BRIGA DE FOICE

SÃO PAULO (no escuro) – Dos 28 pilotos que largaram em pelo menos um GP neste ano, 12 estão a pé para 2012. E são somente quatro vagas abertas ainda, a saber: uma na Williams, duas na Force India e uma na HRT. Desses 12, alguns estão praticamente fora do mercado e não são cogitados por equipe nenhuma: Liuzzi, Chandhok, Karthikeyan, D’Ambrosio e Heidfeld. Restam sete, mas que se junte a eles Nico Hülkenberg, e assim temos oito pretendentes aos quatro lugares restantes: além do incrível Hulk, Sutil, Petrov, Di Resta, Alguersuari, Buemi, Barrichello e Senna.

Pelas minhas contas (8 – 4), quatro vão dançar. Minha aposta: Sutil, Petrov, Buemi e Senna ficam a pé. Sim, acho que Rubens acaba conseguindo mais um aninho na Williams, mas é puro palpite. Não tenho informação alguma. Vejam a situação de cada equipe:

– Red Bull: continua com Vettel e Webber.
– McLaren: continua com Hamilton e Button.
– Ferrari: continua com Alonso e Massa.
– Mercedes: continua com Rosberg e Schumacher.
– Lotus (ex-Renault): já anunciou Raikkonen e Grosjean.
– Sauber: continua com Kobayashi e Pérez.
– Toro Rosso: anunciou hoje Vergne e Ricciardo.
– Caterham (ex-Lotus verde): continua com Kovalainen e Trulli.
– Marussia (ex-Virgin): segue com Glock e contratou Pic.
– Williams: segue com Maldonado e a segunda vaga tem como candidatos, por ordem de favoritismo, Sutil, Barrichello, Petrov e Senna.
– Force India: tudo aberto, mas Di Resta é aposta certa e Hülkenberg deve ficar com a segunda vaga; Senna corre por fora e Barrichello e Petrov têm chances remotíssimas.
– HRT (ex-Hispania): contratou De la Rosa e Alguersuari é o favorito à outra vaga.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Bilibio
12 anos atrás

Gomes, analisando essa demora na Williams em anunciar o companheiro de Maldonado, me leva a crer em uma coisa: eles priorizam Barrichello, mas só ficaria com a vaga se conseguir grana, e eles deram um prazo para ele correr atrás de patrocínio. Pois senão, já teriam anunciado Sutil ou algum outro piloto com dotes financeiros.

peter von wartburg
12 anos atrás

trulli num F1… até quando?! a jovelina pérola negra pilotaria melhor do que ele, se chance tivesse na caterham ano que vem e o cockpit fosse um pouquinho mais largo pra ela entrar.

trulli nao ganha nem corrida de autorama.

ivanilson
ivanilson
12 anos atrás

Sou muito FÃ de RUBENS BARRICHELLO, sempre fui, mas confesso!
Se ele continuar com essa idéia TOSCA de continuar na F1 aos 40 anos pela-mor-de-Deus, JA DEU filho!!!
Chega, tu tens que parar, tua época já passou!!!
Pra mim se ele ficar com a vaga na WILLIAMS ele só vai tirar a vaga de um piloto novo, com futuro na F1… como fez em 2009 quando praticamente tirou a vaga de Bruno na BRAWN-GP… Sabemos que o “SE” não existe, mas imagina BRUNO SENNA estreando naquele carro vencedor da BRAWN? já pensaram? Um vitória de um piloto brasileiro de sobre-nome “Senna” Nossa iria chover de protocínio, ai talves o destino de Bruno Senna fosse outro…

Barrichello, por favor não cometa mas este erro na sua carreira, vá a Melborne e anuncie o fim de sua carreira, com certeza pela sua importancia para a F1 vão fazer homenagem, terá fotos e vc terá uma encerramento de carreira decente.
Abraço
Ivanilson

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Já que colocaram o Massa na quaestão, é muito alta a possibilidade dele continuar na Ferrari por mais dois (e não mais um) ano. Se não vai pra a Mercedes ou então Lotus. Qualquer outra especulação é baba de ovo (fedida e não serve pra nada).
Quanto ao Barrichelo, que pena, mas acho que vai ficar de fora definitivamente.

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

aposto no Massa na Willians ou no lugar od Weber, ja que os meninos da Toro foram todos pra rua!! veja a histoira destes que est”ao entrando na Toro.. s”ao fracos!! nas categorias de base eles naum mostraram nada!! mas acho que o Button vai pra Ferrari e o Massa pode ter chances na Mclaren em 2013

Sena ainda continupo achando no Grove, mas como ouvi no Kart em Floripa, ele pode aparecer na ForceIndia,, o Diresta TÃ fora, pois a aposta nele foi um fracasso, ele foi pior que o Petrov na Lotus e os meninos da Sauber

outra coisa o Maldonado so tem vida enquanto o louco da Venezuela estiver vivo!! acho que mesmo assim o congresso da venezuela vai roer a corda com a a turma do Grove!!
mas tambem as chances do Senna ficar a pe e grande!!

ivanilson
ivanilson
Reply to  Geraldo Coelho
12 anos atrás

E o que Massa FARIA na Red Bull?
Ja sei, vai tomar um couro do Vettel…

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Massinha ano que vem vai acabar a mordomia de você ser chofer da Ferrai e ao sair desvalorizado da Ferrari voçê entra na dança das cadeiras, mas isso no final do ano que vem depois de mais uma surra grande de Fernando Alonso.

Augusto
Augusto
12 anos atrás

Já que a RG muito provavelmente terá uma queda gigantesca de audiencia sem nenhum piloto brasileiro no grid, por ela nao larga de hipocrisia e em vez de mandar as empresas apoiarem os pilotos ela mesma nao o faz?? Será q a RG nao tem uma graninha sobrando para patrocinar ngm??

Luiz Antonio
12 anos atrás

Eu gostaria de ver Rubens no grid mas acho…as chances dele rodar são altas, Flavio e quanto ao corte da mesada do Maldonado lá no congresso de Chavez? Li algo sobre o Petrov na Marússia com o Glock levando a pior. O Vijay precisa de verdinhas se o Hulk não tiver muitas…estou achando estranho, todos falam nele na vaga mas o silêncio é sepulcral. Mero chute acho que é ele ou Di Resta, dependendo do desconto no motor, a outra vaga é de quem pagar mais.

Felipe Lima
Felipe Lima
12 anos atrás

Eu acho que o Barrica se tornará piloto de sexta-feira. Não vejo outro espaço pra ele neste cenário atual. Digo o mesmo pro Senna. Os outros pilotos… sei lá, melhor não chutar.

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Se o Rubinho ficar, vai ser mais uma temporada de choradeira dele, mas ele só ficará como última das últimas opções da Williams.

Diogo Maed
Diogo Maed
12 anos atrás

Dessa briga de foice as apostas são difíceis de prever.

A minha aposta é a seguinte:
Willians: Sutil, Barrichello ou Senna.
HRT: Alguersuari (por causa da certidão de nascimento)
Force India: Di Resta e (Hulk – pela grana se tiver, Barrichello – pela experiência ou Senna – pelo nome + grana).

Devem ficar a pé: Buemi, Petrov, e (Sutil, Senna, Barrichello ou HulK)

Essas são as minhas apostas mas que pelo andar da carruagem e sendo realista deve ficar assim:
Willians: Sutil (se ficar de boca fechada) ou Senna (a willians já demonstra que precisa de um segundo piloto pagante). Barrichelo é carta fora por não ter grande patrocínios.
HRT: Alguersuari. A Hispania mostra ser nacionalista ao extremo por ter chamado o De La Rosa e deve tentar investir em um jovem talento já experimentado.
Force India: Di Resta e Hulkberg brigam pela vaga diretamente. Esta provavelmente é a unica chande do Barrichello caso a equipe queira investir num piloto vencedor. Senna só fica se cair na graça da equipe. Acho pouco provável.

No fim a F1 2012 alinha assim: (minha torcida)

– Red Bull: Vettel e Webber.
– McLaren: Hamilton e Button.
– Ferrari: Alonso e Massa.
– Mercedes: Rosberg e Schumacher.
– Lotus (ex-Renault): Raikkonen e Grosjean.
– Sauber: Kobayashi e Pérez.
– Toro Rosso: Vergne e Ricciardo.
– Caterham (ex-Lotus verde): Kovalainen e Trulli.
– Marussia (ex-Virgin): Glock e Pic.
– Williams: Maldonado e Senna.
– Force India: Di Resta e Barrichello.
– HRT (ex-Hispania): De la Rosa e Alguersuari.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Diogo Maed
12 anos atrás

meu caro Diogo,com toda siceridade e sem Pachequismo ,seria muito melhor para a Force India a jovem icógnita alemã do que o velho e sempre derrotado Buáááááriquello que não acrecentará absolutamente NADA a equipe,pois se em uma década nada provou alem de ser um exelente CAPACHO não será agora que irá fazer alguma coisa digna de nota que não envergonhem os que abriram os caminhos com muita técnica, honra e garra para os pilotos “brasileirinhos´´ que ousaram levantar 8 titulos mundias ,não temendo nenhuma cara feia de algum chefe de equipe. Mepassa e Buááááriquello ,podem até ser dois muito bons pilotos,mas não tem o perfil de vencedores e acredito que nenhuma empresa que preze o que produz queira ter o seu nome associado a quem não honra seus torcedores e abre mão de uma possivel vitória sob qualquer argumento,pois na competição só a vitória traz a gloria a derrota sempre foi sinônimo de fracasso e ninguem quer estar associado a derrotistas,não é mesmo?

Diego Giandomenico
Diego Giandomenico
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

Não sei o que é pior, pachequismo ou cornetismo. É óbvio que, apesar da idade, Barrichello tem muito o que oferecer em questão de competitividade, motivação, experiência, e isso ajuda num desenvolvimento de um carro (não acho que ele seja o mago dos acertos, antes que o digam). Por exemplo, por que a Hispania aposta em De La Rosa? Porque essas equipes que não são de ponta e PRECISAM de alguém que fique a frente desse desenvolvimento e pedir isso a rookie não há condições pois os testes são parcos. E nem vou perder meu tempo em contra-argumentar sobre o que foi dito de vitórias e derrotas no fim do teu post, foi uma das coisas mais idiotas que eu já li nos últimos tempos.

Juca Bala
Juca Bala
12 anos atrás

Pelo que li anteriormente, o Petrov tinha um apoio de bilionários russos. Nem ele com toda grana conseguiu se garantir.
Acho que sim, a Petrobrás deveria apoiar os pilotos brasileiros, como outros países o fazem, mas talvez com nomes novos, e com potencial.

Querencia
Querencia
12 anos atrás

E a Ferrari quer mostrar que Kubicha com uma mão é melhor do que o Massa com as duas?
Pode?

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Querencia
12 anos atrás

Claro que pode. Só não sei se o Kubica pode.

Querencia
Querencia
12 anos atrás

Podia passar o rodo e levar o Massa e o Weber.
Sutil, Trulli, Glock eca!

Oliveira
12 anos atrás

Sei não, mas acho que o Jaiminho tem chances grandes na Willians!

Fernando Passos
12 anos atrás

Pro Rubinho, Bruno Senna e Lucas di Grassi recomendo a Mega Sena da virada. Só com muita grana pra conseguir uma vaguinha pra 2012.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Fernando Passos
12 anos atrás

Com a Mega da Virada até eu compro uma avguinha…

CorredorX
CorredorX
12 anos atrás

Imagino que você FG e demais pessoas a frente de produtos de mídia devam estar com as caixas de email, blogs, twiiters e sacos cheios de receber elogios, críticas, perguntas…etc. Talvez uma encheção a mais não faça tanta diferença. O que me diz de disponibilizar no GP (ou aqui mesmo) uma página ‘(a dança das cookipts)’, com esse grid? Poderia-se colocar um grid virtual, com os carrinhos, capacetes… colocar os supostos candidatos às vagas em aberto também, com prós, contras, etc…

Pedro Paulo
Pedro Paulo
12 anos atrás

Acho que o Bruno Senna vai ficar sem lugr mesmo ano que vem as oportunidades são poucas, pra falar a verdade sempre achei a carreira dele mal planejada não pelo fato de começar tarde mas por ter alguem por tras dinheiro nunca foi o problema , na lotus acho dificil ele ser piloto de teste e andar nas sextas pelo fato de raikone e grajean nao estarem com muita kilometragem , uma da s boas opçoes seria ser piloto de teste numa outra equipe mediana numa force indian , sauber ou force indian , eu se fosse ele voltaria pra gp2 ou world sereis e tentaria o titulo e tentaria andar nas sextas .

ags
ags
12 anos atrás

FG..Boas tardes………………………meu..do jeito que sobrou…o Barrica não é doido..só soubrou a rebarba..eca…é melhor ir de LM..pela Peugeot..ou Audi..do que essas bicheiras…só tem bixeira..assim até o Pula pirata Massa tem favoritismo..de ficar entre o nono e o bagagésimo lugar na final da temporada…………isso é..se ele conseguir ficar…………………………..

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Há quem aposte que Massa não termina o ano como piloto dos carros vermelhos…

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

Acho que já deu pro Barrichello, que empresa vai querer investir (e pesado) num cara em fim de carreira? É um tiro no pé em termos de marketing. A não ser que seja algo muito bem pensado.
O Senninha talvez até consiga uma grana, pelo nome. Mas acho difícil.
E se o Massa continuar nesse tranco, vai estar desempregado até o GP da Itália.

F1 sem brasileiros, por uma lado é triste porque mostra que o automobilismo nacional atingiu o fundo do poço, mas eu tenho uma pontinha de curiosidade em ver como a RGT iria lidar com um cenário assim.

galileu
galileu
Reply to  EduardoRS
12 anos atrás

o barrica mesmo se aposentando ainda é capaz de atrair patrocinador já que sabe lidar com a mídia, sabe vai ser o último ano de uma carreira de vinte anos na f1.
isso atrai marketing, mesmo que ele ande em último lugar.
quem investir nele será lembrado ´por muito tempo.

Felipe Lima
Felipe Lima
Reply to  EduardoRS
12 anos atrás

Simplesmente deixaria de exibir, como se nunca tivesse existido…

pap
pap
12 anos atrás

Ola Flavio e internautas:

Sei que a s viúvas do tellerubie barrica vão chiar, mas tenho uma ideia no minimo inusitada para o tri-vice piloto brasileiro:

DIa 2 de janeiro de 2012 em diante, rubinho poderia ir á tv cultura e se oferecer para trabalhar
no programa infantil cocoricó, como motorista dos avós de julio. Seria algo nos moldes do
muppet show, bonecos com humanos. Causaria, pois além de turbinar o cocoricó, rubinho
poderia ter a atividade de artista. Que tal?

Rafael P
Rafael P
Reply to  pap
12 anos atrás

Não sou “viúva”, até porque eu acho que um cara montado na grana como ele é não precisa de ninguém pra defender, etc.

Mas quando eu vejo uma embriaguez de humor stand-up brasileiro como mencionado acima já me vem na cabeça a outra piadinha tupiniquim de:

“Esse é o Brasil que vai sediar a copa”.

Parabéns aos envolvidos.

Marcos
Marcos
Reply to  pap
12 anos atrás

A inveja é uma M….

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Acho que a Williams vai ficar com Hulkenberg..Sutil e Buemi na Force India ….Na Hispania algum piloto de teste com grana….O resto é resto……Vão correr atrás de onde correr

Wanderley Andrade Santos
Wanderley Andrade Santos
12 anos atrás

O brasil tem quer ser bem representado.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Creio que o Alguersuari teria feito em 2011, na Red Bull, mais do que fez o Webber. Talvez até incomodado um pouco o Vettel. Acho uma pena não o manterem para 2012, o molequede mostras de que é talentoso. Mas, se conseguir uma vaga na HRT já estará de bom tamanho (melhor do que sair da F1 ou ser piloto de sexta-feira).

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

E o fashion Giedo Van Der Garde na Williams, não tem mais chance? A tal grife patrocinadora pulou fora?

Pdr Rms
Pdr Rms
12 anos atrás

Acho muito difícil que a dupla da Force India nao seja Di Resta e Hulk. Dito isso, é duro constatar que dos outros 6, ou Sutil ou Barrichello ficam a pé (ou talvez até os dois).

Petrov, Senna, Alguersuari ou Buemi é tudo japonês.

Alex U.
Alex U.
Reply to  Pdr Rms
12 anos atrás

Não concordo. O koba é melhor que eles. Se pá, até o Takuma Sato.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Pdr Rms
12 anos atrás

Caro Pdr, quanto ao “e tudo japones”, so serviu para revelar como tu es desligado e preconceituoso. Se nao entende o minimo, e melhor nem escrever pra nao “ventilar” bobagens aos quatro ventos!

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Eduardo
12 anos atrás

É triste ler tal coisa escrita num país que não tem uma montadora 100/100 nacional,alem da estupidez de julgar capacidade por sexo,raça,cor ou lugar de nacimento.

Pdr Rms
Pdr Rms
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

Por “é tudo japonês”, eu quis dizer que são todos mais ou menos iguais em qualidade, “6 por meia dúzia”. Essa expressão é utilizada há muitos anos no futebol e nunca foi denotada como algo de pejorativo ou que incite algum preconceito contra uma raça.

Fernando
12 anos atrás

Pô, 2 candidatos por vaga? Meu vestibular eram 5 por vaga e eu passei. Devia ter seguido carreira de piloto de F1. Fácil, fácil…

Daniel Almeida
Daniel Almeida
12 anos atrás

Eu particularmente acho legal ter bastante gente nova…. agora Trulli e Glock continuarem são um daqueles mistérios da humanidade…. eles devem ajudar bastante no “trabalho interno” de suas equipes…

Rafael Bilibio
12 anos atrás

Gomes,

BARRICHELLO = WILLIAMS
SENNA = CATERHAM

Como você, acredito que a Williams ainda fica com Barrichello, desde que ele leve patrocínios. E Senna, é de se pensar que ele pode tomar a vaga de Trulli na Caterham. Lembra que antes do início deste ano, você mencionou aqui no blog que Senninha tinha fechado com a Lotus Verde, e depois Bruno trocou de Lotus…
Considerando grana + nome + desempenho, acho que pode rolar.

O que vocês acham?

Jopa
12 anos atrás

Faz uma errata Gomes! Vc esqueceu de colocar Sutil na briga da Force India!

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Algo que me ocorreu: se o desemprego desses “gênios” citados se confirmar, 2012 tem tudo para ser o ano com menos tranqueiras no grid da F-1, não? Se bem que vai ter o De la Rosa, o Kovalainen…

Samuel Cunha
Samuel Cunha
Reply to  Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Trulli …

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

O Massa que trate de acertar a mão em 2012.

Podemos viver um pesadelo em 2013 SEM Brasileiros na F-1.

Imperador

Mauricio
Mauricio
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Pesadelo é ver a F1 COM esses brasileiros aí.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Pesadelo é achar que só há F1 COM brasileiros…

Juca Bala
Juca Bala
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Tô de acordo.
Antes só do que mal acompanhado. Fazem 3 anos que torço pelo Buttom, já que não vejo outro piloto com condições de aproveitar o que tem (tem Fernandito, mas não vou com a cara dele).

Rafael Bilibio
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Acredito que Felipe, sabendo deste risco, já deve estar negociando com alguma outra equipe para 2013. Acredito que Lotus ou até mesmo RedBull.

Pedro
Pedro
Reply to  Rafael Bilibio
12 anos atrás

Por que a Red Bull ia querer o Massa?

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
Reply to  Pedro
12 anos atrás

qual a diferenca do massa para o Weber, sinceramante, acho o massa mais piloto que o Weber…

Rafael Bilibio
Reply to  Pedro
12 anos atrás

Por ser um piloto agressivo, estilo que faz parte da imagem RedBull, que patrocina só eventos radicais. Além disso, é um piloto de ponta, mesmo em má fase.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Rafael Bilibio
12 anos atrás

Rafael, desculpe a sinceridade, mas a Red Bull pensar em Massa é uma viagem e tanto de sua parte, não concorda?
Eles precisam de gente com “sangue no zóio” e não de um morto-vivo apático e burocrático como o Zaca, que aliás já deveria ter tomado um pé-na-bunda da Ferrari faz tempo, mas como existem interesses comerciais na jogada (Fiat/Brasil) . . .

Zé Maria

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

“Pesadelo” é força de expressão… seria chato pacas. Sei que os nossos Brazucas são um porre… mas sem eles é pior. Fico também a imaginar o Galvão e Cia sem um brazuca nas pistas… a RG vai pirar.

Desde que me conheço como gente vi a Formula 1 com pilotos brasucas a correr, pude ver o Emerson, Piquet, Senna e o resto… a bem da verdade seria meio chato ver uma corrida sem um brasileiro por lá.

Sinal dos tempos… hoje temos Alemanha, Espanha e Inglaterra a dominar o cenário tanto em técnica quanto em quantidade. Acho que isso é fruto da grana pesada que esses paises investiram na formação de talentos na decada de 90 e no começo dos anos 2000. Em teoria a grana nos temos… o que falta é seriedade para que investimentos desse nivel fossem feitos de maneira consistente… como sempre falo para o Flavio Gomes, vou abrir um “ONG” para cuidar disso… rs rs rs.

O pior é que não existe um grande nome brasuca a despontar nas competições, internar e externas.

A Argentina já passou por isso, o resultado todos nós sabemos… eles vivem do Fangio que “guia melhor” a cada ano que passa e as memórias se emboloram.

Imperador

galileu
galileu
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

gostei dessa ricardo, principalmente do fangio, (the best of the best)
o,principio do nosso fim como formadores de pilotos de formula se deve ao patrocinio da ford para que um tal de barrichelo fosse correr na equipe de um escocês pirata, acabanmdo com a formula que levava o mesmo nome e que tantos talentos regfelou.
acho que já postei isso aqui um monte de vezes.