QUE VENHA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 29 de novembro de 2011 - 16:07Automobilismo internacional

QUE VENHA

SÃO PAULO (ótimo) – Muito bem. Emerson Fittipaldi deu coletiva hoje para confirmar a vinda de uma etapa do FIA World Endurance Championship (FIA WEC) no ano que vem a Interlagos. A prova será chamada de “6 Horas de São Paulo”. É uma grande notícia. A corrida está marcada para o período de 13 a 16 de setembro de 2012. O campeonato, recém-criado pela FIA, unifica duas categorias internacionais de provas de longa duração e tem a organização do Automobile Club de L’Ouest, que faz as 24 Horas de Le Mans.

Virão as supermáquinas da Audi, Peugeot, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet, BMW, Ferrari e Porsche. É um novo Mundial de Marcas — na modesta opinião deste blogueiro, o que tem os carros mais espetaculares do mundo. De acordo com os promotores, o grid terá um mínimo de 30 carros nas categorias LMP1, LMP2 e GT.

O calendário 2012 do FIA World Endurance Championship é o seguinte:

17 de março – 12 Horas de Sebring (EUA)
5 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
16 e 17 de junho – 24 Horas de Le Mans (França)
25 de agosto – 6 Horas de Silverstone (Inglaterra)
16 de setembro – 6 Horas de São Paulo (Brasil)
30 de setembro – 6 Horas de Fuji (Japão)
20 de outubro – 6 Horas de Bahrein (Bahrein)
11 de novembro – 6 Horas da China (circuito a ser definido)

É um supercampeonato. Passa a ser, para mim, a corrida mais esperada do ano no país. Mas os organizadores precisam ter em mente vários aspectos para fazer dela um sucesso. É preciso aprender com os erros do passado, como aquelas Mil Milhas promovidas pelo Antonio Hermann alguns anos atrás (2005?), que contou com esses mesmos carros e foi um fiasco de público. É preciso fazer um evento para quem ama o automobilismo. Deixar as frescuras de lado, desencanar de cobrança de ingressos caríssimos, oferecer atrativos, fazer de Interlagos um parque temático para quem curte corridas, e não empadinhas. É a chance de conferir se o Brasil ainda gosta de velocidade.

Porque se o autódromo não encher para ver o R18, não enche mais.

64 comentários

  1. Lemos disse:

    Muito bom . . . Vou procurar saber mais a respeito .. .
    Valeu FG
    Abs

  2. Antônio de Moraes Dourado Neto disse:

    alguém sabe se a venda desses ingressos já se iniciou?

  3. Ótima notícia! Me lembro quando a final da Le Mans series passou por aqui em 2007 e a categoria é demais, só faltou divulgação na época para ter mais sucesso!

  4. Wallace disse:

    Só mesmo dando um beijo no coração do nosso Emmo, é a melhor corrida pra se ver, ainda mais com estes foguetes que incríveis. Se os ingressos não forem para viagem espacial, vou
    comer 700Km para ver e tenho certeza voltar feliz. Já estou esperado a data chegar, mas se não tiverem juizo com a divulgação e preços a desgraça vai se repetir. Brigadu Flavio pela dica.

  5. Fernando Sandrini disse:

    Grande Notícia !!

    bom… eu vou ao autódromo para ver tudo que é corrida de carro… não perderei uma destas JAMAIS !
    estarei lá com meus amigos/parentes “viciados por velocidade”.

    Mas as questões levantadas(preços, promoção do evento e condições ideais para o público) são importantes.
    Na edição das mil milhas(acho que de 2008), mesmo tendo o Peugeot 908(aquele que anda mais rápido que Hispania, Marússia e Lotus verde) como atrativo, o autódromo estava às moscas….o ingesso não era caro mas não houve divulgação….

    Abraços !

  6. Edu disse:

    O que eu acho incrivel Flávio, é que lá fora os autodromos são localizados fora dos grandes centros tem uma otima lotação de publico e aqui em Interlagos que é fincado praticamente dentro de Sâo Paulo, apresenta um publico minguado ! E tem mais, pelo o que eu acompanho essa categoria, esses carros tem muito mais tecnologia embarcada do que um F1, porque ele pesa quase o dobro e só fica atrás de um F1 por míseros 5 s ! ! ! Está mais do que na cara que é um problema de gestão e de marketing ou então os protagonistas desse evento, só tem um interesse, os de transmissão de tv . . . Abs.

  7. Luiz Ronaldo disse:

    Grande notícia. A Le Mans Series é na minha opinião a melhor categoria da atualidade. Automobilismo em estado puro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>