JÁ DEU

SÃO PAULO (antes que seja tarde) – Semanas atrás a Audi me convidou para andar com alguns carros na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba. Dirigi um TTS, um RS5 e um R8. São supercarros, velocíssimos, muito potentes, têm um torque inacreditável, freiam absurdamente. São carros de corrida vendidos para “civis”. Só dá para entender tudo que eles fazem numa pista. Só.

Já tinha guiado carros rápidos, principalmente na Europa. Uma vez o Zé Mariante, colega que cobria F-1, ganhou num sorteio um Porsche para ficar durante um fim de semana de corrida em Hockenheim. Numa autobahn qualquer, em trecho com velocidade liberada, chegamos a 240 km/h. Com segurança, mas com o cu na mão. Poucos segundos, só para bater recorde pessoal, e depois velocidade normal.

Por quê? Por que somos bundões? Não. Porque não somos treinados para guiar a 240 km/h. As noções de espaço e tempo são diferentes de qualquer coisa que tenhamos experimentado com rodas e volante em nossas vidas pregressas. Distâncias de frenagem, reações nas curvas, mudança de faixa, tudo fica diferente. Eu fiz autoescola de Fusca. Meu primeiro carro foi um Gol a ar 1.6. Como posso me achar preparado para acelerar um Porsche a mais de 200 km/h?

Tenho muitas multas. A imensa maioria de estacionamento sem cartão da Zona Azul, rodízio (uma estupidez, porque tenho carros com vários finais de placa) e celular. Por excesso de velocidade, a última foi por passar a 64 km/h numa ponte onde o limite era de 60 km/h. Sou um bom motorista, minha chance de fazer merda é muito pequena, mas meio burro.

Não aprendemos a dirigir nas velocidades que esses novos supercarros atingem, entre outras coisas porque elas não são permitidas no Brasil. A 100 km/h as pessoas já se embananam todas. O que se faz de cagada no trânsito brasileiro é algo monumental. Todos se acham grandes motoristas. Quando enfiam 150 ou 180 km/h numa estrada reta, se acham pilotos, também. São uns babacas.

A imensa maioria dos motoristas brasileiros não tem a menor noção de nada, porque não se ensina a dirigir no Brasil. Se ensina a tirar carta de motorista, o que é bem diferente. São muito comuns as legiões de idiotas que pegam suas motos importadas e saem a quase 300 km/h pelas estradas paulistas e sei lá mais onde. Adoro quando um desses toma um tombo e vira carne moída.

O Brasil vive um momento econômico de prosperidade e fartura. Com ele começaram a ser importadas supermáquinas como os Audi citados, e mais Lamborghinis, Ferraris, Camaros, Mustangs, Porsches, Corvettes, Vipers e a puta que o pariu. Tudo com 300, 400, 500 cavalos. Começo a ter saudades das carroças lerdas do Collor. Eram inofensivas. Esses novos símbolos de riqueza e virilidade estão caindo nas mãos de outra legião de idiotas, a dos filhinhos-de-papai de pinto pequeno que acham que vão comer meninas de unhas vermelhas com seus carrões.

Eles saem nas baladas, bebem, enchem a cara de energético com uísque, tomam todo tipo de bola e saem pela madrugada, ou pela manhã, porque é cada vez mais normal balada acabar em horário comercial, armados para destruir as vidas de outras pessoas que não têm supermáquinas, que trabalham e pegam ônibus ao amanhecer, ou estão na rua de madrugada para fazer entregas, ou estão voltando para casa.

Os casos recentes são numerosos. Teve o cara do Porsche que matou a menina numa Tucson no Itaim, o doido do ABC de cuecas com um Camaro preto, o deputadinho assassino do Paraná, a bonitinha da Land Rover na Vila Madalena, o carniceiro das bicicletas em Porto Alegre, e agora esse fedelho de 19 anos num Camaro vermelho que bateu em não sei quantos carros, feriu seis pessoas, um deles com 90% do corpo queimado dentro de uma Chana, ou Towner, uma dessas, que estava indo ao trabalho na Zona Norte. Aconteceu pela manhã. O moleque de 19 anos tinha saído de uma balada às 6 da matina. A foto abaixo é de Mário Ângelo, da Agência Estado.

Ninguém se fode verdadeiramente quando causa esses acidentes. É uma distorção das leis brasileiras, que deveriam enjaular essa gente e cobrar de suas famílias indenizações milionárias para as vítimas. Se o papi desse moleque tivesse de vender sua casa no Jardim Acapulco, ou o apartamento de vinte zilhões na Vila Nova Conceição, para pagar as vítimas, no dia seguinte todos os papis milionários trocariam os supercarros de seus molequinhos por Celtas e Corsas.

(Os papis merecem um parágrafo à parte. Como é que alguém dá de presente para um menino de 18 ou 19 anos um Camaro de sei lá quantas centenas de mil reais? Porra, ninguém sabe o que é ter alguma dificuldade na porra da vida? Começar por baixo? Andar de ônibus de vez em quando? Ter um primeiro carrinho pequeno, modesto, baratinho? Cuidar dele, lavar aos sábados, passar uma cerinha? Será que um idiota de 40 e poucos anos, os da minha geração que hoje são pais, não percebe que um menino de 20 não tem a menor capacidade mental para dirigir um carro desses? Será que um idiota da minha geração não percebe que dar um Camaro para um moleque de 20 anos é estragar sua vida, criar um monstro? Será que um idiota da minha geração não percebe que se seu filho sai de casa à noite e volta ao amanhecer está fazendo merda em algum canto? E que a chance de fazer uma merda enorme com um carro de 500 cavalos é ainda maior? Minha geração é uma bosta.)

Mas enquanto isso não acontecer, enquanto não esfolarem as finanças dos papais de filhinhos que saem matando por aí, as autoridades de trânsito do Brasil poderiam fazer alguma coisa imediata. Como, por exemplo, exigir uma carteira de motorista especial para dirigir carros com mais de 100 (eram 200 no texto original, acabei de baixar) cavalos de potência. Exigir dos compradores desses automóveis que só servem para exibição de masculinidade exames psicotécnicos, atestados de bom-comportamento, histórico escolar, idade mínima. Além de cursos de direção, se possível caríssimos, e prestação de serviços voluntários em hospitais que atendem vítimas de acidentes por seis meses antes de sentar a bunda num negócio desses e colocá-lo nas ruas.

Moro ao lado de uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, num trecho sem radares. Da minha janela, de madrugada, vejo verdadeiros animais motorizados compensando as diminutas dimensões de seus falos enfiando o pé no acelerador desses carros, ou torcendo o pulso na manopla direita de motocicletas suicidas.

Torço para que todos morram fritos e esquartejados, o que acontece às vezes com os motoqueiros, mas menos com os outros protegidos por airbags e bons advogados. Esses não morrem, matam.

Subscribe
Notify of
guest

602 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Garrido
Leonardo Garrido
11 anos atrás

Caramba! é difícil encontrar pessoas quem pensam igual a mim mas encontrei uma um pouco longe ( sou de Recife ) sou a favor de tudo que escreveu, meu nobre ! muito bom o texto, e as observações desses idiotas ( pais e filhos ) sem noção, verdadeiros assassinos (os filhos) e co-autores (os pais )

Ozzy
Ozzy
12 anos atrás

aq tem muito juiz, só deram moral pq foi o filho do Eike, mania de pobre é invejar os ricos e fazer balaio ao invés de estudar e trabalhar p ser um, perdi um irmão num acidente igual e o cara teve o mesmo tratamento, a diferença é q ele pilotava um UNO 1991 e era pobre, então essa de rico e pobre tem nd a ver. pura hipocresia e chororô da inveja

Erick
Erick
12 anos atrás

O pior de tudo é que numa colisão envolvendo alguém muito louco de cachaça, quem morre é a outra parte que não tem nada a ver com a história! Sempre assim!
A idéia do trabalho voluntário em hospital é fantástica, mas mesmo assim ainda iriam ter pessoas que não assimilariam o recado dado!

Luís Bulek
12 anos atrás

Idiotas fazem idiotices !

Ronaldo Moura
Ronaldo Moura
12 anos atrás

Gostaria muito de ler suas impressões sobre o filho do Eike Batista que acaba de matar um ciclista com sua mercedez.

Luís Bulek
Reply to  Ronaldo Moura
12 anos atrás

Nem apreenderam o a veículo do riquinho. Dá nojo a forma como é conduzida as leis nesse pais. A gente sai às ruas e tem que ter muita sorte pra não sofrer nada, porque se acontecer alguma coisa, quem vai se ferrar mesmo é a vitima desses motoristas imprudentes e irresponsáveis.

pedro alceu
pedro alceu
12 anos atrás

Bruno,
Vc acaba de depor a favor da ignorancia involuntaria do povo! Nunca li uma opinião tão descabida sobre um assunto como a sua em 07/10!! Errado do começo ao fim! Dá asco le-lo!!! Cruzcredo!!!

Gabriela
Gabriela
12 anos atrás

Flávio, nem precisa ter carros velozes como esse pro povo achar que é o Senna ou qualquer outro grande piloto!!!!

Helena
Helena
12 anos atrás

Bruno, se vc estivese na situação da família desses pobres coitados que foram atropelados e morreram, será que vc pensaria da mesma forma?

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Flávio, Parabéns!! é isso tudo e muito mais sobre este assunto.
Tenho uma opinião sobre a maioria dos problemas do nosso País.
” IMPUNIDADE”
Ela é a responsável, por quase tudo de mal que este País passa nos dias de hoje:
– Judiciario Corrupto
– Estado (TODO) ele com grande maioria corrupta (policia, políticos, servidores públicos) enfim o problema é endêmico.
– ONG’S – Organizações Não Governamentais (isso?) que só serve hoje no Brasil para servir a corrupção e roubar dinheiro PÚBLICO nunca o privado.
– Até nosso maior lazer o Futebol (CBF) Todas estas Confederações de qualquer esporte no Brasil tem MUITA sujeira e roubalheira…
Enfim para mim tudo isto tem que começar através de uma Nova Geração que comece com uma reforma de nossas arcaicas leis…depois combater e punir ladrões, assassinos, corruptos, etc..
– Diminuir esta VERGONHA de 38 Ministérios “Meu Deus” quanto dinheiro p/usar em educação, segurança, saúde etc.. e os caras de pau dizem q se não voltar CPMF não tem $$$ p/saúde e a Nossa geração escuta quieto isso e mais um monte de absurdos diários como estes que vc cita e não são menos graves..e Sarney e a vergonha daquele pobre Maranhão refém desta gente a décadas.
Acho que devemos nos concentrar de forma inteligente e começar por um ponto talvez este a “Reforma no Judiciário” e não atirar para todos lados e não resolver nada.

Abraço!!
Marcelo

Aldo Lammel
Aldo Lammel
12 anos atrás

A matéria se faz Fantástica pela síntese, por expor algo lógico que é ignorada no Brasil. Como pais, que deveriam proteger e orientar, têm coragem de armar seus filhos? Agora, imagine estes mesmos pais em seus cargos dirigindo as riquezas de nosso país? Quanta distorção, quanta falta de critério e de senso. Onde tudo isso se encontra? Na Educação brasileira, falha e de valores incoerentes. Há solução (!), mas começa com cada um de nós. Como eu queria uma “revolta árabe” no Brasil..

Nivea Marco
12 anos atrás

Perfeito o seu texto, Flavio!
Só tenho um pesar que se a sua geração é uma bosta, a minha (que vem depois) está perdida.

Beijos!

Mariana Claro
Mariana Claro
12 anos atrás

http://www.naofoiacidente.com.br/
Uma petição pública para tentar mudar a lei. Pra que bons advogados não livrem seus clientes das consequencias legais.

igor
igor
12 anos atrás

independente de minhas ressalvas quanto ao Flávio Gomes, a quem discordo de muita coisa, especialmente política [mas não, não sou tucano, longe disso…], concordo em boa parte desse texto… parabéns… o mesmo foi devidamente curtido e encaminhado à vários amigos

igor
igor
12 anos atrás

ué, mas multa de 60kmh não é só para quem passa a 67kmh ou mais? não tem algo sobre 10% [calibração do aparelho, algum limite assim]?

Victor Molter
Victor Molter
12 anos atrás

Texto sensacional.

Jones Louback
Jones Louback
12 anos atrás

triste, triste….”Esses não morrem, matam….”

Bruno B.
Bruno B.
12 anos atrás

Muito bom o texto!

Mas carteira especial pra dirigir carros com mais de 100cv foi exagero, devia ter mantido os 200cv.

Qualquer carro 1.6 (alguns 1.4 estão chegando perto) tem mais de 100cv, mas não são esses que se envolvem nesses acidentes sérios (de maneira geral).

ValdoWELLASCO
ValdoWELLASCO
12 anos atrás

Concordo com tudo o que disse e acrescento mais, creio que todos ao fazerem seus cursos para terem suas respectivas carteiras de habilitação deveriam, no mínimo, ver e ouvir acidentados de trânsito, assistirem a acidentes “crash tests” para que possam ver que tipo de arma estão lidando.

Mark Smith
Mark Smith
12 anos atrás

Até os 25 anos, gostei muito de correr nas ruas. Mas por pura falta de opção. Hoje, depois de conhecer os track days, sequer ando no limite de velocidade máxima das estradas.

Não seria hora de uma campanha pela abertura dos autódromos? que hoje só servem de playground para os milhonários?

abraços

Guilherme De Bastiani
Guilherme De Bastiani
12 anos atrás

Infelizmente, seremos milhares de pessoas comentando o ocorrido, indignados e encorajados a nos manifestar graças ao amigo Flávio, mas vocês já imaginaram o ambiente em que convive este rapaz? Vocês acham que seus amigos ou a turma de balada estão indignados ou envergonhados pelo que o amigo fez ? Acho que nem um pouco….já viram estas turmas em baladas com o kit básico ( copo de energético e wisky numa mão e cigarro noutra, o pior é que quase nem tragam o cigarro, é só para exibir….rs) se gabando de seus feitos ou do poderio de seus papis..por isto acho que acidentes como este continuarão acontecendo sem qualquer peso na consciência destes irresponsáveis…

Sou careta sim! …não fumo, não bebo e não cheiro..penso na minha saúde e na segurança e integridades dos que me acompanham, sempre pensando em fazer algo que coopere com o trânsito, acho que isto é cidadania.
Não devemos esperar os governantes mudarem nosso Brasil, isto deve começar por nós!

Orlando Balego
Orlando Balego
12 anos atrás

Compartilhei seu texto no Facebook. Quanto mais gente ler, melhor.

Já o Porto aqui embaixo deve ser o papis do playbosta.

Alexandre Surian
Alexandre Surian
12 anos atrás

Fantástico texto!

É uma pena que o próspero Brasil tem idiotas de 40 anos, moleques de pinto pequeno de 20 e meninas de unha vermelha que não sabem sequer qual foi o deputado que votou.

Faz-se necessário buscar já nossos ilustres parlamentares para cobrá-los de todas as excepcionais ideias que você deu. Principalmente a de uma habilitação especial para dirigir esses super-carros.

Abraços.

Klauss Jr
Klauss Jr
12 anos atrás

Cara, só acho uma imprudência falar dos jovens em geral, ate porque não são todos que saem por ai acelerando imprudentemente, é a mesma coisa de eu, que tenho 18 anos, falar que você dirige como uma titia.

Ricardo Simone
12 anos atrás

Esse lande de Habilitação por cilindrada já falo isso ha´mais de 20 anos depois que um rapaz da turma com um Escort XR3 capotou, isso porque todos os admiravam pois chegava a quase 200 km/h. AI eu falava, na reta é fácil, quero ver fazendo uma manobra brusca e de emergência. Deu no que deu, capotou. Felizmente ninguém saiu ferido.

Sobre o caso do fedelho não entendi por que foi estiplada fiança e naquele acidente da Via Anchieta, na qual o motorista causou aquele estrago todo e com morte, não foi afiançável. Sendo que ele estava trabalhando e a causa foi um problema mecânico.

Flavio
Flavio
12 anos atrás

Sempre me fazem a pergunta de porque não querer voltar a morar no Brasil, e alguns não gostam do que eu falo a respeito de impunidade e segurança. Meu irmão sofreu um grave acidente de moto no Japão, em um cruzamento um senhor de 65 anos não percebeu meu irmão e entrou com o carro com tudo, pegando a moto com que ele pilotava a velocidade normal da avenida. O choque foi tão violento que meu irmão quebrou quase que todo o lado direito do corpo. E o senhor, mesmo parando e dando assistência foi preso devido a gravidade do acidente. Passado 3 dias, meu irmão em coma induzido, a polícia perguntou se iríamos querer que o motorista continuasse preso ou não. Todas as despesas estão sendo pagas pelo seguro do senhor que causou o acidente. Estava pensando eu se isso tivesse acontecido no Brasil, se estaríamos assistidos. Ora, a quem eu quero enganar né…
Infelizmente o Brasil ainda me é um sonho muito distante.

Bruno
Bruno
12 anos atrás

você é ridículo….
Ta igual a imprensa no Brasil, so pensa pelo povão e audiência, é por você e alguns jornalistas escrotos que o Brasil não anda, não desenvolve…..

Ao invéz de ficar publicando essas matérias ridículas, você poderia levar ao público cultura, lutar a favor do povo, falar de impostos que é abusrdamente mais importante, falar dos acontecimentos no congresso, que o povo não tem informação o sufuciente, deveria fazer matérias para ajudar a população e não fazendo oque a maioria faz que é escraxar quem tem dinheiro, no Brasil quem tem dinheiro é taxado de bandido, ladrão ou algo do gênero, onde deveria ser idolatrados por serem ricos num país onde tudo se tem um jeitinho, onde o governo rouba e ninguem fala nada, simplesmente aceita…. Na Europa e EUA, quem tem dinheiro é idolotrado, vira exemplo, o mesmo deveria acontecer no Brasil…

Agora, com gente como você falando essas besteiras, dificilmente iremos mudar algo nesse país….

Espero que você publique esse meu comentário e não simplesmente delete quando alguem faz um comentário que você não gosta…..

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bruno
12 anos atrás

De onde saiu esse biruta?

Josué Solino
Josué Solino
Reply to  Bruno
12 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nasce aos montes no nosso país Flávio, infelizmente.

Ani
Ani
Reply to  Bruno
12 anos atrás

do papi rico dele.

André
André
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Nossa mas q idiota. eu fico pensando o que um cara desses come no café da manhã? Provavelmente feno ou capim so pode. Idolatrar rico hauehuaheuhehaehaehauheuaheuhae hauehuaheuaheuaheuhauehauehuaheuahehauehauheuaheuaheuhae

Cesar
Cesar
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Bruno,
Vou assumir que você não leu o texto. É menos vergonhoso do que assumir que não entendeu absolutamente nada e resolveu comentar assim mesmo.
O artigo fala da irresponsabilidade de alguns filhos e de seus pais, não que os ricos são um problema. Se você der um canivete pro seu filho de 3 anos é a mesma coisa.
Os impostos são problema, claro, mas a educação é um problema maior. A sua e a do piloto do Camaro…

Alex
Alex
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Bruno, tu devia ser um fracasso na interpretação de textos na escola, hein? Idolatrar quem tem dinheiro? Me poupe…socorro.

Mari
Mari
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Bruno…férias na Europa não te faz conhcedor de um povo! Não ofende os caras dizendo isso. Até porque lá ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, idolatra quem tem dinheiro, eles idolatram pessoas que tenham bom gosto, educação e conhecimento. Dizer que desrespeitar leis, assassinar inocentes dirigindo como um louco, ser irresponsável e ainda dar risada é coisa de europeu é o maior absurdo. E além disso não é típico de gente rica, e nem foi isso que o Flávio disse no texto, mas de babacas sem educação e sem respeito pelo próximo. Nem todo rico é babaca, mas alguns são, assim como tem pobre babaca a diferença é que atropelar alguém de bicicleta não mata. O problema daqui é a educação e não o dinheiro!

Zelão
Zelão
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Achei sensacional a citação “deputadinho assassino do Paraná”. O Bruno, se fosse capaz de absorver isso, seria uma pessoa educada e cidadão. E teria uma medida melhor da imprensa no Brasil. Está pretendendo discutir informação?
A questão aqui, óbvia, não é de poder aquisitivo mas a de respeito ao próximo, uma informação básica e que deveria constar do caráter dele…

Milene
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Primeiro, não é verdade que na Europa se idolatra os ricos. Da onde este muleque tirou isto??

O que se valoriza lá é a igualdade, a construção de uma sociedade igualitária… Piada esta sua frase!

E ainda mais, vamos valorizar e idolatrar os ricos no Brasil? Ta de brincadeira, esta aristocracia que apenas quer tirar cada vez mais dinheiro da classe média, que explora. Claro que existem pessoas boas, mas como valorizar os ricos no país onde o cara mais rico do Brasil é um idiota, com um filho mais idiota ainda, que quer virar o cara mais rico do mundo a qualquer custo (nem que para isto tenha que destruir comunidades (como já fez), passar por cima de qualquer lei).

Vá se informar Bruno!
Me dá tristeza ver que no Brasil existem pessoas como você.
Por isto que o Brasil não vai para frente!

Robinson
Robinson
12 anos atrás

Flávio,

Cara até que enfim você escreveu algo que bom!!!
Aqui no interior, enquanto o cara ta tirando racha, a mulher dele tá dando a racha.

Abraço,

Renato F1
Renato F1
Reply to  Robinson
12 anos atrás

Muito boa essa!

Claudio Roberto
Claudio Roberto
12 anos atrás

Eu não posso dirigir por causa da minha deficiência visual mais sou completamente apaixonado por carrões e motos de verdade, se um dia eu puder dirigir e tiver condições de ter um deles a primeira coisa que vou fazer antes de ter um desses veículos é ter um carinho para usar na rua e carão ou moto vou deixar para usar depois entrar em um club de motoristas ir para pistas fechadas porque a tentação de pisar fundo e grande quando se tem um carrão e a chance de me fuder, fuder o carro e matar alguém e tão grande que só de pensar já me deixa tremendo.

JPNS
JPNS
12 anos atrás

Concordo plenamente com o texto, parabéns!!!

Celso Bottino
Celso Bottino
12 anos atrás

Tenho orgulho de vc, bom ter alguem que pensa assim na mídia, e com espaço pra falar.
Parabéns
Abrasssssss

MB011
MB011
12 anos atrás

Sem querer justificar a barbaridade ao volante cometida pelo rapaz, mas vejo que temos aqui uns 420 leitores que são umas “puras senhoras de santana” que nunca cometeram pecados, nem muito menos beberam antes de dirigir, e que certamente nunca saem de carro a noite para festas, comemoracoes, jantares entre familia e amigos, etc….especialmente em SP, onde as distancias entre bairros superam fácil os 15, 20 quilometros. O problema, minhas senhoras que nao conhecem a realidade, é a falta de opção para quem deseja sair para se divertir. A unica opção para os paulistas de madrugada são os extorsivos TAXIS, e apenas para aqueles que podem pagar 50, 60, 70 reais por uma corrida. Entao vc pode escolher entre ser assaltado pelo taxista ou ficar no ponto de onibus, vestido pra balada com dinheiro e cartoes no bolso, esperando o assaltante chegar e voltar pra casa pelado e a pé mesmo. Essa é a realidade do país chamado Brasil

Josué Solino
Josué Solino
Reply to  MB011
12 anos atrás

Sei……

Pelo que entendi os fins justificam os meios, correto. Os caras que assaltam e matam, tem os que fazem pq precisam comer, etão correntos né?

Quanto a senhora ao volante, SE andar sempre certo dentro da lei, mostrando para minha filha como se deve conduzir com prudência, educação e segurança, sem cortar sinais, furar fila para conversão, usar celular, entre outros, ENTÃO sou um senhor de santana mesmo, na realidade de uno mille.

Gosto de beber com os amigos, mas nunca dirigi apos beber, vou de taxi (é muito mais barato que minha vida ou a de alguem), hoje para falar a verdade prefiro muito mais estar com minha familia do que sair a noite pois tem muitos irresponsáveis nas ruas a solta.

Infelizmente, parece que nós brasileiros nunca iremos aprender, é cultura amigo, tudo isto que o Flávio escreveu se conserta com cultura, mudança de hábito e postura. Você que lê o texto reflita:

– Quando você atinge velocidades ilegais o que você ensina ao seu filho?
– Quando você fala ao celular enquanto dirigi o que você ensina ao seu filho?
– Quando você muda de faixa e não sinaliza, o que você ensina ao seu filho?
– Quando você adianta o carro para não deixa o outro entrar na sua frente o que você ensina ao seu filho?
– Quando você estaciona na vaga de idoso ou deficientes, o que você ensina ao seu filho?
– Quando você circula pela faixa exclusiva de ônibus, o que você ensina ao seu filho?
– Quando você se mostra inteligente e pega o acostamento na estrada engarrafada, o que você ensina ao seu filho?

Estes são apenas exemplos no trânsito, e muito mais se repete do dia dia, ao fazer compras, no trabalho, no restaurante, etc.

Em suma estamos passando para as futuras gerações, perpetuando o famigerado “jeitinho brasileiro” para nossos filhos e netos.

Nós estamos estragados, não tem mais como mudar, quem sabe alguma dia as coisas mudem, acho difícil.

Guilherme
Guilherme
Reply to  MB011
12 anos atrás

É.. Voce tem razão MB011, afinal..é um absurdo pagar 50 reais num táxi… principalmente essa classe tão desfavorecida e trabalhadora que só tem condições de comprar um carro de 200 mil reais pra um dos seus filhos que nunca trabalhou na vida.

eloisa
eloisa
12 anos atrás

Gostei do seu texto e acho que não ha mentiras nele. O pessoal esta comentando que a questao não eh dinheiro pq qq otario com carro barato faz merda tb. Experimentem ser atropleados por um celta (quase plastico) e um camaro.
Alem disso, espera-se que uma pessoa que tem grana pra pagar um camaro para seu bebezinho mimado, tem grana tb pra investir numa educacao decente pro fdp! A comparacao de valores de veiculos me leva a pensar mto nisso!
Soh q hj ateh educacao eh tao corrompida que não rola pensar que escola cara dah educacao pra esses inconsequentes.
Soh os valores recebidos em familia te levam a fazer coisas positivas de tudo que ha nessa vida. Qr ter uma porra de um camaro? Tenha, mas com consciencia das consequencias das acoes. E onde uma crianca/adolescente aprende isso hj? Na escola não. Senao a professora eh demitinha/toma tiro/apanha (sinal q o passo pra boa educacao vem antes da escola).
Valores vem de familia. o que teu paragrafo sobre a TUA geracao diz bem: sao todos doidos.

Agora eu quero ver um post falando sobre a responsabilidade desses pais de merda que não percebem que seus bebes sao delinquentes.

Parabens.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Cara, vc fala isso pq não foi seu pai, seu irmão, seu filho, enfim, que morreu depois de ter 80% do corpo queimado por causa de um filhinho de papai que bebeu todas. O pior, queria ver sua reação se fosse seu pai indo pro trabalho às 8h e morrendo por causa de um idiota como esse pseudo motorista.

Pimenta no dos outros é refresco.

Gledson
Gledson
12 anos atrás

Parabéns pelo maravilhoso texto! Disse tudo em alto e bom som!!!! E quem for contra, é pq tem pau pequeno!

juliana
juliana
12 anos atrás

Ah, e ao leitor Flavio, digo apenas uma coisa.

Na época dos meus avós, de uma família tradicional de São Paulo, dinheiro comprava, acima de tudo, cultura e educação. Hoje, dinheiro compra cada mais ignorância.

SEJAM RICOS. MILIONÁRIOS. TRILHONÁRIOS. SÓ PAREM DE MATAR INESCRUPULOSAMENTE. SEJAM RICOS. MAS SEJAM PUNIDOS.

juliana
juliana
12 anos atrás

Olha Flávio, salvo o último parágrafo, não poderia concordar mais com você. E não é que não desejo que eles morram. Porque eles também morrem. Na minha geração, só no último ano da escola, quando fizemos 18, foram 2. Depois, já nem sei quantos e quantas mais, por culpa própria. Alguns eu praticamente só espero o dia do aviso.

É que eu acho que a morte pra eles não é uma pena, é um alívio. É o alívio de não ver o que eles podem ter causado, de não pagar pelo crime, de não sofrer o quanto deveriam. Eles devem sofrer a privação de dirigir, por anos de preferência, 5, 10, quem sabe mais. Devem sofrer a privação do direito de ir e vir, da liberdade, devem passar por um ambulatório de traumatologia para ver o tipo de consequência que podem causar. Devem sofrer julgamento, INDEPENDENTE DO PODER AQUISITIVO, devem ser presos, e ver como é uma cadeia. Não há castigo maior no Brasil do que a cadeia. Digo no Brasil porque na Alemanha, por exemplo, ou em alguns lugares dos Estados Unidos, cadeias são civilizadas, limpas, organizadas. Aqui não. Aqui são o maior pesadelo possível de um mauricinho imbecil que sai por aí achando que é um superherói com seu batcarro, e que nada jamais poderá detê-lo. Porque aqui no Brasil, dinheiro compra tudo. Inclusive a redenção. Porque esse tipo de pai IGUALMENTE OU MAIS IMBECIL, se quer castiga o próprio filho em casa, já que a lei não o faz. Ele aciona o seguro e lhe dá um modelo novo.

É triste essa realidade de assassinos de elite.

Ani
Ani
Reply to  juliana
12 anos atrás

Só não esqueça que aqui no Brasil existe cadeia p/ rico tbm, p/ não dizer as “prisões domiciliares”, “rs”.

Carlos Alberto
Carlos Alberto
12 anos atrás

Parabéns pela matéria. Falou com muita seriedade e verdade! Quem a enviou foi meu filho, que infelizmente ele, e todos nós estamos à mercê desses irresponsáveis ao volante!

roque
roque
12 anos atrás

PARABENS FLAVIO! vc sabe escrever mesmo. lembra da propaganda da SULAMERICA SEGUROS “” ABORRECER PRAQUÊ “” tae o bonitinho ta livre a mamae chocada papinho pagou R$ 235.000,00 de sua liberdade e moleque pronto para matar mais alguns. TAMU FULL

Ademir
Ademir
12 anos atrás

Tambem tem uns babacas pobres que com muito custo compram seu monza 82, enchem de som, acham que o carro é um bólido e fazem a mesma coisa…O que falta mesmo é educação! “De Berço”. Que infelizmente hoje é muito raro

Fernando Vaz Filho
Fernando Vaz Filho
12 anos atrás

Cara,

Há muito tempo não vejo um post com tanta coisa que concordo plenamente…. TUDO….

Celso Cunha
Celso Cunha
12 anos atrás

Concordo cintigo Flavio, em Genero, numero e Grau.
So lamento nao ser da Receita Federal para poder investigar tao evientes sinais de TANTA riqueza. Ninguem em posse de bom senso e estado de civilidade iria gastar TANTO do seu dinheiro (tem que ser do dinheiro dos outros), para comprar uma verdadeira ARMA e dar para o seu filho.
E’ realmente uma pena….
LAmento MUITO pelas familias das vitimas.

Orlando Balego
Orlando Balego
Reply to  Celso Cunha
12 anos atrás

Infelizmente os agentes da Receita Federal não têm autonomia para investigar esses caras, se quiserem. Os agentes dependem de autorizações dos superiores. Uma pena.

João W.
João W.
12 anos atrás

Fazia tempo que eu não via um estilo de redação tão bom. Parabéns.

RUBENS BARRETO
RUBENS BARRETO
12 anos atrás

O pior é que o EDSON faleceu hoje devido as queimaduras. Esse cara deveria pagar pensão vitalícia para a família, pq dinheiro eles tem

Porto
Porto
12 anos atrás

Achei o texto agressivo.
Flávio, acho que você tem boas idéias e concordo com você em diversos pontos, como, por exemplo a pessoa ter que fazer um curso para aprender a dirigir um carro/moto desse nível, pois a tocada é outra, responsabilidade é outra, tudo muda. Acho que apelar pra preços altos nessa hipotese é besteira, se o cara tem 200 mil pra pagar num carro, ele tem pra pagar na carta. Passar 6 meses ajudando vítimas de acidentes, não funciona porque é Brasil isso aqui. Alguém vai corromper, a pessoa que quer ter o carro paga alguém que trabalha nisso, a pessoa que trabalha nisso assina um papel falando que ele veio os 6 meses e ele compra o carro. Ou então a pessoa desiste pelo trabalho que daria, mas carro importado dá dinheiro pra país, então dificilmente vão querer que as pessoas desistam de ter isso.
Acho que o foco aqui tá sendo no menino e no dinheiro dele. Tá errado. Sim, ele fez merda e tem que assumir isso, mas se ele tivesse porrado um Palio e feito a mesma coisa, todo mundo ia culpar a balada que ele tava, o uso de alcool e cacete a 4. Deu azar dele estar num carro forte e todo mundo condenar ele por isso.
Acho que esse acidente foi ótimo pra todo mundo ver o que acontece com essa frota terrivel que o Brasil tem, se comparada a um carro importado. O menino não se machucou, o Camaro ficou ao pedaços, como deve ser. Os outros carros, mais simples, viraram merda, assim como quem tava dentro. Não estou defendendo o menino, mas culpar a condição financeira dele nao é certo, afinal, se ele tem dinheiro pra andar de Camaro, não vejo motivo pra andar de Celta. Acredito que você faria o mesmo, teria um carro bom, se estivesse no lugar dele.(apesar que concordo que um carro mais simples de inicio, só pra a pessoa aprender como se deve dirigir é uma boa idéia, depois compra um canhão desses e aproveita).
Acredito que se a pessoa compra um veículo com toda essa força, deva saber como usar, então o problema está no comportamento dele, mas julgar todo muleque com carro ou moto forte por causa de um, é besteria. Aliás, apoio o que alguém disse nos comentário, que é mais perigoso um muleque com um gol tunado do que com um carro desse níve. Pelo menos esse carro foi projetado pra responder a força que ele tem, já o gol…
Enfim, achei que o texto tem idéias boas e que deveriam ser levadas em conta, só não concordo com a parte mais esquentada e agressiva, pois ficou com cara de “tpm” (não se ofenda) e tira parte da credibilidade do texto.
E quando a torcer pra que essas pessoas morram fritas e não sei o que… Garanto que quando estava no Porsche, pensaram a mesma coisa de você. Você deve ser feliz porque não aconteceu nada disso com você… =]

Fabião
Fabião
Reply to  Porto
12 anos atrás

Ai, agressivo! Uiuiui! Coitadinhos dos playboys, ficam ofendidos com essa AGRESSÃO!
Esse Flavio Gomes é um verdadeiro vilão, viu! Fica sendo agressivo com essa gente pacata e bondosa que tem todo direito de dirigir seus carrões a 200 por hora!
Pobre invejoso fica assim… agressivo! Ui ui ui! Mimimi!

Orlando Balego
Orlando Balego
Reply to  Porto
12 anos atrás

Verdade… a culpa é dos outros carros! Quem manda serem carros de gente normal!!!

Lusitano XXX
Lusitano XXX
Reply to  Porto
12 anos atrás

Você é parente do dono do carrão… “Se ele estivesse em um Pálio”, não estaria a “trocentos por hora” …
Vai lá, já que vc. é bom com as palavras, e explica para a família do motorista que morreu queimado.
Explica que o Playboy, já que tem grana, pode andar como quiser. “Qualquer coisa, meu pai paga e resolve”…
Mande ele pagar pela vida que ele tirou.
Quanto vale sua vida, Porto?
Posso comprar e te matar queimado ?
Afinal, se tenho a grana, que mal tem?
E a vida de seu filho ?
É só uma pergunta em sentido figurado, claro.
Enfim, este é um espaço aberto para debates. (não confundir com terra de ninguém…)

marcelo
marcelo
12 anos atrás

Desculpa não ficar mais surpreso com tais declarações!
Desculpa a grosseria mais opinião é igual a cu cada um tem o seu.
Não fiquem falando o que nós já sabemos!
Duas palavras pra definir (corrupção e falta de preparo psicológico).
já sabemos que a impunidade no país é paga!
Que o governo não toma parte disso porque são os filhos deles que conduzem determinados modelos de maquinas de matar.
O outro lado a classe dominante.
Pergunto eu meus amigos com todo respeito do mundo! Vai mudar o que nesta porra?
viva o brasil país das pizzas (entenderão o trocadilho né)
Boa noite a todos meus sentimentos pelos mortos no transito brasileiro.

helizelton
helizelton
12 anos atrás

ultimamente o que tenho dito a meus amigos é o seguinte:
“Você tem fé em Deus?”
se tiver comece a orar , pois só depois da morte que teremos a famosa justiça divina.
Porque aqui na terra se depender dos nossos governantes…
É isso que dá votar em analfabeto , bandido, jogador e mulher fruta pra fazer as nossas leis.

Edu
Edu
12 anos atrás

A minha duvida é sobre o acidente do Porche com a moça do Tucson. Ela passou pelo farol VERMELHO, e todo mundo comenta como se não tivesse nenhuma culpa…Se fosse um Celta no lugar do Porche tenho certesa da inverçao da culpa…os dois fizeram cagada.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Edu
12 anos atrás

Não seja idiota.

João Cunha
João Cunha
Reply to  Edu
12 anos atrás

Edu, concordo com voce. Os 2 tem culpa. A mulher se tivesse tido mais cuidado, ou se tivesse ficado parada no vermelho, tava viva, ISSO É FATO, e como voce mesmo colocou flavio, respeito as leis de transito. Se fosse um celta no lugar do porche, a culpa seria fatalmente da mulher.

No MAS vivente, concordo 100% com o que tu escreveu.

Gledson
Gledson
Reply to  Edu
12 anos atrás

Se o cara estivesse a 60km/h seria somente mais uma colisão e não uma bestialidade fatal como foi.

Christian
Christian
12 anos atrás

Flavio Gomes

Cara, deprimente mesmo é o seu grau de paciência…
Meu, são seus leitores filho, digo por mim, não o ofendi, não o xinguei, sei que tem gente que é deliberadamente grossa, faz parte, não há como evitar. Ou vá morar em Oslo…

Mas não é preciso tanta idiotice de ficar dizendo sempre a mesma coisa, pelo menos não para a maioria dos que NÃO concordam com você. Seja mais educado…

O blog é muito bom, o comercial da Carlsberg por exemplo, foi a melhor coisa que vi esta
semana, sem dúvida. Mas você tá ficando muito velho e chato, e porra, nem chegou nos 50 ainda.

É só um conselho, vá com mais calma…

Lewis
Lewis
12 anos atrás

Não concordo com seu ponto de vista não. Ele é equivocado.

A “arma” pode ser um Camaro, uma Ferrari, mas pode ser tb um caminhão, um carro 1.0, e por aí vai.
O problema é a bebida no volante.
Mas tb acho q em posto de gasolina não deveria ter venda de bebida alcolica nenhuma, nem q fosse pra levar. Não resolve, mas já seria mais uma medida para coibir os abusos.
O q deve adiantar mesmo é uma prisão severa e a perda da carteira de motorista de forma definitiva. E se for pego sem carteira, 10 anos de cadeia, sem direito a fiança.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Lewis
12 anos atrás

Que diferença que faz? Não dá para comprar a bebida no supermercado e afins e encher a cara no carro? Então faça igual a outros países: ponha um bafômetro junto com a ignição! Se estiver alcoolizado, o carro não liga! E ponto!

marco esteves
marco esteves
12 anos atrás

Parabéns pela lucidez Flavinho. Disse tudo!
Enquanto a justiça agir do jeito que age, seremos todos reféns desses assassinos.

Abs