SENNA & PROST VERSÃO 2011

SÃO PAULO (menos…) – Jenson Button fez uma interessante comparação da dupla atual da McLaren, ele e Hamilton, com a mais explosiva de todos os tempos, Senna & Prost, que dividiram os boxes maclarianos por duas temporadas, em 1988 e 1989.

Para Button, ele faz o papel do francês, mais cerebral e conservador, e Lewis é a reencarnação de Ayrton, aguerrido, atirado, combativo.

Faz algum sentido, embora ambos, Button e Hamilton, ainda tenham de comer bastante feijão para alcançar aquilo que Senna e Prost conseguiram. É até covardia comparar os números:

SENNA + PROST
92 vitórias
186 pódios
98 poles
60 melhores voltas
7 títulos

HAMILTON + BUTTON
27 vitórias
76 pódios
25 poles
14 melhores voltas
2 títulos

Claro que os dois ainda têm muita estrada pela frente, mas é difícil imaginar que cheguem tão longe. De qualquer forma, é louvável a política da McLaren de procurar ter sempre bons pilotos e liberá-los para competir. Do ponto de vista “corporativo”, pode não dar certo sempre. Mas do ponto de vista esportivo, sem aspas, pode-se dizer que é disso que o povo gosta.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso Vedovato
12 anos atrás

Impressionante é o Shumacher ter sozinho, números praticamente iguais aos de Senna e Prost, juntos.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

(complementando)

Eu acho injusta a comparação com Ayrton e Alain. A dupla atual é muuuuuito mais empolgante.
E digo porque. Senna, depois que se transferiu para time de Ron Dennis não era nem a sombra do piloto que enchia os olhos em seus tempos de Lotus e Toleman. Talvez porque tenha descoberto que seu estilo aguerrido talvez não fosse o caminho para levantar um caneco, o Ayrton que pilotava o carro da Marlboro não passava metade da emoção
daquele que vimos torear a chuva em Monaco 84, fazer um belo strike na largada em Nurbur 84, arrepiar até bater no muro em Detroit 85, não deixar ninguém dormir em Adelaide 85, trazer o carros nas pontas dos dedos duelando com Mansell em Jerez 86 e até ser co-protagonista do antológico Hungaroring 86.

Já Lewis foi campeão mundial do jeito que ele é, e talvez por isso, felizmente, ainda vemos um piloto em estado puro até hoje. É o único que pode ser comparado ao eterno Gilles.

Sejamos sinceros, que graça tinha no Senna/Marlboro quando ele largava na pole, abria os famosos dois-segundos e administrava até a linha de chegada? zzzzzzzzzz

Já comparar Jenson com Prost é covardia. O francês é o expoente máximo da monotonia, sem nenhum GP que eu me lembre de uma manobra ousada dele (talvez a rodada na volta de apresentação em Imola?). Apenas sua covardia quando chovia.

Ron Dennis está muito mais bem representado agora.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Eu pessoalmente gosto mais da dupla JB/LH que a AP/AS. A tocada de JB é mais bacana que a sonolenta de AP, a AS, depois que saiu da Lotus, perdeu metade da garra. LH continua o piloto mais próximo de Gilles que os asfaltos da Europa já viram.

Kleber Danoli
Kleber Danoli
12 anos atrás

Chegam no tornozelo… Mas esse tipo de comparação é meio injusta, o carro da McLaren de 1988 era uma coisa de louco. O ideal seria se os dois pilotos tivessem pilotado juntos a Brawn de 2009, por exemplo. Mas que bom que estamos perdendo tempo em comparações entre mais pilotos, Vettel, Alonso, Button, Hamilton… tava chato qdo só tinha Senna x Schumacher

eduardo
eduardo
12 anos atrás

a história de que a mclaren promove a concorrência entre pilotos é lenda. Vejam se não o que aconteceu com alonso e hamilton. A equipe começou a temporada favorecendo o espanhol (lembrem de monaco), e terminou claramente apoiando o inglês, incluindo aquela incrível reclamação do hamilton na turquia contra o próprio colega de equipe. Igualdade com Ron Dennis? Nem tanto…

Alexandre Garrincha
Alexandre Garrincha
12 anos atrás

Porque não comparar também com a “superdupla” de 1979, John Watson e Patrick Tambay? Ficaram em 7º no campeonato de construtores, com louváveis 15 pontos, todos do britânico Watson (a comparação parece ridícula, mas é só pra ilustrar: outros carros, outros concorrentes…). Bom, só pra completar: Button foi feliz na comparação, já que continua sendo uma equipe de ponta (não tão escancarada quanto em 1988) e a situação interna é parecida: Um piloto mais cerebral e um mais explosivo. Agora ficar botando números não tem sentido, ainda mais se for pra colocar em períodos em que eles não eram companheiros de equipe.

Guilherme Bauru-SP
Guilherme Bauru-SP
12 anos atrás

Não se trata de o povo gostar ou não, mas essa ideia da Mclaren é td que o esporte precisa.
Abraços.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

É complicado comparar… Os dois atuais pilotos da Mclaren são ótimos, mas não têm um carro tão dominante como os dos mais antigos.
Na minha lista de pilotos top, coloco o Hamilton lá perto do francês e do brasileiro.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
12 anos atrás

Não dá para comparar. A McLaren, nos dois anos em que poderia ter ganhado o campeonato com uma antecedência de 1000 corridas, optou por deixar seus pilotos se matarem no paddock. Resultado: a maior disputa já vista dentro de uma mesma equipe na história. A coisa era tão gritante que eles ficavam disputando sozinhos – as diferenças entre eles e o resto chegavam a um minuto, 40 segundos. Além disso, foram dois do top 5 da história dentro da equipe – o que não é pouca coisa.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Só esqueceram de um DETALHE, Senna e Prost deram SORTE de ter um carro de “outro mundo” em 88/89, Button e Lewis não deram essa TREMENDA sorte, isso faz MUITA diferença nos números!

Sem o motor Honda a Mclaren faria os mesmos números em 88/89? Compare o que fez a Mclaren em 87, vencer corridas com o mesmo Prost era complicado usando o motor TAG Porsche P01 V6 Turbo!

Esse motor Honda fez muita diferença em nos anos 80 na Williams e Mclaren!

Senna seria capaz de fazer as 15 poles em 85/86 sem o fantástico motor de classificação que tinha 100 cv a mais na Lotus? Esses detalhes RELEVANTES, ninguém nota…sem esse motor Senna só fez 1 pole em 87.

Fera mesmo foi o Schumacher que ajudou desenvolver Motor/Câmbio/Chassi da mesma marca(Ferrari) e atingiu números fantásticos, só vitórias foram 72, um recorde que dificilmente vai ser alcançado.

Trocar de motor quando ele fica fraco é FÁCIL, queria ver Senna e Prost fazer os mesmo números com o mesmo motor Porsche de 87. Prost já tinha dado sorte em pegar um baita carro entre 84/85/86, nessa época o motor Porsche fazia a diferença. Já Schumacher sempre começou por baixo e foi evoluindo até chegar ao domínio, aconteceu isso na Benetton e Ferrari…

Gustavo
Gustavo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

É isso mesmo Marcelo Senna e Prost não tiveram mérito nenhum, Schumacher que tem alías vc poderia me explicar pq ele também não ganhou em 92 e 93?E de96 a 99?Ah tá deve ser pq ele não tinha o melhor carro, igualzinho Senna e Prost em 87.
Impressionante nego distorcer números e fatos para prevalecer sua opinião. Em raríssimos casos na história da F1 o campeão tinha um equipamento inferior de seus adversários.

Alejjandro
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

E você só esqueceu um detalhe: qual o motor atual da McLaren? Cosworth?!?

Hunpf…

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

nem a corina ama tanto o alemão como esse marcelo, brinncadeira
na casa dele tem um altar com a imagem de são shumacher.
idolatria tambem tem limites.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Senna e Prost não tiveram mérito nenhum?
Ah, então, se eu colocasse as minhas avós elas ganhariam tudo! É isso que você quer dizer?

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Opa, em nenhum momento o Marcelo quis tirar o mérito de Senna e Prost! Ele só expos um fato, o de que o carro da McLaren era fantástico. Depois relatou outro fato, o de que o chumacher não pegava carro pronto, desenvolvia com a equipe.
Isso não tira mérito de ninguém.
O fato mais importante é que bom mesmo era o Piquet que ganhou campeonato guiando três carros diferentes, usou o 4 cilindros BMW que era um canhão mas tremia mais que gol batedeira e pouco se lixava se davam m´perito a ele ou não, se elogiavam ou não. Ainda ganhou 100 mil doletas do Bernie quando o Senna foi testar o carro da Brabham e não conseguiu andar no mesmo segundo que o Piquet.

wag
wag
12 anos atrás

Acho que nomparativo entre “abraços”, talvez a dupla atual ganhe…

wag
wag
Reply to  wag
12 anos atrás

comparativo, quis dizer

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Bobagem pura!
Humildade zero!

Guilas
Guilas
12 anos atrás

Apesar de pessoalmente julgar que Senna, Prost e Schumacher (bem como Piquet, Fangio e Clark) estejam no mesmo patamar. Pensei a mesma coisa quando vi os números. Eheh.

Aliás, gostaria mto de ver o Schumacher vencer novamente e ampliar os seus recordes.

Abraço.

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Eu acho a dupla Alonso-Hamilton de 2007 melhor do que esta atual da McLaren, só perde mesmo para a de Senna e Prost.

Clebio Junior
12 anos atrás

É complicado fazer este tipo de comparação porque tem que considerar a máquina que cada dupla possui e a qualidade da concorrência. 88 por exemplo foi um verdadeiro bullying com as demais equipes.

João
João
12 anos atrás

Sei que não tem nada a ver, mas gostaria de comparar os números de Senna + Prost com os de Michael Schumacher.

SENNA + PROST
92 vitórias
186 pódios
98 poles
60 melhores voltas
7 títulos

Michael Schumacher
91 vitórias
154 pódios
68 poles
76 voltas mais rápidas
7 títulos

Um acinte, esse alemão.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
Reply to  João
12 anos atrás

A diferença está em 3 coisas: quantidade de corridas, companheiros de equipe na fase áurea e adversários. Se Schumacher corresse 90% nos anos 80, teria no máximo 1título, e olhe lá.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  João
12 anos atrás

Rafael, seu cometário está um tanto equivocado, pois o senna só conseguiu 1 título nos anos 80 e com um carro pra lá de fora de série, daí o disparate em relação a poles e vitórias em dois anos! Fora que comparar o Hakkinen com o Mansell por exemplo não dá, pois o Hakkinen era inteligente e o Mansell era arrojado, porém burro. Depois dizer que o Alonso não foi um adversário duro, seria o mesmo que dizer que o prost era fraco. Fora que no quesito companheiros de equipe, dizer que o Berger foi combativo é uma piada.
Informe-se melhor e seja menos emocional no comentário, assim , tentando desqualificar um multicampeão, vai acabar passando vergonha.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Ao menos assim a equipe esta sempre em evidencia, pois todos sabem que lá o circo pega fogo.

Casagrande
Casagrande
12 anos atrás

isso porque o Senna morreu, senão ai sim seria muuuuuita covardia.

Rafael Casagrande
Rafael Casagrande
12 anos atrás

Acho que Vettel e Alonso seria uma verdadeira megaton!!!

Marcos
Marcos
12 anos atrás

Muito bom ver dois carros da mesma cor trocando de posição várias vezes…
Sejam eles prateados ou taurinos… Já os vermelhos…

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Marcos
12 anos atrás

Quem disse que os vermelhos não trocam de posição ? Sempre fazem isso logo na largada, quando o de número #5 invariavelmente passa o de número #6 (claro, isso quando o o segundo larga na frente do primeiro), ou também quando o engenheiro transmite pelo rádio a mensagem ” (…) Fulano is fasther than … “

luiz mendes junior
luiz mendes junior
12 anos atrás

No caso da Mclaren, a competição funciona bem em virtude de, apesar de competitivos e bons, os dois pilotos serem muito diferentes um do outro. Dois caras como o Hamilton numa mesma equipe, algo tipo Hamilton e Vettel, ou Hamilton e Alonso, ou Vettel e Alonso, provavelmente não funcionaria tão bem.

Alejjandro
12 anos atrás

Flávio, belo post!

Mas, infelizmente, essa comparação é injusta.

Agora… veja o que eu contabilizei abaixo. Talvez seja mais realista.

========================================
SENNA + PROST (88/89)

em 32 corridas

25 vitórias (78,13%)
43 pódios (44,79%)
15 poles (93,75%)
10 melhores voltas (56,25%)
2 títulos mundiais (100%)
2 vice-campeonatos (100%)

========================================

HAMILTON + BUTTON (10/11 – em andamento)

em 30 corridas

9 vitórias (30,00%)
25 pódios (27,78%)
1 pole (3,33%)
9 melhores voltas (30,00%)
0 títulos mundiais (0%)
0 vice-campeonatos (0%)
========================================

Baseado em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1988
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1989
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2011

Abraço!

Alejjandro
Reply to  Alejjandro
12 anos atrás

Corrigindo o número de poles de SENNA + PROST = 30 (em 32… covardia, né?)

Alejjandro
Reply to  Alejjandro
12 anos atrás

Nossa, tou ruim hoje… e o de Melhores Voltas de SENNA + PROST = 20

(é que eu tava contabilizando no notepad, aí fui usar o Excel pra gerar as porcentagens, e esqueci de atualizar os absolutos) :-P

Allan
Allan
12 anos atrás

Interessante seria comparar os números das duas duplas enquanto na McLaren, muito embora ainda assim a diferença permaneceria abissal entre o que Prost+Senna conquistaram – lembrando que eles tinham o melhor carro em 88 (assim, disparado…) e em 89 (com a Ferrari bem perto). No ano passado, a Red Bull tinha o melhor carro, e McLaren e Ferrari brigavam a 0,5s atrás, ta qual se tem visto neste ano.

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Gostaria muito de ver uma dupla Vettel + Raikkonen!

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Danilo
12 anos atrás

Uma surra do Vettel pra cima do finlandês, na certa.

RaulSN
RaulSN
12 anos atrás

Liberar os pilotos por não dar certo SEMPRE, mas dá errado poucas vezes. Não tem prejuízo para a equipe, o “lucro” é bem maior.

Felipe Menhem
12 anos atrás

A primeira dupla largou 360 vezes e a segunda, 282. Nos números vai ser difícil bater.

Reinaldo Silveira
Reply to  Felipe Menhem
12 anos atrás

Certo Felipe, faltariam só 78, insuficientes para sequer chegar perto, especialmente em uma McLaren que não tem o mesmo domínio de 88/90. Claro que eles ainda poderiam se bandear para Red Bull e Ferrari no futuro, mas os números (e a imensa qualidade) de Senna/Prost não serão alcançados pelos ótimos pilotos Hamilton/Button.

Felipe Menhem
Reply to  Felipe Menhem
12 anos atrás

Era isso que eu queria falar, Reinaldo. ;)

FabioCWB
FabioCWB
12 anos atrás

Antes que as viuvas tenham xilique, achei bem legal a comparacao. Pena que a McLaren nao e’ a mesma.

Salve – Fabio

charly
charly
12 anos atrás

Que menino humilde…ZERO!