SR. SINCERO

SÃO PAULO (e honesto) – Webber disse ter consciência de que sua chance de ser campeão mundial foi no ano passado. E que não terá outra. Um poço de honestidade nas declarações. Isso, no entanto, não impede o australiano de fazer o melhor que pode.

Pensem nisso como filosofia de vida. Pilotos, atletas em geral, vivem cuspindo esse discurso de que estão lá para ganhar, que se não for para ganhar nada faz sentido. Mentem aos outros e a si mesmos. Podem perguntar a todos. Da Hispania à Ferrari. Estou aqui para ganhar, no dia em que entrar numa corrida acreditando que não vou ganhar, paro de correr. Será a resposta ouvida.

Muito mais honesto é Webber. Entro numa corrida para fazer  o melhor que puder. Se der para ganhar e ser campeão, ótimo. Se não der, ótimo também.

Sou cada vez mais seguidor da linha webberiana de pensamento. Ganhar não é tudo, está longe de ser.

Fazer o melhor, aí sim. Sempre. Fazer o melhor que se pode o tempo todo é acumular vitórias o tempo todo.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João
João
12 anos atrás

Todo ano Rubinho diz lutar por vitórias, mas acredito que ele esteja sendo sincero. Se eu estivesse na F1 pela Hispania, também correria na esperança de vencer uma prova, afinal, se todos os carros à frente quebrarem, é possível vencer. O discurso do Rubinho deve ser baseando numa esperança assim.

Olegário
Olegário
12 anos atrás

Quando o Bernie queria correr no Bahein ignorando uma revolta popular pra derrubar o governo, o único piloto que eu vi falando abertamente na mídia contra a realização da corrida foi o Webber…

Não é o melhor piloto, mas não é só com isso que mede o caráter de alguém.

douglas Pereira
douglas Pereira
12 anos atrás

É isso aí Flávio, ganhar não é tudo, tem que humilhar também.

Tevez
Tevez
12 anos atrás

Mesmo discurso de quem di uma vez…Se eu tomar meio segundo em condições iguais parao de correr….Webber é gente boa e faz o possivel

Glauter
Glauter
12 anos atrás

Concordo plenamente… Não lembro onde li, mas certa vez o Schumacher falou que existem diferenças nas habilidades humanas, e que o companheiro de equipe, que dividiu o box da Ferrari com o alemão entre 2000 e 2005, não conseguia conviver com isso.

Parece que o Webber deve ter lido esta frase em algum lugar, e refletiu bastante sobre como as coisas aconteceram este ano…

Nando Sato
Nando Sato
12 anos atrás

Papo de perdedor!!! Quem guia o melhor carro da F1 atual tem no minimo a obrigação de pelo menos estar sempre atras do Vettel. Este australiano sempre foi cheio de altos e de muitos baixos!!!
Como é estrangeiro conta com a condescendência de jornalistas brasileiros. Ah… mas se fosse brasileiro, depois deste patético discurso iria queimar no marmore do inferno!!!

Cesar
Cesar
12 anos atrás

Belo texto Flávio, resumiu com muita simplicidade como todos deveriam agir.

Ander
Ander
12 anos atrás

Assim como foi o Massa em 2008,como diria o Cap.Nascimento “os srs.nunca serão”.

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Finalmente ele disse algo que preste! Ja que nao faz nada na pista e so fala besteira fora dela, que pelo menos faça uma analise sobria de vez em qdo. E que bom que essa analise foi dele mesmo e sua mediocridade como piloto.

Mas nao posso negar que sabe fazer marketing pessoal. Isso ele faz melhor do que o que faz atras do volante…

Victor
Victor
12 anos atrás

Ganhando a grana que esses caras tem depositado no “fim do mês” até eu já teria ficado conformado com a situação. Quanta humildade, nossa…

Lalo
Lalo
12 anos atrás

Por isso que dou muito mais valor a um Barrichelo vivo do que a um Senna morto (admiro o Senna, mas quis buscar tanto a perfeição e a vitória que morreu por isso); ja o Barrichelo hoje pode usufruir do que mais gosta de fazer, tem familia, filhos e é feliz.

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
12 anos atrás

É natural que com essas circunstâncias ele diga isso, e é verdade. Eu considero correta a ideia de que não se pode vencer sempre, e o importante é lutar até o fim para vencer. Mas as vezes parece que o Webber não faz exatamente isso nas corridas. Do contrário, já teria vencido esse ano, pelo menos uma. Que continue pensando assim, mas que ponha em prática.

quickbr
quickbr
12 anos atrás

Concordo, acho que o Sr. Senna pensava assim também e no caso dele creio eu que os resultados foram a coroação desta filosofia, e engraçado, aquela velha entrevista do Taz com o Sr. Piquet que responde veemente que estava ali pela grana pura e simples, e os resultados também foram a coroação desta outra filosofia, seja qual for a ideia, campeões sempre pensam diferente dos demais ao que parece.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
12 anos atrás

Aí é que está.

Piloto de F1 tem um ego muito grande. Ele sabe que o “melhor” dele significa vitória, dependendo apenas de um bom carro para tal.

No caso do Webber, o pensamento é simples: com o Vettel sem título algum já era difícil conseguir equilíbrio dentro do time; agora que o rapaz está a um passo de ser bicampeão, suas chances dentro da equipe são zero (0).

Hurricane
Hurricane
12 anos atrás

Isso é papinho de pessoa fraca.
Ainda mais quem tem o melhor carro.

Webber saia da F1 e va jogar Curling

Williams
Williams
Reply to  Hurricane
12 anos atrás

“papinho de pessoa fraca” … que pensamento idiota. Webber é um grande piloto, empresário, pessoa… o cara muito bem sucedido dentro e fora das pistas… pilota aviões… tem uma série de investimentos e negócios… e dá uma entrevista sensata, que acredito eu, nenhum outro piloto daria. A maioria dos pilotos ficam no discurso politicamente correto, e não admitem suas limitações. E daí que ele tenha o melhor carro? o companheiro dele é o Vettel! E diferentemente do chorão do Barrica… que conspira contra a equipe… que o problema é o freio, pneu, é o mundo contra o brasileirinho… o Webber simplismente admite que seu companheiro é melhor e vive o melhor momento da carreira. E vai sair da F1 pilotando o melhor carro… e tendo os melhores momentos de sua carreira, e não numa equipe falida que corre por 10 pontos na temporada. Virtude de poucos o que ele fez, por sinal.

Joaq
Joaq
12 anos atrás

Bem, cada um enxerga o que quer…

Cristiano
Cristiano
Reply to  Joaq
12 anos atrás

Acho que vc entendeu justamente o contrário Fábio bobalhão, pois a crítica que se ouve aqui e recentemente tb verberada por Hamilton e Webber é que o Barrica devia se aposentar pois só faz número.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Depois dessa, lembrando as últimas críticas a respeito do Barrica, vc e o Webber acabaram de tropeçar na própria língua.

Fabio
Fabio
Reply to  Cristiano
12 anos atrás

Pelo contrário,só prova o quão tapado é o Barrica. Que engana bobalhões como você com um discurso exagerado e falso.

Joseh
Joseh
12 anos atrás

Também sou adepto da linha webberiana de pensamento e vivo muito menos estressado e muito mais feliz.

Ferdinandes
Ferdinandes
12 anos atrás

Se é o Rubinho comentando algo assim, nosso amigo FG cairia de pau em cima…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Ferdinandes
12 anos atrás

O Rubinho diz todos os anos que vai ganhar corridas e ser campeão.

Williams
Williams
Reply to  Ferdinandes
12 anos atrás

até quando o rubinho foi pra Williams em crise ele falou em lutar pelo título e vitórias. E tem gente que ainda acredita e leva a sério…

Paulo
Paulo
Reply to  Ferdinandes
12 anos atrás

Eu acho que a tônica Weberiana é a mesma do Barrichelismo. Ou seja, eu corro pq eu gosto e vou continuar correndo. Acho que o fato do Barrichello dizer que será campeão é algo motivacional, é discurso para a imprensa. É claro que ele está lá pq gosta e sabe onde pode chegar. A última chance do Webber foi ano passado, como a do Rubinho foi na Brawn. Isso está claro e acho legal eles estarem lá até hoje. Torcer para o Webber ou para o Rubens é isso, não é torcer só para o campeão (ou para quem pode sê-lo) é torcer por uma trajetória, por uma identificação que pode n ser a do momento (como no caso dos campeões). Não é como torcer para a Portuguesa Flávio? Ela n precisa ser campeã (qse nunca será) mas estar ali, acompanhando, a gente pode ficar p. da vida com uma derrota para o último colocado, uma temporada ruim que cai para segunda, mas depois estamos lá de novo… torcendo pelo que melhor… A Portuguesa teve já teve seu ano de Weber e de Barrichello, esse ano sobe, ano que vem desce? Não sei, mas a Fabulosa vai estar lá… o conceito de torcer para quem não é só campeão é uma variação do conceito que Rubens e Webber representam. Não fosse assim Corinthians e Flamengo n teriam a maior torcida do país e os times mineiros este ano já estariam sem torcida. Mas não é assim que as coisas funcionam, Rubens simboliza, apesar de todas as criticas (e afora seus discursos), essa ideia de algo mais competição e menos ambição. Claro que todos querem ganhar, mas se não ganhar? Precisa ficar feito um louco como o Hamilton? Ou pode ficar correndo na boa, vai que aparece uma Brawn, ali na esquina? Que o diga Button! E se não aparecer que sigam para alegria dos seus torcedores e de seus detratores também. Como o piloto velhinho, não lembro o nome, tema de um post deste blog (que se n me engano, não foi campeão na F1)

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Só que tem uma diferença enorme entre ser um conformado se esforçando ou querer a qualquer custo atingir seu objetivo.
O Senna só chegou em um carro competitivo pq tirava coelho da cartola com o que tinha na mão( um carro inferior ao dos outros pilotos). e foi assim que notaram ele.
Eu acredito que guiar um formula 1 apenas fazendo ” o melhor que dá” é pouco.
Talvez ele já atingiu seu objetivo que era apenas guiar um F1 um dia.
Na minha opinião entrar em um carro de corrida e não pensar na vitoria ( mesmo que com equipamento inferior), é já entrar derrotado; Coisa de perdedor .
Será que quando o Senna entrava no Toleman ele pensava apenas em chegar ao final da corrida ?

Sérgio Castro
Sérgio Castro
12 anos atrás

Como dizia o genial José Alencar, “o vencedor não é aquele que ganha e sim aquele que luta”.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Igualzinho ao Barrichello, que falava em título quando assinou com a Williams…

Leonardo de Souza
Leonardo de Souza
12 anos atrás

O que acontece é que todo piloto quer seguir a “Maneira Ayrton Senna de agir”, só que esquecem que eles não são Ayrton Senna, o que funciona para um piloto não significa que funcione para outro independente do talento que tiver. Com esta declaração Webber admite a sua própria limitação mas agora ele pode ser o melhor piloto que ele puder ser sem criar ilusões para ele e para quem torce por ele. Algo que já deveria ter sido feito por Barrichello e( talvez o Massa) a alguns anos atras.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Concordo com essa visão. Em qualquer coisa, não devemos entrar pra ganhar, e sim para fazer nosso melhor… só que temos que ter cuidado para não entrar na coisa para perder… existem pessoas que simplesmente não acreditam que possam conseguir alguma coisa, sem sequer tentar…

celso
celso
12 anos atrás

Flávio,

Existe uma palavra em japonês que sintetiza tudo o que você escreveu aqui e até mais: “GAMBARU”.
É uma das expressões que mais se ouve entre os japoneses, em todas as situações – das tragédias às glórias.
É um pouco do que precisamos para viver dignamente.

Abraço!

Caco
Caco
12 anos atrás

Até pq vencedor, seja la onde for, so tem um…. E o resto???? Seriam todos incompetentes?????
Sigo a mesma filosofia do sr canguru…

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

E o Rubinho?

“Estou melhor que na época quando tinha 18 anos”

De grana tá mesmo…

Colocar o Rubinho na RBR no lugar do Webber que o discurso muda…

…duro é aguentar a mesma história.

Vettel e Rubens na RBR em 2012?

“Pai afasta de mim esse cálice”

Deus que me livre, é outra surra de alemão, passar TUDO DE NOVO, NÃO!!!

Zeno
Zeno
12 anos atrás

conversa, claro que ele esta lá pra QUERER ganhar…., mas querer nao é poder…, foi isso que ele quiz dizer….

Helio
Helio
12 anos atrás

Para a tradicional pergunta: o importante pra vc é ganhar ou competir? Sempre respondi: nenhum dos dois, o importante é fazer o que se gosta.

a n d r e
a n d r e
Reply to  Helio
12 anos atrás

mas eu gosto é de ganhar.

vitão
vitão
12 anos atrás

cada um é juiz, algoz, e carrasco de si mesmo. Quanto mais cobrar, mais será infeliz. Fazer o melhor e saber que está dando o máximo é o segredo, desde o Vettel até o FG pilotando o 69.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  vitão
12 anos atrás

Muito bem Sr.Flavio e Sr Weber.Realmente o importante é competir.Que diferença para os nossos pilotos MÉRDIOS,que se acham,não são nada e só sabem ter desculpas ou culpar outros.