SMOKE IN POÇOS (3)

POÇOS DE CALDAS (pena que acaba) – Já da janela do salão onde tomávamos café da manhã, vi a traseira arredondada, as quatro lanternas Lucas, a faixa preta atravessando o branco impecável. Chegou o Malzoni II, restaurado pelo Kiko, filho de Rino, o criador de um dos mais espetaculares esportivos do mundo, que virou Puma-DKW, que virou Puma VW.

O Malzoni II, de chapa, fez quatro corridas com o Marinho, todas em 1964. Venceu uma delas. É uma espécie de Santo Graal. Ficou desaparecido por 40 anos. Hoje está a coisa mais linda do mundo.

Prometia, o começo do sábado em Poços.

E foram chegando mais alguns fumacentos, e outros, e outros, e no auge contamos 94 DKWs e um Gerdolino na frota dois tempos. 95 carros, uma marca histórica, fora alguns avulsos (o Candangão V8, um Puma VW, a Simca do Vigilante). Não bateu nos 100, sem problema. Meta para o próximo mantida.

Antes do almoço teve palestra sobre Trabants, e depois fiquei vagando entre os carros, parando aqui e ali, conversando o tempo todo com todo mundo, aprendendo um monte.

No meio da tarde chega o Marinho com toda sua família. Quando viu o Malzoni II, quase morreu de emoção. Dirigiu o carro, puxando a fila de uma carreata fumacenta pelas ruas da cidade onde venceu sua primeira corrida, em 1959. Foi, também, a primeira vitória de um DKW numa prova de caráter nacional.

Juntaram-se ele Kiko Malzoni e Crispim, e fotos, vídeos, autógrafos, uma tarde memorável. Depois chegaram Bob Sharp e Jason Vôngoli.

Se der, vejam o álbum de fotos no facebook, aqui. Vejam as cores, os carros, as pessoas, a alegria que é um encontro como este. Na carreata, coloquei um garotinho de dois anos do meu lado no Gerdolino. O moleque é doido por Trabant, não me perguntem por quê. Felipe, seu nome. Seus pais e o irmãozinho de colo foram atrás. Ele pegou no sono, mas depois, no fim da tarde, veio dizer obrigado e me deu um beijo na bochecha. Figurinha.

Daqui a pouco vamos homenagear o Marinho. Depois tem um baile, depois vamos todos para casa. Alguns hoje, muitos amanhã pela manhã. É que o Blue Cloud é um encontro de carros que andam. Dos 95, contei apenas 15 que não vieram rodando. 80 saíram de todos os cantos do país para a nona edição desta maluquice total. Vieram de Brasília, BH, Curitiba, SP, Rio, Rio Grande do Sul, no final contamos participantes, com e sem carros, de 11 Estados!

Demais, isso aqui. Ninguém entende por que tanta gente gosta tanto de um carro que deixou de ser produzido há 44 anos. É um encontro de apaixonados, não de colecionadores. Isso explica. Um bando de doidos, doidos adoráveis.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
12 anos atrás

Lindas as cores dos DKWs.

Alexandre Linhares
Alexandre Linhares
12 anos atrás

Perdi mais esse Blue Cloud. Compromissos… é a vida! Mas certamente será o último que deixo de ir! Abraço a todos colegas 2T!

TNK
TNK
12 anos atrás

FG,
vi voce e seu possante na marginal pinheiros, achei muito legal…

Luís Augusto
12 anos atrás

Flávio, é irmãozinho…
Obrigado por tudo e parabéns pelo sucesso!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luís Augusto
12 anos atrás

Corrigido!

maurício morais
12 anos atrás

Maravilha, vida longa ao Blue Cloud.

Ney Prates
Ney Prates
12 anos atrás

Pô, Flávio, não consegui abrir o link do face book. As fotos devem estar o máximo. Estive, há três anos, no encontro de Caxambú, aquele que teve também os Passat. Foi sensacional, revi antigos amigos e companheiros, dos tempos do autódromo do Rio. Marinho, Crispim, Bird, Amaurí, foi a glória. Pude conversar de novo com meu ídolo de juventude, o Caipira, que glória! Queria ir nesse, porém o trabalho não deixou. Vou tentar lhe enviar um pedido de amizade pelo face book, para poder acessar as fotos. Um abraço.

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

Adoro esses eventos, principalmente quando notamos que conseguimos resgatar uma época que passou pelo tempo…Parabéns negada!!!!!

Benedito Domingos
Benedito Domingos
12 anos atrás

A principio eu fui para fazer um trabalho de locução, porém com o desenvolvimento do evento, fui observando que este “Malucos” por DKW Vemag, são realmente “malucos” a ponto de contagiar o público, e eu como um mero admirador fiquei também pasmo com tantas histórias de família, Romances, amor e casamentos tendo como principal responsável o amor pela DKW, e isto foi muito marcante. O Ápice do encontro, onde minha adrenalina confesso que também ficou alterada, realmente foi o passeio realizado na cidade onde relembramos uma história de 1958 aqui mesmo nesta linda cidade onde o Marinho ganhou com sua DKW preta, nas ruas da cidade. O encontro de Marinho, Kiko e Crispim coroou a festa, e para dar um toque todo especial, um turista que feio me perguntar sobre o evento, me confessou o amor pela marca, e quando foi entrevistado este turista que chegou sem saber de nada era nada mais nada menos que o Sr. Mário Nava, líder de pinturas da DKW Vemag entre os anos 1958 e 1967, depois se transferiu para a VW onde ficou até 1969. Eu só tenho a agradecer pelo convite que me foi feito para participar deste grande evento que marcou um importante ponto na História de Poços de Caldas. Muito Obrigado pelos momentos felizes que passei junto com a família Dekaweana.

Eder Casagrande
Eder Casagrande
12 anos atrás

Sensacionais todas as fotos!!! Ia ir com as crianças pra ver o Gerdolino de perto, mas não deu… Tive um trabalho de ultima hora, e fiquei na vontade.

Todos os carros estão lindíssimos. Parabéns a todos os donos!

Sergio stanislauskas
Sergio stanislauskas
12 anos atrás

O Malzoni “de chapa” ficou absolutamente lindo. A foto do Marinho, Crispim e Kiko é emocionante pelo que ela representa neste capítulo bem sucedido da preservação da história do Automobilismo Brasleiro. Parabéns ao Kiko pela iniciativa e perseverança em reunir exemplos dos carros projetados pelo Rino Malzoni. Não menos importante neste carro é o trabalho de restauração do André Valente. Parabéns a todos.

Edson Del Rio
Edson Del Rio
12 anos atrás

Pessoal da fumaça, é mais do que a hora de fazer um museu dois tempos para celebrar essa espécie em quase extinção. São as Dekas, nas 4 rodas, e nas duas a lista é longa, além de que, para ser justo, não podemos esquecer do Detroit da GM, que também foi um 2T nacional (que muitos desejam que caia no esquecimento). Necessitamos, como nação, de mais museus em nosso solo, para resgate de nossa memória. Senão, tudo termina em esquecimento. . .

smoker
smoker
12 anos atrás

…olha só a barata que foi achada desfigurada com frente e trazeira de Puma, mas com o painel original!!!!! e que foi reconstruida com base numa foto. …um belíssimo trabalho!

FabioRogeriFlorenzzo
FabioRogeriFlorenzzo
12 anos atrás

Fim de semana historico,lamento por nao poder ir Flávio,pois ainda nao possuo meu DKW só o Laika por enquanto,me adicione no Facebook por favor quero ver mais fotos desse encontro fantastico que pretendo estar no proximo,alias,nossos russos merecem um encontro tambem o que você acha?vamos nos mobilizar companheiros!!!!Forte abraco !

Rodolfo Reis
Rodolfo Reis
12 anos atrás

Moro no Rio, mas nasci aqui em Poços! Estive no evento todos os dias! Foi algo extraordinario….

Eu nao conhecia muito bem os motores 2 tempos de 3 cilindros, o ronco deles eh lindo, apaixonante e uma paixao com classe, literalmente.

Meu pai, ja com 57, ficou aos prantos ao enviar uma foto minha com o Inspetor Carlos no Sinca! Relembrou momentos incriveis de sua infancia e que marcaram sua vida para sempre…

Ao me despedir do evento tive o prazer de trocar 1/2 duzia de palavras com o FG! Obrigado pela atencao e ja mandei seu abraco para o Thiago Amorim!

Agora tenho um grande problema, vou ter que comprar um Vemag, o mais rapido possivel….

Grande abraco a todos

Carlão
Carlão
12 anos atrás

Putz, o Marinho tava aí ??? O Cara é uma lenda do automobilismo nacional… uma automobilismo que a vergonhosa CBA cada dia enterra mais fundo…
Que carrinho lindo na foto….

Emerson Dias
Emerson Dias
12 anos atrás

Simplesmente S E N S A C I O N A L, até postei minha foto, no facebook, que saiu no blog na categoria “álbum sobre rodas (de família)”. Valeu

Valente
Valente
12 anos atrás

Essa foto do Marinho, Crispim e Kiko é histórica! Um fim de semana para ser lembrado.
Algum plano de juntar Pumas e Passats de novo em encontros futuros? Se rolar e eu tiver liberado, quero ir de novo.
Aproveita bem aí e valeu as fotos. Abraços!