O GRANDE MISTÉRIO

SÃO PAULO (que nunca será desvendado) – Fórmula Superliga. Superleague Formula. É, de longe, a coisa mais misteriosa já surgida no automobilismo. Hoje a organização anunciou o cancelamento das duas rodadas brasileiras, marcadas para outubro. Uma seria em Goiânia e a outra, em Curitiba. Três corridas por fim de semana.

É, sempre foi, pura ficção. Goiânia não tem condição de receber corrida de patinete, o que dirá de carros V12 com declarados 750 HP. Além do mais, quem pagaria a conta? É caro pacas enfiar 16 declarados carros num avião, mais a tralha toda, para correr em qualquer lugar.

Portanto, a inclusão do Brasil no calendário desse campeonato esquisitíssimo que ninguém sabe direito de quem é sempre foi ficção. Sempre. Seria a mesma coisa que nós, da Classic Cup, anunciarmos um calendário com provas na África do Sul, Suriname, Cancún e Nepal. Além de um circuito de rua em Estocolmo. Depois, é só ir cancelando, alegando atrasos nas obras, dificuldades climáticas, problemas logísticos.

Faltava menos de um mês para as corridas daqui. Alguém realmente acredita que elas estavam mesmo sendo programadas? Quem é que cancela um evento de porte menos de um mês antes de sua data marcada? Alguém realmente acredita que a Superliga tinha reservado hotéis, passagens, estrutura, transmissão de TV, cabeamento, arquibancadas, venda de ingressos? Tá bom…

Os caras da categoria dizem em seu comunicado oficial:

Superleague Formula Series’ two scheduled rounds in Brazil this October will no longer go ahead after the championship received news from circuit bosses that Goiânia will not be ready to host its event.

“Circuit bosses”? Porra, o circuito vai ser loteado, quem são esses “bosses”? O governo do Goiás, ou a Prefeitura de Goiânia, sei lá quem é dono das ruínas, já avisou que vai virar condomínio! Prometeram até outro circuito, o que é mentira, nunca vai sair, como nunca existirá o de Deodoro, no Rio. Em que planeta essa gente vive?

Caguei para a Superliga, sua vinda para o Brasil ou não em nada me afeta, jamais acreditei nesse negócio, é uma baita picaretagem colocar o Brasil no calendário sabendo que nem tem pista aqui para isso. O campeonato, que começou como copa de clubes, tinha até Flamengo e Corinthians, hoje tem seis times de futebol “representados” entre as 14 equipes, que se tornaram “nacionais”. Não dá para levar a sério.

O que importa, nesse episódio, é  mais uma vez o silêncio ensurdecedor da CBA. Uai, uma categoria tão importante e poderosa como a Superliga cancela seis corridas no país e ninguém fala nada? E o prejuízo dos organizadores, promotores, público? E os milhões de dólares que os milhares de turistas que viriam de todos os pontos do planeta para ver as corridas que deixarão de entrar no país? Não é assim, quando se concretiza qualquer porcaria por aqui? Criam-se estudos que incluem milhares de turistas, milhões de dólares entrando, para justificar pesados investimentos públicos. Estão aí a incrível Indy no Anhembi e o concurso de Miss Universo que não me deixam mentir. E a F-1 também, como não? Está no Diário Oficial. A Prefeitura de SP vai gastar, de novo, 30 milhões de reais no evento. Que é privado, diga-se. Hoje, pertence à TV Globo.

Bem, a Superliga não vem. Os caras prometem no vídeo promocional um calendário com não sei quantas provas em nove países, e o calendário atual tem apenas quatro, contando a Nova Zelândia, cuja etapa ainda não está confirmada. Daqui a pouco cancelam, alegando risco de terremoto. Pelo menos aqui essa coisa não colou. Mas tem trouxa para tudo no mundo. Porque alguém paga a conta.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Fernando
12 anos atrás

Bom Flávio eu acompanho a SF desde o primeiro ano em 2008. A idéia foi muito boa, o carro é bom, rápido e super seguro. Gente que realmente entende de automobilismo estava envolvido na criação do carro principalmente. Os carros foram construídos pela Panoz Auto Development, junto com a Élan Motorsport Technologies. As temporadas de 2009 e 2010 foram excelentes, com belíssimas corridas e muita disputa. Infelizmente o maior patrocinador da categoria, a gigante petrolífera Sonangol abandonou a categoria no final do ano passado. Além disso os dois fundadores da categoria tambem sairam, muita gente foi demitida. A equipe que dirigia a categoria foi toda modificada. Tanto é verdade que a sede que era em Barcelona, agora é na Inglaterra, mais precisamente em Silverstone.
Os erros da nova presidência e deireção são lamentáveis e certamente levara a categoria a desaparecer.
Agora o fato verdadeiro é que não se faz automobilismo sem dinheiro, infelizmente. Mesmo as categorias top do automobilismo, estão sempre buscando novas tecnologias para baratear o custo do esporte. Enfim é uma pena, pois perdemos uma categoria promissora na minha opinião e que dava boas oportunidades para novos pilotos e alguns veteranos e empregava muita gente. Eu que gosto de automobilismo e não tenho preconceito com nenhuma categoria lamento a situação da SF. As duas etapas que parecem que acontecerão na China (devido ao novo patrocinador) não vão conseguir levantar a categoria. Só um milagre salva a SF. Vou ter saudades das temporadas de 2009 e 2010 que foram excelentes….
Abraços

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Nada sobre a desculpa de Curitiba?

Armando Vieira
Armando Vieira
12 anos atrás

Em resposta para o Mauro Batera: sim, o autódromo de Goiânia continua abandonado, e a própria Formula Truck já declarou que não tem mais condições de correr aqui. Abandonado e com seu fim já decretado pelo governo do estado.

Muller
Muller
12 anos atrás

O próprio trecho do site me faz lembrar daqueles sites de phishing.

Ah! E quem corre pela equipe brasileira? Antonio Pizzonia. Aquele, que… enfim.

julio
julio
12 anos atrás

É flávio mais uma que você acerta. espero que acerte denovo no rio porque não vejo razão pela qual um município construir um autódromo. É dinheiro público jogado fora.

Granito
Granito
12 anos atrás

Essa superliga formula não deve chegar sequer ao fim de 2011…

Tedesco
Tedesco
12 anos atrás

CBA quer dizer!!!

Coco

Bosta

Automobilismo

E impressionante que todos os politicos que trabalham na CBA são gorods vcs ja notaram isso!!!!?
E a F3 Sul Americana acabando e os gordos não fazem nada para ajudar!!!
Impressionante!

J. Alves
J. Alves
12 anos atrás

Puta inglês macarrônico, naquele trechinho de comunicado, hein… Parece coisa daqueles e-mails nigerianos pedindo a nossa estimada ajuda para movimentar trocentos milhões de dólares da conta do falecido príncipe M’buaue… :-)

Querencia
Querencia
12 anos atrás

Esse Derek Deily deve ser cupincha do Burrinho.
Quem não se lembra dos pilotos “dificeis” de passar?
Hoje querem que se de passagem e um cafézinho?

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Bueno, essa formulinha é meio futebol, e como futebol não é esporte de verdade ja viu no que da.

Squa
Squa
12 anos atrás

Flavio, em cima desse comentário, fica a sugestão para uma materia da WarmUp. Daquelas bem apuradinhas, como foi no caso do Tarso Marques.

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
12 anos atrás

É uma pena que Goiânia esteja tão mal das pernas assim, desse jeito vai acabar igual Jacarepaguá.
Eu assistiria com gosto a corrida aqui em Curitiba, afinal, são carros bem próximos dos F1, daria pra ter uma noção do tempo que um F1 faria por aqui.

Rogério de Carvalho
Rogério de Carvalho
12 anos atrás

Flavio, 30 milhões por 1 fim de semana de F1 até que tá barato. A prefeitura do RJ gastou esses mesmos 30 milhões só pra sortear as bolinhas da copa do mundo.

Dú
12 anos atrás

Nos preparemos. Teremos Copa e Olimpíada. Agora esta história da Superleague FG, é coisa p/ a Cadeira Amarela…

Luiz Antonio Tavares
Luiz Antonio Tavares
12 anos atrás

Flávio, faço parte da equipe técnica do rally dos sertões há alguns anos. estive lá no autódromo no começo de agosto para o prólogo da prova… Não temos condições de receber provas desse tipo por lá mesmo. além da pista, cheia de rachaduras e emendas no asfalto, não se vê guard rails onde deveriam estar e os que lá estão, em petição de miséria. Quanto à área de boxes e infraestrutura de banheiros é melhor não comentarmos. Nós do rally, acostumados a dormir em qualquer canto, cagar no mato e tomar banho quando o tempo permite, passamos sufuco. Imagine então receber um público que paga ingressos e deve ser tratado com um mínimo de conforto? Mas isso é um mal nacional: os banheiros de Interlagos parecem devolver toda sujeira em seus próprios pés. Enfim, Brasil!

Mauro Batera
Mauro Batera
12 anos atrás

Gostaria de aproveitar para fazer uma pergunta aos amigos goianos!

Este ano a F-Truck passou por aí, e assisti a uma bela corrida nesta pista super técnica e seletiva pela TV.

Mesmo com a Truck por aí, o autódromo continua abandonado?

Gosto muito desta pista, e lembro com saudades das provas de Moto GP dos anos 80, que era, com a F1 em Jacarepaguá , um verdadeiro SHOW!!!

Abraço!

Nando Sato
Nando Sato
12 anos atrás

Só mais uma omissão da CBA. Em julho passado, com a saida do Antonio Hermann da SRO Latin America e dos irmãos Cleber e Vanue da Cervejaria Itaipava, o senhor Stephane Ratel, dono da SRO Mundial, achou por bem cancelar a etapa brasileira da GT1 e poucos ficaram sabendo. Então mais uma vez a CBA fica muda.

Edu Pereira
Edu Pereira
12 anos atrás

Pergunte para o enganador do Antonio PIzzonia de onde sai a grana que ele recebu pra correr nesse lixo….
Quem sabe o mistério seja desvendado!!!

João Vitor
João Vitor
12 anos atrás

Olha Flávio gostei muito do seu texto. Acho que um dos motivos pelo Esporte Interativo deixar de transmitir a Superleague foi esse. Muito mal organizado, e muito xoxo. Não achei graça nessa categoria, e estas provas no Brasil, estavam mesmo com cara de marmelada.

Siga o @eee_blog e acesse o blog Esporte e Esportistas, http://t.co/L0MUUv4.

Armando Vieira
Armando Vieira
12 anos atrás

Flávio, o proprietário do Autódromo de Goiânia é o Governo do Estado. E, de fato, nosso governador já declarou que a área do autódromo será vendida a uma construtora que irá transformar o local em condomínio fechado. Até aqui, é tudo verdade e sério.

Com o dinheiro de venda, será construído um novo autódromo no município de Senador Canedo, projetado pelo Hermann Tilke (mais um Tilkódormo) na categoria B, ou seja, apto para receber todas as categorias à exceção da F1. Aqui já entra o mesmo caso e a mesma história de Jacarepaguá. Ou seja, pura conversa fiada. Podemos nos despedir de toda e qualquer esperança de ter Goiás no automobilismo.

Abraços

galileu
galileu
Reply to  Armando Vieira
12 anos atrás

porque será que todos os autodromos são projetados agora por esse cara, até n o brasil?, não temos engenheiros capacitados para tal feito?
até os gominhos s/aocapazes de desenhar uma pista de corridas pelo que eu imagino.
pois é que nin´guém faz nada contra essas barbaries no nosso automobilismo, não dá ibope como a copa, nem dá VOTO pra politico.
a roubalheira está instalada nessa terra desde os tempos do “portuga que diz nos ter descoberto”, (pura balela) ),
só que nunca na história deste país se roubou tanto se corrompeu ou se foi corrompido tanto como nestes tempos, (não falo somente do partido que aí está, o segundo maior e que é alinhado com o governo tem tantos que n/ão haveria cadeia suficiente para prendê-los todos)
nunca gostei do cara mas tenho que concordar com a frase onde ele diz que o brasileiro não sabe votar, e nem é de interesse do governo que aprendamos.
tudo hoje é um jogo de interesse que o que importa são os meus porcento no bolso, o resto,que se lixe.
exemplo recente, em vez de abaixar o ipi dos carros nacionais para torná-los competitivos, resolvem aumentar o imposto sobre carros importados, nosso sinistro derivado do leite, é uma piada.
um ato corajoso do governo anterior diante da crise foi justamente diminuir o tal imposto, porque ele não repetiu o feito, ao que eu saiba foi um sucesso.

ags
ags
12 anos atrás

FG…… chuvas chegando.ufa.. Olha… nem governo estadudal nem municipal..nem o Sr Lousa..tem culpa do combalido circuito de Gyn.. a razão toda se chama……….
ALI BABA BUFAIÇAL E SEU CUNHADO(NEY LINS)..
Meu caro amigo.. é triste.. vergonhoso… de chorar.. ver uma praça como a que tivemos..
Há poucos anos o Wilsono Fitii..depois de uma noitada na brizola…cismou de arrendar o circuito…acabou a festa e o cara acordou….sorte do pais,,
Nelson pai..quiria..mas existe o ALI BABA BUFAIÇAL,nas entranhas do caso..os dois não se podem ver nem há 5 km de distãncia….razão eu concordo com Piqute pai..
Nessa novela.. acaba que…o cunhado gente boa.. ficou ..BEM DAS PERNAS.. e até o fyu dele que é mauricinho estão de grana fora do pais já faz anos.. graças a que??
ALI BABA BUFAIÇAL… esse cidadão é capaz de ensinar o Ali MALUF como fazer treta na boleta do governo…em resumo……………..Se algum dia. FG tiver chance de visitar Goias,,,,,via uma dica…..Não chegue perto da FAUGO.. se vce tiver algum troco no bolso…e não economize as lagrimas do que irá ver..de tão vergonhoso é o estado do circuito……….pena….abraços..e que venha as chuvas….

galileu
galileu
Reply to  ags
12 anos atrás

pelo menos dessa vez o ags falou algo que se aproveita, meio truncado mas eu para entender.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
12 anos atrás

E o pior de tudo, teve uns testes drives de algumas concessionárias há uns 2 finais de semana no autódromo de Goiânia, os clientes tiveram que desviar de buracos na pista em curvas e no restante com carros normais, imagina carros de corrida? Asfalto e área de boxes já era, além dos sanitários que não perdem de nada para a casa de damas de beira de estrada.