KADAFI LDO

SÃO PAULO (vaza, filhote) – Não vou me estender aqui sobre a morte de Kadafi. O mundo não vai sentir muita falta, menos ainda os líbios. Que, no entanto, devem abrir o olho. As potências ocidentais acham o petróleo líbio lindo e perfumado. E devem imaginar que será barato, a partir de agora. Que o país tome seu rumo. Por conta própria. E não abra as pernas e os poços para os tubarões. Apesar de ter sido um ditador sanguinário, patético e ridículo, Kadafi fez da Líbia um país rico. Seu povo, agora, que desfrute da riqueza.

Geopolítica à parte, parece que o cara queria fazer um carro no país. Esse aí embaixo. Não sei que fim levou esse projeto. Mas o carro, se ainda existir, deve valer uma nota. E merece um lugar num bom museu.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tranquedo
Tranquedo
12 anos atrás

é hoje memo que compro um trem desse e dou um rolet orvindo musca sertaneja apais! pena nóis já terr comprado um yunday.

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

(Já foi tarde esse ditador) Por outro lado, êta povinho burro, pois foi de uma imbecilidade enorme o fato de após a captura e o assassinato do cabra, terem botado fogo em toda a coleção de carros antigos e novos do ditador. Foi a mesma coisa de repatriarem dinheiro dele de um país para a Líbia e colocarem fogo também….afe!

gustavo giroti
gustavo giroti
12 anos atrás

fui até conferir, alem de ser o melhor IDH da africa é melhor que 116 países (melhor que o do brasil na 73º posição com 0,699), eles estão na 53º com 0,755….

gustavo giroti
gustavo giroti
12 anos atrás

o IDH da Libia é o maior da Africa….comparando, mas que não sirva de defesa para este ditador…

Sandro
Sandro
12 anos atrás

E quem vai ficar com o petroleo libio?

João Luis
João Luis
12 anos atrás

Caramba, a frente do carro é a cara do Kadafi!

Tiozão
Tiozão
12 anos atrás

Espero que não seja a taransição como em Cuba quando “El Comandante” libertou a ilha de um ditador corrupto e tornou-se outro ditador perpétuo pior ainda.

galileu
galileu
Reply to  Tiozão
12 anos atrás

que o diga um cidadão cubano chamado armando valladares em seu livro: contra toda a esperança,
por se recusar a ter em sua mesa de trabalho uma plaquinha da revolução, passou os maiores horrores nas mão de fidel e seus asseclas, só sendo libertado graças a intervenção da anistia internacional.

Ivan
Ivan
12 anos atrás

É impressionante a cara de pau dos esquerdistas engajadinhos na hora de defender ditadores. Vai gostar do arbítrio e de tiranos lá no inferno! Estão ficando igual os porcos da direita! Rebeldes derramaram o sangue de Kadafi, ora, alguém já viu alguma revolução sem sangue? Ou tem revolução que pode e revolução que não pode? Deixem de ser ignorantes, as tiranias de esquerda que vocês endeusam começaram com muito derramamento de sangue, e de inocentes também, e vocês sabem muito bem disso, hipócritas! Kadafi já foi tarde.

Luiz S.
Luiz S.
12 anos atrás

Obama em menos de 4 anos já matou mais gente que o Gaddafi em 40, porém quem é chamado de tirano sanguinário é o líder líbio, morto e humilhado com ampla divulgação da mídia amestrada, enquanto o outro é considerado nobel da paz. Depois de destruir o país mais rico do continente mais miserável do planeta, chegou a hora dos libertadores pilharem tudo, colocar alguém para tomar conta do lugar e endividar o país com juros criminosos através da reconstrução de tudo aquilo que Gaddafi levou tampo tempo para construir. Coitado do povo líbio, foi “democratizado”. Qual o próximo alvo, Argélia, Síria ou Irã?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
12 anos atrás

Esquerdistas? Realmente não há limite para a ignorância.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
12 anos atrás

Com relação ao Senhor Kadaffi…As pessoas colhem o que plantam…
Mas já que estamos falando de mundo árabe…
Israel resolveu libertar cerca de 1000 supostos terroristas em troca de um oficial israelense.
Pois bem, se eram terroristas, isto é, criminosos, como ficam as vitimas e famílias deles?
Ou será que essa libertação, em um proporção dessas (1000 por 1) de certa forma não denote que eles não eram tão terroristas?
Que o único crime que eles possivelmente cometeram foi ter nascido no lugar errado?

galileu
galileu
Reply to  Felipe Fugazi
12 anos atrás

israelensesxpalestinos
a guerra do missel contra o estilingue.
porque esse povo que não, tinha mais terra, não devolve o que é de direito aos verdadeiros donos, os palestinos, e ficam com a parte que lhes foi destinada após a 2ª guerra mundial.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Essa é do nosso tempo Gomes”

Tadinho do Kadá, apanhou mais que o Rubinho na Formula 1, vou dx uma musiquinha pra ele se lembrar dos últimos dias de vida, tem tudo a ver com ele essa música…

Melhor dx a letra também, assim ele vai cantando a música enquanto o diabo carrega ele até os quintos do inferno!!!

Banda Varsóvia – No Front
http://www.youtube.com/watch?v=D0Dd3jZid_4

Bombas de aço caíam por todo lugar
Bombas de aço caíam por todo lugar

Carregadas de sangue
Carregadas só de sangue

Sangue jovem

Americanos de radar se lançavam no ar
Americanos de radar tentavam chorar

Armados com o medo
Armados só com o medo

Medo de morrer

Jovens soldados explodiam em chamas
Jovens rapazes enganados, na lama

Sonhavam com o lar
Sonhavam com o lar

E com a suja paz !!!

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

faltou o shumi.

Brown
Brown
12 anos atrás

Será mesmo ? Mais sobre o despota e seu pais pobre:

http://yrminsul.blogspot.com/2011/09/libia-e-gaddafi-as-verdades-que-voce.html

JT
JT
12 anos atrás

Esse ditador financiou atentados terroristas, entre eles um que derrubou um avião com centenas de passageiros, e tem gente que ainda simpatiza com o tirano… não dá para entender.

luiz oliveira
luiz oliveira
Reply to  JT
12 anos atrás

Financiou,,,Mas era parte do jogo político da época…..Ou você acha que as coisas aconteciam naturalmente ???…Tudo era um jogo de poder. e dinheiro….Os mais novos nem devem saber que havia a estória da Libia ter bomba atômica (dada pelos russos ou chineses ou coreanos) ……Derrubou aviões, sequestrou, deu asilo, etc, etc…..E juntou a Libia de um amontoados de etnias em um país…..Acho um absurdo a nossa imprensa colocar, tal qual um açougue, fotos de um trucidado como se fosse um troféu….E falam e escrevem em preservar o leitor…..Mas quando é algum inimigo (de hoje. Já foi aiado e mais de uma vez) do Sheriffão do Mundo, refestelam-se na alcatra dos outros……Vamos ver quanto tempo a guerra dentro da Libia vai durar…….Não aposto menos de 30 anos.

JT
JT
Reply to  JT
12 anos atrás

Mortes como parte do jogo político: isso é a barbárie. O tirano deixou o país rico com o povo na miséria… Agora tem ditador que consegue ser mais incompetente: o povo já empobreceu e agora o país vai para o saco em breve. Por coincidência tem projeto de carro próprio por lá também.

Estou positivamente surpreso com a nossa presidente Dilma, que está sendo mais lúcida que seu antecessor. São dela as palavras mais ponderadas sobre os tristes acontecimentos na Líbia.

Henrique Pinheiro
12 anos atrás

Parece o capacete de um stormtrooper.

cyro de cicco
cyro de cicco
12 anos atrás

Puta carro feio!

JP
JP
12 anos atrás

Tão feio quanto aquele superesportivo brasileiro…

galileu
galileu
Reply to  JP
12 anos atrás

e que nãop vai sair da prancheta tão cedo, agora vão substituir o motor bmw de 570 cv por um v 8 de 620 burros. adiaram a produção do primeiro carro para mais 6 meses, e que já p,agou 700 dinheiros pelo tal vorax? como fica?
isso cheira arroz queimado, como diz um amigo.
quanto ao kadafi, já foi tarde, sanguinario, terrorista, para aqueloes que o defende, quem se importou com as muitas mortes que eloe patrocionou com atos de terror?
ele , sadan, chaves, o sirio, fidel e mais alguns que escravisam o povo, não fazem falta nenhuma no planeta, quando vão, já vão tarde..
agora a onu que investigar como foi a morte desse facinora, mas o que ela fez pelas vitimas dele?
não é sóp no brasilque existem cinicos.

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
12 anos atrás

Podia ser naquele museu lá de Orlando: Ripley’s Believe It or Not.

Eduardo Messias
Eduardo Messias
12 anos atrás

Tinha a certeza de que encontraria algo a respeito do Kadafi aqui.
Sobretudo, me espanta a naturalidade com que os noticiários dizem “morto”, quando a pessoa foi assassinada. Aqui, claro, ninguém morre de amores pelo cara, tampouco pelo Saddam. Mas é incrível ver o Saddam enforcado no Jornal Nacional ou uma foto qualquer do Kadafi (exceto as montagens) morto, quando é este mesmo mundo quem condena a morte cometida por esses mesmos caras.
Há denúncias de descumprimento dos direitos humanos em outros países. Vejamos se assistiremos a governadores chineses, por exemplo, sendo caçados pelo seu país.
Que barbárie.

Tohmé
Tohmé
12 anos atrás

Nunca vi nada mais escroto….

André
André
12 anos atrás

Concordo, a conta pela “liberdade” será alta, talvez tão alta que em algum momento da história o povo libio vai se negar a pagar, um novo tirano assumirá o poder com propósito de libertar a Libia de seus opressores, criando ainda mais opressão…e a história vai se repetindo sucessivamente… a cena do Sarkozy e do Cameron (não é aquele do Avatar) “visitando” a Libia para dar “apoio” ao novo governo é carregada de simbolismo: na realidade não era uma visita, mas a cobrança da primeira parcela…me perdoem pelo pessimismo do comentário, mas é dificil enxergar tal “ajuda” como um gesto humanitário. Começou a era dos conflitos por buscas de matrizes energéticas, para alimentar as economias decadentes do ocidente…mas findo esse regime horrendo, pelo menos o povo libio gozará da sensação de liberdade, a mesma que sentimos em nosso país: poderão acessar livremente a internet, ter o seu iPhone, postar o quiseram no Facebook sem medo de ser aprisionado nas masmorras do regime, e assim vai…, mas tudo denpendendo, é claro, de dinheiro, pois é ele que baliza o grau de maior ou menor liberdade em nosso sociedade.

Brown
Brown
12 anos atrás

“O sangue que se verteu no século passado devia ter bastado, mas não bastou. Iniciamos este novo milênio com muito sangue e a promessa de novas carnificinas. O cinismo dos que exultam agora com a morte de Kadafi, ao que tudo indica linchado pelos seus inimigos, após a captura, dá engulhos aos homens justos. Os que levaram a ONU a aprovar os bombardeios brutais da OTAN contra a população líbia haviam sido, até pouco tempo antes, parceiros do coronel na exploração de seu petróleo, indiferentes a que houvesse ou não liberdade naquele país. Mas Kadafi não era apenas o ditador megalômano, que vivia no luxo de seus palácios e que promovia festas suntuosas para o jet-set internacional. Ele fizera radical redistribuição de renda em seu país, mediante uma política social exemplar, com a criação de universidades gratuitas, a construção de hospitais modernos e com a assistência à saúde universal e gratuita. Quanto à repressão, ele não foi muito diferente da Arábia Saudita e de outros governos da região, e foi muito menos obscurantista para com as mulheres do que os sauditas. ”
Trecho de um texto de Mauro Santayana sobre a morte Kadafi mostra que o ditador tinha uma consciência social… e assim como os sauditas… ele foi um grande amigo do ocidente. Mas cometeu um grande erro que Santayana, encerrando brilhantemete, destaca:
“Não que Kadafi tenha sido santo: era um homem insano, e tão insano que acreditou, realmente, que os americanos, italianos e franceses, quando o lisonjeavam, estavam sendo sinceros. ”
Íntegra:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/10/21/santayana-e-kadafi-chega-de-sangue/

Tomitão
12 anos atrás

eu li em algum canto (acho que no Terra) que ele havia desenhado o carro

Leon Neto
Leon Neto
12 anos atrás

um ditador a menos; agora só falta o Ricardo Teixeira…

galileu
galileu
Reply to  Leon Neto
12 anos atrás

o blatter e seus asseclas são piores do que o ricardo, leia jogo sujo, o livro que a fifa tentou proibir, perto desses cara o ricardo é batedor de carteira.
qianto ao carro, não achei tão feio assim, tem coisas piores e todo mundo compra , hoje eu vi um hummer andando na rua, quer coisa mais exdruxula, sem nexo?

luiz carlos
luiz carlos
12 anos atrás

De frente lembra os carros da Peugeot (com saia dianteira de ferrari)! De perfil parece um tubarão e não tem muita diferença entre a frente e o fundo! Vale como curiosidade!

alberto
alberto
12 anos atrás

Curti o carro, achei original, não parece com nada que eu tenha visto pelo menos. Abs.

jackie chan
jackie chan
12 anos atrás

Não é tão feio quanto aqueles utilitarios da Ssangyong..

luiz oliveira
luiz oliveira
12 anos atrás

Os verdadeiros tiranos do mundo já estão lá. Como também estão no Iraque “para promover a paz”. E no Afganistão. E a décadas (paz é coisa difícil ) Onde houver petróleo e matérias raras, lá estarão os abutres da paz. Esses ratos da boa vizinhaça. Nunca mais saem da Libia.

Durvaldisko
Durvaldisko
12 anos atrás

Eliminar um “ditador”, de um (país?!),que jamais conheceu a democracia, é uma contradição em si mesmo.Antes dele, existia um rei tribal que foi deposto pelo coronel Kadafi, que foi ficando,ficando… e ficou.Apesar dos crimes apontados, era amiguinho de todo mundo,de todos os democratas da Europa e das Américas. Berlusconi ,esse,sim, está abatidíssimo,perdeu seu companheiro de orgias. Ah! O carro! Esse já deve estar rodando com um par de metralhadoras na mala traseira com um beduíno ensandecido,atirando, festejando o fim… Do que mesmo?

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

“O ditador teria desenhado o carro e pedido que ele fosse feito com materiais líbios, inclusive mármore, couro e tecidos”… Mármore ??? Em um carro ?!?!?!?!?!

Carlos
Carlos
12 anos atrás

É por aí mesmo. Eles, os EUA & Cia Ltda, não gastam seus mílhões de dólares do orçamento militar pra libertar país miserável de seus tiranos. Eles só gostam de libertar os povos que estão sentados sobre alguma riqueza. Os pobres? Como diria aquele personagem do Chico Anisio, os pobres eles querem mais é que se explodam. “Libertaram” os líbios? Agora vão apresentar a conta.

A ser paga em petróleo, logicamente.

Marcelo #49
Marcelo #49
12 anos atrás

Muito feio, mas espaçoso. Virou artigo de museu com certeza.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

É sempre bom ver um despota indo para o caixão… espero que os ideais dessa Primavera do Oriente Médio cruze os Oceanos… chegando os paises do mundo onde um bando de despotas reinam por decadas.

Quanto ao carro… sei lá… não acredito que tenha sobrevivido… esse tipo de gente é expert em lançar noticias volateis… sempre temos uma novidade… mas nunca nada se consuma.

Imperador

Breno Peixoto
Breno Peixoto
12 anos atrás

Parece um Corolla Tunado. Aliás, como tem carro da Toyota na Libia…

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

E pelas fotos aparentemente são dois. Um branco e um preto.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
12 anos atrás

A frente do carro parece ter sido inspirada pelas máscaras daqueles soldados brancos de Star Wars…

vitão
vitão
12 anos atrás

diz a lenda que ele financiou o desenvolvimento da Rambo LAmbo ( LM002) também, através de uma encomenda para o exército líbio.