ROMI-ISETTA, 55
SÃO PAULO (velinhas) – Vários blogueiros me lembram que hoje, 5 de setembro, é dia de aniversário da Romi-Isetta: 55 anos. Tem um material bem legal no G1. Há uma eterna discussão sobre qual o primeiro carro brasileiro: a Romi-Isetta, apresentada em 5 de setembro de 1956, ou a caminhoneta DKW-Vemag Universal, de 19 de novembro de 1956.
Tecnicamente falando, a peruinha deve ser considerada o primeiro automóvel nacional, por uma razão simples: a definição de “automóvel” para o GEIA, órgão do governo que cuidou da implantação da indústria automobilística brasileira. Para o GEIA, um automóvel deveria ter pelo menos duas portas e capacidade para um mínimo de quatro ocupantes e espaço para bagagem. A Romi-Isetta não se encaixava nessa definição.
Mas isso, claro, não tira do lindo minicarro seu valor e pioneirismo.
Sendo assim, palmas para a Romi-Isetta, que ela merece!
gostaria de saber se alguem tem o esquema eletrico da romi isetta 1965 motor bmw
gostaria de saber se alguem tem o eskema eletrico da romi isetta 1955 porfavor motor bmw
Os primeiros carros fabricados no Brasil são da
FNM no ano de 1951.
Fonte:
Revista quatro rodas edição especial de 2002 ou 2003 pag. 45.
Juninho, o primeiro veículo de fabricação nacional foi um caminhão, o FNM D-9.500, lançado em 1951. A FNM só iria lançar um automóvel de passageiros em abril de 1960, com o FNM JK-2000. O primeiro veículo de passageiros brasileiro foi a Lambretta, lançada em 1955. O primeiro carro de passeio foi o Romi-Isetta, em 5 de setembro de 1956.
Prezado Eugenio:
Fiz o comentário baseado na fonte
que eu indiquei.
Abraços.
Lembrando que em homenagem ao lançamento da Romi Isetta, na data de 5 de Setembro tambem é comemorado o dia do Antigomobilista, em São Paulo.
Caro Flavinho, sou seu fã desde os tempos da F1 na Jovem Pan, sei também de sua admiração pelos DKW, os quais eu também tenho, principalmente o Fissori, esta discussão de quem veio primeiro, se Roimi-Isetta ou DKW-Vemaget, é algo levado pela paixão, a classificação do GEIA não passou de equivoco histórico, classificar o veículo pelas suas característica é normal, mas o que se fez quando conceituou um carro pela sua quantidade e passageiros não me parece razoável, em fim, penso que a discussão deva ser olhada pelo lado cronológico dos fatos, o lançamento do Romi-Isetta se deu antes do DKW. O pioneirismo daqueles que apostaram na industrialização brasileira é o que importa, graças a eles nossa indústria automobilística prosperou e chegou no que temos hoje.
O site das replicas está fora do ar… Vc sabe o que aconteceu Flavio?
Não tenho a menor ideia.
Eu estive no encontro de Romi-izettas aqui em Santa Barbara D’Oeste! Uma mais linda que a outro e ouvir o doce barulho de uma funcionando nao tem preço, mesmo eu com meus 25 anos, me senti transportado anos 50!
vale ressaltar que dizer quem foi primeiro é bobagem. Primeiro foi o Benz de patente, e ele tinha menos cara de carro que uma romisetta, então pra mim a discussão é vazia. Na minha opinião, a definição da GEIA foi pra agradar a DKW simples assim.
inclusive não sei de nenhuma definição da GEIA sobre o que é a Romisseta, e isso na minha opinião é o que invalida a classificação.
E lembrar que as Romi-Isetta tiveram motorização da BMW! Made In Germany.
E o encontro com os carrinhos Romi-Isetta, foi sábado, a 10 min da minha casa aqui em SBO, e eu não pude ir. É de passar o resto do dia mal humorado.
O Cedoc da Romi teve ter cada foto…
Flávio, o decreto do Geia a que vc se refere (41.018, de 26 de fevereiro de 1957) não falava sobre número de portas, e sim sobre capacidade de passageiros. Foi “baixado” depois que o Romi-Isetta e a Universal já estavam nas ruas, e visava o Setor como um todo. Veja mais no capítulo dedicado ao esclarecimento deste assunto no histórico do Romi-Isetta no site da Fundação Romi: http://fundacaoromi.org.br/fundacao/cultura.php?foto=is_historia&area=cultura&p1=3&p2=21&p3=23&p4=132&id_is_historia=12 . Tem muitos outros assuntos legais sobre o carro, como as corridas, os artistas de cinema, etc.
Abs!
Eugenio
Legal e como vai a restauração da Universal. Bais Ibagens por favor.
Tem noticias da répica, vc não ia comprar uma?
Bonito, quando queremos sempre achamos uma justificativa para tudo.
guando e eu menino, existia uma na Av. Sabará, em interlagos, acho que pertencia a um mecânico, se alguém soubesse a história desse caro ia ser legal, nunca mais vi.