FAZ SENTIDO
SÃO PAULO (vamos dar uma agitada) – Seguinte, macacada: acho feio o carro da Red Bull. Não me lembro de ter comentado isso aqui, mas nunca curti muito o esquema de cores e colocação de logotipos da equipe desde a estreia, em 2005. Gozado é que a empresa, moderníssima, nunca mexeu demais no visual. Estou falando exclusivamente, claro, de cores e layout. Nada a ver com o desenho técnico, aerodinâmica, essas coisas.
Olhem as fotos aí no alto. São dos carros de 2005 (RB1), 2008 (RB4) e 2011 (RB7). Notam alguma grande diferença? Quase nenhuma.
Mas acho que sei qual foi a ideia original dos marqueteiros rubrotaurinos. Marcar uma imagem, como fazem a Ferrari com o vermelho e a McLaren com o prateado, para ficar em dois exemplos clássicos. No caso mclariano, recente, diga-se. O problema, para mim, é que o primeiro desenho ficou ruim. E vai ser ruim para o resto da vida, pelo jeito.
Algumas equipes não mudaram radicalmente suas cores ao longo da vida, mas a imensa maioria delas, em algum momento, sucumbiu aos patrocinadores. E em muitos casos a força do patrocínio foi tamanha que se transformou quase em marca registrada da equipe. O amarelo da Jordan, por exemplo, por conta da Benson & Hedges, que permaneceu mesmo depois do fim do patrocínio. Ou ainda a Williams com o azul e branco desde os tempos de BMW. Lembro também da Tyrrell azulona para combinar com a Elf, e deve ter mais um monte que vocês vão descobrir.
Mas eu falava da Red Bull, e acho tão feio o layout de seus carros que resolvi fazer um pequeno concurso. Mandem até o fim da semana para [email protected] sugestões de novas pinturas para Vettel e Webber no ano que vem. A mais legal vai ganhar um prêmio. Um livro com a biografia do Hélio Castroneves, pode ser? Ganhei, mas como já tinha vou dar de presente.
Pra que se preocupar com isso, se a porra da rede globo manda o Gavião Bueno chamar a Red Bull de RBR…
Acho a pintura da Red Bull e da Toro Rosso bonitas, só tiraria as faixas coloridas. Gostaria de ver a Mclaren na sua cor original: laranja.
Eu acho linda a pintura da Red Bull. O que estraga é o layout atual dos carros, em termos de design, que a partir de 2009 ficaram horrendos.
Realmente
Bem manjado mesmo
E gastam os tubos com esse negócio de marca e etc
Está mais que na hora de trocar
Pensando bem e como sugestão para próximos
Mudar o vermelho e o cavalinho da Ferrari……..já cansei
M do MC Donald`s para MC …………..muito mais legal, na onda do DJ´S ( em preto, claro )
CocaCola……………..para CC apenas, se bem que aqui no Brasil não cairia bem
Hummmm
Globo?
Melhor deixar para os caras do ramo
Bidu!
Como dizia o Comendador Enzo Ferrari: “CARRO BONITO É O QUE GANHA CORRIDAS”
e essa tal de Red Bull ganha muitassssssssss!!!!
também não acho dos mais bonitos.
a Toro Rosso sim, LINDO o carro deles!
Pode ser feio, mas anda uma barbaridade!
Pelo que vi aqui nos comentários acho que sou um dos únicos que acham o carro (incluindo-se a pintura) da Red Bull bonitos.
Acho bem legal o carro, de verdade.
Mas independentemente de ser bonito ou feio, acho que o simples fato de manterem um padrão já é muito bom! não acho legal as equipes que mudam completamente a pintura do carro a cada temporada.
Aquele carro vermelho da williams foi um dos mais feios de todos os tempos!
O esquema de pintura da Red Bull precede a própria equipe. Eis a pintura da Sauber, quando corria sob as mesmas cores, porém sem as listras na lateral. Era mais bonita
http://www.formula1.com/photos/597×478/manual/sauber1995.jpg
Na minha opinião, o preto/dourado das Lotus de Emerson, Peterson, Andretti, Senna, são as cores mais marcantes em termos de lembrança….hoje não se consegue pensar numa Lotus que não seja preto e dourado…tanto é que depois de décadas, a Renault-Lotus ou a nova e unica Lotus é preta e dourada…..As cores do cigarro JPS (Jhon Player Special) migraram em definitivo para os carros da equipe.
Discordo da maioria, gosto da pintura da RBR. Acho que o uso do amarelo e não do prata é em função da visibilidade para a TV.
descobri por esses dias um negócio envolvendo a lotus do mario andretti,(aquela quem pegou fogo no laranja).
é de arrepiar a coragem docara sabendo o risco que corria, o carro era uma verdadeira bomba incendiária, bastava alguem acionar o extintor de incendio a bordo,
aliás um comissário tentou e o mario não deixou.
na curva do sargento, todos os motores davam aquela engasopada, menos a ferrai e a lotus,, a ferrari se explica devbido ao alto torque do motor 12 cilindros, mas e o lotus que usava motor ford como os outros?
desconfio que no extintor havia oxigênio hospitalar, (altamente prppagador de chamas), que era utilizados em certos trechos do circuito, se o bandeirinha aciona o extintor, bum…
perguntamos a uma pessoa muito ligada ao colin e eleconfirmou que o cara seria capaz de fazer tal loucura.
Nunca gostei. Tanto a RB quanto a Toro Rosso são feias, as cores são primárias, o que dá um aspecto de brinquedo de play gorund.
As cores marcam a identidade de uma equipe como as Leyton House, as Camel, as Malboros.
Mas azul, amarelo e vermelho são muito manjadas e comum. Não tem graça ver o Vettel
na ponta o campeonato todo!
Sorry, play ground.
Clara inspiração nos carros patrocinados pela Martini.
E o pior, caro Gomes, é que leva a irmã menor pelo mesmo mau caminho. Red Bull e Toro Rosso são feias de doer. E mais estranho ainda é que, em muitos esportes e inclusive em seus carros promocionais, a Red Bull usa o mesmo esquema de cores das latas, aquele quadriculado prata e azul que, me parece, ficaria bem melhor também nos carros de competição, além de remeter diretamente ao produto anunciado. Sei lá, vai ver o Didi Mateschitz sabe alguma coisa que o mercado publicitário desconhece, não deve ter ficado bilionário por mero acaso. Propaganda subliminar, talvez. Algo que estimula os outros pilotos que vêm aquela pintura a pensar “eu vou perder para esse cara, eu vou perder para esse cara”.
Bom, cada um é cada um!!! Eu gosto bastante da pintura da RedBull. Acho que é bem marcante e agradável aos olhos, e, como disse o Vitor Paulo, acaba criando uma ligação semiótica.
A Red Bull já teve um carro branco em Interlados em 2008, em homenagem a aposentadoria do Coulthard. Muito bonito o carro.
http://bandverde.files.wordpress.com/2010/02/coulthardbrasil.jpg
Seria interessante ver um carro desse a temporada completa.
Flávio, se não me engano, a Williams, lá no seu início, era azul também..um azul bem escuro, não? Aliás, falando dos modelos de 2011, e não de layout; TODOS os modelos da F-1, já algum tempo, são horrorosos!!! E se a Red Bull, não muda o seu visual, a Toyota era outra que não mudava praticamente nem um fio de cabelo, todo ano pareciam que lançavam o modelo do ano anterior, rsrsrs. Abraços.
Será que isso quer dizer que Newey um engenheiro extraordinário, mas péssimo pintor?
srsrsrrs
Ideal seria colocar as cores Azul e Prata em referência as cores das latinhas da Red Bull..
Parabéns pelo prêmio de ontem!
Mclaren Marlboro
Mais bonito é o da Toro Rosso… se não tivesse aquele escrito “Red Bull” na lateral que parece um adesivo que colocam em carros TÚNIM … seria um dos mais bonitos da catergoria…
O problema é que o layout da marca em si já é feio demais. A fonte vermelha das letras então…
O site da bbc informa haikkonen na lotus renaut.
Outra coisa também, os carros de 2008 eram mais bonitos do que os de hoje…
Gomes você levantou um assunto que também penso às vezes, a Red Bull tem dois pontos
Carro bom demais e o outro é um dos mais feios no grid.
É até uma sacanagem, pois como sabemos a marketeria deles não é brincadeira.
Tava eu conversando, via msn, com um amigo, nascido na Nova Zelândia, crescido na Austrália e que morou por seis meses no Brasil. Amigo próximo de Webber. O australiano está fora da F-1. Cansado do que sei lá eu. Como alguém que pilota um carro da F-1, que vive na boa, pode injuriar com sua profissão? Pergunte ao Raikkonen. Bom, segundo este amigo o cara está querendo voltar pra casa, viver uma vida simples. Segundo este mesmo amigo, Webber para sem briga, nem rescisão contratual. Acontece que fica um carro sem piloto. A Red Bull ainda quer mais e com isso manter sua fase vencedora, com seu jovem talento, Vettel. No entanto está preocupada com o desenvolvimento dos carros nos próximos anos que vão mudar radicalmente. Alguém já sacou? Rubens Barrichello vai anunciar seu novo contato na quinta-feira.
O tio da vizinha de uma amiga de minha prima joga bocha online com o avô do rubens e garantiu que isso é verdade mesmo!
Isso é o que eu chamaria de “milagre” divino para o barrichello e “escolha maldita” para a RBR.
“Presente de grego.”
Acho difícil hein!…Só se a equipe estiver com falta de $$$. Aposto muito mais num novato, ou mesmo um cara vindo da STR, como no caso do Vettel.
Tem piloto bom e jovem também com futuro indefinido e ninguém está comentando. Adrian Sutil, Hulkenberg…e pilotos europeus tem mais facilidade de trazer patrocínio…
E não boto muita fé nesta história. Se Webber estivesse tão de saco cheio, já teria tornado público antes de Interlagos.
Truco !
DUVIDO Rubens na Red Bull. DUVIDO.
Não acredito por duas coisas: primeiro, a Red Bull está à procura de um cara para depois do Vettel. Não será o Burrinho, certamente.
Segundo, Red Bull te dá asas e não orelhas de burro e não acredito que iriam fazer uma burrada dessas. Se é pra assinar com um piloto brasileiro em fase descendente, o Massa faria mais sentido…
Prá depois do VetteL?
E bom chamar um guri de uns 7 anos.
Vettel tem mais 10 anos pelo menos infernizando a vida dos oponentes
Isso, brilhante constatação. A Red Bull vai pegar o Rubens mesmo tendo Ricciardo, Vergne, Buemi e Alguersuari sob contrato. Realmente, faz todo o sentido – desde que haja alucinógenos na latinha de energéticos que o Mateschitz bebe.
livro com a bioografia do helio castroneves?
sinceramwente essa ninguém merece.
juntando ele e o massa não dámeio hbarrica. rsrsrsrsrsrsrsr
o preguiçoso aqui esqueceu de corrigir o texto
Como eu não sei mexer nesses recursos graficos e não vou poder participar, vou dar meus pitacos aqui mesmo. Eles tem tres cores marcantes, eu acho que eles deviam variar na predominancia delas, como a McLaren vem fazendo nas cores do macacões (ou macacães?) dos pilotos, inclusive podia meter um vermelho em Monza pra provocar a Ferrari.
A Arrows teve o patrocínio da Red Bull, se não me engano, colocando os touros à mostra mais ou menos como estão hoje na RBR, porém com menos destaque. Ano em que tivemos Enrique Bernoldi no volante.
Aliás, para mim, um dos carros mais bonitos da F1 moderna, Arrows laranja, com patrocínio da Orange, com bico alto. O carro era uma m…., mas era muito bonito. E depois ainda colocaram os tourinhos para aparecer.
Para quem não se lembra: aqui e aqui.
concordo de novo com voce Flavio; as bulls parecem bicicleta de pobre, enfeitadinhas e feinhas de doer.
Se o Flavio assiste o super v8 autraliano, com certeza ele torce para esta equipe.
http://irwinracing.com.au/latest-news-archive/early-incident-takes-irwin-racing-out-of-the-race/
Daqui vinte anos vão dizer que foi (é) um clássico…
Fácil, bota a pintura da Toro Rosso que fica beleza, hehe. Tb acho muito feia essa pintura, com esse amarelão em destaque, e vendo a latinha, o amarelo é mais escuro que esse, e é basicamente branca c/ azul. Ficaria melhor se colocassem mais branco, ou mais azul, sei lá.
Flavio, eu acho a pintura e o carro em si feio também. Aquela frente alta me incomoda, e foi copiada pelos outros. Eu gosto daqueles F1 com frente baixa. Foi subindo, subindo, e agora é o cúmulo, o carro todo é empinado.
O layout do carro da RedBull segue somente o sistema de identidade visual da marca, ou seja, para que a marca tenha uma maior pregnância é determinado que todos os produtos da marca tenham o mesmo layout, isso para que o público faça uma ligação semiótica entre todos os produtos da marca, sendo eles carros de corrida, aviões ou times de futebol e até mesmo bebidas energéticas.
Prezado Flavio,
Fiz umas continhas pra comparar o desempenho entre os pilotos e os números realmente demonstram os resultados bastante fracos do seu “rival nas pistas” Felipe Massa.
Fiz a conta de quantos % o segundo colocado fez em relação ao primeiro de cada equipe, sendo assim Webber fez +- 66% dos pontos de Vettel (258 contra 392) e assim por diante:
Hamilton 84% dos pontos de Button,
Schumacher 85% em relação a Rosberg,
Di Resta 64% em relação a Sutil,
Perez 46% em relação ao mito, pra ficar entre os que disputaram o campeonato todo e fizeram ao menos 1 ponto.
Agora vale destacar o desempenho do brasileiros:
Maldonado conseguiu somente 25% dos pontos de Barrichello (1/4), o que não faria muita diferença para a classificação da equipe como o piloto argumentou, mas realmente comprova uma certa superioridade do brasileiro tendo sido esta a maior “distancia” imposta entre companheiros de equipe na temporada.
Por fim “seu desafeto” que angariou só 46% dos pontos de Alonso. Foi ruim mesmo a temporada do cara!
E aí: você acha que foi dele o pior desempenho do ano? Quem seriam os concorrentes para a categoria? Webber (não vejo outro; é meu outro voto)?
Abraços
maldonado e rubens não fica uma boa comparação
afinal a equipe nem sempre briga pelos pontos!
é a mesma coisa que dizer que o desempenho de dois pilotos de uma nanica foi igual afinal ambos fizeram 0 pts!
Sem contar que o Maldonado tava indo bem demais em Monaco e o Hamilton sacaneou o cara.
Só chamei atenção pros numeros. O que me surpreendeu mesmo foi Felipe Massa. 45% dos pontos do companheiro é bem fraco mesmo p piloto dito de “ponta”.
Concordo! Não é feio-medonho-dedo-na-garganta como o logotipo da Copa 2014, mas é bem sem graça mesmo.
FG, ser feio é uma coisa. Ser ruim é outra. Nem tudo que é feio é ruim. E vice-versa.
Ninguém tem como te dizer que você tá errado em dizer que algo é feio. É conceito subjetivo e pessoal.
Mas ser ruim é bem discutível. O layout tem alguns objetivos claros: ser marcante (ao criar uma identidade própria) e fixar a marca do patrocinador (com visilibidade e leitura suficiente pro reconhecimento dela). Na minha opinião ele cumpre bem os dois. Se eu vir um monoposto azul escuro com umas manchas amarelas e vermelhas vivas, bico amarelo, eu nem preciso prestar muita atenção. Eu sei que é o carro da Red Bull.
Garanto que muitos partilham dessa percepção.
Ah, e eu acho bonito pacas. Mas, aí sou eu, né?
Verdade. Nem tudo que é bom é bonito. O Flávio é um ótimo jornalista…
Bom, já que eu não desenho porra nenhuma… só vou comentar mesmo.
No caso da Mc Laren, a cor tradicional seria laranja… O prata tomou conta quando a Marlboro largou o time, passou a ser adotado por ser a cor dos carros de competição da Mercedes e do novo patrocinador, os cigarros West…
A West já foi embora, a Mercedes logo estará de saída mas pelo jeito a Mc Laren resolveu manter o prata.
Segue link com reportagem sobre a última Mc Laren laranja…
http://f1nostalgia.blogspot.com/2009/11/ultima-mclaren-laranja.html
Eu não acho muito feia essa pintura, a não ser por aquele detalhe amarelo no nariz do carro e na tampa do motor. A combinação das outras cores é legal. O que estraga esse layout é esse amarelo que não combina com o resto. e também aquele touro vermelho é muito grande. Se bem que ele tem duas razões de ser: 1º- é o logotipo da marca. 2º- é de certa forma uma homenagem subliminar à equipe quando era da Jaguar, pois ela tinha o desenho do jaguar estilizado da marca no mesmo canto.
se fosse para homenagear teria que colocar um tartan e homenagear o stewart
Vou lhes dizer que eu acho bem bonito o esquema da Red Bull … o azul escurão contrasta com o colorido do logo e nome. Gosto tb das listras no bico. O azul brilha bastante sob o sol. Bacana.
Uma forma que bacana seria usar o prateado no lugar do azul – deixaria o carro parecido com a latinha dos energéticos. Como inconveniente, deixaria o esquema muito parecido com a McLaren.
Essa é a única chance de modificação. Ou seja, aumentar as área em prata. Pois o objetivo único da pintura é realmente fazer uma alusão à latinha do produto. Não vão mudar , a não ser que mudem as cores da lata também.
Não que eu ache feia mas eu acho extremamente enjoativa a pintura da RBR.
Na primeira temporada tudo bem, na segunda beleza….na terceira amigo, já começou a irritar. É irritante porque não muda, fica naquilo e ponto. E é diferente de equipes como Ferrari que tem uma aura que impede que o uso do vermelho enjoe (mesmo quando os tons mudam por causa da Phillip Morris) você dificilmente – pela tradição – enjoa da Ferrari vindo de vermelho todo ano.
Se a Red Bull pudesse mudar seria bacana. Outra equipe que já encheu o saco é a McLaren….esse cromado já enjôou, acabou! Quando a Mercedes anunciou que faria equipe própria, achei que finalmente a McLaren iria parar de fazer referências à cores semelhantes ao prata inclusive o cromado….mas não, continuam…..a McLaren tinha que voltar a ter um carro predominantemente branco mas com os patrocínios da equipe definindo outros tons no carro, chega de cromado meu deus do céu! A McLaren é de longe a equipe que mais irrita com sua pintura nos últimos tempos.
cara seus textos são otimos de ler.
Não esse da pintura… mas os fim de feira todos foram otimos e outros tbm.
abç,
Acompanhei do autódromo no setor A toda a transmissão pela rádio Estadão/ESPN muito boa por sinal, belo trabalho da rapaziada, acompanho seu blog e junto com o do Fábio Seixas e o Carsughi são os melhores de automobilismo, para mim são sensatos e equilibrados, bem longe do ufanismo que caracteriza a emissora e o narrador oficial. Aproveito também para perguntar você que acompanha la de dentro, sendo o Brasil uma bagunça, autódromo com favela do lado, rio poluído, lixão, os caras realmente gostam das corridas no Brasil, ou é discurso politicamente correto?
Pô Gomes, você poderia fazer um concurso de fotografia para variar de vez em quando… Assim você abre opções para outros tipos de “artistas”.
Além da questão da aparência em si o que me incomoda é similaridade entre o grafismo da RB e da TR.
Num forum (f1technical.net) especularam uma possivel cor alternativa p/ Toro Rosso, c/ patrocinio do Red Bull Sugar Free: http://i67.servimg.com/u/f67/14/67/65/50/61278810.jpg
Ficou legal o carro da Toro Rosso de outra cor. Aliás, é curioso como os carros da Toro Rosso sempre foram mais bonitos que os da Red Bull…
Essa pintura é bem velha, mais sinceramente, seria linda! Corri muito no GP4 com este carro heheheh
Os times de futebol da Red Bull (de Salzburgo, de Nova Iorque, de Leipzig e de Campinas) também têm uniformes bastante feios, mas marcantes. E com esse mesmo esquema de cores da equipe de F1, só trocando o azul por branco nos uniformes reservas.