CURTI
SÃO PAULO (quem mandou?) – Mais um link que abro sem anotar quem mandou, mas paciência. Bom, a gente já falou aqui algum tempo atrás sobre os carros venezuelanos, feitos numa joint-venture entre o governo de Hugo Chávez e o Irã. Hecho en socialismo! Eles estão fazendo dois modelos, o Turpial, um sedã médio, e o Centauro, mais luxuoso. Esse aí embaixo é o Turpial.
Discussões à parte sobre os carros, que não conheço, julgo importante um país ter uma montadora. Algo que o Brasil não tem.
Mas o Brasil já teve varias montadoras, a Gurgel foi uma delas, dentre outras menores, mas morreram por falta de incentivo do governo. Como diz o Bóris Casoy: -“Isso é uma vergonha!” Poderiamos hoje ter carros populares(e não populares) a preço bem mais baixo
Hoje zoam Venezuela e China pelos carros. Pensem daqui a 20 ou 30 anos. Pelo menos eles têm industria automobilistica internacional e nós temos o quê? Eike Batista invista também em industria automobilistica nacional.
P’ra montar um troço desses, é melhor andar de busão.
Isso está me parecendo uma granada sem pino!
O carro é feio pelo carvalho, mas eles precisam começar por algum lugar.
Os Toyotas e os Hyundais dos anos 80 eram rídiculos! Hoje quem tem coragem de achar o design deles duvidoso (exceto talvez daquela bizarrice de 3 portas da Hyundai)
Deixa ver… tem duplo comando variável? admissão de geometria variável? injeção direta sequencial? Pensando bem, isso é para os japoneses e alemães, que contam com produtoras de componentes eletrônicos.
Talvez ABS, ESP, LSD?
Então vamos ver… chassi projetado para a absorção de choques? Sensores de alerta para pontos cegos? Air bags laterais? Pneus run-flat? Não?
Mas então não é nada que nosotros não podemos produzir também. Carroça por carroça, o Vietnã tem dez marcas diferentes de fabricantes de automoveis.
Que coisinha horrorosa de meu Deus do céu!
Gostaria de assinar embaixo do P.S. do microempresário. Tive um comentário que não foi publicado por ocasião de um post sobre 11 de setembro que dizia algo na linha. Espero que este passe.
Flávio Gomes,
Fico esbabaco com o nível de certos comentários, seja no teu blog, ou em qualquer lugar da imprensa com possibilidade de se comentar. Como pode haver tantas pessoas alienadas em uníssono repetindo esse mantra contra as mesmas coisas tão propagadas pelos oligopólios de comunicação?
Onde esta o senso crítico dessas pessoas? Cadê a capacidade de discernimento? Fico triste, descrente mesmo…
Como alguém ainda pode “ler” a Veja? ou acreditar em tudo que é exibido no JN? será que estes ainda acreditam que na crise devemos comprar dólar e ao final do ano ir para a Disney?
Grande merda de reacionários bitolados.
Duvido que alguém acredite que a Venezuela e o Ira possam fabricar carros decentes e competitivos, em todo caso… Só é bom ter montadoras se estas forem competentes e competitivas, coisa impossível de acontecer em tiranias como a do Ira. Como será que se escreve “joint-venture” em “venezuelano” ou em “iranês”?
Pelo encaixe da seta com o farol dá pra ver que é maravilhoso. Algo comparável à um Corcel II.
(desculpe, Ford).
Importante demais um país ter uma montadora… Inadmissível um país e um povo que se julga os mais espertos do planeta não construirem um carro, por pior que seja.
Coréia do Sul, Russia (os melhores do planeta, segundo o blogueiro), India e outros constroem e produzem conhecimento.
Nosso ensino é uma lástima, não produz conhecimento e a industria nacional nao produz renovação.
O Brasil é o que a terra dá…
Acordem !!
Fabricar automóvel,já e sinal de subdesenvolvimento.Quem não domina uma tecnologia que tem 120 anos? Motor a explosão ? Combustível líquido,fóssil ou não? Os cérebros disponíveis mesmo na mais medíocres universidades privadas,nacionais ,podem bem mais que isso. Venezuela está dando,com razoável atraso,passos para sua industrialização. Os efeitos deletérios da proximidade geográfica e ideológica com Miami,quase a destruíram. Importava-se até água e verduras. Nas ambições republicanas,dos EUA, era um novo e promissor Porto Rico. Com Chaves, escaparam em boa hora…
Êta carrinho feio!
Mais uma carroça.
Está na cara que este carro tem tudo a ver com o Chavez e seu maravilhoso governo.
Mais um.
Porcaria de carro hein Flávio??
Horrivel ,prefiro muito mais os toyotas que você tanto critica.
abs
OPA….tem montadora no BRASIL sim! Você pode colocar a fábrica da TROLLER (que hoje está sob controle da FORD) mas se achar que é da FORD e não pode ser considerada, então considere a fábrica do STARC, o jipinho simpático da TAC Motors de Santa Catarina. Esta é legítima brasileira (TAC quer dizer Tecnologia Automotiva Catarinense) e está em ascenção no mercado!!! Inclusive com projetos para fornecimento as Forças Armadas. Temos ainda o Agrale MARRUÁ que tembém é Brasileiro….ihhh…se começar a procurar, vai ter várias!!!! Acho que você se equivocou Flávio……me desculpe!
Só essa turminha que voce citou dá de 10 a zero nessa venezuelada brozeada que ultimamente anda muito sem valor.
Tenho dó do povo venezuelano… a coisa esta preta por lá… tenho um amigo que trabalha na Pirelli e que foi transferido para lá, ele diz que a coisa esta tão bagunçada por lá que ele chega a ter saudades do “Governo Brasileiro e sua habitual honestidade”.
Segue o jogo…
Imperador
O RAP estou torcendo para que no Brasil tenha marcas conhecidas internacionalmente. Tipo “Tata” da India, “Lada” da Russia e “Chana” Motors da China e outras conhecidas. No Brasil por enquanto “Nada”. Torço para que as nossas fabriquem veículos para todas as classes. Não precisa ser necessáriamente jipes e buggs. Eike Batista por favor, se estiver aí ou algum outro representante da empresa. Funde a EBM (Eike Batista Motors) ou EBMX se preferirem.
Respondendo ao Roberto:
O Eike já teve uma montadora, a JPX. Mas usava muitos componentes importados da Peugeot-Citroën em uma época em que tais montadoras nem pensavam em montar carros por aqui. Daí, deu a alta do Dólar, falhas no projeto… E a JPX fechou.
Saudades da Gurgel do Sr Gurgel…
Fizeram um teste entre um TURPIAL e um Mercedes 500.
O mesmo consistia em colocar um gato dentro do veículo (totalmente fechado) e deixa-lo preso por 1 dia (com comida e agua).
O gato do Mercedes 500… MORREU… a autopsia registrou morte por falta de ar.
Não puderam analisar o gato do Turpial pois ele fugiu pelas frestas…
Segue o jogo.
Imperador
FG podem até fabricar uma ferrari… esse hugo chaves é ridiculo é um ditadorzinho sem vergonha que pensa que o país é só dele..
Leitor de Veja detected.
Leitor do Pravda também.
“esse hugo chaves é ridiculo é um ditadorzinho sem vergonha que pensa que o país é só dele..”
Fábio – SP, goste-se ou não de Chaves, ele vem cumprindo a constituição e se reelegendo com o voto da maioria, sem contar os grandes avanços sociais, que sempre foram sabotados pela elite venezuelana que sugava 100% das receitas do petróleo para benefício próprio.
Por outro lado, nosso amigo Bush Jr. venceu uma eleição fraudada com menos voto que o adversário e inventou guerras para invadir e assassinar civis e militares no Iraque e Afeganistão.
E aí ? quem é o ditador da história ? pare de assistir a globo e ler veja, folha que vai te fazer melhor para cabeça.
O capo também esta torto.
Curtiu? Compra um para você!
Esqueceu de citar a Mediocrity nessa joint-venture.
Fuja Bino. É uma cilada!
Se fosse Toyota, seria um sedã medíocre…. Mas só pq tem alguma coisa de socialismo no meio, se torna interessante….. Grande merda….
Aliás, esse carro tem uma cara de Toyota da primeira metade dos anos 90.
Po Flavio, acorda!
é tecnologia literalmente do século passado, da Peugeot, comprada pela industria iraniana.
Pegaram o ferramental antigo e “jogaram” na Venezuela como se fosse lixo.
Não tem nada de mais… isso não é incentivar a industria e a tecnologia…
Acorda!
Depois da Gurgel, nao o Brasil NAO MERECE ter sua montadora. A nao ser que pense que nem a Coreia com a Hyundai, nao merece!
Brincadeira !
Carro ridículo, feito em colaboração com governo ridículo.
Latino-americano é tão besta que permite que um país maravilhosos seja governado por um imbecil.
Outro leitorzinho de Veja que repete tudo como papagaio.
Latino-americanos? E os EUA do Bush por exemplo? Acho que errastes de América.
Imagino a qualidade desses carros estatais… no dia em que o soldador não vai trabalhar, quem faz a solda? O contínuo?
o brasil nao tem industria nacional de carro e nem nunca vai ter porque
carro é o produto final de um pais que tem uma industria de base forte varias empresas de pequeno e medio porte para fornecer componentes pessoas qualificadas e culturalmente evoluidas.
O comandante Chavez pretendia exportá-los ao Brasile sobretudo ao mercosul, contudo não conseguem atender a demanda interna, quanto mais exportar…detalhe que são baratíssimos por sinal…apesar de feios…!!
Não necessariamente acho importante um país ter uma montadora, apesar de que eu adoraria que o BR tivesse. Mas acho que depende um pouco da matriz, de estratégia, etc.
O BR é que é um pouco curioso nesse sentido. Tinha tudo para ter uma montadora. Teve reserva de mercado, proteção do Governo, como a Dilma está repetindo agora, tempo para aprender com as estrangeiras aqui instaladas e nunca conseguiu estruturar uma fabricante nacional. No mínimo, deveríamos ter algo como 3 Hyundai. Mas vai entender…
Não sei se estou correto, mas Hyundai, KIA, Samsung, LG, etc foram frutos do “choque de educação” feito pelo governo da Coréia nas décadas de 70/80.
Coisa que nosso Brasil não fez e nem se interessa em fazer.
Isso, em grande parte, se deve ao modelo de industrialização adotado pelo governo JK, de desenvolvimento associado ao capital estrangeiro. Bateu de frente com o desenvolvimentismo nacionalista do Vargas, que priorizava a criação de indústrias formadoras de bens de capital. JK deu prioridade às indústrias de bens de consumo duráveis. Uma vez que o capital estrangeiro já estava de fato instalado no país, ficou muito difícil reverter para o modelo anterior.
Irã?
Só pode ser carro-bomba!
(Desculpem, não resisti…)
Joint-venture entre Venezuela e Irã? Bom, então é “made in axis of evil”. E como devem ser umas bombas, podem ser considerados “weapons of mass destruction”. Chamem os Marines!!!
Sobre criar uma indústria automobilística nacional, as histórias nos subdesenvolvidos é parecida com a do Maruti, idealizado pelo filho da Indira Gandhi: uma enorme bagunça incluindo $$ público e péssima tecnologia.
Ola, queria parabenizar o serviço de vocês, que esta espetacular. A cada dia melhor e muito profissional. Acompanho tudo, sempre.
http://www.aquitempecas.com.br
Quero mandar um grande abraco e forca para todos do colunistas.ig.com.br/flaviogomes
Rogerio Coelho
O mais interessante, mesmo eu respeitando muito a opinião de nosso blogueiro predileto, é que as críticas ao corolla parecem brincadeira depois do curti.
Abraços.
O farol está desalinhado, o parachoque idem, o modelo é mesmo a releitura do mazda. Ainda para piorar é feito por uma estatal que provavelmente só serve para ser cabide de empregos para os amigos do rei, por sinal, igualzinho à nossa terra brasilis.
FG tem seu lado social…pô!
Ter uma estatal, ainda por cima uma joint-venture com o Iran??, obrigado, não.
A verdade é que nos brasileiro metemos o pau no governo, mas na primeira oportunidade saímos correndo para comprar o primeiro importado ao nosso alcance, não importando se isso é bom ou ruim para o país, se isto é brioso ou não para a nação.
Em outras palavras, somos um povo sem escrúpulos.
Nesse caso pode até ser montadora mas, FG, acho que você quis dizer FABRICANTE! Esse negócio de chamar fabricante de MONTADORA transforma todos eles em importadores ou compradores de peças…
Mas concordo com a idéia do fabricante nacional, tipo o que o Brasil decidiu EXTINGUIR com a Gurgel…. E agora vem essa putaria de protecionismo mafioso com as marcas fabricantes mais antigas subindo o IPI…
Também acho importante um pais ter um fabricante de automoveis nacional. Mas neste caso cada modelo desta fabrica leva junto com ele , os direitos e as liberdades individuais de cada cidadão venezuelano e a democracia daquele pais pra bem longe. Bom ter , mas não a qualquer preço.
que coisinha feia heim,se for para fazer ‘isso’ melhor não fazer.alías posso acreditar que se os Kia e Hyundai da vida fosse nacionais não seriam atacados e vitimas de tantos preconceitos,ou seja uma pachecada monstra, o que o Brasil faz melhor que o Soul ou Sportage?
E A TROLLER?? NÃO É UMA MONTADORA BRASILEIRA?????
Era nacional…. Foi comprada pela Ford….
Hoje em dia tem a TAC, que faz o STARC, concorrente do Troller, mas que nunca emplacou muito…
E tanto um quanto outro, sempre usaram peças de outros veículos…. Então não é bem um nacional….
Mas são bem mais bonitos que essa coisa feia aí de cima….
Não, ela pertence a Ford , e faz tempo.
um jipim que montava peças de outros carros importados. Não é essa que tem um histórico de trincas nos chassis, que se não me engano a Ford teve que assumir um recall depois que comprou a mesma.?
Não mais, foi comprada pela Ford….
A Troller não. Mas a Agrale sempre foi.
Que merda…..E na ficha tecnica do mais luxuoso, o torque máximo aparece a 400 RPM.
Corrijam-me, mas Turpial não é o nome do passaro que é simbolo da Venezuela??
Parece aquele modelo da Mediocrety Car.
Na boa… esse cara precisava ser defenestrado da Venezuela como foram defenestrados os caras da Libia, Egito e dos demais paises Arabes que se rebelaram contra a tirania que viviam.
Ele é o maior atraso de vida que possa existir para a pobre (milionária em petroleo) Venezuela.
Pelo que pude conhecer essa “famosa” fabrica de carros bolivarianos é mais um fracasso da já famosa iniciativa comunista ao invez de ser uma bem sucedida iniciativa socialista que mais uma vez o Despota Venezuelano tentou inventar.
Tenho o pior sentimento em relação a Venezuela… tenho dó da população daquele Pais.
Segue o jogo… ninguém é eterno… um dia esse tirano sai da Venezuela e eles voltam para o bom caminho do crescimento organizado de novo.
Obs.: Não precisa me falar que o cara foi eleito atraves do voto popular… aqui durante o Regime Militar também tinha voto popular e os caras de farda (coincidentemente o Chavez ñão larga a dele) faziam o que queriam com a vontade do povo.
Abraços
Imperador
Amigón, informe-se antes de criticar. Compare a Venezuela antes do Chaves, da época em que uma elite imunda (muito mais do que a brasileira) matavam índios e instituiam uma miséria sem fim, com a Venezuela atual, que não é nenhuma maravilha, mas que, pelo menos, conseguiu consolidar uma classe média, com certa noção de humanidade e direitos. Ruim com ele, pior sem ele.
Sobre o carro, é um Mazda velho atualizado, assim como nosso Agile é um Corsa velho maquiado, nosso Mille é um Uno velho siliconado, nossa Kombi é uma Kombi com radiador etc. E nossas montadoras “100%” nacionais produzem juntas por ano a quantidade de ovos que uma galinha põe num mês, somente para nossa elite excêntrica gastar um pouco do latifúndio.
Lixo sobre rodas. Estive na Venezuela e tive oportunidade de andar no Turpial. Feio, defasado, mal acabado e de venezuelano/iraniano não tem nada. Refugo japonês de duas décadas trazido das trevas graças a polpudos subsídios do companheiro.
Provavelmente deve ser uma bomba, no que toca acerca da montadora nacional, concordo em gênero e grau com o Ben Hur de Oliveira, inchar o Estado com uma empresa pública é sandice…
Não pude deixar de rir após ler a frase: “hecho en socialismo”. Aehehehe, ótima sacada, Flavio.