REVISTA #17 PARA SCHUMI 20

SÃO PAULO (deliciem-se) – Acaba de sair do prelo a edição #17 da Revista WARM UP. Para ler ou baixar em PDF, basta clicar aqui. Abaixo, um resumo do conteúdo deste mês. A capa é dedicada a Michael Schumacher — que exatamente hoje, 25 de agosto, completa 20 anos de seu primeiro GP.

A edição 17 traz na matéria de capa os 20 anos de Michael Schumacher na F-1. Amado ou odiado, o alemão é o principal nome da história da principal categoria do automobilismo com suas sete conquistas mundiais e suas 91 vitórias, além de tantos outros recordes. E para isso, Felipe Paranhos, Evelyn Guimarães e Felipe Giacomelli falaram com três pilotos que conheceram bem de perto o multicampeão: Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen e Felipe Massa. Villeneuve, aliás, é o personagem do mês da seção Grandes Entrevistas. Em sua passagem pelo Brasil, Evelyn conversou com o canadense em Interlagos e nele notou a paixão pelo esporte e a decepção com a política que impera na F-1 de pilotos em sua maioria sem personalidade. Mas Jacques admitiu que voltaria à categoria se fosse convidado.

Fernando Silva viajou a Sete Lagoas, em Minas Gerais, para acompanhar o que acontece em um rali de regularidade organizado pela Mitsubishi. E de lá saiu com a total impressão de que se trata de uma competição off-road propícia para a família brasileira.

A CBA, claro, não podia faltar: são 50 anos e festa de pompa, mas por outro lado, pilotos do endurance reclamam de que os campeonatos nem calendário tem e que mal troféu recebem. Pior: a entidade sequer responde quando é cobrada. A reportagem é de Juliana Tesser.

A vida de Raphael Matos mudou após a não classificação para as 500 Milhas de Indianápolis. Os planos do mineiro de seguir na Indy e as opções B, C e D são relatadas na matéria feita por Evelyn.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
12 anos atrás

Acho que se chutarem os “países baixos” do Schumacher esse Marcelo fica banguela!

ex alcoólatra
ex alcoólatra
12 anos atrás

Posso dar meu tesmemunho Gomes? Obrigado, essa é uma história-lição de vida!!!

Não gosto que falem mal do Schumacher porque ele me tirou do vício da bebiba! Ferrarista desde 83, começei a torce muito mais pela Ferrari quando Rubinho entrou para a equipe em 2000, só que começei a passar MUITA RAIVA com o Rubinho, e cada vez que passava raiva, mais eu bebia!

Era só o Rubinho dar uma pixotada na pista e logo tomava altas dose de “cavalinho rampante” com limão, bebiba de todo ferrarista com raiva:

Pra quem nunca viu, abaixo a foto da garrafa “cavalinho rampante”:

http://www.pingaiada.alfenas.net/fotoscolecao/10439.jpg

Em 2001 tomei uma ATITUDE, passei a torcer só para o Schumacão!!!

Parei de beber, esse alemão só me deu alegria…

Marcelo ao Cézar Augusto
Marcelo ao Cézar Augusto
12 anos atrás

“Senna, ao contrário de Schumacher, jamais será esquecido”

Ai que lindooooooooooooo, chama o Galvão…rs

Vai-se o piloto, mas ficam as estatísticas, daqui 50, 100 anos Schumacher vai ser lembrado SIM, ele vai continuar INCOMODANDO e MUITO, vai estar entre os primeiros(isso se não continuar o primeiro), mas Senna provavelmente vai estar lá pelo décimo lugar(risos), aparecerão outros pilotos com mais de 3 títulos e 40 vitórias! Raro mesmo vai ser piloto que consiga chegar as marcas do alemão. Lembre-se que ele trabalhou no carro e na equipe até chegar ao domínio, não pegou nada pronto pra ser campeão como Senna em 88, Mansell em 92, e Prost em 93. As gerações futuras vão estar preocupadas com os pilotos da ATUALIDADE, e cada vez mais os torcedores e pilotos vão querer bater o alemão nas estatísticas, quando alguém conseguir vai dizer que não foi fácil superar os resultados de Schummy, é aí que o alemão vai ser valorizado, tadinho do Schummy vai estar com uns 90 anos até lá…rs . É de fazer rir a ARROGÂNCIA das viúvas, elas não admitem que apareça outro piloto melhor que o “herói” nacional, já os alemães são mais espertos, se um dia Vettel for melhor que Schumacher, eles vão dizer que tem dois super pilotos na ponta da tabela. Aqui no Brasil a pachecada fica na guerra Piquet x Senna, enquanto isso, o torcedor alemão vence tudo na atualidade com Vettel, Brasil acabou pra F1, é a vez dos torcedores alemães se divertirem na F1, essas coisas deixam a pachecada ROXA DE RAIVA, paciência…tira a calça e pisa em cima!!!

Cézar Augusto
Cézar Augusto
Reply to  Marcelo ao Cézar Augusto
12 anos atrás

Mania que essas pensionistas do Schumacher têm de culpar Galvão/Globo por Senna ser ídolo mundial!

A frase de o alemão ser esquecido não é minha, é do villeneuve-filho!

Marcelo-Returns
Marcelo-Returns
12 anos atrás

Porque Piquet saiu da Lotus para a Benetton, estava difícil de acertar o carro e organizar a equipe? Não aguentou a pressão de algum membro dentro da Lotus? Lembrando que Piquet era número 1 na equipe Lotus e Benneton, já era assim nos tempos de Brabham. Com Prost aconteceu isso na Ferrari o francês não aguentou a pressão e até foi despedido, já Schumacher mostrou frieza na Benetton e Ferrari e colocava a casa em ordem…se o barco tava afundando Schummy ia junto, nunca pulou fora. O alemão tinha suas virtudes, cometeu erros, mas isso Piquet, Senna, Prost e Mansell também o fizeram, não existe “santinho” nessa história. Em termos de egoísmo e malandragem TODOS se equivalem, mas se quiser ser grande na F1 tem que ser assim, é dessa forma que ficam marcados para sempre, pelo bem ou pelo mal.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

É pra rir Gomes, como os pilotos eram arrogantes nos anos 80!!!

“Ele esta usando um carro acertado pelo Moreno e por mim. Quando tiver que fazer isso sozinho vamos ver se ele é bom”

Pois é, Schumacher CALOU a boca do falastrão Piquet, o alemão evoluiu SOZINHO sem precisar de companheiro para acertar o carro Benetton em 92/93, chegou aos títulos em 94/95, lembrando que, na época R.Byrne e R.Brawn não eram conhecidos como “magos”, mas o mesmo Piquet já contava com Murray na Brabham, pra quem não sabe Murray era o Newey da época. Depois Schumacher largou a mesma Benetton que vencia TUDO, para correr de Ferrari-LIXÃO em 96, foi R.Brawn quem convenceu Schumacher a ir para a Ferrari e não o contrário como muitos falam, já no primeiro ano o alemão emplacou 3 vitórias históricas em cima das super Williams. Detalhe, a Ferrari só conseguiu 2 vitórias entre 91 e 95, o alemão SOZINHO venceu 3 em 96, e quando o carro quebrava Schumacher assumia a culpa dizendo que talvez sua pilotagem poderia ter quebrado o carro, claro que ninguém acreditou, a Ferrari sempre teve ponto fraco em confiabilidade, mas com o trabalho do alemão junto a equipe as coisas iam mudar radicalmente. Schumacher assumia a responsabilidade para não deixar a equipe entrar em crise, já Rubinho botava a culpa no mundo…

Schumacher evoluiu a Ferrari em 96, e fez o mesmo depois que a equipe perdeu rendimento em 05(o carro era um lixo, mas por culpa da mudança de regulamento), o que Schumacher fez? Continuou na equipe e novamente colocou a Ferrari no topo em 06 brigando pelo título vencendo 7 corridas.

Fica a pergunta:

“Porque Piquet não ficou na Brabham em 86/87/88 quando a equipe caiu de nível técnico, será que foi porque a equipe perdeu o “mago” da época Gordon Murray?”

Murray tinha se transferido para a Mclaren e foi o responsável pelo carros de 88/89, ou seja, Prost e Senna dependeram também de um “gênio” para fazer um carro veloz, mas a pachecada só fala que Vettel vence graças ao Newey.

Essa é a diferença do alemão, quando o carro ficava ruim ele não MUDAVA de equipe, trabalhava para colocar ela no topo novamente. Piquet venceu dois títulos na Brabham merecidamente, mas depois foi pelo mais FÁCIL, quando o carro já não rendia para disputar título a partir de 84/85,simplesmente se mudou para a Williams que estava em alta no final de 85.

Na Williams Piquet fazia tudo(como fez na Brabham), isso é fato, mas assim como Alonso em 07, não suportou dividir a equipe com um piloto que dava trabalho, no caso Mansell. Se Alonso foi chorão na Mclaren por não suportar Hamilton, Piquet foi chorão na Williams por não suportar Mansell.

Lembrando que Piquet na Lotus em 88/89 passou SUFOCO semelhante que Schumacher esta passando na Mercedes, só que Piquet estava no áuge de carreira, Schumacher ficou 3 anos parado. Se Bruno Senna admitiu que ficar meses sem correr vai fazer diferença em relação aos pilotos do grid, imagina Schumacher que ficou 3 anos parado.

Metem o pau no Schumacher, mas Piquet, Senna, Prost e Mansell também tinham pontos fracos.

Piquet só foi grande piloto até 87, depois não fez mais nada relevante, quando vencia na Benetton era porque os outros abandonavam, como grande acertador de carro não vingou na Lotus e Benetton, isso é fato.

Senna era rápido, mas nunca levou uma equipe inferior ao título, na Lotus ficou 3 anos e o carro nunca melhorou, fez 15 poles em 85/86 GRAÇAS ao espetacular motor de treinos que tinha 100 cv a mais que a concorrência, sem esse motor fez apenas 1 pole em 87. Na pilotagem Senna também tinha pontos fracos, era fraco de largada, e muitas vezes se mostrava um piloto afobado jogando várias vitórias fora, em 89 fez uma temporada HORRÍVEL, cometendo vários erros, Prost deu uma AULA de regularidade no brasileiro , por merecimento e competência Prost mereceu o título de 89, já tinha feito o mesmo em 88, mas Senna foi campeão GRAÇAS aos descartes, esta aí uma coisa que Schumacher nunca dependeu, regulamento a favor para ser campeão.

Prost assim como Piquet sabia muito de acerto de carro e estratégia de corrida, mas Prost também sempre deu SORTE de pegar equipe no TOPO, na Renault em 81/82/83 a equipe era de ponta, na Mclaren entre 84 e 89, no geral só pegou foguetão, mas Prost sabia dar estabilidade a equipe, exatamente como Schumacher fez na Benetton e Ferrari.

O problema de Prost foi o mesmo de Alonso em 07 e Piquet em 87, quando teve que dividir equipe com outro piloto veloz(Senna), começou a reclamação, assim como Piquet na Williams choramingava que o companheiro era FAVORECIDO na equipe. ÉÉÉÉ minha gente naquela época eles também reclamavam do companheiro ser FAVORECIDO, isso ninguém lembra. Fora o egoísmo de querer a equipe só pra sí, na pista Prost na chuva era um FIASCO, pior até que D.Hill, basta ver onde Hill e Prost terminaram os GPs do BRA e EUR 93, Prost ficou atrás de Hill nessas duas corridas com chuva.

Na Ferrari, Prost conseguiu brigar pelo título, mas em 91 não aguentou a pressão, chamou o carro de “caminhão” de tão lento que era, e detalhe, Alesi que era a revelação na época, já dava trabalho para o francês na Ferrari, Prost até reclamou de Alesi ser favorecido no começo de 91. E o que Prost fez? Só voltou a F1 em 93 sabendo que ia ser campeão com um carro muito superior, e dessa vez Prost nem desenvolveu o carro Williams, já pegou ele todo PRONTO para ser campeão, Schumacher pelo menos em todos os títulos evoluiu o carro até o domínio.

Mansell é o mesmo caso de Senna, na pista era veloz, mas afobado, nunca conseguiu trabalhar uma equipe em posição de inferioridade até o título. Na Lotus ficou 5 anos e era apenas um piloto mediano, o inglês só ficou bom de corrida em 85 contando com um bom carro, em termos de campeonato, Mansell era fraquíssimo, perdeu 3 e ganhou somente 1, com um carro muito superior que ele também não desenvolveu.

Dizem que Schumacher pegou pilotos fracos, D.Hill perdeu os títulos de 94/95 para somente ser campeão em 96, mas Prost também perdeu 2 títulos (83/84) para depois ser campeão batendo um mediano Alboreto em 85, em 86 foi campeão sem adversários, como acontece com Vettel em 2011.

Acho que piloto fraco é o Rubinho que FALAVA MUITO, mas quando teve carro para ser campeão FRACASSOU em 09. Hill pelo menos fez o básico em 96, bateu seu companheiro de equipe, Rubinho nem isso fez em 09. Hill foi campeão com um carro superior, mas Clark também só foi campeão com um carro muito superior GRAÇAS ao “mago” Chapman, quando a disputa era equilibrada Clark não conseguia títulos.

Piquet fala muito, mas nunca venceu um campeão na briga direta por um título, foi campeão 3 vezes em cima de pilotos que até então nunca tinham sido campeões:

1981-Reutemann, Lafitte
1983-Prost, Arnoux
1987-Mansell

Nem mesmo Fangio venceu campeões em disputa direta por título, sei não…falam muito mal dos feitos de Schumacher, mas esquecem os pontos fracos dos grandes pilotos do passado. Schumacher pelo menos bateu Hakkinen na “nega” pelo Tri em 2000, e Hakkinen pelo menos em termos de campeonato é melhor que Mansell, não jogou nenhum campeonato fora, e em 2000 estava no áuge, mas foi vencido por Schunmacher.

O alemão não precisa ser o mais lindo, o mais maravilhoso de todos os tempos, só o fato de INCOMODAR, já é motivo de satisfação, e como incomodou esse alemão.

Schumacher esta se lixando se é o melhor de todos ou não, pra ele tem coisa mais importante que isso, viver o momento, estar vivo fazendo o que gosta, trabalhando com a equipe novamente tendo o desafio de tentar levar a equipe ao sucesso, a RBR levou 5 anos para chegar ao topo, mas só começou a vencer quando teve Vettel no volante, portanto Newey também dependeu de um grande piloto. O mais curioso é ver Schumacher dando boas risada pelo paddock, enquanto Rubens e Massa ficam com cara fechada. Schumacher aos 42 anos não tem mais obrigações, algum piloto foi campeão depois dos 40 na era moderna na F1? Não aconteceu…

* Matéria brilhante do Schumacher no warm up, parabéns pelo profissionalismo!!!

prez
prez
12 anos atrás

Não há como deixar passar sem comentar o belo design da revista. Belíssima capa!

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Achei estranho a Evelyn perguntar ao Villeneuve se ele tinha mágoa do Peter Sauber, por causa da sua demissão em 2006… Não foi o Sauber que o demitiu, e sim o Mario Theissen, não? No mais, grande entrevista, que confirma uma suspeita que eu tinha: Jacques tem uma relação de amor e ódio com a F1, mas a sua paixão por guiar um carro da categoria é maior. Bem que poderia voltar… rs

Cézar Augusto
Cézar Augusto
12 anos atrás

E esse depoimento do Jacques sobre Schumy, vale?

http://www.guardian.co.uk/sport/2006/aug/17/formulaone.sport

“Senna, ao contrário de Schumacher, jamais será esquecido”

Lucas
Lucas
Reply to  Cézar Augusto
12 anos atrás

Você realmente acha que Schumacher será esquecido?

Independente de quem seja o melhor, falar isso é um absurdo.

Alex Montenegro
Alex Montenegro
12 anos atrás

Por que o espanhol na capa?

Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

Flávio,ótima revista e ótimos comentários.Quem entende e tem sensibilidade logo percebe quem é muito bom.Pena que tantos até hoje não querem ou não conseguem enxergar a verdade:o velho realmente é extraordinário.

Cézar Augusto
Cézar Augusto
12 anos atrás