ARRIBA

SÃO PAULO (e tempo, onde arruma?) – Bom dia, macacada. Como passei a quinta-feira toda na estrada, vou ver o que dá para fazer neste blog deixado às traças horas a fio… Mas foi uma viagem por causa nobre, creiam.

Primeira de hoje: um resumo dos testes de Pérez e Bianchi em Fiorano. Está tudo aqui. Claro que qualquer avaliação a distância, e tomando tempos de volta por base, não quer dizer nada. Quem sabe o que está fazendo com ambos é a Ferrari. E podem ter certeza que cada gesto de cada um foi notado por alguém, porque a equipe está mesmo preparando gente para o futuro.

Algo que chamou a atenção é que os dois moleques passaram horas em simuladores e em reuniões com engenheiros. Como se diz no Twitter, “significa”…

Não se trata aqui, claro, de demitir Massa antes do tempo. Mas parece óbvio que o time tem planos para além de 2012. E demitir Alonso não faz parte deles. Felipe precisa se esforçar muito para reconquistar a confiança da cúpula de Maranello.

(Adoro escrever “cúpula”. Quando jornalista não sabe a quem atribuir declarações, ou quer chutar alguma coisa, usa “cúpula”. Desconfiem sempre que alguém escreve “cúpula”.)

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Cúpula? De AbAJUR?

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

É certo que o Felipe Massa sairá no ano que vem, isso por que ele esta dominado por Fernando Alonso e o pior ainda que ele nem deve subir ao podium esse ano e com certeza perdera pela terceira vez consecutiva para o Alonso no ano que vem e sem ameaçar ou encarar o seu parceiro de equipe e com isso sairá desvalorizado da Ferrari.

roger v
roger v
12 anos atrás

Claro na Ferrari – 2013 ! Carlito Slim vai levar o guri prá lá e escantear a TIM.

roberto castro
roberto castro
12 anos atrás

Cara tomar uma molada na cabeça daquela forma não é a mesma coisa de vc dar de cabeça numa bola num jogo de futebol não, convenhamos massa é um ser mortal como qualquer um o cara chegou a beira da morte, teve a vitoria de sobreviver uma situação tragica daquela, seria irracional o povo pensar que ele teria que voltar ganhando, com certeza ele teve uma sequela ou trauma daquele acidente e se ele hoje não ta tendo resultado não é por incomtencia dele naõ e pq foi uma fatalidade que afeta o seu psiclogico, ainda mais com a chegada do filho ele vai ter que pensar mais na familia e ser mais conservador.
Tem piloto que reage difrente mais não é por isso que ele tem fazer o mesmo.
Se eu tivesse a grana que ele tem, e a familia por perto, eu ja tinha era parado de vez e vivier para familia.
O fato dele ter sobrevivido o acidente foi o melhor e o maior campeonato que ele ja ganhou.
O resto é o resto.

Flávio
Flávio
12 anos atrás

Com certeza! Um pouco mais de respeito pelos esportistas brasileiros. Concordo, Massa vive péssima fase, porém tem uma carreira de respeito na F-1. Longe de ser fantástica. Longe de ser pífia. Pelo que este país investe em automobilismo (não temos sequer um campeonato de fórmula que seja decente), Massa é mais um brasileiro que chegou longe demais, sem ter um dedo do planejamento que foi feito para Vettel e Hamilton. Pena que Massa, em algum momento, perdeu performance.

do amaral
do amaral
Reply to  Flávio
12 anos atrás

ele não perdeu performance; ele nunca ofereceu performance melhor que isso que vemos, nunca dominou seus companheiros na ferrari. simples assim.

Santiago
Santiago
Reply to  Flávio
12 anos atrás

do amaral, você tá falando sem conhecimento. O campeonato que Massa fez em 2008 prova isso. Confira no link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2008#Pilotos

Sem dúvida ele foi o melhor piloto naquele ano, superou seu companheiro Raikkonen indiscutivelmente, 6 vitórias contra 2 do finlandês. infelizmente, hoje, caiu de produção.

galileu
galileu
Reply to  Flávio
12 anos atrás

ele foi campeão de formula chevrolet no brasil, quando foi para a europa nãoera nenhum bobinho.
quanto a não termos mais campeonatos formadores de pilotos, devemos isso a o nosso barrichelo que tomou toda a grana da f ford para dar ao pirata caolho escoces.

Romulo Rodriguez
12 anos atrás

A Ferrari não é besta…
Massa já deu oq tinha que dar, e Pérez, além de ótimo piloto temo apoio da Telmex, que solta muuuita grana….

galileu
galileu
Reply to  Romulo Rodriguez
12 anos atrás

a telmex está para o automobilismo mexicano como a holywood esteve para o automobilismo brasileiro na decada de 70, investem em até campeonato de carrinho de rolemã

Braga
Braga
12 anos atrás

Referente ao comentário do (Mauricio DB)
Acho difícil o Nelson Piquet dizer esse tipo de comentários, ainda mais depois do que aconteceu com o filho dele. Citar nomes então, e dizer que o Massa ficaria cerca de 1s mais lento… Não que esteja duvidando da sua informação Mauricio, não leve para esse lado, mas a própria imprensa destorce um pouco os comentários, então caso você tenha lido a respeito, acho realmente difícil ele ter dito exatamente isso! Quanto ao Massa, como o Nelsinho mesmo já colocou em suas redes sociais, o Alonso é muito bom. E estamos vendo que os 4 a 6 décimos em média que ele levava do Espanhol não era de todo ruim assim, levando em consideração o desempenho do Massa que desde aquela época já tinha muito mais experiência que o filho do Tricampeão mundial.
Abraço a todos!

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

O problema do Felipe Massa é o próprio Felipe.

Ele diz que é o mesmo de antes do acidente e coisa e tal, mas é visivel que tem algo sério acontecendo dentro daquela cabeça, talvez nem seja uma limitação fisica e sim emocional. A sensação que passa é que ta faltando tesão pelo esporte. Perdeu a motivação para continuar a correr. Ta na mesma situação do Kimi em 2008. A cabeça no mundo das nuvens.

Se ele permanecer correndo depois de 2012, acho que consegue um lugar numa Mercedez.

Porém acho que ta pintando uma aposentadoria por decisão pessoal e não por falta de oportunidades.

samuel hamilton
samuel hamilton
12 anos atrás

CARO F.G. (a título de especulações / Futurologia) É possível ter uma ideia para onde iria o Massa pós Ferrari?

abrs

CARLOS
CARLOS
12 anos atrás

É O MASSA FEZ ALGUMA COISA LEGAL NA FORMULA 1???????

galileu
galileu
Reply to  CARLOS
12 anos atrás

até que fez, mas ultimamente….

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
12 anos atrás

De quem?

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

A vaga é de Perez. Alguém duvida dos planos na FIAT em expandir a produção das fábricas do Brasil para atender o México?

Para onde vocês acham que os carros que serão montados na nova fábrica em Pernambuco vão?

Mauricio DB
Mauricio DB
12 anos atrás

Concordo com a maioria dos comentários de que o Massa realmente está num declínio inquestionável. O próprio Piquet disse, após o acidente do Massa, que ele ficaria próximo de 1s mais lento.

Ele estava bem e crescendo nas temporadas anteriores, no entanto, vale a ressalva de que o Hamilton só foi campeão porque a FERRARI jogou o título do Massa fora por tirá-lo da corrida (enquanto liderava) em duas ocasiões naquele campeonato…

do amaral
do amaral
Reply to  Mauricio DB
12 anos atrás

se Massa não tivesse rodado sozinho na Malásia, e ao invés de abandonar se esforçasse em retornar e marcar um mísero ponto que fosse, teria ficado com o título.

mas concordo que o motor quebrado a uma volta da vitória na hungria foi o que selou o destino da taça.
quanta à mangueira em singapura, bem era no meio da prova, ninguém sabe se o cara ia terminar a corrida ou não. o público se liga nissoporque a besta do locutor ufanista se impressionou mais com esse fato do que com os outros.

sempre achei muita ingenuidade, tanto de barrichello quanto de massa, serem team mates de pilotos já campeões mundiais e pretenderem desafiá-los dentro da equipe – ainda mais naquela equipe.
ou ingenuidade ou falsidade de imagem publica.

galileu
galileu
Reply to  Mauricio DB
12 anos atrás

mauricio, e quanto askgdas que ele fez na pista durante o ano, como fica?
ele só chegou onde chegou graças a um raikonem desmotivado, só queria curtir o titulo e encher a cara nas baladas, tanto é que a ferrari o aposento e o mandou brincar de rally.
alí foim uma somatória de fatos, erros de ambas as partes.
o barrica eé chorão, mas ainda é melhor do que ele disparadamente e acredioto piamente que se fosse o barrica, o titulo era do brasil por errar menos.
como já postei várias vezes, não importa o numero de corridas que o rubens tem, e sim o numero de chegadas e em que posição.
aí, alguem sabe esses numeros?

wilcimar
wilcimar
12 anos atrás

Mensagem de Rob Smedley para Massa:
Felipe, Sergio Perez is faster than you!
You’re fired!
Do you understand?

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

pior que, Massa já era mesmo.

vai sair da Ferrari pra ir pra onde?? ta na moda agora, jovens pilotos, que trazem uma boa grana.

o Massa vai virar um Rubinho nesse sentido, salário alto demais, que não faz “nada”, só da despesa.

Alex
Alex
12 anos atrás

Realmente, tudo indica que o Massa não continua em 2013, pouca gente, tirando o Galvão Bueno, discute isso. Esquecendo a Ferrari, títulos, rede globo, etc, e pensando no lado humano, o declínio do brasileiro é um caso pouco comum: não temos muitos exemplos em que uma carreira tenha, aparentemente, sido tão abalada por um acidente. Talvez até existam mais coisas sobre seu estado de saúde ( sequelas que não foram reveladas como aconteceu com Nelson Piquet em 1987). É uma pena por Massa. Ele merece todo nosso respeito por muitos motivos: por ter sempre se mantido sóbrio sem se deixar envolver pela demência da emissora de tv, por não ter a mania de vitimização de Barrichello e, além de tudo isso, por ser sim um grande piloto. Não é o supercampeão que a mídia irresponsável sempre quer fazer o torcedor incauto acreditar mas, enquanto esteve bem, demonstrou talento, garra, conquistou muitas vitórias e sempre com méritos. Não é pouca coisa.

valescaf1
valescaf1
Reply to  Alex
12 anos atrás

Excelente comentário!! concordo com isso tudo, Massa jamais foi chorão,nunca aceitou o oba oba que faziam em torno dele, e mostrou sim capacidade várias vezes na pista, não está e nem sei se voltará a ficar bem na formula um,mas transformar o cara num “roda presa”, num lixo como muitos falam é demais..Lembrando que até o acidente ele era combativo,enquanto o Kimi não tava nem aí pra nada..Acredito que ele não fique na Ferrari pra 2013, mas mesmo que nem corra mais depois, paciencia..andou entre os melhores,se divertiu,ganhou dinheiro,etc..a vida segue,mas acho que um pouco mais de respeito dos brasileiros pelos nossos esportistas cairia bem.

diogo c.
diogo c.
Reply to  Alex
12 anos atrás

O Piquet disse numa entrevista que depois daquele pancada nunca mais foi o mesmo, e disse que Ímola-94 fez o mesmo com o Barrichello. Acho que o raciocínio dele faz algum sentido….

José Brabham
José Brabham
Reply to  Alex
12 anos atrás

Concordo 100%. Quem diz que Massa é roda-presa não assitiu (ou não lembra) de 2008.

J. Floriano
J. Floriano
Reply to  Alex
12 anos atrás

Apoiado!

galileu
galileu
Reply to  Alex
12 anos atrás

continuo a dizer uma frase do comendador ferrari, todo piloto fica meio segundo mais lentyo a cada filho que nasce, mas parece que o massa tem bem uns dez.
só foi bem no ano em que o raikonnem estava desmotivado após ter conquistado o campeonato, culpam a ferrari pela perda do titulo para o hamilton, mas não levam em consideração os erros que o felipe cometeu na pista.
se submenter ao primeiro piloto, tudo bem, tá no contrato, mas ser tão servil como ele está sendo, inclusive não combatendo os adversários e perdendo pontos importantes para a equipe, isso é inadmissível, (um dia os tifosi combram a cabeça dele na porta da ferrari), não tem garra, não tem motivação, é burocrático nas ultrapassagens, é facilmente utrapassado, igulal a ele só mesmo o helinho na f indy, não,é, a toa que a galisteu confundiu os dois na segunda feira.

César
César
12 anos atrás

Uma pergunta que pode ser totalmente idiota: uma equipe poderia ter vários pilotos revezando o mesmo carro durante a temporada, ou isso só pode acontecer nos treinos livres?

Rafael Apache
Rafael Apache
Reply to  César
12 anos atrás

Pode ter até 1 piloto diferente por corrida se quiser, pois o registro que realmente conta é o carro…

Tiago Marçal
Tiago Marçal
12 anos atrás

Perez tem MTA grana e anda Bem…como diria o Flavio, é um bom partido pra qualquer equipe! Aposto nele pra substituir o brasileiro awe…

Levi
Levi
12 anos atrás

Infelizmente a Batata do Massa já ta Assando !!

do amaral
do amaral
12 anos atrás

“horas em simuladores e em reuniões com engenheiros”: junto com o fato de bruno senna estrear pilotando bem depois de meses parado (e de um ano praticamente nulo na Hispania), penso que talvez a F1 tenha sofrido uma mudança quanto à necessidade de muita quilometragem de testes reais; as equipes parecem estar se virando bem só com os virtuais.

foca
12 anos atrás

Massa já Elvis…

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

FALA SÉRIO. ELE PRECISA RECUPERAR A CONFIANÇA DO MUNDO INTEIRO… SE NEM ELE ESTÁ ACREDITANDO EM SI…..

Wagner Campos
Wagner Campos
12 anos atrás

N sei se reparam nas entrevistas do Massa, mas é perceptível q ele n está surpreso com o fraco desempenho nem tem boas justificativas pra sua diferença pro Alonso. Ele apenas fala q está numa fase ruim, mas q a idéia é voltar a vencer. Caramba! O q ele faz pra melhorar seu desempenho? Acende vela pro Santo Expedito? Manda oferenda pra Iemanjá? Antes fosse, sinal de q n estaria conformado como demonstra. Mas a verdade é q n há contato com a realidade nas palavras do Massa, vc n vê q esse panorama vai mudar, mesmo pq seu treinamento segue a mesma rotina, seu comportamento na pista, suas entrevistas… O Massa morreu em 2009, só esqueceu de cair.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Massa depois de 3 anos problemáticos (09/10/11) tem que levantar as mãos para o céu por continuar VIVO e em equipe de ponta. Em 2011 com carro, pneus e regulamento diferente, Massa não se “encontrou” novamente com o carro , e dessa vez não tem a DESCULPA de ordens de equipe. Massa simplesmente não consegue ser o mesmo de 06/07/08/09 até o acidente…se isso tem algo com a queda de performance, só Massa para afirmar.

Em 2012 Massa vai estar novamente em equipe de ponta, a Ferrari esta atrás de RBR, mas o carro não é um desastre, Alonso é vice líder na tabela, consegue tirar algo do carro e das corridas. Massa não tem mais desculpas, se não melhorar em 2012, pode sair da Formula 1, . Pode até continuar, mas as chances de vitórias são bem remotas, título, pode esquecer: “quem vai querer ele em equipe de ponta em 2013 se for mal em 2012?”. O caminho é Sauber, Williams…essa vai ser a realidade!

Se for bem em 2012 (e espero que consiga, dá pena de ver ele nessa situação), Massa pode tentar ir (se tiver vaga) para Mclaren, RBR, ou Mercedes, mas pra conseguir isso…vai ter que pilotar MUITO em 2012, algo parecido como Schumacher em MON(fazia bela corrida, mas quebrou), CAN, BEL e ITA, tem que CONVENCER que melhorou…senão, pode sair do circo. Ficar como Rubinho se arrastando no fundão, esperando algum “milagre”…affff.

Uma pena essa situação do Felipe, se for observar entre 06 e 09, ele vinha bem, sempre melhorando, principalmente em treinos…naquela época com apoio da equipe dava para ser campeão como quase ocorreu em 08, pena que não deu. Na Ferrari em 2013 acho complicado continuar, a equipe dessa vez esta fazendo um grande favor em não dispensar por falta de resultado, e isso pra equipe é importante na briga no campeonato de construtores…

Brasil daqui pra frente na Formula 1, só PARTICIPA!!! Para um país que não investe BOSTA nenhuma em esporte a motor, esta de bom tamanho…acho que Rubens e Massa foram até longe no circo…pachecada quer títulos na F1 na base do GRITO, mas sem investimento, ser campeão em qualquer esporte é pura ILUSÃO. Basta observar Hamilton e Vettel, eles foram “preparados” para serem super pilotos na Formula 1…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Voce está certo meu caro. Não se consegue ser campeão no grito.

Quanto as chances do Massa em 2013, creio que são bastante elevadas para a Mercedes.

Quanto ao desempenho dele hoje em dia está estranho. Ele diz que está o mesmo de antes do acidente, mas analizando as corridas dele nota-se nitidamente uma irregularidade incrivel. Esse ano mesmo, nos tres últimos GP’s antes das férias de meio de ano ele vinha crescendo de forma consistente, apesar de não conseguir resultados (faltou sorte e inteligencia). Começou bem a corrida em SPA e repentinamente afinou e afundou.

Acho que hoje o maior problema do Massa é o ele mesmo. A cabeça está fora do ar. Ele não adimite mas tem algum problema sim, e grave. To achando que é falta de tesão (e desculpe o termo) pelo esporte.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Assino em baixo. Se 2012 for mediano, será o fim do ciclo do cara na F1.

Nas equipes de ponta, Mc’Laren tem sua dupla firmada pra mais umas 3 temporadas, pelo jeito. A RBR pra 2013 é Vettel e mais um, que dificilmente não virá da Toro Rosso. Até a Renault que não é essa Coca-cola toda, vai ser Kubica e um de seus 200 reservas (se o polonês voltar forte) ou 2 de seus 200 reservas.

Logo, se Massa não fizer um 2012 excelente, o que eu duvido vendo a atual situação dele. Vai ter que aceitar um carro do meio do bolo, sendo que Sauber prefere pilotos que tragam dinheiro, e Williams já tem seu futuro +/- acertado com Hulkenberg e um pagante.

Possivelmente sobraria só a Force India.

williams
williams
12 anos atrás

O massa ja esta demitido final de 2012. Tudo que ele fizer ate lá so vai servir pra ajudar ou nao ele a encontrar outro time. Ja ta la a 10 anos… andando como ta… sem condicoes.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  williams
12 anos atrás

Eu vi em 2006, 2007 e 2008.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Flavio, o seu amigo GOLA PROFUNDA sai da Ferrari ? rsrsrs