NOTURNAS (6)

SÃO PAULO (putz) – Acho que não fui tão sensacionalista assim… Massa foi, realmente, tirar satisfações com Hamilton. E foi, digamos, um ato de certa hostilidade. Desnecessária.

Não há dúvidas de que há algo errado com Hamilton. Sua vida pessoal é uma confusão, brigou com o pai, tem cometido erros e coisa e tal.

Mas essa imagem me diz que há algo mais errado ainda com Felipe, um rapaz normalmente afável e educado.

Era para tanto?

ATUALIZANDO…

Massa reclamou, com razão, de ter sua corrida prejudicada pelo furo do pneu. Mas o toque poderia ter acabado com a prova de Hamilton, também. Porque as consequências para ambos foram parecidas. E o desfecho do GP, para cada um deles, bem diferente.

Para vocês entenderem, quando os dois pararam, na volta 11, estavam em quarto e quinto, Massa na frente. Juntinhos. Houve o toque na volta de retorno dos boxes e na volta 12 Hamilton passou em sétimo, enquanto Felipe teve de se arrastar até o box e trocar os pneus, caindo para 17º.

Na volta seguinte, por conta do tempo perdido na parada, o brasileiro estava em 20º, sua pior posição na prova. Hamilton parou na volta 13 para arrumar o bico. Cruzou a linha em oitavo. Na volta seguinte, despencara para 16º. Felipe ainda estava em 20º. Na volta 15, Lewis parou de novo para pagar o pênalti. Caiu para 17º e, na volta 16, para 19º.

Àquela altura, Massa já estava em 17º. A recuperação de Hamilton, portanto, começou na volta 16 duas posições atrás do brasileiro. E até o fim da prova, ambos fariam as mesmas duas paradas.

Assim, o toque de Hamilton em Massa na saída do primeiro pit stop acabou prejudicando mais o mclariano que o ferrarista, considerando volta com carro arrebentado, trabalho de box, punição. E, ao fim da corrida, Lewis recebeu a quadriculada em quinto, 1min07s766 atrás de Vettel, o vencedor. Massa terminou uma volta atrás, em nono.

Olhando a tabelinha abaixo, feita nos mais modernos programas de design gráfico do mundo, dá para entender. E entende sem dar, também.

Volta 10 – Massa P4 – Hamilton P5
Volta 11 – Massa P4 (box) – Hamilton P5 (box)
Volta 12 – Hamilton P7 – Massa P17 (box)
Volta 13 – Hamilton P8 (box) – Massa P20
Volta 14 – Hamilton P16 – Massa P20
Volta 15 – Hamilton P17 (box) – Massa P20
Volta 16 – Massa P17 – Hamilton P19

Subscribe
Notify of
guest

397 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Geckodriver
12 anos atrás

Acho que está todo mundo de saco cheio do Hamilton. Achei até que Massa foi amigável demais. Devia ter feito como Senna quando passou aquele famoso sermão no Schumacher.
Na minha humilde opinião deveriam deixar Hamilton sob observação…
Tenha até minha visão sobre o caso: http://geckodriver.wordpress.com/2011/09/26/cingapura-the-movie/

galileu
galileu
12 anos atrás

e o que isso tem a ver, vicente.
o cara de desestabilizou emocionalmente, foi tirar satisfação de um fato de corrida, e nem o fez direito
pilotinho mediocre, covarde, burocrático, e ainda quer ser irônico, o LH nem ligou.
agora dando pau no LH, porque ele não se mete com o shumi?
é facil bater em cachoro morto, só tira da corrida novatos em pilotinhos.
como os PK grossa ele se comporta dirieitinho.
e essa história de ele ser protegido do ron denis, cria da maclarem tambem já deu na valise
toda equipe tem direito de pegar um piloto de kart ou qualquer outra categoria de acesso e moldá-lo para um futuro piloto na equipe principal, briatores fez muito disso, suaber tambem e ningúém jamais falou de piloto protegido. no futebol se faz isso com constância, e n inguém critica, o robinho o neymar são garotos que começaram no santos nas categoria de base e não são taxados como o LH é.
isso é coisa que o brasil deveria fazer com meninos oriundos do kart, tem talento, vamos investir.
cadê a formula ford que nos foi tirada para pagar o rubinho na equipe do escoces vesgo e pirata? disso ningém fala, formula fiat, chevrolet, renaut ond foram parar? da volkswagen nem comento pois ela já havia parado a muito tempo.

vicente
vicente
12 anos atrás

Não vai dar preu ler os 400 comentários, espero não ser redundante.
.
Segundo o F1fanatic, na volta citada (16) Massa estava na 7a. volta do pneu macio e Hamiltons na 5a. do Super-macio, ou seja, 1,2s por volta mais rápido fora o fato da Ferrari ser moedora de pneu. Ham economizou um jogo no Q3.
Além disso (acho que pra aproveitar a bandeira amarela) a Ferrari optou por um stint curto (13 voltas), puxando todas as trocas subsequentes e no final Massa encostou em Peres com os pneus detonados.
Em tempo: Os pneus de Peres também estavam bem mal, mas isso parece afetar menos a Sauber (vejam o grafico de tempos por volta).
http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2011/09/pitstops.gif

luiz oliveira
luiz oliveira
12 anos atrás

Massa já sente a sua batata assando a tempos na Ferrari….E não mostra serviço algum….Está em franca queda livre……É apenas o destempero de um próximo desempregado.

Alécio Seidel
Alécio Seidel
12 anos atrás

se isso tivesse acontecido nos tempos de senna provavelmente daria merda.

Jonatas
Jonatas
12 anos atrás

Massa perdeu a razão por, esquentadinho, ter ido tirar satisfações com Hamilton ao final da corrida. Suadades eu tenho é o do Piquet! Ah, que saudade! Piloto educado, que não tirava satisfação como Massa…

Flávio, há uma extrema má vontade de alguns jornalistas brasileiros com o Massa, assim como havia com o Rubinho. E, assim, como eu tenho uma absurda má vontade com o Rubinho, não porque o considero mau piloto, mas pelo contrário, porque o acho excelente piloto que jogou todas as chances que tinha fora por uma subserviência absurda à Ferrari e Schumacher, sempre na esperança que o ano seguinte seria dele; sobra também má vontade com o Massa por ser sempre tão bonzinho quando sempre lhe sobra os prejuízos.

Dos erros grotescos da Ferrari, quando lhe tirou as chances de título em 2008, quando Hamilton foi campeão; dos erros grosseiros com os dois pilotos (Alonso e Massa) nos dois campeonatos seguinte; com a preferência mais que declarada pelo espanhol; pelo chega pra lá do espanhol na entrada do pit em certa corrida, pelas ordens de box e, pelo fraco desempenho frente ao companheiro de equipe… Tem de haver mesmo certa má vontade com ele.

Isso não quer dizer que tenha que haver excesso de boa vontade com um piloto rápido e agressivo como o Hamilton que, por conta de não saber se controlar, acaba prejudicando a si mesmo e aos outros constantemente. Errar é humano, mas esquivar-se de corrigir-se e persistir em cometê-los se justificando com teorias de conspiração, racismo e outras baboseiras é inadmissível. Ainda mais dizer que ainda respeita o Massa ¨independentemente da forma como ele se comportou” (http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/09/hamilton-minimiza-reacao-de-massa-ainda-tenho-muito-respeito-por-felipe.html). Ora, faça-me o favor, Flávio!

Tudo bem, ainda acho que o Galvão precisa mais de psquiatra do que o Hamilton… Mas isso não vem ao caso.

Com toda a sinceridade: eu acho que o Massa não deveria aguardar a Ferrari mandá-lo embora, penso que ele é quem deveria tê-la mandado embora assim que resolveu contratar Alonso, dando-lhe clara prioridade, depois de, no ano anterior, ter feito o tanto de lambanças que lhe custou um título.

E, se não encontrasse outra equipe de ponta para tentar alguma coisa, deveria buscar outros rumos que lhe permitissem lutar por alguma coisa. Agora, vai sair em baixa da equipe, levando um baile do espanhol em três temporadas, descontando o tempo parado por conta da molada do Rubinho… E será que encontra alguma equipe que acredite que ele ainda tenha gana e talento para disputar um título?

Quanto ao Piquet, só pra relembrar: http://www.youtube.com/watch?v=3SXbGDcMeo8.

galileu
galileu
Reply to  Jonatas
12 anos atrás

jonatas, voce algum dia nessa vida voce ouviu falar de segundo piloto?
como no nosso jogo do bicho, vale o escrito, voce pode ate falar que não existem diferenças, que o tratamento é igual, mas tá lá no papel o que voce tem que fazer
um ganha 50, o outro ganha 5, quem manda mais?
isso aconteceu com o barrica e agora está acontecendo com o bixiga.
ele só andou melhor quando o kimi brochou depois de ser campeão, mas fez tantas cagadas, (juntamente com a ferrari), que o titulo caiu no colo do LH.
duvido que o barrica teria perdido esse titulo fosse ele na equipe, ( não estou defendendo o cara, acho que ele fala muito, mas é,chegador e não comete erros tolos)

Jonatas
Jonatas
Reply to  Jonatas
12 anos atrás

Galileu, aí que está: concordo com você, por isso que eu disse que ele não deveria ter aceitado ser segundo piloto. Mesmo cometendo erros tolos, Massa fez a melhor temporada dele em 2008 e estava “por cima”. Como diria um amigo meu: melhor se cabeça de alfinete a cauda de elefante. No automobilismo de ponta, vale muito esse ditado.

Andre Cavalcanti
Andre Cavalcanti
12 anos atrás

Não defendo o Massa pois tenho a convicção que ele levaria pau do Barrichello se corressem com o mesmo carro.

O Massa perdeu o fio no acidente da Hungria e a chegada do Alonso não ajudou em nada.

No entanto este post, como a maioria dos posts do FG, resulta tendencioso e simplista. Primeiro porque a McLaren É mais carro do que a Ferrai atual. Consome menos pneu, já tinha se classificado na frente.
Segundo porque o Hamilton só teve que trocar o bico do carro, seis por meia dúzia, enquanto o Massa deu mais de meia volta com o pneu se despedaçando o que pode ou não ter afetado a suspensão traseira.

Que o Hamilton é mais rápido do que o Massa não há dúvida. Que ele está fazendo merda atrás de merda também não.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

A verdade é uma só, F1 deixou de ser um esporte virou compra de cadeiras, quem tem grana , mesmo sendo apenas rasoável ,senta no carro e mesmo sendo ótimo como o Hulkenberg, mas sem grana, leva um pé na bunda. Se não aparecer alguma empresa brasileira para fazer o mesmo o que o Hugo Chaves fez com o Maldonado, esqueçamos a F1. Independente de ser o Alonso, um bi campeão, alquém tem alguma dúvida que o Santander dá seu pitacos, afinal o banco espanhol enfia 60 milhões de euros por ano na Ferrari, coitado do Massa !!!!

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Tudo bem, dizem que o Hamilton é melhor que o Massa ,pode até ser, mas tirando o campeonato de 2008 que ele ganhou de mão beijada da Ferrari, qual foi o grande campeonato que ele fez que merecesse ser campeão, Ahhhh sim o de 2007, aquele em que ele começou a mostra que não é um cara totalmente normal. O tapinha do Massa foi pouco, merecia um bela porrada !!!!!!!

Carlos
Carlos
12 anos atrás

A TV inglesa BBC fez uma edição das falhas do piloto inglês, kkkk fantastic …
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pX3qTV3Ss5k

Winston
Winston
12 anos atrás

Mais tem uma coisa que niguem fala, o Hamilton tem um carro que com certesa estaria bem a frente do Alonso se nao fisece tanta merda, e Massa nao e Alonso, e bom mais perdeu a confianca e o carro ta uma draga.

Cesar Simões
Cesar Simões
12 anos atrás

O mais legal é que o Massa vem por trás, dá um cutucão, uma resmungada e já sai correndo. Bem machão mesmo.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

A questão não é quem é o melhor, ou quem foi mais prejudicado mas que Hamilton regularmente causa acidentes. O Massa tava irritado pq no sabado o Hamilton tava forçando uma ultrapassagem na volta de aquecimento. Po! saiu depois, da espaço pro carro da frente e depois acelera.
Se o Hamilton não tivesse um titula na mão certamente a coisa ia ser muito pior pra ele

Tales Vilar
Tales Vilar
12 anos atrás

Acho nada demais o caso. Acho até legal. Lembram quando o Schumi foi bater no Coutard num GP com chuva. Mito! Aquele GP era Inglaterra?

O Massa só decepciona. Hamilton é rápido, arrojado… Em muitos momentos isso vai lhe custar o título. Não deve entrar para história como o “papa campeonato”, mas pelo menos vai se divertir… E entreter a gente mais que os picolés de chuchu made in Brazil.

Roberto
Roberto
Reply to  Tales Vilar
12 anos atrás

F1 não é autorama, uma hora mata !!!!!!

Otavio de Souza
Otavio de Souza
12 anos atrás

Faltou um soco na cara, se sou eu dou um soco na cara, na cara….

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Nas duas ou três últimas corridas, vimos grandes disputas entre Hamilton e Schumacher. Na pista. NO BRAÇO. Várias voltas de pilotagem de primeira, de arrojo, de fechadas (sim, não é uma disputa?), correr riscos…

Com o Massa, a disputa com Hamilton na pista (quando ocorre), é curta e na maioria das vezes, termina com o inglês na frente.

Taí a diferença.

Será que Massa teria “cojones” para atacar um Schumacher, um Alonso, um Vettel…como faz o Hamilton???

Talvez seja por isso que a Ferrari já está de olho no Mexicano Sergio Perez…”Cojones”…

Roberto
Roberto
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Correr de F1 por sí proprio já é um risco, aumentar este risco com manobras erradas é burrice !!!!!

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Para Coulthard (ex-piloto), Hamilton não deve se preocupar com as críticas do brasileiro. “Não posso imaginar uma figura menos ameaçadora que Felipe, isso será esquecido rapidamente”, disse.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Ainda me lembro de umas tres ou quatro vezes que o Massa e o Hamilton se encararam com vontade de sair no tapa em 2008, por isso não estranho a situação… Alias, ridícula.

agora fica a pergunta, se o Massa está em dia com sua gana, por que não joga toda essa energia pilotando?

Se está jogando essa energia, volto a dizer, o acidente lhe trouxe sequelas. No minimo ele perdeu parte de sua acuidade visual já que nada justifica sua aparente apatia nas provas, a falta do velho arrojo que marcou sua acenção na Ferrari.

Há uma enquete correndo por este site. Acho que faltou uma opção ao Massa em 2013. Creio que já está na hora de aposentar, infelizmente. Foi um grande piloto até o acidente.

Silvio
Silvio
12 anos atrás

Equecendo as nacionalidades e prefrências…a comparação deveria ser McLaren x Ferrari. O Alonso tomou pau do Button, assim como Massa do Hamilton. Nâo é desculpa para o desempenho do Massa, que está mal mesmo. Quanto ao Hamilton, fico com as declarações do grande tricampeão Jackie Stewart.

WILSON J.
WILSON J.
12 anos atrás

Fala sério (como diria um amigo meu), foi só um tapinha no braço, quase um esbarrão num momento de raiva, o grande (e insuperável) Ayrton Senna e Nelson Piquet, fizeram coisas piores após as corridas com seus desafetos, e também durante as corridas.

Ok, ok, comparação besta… também fizeram coisas muito melhores fora e dentro das pistas.

André Miranda
André Miranda
12 anos atrás

Não foi a manobra errada em si, mas está sendo um conjunto do que o Miltinho tem feito nesta temporada, o Massa até aguentou bastante pra soltar os cachorros no Miltinho que convenhamos é um folgado, Piquet enfezado e dando porrada no Salazar eu até digo hostilidade desnecessária, agora um chega pra lá no ombro, foi é afável! Nossa… muita violência puxa vida… que mundo… assistir nado sincronizado é uma boa então… ou campeonato de sinuca… super calmo e relaxante…

FabioCWB
FabioCWB
12 anos atrás

Flavio, na boa. Sempre me irritou a pachequice de boa parte da imprensa e torcida, nisso sempre concordei contigo. Só que de uns tempos pra cá, a ojeriza pra isso tá afetando teu senso de julgamento. Se tiver que pesar a atitude (esportiva ou não) de algum esportista tu tá pesando sempre contra os brazucas, mesmo que eles eventualmente tenham razão, só pra não parecer pacheco também. Calma lá, então pelo menos se posicione na linha dos que “quando tiver brasileiro, eu sou contra, mesmo que eles estejam certos”. Porque nesse caso, na minha opinião, da pra analisar de duas maneiras:

1) Os dois deram alguma cor à corrida chata, um fazendo uma merda durante a corrida, e outro fazendo uma merda depois da mesma

ou

2) Que bom que isso ainda acontece nesse tempo de pilotos bitolados e educadinhos, um joão que tira satisfações quando um cara faz merda com ele, e um john que pilota sempre com a faca nos dentes e as vezes corta a língua e a boca com a mesma faca.

Abraços

Williams
Williams
12 anos atrás

Resumindo: um com excesso outro com falta de confiança.

@Daviksama
@Daviksama
12 anos atrás

Com certeza e infelizmente, essa atitude do Massa deve-se ao desempenho da Ferrari deste ano e do desempenho dele desde 2011, aliando isso ao que houve no treino (Hamilton passou o Massa na volta de aquecimento), a frustração de não ter vencido nada desde que Alonso chegou ao Time e a críticas que ele recebe dentro e fora das pistas.
O mais natural é que ele explodisse, e já que não pode fazer isso com o Alonso, o GP da Alemanha de 2010 está entalado na garganta dele, pois ainda não esqueceu, e nem tem como, o GP Marmelada de Cingapura de 2008.
Massa precisa de críticas sim, mas também do apoio dos torcedores leigos e fanáticos pela F1.
Pois naquele GP do Brasil de 2008, todos éramos uma só Massa; e quando ele se acidentou em 2009, rezamos com ele. Então, devemos perder e lutar com ele, antes que ele se acomode em arrumar desculpas e torne um novo Rubinho… O mesmo erro de deixar passar, sendo um brasileiro na Ferrari, repetiu-se.
Força, Massa. Força e velocidade!

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Todo mundo aqui é santo, sabe perdoar, não se sente ofendido mesmo tomando diversos “petelecos” na orelha, ao contrário, ainda dá risada, claro, vai ver não é santidade, é palhaçada! O Massa fez muito mais do que xingar um inglês folgado, ele foi tentar resolver do jeito mais drástico chamando a atenção direto do cara, muito mais efetivo do que uma droga de twitter, que vc nem sabe se quem tá digitando é realmente quem é.

Flavio Gomes, nesse texto dá pra ver o seu olhar de “meu garoto”, todo orgulhoso do hamilton. Credo, pensava que depois de tanta barbárie que esse lixo já aprontou – o “talvez porque eu seja negro” foi a pior – vc ficasse mais contido nos comentários a respeito. Pra alguém que se diz especializado no assunto vc tá muito bem! “Well done, very good job”

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Não consigo entender a lógica do post. Começa bem. Hamilton está exagerando, com a cabeça nas nuvens. Já atropelou uns 5 ou 6 nessa temporada. Massa 3 vezes.

Aí termian assim: Hamilton é bem melhor que Massa.

So what?

Tá apenas dando razão ao inglês, que, por ser melhor, acha que pode ignorar a existencia alheia.

É isso que quis dizer FG? Whats the point???

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
12 anos atrás

Como tudo que envolve brasil e F1, muita palavra, muita ignorância por parte da torcida e muito viuvismo. Hamilton tem feito muita bobagem sim, e Massa tem toda razão de ter feito o que fez, o que, alias, não foi nada! As vezes falta é punição pra quem bate assim, ou talvez seja o contrario, talvez deve-se abrir mais o jogo, como é na Nascar, onde acontecem coisas inacreditáveis (como o Vickers jogando o carro pra cima do Ambrose em Richmond) e nunca dá nada. O que não pode é ficar nessa Tsunami de “Massa cagão” “Hamilton fdp”… Afinal, isso aqui é um esporte, só isso.

Tales Vilar
Tales Vilar
12 anos atrás

Só pra saber, o Jackie Stwuart (sei lá como escreve) que falou hoje do Hamilton que bons pilotos não batem tanto é o mesmo que questionou o Airton Senna sobre o número de incidentes dele? Ah, tá… Realmente, bons pilotos não devem bater muito. Ficam quietinho e bonzinhos na pista até o final, como Felipe Massa e alguns outros meia bomba que vemos no grid.

Felipe Massa tá cada vez mais igual ao Rubens Barrichelo, a cada ano justificando o injustificável. Ano passado foram os pneus. Na prova passada o texto deveria ser: “o carro da Ferrari é o pior das três maiores equipes e entre os dois pilotos vermelhos ele é o pior”. Natural o Hamilton, que como mostrou o Flavio Gomes não se beneficiou (?) com o acidente, tenha ficado a frente.

Quem sabe da próxima vez eles não devão amarrar o Hamilton por 2 voltas. Só para nos agradar. Assim acho que o brasileirinho chega na frente.

Ah, vale dizer ontem que a equipe Ferrari atrapalhou o Massa nas paradas?

galileu
galileu
12 anos atrás

parra, essas coisas se dizem cara a cara, não com um puxão no braço, duas palavras e vai embora
já, que estava disposto a encarar porque não ficou e levou o caso aos extremos, ir lá fazer aqwuele papel ridículo s´mostrou o despreparo emocional para enfrentar a situação.
alguem já ouviu falar que chumbo trocado não dói, devolve na pista e pronto
acho que ficou ridículoo para ele essa atitude, o mundo inteiro deve estar comentando´, assim como nós estamos fazendo.

Godoy
Godoy
12 anos atrás

Assisiti a corrida pelo sportv, e ficou claro que na entrada do safety car, Massa se deu mau pois tinha acabado de realizar o pit quando Shumi resolveu imitar o Hamilton.Se eu fosse Massa também tiraria satisfação com o ingles, que um dia desses ainda vai se machucar ou machucar alguém, o que é pior.

Brunno
Brunno
12 anos atrás

o mais absurdo é ver o Manager da McLaren dizer que “Hamilton não fez nda de errado”.. É por issso que cara está sem qualquer limite. Não é possível que não tenha alguem que o instrua de forma adequada.. Vai continuar fazendo besteira, e os outros passando a mão em sua cabecinha. É isso aí..

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Analisando friamente o Flavio gomes esta coberto de razao…. O Hamilton voltou atras do Massa, passou, fizeram as mesmas paradas….porem chegou bem na frente…!!!!! Outro detalhe, o Alonso esta brigando por pontos e podios em todas as corridas. Sei la oque passou com o Massa apos o acidente, mas que ta ficando cada dia mais feia a coisa p ele na F1 ta.. O Bruno Senna na corrida da Italia se nao me engano fez a melhor volta dele qse igual a do Massa no final da corrida com akela CARROCA…. Na boa o cara ta fraco p caramba….

Wallace
Wallace
12 anos atrás

Flavio,

Isso é coisa de corrida, o problema do Luiz Amilton é que o Butão está comendo pelas beiradas Alegre e com um sorrizão…… E o ego do menino tá abalado e parece que isso vai durar um bom tempo. Pode apostar o menino vai explodir em breve, concorrência com bom relacionamento é cruel….

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Alex, sou da mesma opinião sua. Muito simplista o comentário do FG dessa vez. Fazer uma comparação da recuperação do Massa com o Hamilton, mas deixar de lado o quesito “maquina” foi equivocado. Belo comentario é isso ai… abraços.

Virgo
Virgo
12 anos atrás

Não teve nem catiripapo… que bobagem! Como diria Shakespeare, “much ado about nothing” (muito barulho por nada). Só um puxãozinho no braço…
Se é pra se sujar, na próxima vez joga ele no muro… garanto que vai pensar duas vezes antes de fazer graça de novo na corrida! E os jornalistas vão adorar ter coisa para analisar neste campeonato monótono.

Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
12 anos atrás

Eu não ví o incidente porque comecei a assistir a corrida de ontem lá pela volta trinta e alguma coisa. Conheco as qualidades do Hamilton e as limitações do Massa. O inglês parece que ligou o foda-se e faz um péssimo campeonato pois trabalha na equipe mais organizada da F1 embora o carro de 2011 esteja longe do ideal. O brasileiro é um piloto lento mas sua evolução foi curiosa pois saiu do limbo justamente quando seu companheiro era o Schumacher. Espero honestamente que o inglês saia na porrada com alguém, quem sabe ele faz um auto-critica…..

Jackspeed
Jackspeed
12 anos atrás

quem tem que ser punido é o massa,por mediocridade!! por favor,tem coisa mais divertida do que ver a pilotagem do luizinho?ele vai pra cima e quebra essa mesmice,ele esta cada dia mais parecido com o mansell,é o showman da f1,ninguem ali aguenta o hamilton no combate direto,o neguinho é casca dura.cala a boca massa e vai logo pros seus amigos da estoque,aproveita e leva o rubinho,o mediocre-mor.

clébio bahia
clébio bahia
12 anos atrás

Hamilton foi punido de acordo com as regras e análises da entidade responsável, se Massa não concorda, deveria reclamar com os responsáveis pela punição, não com Hamilton, visto que ele fora prejudicado também.

Mas o que eu realmente acho, é que Felipe foi agressivo depois da corrida, e Hamilton bateu, pq foi agressivo durante a mesma, e essa diferença ficou nítida com a posição em que cada um terminou a corrida.

Tevez
Tevez
12 anos atrás

Falou Bateu e Correu..

Olegário
Olegário
12 anos atrás

O Vettel é um saco…

Agora a Fórmula 1 só é interessante da 2ª posição pra baixo…
E alguém diz:
– Ah, mas que culpa ele tem se é muito melhor preparado que os outros?
E eu respondo:
– Sim, não tem piloto páreo pra ele esse ano, ele tá sensacional… Mesmo assim, graças a ele as corridas agora estão um saco…

Carlos
Carlos
Reply to  Olegário
12 anos atrás

Então quer dizer que se o Sebastião estivesse pilotando uma Force Índia ele seria campeão do mesmo jeito?

ROGERIO
ROGERIO
12 anos atrás

KKKKKK
CENA HILÁRIA.MASSA QUASE CHORANDO BATENDO NO OMBRO DO INGLES.E ELE VOLTA TRANQUILAMENTE E CONTINUA COM SUA ENTREVISTA.
HAMILTON E ARROJADO,CLASSUDO.TEM COMO ÍDOLO E EXEMPLO O AYRTON SENNA.
CHORA MASSA.CHORA.
NEM A FERRARI VEIO A PÚBLICO TE DEFENDER.

Gerson
Gerson
12 anos atrás

E vamos lembrar que Senna, no início, pelo arrojo no ataque e nas ultrapassagens foi chamado de louco e irresponsável por alguns pilotos, entre eles Alain Prost.

E não é perseguição ou cabeça feita pelos ditos “formadores de opinião” como disse alguém num comentário aí de cima…Não há implicância com os pilotos brasileiros. HÁ INSATISFAÇÃO!

Não temos mais vencedores. Não há arrojo. Não há vitória. Isto é fato.

Temos apenas desculpas, “segundos-pilotos”, raros momentos de arrojo/coragem/competitividade.

Nossos maiores campeões(Fittipaldi, Piquet, Senna) tinham as características não só de pilotagem, mas de caráter e determinação ao mínimo semelhantes a Barrichello, Massa e todos os outros que vieram após Senna???

Não! Eram campeões, não admitiam ser segundo piloto de ninguém, tinhaM personalidade forte, não ficavam se queixando, eram líderes, tinha opinião propria e não eram “bons mocinhos”, nem campeões de simpatia!…trabalhavam, lutavam e VENCIAM!

E é isso, Massa, Barrichello são “campeões” de simpatia, os mais queridos, os “irmãozinhos”…Pilotos “Miss Simpatia”, que mesmo sendo assim, não têm a confiança nem para conseguirem patrocínios individuais/pessoal…nenhuma empresa, patrocinador OU EQUIPE investe no bom mocinho. Tem de ser VENCEDOR.

Hamilton, Vettel, Alonso sim, estão no caminho certo e gostem ou não serão lembrados como campeões na pista e de personalidade forte, como foram Mansell, Schumacher, Senna Piquet…

Ganhavam no braço, na garra…sem chorumelas.

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Frase de Hamilton, na semana passada: “Não sou, nem quero ser Rubens Barrichello”.

Precisa dizer mais??

Marcelo Abreu
Marcelo Abreu
12 anos atrás

Acho que a insatisfação do Felipe Massa não seja somente pelo estilo do Hamilton. Inconscientemente, caso não tenha se tocado, Massa sabe que não tem o mesmo ímpeto, o mesmo carro em competitividade do que Hamilton. É só observar, nas corridas em que Lewis faz das suas, ele, invariavelmente, chega nos pontos quando não belisca o pódio. Já Felipe, quando enfrenta qualquer problema, como por exemplo ficar atrás de Rosberg, Schumacher ou outro carro mais lento, acaba comprometendo a sua prova e vai pro fundo do pelotão. Quer queira quer não, ele não tem mais o respeito que tinha antes. Duvido que Hamilton faria o mesmo com Alonso, isso tem a ver com respeito. Da turma da frente, Massa, se é que um dia fez parte, é o único que não tem título, todos os outros (não considero Mark Webber) já são campeões. Felipe teve a sua chance, não aproveitou e não vai ser demonizando o Lewis,, não estou amenizando a culpa do inglês, que irá justificar todo, repito, todo o fraco campeonato e não só corridas que fez.

bara
bara
12 anos atrás

O PROBLEMA É QUE OS PILOTOS HOJE ESTÃO CADA VEZ MAIS EDUCADINHOS, AFÁVEIS, CALMOS, BOA GENTE! UM MONTE DE MARIONETES E OS MAIS ENCRENQUEIROS VÃO SE DANDO BEM, TEM É QUE IR LÁ MESMO TIRAR SATISFAÇÃO MAS COM MAIS CORAGEM NÃO É TAPA NAS COSTAS E SAI ANDANDO, NÃO GOSTOU DO QUE O CARA FEZ VAI LÁ E PEITA O CARA………….

Araçatubense
Araçatubense
12 anos atrás

Alonso provavelmente nunca mais será campeão mundial, não pela Ferrari pelo menos. A Ferrari eficiente e precisa dos temos de Brawn, Todt e Schumacher se esvai a cada ano e eles voltam a ser os italianos parvos e atrapalhados. E se o rei da equipe, o bicampeão contratado a peso de ouro é só um coadjuvante de luxo no campeonato, que dirá o seu segundo piloto? Massa está descontando a sua frustração no cara errado…

Winston
Winston
12 anos atrás

Eu acho que o Felipe ta na hora de quenrar o pau mesmo com todo mundo, acelerar esse carro ate ele cacar, bater no Alonsso, no Hamilton, se bater, tem que se soutar, botar pra arrebentar literalmente.

Antonio
12 anos atrás

Os comentários dessa criatura Massa antes da corrida não ajudaram muito. O carro é uma carroça, mas o Fodonso não reclama tanto…
Para mim foi um acidente de corrida, e se Hamilton tomou punição, Rosberg tb devia ter tomado, mesmo não tendo provocado batida diretamente.
Lembro de alguns pilotos que fizeram as maiores besteiras da vida em corridas, não pk são loucos, mas pk o carro não ajuda e eles davam o que tinham e o que não tinham, para mim esses são os pilotos, o resto, o resto é o resto.
Massa ano que vem na Virgin :D

Alemão
Alemão
12 anos atrás

Resumindo…o Hamilton “toca” muito mais que o Massa, que quer sempre arrumar desculpas para seu péssimo ritmo de corrida. Não adianta…vai ficar fora da Ferrari! No momento são os dois pilotos mais desequilibrados, junto com o Shumacher.

Rosewall
Rosewall
12 anos atrás

Como tem fã do Hamilton aquí parece que é brasileiro, olha as besteiras que este cara faz logo fará uma das grandes pra coroar sua passagem pela F1. vamos ser mais patriota e torcer pro Massa, Barrica ,e Senna 2

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Rosewall
12 anos atrás

Patriota com pseudonimo ROSEWALL.Então se ele fosse brasileiro as cagadas seriam validas como eram as que o Semi Deus fazia?

Williams
Williams
Reply to  Rosewall
12 anos atrás

torcer pro massa? barrica? só pq ele nasceu no mesmo país que eu? sai fora… mais fácil torcer pra argentina na copa de 2014 do que pra esses 2 aí. Só pq o cara não é brasileiro entao não merece torcida? fala sério.

galileu
galileu
Reply to  Rosewall
12 anos atrás

cesar, porque o alnso pediu para renovarem com ele, onde o catanhleiro iria arrumar um companheiro de equipe mais estica tapete como o massa.
aliás não foi o srt bixiga quem disse que se tomasse meio segundo de um companheiro de equipe pararia de correr?
já sei qual vai ser a proxima carreira do menino: politico, promete.promete, mas não cumpre.rsrsrsrsrs

galileu
galileu
Reply to  Rosewall
12 anos atrás

rosewall, voce deve estar de brincadeira conosco

Fabiano Rocha
Fabiano Rocha
Reply to  Rosewall
12 anos atrás

Patriotismo é não sêr analfabeto como você. Não têm nada a vêr com torcer por um esportista do mesmo país.