PIQUET, 30

SÃO PAULO (e tinha mais dois, ainda) – Foi num sábado ensolarado e quente em Las Vegas, exatamente 30 anos atrás, que Nelson Piquet conquistou seu primeiro título mundial. Três pilotos chegaram à última etapa do campeonato com chances: Reutemann, 49 pontos, Nelson, 48, e Laffite, com 43.

A Williams de Reutemann e Jones fez a primeira fila, mas o argentino não teve nenhum tipo de auxílio de seu companheiro de equipe, que ignorou a pole do “Lole”, assumiu a liderança e ganhou a corrida. Reutemann teve problemas de câmbio durante a prova. Piquet, em quarto no grid, chegou a ultrapassá-lo e, no fim, contentou-se com o quinto lugar, que lhe daria o título.

Nelson ficou esgotado fisicamente e demorou a sair do cockpit de sua Brabham, um dos mais belos carros já produzidos em todos os tempos.

Trinta anos se passaram Piquet ainda conquistaria o bi pela mesma Brabham em 1983 e o tri com a Williams em 1987. A história do título está no excelente relato de Rodrigo Mattar em seu blog, corrida a corrida, e também no texto de Fernando Silva no Grande Prêmio, aqui.

Piquet é o piloto mais completo da história do automobilismo brasileiro, a chamada lenda viva. Figura incrível que sofreu a enorme decepção da passagem de seu filho Nelsinho pela F-1, mas tem mais um encaminhado nas pistas, Pedro.

Parabéns ao Nelsão. Que lembre da data com carinho, como todos nós.

Subscribe
Notify of
guest

127 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro
11 anos atrás

Oi Flavio acomeçei a acompanhar a Formula 1 com 4 anos de idade em 1983 quando Piquet conquistou o segundo título mundial correndo pela brabhan ,tive a chançe de assistir 2 dos 3 títullos de Piquet e foi na minha opinião Flavio um dos 4 genios que eu vi na Formula 1 .Eu acho dificil o Brasil ter um outro piloto como ele e isso já diz tudo .

OSKAR
OSKAR
12 anos atrás

O mais completo sem caráter do automobilismo brasileiro, isso sim!! O filhinho teve com quem aprender!!

Paulo Jeronimo
Paulo Jeronimo
12 anos atrás

Matéria mais do que merecida, que me desculpe as viúvas mas para mim foi o melhor do BRASIL não desmerecendo que iniciou Emerson e também um dos melhores Ayrton Senna.

galileu
galileu
12 anos atrás

sempre torci pelos pilotos brasieiros na f1, tive alegrias com emerson, piquet, sena, decepções com outros, mas sempre acreditei neles.
dizer que o nelson era um duro, pura balela, o pai foi ligado ao governo na area da saude se não me engano.
marketing como acusam o sena de ter feito, pura inveja, o negócio estava lá, só ele viu e soube aproveitar como ningúem
como o piquet foi espertos em algumas coisas, o outro tambem soube aproveitar outras, falaram muito da arrogaância do senna, mas quantos trofeus limão o nelson ganhou? não foi apena um que eu saiba.
o gavião vivia elegiando o nelson, at´é que surgiu o sena e eles brigaram, e este disse que nunca mais daria entrevista para o cara, onde o regi entrou em cena para apaziguar os dois
continuo afirmando que o emersom é o maior injustiçado deste imbroglio todo, ninquem reconhece o que ele fez por nosso automobilismo e pelo brasil lá fora, ( titrando seus fãs), chegou a ser preterido por um presidente obtuso e que gostava de cavalos em um patrocinio para a equipe brasileira, tinhámos um frances correndo com o nome do café do brasil junto,com o manco do boesel, enquanto nossa equipe tupiniquim era boicotada tanto aqui como lá fora. (tanto é que o emerson começou a revisar os motores na novamotrs dos irmãos pedrazzani na italia)
por acaso alguem sabe quem pagou a divida da copersucar na inglaterra?
sir frank willians, em reconhecimento ao que o emersom fez por ele, emprestando motores quando ele mais precisou, (antes da saudia e dos parentes do bin ladem patrocinar a equipe)
Valeu piquet, valeu senna, VALEU EMERSON.

raul
raul
12 anos atrás

…além de tudo o que postaram….linda essa Brabham….aliás, como os carros eram mais bonitos e diferentes entre si naqueles tempos…

edispj
edispj
12 anos atrás

não só repetiu como fez a manobra em duas voltas seguidas…

Minoru
Minoru
12 anos atrás

De Piquet eu lembro muito bem da sua inteligência tática e sensibilidade em acertar um carro, ainda que seu grande amigo Roberto Pupo Moreno fosse campeão nesse quesito.

Mas uma vez quando estive em Londres pela primeira vez em 1990 correndo atrás de um capacete Shoei para trazer para casa – tempos de importações proibidas – fui a uma loja onde tinha, entre outras coisas legais, um capacete do Piquet autografado em um lugar de destaque.

Perguntei ao dono que estava no balcão se ele não iria colocar um do Mansell e ele respondeu que ele, ainda que fosse inglês, achava que Piquet era de longe o melhor piloto pois acima de tudo, ele tinha que lutar contra as próprias pessoas dentro da equipe para que ele não passasse pelo que Reutemann passou quando ele foi campeão

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
12 anos atrás

Sou fã dele….Para,mim,também, é o piloto brasileiro mais completo e mais “verdadeiro”, sem aquelas viadagens de marketing…Atualmente, torço,pro Alonso….

AAhhhhh…Quando criança, eu morava em Brasília e usava o meu rolimã com o #5 em homenagem a ele1
hehehehehehehehhehehe

Cisão
Cisão
12 anos atrás

Nelsão Parabens vc foi demais

Ubaldino
Ubaldino
12 anos atrás

Cheguei tarde neste tópico…mas Parabéns Piquet, o melhor e aquele que curte a vida comno todos gostariam de curtir!!!

Andre Decourt
12 anos atrás

Concordo com vc

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Me lembro desse dia e daquele campeonato, embora eu ache que a disputa de 1980 fora mais emocionante. Era o ” restinho” de uma época muito perigosa na F1. Os carros eram feitos de estrtura de alumínio em colmeia. E os carros tinha a hábito de se incendiarem quando em acidentes. Quem sobreviveu àquela época teve sorte.

bellissimo
bellissimo
12 anos atrás

Realmente um piloto completo…que sabia como poucos acertar um carro, onde o tato do piloto era muito importante muitas vezes o fator excencial.. Que o diga Mansel, em Monza 1987. A corrida em que Piquet deu um nó no ingles. Nelson correu com Fw11, equipada com tipo de suspensão ativa nos treinos de sexta, mandou voltar para a suspensão convencional no sábado, porque sabia que o Mansel copiaria seu acerto, mas ele havia precebido que a ativa se adapatava melhor, e mando coloca-la novamente para a corrida. Ganhou a corrida e praticamente selou o campeonato daquele ano.. Foi 3 vezes campeão correndo com motores diferentes, Ford, BMW e Honda.. Pode não ter sido tão projetado na midia quanto o Senna, mas me orgulho de ter visto esses dois brasileiros correndo e ganhando 6 titulos.. Tive a sorte e a felicidade de te-lo conhecido num evento e conversado com ele.

CarlonePapa
CarlonePapa
12 anos atrás

Sorte nossa, brasileiros, termos 2 pilotos entre os Top 10 da categoria em todos os tempos. Qualquer disputa de “quem foi o melhor” é pura estupidez. Fizeram muito (e fariam muito mais) se tivessem mais tempo. Grande Emerson incluso, neste caso. Aplausos ao Massinha pelo que ja fez também, quando foi quase e só nao foi por culpa de outros.
A grande questão para mim é e agora, Quem fará? Estamos cuidando bem das nossas crias?
Evidente que não. Ou nem fecundamos, ou abortamos antes de nascer, ou matamos ainda jovens. Uma geração que não veio…

João Carlos Bifulco
12 anos atrás

Sou um privilegiado.

Tive a oportunidade de presenciar o surgimento e o desenrolar das carreiras dos tres monstros sagrados do automobilismo que o “velho” Interlagos produziu.
Sou Piquetista, ainda assim, dou minha modesta opinião sobre os três:

Emerson: o mais técnico;
Piquet: o mais astuto;
Senna: o predestinado;

e todos, absolutamente todos, fóras de série.

Lamento informar que vai demorar muito para o Brasil produzir novos pilotos desse nível.
Enquanto isso, recordar é viver.

Parabéns ao Nelsão.

PS. Porra!, não tem ninguém para escrever um livro sobre a carreira do Piquet?
Já passou da hora!

galileu
galileu
Reply to  João Carlos Bifulco
12 anos atrás

existe o livro, tenho, mas não me lembor o titulo

JC Simonassi
JC Simonassi
12 anos atrás

O Piquet era F….

ganhou título com a própria equipe “correndo contra” querem mais o que ???

que venham mais Piquet para nossa alegria !!!!

Abraço FG … boa lembrança !!!!

JT
JT
12 anos atrás

Quem está sabendo curtir a vida pós-carreira esportiva é o Piquet, que sempre falaram que não tinha o patriotismo do Senna, mas mora no Brasil hoje. Lá em Brasília ele sempre engorda os encontros de carros antigos com suas relíquias.

O Emerson tem um pé nos Estados Unidos e outro aqui. Ele ainda precisa fazer feira de Tunning em São Paulo para ajuntar uns cascalhos…

Caique Pereira
Caique Pereira
12 anos atrás

Impressiona o fato do Patrulhamento até quando alguém dá sua opinião e aparecem alguns dizendo que o Mundo, Fulano, Beltrano falaram que o outro é melhor…e daí? Precisa ter opinião igual? isso é típico de pessoas acéfalas ou fracas…não vejo nenhum problema em se achar o Piquet, Senna, Fangio, Emerson, Emerson, Clark, Lauda o melhor do Mundo e jamais acharei um deles o melhor do mundo porque a Imprensa espacializada achou…basta a MINHA opinião.

Pra mim o Emerson foi o Grande, depois Piquet, depois Senna e o melhor de todos pra mim foi o LAUDA, o mais corajoso, um baita piloto e TRI-CAMPEÃO.

Se a gente olha apenas as estatísticas, o melhor disparado é o Fangio e não tem como argumentar este fato.

Se o Flávio acha o Piquet o mais completo, acho RIDÍCULO aparecerem “ORDENS” para que ele mude a opinião dele…

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Caique Pereira
12 anos atrás

Mais uma coisa, sei distinguir bem o Homem do Piloto e isso vale principalmente para o Emerson, que é o melhor cara no trato com os fãs, além de ter sido o melhor piloto brasileiro na minha opinião…mas muito diferente no resto…na realidade, abominável…mas é o melhor pra mim como piloto brasileiro.

galileu
galileu
Reply to  Caique Pereira
12 anos atrás

concordo com voce, e não é demagogia s´p.ra acalmar as coisas.
emerson, genio.

Ruiter Miranda
Ruiter Miranda
12 anos atrás

Para mim Piquet é o maior piloto não só do Brasil, mas o maior que a F1 já viu. Era uma época que tinha competitividade e alegria. Hoje é tudo politicamente correto demais e chata prá carr…..

Parabens TRI Campeão… Tudo de bom e obrigado pelo carater e pelas fantásticas corridas, com ou sem carro. Um lutador, com a faca entre os dentes. Só entrava para ganhar… porisso é o que é!!!!

Salve Neslson, o maior entre os maiores!!!!!!

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Grande Nelsão! Lembro como se fosse hoje, do nervosismo meu em assistir aquela prova. Nem conseguia ficar em frente à TV. Um circuito horroroso, em um estacionamento, cheio de muros. Os campeonatos de Piquet foram todos assim, sofridos.

Acho que por isso que os de Senna não me emocionaram muito, com exceção do primeiro, aquele que ele ficou parado na largada em Suzuka. Ayrton tinha uma aura de predestinado. Piquet, apesar de excelente piloto, tinha um viés de azarão.

Sempre fui inclinado a torcer por azarões…

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Post mais do que merecido para o nosso outro grande tricampeão!!! Bela homenagem a esse gigante das pistas.

ags
ags
12 anos atrás

FG…………….Bom dia……………….é…… vou dizer 2 fatos..e dois rumos……..conheci o Nalson,quando aida eu tinha 12 anos…nas corridas em Gyn,,e Bsb… mais na frente correndo ja de kart conheci Pupo Moreno que já era sombra do Nelson..Moreno foi um idolo..sempre amigo,mesmo o cara sendo la´pras cabeças..eu sou fan..dele..o Nelson, indo pra Uk..ficou onde a historia mostra,,uma L.E.N.D.A o cara sempre, sempre foi pé de chumbo,,,sabia o que tava fazendo…e por isso.. para metade do mundo é um Mito…anos mais tarde, parte da familia do pai de Airton, tornou-se um pouco proxima de minha famlia,..conheci o Beco em Uberlandia,inauguração do kartodromo, ande o cara deu a u.l.a. de como andar atravessado nas curvas..fenomeno… magico…e masi tarde em Phoenix, Arizona eu tive poucos minutos com o Airton após a aula de tocar um F1..nas ruas da cidade.,,,Alesi quem o diga..eu..resumo… acho que são dois mestres…na F1.. seria injusto,,ter um melhor que outro..eu diria..que Estão no nivel de Fangio/Clark/ Senna/Piquet…o que vem depois desses….são pilotos..apenas…………….um bom dia ..abrç..

Opaleiro MG
Opaleiro MG
12 anos atrás

O Piquet é o cara!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Só lembrando as viúvas, o post é para homenagear Piquet !
Quem foi melhor? Tudo uma questão de ponto de vista !
Já escutei do próprio Piquet , quem foi o grande campeão foi Emerson, abriu os caminhos, mostrou como se faz ! eu concordo, eu sou admirador do Rato, mas isso não me impediu de ter sido fã de Piquet ! (mesmo torcendo para o Guaraná na Super V) , como também de admirar a rapidez e capacidade do Ayrton. Por isso acho que a ultrapassagem na Hungria em 86 foi a melhor de todas !
O Ayrton foi a transição dos pilotos tipo Emerson e Piquet (mão na graxa, viver num ônibus, viajar pela Europa como cigano, montar equipe própria, etc) para os atuais mauricinhos atléticos robôs, com patrocínios comprando vagas, assessorias de imprensa, personal isso, e aquilo…

galileu
galileu
Reply to  Roberto Martinez
12 anos atrás

atenção viuvas: não se esqueçam, o post é para homenagear tambem as amantes e pensionistas do nersão, embora elas não adimitam serem.
como disse o filipão: CIUME DE HOMEM É PIOR DO QUE MULHER, brioguinha mais besta essa, por um morto contra um cara que hoje é portugues. (ou voces se esqueceram que le se naturalizou?)

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Roberto Martinez
12 anos atrás

Galileu :
Vc sabe ler ou interpretar texto ?
Tem algum problema relacionado a falta de atenção ou “baixa” estima ?
Sua mania de dar pitaco em quase TODOS comentários é “legal pra caramba” !!! Sempre “agrega” algo muito útil, como um jornal velho !
Se liga !!

Galardo
Galardo
12 anos atrás

Sempre achei o Emerson mais piloto. Tem um estilo clássico de pilotar, estiloso, usa o carro na dose certa, poupando-o para momentos mais críticos da corrida.

Agora, o Nelsão além de piloto fantástico, nadava contra a corrente do establishment do mundo automobilístico. Criticava quem tinha que criticar, falava o que pensava. Pensava um pouco fora da caixa, dos padrões normais. Mas seu maior diferencial mesmo era sua absoluta paixão por engenharia mecânica, por carros.

São poucos pilotos hoje em dia que você consegue perceber que são apaixonados por carros. Alguém com tamanha capacidade e talento como ele merece ser sempre celebrado.

John Newtown
John Newtown
12 anos atrás

O Senna era um grande piloto, melhor piloto que o Piquet talvez quando tinha carros extremamente superiores aos da concorrência. Mas era um ator dramático. Tinha o dom de encantar as massas, toda ela, a maioria, a unanimidade.
Tem uma coisa que dizem sobre unanimidades…

O Nelson é autêntico, é completo mesmo. Sabia acertar, sabia guiar, sabia irritar, sabia quebrar mentalmente os adversários. Ganhou os 3 títulos no modo stealth, na manhã e com carros inferiores aos da concorrência.

Ayrton Senna é uma lenda, um mito, um herói. Vida longa à Piquet.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
12 anos atrás

30 anos… caramba, eu acompanhei isso pela TV. Nem me lembro tão bem, só tinha 9 anos…

Valeu a lembrança, Gomes.

Parabéns pro Piquet. E boa sorte pro Geraldo, pro Nelson Ângelo, e pro Pedro nas respectivas carreiras. Torço para que ainda dêem muitas alegrias pro pai deles.

Ele merece.

Papagaio
Papagaio
12 anos atrás

Tão completo que quase perdeu as pernas no muro, Emerson guiava até carrinho de rolimã… Esse sim, o mais completo, gênio.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Papagaio
12 anos atrás

Amigo, o Emerson, que também é gênio, quase ficou paraplégico na Indy e depois, novamente , na queda de um ultra leve. Se informa fiote…

Herber
Herber
12 anos atrás

Falam tanto da Hungria em 86
Verdade , ultrapassagem histórica!

Mas alguém já pediu para o Piquet repetir o que fez?

Será que ele seria capaz em época ou foi na cagada e deu certo?

Deve ter sido facinho passar o Senna, por isso ele teve de se esguelar, indo além do além no dificil circuito da Hungria não é?

Não me lembro de algo ou alguma manobra mais de Piquet fora essa dentro de toda a sua carrera , que mostrasse controle extremo muito acima da média, já Senna temos algumas memoráveis, principalmente na chuva que Nelson falava que era pra Pato
Pato pq ele não tinha um domínio tão grande na agua, por isso Pato
Piquet foi fantastico, pode ter sido até mais completo que Senna, mas Senna tinha qualidades pontuais e mais importantes ao meu ver para um piloto de F1, tão superiores que fizeram dele uma lenda

Ninguém é paspalho pra se influenciar por RG ou GB, isso conversa de ego ferido dos piquetistas
Só não viu quem não quis..

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Herber
12 anos atrás

Herber,

O Reginaldo nunca se influenciou pelo Senna e o Galvão tem essa gratidão ETERNA pelo Ayrton pelo presente que recebeu dele, além de sempre estar com ele nas horas de lazer: Ganhou do Ayrton uma FERRARI, numa época em que não era o Galvão Chato Bueno de hoje…

Agora vir com esse papo de “pedir para o Piquet repetir a MAIOR ultrapassagem que existiu na F1’…faz-me rir…depois é chamado de Viuva e não gosta..

Quem vira MITO, vira porque MORREU de repente em fato amplamente divulgado ( Senna, Kennedy, Che Guevara, Gandhi, etc), não existem Mitos VIVOS…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  Herber
12 anos atrás

O Sennna só é endeusado da maneira que é porque morreu, senão seria igualzinho aao Lauda atualmente. O Piquet era sim mais completo que o Senna que só corria bem quando tinha um carro veloz e acertado, tanto que quando colocaram uma Williams para ele ajustar nada fez nas 3 primeiras provas de 1994….

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Herber
12 anos atrás

Existe um mito vivo e seu nome é Kobayashi.

Ubaldino
Ubaldino
Reply to  Herber
12 anos atrás

Koba é MITO de Facebook e Orkut, onde o verbo MITAR foi criado..aliás o Sergio Perez já o está enquadrando…Koba viverá de sua estreia e de mais uma meia duzia de GPs…bem menos que o Takuma.

Ubaldino
Ubaldino
Reply to  Herber
12 anos atrás

Koba é MITO de Facebook e Orkut, onde o verbo MITAR foi criado..aliás o Sergio Perez já o está enquadrando…Koba viverá de sua estreia e de mais uma meia duzia de GPs…bem menos que o Takuma.

galileu
galileu
Reply to  Herber
12 anos atrás

contan pra nós mortais essa historia do senna dar uma ferrari para o gavião? essa eu não conhecia.
que o gavião é chegado a uma mala preta eu sei e sei quem viu o massa entrar com uma 007 no motorhome do popó e sair sem ela.
mas ferrari?

galileu
galileu
Reply to  Herber
12 anos atrás

luiz moraes, o piquet se acidentou treinando s´´ozinho para indianápolis, o emersom foi tocado pelo carro do greeg more, quanto ao acidente com ultra leve, leia o livro do emersom, que diga-se de passagem ele autografou e mandou me entregar em casa.
acho que quem tem que se informar é voce.
em tempo, mesmo quase aleijado, no ano passado ele fez uma corrida de porche junto com o wilsão e o valdeno brito, o carro chegou na quinta feira, ele se apre3sentou ao carro e botou tempo nos dois, e olhe que o valdeno ganhou a stock domingo.
acelera muito ainda o emerson.

Herber
Herber
12 anos atrás

Sem fugir do tópico mas estão falando então vai o meu palpite
Depois da Lotus 72D o carro mais bonito da F1 foi a Brabham BT54 de 84 com aeros suplementares e radiador extra no bico
Linda de morrer!

galileu
galileu
12 anos atrás

continuando. o piquet mandou chamar o cara e disse: aplaudam de pé por favor, voces acham que eu sou bom? tomei muito pau desse cara aqui na época da f wv 1600.
a fera se chama alfredo guaraná menezes,pena ele não ter ido para a europa na época. um dia ele nos disse a razão de não ter ido, mas isso faz parte de sua vida particular, e não nos cabe comentar sua decisão.
sempre gostei do piquet guiando, aenas não aprovo suas atitudes de dono da verdade
omo uma vez postei gosto de pilotos rápidos.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  galileu
12 anos atrás

Acontece que nas categorias de base muitos podem se revelar como bons.Mas na escalada para cima,F3,F2,F1,como são mais fortes e complicadas,muitos vão ficando pelo caminho.Basta ver HUBBEN,era excepcional nas inferiores e na F1 só é bom para chorar,Outro exemplo:Wilsinho era muito melhor que o Emerson quando este foi para a europa,só que depois de correr lá por uns 2 anos,largou o irmão longe e mesmo assim não foi esta coca cola toda pois foi sem duvida o campeão de mais sorte na F1.Sua ultima vitória em silvertone foi incrivel:Varios que estavam à sua frente bateram e ele nos boxes saiu só para completar a corrida e ganhar.Emerson por incrivel que pareça,foi ficar mais corajoso e melhor quando voltou a correr e foi para a Indy.Aí sim foi realmente um piloto verdadeiramente de ponta.Já o Piquet,não dá para comparar com Senna ou Emerson,pois foi bem melhor em varios aspectos,principalmente por não parecerP ser um dos brasileiros por 2 motivos principais: não fazia ceninha para plateia e nem ficava inventando desculpas como nossos outros representantes.Parabens,Piquet.

Herber
Herber
12 anos atrás

Exatamente Gerson, acho que vc e o Flávio poderiam de agora em diante se tornar sócios e vender consultorias , e ensinar ao Mundo como se avalia corretamente um piloto de F1, porque consultoria de como provocar intencionalmente uma polêmica na publicação de um artigo no Blog para amealhar visitas quendo se ganha$$ por visitas o Flávio já é craque!
Ahh antes que me esqueça , precisa fazer um Filme do Piquet também…

Everson Abreu
Everson Abreu
12 anos atrás

Ah meus onze anos de idade… Saudades desse tempo…

Andre Decourt
12 anos atrás

Viuva detect !!!

Andre Decourt
12 anos atrás

Me lembro desse dia claramente, embora na época tivesse 10 anos…..torciamos para a chuva que caia aqui no Rio não cortar a luz da casa de minha irmã recém casada na então longígua Barra da Tijuca..

ChristianS
ChristianS
12 anos atrás

Piloto brasileiro mais completo sem dúvida o Ricardo PUPO MORENO. Este sim, corre até de carrinho miniatura e se bobear passa até um F1 de verdade com um rolimã.

Agora que o Piquet é um super piloto, não tem dúvida, dos brasileiros para mim o melhor, empatado com o Emerson sendo que este último é também um cara exemplar. Me lembro que uma vez participei de uma gravação de um comercial de TV com o Emerson no começo de minha vida na área. Eu era o auxiliar do auxiliar e o cara foi senssacional com todos da equipe, fez questão de cumprimentar e se despedir de todos um a um.

O Senna com certeza o melhor em uma volta lançada.

O Rubens com certeza o mais injustiçado. Coisa que aliás as pessoas estão começando a fazer com o Massa. Ambos foram vice campeões mundiais e o povo ainda reclama…. é muita ignorância. Gostaria eu de ser o segundo mais rico do mundo ou o segundo melhor fotógrafo do mundo ou o segundo “qualquer coisa” do mundo.

Samuel
Samuel
12 anos atrás

O piloto mai completo, melhor, eh o Senna.

Esta nao eh somente minha opiniao, mas da maioria da critica Mundial que diz Senna o melhor de todos os tempos

Virgo
Virgo
12 anos atrás

Com todo o respeito ao Flávio, e sem desmerecer de forma nenhuma o Piquet, mas acho que nosso piloto mais completo foi mesmo o Rato, que não foi tri na F1 pelo sonho de montar sua própria equipe, mas foi campeão na Indy e, de quebra, ainda ganhou Indianapolis duas vezes. Épocas diferentes, pilotos diferentes, mas o emerson foi quem abriu a trilha para quem veio depois. Não sei, é minha opinião.

galileu
galileu
Reply to  Virgo
12 anos atrás

também concordo contigo, virgo. emerson fittipaldi esse foi o precursor de tudo. devemos muito a ele, que é injustiçado pela nossa imprensa e nossos dirigentes.
so para constar e para todos os piquetistas.
sanbem que era melhor que ele no brasil, isso foi inclusive reconhecido pelo piquet em uma prova da formula, chevrolet em brasilia, o piq

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Virgo
12 anos atrás

Sou Piquezista até morrer… e considero o Emerson Fittipaldi fora de qualquer comparação… ele é um Deus para o Automobilismo nacional.

Como o Piquet… se o Emerson fosse Italiano ou Ingles seria considerado um verdadeiro MONSTRO das pistas.

Vivemos a ditadura da Globo… ela pauta o imaginario nacional e relega ao quinto plano tudo o que não for de seu interesse.

Não estou dizendo que o Senna não foi espetacular… isso seria uma grande idiotice… que só não seria maior do que a Globo faz ao jogar dois Super Pilotos ao ostracismo da historia.

Segue o jogo… o Nelson e o Emerson sabem bem que os que gostam de automobilismo os tem em grande conta.

Imperador

Obs.: muito legal o que esta acontecendo no Pan do México… a Record (apesar de alguns erros crassos) vem dando mostras que existe vida na televisão brasileira fora dos redutos da Globo… que Londres 2012 seja um sucesso espetacular.

Tom
Tom
12 anos atrás

Pelo jeito o Brasil so teve pilotos fracos ,piloto que não sabe pilotar na chuva e em pista de rua é completo???afff,,mais respeito com os outros ,Emersoni,Senna e Pace. E tem mais todo mundo sabe que a Williams ,praticamente tirou o titulo do Carlos Reutemam,foi a maior sacanagem que pode ser feita com um piloto ,mesmo sendo argentino o Reutemam mereceu aquele titulo.Comecei assistir corridas de F1 em 1980 pelo Piquet,mas as picaretagens dele e sua gangue, como no Gp Brasil de 82,e mostrou que o caráter dele era proximo dos nossos politicos.

Tom
Tom
12 anos atrás

Pelo jeito o Brasil so teve pilotos fracos ,piloto que não sabe pilotar na chuva e em pista de rua é completo???afff,,mais respeito com os outros ,Fitipaldi,Emerson e Pace. E tem mais todo mundo sabe que a Williams ,praticamente tirou o titulo do Carlos Reutemam,foi a maior sacanagem que pode ser feita com um piloto ,mesmo sendo argentino o Reutemam mereceu aquele titulo.Comecei assistir corridas de F1 em 1980 pelo Piquet,mas as picaretagens dele e sua gangue, como no Gp Brasil de 82,e mostrou que o caráter dele era proximo dos nossos politicos.

Jaison
Jaison
Reply to  Tom
12 anos atrás

Um Viuvinha falando em careter… Conta outra.

Faster than you
Faster than you
12 anos atrás

Fala Flávio!!! Há alguns anos vc publicou algo sobre o Piquet, creio que seus 50 (ou 60) e falei sobre a beleza desse Brabham. Logo depois vc publicou um foto da Lotus do Hint (gold leaf) lindíssimo também. Pensei que vc naum gostasse da Brabham que tanto me divertiu no autorama. Mas vejo que concordamos em algo, abs

Lente de Aumento
Lente de Aumento
12 anos atrás

Gerson:

1) quem comparou foi o Gomes, no próprio post. Você não viu?

2) eu pus a opinião de gordon murray, não a minha. então, reclame com sul-africano, não comigo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Lindo carango! Parabéns ao Nelsão!

Gerson
Gerson
12 anos atrás

O Nelsão sempre foi e será o meu HERÓI brasileiro na F1.

Quem entende de F1, de automobilismo e conhece a história de Piquet, sabe do que estou falando.

Parabéns Nelson Piquet ETERNO!!!!!!!!!!!!!!!

“Piquet é o piloto mais completo da história do automobilismo brasileiro, a chamada lenda viva.”

Assino em baixo FG!!!!!!!!!!

Será que a Globo sabe disso???

galileu
galileu
Reply to  Gerson
12 anos atrás

^de mau gosto seu comen tário dizendo que a unica coisa que o seena acedrtou foi o muro em imola,
coisa mais ridicula

lente de Aumento
lente de Aumento
12 anos atrás

Flávio Gomes diz: “Piquet foi o mais completo piloto do automobilismo brasileiro”. Sim, ele sabe tudo, afinal cobriu in loco durante 20 anos, assiste há 30 e tantos…

Gordon Murray , diz: “Senna era o mais completo”

hum… Murray foi engenheiro parceiro de Piquet entre 1979 e 1985, e de Senna em 1988-89…

É, acho que Murray entende mais que Flavio Gomes. Acho…

(íntegra aqui: http://www.gptotal.com.br/2005/Leitores/Help/20090814.asp)

“Ayrton Senna era rápido, mas eu penso que o jeito de descrevê-lo muito melhor é dizendo que ele foi o piloto mais completo. Você pode ser rápido, e ainda assim não vencer muitas corridas. Porque você não é capaz de interpretar a engenharia, você tende a cometer erros, por exemplo… Ou você é rápido alguns dias e não tão rápido nos outros dias… Eu trabalhei com muitos pilotos que só são rápidos quando tudo está perfeito. E se algo não estiver como eles gostam, eles não conseguem render. E Ayrton nunca era assim. Ele era rápido sob praticamente quaisquer circunstâncias, porque ele pensava sobre tudo, ele se adaptava às circunstâncias, ou trabalhava com o time para melhorar o carro.

E ele costumava dedicar muito de seu tempo ao desempenho nos treinos de qualificação, para largar na melhor posição possível. Muito mais tempo do que a imensa maioria dos outros pilotos. Ele se integrava bem com o time, seu feedback aos engenheiros era muito bom, e ele tinha muito cuidado com a mecânica dos carros. Muito bom em relação controlar o desgaste de pneus, carro, motor e caixa de câmbio. E isso é o que eu chamo de um piloto completo. E ele era rápido também, é claro. Ele foi certamente o piloto mais completo com o qual eu trabalhei, e essa realmente foi a razão pela qual ele obteve tanto sucesso.

Gerson
Gerson
Reply to  lente de Aumento
12 anos atrás

Só uma viúva CHATA pra vir num post de homenagem a Piquet, pra comparar e lamentar a perda do falecido.

Meu amigo, aguarda o post do seu herói…

Antes, me responda uma coisa: Quem acertava os carros Piquet? Patrese, Mansell, Moreno??

Quem acertava os carros de Senna? Prost, Berger… ????????

Vá procurar se informar melhor sobre as inovações que Piquet trouxe á categoria, inclusive em táticas de paradas no box, depois compara com o que de bom Senna trouxe a F1!!

A única coisa que Senna acertou, além de escolher a profissão certa, foi o muro de Ímola.

Piquet bateu no mesmo muro, sobreviveu e foi campeão…

Em tempo: a ultrapassagem mais espetacular da F1 foi de Piquet em Senna, POR FORA NO FIM DA RETA!!!…

Ao contrário de Prost, Piquet não pipocava.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  lente de Aumento
12 anos atrás

Pô cara, dá um tempo. Se Vc acha o Senna espetacular, ótimo, mas entrar num tópico onde se fala do 30º aniversário do primeiro título do Piquet pra falar do Senna? Que coisa pentelha…vai procurar alguma coisa útil pra fazer Tô cagando pro que o Murray ou o Zé ou a Maria falam do Senna ou do Piquet. ou qualquer outro..vir com assuntos deste tipo é típico das meninas que eram fãs da Emilinha ou da Marlene.

Depois ficam nervosos.;

Jaison
Jaison
Reply to  lente de Aumento
12 anos atrás

Mais uma viuva, fica com a tua opinião cara. Sabe porque ele é o piloto mais completo? Ele sobreviveu as pistas, soube parar.

galileu
galileu
Reply to  lente de Aumento
12 anos atrás

e aí caique depois eu é que sou grosso nas respostas.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  lente de Aumento
12 anos atrás

Não Galileu, apenas coloquei para o Rapaz (ou Moça), que a atitude dele é fora do contexto (talvez Vc não ache)…não o xinguei, apenas disse que era uma coisa pentelha vir falar do Senna num tópico que comemora os 30 anos de aniversário de um título do Nelson Piquet, coisa de picuinha de Fãs, tipo a briga das fãs da Emilinha e da Marlene……Me desculpe , mas isso não é ser grosso e só seria se eu, COMO VC escreveu pra mim, dissesse que o rapaz é um otário, como VC FEZ..

Concordas?

galileu
galileu
Reply to  lente de Aumento
12 anos atrás

deixa pra lá, caique, eu não te ligo e nem voce me telefona tá legal? brincadeira, postei apenas pra te chatear. entendi o seu7 conmentártio
realmente não lembro da ocasião que oce citou e já te pedi desculpas, acho que cvoce não leu.
mas tem outras pegadas pesadas suas neste post.

Marcos
Marcos
Reply to  lente de Aumento
12 anos atrás

…eu achava o Senna fora de série…mas eu achava o Piquet mais completo também, como diz o Flávio. Era tão ou quase tão rápido que o Senna numa volta, e era tão cerebral quanto ao Emerson numa corrida. Lembro desta entrevista do Gordon Murray. Mas me lembro de uma do próprio Fittipaldi, que deve entender um pouco do riscado também, quando perguntaram se o Senna era melhor que o Piquet, e ele respondeu que achava que não, era o estilo do Senna que aparecia mais, e que gostaria de ver os dois numa pista, com o mesmo carro e o mesmo motor. Ele não apostaria de jeito nenhum em quem chegaria na frente. E que gostaria de estar lá para presenciar. Enfim…sou mais o estilo humano do Piquet, porque ele demonstra o que é, goste ou não. Além do que, me perdoem aí, as entrevistas mais engraçadas e inteligentes pós corridas eram dele. Sempre se esperava novas pérolas. E admiro Senna e Emerson, mas ainda acho o Piquet, o mais completo. E só para constar, acho que o maior campeonato que existiu, não foi nenhum dos 3 dele e nenhum dos 3 do Senna, nem os 2 do Emerson. O campeonato mais alucinante de acompanhar foi o de 1986, que teve 3 campeões durante a última corrida.

Herber
Herber
12 anos atrás

Vi os três Títulos dele e os 3 de Senna
Sinceramente não posso avaliar com Emerson que não vi, mas sou ciente de sua inteligência e esperteza à mecânica, lembrava um pouco Prost na condução, sempre pensando nos pontos e quando dava pra vencer o fazia.
Isso fez dele aliada a outras virtudes um piloto genial, mas cofesso que por mais que tente achar subsídios não há como compará-lo a Senna infelizte.
Pode ate ter sido mais completo que Senna, mas algumas qualidades pontuais de Senna eram tão melhores que ele, que para mim Senna foi melhor
Para mim e meio mundo rsrsrsr

Gerson
Gerson
Reply to  Herber
12 anos atrás

Isto prova que o conhecimento é para poucos e nem sempre a maioria está certa!! rs

Abs!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Herber
12 anos atrás

Caro Herber, opinião é uma coisa muito singular e pessoal. Só para ilustrar, quando o Senna estava testando em algimas equipes para entrar na F-1, estava pulverizando os tempoos de todos os pilotos, então o Piquet soube que ele testaria na Brabham. O Piquet tinha tanto conhecimento do carro, de pilotagem e todo o resto que, chegou para o Bernie Ecclestone, então dono da equipe e, apostou 100mil dinheiros verdes que o Senna não ficava nem no mesmo segndo dele, quanto mais ser mais rápido. O Berneie aceitou e depois teve de pagar o Piquet!
Aco que muito da opinião pública que ronda os dois nomes é que os dois foram genios, porém, o Piquet era avesso a mídia, principalmente à RG. O Senna era extremamente midiático, a ponto de ser ridículo em algumas citações para parecer bom menino. Todos sabemos que quem construiu a imagem do Senna foi a Globo. O mesmo aconteceu com O Rubinho, quando quiseram que ele fosse o salvador da pátria ´pos Senna, deu errado e hj o rubinho é esculhambado pela imagem que a Globo construiu em torno dele.
Ainda lembro que o mais genial de todos é o que permaneceu vivo. Infelizmente ouytros gênios como Senna, Villeneuve, Bellof, não conseguiram a façanha de aposentarem-se.

Abs.

Thomaz Ribeiro Leite
Thomaz Ribeiro Leite
12 anos atrás

Flavio
Parabens pelo texto impecavel.
E parabens ao grande Nelson , de fato um dos grandes pilotos ,de todos os tempos.
Thomaz

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

De vez em quando temos que ter sorte na vida… os meus atuais 49 anos permitiram ver por completo a carreira desse Monstro das Pistas.

Se o Piquet fosse ingles certamente os Brasileiros teriam noção de seus feitos nessa época de ouro da F-1 que foram os anos 80.

Segue o jogo.

Imperador

Rodrigo Mattar
12 anos atrás

Como bem lembrado pelo Neto, se não fosse o que o Alan Jones fez na largada do GP do Canadá em 1980, Piquet estaria já comemorando um bicampeonato em 81 e não apenas seu primeiro título.
O Reutemann foi boicotado na Williams? E daí? Piquet também foi em 1987 e não deixou de ser campeão. O fato é que o Carlos teve a chance e não aproveitou. Chegou a ter 17 pontos de vantagem e não foi campeão. Parem de perseguir o Piquet gratuitamente, pombas! O campeonato foi ganho por um ponto por mérito dele e da equipe, num ano onde sete pilotos venceram e a diferença entre 1º e 5º colocado foi de apenas sete pontos.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Rodrigo Mattar
12 anos atrás

Rodrigo,

É demais pedir uma trégua para quem é cego por outra coisa ou outra pessoa.

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Pra mim Piquet foi, sem dúvida, o maior piloto brasileiro de todos os tempos, e um dos maiores do mundo. E isso não se mede por números e estatísticas. A criatividade a genialidade estão nas estatísticas. Piquet foi um grande campeão no tempo em que para vencer era preciso muito mais que ser veloz, ter a melhor equipe e fazer estratégias de parada nos boxes. Bons eram os tempos quando o piloto era a principal peça do carro. Piquet contribuiu muito para o automobilismo mundial, notadamente na F1 onde criou várias inovações técnicas.

Além de um piloto completo (mecânico e exímio acertador de carros), Piquet também foi a figura mais emblemática que passou pela fórmula 1, nem um outro tinha ou teve coragem quebrar o protocolo mesmo das rígidas regras da F1.

Mesmo apesar disso, Piquet foi preterido pela imprensa no Brasil. Embora ele mesmo esteja se lixando pra esse pessoal. Nunca quis, nem precisou puxar o saco de ninguém para aparecer, muito pelo contrário preferia que o deixasse em paz.

Mesmo assim acho ridículo sequer fazer uma comparação entre Senna e Piquet. O Senna era um “boneco”. Todo engomadinho, certinho, sempre “determinado”, e sempre vencendo com o melhor carro disparado. Só mesmo o Galvão pra puxar o saco dele. Ele achava o máximo o cara pegar um carro que estava uma década à frente dos demais e dar uma volta no segundo colocado (ridículo)… O Senna foi um “herói” construído pelo puxa-saquismo.

Gerson
Gerson
Reply to  Felipe
12 anos atrás

Assino embaixo companheiro!

Enfim alguém que conhece história da F1 com senso crítico e sem a “lavagem cerebral” da Rede Globo!

alberto
alberto
Reply to  Felipe
12 anos atrás

Concordo. E digo mais, essa emissora é tão malévola que sua manipulação não se restringe ao território tupiniquim. O atual bicampeão Vettel, ao declarar que “Senna sempre será o maior de todos” (declaração solenemente ignorada, diga-se de passagem), mostra claramente a extensão das raízes dessa empresa odiosa. Até mesmo quem nunca ouviu falar de Rede Globo ou Galvão Bueno não é imune à lavagem cerebral global.

Vitor
Vitor
Reply to  Felipe
12 anos atrás

Porque o nome de Senna sempre tem que surgir qnd se fala em Piquet?

Pq Piquet tem que surgir qnd se fala Senna?

Leiam o comentário do Maurício Freitas, é assim que devem ser tratados os 2 ídolos, com respeito e conhecimento.

Já deu dessa babaquice de viuvas vs piquezetes.

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
Reply to  Felipe
12 anos atrás

Já vi que o Felipe é uma anti-viúva do Senna. Qual é?! Senna boneco? Herói construído pelo puxa-saquismo? Fala sério. Senna foi o melhor em muitos aspectos, bem como Piquet fora em outros. Eu “nasci” para a F1 assistindo os títulos de Piquet, mas eu gostava tanto dele quanto do Senna. Os dois eram geniais. Senna venceu várias vezes com um carro inferior, inclusive quando foi tri-campeão em 91. A Williams era melhor que a Mclaren. Esse pessoal é de uma bobajada passional irritante.