QUE VENHA

SÃO PAULO (ótimo) – Muito bem. Emerson Fittipaldi deu coletiva hoje para confirmar a vinda de uma etapa do FIA World Endurance Championship (FIA WEC) no ano que vem a Interlagos. A prova será chamada de “6 Horas de São Paulo”. É uma grande notícia. A corrida está marcada para o período de 13 a 16 de setembro de 2012. O campeonato, recém-criado pela FIA, unifica duas categorias internacionais de provas de longa duração e tem a organização do Automobile Club de L’Ouest, que faz as 24 Horas de Le Mans.

Virão as supermáquinas da Audi, Peugeot, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet, BMW, Ferrari e Porsche. É um novo Mundial de Marcas — na modesta opinião deste blogueiro, o que tem os carros mais espetaculares do mundo. De acordo com os promotores, o grid terá um mínimo de 30 carros nas categorias LMP1, LMP2 e GT.

O calendário 2012 do FIA World Endurance Championship é o seguinte:

17 de março – 12 Horas de Sebring (EUA)
5 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
16 e 17 de junho – 24 Horas de Le Mans (França)
25 de agosto – 6 Horas de Silverstone (Inglaterra)
16 de setembro – 6 Horas de São Paulo (Brasil)
30 de setembro – 6 Horas de Fuji (Japão)
20 de outubro – 6 Horas de Bahrein (Bahrein)
11 de novembro – 6 Horas da China (circuito a ser definido)

É um supercampeonato. Passa a ser, para mim, a corrida mais esperada do ano no país. Mas os organizadores precisam ter em mente vários aspectos para fazer dela um sucesso. É preciso aprender com os erros do passado, como aquelas Mil Milhas promovidas pelo Antonio Hermann alguns anos atrás (2005?), que contou com esses mesmos carros e foi um fiasco de público. É preciso fazer um evento para quem ama o automobilismo. Deixar as frescuras de lado, desencanar de cobrança de ingressos caríssimos, oferecer atrativos, fazer de Interlagos um parque temático para quem curte corridas, e não empadinhas. É a chance de conferir se o Brasil ainda gosta de velocidade.

Porque se o autódromo não encher para ver o R18, não enche mais.

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lemos
12 anos atrás

Muito bom . . . Vou procurar saber mais a respeito .. .
Valeu FG
Abs

Antônio de Moraes Dourado Neto
Antônio de Moraes Dourado Neto
12 anos atrás

alguém sabe se a venda desses ingressos já se iniciou?

Andre Peragine
12 anos atrás

Ótima notícia! Me lembro quando a final da Le Mans series passou por aqui em 2007 e a categoria é demais, só faltou divulgação na época para ter mais sucesso!

Wallace
Wallace
12 anos atrás

Só mesmo dando um beijo no coração do nosso Emmo, é a melhor corrida pra se ver, ainda mais com estes foguetes que incríveis. Se os ingressos não forem para viagem espacial, vou
comer 700Km para ver e tenho certeza voltar feliz. Já estou esperado a data chegar, mas se não tiverem juizo com a divulgação e preços a desgraça vai se repetir. Brigadu Flavio pela dica.

Fernando Sandrini
Fernando Sandrini
12 anos atrás

Grande Notícia !!

bom… eu vou ao autódromo para ver tudo que é corrida de carro… não perderei uma destas JAMAIS !
estarei lá com meus amigos/parentes “viciados por velocidade”.

Mas as questões levantadas(preços, promoção do evento e condições ideais para o público) são importantes.
Na edição das mil milhas(acho que de 2008), mesmo tendo o Peugeot 908(aquele que anda mais rápido que Hispania, Marússia e Lotus verde) como atrativo, o autódromo estava às moscas….o ingesso não era caro mas não houve divulgação….

Abraços !

Edu
Edu
12 anos atrás

O que eu acho incrivel Flávio, é que lá fora os autodromos são localizados fora dos grandes centros tem uma otima lotação de publico e aqui em Interlagos que é fincado praticamente dentro de Sâo Paulo, apresenta um publico minguado ! E tem mais, pelo o que eu acompanho essa categoria, esses carros tem muito mais tecnologia embarcada do que um F1, porque ele pesa quase o dobro e só fica atrás de um F1 por míseros 5 s ! ! ! Está mais do que na cara que é um problema de gestão e de marketing ou então os protagonistas desse evento, só tem um interesse, os de transmissão de tv . . . Abs.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
12 anos atrás

Grande notícia. A Le Mans Series é na minha opinião a melhor categoria da atualidade. Automobilismo em estado puro.

MSM
MSM
12 anos atrás

Otimo, estarei esperando, só espero que não faça igual a GT1 que estava no calendário este ano e não veio.

Fábio Castro
Fábio Castro
12 anos atrás

Com certeza estarei lá….grandes pilotos….grandes marcas….sensacional…..espero que a parcela de responsabilidade brasileira não leve este evento como uma brincadeira. A organização deve ser igual ou melhor do que a Fórmula 1.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Espetacular… se não for caro estarei por lá!

Imperador

George Dias
George Dias
12 anos atrás

Esta é a categoria que o Rubinho deveria ir quando sair da F1. Imagine se ele ganha as 24 horas de Le Mans? Tem bastante gabarito para isto. Nada de correr de Estoque.

flavio perillo
flavio perillo
12 anos atrás

Se muito me engano, o autodromo nessa época estará passando por reformas para a F1. Como será que o Emerson vai fazer? Ainda mais que ele e o Tamas não se dão muito bem.

paulo fonseca
paulo fonseca
12 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,
você acabou de passar uma notícia sensacional . Agora eu quero reservar os ingressos .
Um Feliz Natal.

Anselmo
Anselmo
12 anos atrás

Com EMMO tem que dar certo, pois vem com filosofia de americano, corrida e evento show. Que tenha várias crridas suporte, que tenha museu, exposição, oficina, cursos..autógrafos, passeio, etc. Se não for arrancar os “oio da cara” no ingresso. Já vou reservar o meu.

Wilson Teles
Wilson Teles
12 anos atrás

Eu fui nesta corrida de 2007, consegui acessar o paddock sem credencial, foi minha primeira vez em Interlagos e tirei fotos com dos carros e pilotos, a corrida foi sensacional o carro da Peugeot era incrivel e silencioso.
Pena que não teve tanta divulgação na midia, e realmente o publico foi pequeno.
Dependendo dos preços e dos carros que virão ao Brasil eu iria a Interlagos assistir.

Chico Camargo
Chico Camargo
12 anos atrás

Flávio Gomes, concordo contigo 100% sobre este evento. O que é fundamental para o sucesso de público é uma boa divulgação do evento e incluir outras atrações durante o fim de semana da corrida.

Flávio, o que você acha de encampar a idéia e a iniciativa de se criar em Interlagos um museu do automobilismo brasileiro?!?!?!? Seria fantástico!!!

Chico Rosa, Nelson Piquet, Emerson e Wilson Fittipaldi, irmãos Giafone, e tanta gente boa pode aderir, incentivar e contribuir

marcos sartori
marcos sartori
12 anos atrás

Caro Gomes; Acabei de fazer o leilao de automoveis antigos, na mostra internacional de automo-
veis antigos SIVA no parque Anhembi. Tivemos sucesso graca a colaboracao da rede globo.
Quero agradecer publicamente a colaboracao do Mestre Mahar que deu show em conhecimento
de “AUTOMOVEIS’ . So para o Nelson Piquet vendemos 3.

Obrigado pelo espaco.

marcelo pacheco
marcelo pacheco
12 anos atrás

Este ano estou indo para as 12h de Tarumã, em 2013 com a volta da Porsche iremos eu e um amigo que foi a Le Mans ano passado assistir as 24 horas e já comentei com ele que ano que vem iremos a Interlagos assistir esta prova. Show de roda!

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

O Gomes tem razão.
Se o brasileiro não for assistir a melhor categoria de automobilismo do planeta ( o WRC também é legal mas não é em autodromo e é impossível visualizar toda a corrida ao vivo ) vamos desistir e assistir futebol de areia…

emerson57
emerson57
12 anos atrás

esse dkw que esta na frente na foto anda muito.
tão bonito quanto o mickey mouse.
só perde em beleza para o malzoni!

Guest
12 anos atrás

Sejamos realistas: pouquíssimas pessoas conseguem ficar (no autódromo ou na TV) por 6 horas seguidas assistindo a uma corrida. E mesmo após a primeira meia hora, se não houver um telão ou totem informando as posições, ninguém entenderia nada do que acontece na pista.

Só vejo apelo para esse tipo de corrida (e mesmo de outras categorias) se ela for UM dos componentes de uma atividade de lazer: assentos decentes e demarcados, bom número de banheiros limpos, alimentação (quiosques e restaurantes), parque de diversões, stands de fábricas de automóveis e acessórios… enfim, tudo o que for necessário para proporcionar atividades alternativas, sem exagerado mercantilismo.

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
12 anos atrás

To nem ai pra divulgação e quero que o mundo acabe. Mas estarei lá, sem sombra de dúvidas.

E já estamos combinando a divisão dos carros com a galera do fórum downforce! Sairemos do RJ com um sorriso no rosto e disposição!

Mas… ainda acho que a etapa será tratada como terceira divisão do automobilismo.
Deverá ter menor atenção de mídia e estado, que a F-1 e a Stock.
Creio… mas espero que não;

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
12 anos atrás

Pra ser sincero não sei se existe mas Interlagos poderia sediar um museu do automobilismo brasileiro. Material não iria faltar! Seria muito estimulante. E claro, uma loja para comercializar artigos relacionados. Utilizar o paddock como restaurante, café, etc.

Nos melhores moldes das arenas de futebol espalhadas pelo mundo e por aqui tb!

Como vc disse, sem frescuras, para quem curte mesmo.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Flávio,
Nessas horas eu não consigo evitar de sentir saudade do antigo traçado de Interlagos. Se para as corridas de F1 o traçado antigo era grande demais, para corridas de longa duração era perfeito.
Infelizmente algum gênio destruiu o traçado antigo, ao invés de preservar aquilo que existia e acrescentar o traçado novo.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Imagino o R18 na parte final da pista, entre o mergulho e o S do Senna!!! Vai ser demais.

Já tenho programa para um final de semana de 2012, a menos que (como você observou) os organizadores consigam estragar o evento. Tomara que não!!!

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Sou leitor silencioso de seu blog, devo ter comentado umas 2 ou 3 vezes até hoje…
mas, olha, sinto informar… o autodromo nao vai encher pra ver o R18… e sim para ver o Peugeot da ORECA (atras na foto) rsrs

Tomara que se mantenha, e que venha todos os carros!
lembra em 2007?? com a LeMans Series?
prometeram…. eu fui! fiquei as 11 horas na arquibancada! foi maravilhoso!
o pescarollo gritando na reta… os 908 silenciosos …. maravilhoso…
mas…. o Oreca não veio…. varias equipes nao vieram. alegaram problemas da viagem…seguro e afins….

bom, torcer pra que de tudo certo…. esse ano… no site do FIA GT teria etapa em curitiba… e eu estava me aprontando para ir tambem. mas… simplesmente no meio do ano mudou o site… e apareceram duas etapas na china…. e nos boiamos…

se realemnte vier, eu estarei la! pois prefiro mil vezes esses Gts do que os f1.
mas infelizmente, categorias europeias andando no brasil, eu “só acredito vendo”!!

abraço flavio
até mais

Mauro Batera
Mauro Batera
12 anos atrás

Esta prova deveria ser no traçado antigo, seria show!!!

Abraço!

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

Quando foi anunciado o calendario do WEC durante a ultima etapa da ILMC em Zhuhai eu quase não acreditei quando vi SP, mesmo que ainda não estivesse confirmado.

Desde que comecei a acompanhar essa categoria, virou minha preferencia, desde que a F1 se tornou so dinheiro LM Series é de fato muito melhor.

Espero muito conseguir ir a SP e poder ver akele lindo Audi R18 ao vivo, claro que tem muitas outras maquinas, mas Audi é Audi

Milton Rubinho
Milton Rubinho
12 anos atrás

Se serve de consolo para a pachecada, terá um brasileiro sim e em um baita carro:Lucas Di Grassi num Peugeot 908, que diga-se, foi a unica marca que bateu na Audi nos ultimos anos, em Le Mans.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Meu primeiro contato com o autódromo foi nessas1000 milhas, em 2007!
Pena que não cheguei a ver de perto os carrões… até entrei, mas como era meu primeiro contato, não aproveitei como deveria e me arrependo até hoje!
Ver carros rodando a 1m20s em Interlagos, reduzirem o tempo de previsão de duração da prova de 12h00 para 09h00 – recorde não homologado porque não retornaram ao Brasil – é impagável! O ingresso foi R$120,00 (este tinha direito a visitação dos pits…), o qual infelizmente não possuo, pois minha carteira onde estava esse ingresso me foi roubada (não, não foi NA corrida… me assaltaram em 2008, hehehe)
Espero que vingue o projeto de trazê-los ao Brasil novamente e, com certeza, irei para ver!

Edu
Edu
12 anos atrás

Uma vez eu trouxe para Interlagos meu prototipo de corrida (que parece uma Ferrari da década de 60) no guincho plataforma, desde a Vila Mariana. Acho que vieram uns 10 carros me seguindo e me perguntando no que eu ia participar e onde? Tudo para dar certo, tem que ter marketing por trás, as pessoas querem ver de perto, apreciar e com certeza despertará paixões ! Mostrar esse carrões ao publico (pois muita gente não conhece, poucos tem o canal Speed nos seus lares) e fazer propaganda da corrida, tenho certeza que é uma grande jogada para atrair as pessoas.

Ricardo Pignatelli
Ricardo Pignatelli
12 anos atrás

Já tenho o que fazer em Setembro de 2012.

Caique Pereira
Caique Pereira
12 anos atrás

Finalmente veremos uma bobagem chamada AUTOMOBILISMO DE COMPETIÇÃO, porque a F1 atual é um CIRCO…dos horrores.

Diogo
Diogo
12 anos atrás

Apertei enviar sem querer…

Link de uma matéria bem produzida pelo Marcos Uchôa exibida no Esporte Espetacular do último domingo sobre as 24 horas de Le Mans.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1710660-7824-EM+LE+MANS+UMA+CORRIDA+DE+CARROS+DURA+24+HORAS,00.html

Roberto Borges
Roberto Borges
12 anos atrás

Flávio, concordo com você totalmente!
É espetacular!
Estive em Interlagos e o ano foi 2007. Muito legal, apesar da péssima estrutura e organização.
Espero que seja outra história em 2012.
Ponto principal, antes de qualquer outra coisa: divulgação! Senão, esquece.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Os valores dos ingressos poderiam ser como foi a GT1 em 2010. Preços bem populares de R$ 10 a 50. O autodromo estava lotado.

Masson
Masson
Reply to  Fernando
12 anos atrás

Eu estava lá. O dia estava perfeito, um sol lindo. E vou te dizer foi a melhor corrida que ja assisti eu ja fui muitas vezes em Interlagos, ja assisti de Classic a F1. Mas a GT1 World foi a melhor de todas, pegas do começo ao fim da corrida.

André
André
12 anos atrás

Essa aí não é a ILMS? Já vai mudar de nome de novo a categoria?

Ricardo Pucci
Ricardo Pucci
12 anos atrás

No que depender de mim estarei lá!!

grande notícia!!

Claudio Aun
Claudio Aun
12 anos atrás

Ao longo dos anos o grande problema das corridas internacionais em São Paulo chama-se divulgação.
Tirea a F1 que corre livre, e tudo que se trouxe foi um furo n’água.
Seria espetacular ter etapas de todas as categorias mundiais aqui no Brasil,mas isso ta muito longe de acontecer.

Mailson
Mailson
12 anos atrás

!$%#%! Eu to la!

Luiz Renato Moraes
Luiz Renato Moraes
12 anos atrás

Grande chance de ver uma grande corrida. Ano que vem vou estar na Stock em Ribeirão Preto e nessa corridaça em SP. =)

Marcão
Marcão
12 anos atrás

Ótima notícia!!!
Alías a confirmação dela !! Se já for oficial!!
Tem que passar pelos “”donos da CBA”” E seus “cachês” !!
Esse é o grande problema de quem organiza corridas assim, o Emo sabe disso, aprendeu com o Hermamm!!
O Hermamm pagou uma baba pra ter aqueles carros aqui, pelo jeito não obteve retorno! Mas mesmo assim foi um corridão…Carros preparados pra mil milhas fazerem 1:18. e alguma coisa, ou 1: 17. idem…
Depois projetou os Históricos de F-1 que infelismente não vingou, trouxe a GT-1 foi outro presente pra gente…
Sinceramente espero que a CBA pelo menos não atrapalhe a vida, já que é um campeonato oficial da FIA…
Esse sim é um grande espetáculo, as fabricas se empenham as equipes também!!
A FIA jogou direito, com a falta de audiencia da F-1 no mundo todo eles agoram olham pra outros lugares onde o espetáculo realmente acontece…
Pra nós que gostamos de automobilismo de verdade essa categoria vai nos mostrar o real abismo entre o que temos aqui em termos de maior categoria do Brasil e a realidade dos caras…..
Pra ter ídeia do que é essa categoria, tenho um pedaço de borracha de quase meio quilo, esse pedaço se desprendeu de uma ferrari e arrancou a parte trazeira do carro embaixo do extrator de ar….Isso depois de umas cinco horas de corrida…
Que venham e boa sorte para os organizadores todos, só espero que não cometam os mesmos erros de quem adminstra o GP de F-1 aqui.. Esqueçam os amigos dos amigos dos amigos… Procurem gente competente pra exercer as funções que essa categoria precisa, afinal são 6 horas de puro pau e setembro sempre chove forte por esses dias….Ai a coisa complica em interlagos…
Só uma pergunta !!!
Será que esses carros vão usar a chincane do café??? Ou estes são seguros!!!
Como afirmou o presidente da FIA quando veio passear por aqui!! Os nossos carros não são, pra ele!! Ou essas tão faladas reformas já estarão prontas???
Sei não mas acho que mais uma novela envolvendo esses corrosivos do automobilsmo nacional está pra começar….

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Marcão
12 anos atrás

Esses carros tão entre a F1 e os melhor turismos do Mundo no quesito downforce, fora a mecânica e segurança primorosas. Acho que não há problema em usar a curva do café, ao invés de sua variação patética.

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
12 anos atrás

Segundo o camarada Luiz Alberto Pandini, trata-se de uma nova reedição (ou reencarnação) do velho e excelente campeonato Mundial de Sports Protótipos.

http://pandinigp.blogspot.com/2011/11/otimas-noticias-uma-dica-de-video-e-uma.html#links

Maurício Freitas
Maurício Freitas
12 anos atrás

Eu sou um desses que acha esses carros são muito mais bonitos que os Fórmula 1. Tanto que minha coleção de miniaturas é composta, basicamente, pelos carros do Mundial de Marcas.
São belíssimos e para quem não sabe, um WM Peugeot chegou a atingir 405 km/h na reta Mulsanne, de Le Mans, em 1988.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
12 anos atrás

Ontem mesmo comentava com um colega que foi piloto na década de 70, que esses carros deveriam ter suas corridas transmitidas. E acho que, mais uma vez, o Emérson é que vai levantar o interesse pelo automobilismo no país, com estas supermáquinas. Quem nunca sonhou em assistir uma 24 horas de Le Mans, que fique de castigo acompanhando a Stock.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Ao público que gosta e entende de corrida são 6 horas de sol na cuca e ingressos caríssimos (será?)…ao público convidado e puxa saco e que não entende merd nenhuma de corrida sombra, água fresca e……….empadinha !

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Os organizadores já tem que ver quem irá comercializar os direitos de transmissão. Se ficar sem divulgação, sucumbe..E hoje, felizmente, a categoria não precisa se curvar a “venus platinada”…..No Speed / Fox Sports a categoria seria bem representada, como também a Band também consegue fazer uma divulgação aceitável….Emerson já tem que prever quem irá ter os direitos aqui

Carlos Rossi
Carlos Rossi
12 anos atrás

Se nenhum piloto brasileiro tiver chance de disputar a prova por 1 equipe de ponta ou seja , com alguma chance de vitoria,esqueça sera um fracasso de publico.Infelizmente.O povão
so gosta de futebol e a molecada de MMA.

nandofigueiredo
nandofigueiredo
Reply to  Carlos Rossi
12 anos atrás

Desculpa Carlos,

Mais quem gosta de corrida, não tem como não se render a provas de endurance.
Pois nelas não adianta torcer por pilotos, mais por carros ou marcas, uma vez que as provas tem, por regulamento e duração, obrigatoriedade de troca de pilotos.

E concordo com o Flavio, não se pode perder a oportunidade de ver de perto os prototipos Audi, Peugeot. E torcer pra que a prova se firme, pra em 2014 vermos por aqui a volta da Porsche a LMP1, e quem sabe talvez as Flechas de Prata da Mercedes.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“É preciso aprender com os erros do passado”

Pode esquecer Gomes, por favor peça coisa mais fácil:

Volta de Jesus Cristo!
Palestinos e judeus abraçando na faixa de gaza!
Rubinho campeão na Formula 1!
Curintia campeão da libertadores.
Galvão parando de narrar F1.

Aprender com os erros não é o forte do brasileiro, vai continuar do jeito que esta, é daqui pra pior, infelizmente.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

minha opinião:

“Volta de Jesus Cristo”

-pode demorar ou não…

“Palestinos e Judeus abraçando na faixa de gaza”

-se os 2 lados colaborarem tem tudo pra dar certo…

“Rubinho campeão na Formula 1”

-“vice-campeão” conta?

“Curintia campeão da libertadores”

-no PS2 é possível, no PS3 não adianta tentar que não dá…

“Galvão parando de narrar F1”

-e ele já não fez isso algumas vezes?

CARLOS MOLYKOTE
CARLOS MOLYKOTE
12 anos atrás

Assistir uma corrida aonde os carros mais fracos são Ferraris e Porsches, é a melhor coisa do mundo. Pena que em 2008, as arquibancadas estavam desertas, para assistir um corridaço, que foram as Mil Milhas. Não sei faltou divulgação ou os ingressos foram caros demais. Essa corrida de 6 horas, vai valer cada centavo do ingresso.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
Reply to  CARLOS MOLYKOTE
12 anos atrás

As Mil Milhas pela Le Mans Series foram em 2007 e não em 2008.