QUE FIM LEVAM ESSAS COISAS?

SÃO PAULO (pelas teorias, matam o cara) – Algum tempo atrás, durante meses, dia sim, dia não, chegava um e-mail com o vídeo de um cara que conseguiu desenvolver um carro movido a água, que não polui e não gasta nada. Recebi tantas vezes que já nem sei mais se o cara era brasileiro ou indiano, se o carro era mesmo movido a água ou a vento.

Enfim.

Em boa parte desses e-mails, o remetente garantia que o inventor foi assassinado pelo cartel internacional do petróleo e da indústria automobilística. Se alguém achar o vídeo, coloque o link aí nos comentários para a gente se lembrar.

Ontem, conversando com uns amigos que foram ao Salão das Duas Rodas, um deles, o mais baixinho, me mostrou o folheto de uma versão chinesa descaradamente copiada do Segway, aquele patinete gigante genial que, isso fui em quem garantiu na conversa com os amigos, se tivesse sido inventado antes do automóvel seria o meio de transporte de todos os habitantes do planeta. É suficientemente rápido, seguro, pequeno, econômico, não causa acidentes, leva você de um lado para o outro. Mas inventaram os carros antes, e o Segway dançou. Não emplacou. Erro de planejamento claro do criador do planeta.

Hoje me mandaram esse vídeo aí em cima, de um empresário japonês que inventou uma pequena máquina que transforma plástico em petróleo. Se cada casa do mundo tivesse um aparelho desses e todas as casas tivessem tubulações que enviassem esse petróleo para os postos de gasolina, a gasolina seria de graça e a Terra estaria salva.

Provavelmente os mesmos cartéis que mataram o cara do carro movido a pensamento, ou a água, ou a vento, vão matar esse japonês aí.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Humberto Corradi
Humberto Corradi
12 anos atrás

Alguém falou aí em cima que o negócio é economicamente inviável ainda. Provavelmente. A Shell que fazia pesquisas em todas as áreas buscando alternativas para o petróleo já descobriu o que a gente já sabe faz tempo: o futuro é a cana.

Bush e Obama não vieram aqui no Brasil à toa. O futuro está aqui. Limpo e renovável. O resto, por enquanto, é sonho.

Valeu

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Desculpe a ignorância do macaco (sou velho, ainda lembro do “Planeta dos Homens”), mas desde quando 1 kg vira 3 kg? É a nova pegadinha do “o que pesa mais: um kg de chumbo ou um kg de algodão?”.

1 kg se transformar em 3 kg, fere uma das leis de Newton, a de conservação da massa.

Microempresário
Microempresário
Reply to  Carlos
12 anos atrás

Carlos, 1 kg de Carbono ao queimar combina-se com exatos 2.666 kg de oxigênio (do ar), resultando em 3,666 kg de CO2 (que também se dissolve no ar). A proporção é sempre 3:8 (carbono:oxigênio).

No caso do plástico, boa parte é carbono, mas tem outras coisas combinadas, mas a proporção é mais ou menos essa.

Se vc colocar plástico ou qualquer substância em um recipiente fechado e pesar o material junto com o ar do recipiente, vc terá a massa total do sistema. Essa massa será exatamente a mesma após a queima, pela lei da conservação da massa. Queimar algo em ambiente aberto não permite essa medição.

José Franco
José Franco
12 anos atrás

Segway seguro? O inventor do Segway morreu de um acidente com….o Segway!

varlei
varlei
12 anos atrás

Tudo depende do gasto energetico para virar petroleo de novo, mas para a Dilma ir buscar o petroleo do pré-sal tanto arrotado como salvação para o Brasil ,o petroleo tem de manter os preços internacionais lá em cima para compensar a busca, acho mais facil ela comprar estas maquininhas e fazer o bolsa-petroleo é mais barato, rs, esta não era a maquina do Delorean do Dr brow se não parece, pois ele transformava o lixo em combustivel tambem.rs

Lucas Abramo
Lucas Abramo
12 anos atrás

Parece-me pouco eficiente. Seria o mesmo que inventar uma maquina que ao colocar dentro um bolo comprado no supermercado a maquina nos retornaria ovos, farinha, fermento e açúcar. É mais barato, mais “eco legal” comprar os ingredientes separados. No caso descrito no vídeo, o cara gastou sei lá quantos litros de petróleo (na verdade de urânio já que é japonês) para tornar o plástico petróleo novamente.
Lembrando que essa técnica já existe em outras bandas. O mercado da moda é pioneiro nesse negócio ai. Eles transformam vacas mortas (couro de vacas) em vacas vivas. Muito mais impressionante.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
12 anos atrás

Achei o site sobre a máquina do japa, mas meu inglês “the book is on the table” não me permite fazer uma tradução exata. Quem puder fazer a gentileza…

http://ourworld.unu.edu/en/plastic-to-oil-fantastic/

CARLOS CWB
CARLOS CWB
12 anos atrás
Guerwin
Guerwin
12 anos atrás

É incrível, lendo os comentários já postados, como todos se preocupam apenas com o quantum monetário.

Toda e qualquer tecnologia nova gera um dispêndio financeiro. No entanto, se pensarmos apenas nos gastos, nenhuma tecnologia voltada ao meio-amabiente sairá do papel.

Com o aprimomarento se tornará viável e compensará o investimento.

Ainda pensamos somente no presente. Eis o grande problema do futuro.

galileu
galileu
12 anos atrás

já tivemos idéias mirabolantes por aqui e que funcionaram.
quem se lembra que durante a segunda guerra mundial, durante a crise de combustiveis existiu algo chamado gasogenio^
houve até corridas com carros adaptados para esse combustivel.
ele queimava lixo que virava gas e movia os motores.
om nosso alcool carburante, só foi homologado graças aos preparadores de motores que ensinaram os tecnicls do CTA como fazer a coisa funcionar.

Lucas Martin
Lucas Martin
12 anos atrás

Esse sistema ja está sendo implementado em algum lugar (não lembro agora onde) a uns 4 anos pelo menos, para substituir as usinas de reciclagem, aconeec que se não fizer isso, o plastico vira lixo, assim deixa de ser lixo. A idéia não fazer nossa vida mais barata, mas dos nossos bisnetos possível e também confortável!

guest
guest
12 anos atrás

O “velho” carro a ar ainda não entrou em produção, embora novos protótipos sejam lançados, dentre eles um com o “criativo” nome de AirPod, carrinho bem simpático.

O site: http://www.mdi.lu/english/index.php

Na guia “investors”, há a oportunidade para algum corajoso empreendedor produzir esses carros, exceto na Índia, onde a Tata detem a exclusividade para tanto (mas a Wikipedia diz que a Tata praticamente abandonou o projeto, por problemas de autonomia e de baixa temperatura do motor)

Link da Wikipedia: http://www.dnaindia.com/money/report_tamo-s-ambitious-air-car-faces-starting-trouble_1316093

douglas barduco
douglas barduco
12 anos atrás

O vídeo do carro movido a água é esse aqui : http://www.youtube.com/watch?v=NSC006EzsH0

alberto
alberto
12 anos atrás

Eu me interesso por esses assuntos. E sou uma pessoa avessa a teroias conspiratórias. Com relação ao “carro à agua”, tenho aqui nos Favoritos um post de um blog que jogou uma luz definitiva sobre o assunto http://autofalacias.blogspot.com/ Abs.

Joao
Joao
12 anos atrás

O Segway é tão seguro que seu inventor morreu com um destes !!! veja no link abaixo.
Não ha proteção nenhuma, é muito pior que uma motocicleta, se cair a uns 40 Km/h vai se arrebentar na certa .

http://www.ipjornal.com/noticias-tecnologia/tecnologia/427419_inventor-do-segway-tem-acidente-de-segway-e-morre.html

Fábio
Fábio
12 anos atrás

Flavio, o motor que voce comentou é movido a ar comprimido e o inventor é brasileiro. Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=02ZC-DVfRMA

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Gostei do exemplo citado de veiculo automotivo: Um Mazda Cosmo 196x… se nao me engano, o primeiro carro de série com motor Rotary.

Sempre achei que isto fosse possível. Converter plastico e lixo organico em combustível. Sempre achei.

Leo
Leo
Reply to  Flavio Bragatto
12 anos atrás

Lixo orgânico já é convertido em combustível há séculos, com a produção de biogás…

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Plástico é feito de petróleo. Quando acabar o plástico vão fazer o que? Fabricar mais com petróleo? Mas o petróleo vai de onde? Do plástico? Mas não acabou o plástico?

É a mesma coisa que tentar fazer uma usina hidrelétrica bombear de volta a água para cima para cair de novo no mesmo lugar e assim ter geração de energia elétrica infinita.

Acho que o que vai matar esses caras é a burrice deles, isso sim.

marcello
marcello
Reply to  Rafael
12 anos atrás

Calma rafael, o cara so chegou antes de voce a uma solução que ate prove em contrario viavel, so que chamar o cara de burro e ignorancia de sua parte, pois se voce tivesse tido essa ideia nao gostaria e nem deveria ser chamado de burro, pois pelo menos o cara esta fazendo algo que o diferencia dos outros “burros de plantão” se e que me entende, não esta esperando sentado enfrente a uma tv vendo programinhas rodados em emissoras fajutas que se autoproclamam ecologicos, ele foi la e metu a mao na massa, se der certo deu senao, que se dane ele tentou e voce o que fez alem de ficar pagando de bonzão?

galileu
galileu
Reply to  Rafael
12 anos atrás

rafael, entenda isso.
o plastico é um derivado de petroleo,
o petroleo vira plastico, que reciclado vira petroleo, que vira plastico, que vira petroleo e assim sucessivamente.
é um ciclo vicioso.
com as fontes de petroleo que são descobertas todos os dias, tão cedo não há chance do plastico acabar.
como presto serviços para a limpurb em sp, visito cooperativas de recilagem montadas pela prefeitura, e vejo quanto plastico é reciclado.
quem nunca viu na tv após uma chuva torrecial nossos rios entupidos de garrafas pet?
se essa idéia do japa realmente funciona, seria uma ótima solução para nosso país, quiça para o planeta.

Victor
Victor
Reply to  Rafael
12 anos atrás

O ponto da máquina não é fazer um ciclo infinito de energia, mas diminuir o consumo. Se utilizássemos o plástico “duas vezes” (uma para a embalagem, outra para gasolina), precisaríamos de muito menos petróleo.
O cara não achou a solução definitiva da energia, até porque precisa de energia elétrica para “transformar” esse plástico, mas antes assim do que da maneira feita atualmente.
E não, não é a mesma coisa que bombear a água da usina hidrelétrica…
Sem falar que chamar um cara que provavelmente é muito mais inteligente e culto que você de burro também não faz muito sentido…

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Rafael
12 anos atrás

Mandem o Rafael pra escola de novo, por favor…..

Não existe e não existirá ciclo renovável ou com energia suficiente, sempre haverá perda no meio do processo, seja térmica, cinética ou o escambal a quatro, a menos que produzam uma fórmula mirabolante de criar anti-matéria, daí nossos problemas energéticos acabarão.

Enquanto isso, acabar com as sacolinhas de lixão, embalagens plásticas, garrafas pet é no meu ponto de vista extremamente viável, a natureza agradece e meu bolso também.

Costa
Costa
Reply to  Rafael
12 anos atrás

Me lembra muito a fotossíntese, não??
Use sua “perspicácia” para fazer melhor, camarada… Seu comentário só mostra que hoje vivemos em uma sociedade de críticos e criticar é fácil… fazer/aperfeiçoar é que é difícil…

andre
andre
12 anos atrás

O cara só não fala quanto calor e energia se gasta pra transformar plástico em petróleo.
Enfim, a galera da conspiração não está ainda de paranóia porque estas coisas costumam ser economicamente inviáveis. Ainda.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
12 anos atrás

Podem não matar o inventor, mas que compram a idéia e depois matam ela, disso eu não tenho a menor dúvida.
Lembro que comprei a primeira Quatro Rodas da minha vida em 1987 (eu tinha 9 anos, até então lia as que meu pai comprava). A capa trazia o “novo” Gol 87 e uma reportagem sobre um tal motor “Elko” ou algo assim, que segundo a reportagem fazia algo como 40 km/l de gasolina. Nunca mais ouvi falar desse motor. Anos mais tarde, fiquei sabendo (não sei se é verdade) que a Autolatina comprou a patente e engavetou o projeto.
Sem falar em outros combustíveis alternativos que eu nunca mais ouvi falar, como óleo de mamona a afins.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Braulio Gerhardt
12 anos atrás
RafaBalneário
RafaBalneário
12 anos atrás

Já refleti sobre isso, impostos muito caros e corrupção é que estragam o mundo muito mais do que os carros antigos!

Marcel Gois
Marcel Gois
12 anos atrás

Muito legal, mas… precisamos saber se o vídeo é todo verdade. Depois, quanta energia se gasta para o aquecimento e a conversão do plástico em energia (petróleo). Se o saldo for negativo, energeticamente não é viável. Se energeticamente não for viável, é preciso ver o saldo de CO2, entre o tirado do meio-ambiente através do uso da máquina e aquele que a máquina usa na geração da energia por ela utilizada. Se a energia for renovável (eólica, hidroelétrica…) então não há nada negativo, e ela se torna uma melhoria no processo de eliminação dos resíduos, substituindo a queima do lixo. Aí temos uma máquina que custa alguma coisa para tirar o passivo ambiental e que gera um resíduo legal, ainda que não cubra seus gastos. Bem, mas se a energia que ela gasta for menor que a que gera e se o seu saldo de CO2 por positivo, então, pqp, estamos diante da galinha dos ovos de ouro.

Hernani TI4
Hernani TI4
12 anos atrás

Muito bom…lembrei de uma reportagem que assisti tempos atrás (não me lembro onde) em que o sujeito aqui no Brasil (Interior do Paraná, salvo engano) conseguia rodar em um Jipe Willys com restos de óleo usados na fritura de coxinhas e das tradicionais TVs de cachorro…

Como voce mesmo disse no post, “Que fim levam essas coisas” ?

Hericsson Pacheco
12 anos atrás

A humanidade e o planeta vão ser destruidos por causa de um pequeno pedaço papel com um numero…

Microempresário
Microempresário
12 anos atrás

Faltou informar quanto de energia (elétrica, aparentemente) o negócio gasta para produzir um litro de óleo.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
12 anos atrás

Realmente muito interessante, é o tipo de coisa que soa como “por que não pensei nisso antes ?” de tão simples que parece ser. Mas, será que é economicamente viável ? Quanto de energia é gasto no processo ? Se isso compensar, esse japonês é merecedor de um Prêmio Nobel. Só espero que não matem nem ele e nem essa idéia genial.

Luiz Cavacchini
Luiz Cavacchini
12 anos atrás

Valeria a pena fazer uma análise da energia gasta para verificar se vale realmente a pena fazer esta reciclagem.
Conforme as temperaturas mostradas no autoclave, provavelmente a energia necessária para transformar o plástico em óleo de novo é maior que a energia gerada por esse óleo gerado.

Para se pensar, além das teorias da conspiração que alimentamos.

Brown
Brown
Reply to  Luiz Cavacchini
12 anos atrás

Logicamente, tem que se colocar na conta também a quantidade de plástico que iria pro lixão, demorar 400 anos pra se decompor. Ainda que se gaste mais energia que a gerada em óleo, vc some com o plástico e não extrai mais petróleo…

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Luiz Cavacchini
12 anos atrás

Concordo com o brow, a energia gasta pra remover esse plástico, decompor esse plástico, e se a energia gasta pra decompor isto em petróleo novamente for limpa (hidroelétrica ou nuclear) qual o problema?

Sidney
Sidney
12 anos atrás

Ai,ai,ai ..minhas ações da Petrobrás forma pra banha…literalmente…

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Serááááá´??? Hummm…esses videos dos japas….sei não! :)

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
12 anos atrás

FG,

E,aqueles motores ELKO, que nos finais dos anos 80, faziam rodar os motores com óleos vegetais,como o de mamoma,por exemplo?
Lembro que a Quatro Rodas,na época, não parava de colocar matérias sobre esse motor…

doutormarin
doutormarin
12 anos atrás

Camarada Gomes

UAUUU!!

Produzir o 1º oleo parece bem simples…

Uma autoclave com a saida do vapor no tanque d’agua lateral

Vamos tentar??

:)