A KOMBI

SÃO PAULO (histórica) – Todo carro tem sua história, costumo dizer. Mas alguns têm histórias melhores que outros. É o caso desta Kombi que pertence à família Villas-Bôas até hoje. Ela foi doada pela VW ao sertanista Orlando Villas-Bôas em 1974, adaptada para incursões pelos rincões mais distantes deste Brasilzão velho. O filho Noel cuida dela e, segundo a reportagem que a descobriu na semana passada, publicada pelo “Jornal da Tarde”, está do jeito que saiu da fábrica de São Bernardo.

Essa é uma Kombi histórica. Espero que, um dia, tenha um lugar de honra em algum museu que conte a história recente do país. É importante demais.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario Calamonaci
Mario Calamonaci
12 anos atrás

Parabéns pela lembrança !!
Ví esa Kombi de perto na garagem do sr. Orlando na casa dele na vila leopoldina, bem como o belo museu que ele tem na casa..agora mantido pela dona Marina. Na ocasião era placa amarela..em meados de 2007..e um amigo/ irmão meu, conseguiu atualizar os documentos para emplacamento de placa atual cinza. Que saudades do sr orlando..gente finíssima … Noel ..dna Marina, que saudades..Abração Flávio Gomes…eramos vizinhos de trabalho na rua do curtume….vc na editira abril e eu no numero 554, numa distribuidora de auto peças, ao lado da senna import…Então??? Lembra do Senna que vinha bem cedo visitar a Audi com seu Honda preto que foi presente dos japoneses da McLaren ??Saudades do Bécão também !! Abração Flávio !! Namastê…Mario Calamonaci

Tonyan
Tonyan
12 anos atrás

Como amigo do Orlando, dirigi muitas vezes essa Kombi(presente do Presidente da VW, na época), que o “levou” ao Xingu. Algumas vezes emprestou-ma para que eu pudesse levar materiais para a minha casa de campo em Minas Gerais. Muitas saudades desse tempo…a Marina(excepcional esposa e amiga)…os filhos Vilinha e Noel(maravilhosos herdeiros da índole do “Bandeirante do Século XX”)…
Muitas, mas muitas mesmo, saudades do Orlando!!!

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Lembra bastante as Kombis Safari.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

A perua mais linda de todos os tempos(2T, 4T). A minha é 71, 1500, que é ô motor . Alguém sabe aonde tem o reparo de porta?

galileu
galileu
12 anos atrás

sou proprietário de um classic 2008/9 com 48.000 km originais, trabalho com ele todos os dias, tenho que infelizmente trocá-lo por um 2012, (já temos alguns na cooperativa, nas mãos de amigos), e não vi até agora nada que desabone o carrinho commo voce o fez, a´te hoje continua sendo o melhor custo beneficio da categoria, tem um bom torque, mesmo com o ar condicionado ligado, é economico, mais confortavel que os fiat, o gol quando voce liga o ar parece que jogou uma ancora, o torque vai lá para baixo e voce precisa ficar redusindo marcha a toda hora.
se for substituiido tomara que seja por um veiculo à altura.

oldparts
oldparts
12 anos atrás

Gostei do suporte do estepe, mas que pneuzão é este?

Dú
12 anos atrás

Se esta Kombi falasse.

Faster
Faster
12 anos atrás

Pô, bem legal a homenagem, e também mó apelo marqueteiro pois, caíria melhor uma Rural pros brothers, que são da minha cidade, Botucatu.Falowwwww

Renan Bastos Leite
12 anos atrás

Kombi é aquela esposa feia que a gente não larga só porque gosta da comida que ela faz… Brincadeiras à parte, a Kombi é a representação fiel do que se chama “lenda viva”. Basta andar pelas ruas desse Brasil para entender o que ela representa.

Luis Filipe
12 anos atrás

caraca ! irmã da minha ex-74 … kombi sempre é um carro divertido !!!

Nelson Fernandes
Nelson Fernandes
12 anos atrás

Caro Flavio,

Sei do seu amor pela Portuguesa …
Mas vamos pegar emprestado o trecho do hino do adversário …
” Com o Flavio, onde o Flavio estiver”
Boa sorte !!!

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
12 anos atrás

Falar em histórico Flávio, estava agora acessando meio que por acidente a edição digital de veja de 1967, eu nasci 10 anos depois. A primeira edição.
É tão estranho pensar que se discutiam invasões, existiam automóveis com o nome de Itamaraty, Esplanada da Chrysler do Brasil (???) que dava garantia de 2 anos ou 32000km, mas justo 32000? não podia ser 30 ou arrendondar pra 35 ou 40? Hoje a garantia xing ling vai a 5 anos.
Ler marcas de whiskys que nunca vi em prateleiras ou em casa de amigos ou na do pai deles.

Ver também que algumas marcas estão aí presentes, nescafé, band-aid…Saber que o desodorante REXONA era um sabonete foi foda! E que porra é essa de Eletrofone???? saber que biskui era um biscoito que nunca comi. Saber que minha cidade natal Goiânia tinha apenas 324000 hab e que hoje tem quase 2 milhões, a famosa viação cometa…e vc que fala tanto em postos a Atlantic.

Cara, não sei se vai publicar isso, mas essa edição número 1 é uma raridade.
Raras as vezes vi tão grande número de matérias como essa e olha que tenho revistas da década de 70….
Como é legal ver esses anúncios e as matérias da época scaneadas e ver o que era novidade e morreu em tão pouco tempo.

Jeambro
Jeambro
12 anos atrás

Ainda compro uma pra mim. Vou matar minha mulher de raiva, mas compro.

Hélder Aguiari
Hélder Aguiari
12 anos atrás

Olá FG

Em primeiro lugar… o novo blog ou site ou seja lá o que for isso ficou bem legal… Parabéns !!!

Agora me explica uma coisa… pra tirar o é só tirar o prato certo ??? Mas pra abrir o suporte… Como faz ??? Tira o para-choque ???

Abraço

fagner andre
fagner andre
12 anos atrás

ficou bacana,original, vc ta parecendo ate um bichinho da goiaba na foto, brincadeira, calma…
vim da uma conferida…ficou bacana…
valeu

Mal-Humorado
Mal-Humorado
12 anos atrás

=========
Parabéns, Flavio, por todos esses anos liderando o blog, em seus vários sítios, o que não é fácil, pelo fato de sempre ter a obrigação de trazer novas notícias, sem repetecos. Ainda mais num país em que teses de mestrado e doutorado são um belo CTRL+C / CTRL+V.
=========

Alguns talvez estranhem esse interesse por Kombis,Trabants, DKWs, Ladas e outros do Leste Europeu. Se os europeus da parte Leste conhecessem os brasileiros, teriam igual curiosidade pelo nosso interesse em comprar os defasados carros de “nossas” montadoras transnacionais: VW, Ford, GM e Fiat.
—-
Alguém poderia apontar alguma montadora nossa? Deixe-me puxar a memória em relação aos afamados BRICs:

Russia: Lada 100% russsa
India : Tata 100% índia
China: JAC, Chery e mais uma penca de montadoras 100% chinesas.
Brasil: ………………………………………….????

Menção honrosa a Gurgel, que sucumbiu ante o lobby das 04 grandes parasit, ooops, montadoras operando no Brasil.

Sou um imbecil e infeliz proprietario de um carro das 04 grandes: um Corsa Classic 0km. (ao menos 0Km é o que consta no hodometro e no documento).
Tinha outro Classic tirado 0Km 2011, com direito a toda fartura de acessórios que é tradição nos populares brasileiros. Tinha até cinto de segurança! Mas do acabamento não podia reclamar, era até honesto.
Qual não foi minha surpresa, retirando outro Classic, agora 2012, por motivo de roubo (só um idiota para trocar de carro 0Km todo ano, a não ser que esteja rasgando dinheiro), ao ver como a GM, essa dádiva de montadora imprescindível, que a humanidade alegremente desfruta da sua benevolente existência, literalmente ‘detonou’ o carro no quesito acabamento: rebarbas nos arremates, trilho do banco do motorista com a trava bamba, vidro difícil de subir e descer usando a maçaneta, baixa súbita de qualidade na espuma do estofamento, falhas da revisão de entrega, como a marcha lenta acelerada, pneus que eram Goodyear agora são de segunda linha, e outras pataquadas do admirável mundo dos cortes de gastos.

Se a GM de São Caetano do Sul, que agora produz o Cruze (deve ser outra maravilha, a julgar pela linha de montagem do Classic) não consegue manter em sua planta mais de uma plataforma de maneira decente, ou se resolveu deliberadamente baixar a qualidade, pois o Classic sairá de linha para dar lugar ao Spark e mais um pequeno-médio a reformular a frota, com a nova identidade visual, todos com aquela linda frente do Agile, que pelo menos já tivesse tirado um carro que era inquebrável e agora parece uma bomba logo de linha, ou que mantivesse um mínimo de qualidade, que despencou vertiginosamente em 08 meses de produção.
==========
Por essas e outras, já decidi qual será meu próximo carro, já que todos os países irão vender seus carros em território nacional: um Lada Priora completo, e com rodas de liga leve de fábrica…