A LIÇÃO DO JAPÃO

SÃO PAULO (hora de parar tudo) – O futebol brasileiro hoje levou uma sova no Japão. E o único que percebeu isso, pelo que pude ler e ouvir por aí, foi o topetudo Neymar. “Hoje a gente aprendeu a jogar futebol”, ele disse. Não sei se exatamente com essas palavras. Mas falou em “aula”, em “lição”. Sacou, acredito, que nada mais será como antes. Ao menos para ele.

Foi precisamente isso, uma aula, uma lição. Mas não apenas porque o Barça enfiou quatro e poderia ter feito mais. Só quem não vê o Barça jogar (e passa toda semana nos canais ESPN) pode ter ficado surpreso com o jogo preciso, bonito, às vezes até chato de tão perfeitinho que é. Não foi a goleada, a lição. Foi muito mais.

Foi a vitória sobre a soberba brasileira. Brasileira do Brasil que se acha melhor que os outros e que não reconhece a superioridade estrangeira. Estou falando de esporte, só, e por enquanto. A vitória sobre a soberba dessa gente que ganha muito mais do que merece, que vende um peixe que não tem, que se autopromove o tempo todo e que conta com a colaboração dos veículos de comunicação de massa para iludir o público, aliados e sócios que são.

O que se viu hoje foi um choque de realidade. Não que todos os times europeus sejam melhores que os brasileiros. Claro que não é disso que estou falando. Mas uma demonstração de como é, de verdade, ter filosofia, princípios, linha de pensamento, conduta, projeto. Jogar o jogo, jogar bonito. “Joga bonito”, aliás, me parece ser algo que a Nike escreve nas camisas da seleção brasileira. Que não joga bonito faz 30 anos. Puro marketing. É isso o que está acontecendo com o esporte no Brasil: está virando puro marketing, produto para vender cota de TV.

O presidente do Santos faz aquela pirotecnia toda para não vender o Neymar e o resto do time é uma merda. Marketing. O tal de Ganso parece um dândi aborrecido, mas é tratado como uma espécie de Zico dos novos tempos. Marketing. O Corinthians contrata um gordo descompromissado como Adriano, o cara nem joga, mas vende camisa. Marketing. O São Paulo traz de volta o centroavante bichado, coloca 40 mil pessoas no Morumbi e ele só joga seis meses depois. Marketing. O Flamengo paga (ou não paga, sei lá) os tubos para ter o dentuço, o dentuço não joga nada, mas se comporta como se fosse algum tipo de deus sobrenatural. Marketing.

Neymar, coitado, ótimo jogador, virou marketing puro. Tem fila de empresas querendo patrociná-lo, para alegria das agências de publicidade. Virou, em definitivo, uma celebridade nacional, um sex-symbol, aparece em “Caras”, no “Fantástico”, nas “Altas Horas”, nos programas da Angélica e da Ana Maria Braga, no CQC, na Gabi, sei lá onde mais. Normalmente, não tem quase nada de relevante a dizer. Retorno, é tudo que querem. Retorno.

Enquanto isso, se for possível, que o futebol não atrapalhe muito. Só que uma hora atrapalha. Como hoje, quando foi preciso jogar futebol, e foi uma humilhação danada, um time do tamanho e da história do Santos olhando o Barça jogar e brincar de roda, deu até dó. O primeiro tempo, então, beirou o ridículo. Massacre da serra elétrica. Aí acaba o jogo e vem o Muricy, cara de quem eu gosto, admiro mesmo, falar a seguinte merda: “O sistema que eles usaram, no Brasil, seria considerado um absurdo. Eles jogaram em um 3-7-0, porque perderam (os atacantes) Sánchez e Villa e entraram com mais um meio-campista (Thiago Alcântara). Se você faz isso no Brasil, é caso de polícia, mandam prender”.

Quem manda prender? A torcida? A imprensa? O dirigente? Cadê a coragem, os colhões? (É “colhões” ou “culhões”?) Cadê a personalidade, a confiança no taco? Qual técnico no Brasil é capaz de fazer um time jogar como o Barça? Dá um trabalho danado. Tem de treinar, treinar, treinar. Olhar para a molecada da base, dar chances a garotos, estimular a criatividade, a graça, a molecagem. E treinar, treinar, treinar.

E não ter medo.

O futebol brasileiro, salvo a raríssima exceção de uns caras lá no Canindé (digam o que quiserem, caguei para todos vocês que vão falar as merdas de sempre sobre a Série B etc; vi a Portuguesa jogar neste ano e vocês não viram, e se for assim o resto da vida, jogando para a frente, com alegria e sem se importar com vitórias ou derrotas, para mim está bom), é feito de gente medrosa, em toda sua hierarquia. Só tem cagão de merda, como diria o sábio Dunga.

Eu, pessoalmente, nem acho o tipo de espetáculo produzido pelos impecáveis catalães o mais agradável de todos. É belo, não se nega, mas por vezes entendiante e pouco emocionante. Quase sempre sabe-se o resultado, não há sobressaltos. Mas aí é questão de gosto. Não se nega, também, que é um time que joga bola, e que joga para fazer gols, e que seus jogadores se divertem. E não fazem faltas, não desprezam ninguém, fazem aquilo que aprenderam a fazer desde moleques, lá no terrão deles que deve ter uma grama legal e, especialmente, professores decentes. Professor, ao contrário do que acham os brasileiros, não é o picareta que sai cagando regra para seus jogadores e para a imprensa, 4-3-2-1, coloquei fulano para ocupar aquele setor, para dar mais qualidade ao meio-campo, para contra-atacar com mais velocidade pelos lados. Professor é quem pega um menino de 8, 9, 10 anos, e ensina. Ensina a brincar com a bola, a respeitar o adversário, a dar um passe, a buscar o gol, a se divertir. Ensina a ser gente, enfim.

O futebol brasileiro é dirigido e frequentado por pessoas da pior espécie, a começar do topo da pirâmide, o presidente da CBF. Não são, em sua maioria, pessoas respeitáveis — de novo, em toda a hierarquia. Os poucos que são sucumbem. É um ambiente retrógrado, reacionário, conservador, promíscuo.

O Barça é tudo isso ao contrário. Essa é a grande lição deste domingo e que deveria ser aprendida por aqui. Mesmo num mundo cada vez mais idiota, e aí não estou falando mais só de esporte, é preciso alguma pureza de propósitos e gente de bem disposta a defendê-los. Quando se tem, dá até para ganhar jogos e campeonatos, afrontar o sistema, dar um tapa na mediocridade. E o futebol, este vilipendiado, talvez seja a única coisa capaz de fazer as pessoas perceberem isso, de vez em quando.

Subscribe
Notify of
guest

313 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jomo
jomo
12 anos atrás

Em suma, no Brasil só tem cagão de merda.

so um espanhol
so um espanhol
12 anos atrás

Uma opinao desde espanha..

Aqui ninguen deu bola pra esse trofeo. E um trofeo de temes pequenos, so pra vender cota na tv japonesa (e este ano tb no brasil).

na espanha ninguen fico sorpreso pelo jogo do barça e por os 4 goles..e mais, cuasi ninguen veu o jogo!

em brazil voçes ainda tem que amprender que falando de temes, ainda fican muito longe de europa. Longe em todo…

um beijao pra o Brazil

Lutero Barbará - Master em atividade motriz e educação pela Universidade de Barcelona
Lutero Barbará - Master em atividade motriz e educação pela Universidade de Barcelona
12 anos atrás

Flávio,
Morei dois anos em Barcelona e vi este time do Barça ao vivo e a cores, quando voltei para o Brasil constatei que não tínhamos nenhum time de futebol por aqui, apenas uma junção de jogadores e técnicos medrosos.Como estava estudando lá, fazendo um Master, me interessei por “La masia” pois no ano de 2010 3 jogadores ( Messi, Xavi, Iniesta) concorriam ao prêmio de melhor jogador do mundo- fato inédito q ninguém percebeu a relevância!- Mas vocês mesmo da ESPN passaram uma reportagem revelando algumas diretrizes da melhor divisão de base do mundo; Não entram empresários em “La Masia”; Nenhum jogador pode dar entrevista para qualquer meio de comunicação antes dos 18 anos com exceção da TVbarça( Pois eles poderiam pensar que já chegaram, mas na verdade nem começaram a caminhar…) ; o cuidado com a formação do caráter é quase obsessiva; os times de base jogam no mesmo esquema tático da equipe de Pep Guardiola; O Barça B é utilizado para lapidar os jovens e nesta equipe B se utilizam jogadores veteranos para formar uma coluna vertebral com a finalidade de dar suporte aos mais jovens. Tudo bem planejadinho, redondo, pedra sobre pedra…Quando voltei ao Brasil percebi que nosso futebol engatinha em planejamento de formação de base, os “craques” que se destacam são uma ilusão que a imprensa alimenta, os técnicos campeões nas categorias formativas são impostores ambulantes, apadrinhados que utilizam um título de infantil para subir na “carreira” de treiandor,são vampiros que sugam o potencial de jogadores criativos bitolando estes com esquemas táticos rígidos- a velha e conhecida especialização precoce que todo mundo abomina na teoria e coloca em prática para ganhar campeonatos

Jorge
Jorge
12 anos atrás

Gostária que este texto pudesse ser lido em rede Nacional em horario nobre para este Pais
ter uma idéia do que está acontecendo com o nosso futebol.
Parabém um texto corajoso e maravilhoso um forte abraço.

jeferson
12 anos atrás

adorei seu texto ,verdade ,coragem ,e com um toque de indignaçao com a merda do nosso futebol tb tenho um comentario a fazer principalmente aos corintianos que se acham mais torcedores do qualquer outro torcedor ,,,,,
dizem que futebol é uma paixao brasileira ,,,,cuidado a paixao sempre domina o coraçao e seu coraçao pode estar sendo dominado por um crapula chamado Ricardo Teixeira pense nisso

Marcos
Marcos
12 anos atrás

Texto maravilhoso.
Vejam que jogadores como Rogério Ceni se destacam muuuito no futebol brasileiro porque tem uma grande qualidade: treino, muito treino.

Obs.: A CBF não é “conservadora”, a única coisa que querem conservar são seus cargos e poderes. Nunca pensariam em “valores morais tradicionais” ou “família tradicional”, muito menos “valorização da cultura judaico-cristã ocidental.”

João Ferreria
João Ferreria
12 anos atrás

Hoje, só tem um time brasileiro que vence o Barcelona, a Barcelusa…

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Corajoso. Parabens. Falar a verdade neste pais é para poucos num pais desonesto. Os jornalistas do meio nao falam a verdade pois vivem disso e nao querem se expor. Nao se pode falar do insucesso do Santos sem falar no insucesso do Brasil. Nao se pode falar sem ser politicamente incorreto. Será que nossos atletas tem formacao e educacao para entender o que vem a ser um cidadao atleta? Será que nossos tecnicos passarao um dia a ser realmente professores? Nao se pode esperar isso de gente padrao Luxemburgo. Será preciso mudar a mentalidade desde a base. Isso tem que vir de cima. Entao tem que mudar tambem o comando da CBF, o comando dos times. Mudando o foco, ver um garoto torcer xingando o juiz e agredindo o “inimigo” mostra bem que está tudo errado. Os clubes se endividam e o presidente Lula cria uma loteria pra ajuda-los. Eita miopia…assim nao vamos mudar…

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Top, ai conhece, e fala com propiedade. Muito bom mesmo, muitas pessoas tem que ler essa materia, pois não podemos mais tapar o sol com a peneira. A televisão está influenciando de mais, não só o esporte como tbm a vida do povo brasileiro, nos deixando “burros, muito burros de mais”. Parabéns!

peter von wartburg
12 anos atrás

é don gomes, seu nível de revolta anda altíssimo. o que é bom pra todos nós. quanto mais raiva, melhor você escreve. passarei a te irritar incessantemente até o fim dos meus dias. e espero ler no último uma obra prima. obrigado pelas palavras.

Wolfpack
Wolfpack
12 anos atrás

O futebol brasileiro acabou em 2007 quando o São Paulo ganhou o campeonato com 15 pontos de vantagem para o segundo colocado o Santos.
Nossos times não conseguem se classificar para Champions League. Nossos jogadores são de doer, não têm domínio de bola, erram passes de dois metros. Correm, correm, correm atrás da bola, mas não sabem jogar futebol. Graças as escolinhas, aos país e clubes e aos técnicos. Muricy, Tite, Cuca, Mano, estes caras ganham tufas de dinheiro fácil para produzir isso ai e enganar a todo mundo. O Muricy é um mal humorado derrotado, nunca ganhou nada de expressão. Um coitado que não teve cérebro para aprender com o Mestre Tele.

Rodrigo Milão
Rodrigo Milão
12 anos atrás

Parabéns, em muitos e muitos anos é a primeira matéria que leio na internet imparcial e precisa, além de tudo que disse, estamos fartos também de jornalistas torcedores falando besteiras pra puxar sardinha para seus clubes e esquecendo de falar do futebol em si..

Jorge Leo
Jorge Leo
12 anos atrás

Vixi falou tudo e mais um pouco, palmas pra vc! E do jeito que a coisa vai, vamos nos preparar para mais um chororô em 2014!

Orlando
Orlando
12 anos atrás

Flavio, seu post é muito certeiro quando diz que a soberba nos impede de ver o óbvio. O óbvio hoje é que o Brasil não joga o melhor futebol do mundo. Não falo apenas dos clubes, falo também de seleção. Exemplo foi o fiasco na última copa américa, apenas para citar o exemplo mais recente. Hoje, jogamos termos ao vento (gestão, profissionalismo, organização, marketing etc) como se eles fossem a solução, quando a verdade é uma só: esses termos só funcionam quando o produto é bom. Parabéns ao Barcelona que nos mostrou que além de gestão, profissionalismo, marketing etc, também é um baita time de futebol com talentos burilados na base (Xavi, Iniesta, Messi, Fabregas).

Valdir de Oliveira Silva FIlho
12 anos atrás

Concordo com o Flávio, na realidade, entendo que necessitamos reformular nossa escola futebolística. A maneira que vemos futebol é infantil e amadora. Eu também entendo que o Marketing não é mau em si, mas a estrutura montada é doentia. Todos os nossos bons jogadores, talentosos vislumbram uma carreira no exterior. Perdeu-se o amor pelos clubes brasileiros. O que vale é o glamour. O Santos Futebol Clube parou uma guerra, gerava um marketing impressionante, quando este termo não era nem popular. O que acontece é que tudo que é feito com amor, dedicação, afinco, paixão e SEM INTERESSE FINANCEIRO SOMENTE (somente, porque ganhar por aquilo que você ama fazer é plenamente digno) tem resultado, parece piegas mas é fato. O brasileiro é um povo ótimo, porém tem defeitos visserais em sua maneira de se comportar. Somos depreciadores do que temos de bom, não amamos a pátria e valorizamos somente o “nosso” futebol. Que está hoje saturado. Precisa ser reformulado. Sigamos o exemplo do Basquete e do nosso Voley que reconstruíram suas bases. É tempo de mudança! Tempo de atitude! Ou se não, 4 x 0 pra Espanha na Copa de 2014 e viva o Voley brasileiro. Giba neles!!!

Leo
Leo
12 anos atrás

O Barça não faz falta foi uma piada de mal gosto sua. Faz parte da tática deles, perder a bola e fazer a falta na sequência para recuperá-la rapidamente. Até o Guardiola admite.

Agora, não existe time invencível. O Santos deixou as bolas no brasil. Essas mesmo, “BALLS”, como diria Tony Montana.

O respeito acaba quando o jogo começa. Jogar com o bloquinho de autógrafo embaixo da camisa é desrespeito com quem realmente se importa com o que eles fazem no campo, e que pagam o salário (inclusive o teu).

ignacio
ignacio
12 anos atrás

Bom 8 brasileiros 3 Libertadores e um incontável número de consquistas depois nossa casa teria que cair um dia, se o Santos que é o melhor do Brasil perdeu de 4 imagina os outros…
Não esqueçam que ganhamos FÁCIL de C..ans, Vasco, Fluminense, etc,etc.
Srs. futebol é isso um dia se ganha outro perde faz parte nosso mundo não vai acabar porque perdemos somos grandes demais para isso. Realmente levamos uma baile, mas para chegar ao baile era necessário um Convite chamado LIBERTADORES, aquela que uns e outros nem chegaram a fase de grupos. Podem esbravejar isto não nos atinge.
Respeito a todos que escreveram, mas esta é a minha visão das coisas. Parece que os que torcem contram sentiram mais a derrota que os verdadeiros Santistas.

Gustavo R.
Gustavo R.
12 anos atrás

Parabéns, Flávio Gomes, por suas sábias palavras. E pesames ao futebol brasileiro, de Ricardo Teixeira & cia. i-li-mi-ta-díssima.

Celso Abrantes Diniz
Celso Abrantes Diniz
12 anos atrás

Só tenho que aplaudir. Eu como o Flávio, vi a Lusa jogar. E esse menosprezo quanto a série B é o mesmo que os brasileros tiveram antes da partida com o Barcelona. A ponto da Rede Globo deixar o Cléber e o Casagrande horas falando, pois não tinham uma alternativa para a derrota do Santos. estava tudo programado para a festa.

Juvenal Jorge
Juvenal Jorge
12 anos atrás

Um dia essa chatice chamada futebol será apenas um esporte. Nesse dia, os brasileiros poderão começar a se preocupar com coisas sérias, como parar de fazer dívidas, por exemplo. Ou aprender a votar nulo em TODAS as eleições.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Algumas considerações de um São Paulino:
1- Domingo todos conheceram o Murici que dirigiu o São Paulo por três anos, retranqueiro e incapaz de mudar o panorama de um jogo, fraco mas engana bem quando o time encaixa e vem com aquele papo de “aqui é trabalho” quando as cosas não vão bem ele não tem a menor ideia do que fazer.
2 – Sem trocadilho, peixe morre pela boca… LAOR e Pele como diz o Tite “falaram muuuito” sem necessidade e agora sumiram, não que eles tenham alguma coisa para falar mas que ficassem quietos antes tambem.
3- Parece que o Barcelona nunca jogou como no domingo, realmente nunca teve um adversario tão amarelo (me lembrou o Brasil contra a França em 2006… só faltou pedir autografo), o Barça joga assim sempre, contra quem for, mas alguns times tentam jogar, como o Milan nas duas partidas da UCL deste ano. O que faltou foi raça mesmo, o Santos afinou e agora todo mundo fala como se não tivesse jeito; talves não tivesse mas o minimo que se espera é perder de pé.
4 – Neymar. Dar uma de humilde agora é de lascar… falou sobre uma aula de futebol por que não tinha o que dizer…era melhor ficar quieto. Acho que foi bom para ele o cacete que o Santos levou. Se eu fosse ele chegava em casa raspava a cabeça e pedia uma chuteira pretinha para a nike, BAIXA BOLA MOLEKE olha o exemplo do Messi, o cara é boleiro não popstar.
5 – A imprensa falou merda demais estes dias (e não foi só a Globo, foi TODA a imprensa…) sobre o Santos e principalmente sobre o duelo Neymar x Messi. O Neymar é uma evoluçao do Denilson, que pode chegar a ser um R10 se pensar na carreira ou virar um Robinho que a alguns anos atras ia para a europa para ser o melhor do mundo, mas do que isso não… Messi é craque, não um grande jogador como dizem alguns, é CRAQUE, e quando a Argentina montar um time a sua altura será maior que Maradona, não comparem mais os dois, nem Kaká nem CR7 podem chegar ao Messi ,quem dira o Neymar que esta MUUUUUUUUUUUUUUITO destes dois.
Ah… ia esquecendo…Tri mundial no Brasil só tem um!

Henrique
Henrique
12 anos atrás

O mesmo Barça que enfiou 5 a 0 no Real Madrid a um ano atrás, e que nem por isso deixou de ser para a enorme maioria, o segundo melhor time do mundo. É óbvio que o Barcelona era mais time que o Santos, e isso foi reconhecido, repetido a extrema redundância pelos jogadores e técnico do Santos. Não é pq a merda da Globo acha que o futebol brasileiro é o mais picudo do mundo, e que o Neymar sozinho ia ser capaz de acabar com o melhor time do mundo que isso se torna uma verdade absoluta e opinião da maioria.Mas também essa baboseira de que o futebol brasileiro levou uma lição, um choque de realidade também é uma puta viadagem. O futebol brasileiro de hj é o mesmo que ganhou do Liverpool em 2005 e do Barcelona em 2006, mesma estrutura, os mesmos cartolas fds’s, e os mesmos jogadores medianos que aqui habitam. O que mudou foi que o Santos entrou com um cagaço do caralho de um Barcelona que entrou jogando o fino da bola. Podia ter sido diferente? Claro que sim. Como falaram o tempo todo “em um jogo só, tudo pode acontecer” inclusive um show do melhor time. Agora, tirar conclusões depois do resultado feito, é muito simples, e típico da imprensa esportiva (toda ela, seja globo, espn, band,…), mas amanhã é um novo dia, e novas velhas semi-inéditas opiniões hão de surgir.

Hannibal
Hannibal
12 anos atrás

A Portuguesa apanharia também, porém, com mais classe e elegância do Barça, disso não duvido!

Tem algumas viagens suas no texto, mas tirando isso tá bom, até mais.

Flávio Cordeiro
Flávio Cordeiro
12 anos atrás

Maravilhoso texto Flávio, realmente temos que admitir que já faz tempo que não estamos jogando nada no Brasil, temos que parar para pensar e deixar de lado a nossa prepotencia.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Concordo. Só comentando a declaração do Muricy, se entrar sem atacante, ganhar o jogo e/ou jogar bonito, ninguém manda prender não. Pelas fortunas que ganham, nossos técnicos deveriam ter um pouco mais de coragem ( talvez o que falte mesmo é competência ).

Dyl Blanco
Dyl Blanco
12 anos atrás

A interpretação do resultado do jogo, e não estou falando dos 4 gols mas sim da consequência e da forma da derrota, tem que ser encarada de uma forma positiva. Ficar reclamando da transformação do esporte em produto de marketing não trata a questão de forma completa. É fato que hoje promove-se um espetáculo pobre técnicamente, jogado por atletas medianos, dirigidos por treinadores comuns que foram alçados a condição de foras de série, mas também é fato que a condição financeira para a formação de verdadeiros craques está implantada, com salários mais do que atraentes para todos os envolvidos, inclusive para jornalistas esportivos. No meu tempo, por coincidência o mesmo tempo do Muricy e do Táta, quando nos enfrentávamos nos campeonatos Dente de Leite do Eli Coimbra e Roberto Petri, os melhores jogadores não se tornavam profissionais, que preferiam se dedicar a profissões mais rentáveis ao invés de ser jogador de futebol. Em um programa comemorativo aos 80 anos do Telê Santana no Sportv, o filho dele disse que o melhor time que Telê havia visto era um time de moradores da cidadezinha deles lá em MG. Por isso encaro esse exagero nas cifras movimentadas um mal necessário, fazendo com que possamos atrair muito mais jogadores para o profissionalismo. Claro que a grande maioria continuará sendo mediana, mas certamente gente como Victor Hugo, por exemplo, um canhoto que jogava naquele São Paulo Dente de Leite que Muricy jogou, não se dedique a outra coisa que não seja jogar futebol.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

O time do Santos foi covarde. Amarelou. Faltou brio. Só não levou mais porque o Barça não quis. O futebol brasileiro já teve muitos grandes times como o Barcelona. O próprio Barcelona de 1993 era espetacular com Laudrup, Stoickov, Overmars, De Boer e Romário. O Brasil entrou numa de que beque ganha jogo. Cabeça de área é fartura na seleção. Técnico é celebridade. Enaltecem um monte de merda e aí eu imagino o que Zico, Pelé, Gerson, Romário ficam pensando sobre isso.

Alexandre Ozorio Soares
Alexandre Ozorio Soares
12 anos atrás

Lembram do time que venceu este Barcelona em Yokohama em 2006?
Era quase igual ao Santos, um time mediano, com alguns destaques.
Mas o Barcelona entrou com Soberba; e o outro entrou com determinação e “sangue nos olhos”.
Pena que em 2010 este mesmo time entrou com soberba diante do mazembe e deu no que deu.
Se não temos toda a qualidade do barcelona, precisamos ter vontade. E o Santos não demonstrou isto em campo.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
12 anos atrás

Foi um vergonha Histórica !!! Puta chocolate, 4 a 0 ficou até barato.

Lothar Matheus
Lothar Matheus
12 anos atrás

Falem o que quiserem aqueles ainda querem defender o Santos e seus micos adestrados, mas, contra fatos não há argumentos.

O Barcelona enviou 4×0 com sobras, literalmente colocou o timeco do Santos na roda e, simplesmente relegou o tal “gênio” que é idolatrado por um bando de jornalistas vendidos da hipócrita imprensa brasileira, a um mero jogador qualquer.

A questão é:
Até quando essa mídia podre e vendida vai ficar endeusando essas estrêlas meramentes comerciais, que jogam num futebol brasileiro falido e que só vive do passado?
Até quando esses técnicos metidos a entendidos vão insistir em praticar um futebol medíocre e ultrapassado como esse que se pratica no Brasil?
Até quando vão ficar vivendo de passado?

Espero que esse “cordeirinho” que é técnico (prá não falar, fantoche da CBF) da seleção brasileira tenha assistido o jogo tenha aprendido algo.

Acorda futebolzinho brasileiro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

P.S.: Sei que ainda existem jornalistas e “mídias” sérias(os) e que não são vendidos, obviamente em extinção e cada vez mais raro no Brasil; a esses, peços minhas desculpas.

Pereira
Pereira
12 anos atrás

Não entendi qual a merda que Murici falou. É uma realidade.

Alex
Alex
12 anos atrás

É…. mania de soberba mesmo, ainda mais no futebol. Apesar de tudo, fiquei surpreso com a declaração de Neymar sobre ter recebido uma aula de futebol. Pela avalanche de badalação que o tem cercado, não era esperada essa demonstração de humildade. É um bom sinal.

Marcelo de França
Marcelo de França
12 anos atrás

Eu sou pós-graduado em futebol e não consigo entrar nesse “mundo fechado do futebol”… Sabe por quê? Por que não sou ex-jogador. Acham que não sei nada, por não ser ex-atleta, por ter ido estudar Educação Física, ou como ensinar as crianças a aprenderem habilidades.

Ora, ex-atleta mal termina fundamental e médio, quanto mais se formar numa universidade, antes de pegar o filho dos outros para prescrever exercícios (muitas vezes com tecnologia da década de 50).

Os diretores de clubes pequenos não são formados em administração, não tem nenhum preparo para isso, se voltam para resultados. Então, técnico bom é técnico que grita, xinga, faz o adolescente ficar com medo e assim jogar para ganhar. Acham que o clube deve priorizar o jogador de 14 anos com corpo mais desenvolvido, quando não o “gato”, quando devia priorizar aquele menorzinho, que embora não tenha ainda “corpo”, tem qualidade a técnica que pode fazer a diferença aos vinte, quando todos terão o mesmo corpo de adulto.

No futebol brasileiro de hoje, quem dirige quer resultado em torneio pré-mirim. Comemoram um título infantil, e talvez por isso mesmo não conseguem ter um time júnior ou profissional com jogadores bem formados.

É um clube fechado, preconceituoso, retrógrado, exatamente como escrito neste artigo, e não acredito que isso mude. Vai continuar nas mãos de ex-atletas e dirigentes despreparados.

Aliás, é diferente o atleta “saber fazer bem”, e quando virar ex-atleta também “saber ensinar bem a fazer bem”.

Carlos Munz
Carlos Munz
12 anos atrás

Se tem um jogador que não é mala e foi humilde no final do jogo esse cara é o Neymar e se tivesse o Pelé no lugar também não faria nada porque o SFC não teve saida de bola. Alias Neymar é o jogador que todos sem excessão mesmo negando gostariam que tivesse jogando em seu time. Quanto ao comentário foi perfeito e resumindo o SFC perdeu por 5 motivos.
1 – O Barcelona é o melhor time tecnicamente do mundo.
2 – O Murici preparou o time 6 meses e no jogo final contra o melhor do mundo entrou com um esquema maluco e um jeito de jogar sem nunca ter treinado.
3 – A diretoria pela soberba e incompetência pois só entendem mesmo de marketing e nada de futebol (menos ruim que a anterior que não entendia de nada) achava que com essa defesa mediocre (onde os torcedores e a imprensa cansaram de falar) iria ganhar o mundial e reforçou o time em posições onde não havia necessidade e onde precisava não contratou ninguém e ficou sem opções de jogo.
4 – O time que foi para o mundial era mais fraco que o da libertadores que tinha Jonathas e Alex Sandro dois bons laterais e Danilo de segundo volante onde achou realmente a sua posição e dava qualidade na saida de jogo, Jonathas se machucou durante a competição e Danilo de lateral fêz até o gol do título da libertadores mas aqui para nós o SFC pegou só babinha durante a campanha, os melhores times foram eliminados por time menos técnicos.
5 -Vc ve antecipadamente a vaca ir para o brejo antecipada quando disseram que o Adriano iria fazer falta porque não ia deixar o Messi jogar. Ai eu pergunto e o Xavi e o Fabregas e o Dani Alves e o Thiago e o Iniesta?
Taticamente, forma de treinamento, treinamentos tecnicos-táticos nós estamos completamente ultrapassados em relação a pelo menos Espanha e Alemanha. (No Brasil na parte de treinamento se treina ainda em dois periodos sem necessidade e ainda se faz coletivo e rachão enquanto na europa só se treina taticamente e isso que faz a evolução de um time e só se treina em um periodo) é como na educação antigamente se estudava em colégio do estado 4 horas e se aprendia agora o aluno fica o dia todo na escola e saem semi-analfabeto.

Helder
Helder
12 anos atrás

Caiu a máscara, simples assim!

Agora me digam, onde estão aqueles comentaristas que vomitavam asneiras sobre o Barcelona?

Carlão
Carlão
12 anos atrás

Acho que você só cometeu um pequeno pecado no seu comentário: excesso de respeito pelo Muricy. Eu gostaria de saber o que ele aprendeu estudando com afinco o Barcelona todos esses meses? Também gostaria de entender quais estratégias ele criou para roubar a bola do time espanhol? E, principalmente, como pretendia sair jogando diante da inevitável pressão do adversário? Ele treinou o quê? Bica do goleiro Rafael? E olha que, até onde imaginávamos, o Santos desistiu do Brasileiro para se preparar para o mundial… Queria também ouvir o discurso do técnico para estimular seus jogadores e não deixá-los tão apáticos, assistindo ao jogo, sem a menor capacidade de reação. Mais um ponto: não acho que a atuação da direção do Peixe se resuma a marketing (que é uma ferramenta útil, observe-se). Não conheço niguém ali, mas os caras inovaram e não foi pouco. Segurar o Neymar no Brasil é algo que tem de ser comemorado por qualquer torcedor de qualquer time. Principalmente, pelos santistas como eu. O garoto renovou o nosso prazer em curtir o futebol. E foi essa iniciativa, afinal, que levou a equipe à conquista da Libertadores. E isso, apesar do baile no Japão, convenhamos, não é pouco. Grande abraço!

Vítor Diniz
Vítor Diniz
12 anos atrás

Uma lição que poucos falam: Neymar está sozinho nesse time do Santos.
O Presidente Luís Álvaro arrota que “enfrenta o poderio financeiro europeu”, mas segura Neymar com a venda de diversos para a Europa (André, Wesley, Danilo, Alex Santos, Alan Patrick, Zé Love, Jonanthan e deve ter mais). Ou seja, usa dinheiro europeu a fala merda, com a cegueira da imprensa brasileira inteira.
Dojeito que vai, qdo Neymar der pela coisa, que está sozinho no time, vai pedir pelamordedeus para ser vendido para a Europa. Ontem ele já teve uma demonstraçãozinha disso.

Eudemar Laforga
Eudemar Laforga
Reply to  Vítor Diniz
12 anos atrás

Tirem o Neymar e vejam o que sobra do time do Santos: NADA!
Mostraram o Ganso parado, enquanto a defesa do Barcelona avançava para marcar mais um gol num time perdido em campo, sem um técnico de verdade para berrar alguma mudança de tática ou um pouco mais de vontade, ou seja, um time apático em campo, e a cara do pobre Neymar era de choro, por não ter visto a bola, e realmente está sózinho naquele time!

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Botaram fogo na tenda do “Cirque de Soleil”!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Renato F1
Renato F1
12 anos atrás

Flávio Gomes, perfeito o texto! Exceto por um porém: quem tomou uma ducha de água fria foi o futebol brasileiro (o Santos tomou uma lavada!), na terra do sol nascente, aplicado por um time cujo treinador se inspirou no modelo brasileiro de jogar (que irônico: o feitiço contra o feiticeiro)! Então, a meu ver, o título deveria ser “A lição NO Japão”! Fora isso, só temos que refletir sobre o que aconteceu ontem e procurar soluções, e não culpados! Aliás, poderíamos fazer isso no automobilismo. O que acha?

Gerson
Gerson
12 anos atrás

O que dizer de um time em que 2 jogadores de seu meio campo Xavi e Iniesta não erram passes?

Santos x Barcelona: Xavi, 102 passes, 1 (UM!) passe errado. Iniesta: 120 passes, NENHUM PASSE ERRADO! (ZERO!)

Agora, vai tentar assistir um jogo do campeonato brasileiro. Tente contar quantos passes errados um jogador dá numa partida. Quantos times têm uma média dessas?

É treino? É talento? Sim!! Mas, mais treino do que talento, afinal o talento pode ser até nato, mas precisa de um MESTRE para ser identificado e desenvolvido.

Técnico, pelo jeito, qualquer brucutu é. Mas MESTRE, PROFESSOR, TREINADOR DE VERDADE está em falta há anos no futebol brasileiro.

Qual a média de passes errados dos últimos campeões basileiros desta década. Pesquise. Pura decepção, te garanto!

Qual técnico de hoje que realmente se incomoda com passes errados?????????? E outros fundamentos básicos…???

Eudemar Laforga
Eudemar Laforga
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Fora os chutes a gol que passam longe das balizas e vão para na arquibancada!
Não vi o Barcelona apavorado dando chutões na bola e lamentando a falta de sorte ou grossura de quem chutou!

Renato K.
Renato K.
12 anos atrás

Concordo com quase tudo, exceto com a parte do Luís Fabiano, que apesar de ter sido envolvido, sim, numa grande estratégia de marketing, só não jogou porque se machucou. E se me permite, achei desnecessária a quantidade de palavrões no texto – entendo que um jornalista pode escrever com a contundência necessária sem lançar mão desse expediente.

Julio S.
Julio S.
12 anos atrás

O mais engaçado é ver a mesma tv globo que fez um markentig ferrado do neymala e sua trupe, inclusive querendo comparar-lo ao Barcelona de Messi, metendo o pau no final do jogo… Pelo menos acho que vamos escutar um pouco menos de neymala neste final de ano! Obrigado Barça!!!

Alex
Alex
Reply to  Julio S.
12 anos atrás

pode crer… a globo agiu como……globo! Ela arma a presepada toda e quando a coisa não dá certo, eles tiram da reta rapidinho. Essa emissora é um câncer.

Gustavo Pereira
Gustavo Pereira
12 anos atrás

Perfeito! Belo texto!

Fabio
Fabio
12 anos atrás

mais um breve comentário. Se o messi trocasse de lugar com o neymar nesse jogo, veria a cor da bola? Não que eu ache os dois equivalentes. mas não dá pra jogar nas costas do moleque. abx

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Flávio,
concordo com sua indignação. vc só errou ao misturar o Luis Fabiano aos outros. Porque de marqueteiro ele nunca teve nada. Veio machucado pro SPFC – sim, sou tricolor – demorou a se recuperar, mas ao contrário dos outros citados gosta de trabalhar, é dedicado. Não é puro marketing. em 2012, vai voltar a melhor forma.

grande abraço

Bruno Sampaio de Souza
12 anos atrás

Pois é Flávio,assino embaixo tudo o que você escreveu.No final venceu um clube que está 1000 anos a frente de todos os outros

Pablo Habibe
Pablo Habibe
12 anos atrás

Falando sério. Fico triste por causa de um amigo que torce para o Santos, mas hoje foi vimos um jogo do qual se pode tirar várias lições.

A primeira é que Neymar e Ganso, de quem tanto se esperava,estão, no mínimo, muito verdes e, pasmem, Dunga estava certo.

A segunda é que o Santos tem mais história do que tamanho hoje em dia. Esse negócio das pessoas torcerem para o Santos ocasionalmente soa como o apreço que se tem pelo “ameriquinha”. Faltou camisa hoje. O Internacional lutou mais para não ser eliminado pelo mazembe do que o Santos para não dar vexame contra o Barcelona (perder de menos, fazer um ou dois gols…)

A terceira é que Murici pipocou junto com os jogadores. A falta de envolvimento do treinador durante o jogo demonstra que ele foi medroso e entrou para perder de pouco. Se eu torcesse para o Brasil não iria querê-lo no banco. Muito menos no maior do mundo, meu Mengão.

William Rezende
William Rezende
12 anos atrás

Parabéns Flávio !! Brilhante interpretação desse jogo !
A nós brasileiros, que estamos presenciando a gasto de dinheiro público para reformar estádios, construir estádio para clube privado com dinheiro público, politicagem pura entre CBF e Rede Globo fica o alerta !!
Talvez percamos a copa em casa, para um time composto pelo Andréz não o Sanchez do Corinthias que é tão sujo quanto ao Ricardo Texeira, mas o Iniesta do Barça ! Ou quem sabe um tal de Lionel Messi da Argentina !
Ficaremos com estádios novinhos dentro do padrão FIFA , e continuaremos sem EDUCAÇÃO , SAÚDE , SEURANÇA e o pior sem o orgulho de ser o melhor futebol do mundo !

Renato F1
Renato F1
Reply to  William Rezende
12 anos atrás

Melhor futebol do mundo??? Isso nós não temos desde 2002, quando Felipão, contra todas as espectativas (e visões tupiniquins), ganhou aquela Copa do Mundo fazendo com que os jogadores jogassem o mesmo jogo e nas mesmas posições que em seus clubes! Sem inventar um esquema tático na final!

Agora, a melhor declaração (ou vexame, chamem como quiserem) que o técnico do Barcelona disse em relação à conquista é que ele armou o time para jogar como a seleção brasileira! A seleção de 1994, que tocava bem a bola e detinha o controle do jogo! Ou seja, o cara esculacha um time brasileiro usando a principal arma do Brasil! Quem não se lembra da música: (…) o toque de bola é nossa escola, nossa maior tradição (…)!

Acho que já é tempo de o Brasil, de um modo geral, se reinventar (desculpe GM, não deu para evitar). Não só no futebol, mas também no automobilismo, educação, saúde, política… Assim, realmente seremos uma potência mundial.

Gerson
Gerson
Reply to  Renato F1
12 anos atrás

Engano seu: A SELEÇÃO DE 94 NÃO É EXMPLO DE BOM FUTEBOL BRASILEIRO DE JEITO NENHUM!!

TODO MUNDO PREOCUPADO EM MARCAR (TANTO QUE RAÍ NÃO SE ADAPTOU E PARREIRA PÔS MAZINHO!), DOIS VOLANTES DESTRUIDORES, DUNGA E MAURO SILVA E JOGA A BOLA NO ROMÁRIO!!

AS SELEÇÕES MENCIONADAS PELO GUARDIOLA FORAM A DE 70 E A DE 82.

Se o Basil não estivesse num dia de azar contra a Itália em 82 e ganho aquela Copa, tenho certeza que não teríamos os esquemas retranqueiros “de resultado” de figuras como Parreira, Zagallo, (estava em 70, mas, me desculpem, sem Pelé, Gerson e Tostão ele não fez NADA de novo) Felipão, Carpegiani, Burricy e toda essa “onda gaúcha” de jogar futebol que invadiu o futebol nos últimos anos.

Vou perguntar, de novo: Vcs acham que com Burricy, Tite, Zagallo, Felipão, Carpegiani, Lazaroni, Parreira e algum dos treinadores “top” do Brasil atualmente, o Barcelona jogaria do jeito que joga hoje???????

William Rezende
William Rezende
Reply to  Gerson
12 anos atrás

De acordo Gerson !! A seleção de 1994 era horrivel !! Tinhamos um meio campo inoperante !! Dois volantes de marcação Mauro Silva e Dunga, que normalmente só sabiam marcar ! Se o no comando do Barcelona tivesse um Tite , Felipão, com certeza esse tive não jogaria como joga !!
brasileiro é preguiçoso e egoista, se vc observar nas categorias de base por exemplo, se um garoto perde a bola ninguem se importa, ele que corra atrás e recupere cada um por si e Deus por todos ! Só que futebol é coletivo !! No Brasil atacante meia e atacante nao marca ninguem o defesa que se vire !

Erik
Erik
12 anos atrás

Perfeito Flávio, parabéns pela lucidez na análise. O problema não é só no campo, é muito maior. Nossos dirigentes têm uma filosofia errada do esporte e isso tudo resulta em times quadrados, sem criatividade e alegria, na maioria dos casos. Grande abraço!!

Téssio
Téssio
12 anos atrás

Parabéns Flávio. Sou santista e espectador da ESPN. Acho que você escreveu tudo o que penso no momento. Que banho levamos, em todos os sentidos, mas a principal coisa que ficou escancarada com a surra de domingo foi de saber tristemente que idiotas e interesses políticos acabaram com o futebol brasileiro aos poucos.
Viva aos volantes, aos bons batedores de falta e escanteio e aos jogadores de lado de campo velozes!! Viva ao futebol de Parreira, Zagalo, Felipão, Dunga, Muricy e seus “bluecaps”…Essa do Muricy foi de matar passarinho, o homem que mais ama volantes e centroavantes imitadores de postes do mundo falar em futebol bonito…deixa pra lá.
Abraços.