ELEIÇÕES 2010 – APURAÇÃO (28)
SÃO PAULO (das mais esperadas) – Num ritmo alucinante de contagem de cédulas digitais e analógicas, uma das mais aguardadas categorias, com votação altíssima: os muscles nacionais. A Gabriel Araújo’s acaba de divulgar o resultado. A ele:
TOTAL DE VOTOS COMPUTADOS: 336
1) Maverick GT, 126 (37,5%)
2) Dodge Charger R/T, 113 (33,6%)
3) Opala SS, 75 (22,3%)
4) Nulos, 22 (6,5%)
Tirem as paixões de lado, e sejam, pelo menos de momento, um pouquinho racionais:
O que faz render aceleração e, velocidade final, é a relação peso versus potência!
Bonitos e bons de se “ouvir”, todos eles são, mas, querendo os fãs dos V8 aceitar ou não, o fato real, é que a relação peso versus potência do Opala, rendia uma velocidade maior no final.
Então, doendo para o time dos V8 e, não doendo em nada para os Opaleiros, fato é, que este comparativo se resume facilmente em cálculo matemático…
Sei não, acho q o Lombardi deve ter votado bem mais de uma vez pro Maverick ter ganhado. rs
É bom emitirmos opiniões embasadas em fatos. O comparativo entre os três foi publicado pela quatro rodas em março de 1976. É só acessar http://www.quatrorodas.abril.com.br , clicar em acervo digital e escolher a edição março de 76. Adianto alguns dados : velocidade máxima : Opala SS6 250 S : 189,479 Maverick GT 180,007 Charger R/T :179,563 0 a 100 Km/h Maverick : 10,85 Opala : 11,67 Dodge : 12,00 0 a 500m (s) Opala 19,62 Maverick 20,37 Dodge 21,20 0 a 1000m : Opala :31,20 Maverick 32,65 Charger : 33,62 . O Opala apesar de possuir um motor com menor potência(171 cv brutos) é beneficiado pelo menor peso 1172 Kg contra 197 cv e 1390 KG do Maverick e 216 cv e 1594 Kg do Charger . Obs: Este Charger ainda utilizava gasolina azul.
Quando os fatos são confiáveis sim. Mas toda a torcida do Corinthians sabe que o não existia Opala igual ao que foi testado pela 4Rodas. E que a potencia do RT e do Maveco eram superiores a declarada popr causa da faixa de taxação da TRU (o IPVA da época).
E que a Dodge esta se lixando se o RT tinha que usar azul, afinal de contas se o dono tinha bala para comprar um RT deveria ter grana para pagar a azul e o consumo médio de 5 km por litro. E a suspenção traseira do Maveco só existia no Brasil por que era uma herança do Aero e mais barata de fabricar. O Greco nos seus carros de pistas trocou as lâminas por elementos de plásticos e colocou conjuntos de mla e amortecedores integrados para “auxiliar” os “avançados” feixe de mola. Números são uma maneira fácil de mostrar ou ocultar a realidade.
Os dois só ganharam pelos seus motores V8 e pelo desing esportivo americano e porque os dois tem origem norte amricana. Mas o Opala SS 250/S com o motor 6cc deu uma surra no Maveckão e no Dodge. Isso sem falar que o Dodge Charger R/T tinha 216cv a 4.400rpm e Maveckão tinha 197cv a 4.600 e o Opalão tinha 141cv a 4.800.
Entre os 3 carrões o Opalão era o mais leve com 1.172kg (aferido), e o Maveckão com 1.390kg(aferido) e o Dodge com 1.594kg (aferido).
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx edição de março 1976.
Pelo que sei o Opala 250/S deu um cacete nestes dois carros durante o seu tempo. Maverick até que é legal, mas não faz curva e não freia, além da suspensão traseira de carreta…mas é bonito. O Charger R/T é um puta carro, mas o peso da barca jogou contra. O eterno guerreiro Opala, provou em sua história que 6 é mais que 8 !!! Opala4ever!
Seis é OITO menos dois. O nome dado ao motor 6 é Stovebolt. Foi feito pela primeira vez em 1929! Moderno não?
Quanto a andar mais ou menos qualquer dos tres devidamente preparado fazia estragos e havia nichos, na Divisão 4 por muito tempo não houve páreo para o AVALLONE-CHRYSLER .
As fábricas não estavam muito interessadas em confrontos diretos entre seus produtos nas pistas, e a rivalidade Mavericks X Opalas nas pistas foi uma coisa efemera. Primeiros Opalas, e quando o Greco veio com o Berta, a categoria acabou!
Que beleza, adoro (e tenho) os três!
Votação equilibrada, concordo com os resultados. O Maverick GT da foto é meu. Foi fotografado pelo Fabio Aro em Paranapiacaba.
É um GT V8 74, com quadrijet e comando. muito rápido.
Tenho um R/T 78 automático e estou restaurando um R/T 72, mecânico, que espero ande mais próximo do GT.
Meu Opala é um Gran Luxo 73, cujo 4100 original converti em 250S e aumentei a taxa de compressão. Anda bem, mas longe do GT.
dou benga em opala com meu gol gti quadrado! merecida vitoria grande mavecao , opaleiros se conformem , 1 maverick 2 dodge charger 3 meu gol 4 opala.
Ao Retka, Gol é outro departamento.
Justíssimo, venceu o mais belo. Esse laranja aí ta demais!
Como diria Galvão Bueno : “Eu já sabia”
Como diria meu primo que tem um lindo Galaxie 67 branco e já teve alguns Mavericks :
” 6 bocas ? O fogão da minha mãe também tem “
Bela vitória!
Mas os três carros são fantásticos…
FG, você colocou uma foto da cor mais bela do GT!
que inveja…
http://fuscadomito.blogspot.com/2009/08/do-alasca-patagonia-em-um-fusca-1952.html
http://www.panamericana-im-alten-vw.de/index.php
Gostaria de saber que votou nulo o que ele considera de Muscle Brasileiro ( apesar que nenhum em vão são Muscle e sim Poney cars)
Pony-car aí nessa lista, no máximo, o Maverick, pois esse “conceito” começou com o Mustang. O pony-car da Dodge era o Barracuda, enquanto o Charger era muscle-car. Já o Opala não se enquadra em nenhuma dessas duas categorias.
mas na divisão 3 o unico quen andava na frentre do opala do pedro vitor era o maverick berta.
É,,,,, ninguém entende de carros neste país. Talvez por isso essa seca na F-1.
Devagar e sempre… o Flavio com essas apurações.
meu voto era para o Dodge.
é que a calculadora dele é feita pela Lada.
A fórmula contra a rotina.
Sempre.
…GT Laranja… Meca sobre rodas…
Mas se pudesse teria os 3 na garagem
kra, tem um amarelo lindo em sorocaba perto de onde moro. sempre que passo admiro.
justo, mas o opala merecia a segunda posição.
Resultado muito justo e foto fantástica!!!
Esta era a apuração que mais me deixou ansioso para ver o resultado. Votei e torci muito pelo Dodge Charger R/T, Mas qualquer um que ganhasse, que não fosse o voto nulo, lógico, já estaria bom. Os três carros são sensacionais.
Antes que algum opaleiros resmungue, o Opala precisaria tomar doses cavalares de algum tipo de anabolizante automotivo para querer ser um muscle-car.
Faltam 2 cilindros!
não o opala 250, S 6 cilindros, que deum pau no primeiro e no seundo colocado conforme teste da 4 rodas.
o salsichão engoliu os dois facil, facil, dois km a mais que um e quatro amais que o outro.
Galileu, o Maverick nasceu como uma alternativa mais barata ao pony-car Mustang nos Estados Unidos e o Charger R/T já nasceu um muscle-car. O Opala foi “apenas” um derivado de um carro da alemã Opel, o Rekord.
Galileu, o Cyro Caires deve ter rido muito com a reportagem. O carro era um ringer, carro preparado pela fábrica para ser testado, aliás pratica na qual a GM era craque, aqui e no USA . Vide http://www.caranddriver.com/news/car/08q4/oil_life_meters_where_test_cars_come_from_carbon-dioxide_emissions_and_the_diesel_cycle-car_news
e
http://www.caranddriver.com/features/08q2/the_skeptic_has_a_malibu_moment-column
falta um V
só se houver internet no céu para ele rir..
quanto ao opala ser apenas um derivado, quem durou mais no mercado?
contra fatos nãohá argumentos, critiquem a 4 rodas por ter aceitado fazer o teste.
laiás essa revista é de longe a mais entusiasta da linha VW.
todos os carros deles são melho9res que os da concorrência, são parciais demais.
Ao Galileu, o Opala pode até andar bem, mas não tem graça, é um Opel Record com motorzão,
só quem acelerou um veoitão sabe o prazer de ouvir o seu ronco, que é uma sinfonia.