. Muita gente, pois, ainda não conhecia. Então vale o repeteco.

Assista primeiro, e depois volte aqui.

Assistiu? Alucinante, não? Uma baita irresponsabilidade. Merecia cadeia, claro. Mas… Mas estamos falando de outro mundo, de 1976. Paris em 1976, 5h30. Claude Lelouch, o cineasta, teve a ideia de fazer essa maluquice na noite anterior. Quando lançou o filme, foi preso, de fato. Mas fez a bagaça em nome do cinema. Não foi uma babaquice gratuita.

Bem, a intenção aqui não é abrir uma discussão sobre a maluquice em si, mas sim falar um pouco mais do filme.

“C’était un rendez-vous” virou cult e muitos mitos sobre o filme se criaram ao longo dos anos. Em 2006, quando dos 30 anos de sua realização, Lelouch deu essa entrevista aqui desvendando alguns mistérios. O primeiro deles, sobre o carro. Especulou-se durante décadas que era uma Ferrari 276GTB, por causa do ronco e das trocas de marcha. Na verdade, Lelouch diz que era uma Mercedes 450SEL, que pertencia a ele. Outro mito é o de que o cara ao volante era um piloto de F-1 da época: Ickx, Beltoise, Laffite…

Nada disso. Era mesmo Lelouch dirigindo, com mais dois assistentes apavorados dentro do carro. O ronco se explica na sonorização posterior, quando finalizou o filme. O diretor colocou o som de uma Ferrari para dar uma sensação de esportividade e velocidade. Segundo ele, a Mercedes tinha uma suspensão hidropneumática que era ideal para evitar que a câmera vibrasse muito.

Não há enormes mistérios, pois. Não era Ferrari, era Mercedes; não era um piloto de F-1, era ele mesmo.

A não ser que Lelouch esteja mentindo há 35 anos. E eu não duvido…

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aghio
Aghio
12 anos atrás

Esse Lelouch é um tremendo gozador. Carinha legal. Mandou muito bem. Tá na cara que é uma Ferrari. Em 1976, quando o curta foi feito, neguinho em Paris experimentava todas, não havia grandes restrições. Outros tempos. Outros mundos. Para quem sabe cinema, não dava par trucar tudo isso, principalmente naquela época alucinógena. O boa praça tá só tirando… A Ferrari era uma 275 GTB, do próprio realizador. No cravo.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Apesar de legal, é muita irresponsabiidade. E não me venham com essa que foi pelo amor ao cinema, coisa e tal. Se algum playboy filhinho de papai faz isso aqui no Brasil, todos malham, e com razão.

Campevas
Campevas
12 anos atrás

Grato Flavio!
Já tinha visto o filme há algum tempo, mas nao com a leganda das ruas e avenidas.
Para quem ama Paris, nada melhor que ver e rever o filme e curtir.

Luis Nunez
Luis Nunez
12 anos atrás

O que mais me impressionou, foi ver os outros carros mesmo as 05:30 da manhã mantendo a direita, sem nenhum bandido da faixa da esquerda se apossando dela, tornando possível a realização da façanha

Pablo Habibe
12 anos atrás

A banda, creio eu, é o Snow Patrol e eles não usaram a ideia e sim o filme (salvo engano).

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Need for Speed – Undergroud / especial city tour

Mario Mesquita
Mario Mesquita
12 anos atrás

“Conheça Paris em oito minutos” é bom, eheheh. Desconhecia a obra. Me remete a coisas doidas tipo a abertura de “Corra que a a polícia vem aí”, parece uma sátira desse curta, sei lá. Ou me lembra uma das melhores cenas de perseguição de carros, na minha opinião, a do filme “Ronin”, que se não me engano tb é na França.

Já fiquei filmando aqui na mente um city tour desses aqui no Rio… Será que dava pra fazer algo como do mirante do Leblon, Ipanema, Copa… até a praça Saens Peña via Aterro em nove minutos? Talvez com uns vinte carros e nove vidas, quem sabe?

ags
ags
12 anos atrás

FG..Vamos matar a charada…………………………….a moçinha do fnal…era apenas uma desculpa..aaahhh o lance mesmo é que: Foi quando a Domino´s Pizza entrou em Paris………………. ORDER YUOR PIZZA,,,,AND WE DELIVER IN 30 MINUTES OR IT´S FREE…só isso………ahhh ahhh

Rui Marcalaff
Rui Marcalaff
12 anos atrás

Tremenda irresponsabilidade. A beleza e a boa condução do carro (que impressionam) ficam em segundo plano por causa disso. Pena, mas não dá pra aplaudir, não. Se alguém tivesse morrido – e certamente havia esse risco – ninguém ia achar tão bacaninha.

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
12 anos atrás

Ah, esqueci de dizer que o filme novo dele estreia neste final de semana. Ta passando na Reserva Cultural.
Abraços

Fábio Aguilera
12 anos atrás

Curiosa coincidência: dia desses estava na sala de embarque de Viracopos aguardando “pacientemente” o voo (atrasado) e fuçando em coisa velha no notebook encontrei o vídeo, baixado do blog quando vc o publicou há muuuuuuuito tempo. Era do “Google Video” ainda… formato *.gvi… É um bom vídeo, mas as informações “técnicas” sobre a verdade da filmagem, quebram um pouco o encanto.

Eduardo-SC
Eduardo-SC
12 anos atrás

É…ver é diferente de experimentar…

zicomengo
zicomengo
12 anos atrás

um outro motivo para a dublagem: a Mercedes 450 SEL 6.9 tinha um câmbio (automático) de apenas três marchas. sensacional para o desempenho do carro, mas o barulho de um motor acoplado a um câmbio de cinco marchas, como o da Ferrari, cai bem melhor num vídeo desses.

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
12 anos atrás

Ridiculo Hamilton reclamar daquele jeito do Maldonado. ele esquece rapido ne ? em monaco ele estragou a corrida do menino.

Felipe Olivani
Felipe Olivani
12 anos atrás

Achei que era um Citröen Ami ou qualquer outra coisa, pela maciez da suspensão, e um barulho esportivo adicionado depois. Acertei metade.

Rodrigo Ghisi
Rodrigo Ghisi
12 anos atrás

NFS: The 70’s

Wolfpack
Wolfpack
12 anos atrás

Lelouch não foi preso, pois na época “colocar a vida de outro em perigo” não era previsto pela legislação francesa. Hoje sim.
Fantástico o video, para quem conhece Paris, esta cidade maravilhosa e organizada, que não para em sua evolução, pode imaginar o que seria esta volta nos tempos atuais. Algum ciclista de Vélib ou algum motociclista de scooter iria ser derrubado.
Abç

alberto
alberto
12 anos atrás

fantástico, mas não deu pra não reparar nas “brasilidades” encontradas pelo caminho: a cidade muito suja, com ruas estreitas e mal iluminadas (isso porque é paris, a Cidade Luz); um carioca malandro de madrugada atravessando a rua de terno branco; os ônibus entrando nos cruzamentos sem frearem; uma velhinha cedo da manhã indo buscar sua pensao no INSS, senão não é atendida; pombos por tudo quanto é lado; o cara subindo na calçada e passando os faróis pra não ser assaltado no cruzamento; caminhões de lixo, sem lixo e apenas um com gente trabalhando; carros estacionados em cima das calçadas, e no final o cara larga o carro torto de qualquer maneira pra ir pegar a mulher. Brincadieras á parte, muito legal, me fez lembrar as corridinhas no PlayStation. Grande vídeo.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Já vi esse filme e a idéia foi copiada em um clipe de musica de um conjunto ingles que não me lembro o nome agora.

O filme é legal pacas.

Lelouch não mentiu. O som da Ferrari é sonoplastia pois não se ouve os bumps e humps dos pineus no asfalto, principalmente nos trechos de paralelepipedos. A rotação do motor é incompátivel com a velocidade alcançada (120 no máximo nas grande avenidas e algo entre 60 e 90 nos trechos mais sinuosos) Se fosse também uma ferrari com certesa não teria conseguido filmar de tanto que a camara iria tremer, o carro com certesa tem uma suspensão hidropneumatica ou similar. Nota-se isso quando ele passa pela calçada.

Mesmo assim é incrivel assistir esse filme numa tela grande, a sensação de velocidade que transmite é muito real e boa devido ao angulo da tomada (camara montada no parachoque dianteiro) que da a impressão de uma velocidade bem maior que a real. Sacada genial do autor.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Ah! Antes que esqueça; belo passeio em um domingo a tarde por Paris.

Perneta
Perneta
12 anos atrás

A gente fica com uma sensação totalmente diferente se assistirmos o vídeo sem o som.

guinter
guinter
12 anos atrás

Eu realmente acho que era ele mesmo, um piloto profissional não faria uma insanidade dessas. E outra, por uma loira dessas na chegada, quem nunca correu que atire a primeira pedra.

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
12 anos atrás

FG,
Há uns 2 anos, assistindo na MTV,vi um clipe de uma música com essa mesma idéia…A banda e a música são muito boas….Agora me fugiu o nome deles…
O interessante, é a falta da poluição visual…Muito mais agradável a panorâmica…E a ausências dos “arranhas-céus”,nos dando amplitude e liberdade em ver o céu.
Agora o áudio com as trocas de marchas,dá aquela vontade de dar uma tocada por Paris,neste “circuito urbano”…rs…

João O.
João O.
Reply to  RODRIGO FONT
12 anos atrás

Snow Patrol – Open your eyes usa esse filme no clipe… deve ser esse que vc viu.

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
Reply to  RODRIGO FONT
12 anos atrás

AAAA Sim… É Snow Patrol…Fiquei impressionado pela fidelidade das tomadas…Só num tinha a velocidade ! Mas os demais, é OK !!!

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
Reply to  RODRIGO FONT
12 anos atrás

Sobre o Snow Patrol,na verdade (pude conferir melhor agora)…foi utilizado o próprio filme do Lechouch. Não todo, mas foi !

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Bom comentar essa obra prima é muita responsa, mas vamo lá: O Lelouch, como o nome diz. é louco. As velocidades parecem altíssimas por causa de uma camera que filma perto do chão e o asfalto passando rápido amplia a sensação de velocidade, mas olhando as calçadas e os edifícios da pra ver que a velocidade é acima do transito, mas não tão acima.O som é real e a estória é muito boa. Ele cruzou a cidade para encontrar aquela loirinha, em alta velocidade, quem é que nunca fez isso?

victor freire
victor freire
12 anos atrás

outra coisa também é que lelouch diz diversas vezes que a velocidade em certos trechos foi superior a 200 km/h. mas uma análise detalhada do filme revelou que o carro manteve uma média horária incompatível, a princípio, com esse pico: 77 km/h.

victor freire
victor freire
12 anos atrás

a ferrari também pertenceria a lelouch e o som teria sido gravado quando eles fizeram o mesmo percurso poucos dias depois. também com lelouch no volante.

mas como você disse, é capaz de ele estar mentindo há 35 anos.

Flavio Mascarenhas
Flavio Mascarenhas
12 anos atrás

Oi Flavio.

Inclusive a banda Snow Patrol usou uma parte do curta para o videoclipe da música “Open Your Eyes”

http://www.youtube.com/watch?v=fk1Q9y6VVy0

marcelo salemi
marcelo salemi
12 anos atrás

se ele corresse em monaco senna não tinha ganhado tantas seguidas…

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Parte deste filme e usado no clipe de uma banda chamada snow patrol , musica de nome open your eyes

Mauro Trevellini
Mauro Trevellini
12 anos atrás

Feito!! Manda para o Bernie!! O circuito de rua que ele quer, na charmosa Paris!! Seria suceso mesmo!! Ultrapasagems no Champs Elises!! mas imagina o Vettel engrudado no Chandock nas ruas no bairro!! adoraria ese GP!!! Com charme de Ilha das Motos!! Bota no calendario e nao sai mas!! Abracos desde Mexico!! Um Uruguayo de Tacuarembó!!

Thiago Rocha
Thiago Rocha
12 anos atrás

E vale lembrar que não era uma simples Mercedes 450SEL, era uma 450SEL 6.9!! Sedan mais rápido do mundo àquela época.

Janus
Janus
Reply to  Thiago Rocha
12 anos atrás

Pois é. Aqui tem uma foto, pelo que me consta, Lelouch ajustando a câmera “on-board” na sua “Ferrari” alemã de três pontas:

http://imageshack.us/photo/my-images/26/taitunrendezvousmercede.jpg/

Eduardo S SP
Eduardo S SP
12 anos atrás

O tempo voa, Flavio

Lembro quando mandei esse video em 2006, e voce publicou aqui, junto com um breve texto meu com a suposta história desse filme

Inacreditável que já tenham se passado mais de 5 anos !

Lembro tambem que te mandei, e voce tambem publicou, aquela clássica batalha entre Senna e Mansell em Monaco 1992, narrada pelo Cleber Machado, e que tambem foi um sucesso do seu ainda nascente e jovem blog, com mais de 200 comentários em questão de horas

São boas lembranças, de um tempo que foi muito bom pra minha vida, em muitas areas, e que guardo com imenso carinho

Um forte abraço, e obrigado pelo seu trabalho !

Edu
São Sebastião, SP

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
12 anos atrás

Lembro quando você postou o video pela primeira vez. Ta na cara que o som não correspondia ao carro que estava andando. Percebi isso da primeira vez. Basta comparar a a velocidade do carro do filme com os demais que aparecem. Se ele estivesse na velocidade correspondente ao som, passaria os carros muito mais rápido. Mas enfim, o video é belo e merece aplausos.
abraços

emerson neves
emerson neves
12 anos atrás

Muito legal !
MAS por favor nao faça isso em casa.pode dar merda.
mais o video e show

Fernando Alniezi
Fernando Alniezi
12 anos atrás

Muito bacana e lunático esse filme! E ele serviu de inspiração alheia.
A banda Britânica, “Snow Patrol” se inspirou nesse filme do Francês para um de seus vídeo clips:
Open Your Eyes
http://www.youtube.com/watch?v=fk1Q9y6VVy0

Fernando Alniezi
Fernando Alniezi
Reply to  Fernando Alniezi
12 anos atrás

Se “inspirou”, diga-se, é o mesmo vídeo….

Alex
Alex
12 anos atrás

Neste vídeo o própio diretor explica como o filme foi feito
http://www.youtube.com/watch?v=XtOPgRUoxSc

Alberto
Alberto
12 anos atrás

O carro é um Mercedes mas foi dublado com som de Ferrari.

galileu
galileu
12 anos atrás

simplesmente alucinante, nem as cenas de bullit se comaram a isso, coitadas das pombinhas, o cara é muito bom.
hoje isso seria considerado, suicídio com o numero enorme de carros rodando por lá.
valeu o video.

Alex
Alex
12 anos atrás

Passeio turistico : Conheça Paris em oito minutos.

Olavo Taube
Olavo Taube
12 anos atrás

Será que algum pombo se feriu?

Jonathan Bau
Jonathan Bau
12 anos atrás

A velocidade nas imagens me pareceu incompatível com o som. Passava os carros parecendo meio lento, já a rotação do motor lá encima, se fosse mesmo a tal Ferrari, ia passar ‘voando’ pelos carrinhos !

Márcio Montechese
Márcio Montechese
12 anos atrás

O som da Ferrari, com as acelerações e reduções, ficou muito real, não? Também não duvido que ele esteja mentindo.

Vinny Barros
Vinny Barros
12 anos atrás

O grupo Snow Patrol utilizou uma parte desse vídeo como clipe da música Open Your Eyes. Sempre achei que tinham filmado para o clipe e estranhava os carros antigos nas ruas. Não sabia o filme era real.
O clipe do Snow Patrol começa aos 2:44min do filme e vai até o final. Boa música e bom vídeo!

Mas muito perigoso o que o tal Lelouch fez!

Abraços!

Paulo Silva
Paulo Silva
12 anos atrás

Bem interessante o filme,mas a sensação que tive é que o cineasta, em alguns momentos, aumentou a velocidade da fita para dar impressão de maior velocidade do carro nas ruas que tinham tráfego e retocou com o som de motor em perfeita sincronia. Essa sensação parece se confirmar pelo pequeno intervalo entre o acender e apagar das luzes das setas (pisca-pisca) de alguns carros, bem como quando aparece o caminhão de lixo com um tipo de giroflex.

Reinaldo
Reinaldo
12 anos atrás

Ë bom deixar claro que o carro não era uma comum MERCEDES 450 SEL qualquer. Era uma 450SEL 6.9 – Um espetáculo sôbre rodas. Um grande motor sôbre uma suspensão hidropneumática, que possibitou que o filme fosse realizado, sôbre as ruas de Paris daquela época.

giovenardi
giovenardi
12 anos atrás

Lelouch = LeLouco . rsrsrs .. 8 minutos de City Tour por toda Paris .. faltou passar por baixo da Eiffel

Rafa
Rafa
12 anos atrás

Tem uma banda chamada Snow Patrol que usou a metade final desse filme como um clipe.
Não sabia que tinha saído daí.

André Soler
André Soler
12 anos atrás

Achei irresponsável, achei maluco, mas me identifico com o filme! Isto porque acho que neste Brasil politicamente correto os que fazem o que querem estão cada vez mais escassos! Em nome das corporações e etc!!!

Carlos Santista
Carlos Santista
12 anos atrás

e depois de 30 anos, virou clip do Snow Patrol … e eu achando que a banda fez um vídeo incrível …

Fernando
Fernando
12 anos atrás

O clipe do Snow Patrol – Open your Eyes… foi feito com base nesse filme…

http://www.youtube.com/watch?v=fk1Q9y6VVy0

Andre Decourt
12 anos atrás

Acho que foi na mercedes, principalmente pela suspensão e altura da câmera, mas lembro que Lelouch tinha os dois carros na época. Mas duvido que fosse ele, ainda mais sev for na banheira da SEL. Por mim era um piloto mesmo, para topar a maluquice vou de Ickx