SEM CHANCE | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 2 de novembro de 2011 - 17:30F-1

SEM CHANCE

SÃO PAULO (o que é uma pena) – Sempre que falo/escrevo sobre Kubica faço a ressalva: não sou médico.

Não sou médico, pois, mas é cada vez menos provável que o polonês volte a guiar na F-1. Vejam a foto publicada no Grande Prêmio. Seu braço direito está totalmente fora de ação, e a recuperação é lenta e trabalhosa.

Já disse e digo de novo. Kubica já é um vitorioso por não ter morrido no acidente de fevereiro e será duplamente vitorioso se recuperar os movimentos do braço e da mão para levar uma vida normal.

Por vida normal entenda-se uma existência serena e pacata na qual não seja necessário pilotar um carro de F-1 para receber o salário no fim do mês — embora para caras como ele esses conceitos de normalidade não se apliquem assim muito facilmente. No mundo real dá para viver muito bem a menos de 300 km/h, e por isso Robert não deve se martirizar se não puder retornar à categoria. Dependendo do grau de recuperação, poderá disputar outros campeonatos com outros tipos de carros, se quiser. É hora de enfrentar a realidade.

A Renault, claro, sabe disso. Não conta com ele para 2012. A vaga está aberta, não é ruim (mas também não é nenhuma Brastemp) e tem, ao menos, três candidatos neste exato momento: Bruno Senna, Romain Grosjean e Rubens Barrichello. Adrian Sutil pode entrar nessa lista, porque será trocado por Hülkenberg no ano que vem. Mas é um baita azarão.

ATUALIZANDO…

O blogueiro Eduardo Lopes chamou a atenção e tem toda razão. Como é que eu fui colocar Sutil nessa lista? O cara deu no pescoço de um executivo da Genii em Xangai, lembram? Pois tirem o Sutil! Eu só vou manter o original do texto para vocês verem como sou burro!

52 comentários

  1. MSM disse:

    Infelizmente, essa brincadeira de rallye poderá (e pelo jeito) vai acabar com o futuro de Kubica na F1, um piloto que em um equipe de ponta poderia ser campeão.
    E quem poderia estar nesta mesma condição era o KImi, que teve vários acidentes na sua curta passagem pelo WRC. Correr em rallye não é moleza, o buraco é mais embaixo.

  2. Moacyr Lopes disse:

    Errar é humano, persistir no erro é goiano.

    Brincadeiras de mineiro com goiano à parte, não é demérito nenhum reconhecer um erro: é virtude.

    Um abraço.

  3. The Judge disse:

    Que o caso do Kubica sirva de exemplo para todos os pilotos da F1, pois, como sabemos, a F1 é o “top” e objetivo de quase todos os pilotos desde criança, quando iniciam.
    O sujeito rala a vida toda, consegue ingressa na F1, demonstra muito talento e quando o sucesso começa a lhe sorri, o sujeito inventa de fazer atividades paralelas e o resultado “pode” ser o que aconteceu com o Kubica.
    Realmente, o Kubica já deu muita sorte de não ter morrido ou até mesmo de perder o braço.
    Espero que ele tenha aprendido a lição e espero também que ele volte a pilotar na F1.

  4. Leonardo disse:

    Aposto o Lada do Gomes que o Kubica não volta para F1 , nem em 2012 , 2013 , 2014 … uma pena , mas vamos encarar os fatos : o Schumacher caiu de moto e teve uma fratura na coluna , ficou 2 anos fora , voltou à F1 e o rendimento não é mais o mesmo … o Kubica teve praticamente o braço amputado , rompeu vários ligamentos do pulso ao cotovelo …. se o cara voltar a guiar um F1 de forma competitiva é melhor entrar logo para o celibato e se candidatar a Papa pq vai ser um milagre.

    • Leonardo disse:

      Ahhh sem falar que teve que recuperar músculos e o braço deve estar mega-atrofiado. Quem já quebrou e teve que engessar algum membro por 30 dias sabe que qdo tira o gesso o membro (braços ou pernas , atenção !) fica fino e sem força … imagina o braço do Kubica como está !
      Seria legal se algum médico (não vale o do Kubica , óbvio) pudesse opinar aqui no Blog.

  5. A Fórmula 1 vive a base da especulação e o narigudo com certeza está doido para voltar a correr. Acho que o maior indicativo que ele não volta no ano que vem não é tamanho da atadura no braço e sim o fato de ninguém ter falado até agora que ele vai voltar. Creio piamente que se ele tivesse 50% de chances de voltar ano que vem o empresário dele já estaria bradando aos 7 ventos que ele estará pronto.

    Quanto ao Sutil, tudo bem que ele não é um primor de piloto, mas com todo esse “diz-que-me-diz” do Rosberg indo para a Ferrari ano que vem, será que não sobra uma vaga na Mercedez para o alemão galo de briga? Ou a equipe da estrela de três pontas abriria a mão de ter uma equipe “inteiramente alemã”?

  6. MTP disse:

    Se o Kubica ainda está assim, talvez não tenha condições de correr no começo da temporada. Mas, será que a Geniii pode estar querendo forçar a barra para dispensar o polonês e garantir alguém com grana. A Renault já nao investe na equipe e ainda é nebuloso o grau de envolvimento da Lotus Cars na equipe…
    Para essa vaga (ou vagas, porque o Petrov não está garantido e as vezes atrasa o pagamento…) temos, principalmente, os citados pilotos… mas, se rolar o boato do Rosberg na Ferrari? Se não for por meio de uma troca com a Mercedes, Massa ficará sem equipe e pode abocanhar tal vaga (vai saber se a Globo nao investe para ele continuar em uma equipe “grande” (?))…

  7. João disse:

    Com certeza um dos pilotos será Romain Grosjean.

  8. Lucius disse:

    Talvez você não tenha errado quanto ao Sutil. Rumores de que a Genii vai passar a equipe pra frente…

  9. Antonio disse:

    Essa vaga está para Rubinho ou Senna.

  10. Aqui na Stock aceitam ele até sem o braço…

  11. Dr. Edison Milford Goodson III disse:

    As circunstâncias em que a briga entre SUTIL e LUX aconteceu só pode indicar que o executivo DEU EM CIMA do piloto. Por que outra razão 2 homens brigariam dentro de uma boate, salvo se um deles estivesse de olho na mulher do outro? : /

  12. Justme disse:

    naaaaaao, esse ai é o Rogerio Ceni!!

  13. Lubacris disse:

    Espero que ele consiga se recuperar e voltar a andar forte! Seria uma pena perder esse enorme talento!

    Mas a recuperação deve ser demorada, só de não ter perdido a mão já está muito no lucro!

    Eu colocaria pra correr Bruno Senna e Nico Hulk! Puta dupla!

  14. juliana disse:

    esta foto foi de um mês atras e foi tirada pelo site polonês http://www.fakt.pl/tag/Robert-Kubica vocês deveria procura se informa mais vocês não notaram que a blusa e a mesma? ate o movimento

  15. Williams Gonçalves de Farias disse:

    Acho que ele tmb nao volta em 2012, mas nao por conta dessa foto. Essa foto mostra o piloto com o braco imobilizado. Mas quem sabe o motivo da imobilizacao? So a titulo de exemplo, poderia ser uma compressa de gelo. Ou um tratamento a base de eletrochoque que precisa do braco imobilizado. Ou seja, acho errado analisar a volta dele ou nao por essa foto em especifico. Se fossem algumas fotos do braco, em detalhes… tudo bem, mas essa… nao da pra tirar conclusao nenhuma.

  16. Ricardo Bigliazzi disse:

    Situação muito dificil… corridas são perigosas.

    Que ele viva a vida da melhor maneira possivel… dentro ou fora de um carro de F-1.

    Imperador

  17. Leonardo disse:

    Eu não tiraria o Sutil dessa lista … deu uma briguinha e tal , mas se ele trouxer uma boa mala cheia de Euros rapidinho aparece ele e o diretor da Genii aos abraços na TV.

  18. Joao Costa disse:

    Ola Flavio, queria saber para onde devo encanminhar material para o blog. Email, twitter, ou link nos comentarios? Abs

  19. Ernesto Longhi disse:

    Não sou médico também. Estou me formando em Fisioterapia e aos meus olhos o volume excessivo nessa atadura se dá por uso de fixadores externos, algo tipo isso desse link http://www.orthosupersite.com/images/content/obj/1104/tip1.jpg . Não que usar fixadores seja fator determinante para incapacidade extrema. Apenas quer dizer que as lesões foram graves e que a reconstrução precisa ser aos poucos, por partes, para evitar infecções inclusive (mas não nessa fase).

  20. ags disse:

    FG……………………..Boa noite…………..É…. se for verdade que Kimi volta pra F1…elê não vai fazer magica….a carroça da Willians é pé de bodi pra andar…. e eu falei no seu blog umas 3 semanas atrás que Barrica ia fazer teste na Renault,Lotus..e.quem viver verá…………………..acho que ele fica com a vaga…que seria do Polaco….mas..ainda pode mudar.,..outra bombinha que eu acho que vai estourar..e a inadiplencia do Felipe Marcha lenta…a Sf ta sem gaz pra ele….vai ter troca de assento………e quebra mutua de contrato…. triste fim pro BiboLê da Globo..rssss..

  21. disse:

    Regazzoni mandou ver no Dakar, Zanardi é um exemplo de determinação. O Émerson, que arrebentou vértebra, depois caiu de ultraleve e acelera. Piquet que tem os pés destroçados, e muitos outros que se divertem. Do Kubica estar vivo, pela dinâmica do acidente é lucro, e ele sabe disso. Perder massa muscular é phoda, fórmula 1 só se for para marketing de exibições, pois nas pistas jamais. Sei lá, mas vejo que o fato de estar afastado da mídia, faz parte de encarar que a vida continua, e especulações que se phodam.
    O cara que deu aquela panca no Canadá, depois levou essa, acham mesmo que tem cabeça para pilotar? Que vá brincar no rally, se divertir. Está vivo e andando.

    • galileu disse:

      du, nem para o rally ele volta, deve voltar em uma categoria de turismo onde o esforço fisico não seja muito grande.
      o nanini teve uma das mãos amputada em um acidente de helicoptero e andou de turismo por um bom tempo, a nascar por exemplo seria uma boa opção para ele.
      no rally vira-se muito o volante, aciona-se freio de mão e troca-se muito de marcha
      tudo muito rápido, talvez o esforço seja maior que o f 1.

  22. Ronald Wolff disse:

    Acho que quem vai sobrar para o ano que vem é o Petrov. Muito mal neste ano! Não superou em Heidfeld, nem o novato Senna! Se bobear, vai dar Barrichello e Senna na Genii!

  23. Rogério Magalhães disse:

    Pô, pelo que se lê e noticia, tá ficando cada vez mais difícil mesmo um retorno. Mas nunca se sabe o dia de amanhã, vai que depois de algum tempo, mais longo, ele possa voltar. Um cara como o Kubica faz falta à F-1 e também à Genii-Renault, porque poderiam estar um pouquinho melhores na temporada não fosse essa ausência… torço para que tudo corra bem e ainda volte a correr.

  24. Carlos Santista disse:

    Meu primeiro post no site/blog novo !

  25. Mauricio disse:

    Mancada legal a sua do Sutil…
    Mancada maior vai ser a ida de Raikonen para aWilians. Acho que estão trocando o ruim pelo péssimo.
    Só espero que novamente o Barrica se supere e faça um bom espetáculo na Lotus, pois é assim que a equipe vai se chamar ano que vem.
    O que acha?

  26. Bruno disse:

    A foto é nova mas a imagem não. Ele estava estava com esse negócio aí no braço antes.

  27. Rafael Chinini disse:

    caramba…esse sim da pena! era sério candidato e fazer história como piloto também! uma pena mesmo!

  28. Ingryd Lamas disse:

    Quase “dói” ver essas fotos.
    Ou raciocínios mais “realistas” que o meu.
    Sobre Kubica, venho me proibindo de ser realista e me obrigando a ser extremamente otimista. Mais otimista do que o médico que diz que ele voltará, talvez. Ele se recupera, disso eu sei. E volta a correr, também tenho certeza.
    Pode não ser de F1, pode não ser em 2012. Mas volta a correr.

    • Pedro Araújo disse:

      Sabe, Ingryd, eu fico é feliz com essa foto… Olha lá o cara na boa, (quase) tudo em “riba”…

      Esse ano dois caras top se foram… Fora uma turma boa das categorias de acesso.

      Por isso concordo com o Gomes: o que vier daqui pra frente é um super lucro…

      A propósito, gostei do texto do Massa X Miltão, no seu blog!

  29. André Sá disse:

    FLÁVIO, eu sempre cantei essa pedra. que Kubica não voltava mais. Agora já é praticamente certo, eu acho que a Renault vai de Rubinho para 2012 , já que a Williams deve anunciar o Raikkonem para 2012 em breve. Como voce mesmo disse, escapar ja foi uma grande vitoria para Kubica.

  30. Marcos disse:

    P mim esse ai é o Rogerio Ceni…

  31. André Luís disse:

    É uma pena, pois queria muito vê-lo “brigando” com Hamilton, Vettel, Alonso, Button, Nico e até o Schumi. Ia ser muito legal de ver.
    Ele é um excepcional piloto!!! Realmente é uma pena para nós amantes da F1. Mas, não devemos ser egoístas, o mais importante é que ele está aí vivo.

  32. Marcelo disse:

    Coulthard, Massa e Kubica tem que levantar as mãos para o céu, os 3 eram para estar na cidade dos “pés juntos”.

    Em 2000 Coulthard quase morreu de acidente de avião, piloto e co-piloto morreram, Coultahrd, sua namorada e o cachorro se salvaram.

    Massa levou aquela molada do Rubinho, e no mínimo era para ter ficado com alguma sequela grave, basta ver os casos de acidentes com motos.

    Kubica por muito pouco quase foi partido ao meio pelo guard-rail…

    Daqui a uns 30 anos, todos eles vão ter uma noção melhor de tudo isso, mesmo não sendo campeões na F1! É melhor estar vivo sem títulos, que virar um campeão morto. Estar vivo é muito bom, fazer o que gosta é muito melhor, ainda mais com dinheiro sobrando, o que não falta é categoria legal para correr.

    Para e pense o que vc um cara “DURO”, faria se ganhasse uns 2 milhões(reais) na loteria, estaria no “paraíso”! Essa quantia de dinheiro para esses 3 pilotos acima é uma quantia até pequena, pelo que já ganharam. Kibica e Massa vão saber se divertir em outras coisas, Coulthard já faz isso, sem mostrar nenhum trauma.

    Me lembrei do Webber agora, perguntaram pra ele se ele estava muito INCOMODADO de ver Vettel Bicampeão, ele respondeu:

    “Ahhhhhhh tá, vou me inforcar por isso”, muito comédia!!!

    Acredito que se a pessoa não morreu é pq ainda tem muito o que realizar, seria ótimo se todos tivessem essa baita sorte que os 3 deram, eles conseguiram “driblar” a morte…nessa hora se pudesse, qualquer ricaço entregaria todos os milhões que tem…

    • ms disse:

      não subestimem os verdadeiros milagres que a medicina hoje em dia, com todo seu aparato tecnológico&cia é “capaz de operar”……exemplos disso……não faltam….

    • Tales Ramalho disse:

      Certeza que o Massa não teve sequelas?

      • ms disse:

        o massa……nestes ultimos anos……..sempre teve equipamento de primeira em suas mãos…..uma .ferrari……sonho de muito piloto bom que passou pela f1 sem nunca ter sentado no “solo sagrado” dessa maquina…….o cockipt dessa verdadeira lenda da formula um…..pois bem…..o massa……já estando na ferrari…..foi superado…….sucessivamente…….por Kimi Raikkonem……Lewis Hamilton…….e Fernando Alonso……..sendo que esta sucessão de derrotas ocorreram…..antes e depois do acidente……ou seja…..se for para falar de sequelas neste contexto……..só pode se deduzir…..que o massa “já nasceu sequelado”…..

  33. Victor disse:

    Questionável a atitude de todos os meus de comunicação em publicar esta foto. Ganhar manchete a custa da debilitação dos outros é dose.

    Não que eu esteja surpreso, claro.

  34. Felipe S. disse:

    Puxa. Olhando as fotos, fica difícil mesmo imaginar que ele vai retornar para F1 tão cedo (se retornar). É uma pena pois, além de ser muito talentoso, o Kubica parece ser um piloto muito querido por seus companheiros. Posso estar errado mas acho que mesmo com o dinheiro do Petrov, essa vaga da Renault também será “leiloada”. Não acredito que o Barrichello consiga entrar na equipe por esse motivo.

  35. Eduardo disse:

    Flávio, acho que o Sutil já esta fora da briga.
    não foi ele que brigou com um dos acionistas da Genni?

    mto bom o novo site.
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>