ARÁBICAS (2)

SÃO PAULO (hoje tem Lusa, bebê) – Good evening, Mr. Mansell! Foi isso que ouvi no rádio do Vettel pela TV? Tiãozinho, danado, fez mais uma. São 14 vezes no primeiro lugar do grid neste ano, igualando o recorde de poles na mesma temporada de Mr. Mansell, que fez 14 em 16 etapas no Mundial de 1992 pela Williams.

A marca pode cair em Interlagos e, sinceramente, acho que cai. Se em Abu Dhabi, depois de a McLaren ficar na frente de rigorosamente todos os treinos, Vettel foi capaz de achar alguns décimos quando realmente precisou, em São Paulo, pista mais com a cara da Red Bull, vai ser fácil. Nenhum esforço extra será necessário. E aí, good afternoon, Mr. Mansell.

Sebastian chegou a 29 poles na carreira. Olha aí o quadrinho do Forix que consegui contrabandear. Igualou Fangio e muito em breve vai superar Mansell, Prost e Clark. Aí, terá dois ossos duros pela frente, Senna e Schumacher. É uma coisa, esse rapaz.

 Cla  Pilotos  Total
1 Michael Schumacher Active driver 68
2 Ayrton Senna 65
3 Jim Clark 33
4 Alain Prost 33
5 Nigel Mansell 32
6 Juan Manuel Fangio 29
7 Sebastian Vettel Active driver 29

Falemos da classificação. No Q1, o de sempre: dançam os nanicos e mais um. O “mais um” foi Barrichello, que sequer saiu dos boxes. Problemas de motor. Tá uma tristeza, essa Williams. Vai para a última fila sozinha, porque Maldonado também trocou motor e perdeu dez posições no grid.

O depósito de tralhas do Q2 é o mais melancólico desta fase do campeonato. Ali ficam os carros das equipes que não querem mais nada com a rapadura, essa turma que não perde tempo, nem dinheiro, para desenvolver mais nada. Nem adianta tentar melhorar, porque não vai dar em nada. Nesse balaio entram a Renault, a Sauber e até a Toro Rosso. Daí que nosso mito Kobayashi anda apagadinho, assim como o mariachi Pérez. Senna-sobrinho foi mal, admitiu um erro feio em sua última volta rápida, ficou em 14°. Petrovski foi um pouco menos ruim, 12°.

E o Q3 foi aquilo: McLaren dando pintas de favorita pelos resultados dos treinos, Ferrari ciscando com Alonso, até que Vettel sentou todo mundo. Hamilton ficou em segundo, com Button em terceiro e Webber em quarto. Alonso colocou mais de meio segundo sobre Massa e está ao lado dele na terceira fila. Na quarta, Mercedes com Rosberguinho e Schumacher e, na quinta, forceíndicos com Sutil e Di Resta.

Volto já.

ATUALIZANDO…

Antes de voltar já, não posso deixar de reproduzir a tuitada de Mansell agora há pouco, na íntegra, com erros e tudo: “congrats to seb , great quoli .thanks everbody for your comments, anybody want a chat after race?” Figura, esse Mansell.

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Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

hehehe, Flavinho!!!!!!!!!!!!!! “dois ossos duros”????????? Não!!!!!!! Osso duro é o Schumy, só, esse senna é molinho molinho!!!!!!!!

Terence Carneiro
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Pelo andar da carruagem, se ele continuar com carro bom e o Alonso com carro ruim, os dois serão molinhos, molinhos.

Alvaro Megamix
12 anos atrás

Alemãozinho do capeta meu. Ele tira leite de pedra rsssss, lembra o Senna, que sempre achava a volta voadora. Agora o Senna “sobrinho” pra falar a verdade acho que não vai chegar nem longe do tio. abraço

André
André
12 anos atrás

A Mac laren evoluiu, praticamente a diferença está na mente dos pilotos digo na concentração!

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
Reply to  André
12 anos atrás

Concordo com vc André,

Sei lá o que fizeram na mc laren, para ela está perto da red.. e a diferença como disse está agora na cabeça dos pilotos.. e claro.. Vettel virou o relógio do avesso no ultimo instante e baixou o tempo.. acho até que esta estratégia é excelente.. afinal quanto mais tarde fica.. mais a temperatura cai.. mais rápido o carro fica.. e foi isso que o vettel fez ficou por ultimo na fila dos que estava na pista..

eu acho claro.. suposição pura..

Lucas Radaelli
Lucas Radaelli
12 anos atrás

Não acho certo comparar o número de poles desse jeito. Pra mim deveria ser por porcentagem, já que Vettel teve 20 chances de conquistar a pole, enquanto Mansell teve 16 (ou seja, o domínio do bigodudo foi maior).

Alvaro Megamix
Reply to  Lucas Radaelli
12 anos atrás

Concordo com você Lucas , deveria ser por porcentagem mesmo

Terence Carneiro
12 anos atrás

Não acho que o carro é tão superior, e sim o conjunto é muito superior.

Temos hoje na F1 dois grandes pilotos, o Fernando Alonso e o Sebastian Vettel.

O Vettel tem um carro bom, o segundo melhor praticamente empatado com a McLaren, essa sim tem o melhor carro. Porem o Vettel é um piloto otimo, enquanto o Button e o Hamilton são pilotos só bons, com um grande carro, mesma coisa do Weber, é um bom piloto com um bom carro.

Depois temos o Alonso, um otimo com um carro ruim, companheiro de um piloto bom com um carro ruim.

A Mercedes tem dois pilotos bons com dois carros ruins, e dai pra tras nem irei comentar, porque temos um festival de horrores. Isso considerando a briga pelas vitorias, não tem a menor chance de um carro como Force India, Toro Rosso, Sauber, etc vencer corridas consecutivas, sem um milagre divino ou uma ocasião muito, muito especial.

Então, na matematica das 4 grandes temos.

Vettel + Red Bull = Otimo + Bom == Muito bom.
Weber + Red Bull = Bom + Bom == Bom
Hamilton + McLaren = Bom + Bom == Bom
Button + McLaren = Bom + Bom == Bom
Alonso + Ferrari = Otimo + Ruim == Bom
Massa + Ferrari = Bom + Ruim == Medio
Schumacher + Mercedes = Bom + Ruim == Medio
Rosberg + Mercedes = Bom + Ruim == Medio

Mais ou menos é essa matematica que ando assitindo na TV.

Se fosse o Alonso na McLaren o Vettel ia passar mal, podia até ganhar, mas, seria um campeonato muito equilibrado.

Só porque a Red Bull tem ganho muitas corridas e treinos, não acho que é o melhor carro, vemos ele nervoso, os pilotos que seguram a onda, a McLaren tem um carro um pouco melhor.

O resto é resto. Não adianta ter talento como o Koba ou o Senna, mas, não ter constancia, tomara que melhorem, mas, a principio, são apenas pilotos que fazem certas aparições interessantes esporadicamente, lembram-me muito um tal Juan Pablo, que veio para ser o cara que ia derrotar o Schumacher e não fez nada, só uns shows aqui e ali e sumiu denovo.

Raimundo Baudet
Raimundo Baudet
12 anos atrás

Olvidei Gomes…
Coisa issa, aquila, e tal.
Tchau

Costa
Costa
12 anos atrás

Já temos um novo padrão oficial para o segundo: o dobro do tempo que o Alonso sempre coloca no Massa. Precisão atômica!!!

Juliano Adolfo Fenólio
Juliano Adolfo Fenólio
12 anos atrás

Mansell fez 14 poles em 16 corridas em 1992, aproveitamento de 87,5%. Vettel fez 14 em 19 em 2011, aproveitamento de quase 74%. Ainda que faça a pole em Interlagos, seu aproveitamento nem chegará aos 80%. O leão continua vivo.

Terence Carneiro
Reply to  Juliano Adolfo Fenólio
12 anos atrás

Mas vamos conpensar que ele tinha um supercarro, a Red Bull é um bom carro. mas, não é super.

A Willians daquela epoca era de outro mundo, a suspa dela fazia o trabalho magico, tanto que o Senna largou a McLaren para andar num carro “tão fantastico” daqueles, mas, não deu muito certo, porque as regras mudaram. Se fosse um Senna, Schumacher, Vettel, Alonso, num carro daqueles fariam 16/16 eu acho.

Juliano Adolfo Fenólio
Juliano Adolfo Fenólio
Reply to  Terence Carneiro
12 anos atrás

Quem era o companheiro do Mansell em 1992? Patrese, que terminou como vice mas fez só metade dos pontos do Mansell. Resumo: só carro não dá título nem pole. A combinação de ambos é que resulta no diferencial.

Jackspeed
Jackspeed
12 anos atrás

o baby schummi tem quase metade das poles do schumacão! espantoso isso!

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
Reply to  Jackspeed
12 anos atrás

Calma jack.. rsrsr este record de poles se arrasta por muito tempo.. tivemos o Alonso na fase Áurea.. Button na fase àurea etc..

O vettel além de ser ótimo piloto teve um carro do outro planeta e um companheiro de equipe da periferia.. logo sopa no mel..

Entretanto não acho que este reinado irá durar o suficiente para que o Vettel sequer encoste nas poles de Senna.. no mínimo 3 anos e meio ganhando tudo ´mantendo o carro competitivo é muito dificil.. logo logo a mc laren pula na frente .. como sempre acontece ha décadas.. e aí tudo isso escrito aqui será motivo de ironicos posts..

Mas á que se dizer que realmente o que Vettel fez foi um feito..

Exceto pelas poles 8 sucessivas. que eu espero que ele não bata enquanto durar esta curta e raríssima fase hegemonica.

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Eu acho que os Deuses Gregos já querem que o Rubinho deixe à F1, pois é ele já está no fundo do poço.

Raimundo Baudet
Raimundo Baudet
12 anos atrás

Olá Gomes…
Vai desculpar meu portugues por favor, sou chileno e nao falo sua lingua direitinho, mais gosto muito do seu blog.
Lí na integra seu post e lembrei de o Galvao hahahahaha… o caro “Carlos Eduardo” sempre falava assim… “Esse Mansellllll” despois de cada pancada de o leao. Acho que muitos leitores suos nao caem na real que vc sempre fica citando ele com ironia.

Abraço desde Chile e vivam os Fusquinhas!!!!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Peço permissão ao Gomes de usar o “Puta bosta, isso”…rachei!!!

Pavorou, aí eu dou valor o Galvão fora narrando F1!!!

Não assitia as lutas “regiliosamente” na Rede TV, agora com o Galvão na Globo, não faço questão nenhuma de assistir, afinal meus ouvidos não são penico.

Acho que o Rubinho deu um baita azar para o número 11, nem com motor novo o número 11 dá sorte.

Bruno Senna não é piloto fora de série, portanto não deve ser cobrado, mas com o Xeike Batista bancando pode ficar alguns anos na F1, vindo de um país que sempre se LIXOU para o esporte a motor(digo na parte de investimento e não oba-oba), Bruno Senna esta de bom tamanho, cada povo tem o que merece!!!…

Palmas para a Alemanha que não dormiu em berço esplêndido na era de ouro do Schumacher, investiu forte nos pilotos nas categorias de base, hoje dominam a F1.

Será que em Berlin a pachecada alemã estão achando a Formula 1 muito chata?

Hugo
Hugo
12 anos atrás

Nesse ritmo e com essa quantidade de GP’s por ano. Em três anos ele passa o Senna e o Schummy

Fernando Cruz
Fernando Cruz
12 anos atrás

Vale lembrar que Petrov o ano passado era estreante e bateu Kubica na qualificação nesta pista, fazendo depois uma corrida ao mesmo ritmo do polaco. Este ano evoluiu e tem muito mais experiência com a equipa do que Bruno Senna. O carro de 2011 é que não é tão bom como o de 2010. O russo tem potencial mas acho que o Bruno tem mais. Acho que Senna e Grosjean será a dupla ideal para a futura Lotus em 2012, tendo em conta que Kubica ainda não estará em condições no início da época.

Vale lembrar também que Jenson Button foi batido pelos colegas de equipa nas suas duas primeiras temporadas completas, depois de resultados inferiores aos conseguidos por Bruno Senna nas categorias de acesso. Recorde-se também que o brasileiro chegou a andar ao nível do inglês logo no primeiro teste na F1, pouco antes da saída da Honda. Chegou em má altura, poderia ser agora um piloto muito melhor se tivesse entrado em 2009, como teria merecido. Mesmo assim, depois de dois anos e meio sem poder evoluír muito, mostrou talento inequívoco em Spa e Monza, entrando a meio do ano e sem testes. Esteve mais apagado nas provas asiáticas (onde se notou mais a sua desvantagem por ter entrado apenas no 12.º GP) e dificilmente fará agora um milagre que nem Gilles Villeneuve ou Nelson Piquet (pai) conseguiram quando entraram na parte final de uma temporada, o canadiano em 1977 na Ferrari, o brasileiro em 1978 na Ensign, McLaren e Brabham. O primeiro foi largamente batido por Reutemann, o segundo foi batido por colegas muito pouco cotados.

Portanto, a bola está do lado dos patrocinadores de Bruno Senna. O piloto precisa de uma temporada completa na F1 (com um carro decente) para estar em condições de igualdade com os outros e ganhar mais consistência. Numa segunda temporada poderá melhorar ainda mais (tal como fez na F3 e na GP2, melhorou sempre muito na segunda temporada) e cotar-se como um dos grandes valores da F1.

Marcos Araujo
Marcos Araujo
12 anos atrás

Acho que Vettel quebra o record de Shumacher se tiver um carro tão superior quanto o atual por mais 5 temporadas.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marcos Araujo
12 anos atrás

Para ganhar tem que ter carro,técnica e vontade de vencer.Só carro não basta.Vide o Buáááááá´riquello que durante muitos anos teve carro,técnica ,más a vontade de vencer sucumbiu com uma olhada meio atravessada de seu primeiro piloto e do chefe de equipe ou srá que o maximo que conseguiria é ser o que sempre foi:O melhor segundo piloto que uma equipe poderia ter.