PENSKE, 35
SÃO PAULO (sem problemas) – Passou batido no dia certo, 15 de agosto. Em 1976, 35 anos atrás, a Penske ganhou sua única corrida na F-1, na Áustria. O piloto era John Watson. Foi a primeira das cinco vitórias de sua carreira (as demais foram pela McLaren). Era linda essa pista de Zeltweg, ou Österreichring, como queiram. O lugar é o mesmo onde fica hoje o circuito da Red Bull, entre Spielberg e Zeltweg e as vaquinhas. Quem mandou o vídeo foi o blogueiro Ronald Wolff.
Isso sim eram carros, isso sim é uma pista, isso sim são pilotos……isso sim é uma corrida de automóveis….como eu gostaria de ter vivido nessa época…….
Fui dar uma olhada na classificação desta prova e notei que entre os 10 primeiros colocados, nove estavam com Ford Cosworth DFV 3.0 e apenas o Ligier com Matra.
Eu havia esquecido desta vitória do watson.Pensava que o Roger Penske tivesse se retirado da categoria no final de 75 após a morte besta de Donohue.
Valeu
Pista classuda. Muito legal ver flashes do Coopersucar Fittipald.
Assisti a essa corrida pela Tv na época…aquele carro era o que diz o locutor oficial hoje…era um projeto bem nascido…começou a frequentar as primeiras filas do grid…haja saudade…de tudo aquilo…principalmente dos circuitos….bem diferentes destas coisas horriveis do tal…como é mesmo o nome do maldito?.. .Tiuk…Tilque… Tik….Ah!!!! ….pelas merdas que ele faz qualquer coisa serve!!!!!
Pista mais sem graça; sem grampos, sem cotovelos, sem chicanes…
bem lembrado danilo
Na boa….quanto carro feio hem? E olha o tamanho dos pneus traseiros em relação aos dianteiros!
Por outro lado, essa pista antiga de Zeltweg devia ser um tesão pra se pilotar……retas, curvas malandras, descidonas….
não,acredito no que esse rafa está postando, carros feios, esse realmente é de outro planeta, se ele ver os charutinhos da decada de 60 ou os da decada de 50 vai passar mal.
esse é o tipo que eu classificomde comotário, comentárioo de otário
vai jogar video game garoto.
Acho que um ano depois de Donohue morrer na mesma Zeltweg pilotando um Penske, eis que Watson dá a primeira – e única – vitória ao time. Vendido para a ATS em 77.
A pista que o Emerson chamava de “alucinante”… um tesão!
Essa pista tinha uma interessante particularidade de vencedores totalmente inesperados de pilotos que não venciam.
1971 – Jo Siffert – BRM
1975 – Vittorio Brambilla – March (detalhe: era um Fórmula 2 adaptado para a Fórmula 1)
1976 – John Watson – Penske
1977 – Alan Jones – Shadow
1982 – Elio De Angelis – Lotus
E ainda, há o bônus da espetacular capotagem de Andrea De Cesaris com a Ligier, em 1985: http://www.youtube.com/watch?v=yuglyUW6-4o
O mais curioso é ver uma Penske e uma March liderando um GP de F1… e ainda por cima, ambas com a mesma pintura e patrocínio!! (First National Bank / Travellers Check ou algo assim…)
Que variedade nos designs dos carros… quanta diferença pros dias atuais…
um abraço.
Maravilhosos anos 70, a melhor época de corridas, e de tudo!
Foi essa típica bagunça na largada com os carros do fundo do grid largando em movimento que causaram o acidente do Peterson em Monza/78….e o Patrese levou a culpa sozinho…
Completando: Villeneuve, Prost, Arnoux e também Pironi eram estilo arrojados…
Qual a tua idade cara? Acho que você não viveu essa época.
Olha que legal, John Watson venceu o GP USA 1982 largando em 17º com Mclaren, e em 1983 venceu novamente esse GP largando em 22º, seu companheiro Lauda largou em 23º, “dobradinha” fantástica da Mclaren.
Nessa época Watson, Lauda, Laffite, Jones, Piquet e De de Angelis tinham estilo parecidos, faziam corridas na base da inteligência e muita paciência poupando equipamento.
Villeneuve, Prost, Arnoux eram estilo arrojado, não poupavam muito o equipamento(motor turbo também atiçava muito), Rosberg era arrojado e cerebral sabia dosar o motor . Prost só mudou o estilo em corridas depois do acidente com Pironi nos treinos para o GP da ALE 82(Prost nunca mais foi o mesmo em piso molhado, ele mesmo admitiu que, depois desse acidente foi mediano na chuva até o fim da carreira), o francês também mudou depois de observar Lauda em 84, aí passou a fazer temporadas mais estratégicas, administrando a pontuação. Prost declarou que se fizesse corridas mais “inteligentes” poderia ser campeão muito antes de 85. Em 82 Prost quebrou 9 vezes quando liderava, em 83 e 84 também teve muitas quebras, se não fosse tão “pé pesado” poderia ter marcados mais pontos e seria campeão.
Rosberg arrojado e cerebral e sabia dosar o motor? Tu tá de bricadeira. Em qual planeta você estava na época?
everson, essa eu tambem queria saber, de qual planeta ele veio
Minha pista predileta!
Pista Fantástica!!!
Segue um video onboard na Lotus do Nakajima em um dos treinos para o GP de 1987!
http://www.youtube.com/watch?v=KxUXpnGI648
Show!!!!!
Abraço!
O ” açucareiro ” tomando um passão do Wolf – Williams na primeira volta. E o Brambilla perdendo o bico do carro de novo no mesmo Osterreichring, só que um ano depois e sem vitória.
vitorio brambila, o gorila de monza como era conhecido, maluco mas guiava muito.
mas quewm guiou muito nessa prova foi o suceco ronnie peterson, esse era fera, tinha um controle incrivel do carro, derrapava nas 4 e trasia de volta.
trazia de volta é o correto.
Reparem que a Ferrari não participou desta prova. Foi um protesto por conta do acidente de Niki Lauda na prova anterior, em Nurburgring.
Repararam no fitti F1 na prova?
aos 2,20 minutos
linda mesmo essa pista; era o GP que eu mais gostava de ver na TV nos agora longínquos anos 70.
Vale lembrar que em 1987, na última vez que a F1 correu nesse traçado, já com a chicane no fim da reta, Nelson Piquet fez a pole com a Williams à média de 256,62 km/h.
Ambiente que nunca mais a F1 ou outra categoria top terá, com grande parte do público acampado dentro do autódromo.
Pista lindíssma e bucólica, traçado desafiador… quanto seria a média da volta de um F1 de hoje, 280-290 km/h?
Depois de Spa, considero essa a melhor pista onde os F1 já andaram….pensar que teve um brasileiro que foi o melhor em 2002 em todo fim de semana e abdicou de vencer lá……..
Um brasileiro não, um “brasileirinho”.
second pilot is second pilot my friend
E por causa dessa vitória, como promessa, Watson cortou a enorme barba que ostentava até aquele dia e nunca mais voltou a ter…