A ROCHA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 31 de outubro de 2011 - 0:39F-1

A ROCHA

SÃO PAULO (frio da peste) – Desconfio que para a maioria é novidade. Mas se não for, não tem problema. Trata-se do troféu do GP do Brasil de F-1. Sai o plástico reciclado e o desenho by Niemeyer, entra o Pré-Sal. A Petrobras, patrocinadora da corrida, arrancou das profundezas do oceano amostras da rocha do Pré-Sal e é com elas que o artista plástico Paulo Soláriz está confeccionando o troféu que será levado pelo vencedor da corrida de Interlagos, que fecha a temporada.

Como é que eu sei? Bom, é que me mandaram uma rocha do Pré-Sal e me contaram. E vou te dizer: saber que esse pedaço de pedra aí embaixo tem alguns bons milhões de anos e estava debaixo d’água guardando as reservas de petróleo que vão ajudar o Brasil a dar um baita salto não deixa de ser emocionante. Vou colocar ao lado do meu pedaço do Muro de Berlim. Minha vida é cheia dos pedaços.

Acho boas essas ideias para troféus no Brasil. Aquele de plástico também era bacana. Feio foi um que vi uma vez no museu da Williams. Era do Mansell em 1992, creio. Mansell ganhou em Interlagos em 1992? Deve ter vencido, naquele ano ele encheu o rabo de troféus. Mas eu dizia que estava lá no museu da Williams e havia várias taças muito bonitas e uma vagabunda de dar dó, e quando fui ver, adivinha de qual corrida era?

Putz. Acho que por causa daquilo a FIA estabeleceu alguns padrões para taças e troféus. Estão em regulamento, inclusive. Poderiam incluir no regulamento a proibição daquele que parece um cocozinho bancário, é feio demais.

Bem, voltando ao Pré-Sal, seria legal que o vencedor recebesse, além do troféu, alguma explicação sobre a importância e o significado da rocha. A Petrobras já preparou um hotsite sobre a bagaça, deve começar a ser divulgado em breve. Como sou um espertoman, já encontrei e está aqui.

60 comentários

  1. Amazing Spideman disse:

    Isso tá mais parecendo uma pedra de crack que uma amostra de pré-sal. lol

  2. Alexandre Lourenço -SP disse:

    Puxa vida, eu tinha dado uma idéia ao Edgard Mello Filho lá no seu pod cast do autoracing para que neste gp Brasil de F- 1 o troféu fosse desenhado pelo brilhante Alan Mosca para que o seu pai a lenda dos capacetes o Sid Mosca falecido recentemente fosse homenageado atravez dos troféus no pódum do GP Brasil,inclusive o proprio Edgard adorou a idéia , mas ele disse que para isso dar certo precisaria que os pilotos de nome tomassem partido dessa idéia, mas fazer o que!!!

  3. Jorge disse:

    Os troféus do GP Brasil de 1992, recebidos por Mansell, Patrese e Schumacher estão no final deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=6vEmdvjENPQ&feature=related
    Abraços.

  4. Jorge disse:

    Os troféus do GP Brasil de 1992, recebidos por Mansell, Patrese e Scumacher estão no final deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=6vEmdvjENPQ&feature=related
    Abraços.

  5. Thiago Azevedo disse:

    Gomov,

    Aquelas placas de granito e mármore daqueles trofeus “bonitos” também têm milhões de anos e também são testemunhas magníficas do nosso planeta. =)

  6. Lucas S.A. disse:

    Flavio Gomes, esse pedaço de rocha da foto é um evaporito, como os geólogos falam. Não dá pra fazer troféu porque hidrata e desmancha. Se eu fosse você, guardava com sílica, por que é raro ter um desses. Eu vi o vídeo da PETROBRAS e a rocha que eles mostraram é um carbonato, esse realmente aguenta pra fazer troféu.

  7. 2SIX disse:

    Como sera se chover na hora da entrega do trofeo?

  8. Como estudante de Geologia e fã de automobilismo é emocionante

  9. Juliano Adolfo Fenólio disse:

    Qualquer buraco com 5 km de profundidade vai retirar rocha com alguns bons milhões de anos. A ideia é bacana. Vamos aguardar para ver o resultado.

  10. Flávio Bragatto disse:

    “cocozinho bancário”

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  11. do amaral disse:

    o troféu do GP da Índia no weekend último é bem bonito, com muita classe eu acho, e coma aparência dita tradicional, que é a que está exigida no regulamento da F1.

    aquele do Niemeyer, em plástico reciclado da Braskem, eficou frustrantemente aquém do que deveria ter sido, infelizmente.

    mansell venceu sim em 92, assisti a corrida lá no setor A, e foi fantástico ver aquelas maravilhosas williams de suspensão ativa brilhantemente funcionais (não davam xabu como as dos outros carros, e eram mais eficientes) voando, quase literalmente – o carro parecia flutuar rente ao solo – pelas ondulações da irregular reta-torta principal de interlagos.
    do troféu dessa corrida não lembro.

  12. jorge disse:

    Ué… o DKW agoraca é chapa branca ? gal seria energia alternativa.

  13. deMesquita disse:

    Que beleza a este troféu da Petrobras do GP Brasil do ano passado é uma homenagem a Esso.

    https://lh3.googleusercontent.com/-f3vfw5xLlsA/TYTzIhegubI/AAAAAAAAA3s/DTcDnY76Fb4/s1600/Gotinha+Esso_1.jpg

  14. Ricardo Bigliazzi disse:

    Sei lá… o que vale é ganhar corrida… e pelo andar da carruagem já se vão tres anos sem ganharmos nada.

    Do jeito que segue a missa, ficaremos mais um bom tempo sem ganhar algum troféu.

    Imperador

  15. Joaq disse:

    Tudo bem bolado, bonito para ingles ver e a imprensa internacional divulgar que um regime de esquerda (porque eles pensam que a turma do PT é de esquerda) pode dar certo.
    E assim a Petrobras vai incutindo na cabeça dos desavisados, juntamente com um governo populista que nutre um nacionalismo caducado, a ideia da “autosuficiencia” em energia. O que eles nao divulgam é que o preço do barril tem que dobrar de preço para que o petróleo do pré-sal dê lucro!
    Sem contar que até hoje o Brasil nao é capaz de fazer o beneficiamento do petróleo que extrai. Tem que mandar “pruzamericanu” e depois comprá-lo em condiçoes para o refino.

    E ainda contam piadas de portugues!!!

  16. Carlos Eduardo disse:

    Sem fanatismo, mas eu acho o troféo da Indy 500 o mais legal de todos que já vi até hoje.

    Abraços Flávio e parabéns pelo novo blog. Ficou muito show!

  17. Rael disse:

    Eu já quando leio que “esse pedaço de pedra aí embaixo tem alguns bons milhões de anos e estava debaixo d’água”, estou certo que o homem está fazendo merda com o planeta.

  18. João Cesar disse:

    interessante seria a Petrobrás e o Governo explicarem porque mesmo sendo autosuficiente em petroleo e o escambau, sem falar no etanol, o brasileiro paga esse valor absurdo pela gasolina. Aqui no interior do RS já passou dos R$ 3,00 o litro

  19. Tulyo Cruz disse:

    Parabéns FG pelo novo Blog. É sempre bom mudar. Ficou legal. Agora uma perguntinha meu amigo. O que vem a ser “cocozinho bancário” ? Nunca ouvi esta expressão, pelo menos aqui em Minas.
    Grande abraço.

  20. Rafael Rodrigues disse:

    É verdade, um Gira Mondo sobre o Lula, que chegou a ter até o velório marcado pela Lucia Hippolito, seria muito bem vindo.

  21. Paulo Tohmé disse:

    Depois daquela merda do Niemeyer, tudo vale.

  22. Muchacho disse:

    Gomes, falando em rocha, que tal um post Gira Mondo para o presidente Lula ? tenho visto umas barbaridades sem tamanho do PIG, insuflando um ódio irracional contra o metalúrgico.

  23. Denis disse:

    Valeu, agora tenho mais alguns assuntos para falar nas aulas de petróleo que leciono. Muito interessante.

  24. Rodrigo Ferreira disse:

    Espero que não venha mais um Troféu-MICO ! É uma vergonha esses troféus para o Brasil. Será que não dava para ser um canequinho simples????

  25. Fabio disse:

    Blog do Gomes de casa nova, mas sempre com boas notícias.

  26. Eric Py disse:

    Atualizando Favoritos.
    Show a idéia do troféu com a rocha do pré-sal(com ou sem hífen).
    Esta fotinho aí está esquisita… Já não devia ser a melhor e o Photoshop fodeu o resto.
    Legal a cordo novo blog, aquele verde era de DOER.
    Abraço
    .

  27. Toninho F1 disse:

    O Mansell ganhou sim o GP Brasil de Interlagos em 92, mas se vc achou o trofeu daquele ano horrivel é porque vc não viu o que ele ganhou em 1989 no ultimo GP em Jacarepaguá, co o Prost em segundo e o Gugelmin em terceiro. Para vc ter uma ideia como era feio e mal feito o Nigel até cortou a mão ao receber o tal trofeu. Era pior do que aqueles de futebol de varzea na periferia de Pirí-Pirí!!!

  28. leohora disse:

    Fantastica ideia! Só faltou uma legenda em ingles no video…..

  29. Fernando disse:

    Definitivamente aqueles troféus com a logo do Santander são ridículos. Pior que quando o Santos ganhou a Libertadores desse ano, acho que o Ganso recebeu um igualzinho por ser o melhor jogador em campo. Quer dizer, o banco compra eles por atacado e distribui nos eventos que patrocina.

    A idéia da Petrobrás é bem legal, tomara expliquem e que chamem um artista de bom gosto para esculpir a pedra.

  30. Walter - Poa RS disse:

    Para conferir já dei uma entrada no blog, que continuarei lendo.

    Abraços

  31. Leandro Duarte disse:

    Passando pra bater ponto no novo endereço! Sucesso pra você!

    Quanto ao troféu, espero que fique bonito e realmente seria bom saberem o significado da “pedra”.

  32. Regi Nat Rock disse:

    Só espero que a criatividade do artista acerte com bom gosto artístico e que não se transforme numa estrovenga medonha.
    E que acompanhe uma explicação para o inusitado da ideia.

    Boa sorte na casa nova. Sou dos primeiros a acompanhar desde o “blig” e sou agradecido por ter tido a oportunidade de conhecer um bocado de gente que hoje são meus amigos pessoais todos movidos pela gasosa nossa de cada dia.

  33. Ivan disse:

    “Se” sair algum petróleo de lá, a preço viável, será no futuro, petróleo tem futuro? Sei lá, mas a ideia é boa, criativa pelo menos, ou boba, sei lá, “O Petróleo é nosso (hoje é noço)” tempos bicudos os deste slogan… Parece mais um lance tipo “eu te amo meu Brasil, eu te amo, meu coração….”.

    • Muchacho disse:

      Ivan, o que eu li é que o breakeven do pré-sal é menos de US$40 o barril, ou seja, a viabilidade é garantida (preço atual perto de US$100), a questão é levantar capital de giro para financiar essa operação absurdamente gigante, em tempos de crescimento muito acelerado da petrobrás. Esse tipo de operação exige um pool de bancos públicos e privados e um planejamento e execução bem sincronizados.

    • Bruno Stern disse:

      Já há produção do pré-sal.

  34. Daniel Baron disse:

    Muito legal a idéia mesmo, só acho que no site da petrobras deveria ter versão em inglês pra gringaiada.

    Dica pra alguém da petro que esteja lendo esse comentário.

  35. Capelli disse:

    Flavio, no ano passado já não era mais o do Niemeyer. Era um da Petrobras, uma coisa medonha, de plástico (ou vidro), que eu chamei de “Zé Gotinha”. Ó o link aí: http://www.theepochtimes.com/n2/images/stories/large/2010/11/07/VettelLead106613832.jpg .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>