DE FINA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011 - 12:28F-1, Televisão

DE FINA

SÃO PAULO (a fila anda) – Informa a Keila Jimenez, colunista de TV da “Folha”, que Galvão Bueno começa a deixar as transmissões da F-1 em 2012. Aos poucos. Como analisa Victor Martins em seu blog, o futuro da categoria para os brasileiros é sombrio e isso se reflete nas taxas de audiência, baixas. Além do mais, Galvão e a Globo parecem ter-se apaixonado pela sofisticação e glamour da luta livre, MMA, UFC, essa releitura do telecatch bem menos graciosa, diga-se — o barato é arrancar sangue e espancar o adversário quando ele se encontra prostrado no chão.

42 comentários

  1. Marcos disse:

    Coisas de Rede Globo, quando notam que não há brasileiros na disputa cai fora. Galvão Bueno não é diferente. Isso vemos com vários campeonatos a Globo só transmite a final se há Brasileiro ou se a seleção Brasileira está na final, nos outros canais aberto passam o campeonato inteiro. Então se a F1 sai da Globo e se Galvão não narra mais não irá fazer falta. Além da imparcialidade e patriotismo dos comentários.

  2. Bruce disse:

    Agora que esse paspalho vai sair, a audiência da F1 vai explodir! rsrsrs!

  3. Muller disse:

    Ele percebeu que não vai ter mais brasileiro fazendo algo e vai pular fora.

    É como já escervi aqui: onde tiver brasileiro vencendo e gente torcendo, ele vai estar – pode até ser cuspe à distância. Ele não narra, ele dá emoção.
    E isso só presta se for pra torcedor, não pra amante do Esporte. São grupos de pessoas diferentes.

  4. Banana Joe disse:

    Podemos até não gostar, mas luta ao lado do atletismo é provavelmente o esporte mais antigo do mundo.
    E violência por violência pilotos morrem no automobilismo, montanhistas morrem escalando, pernas se quebram no futebol, clavículas e narizes se arrebentam no rugbi e por aí vai…

  5. Lemos disse:

    FG . . .
    Ta tranquilo, quando a Globo deixar de lado, outra emissora vai la e compra . . . . e pronto

  6. Guilherme Bauru-SP disse:

    Aposto que se o Vettel fosse brasileiro, estaria todo contente, achando a F1 demais e o Galvão estaria sossegado, isso tudo porque o brasileiro vive de vitórias, é só lembrar do Guga, na época o Brasil virou o país da raquete, lembram? O mesmo acontece com o MMA, enquanto houver brasileiro no topo, esse será o esporte do momento. Agora achar alguem que goste de um esporte por gostar do esporte é raro (salvo o futebol).

  7. Guilherme Bauru-SP disse:

    Bom, eu sou fã da F1 independente de brasileiro ou não, de horário e afins, assisto a todas e vou a Interlagos todos os anos, e por fim gosto sim das narrações do Galvão, e dai??? foda-se…….

  8. Afonso disse:

    O mais interessante é que, até a RedeTV não exibir o UFC/MMA/etc e encher os tubos de dinheiro, a “toda poderosa platinada” NEM queria saber disso, desprezava mesmo. Mas aí, vem uma “emissorazinha-de-merda”, coloca uma luta (que na minha opnião NÃO É esporte, é baixaria, briga mesmo), arrebenta com o Ibope, ganha horrores de $$$ e “como num simples-passe-de-mágica” aquilo vira artigo de luxo desejável pela “toda poderosa platinada”.
    Estranho: o que passa nas outras (emissoras) é bizarro, é baixaria, é o-que-for; mas quando passa na “toda poderosa platinada” aí não, aí é lindo, bonito, chique, legal, de bom-gosto, e etc mais o que for.

    Ôõõ Zé-povinho que adora bajular a “toda poderosa platinada”!!! Odeio isso!

  9. Marcão disse:

    Então tá!!
    Sai o Galvão que já ta ricão, nem liga muito mais pra isso tudo…
    E vamos colocar lá a Mariana Becker!!!
    Tá certo????

  10. Rod disse:

    Galvão, por favor, descance em paz.

  11. LéoF1 disse:

    Tomara que a Globo contrate o Téo José, que consegue colocar emoção até em corrida de autorama. Sem falar que vai custar milhões a menos do que o Galvão.

  12. Mario Sena disse:

    Galvão fora da narração da F1 é uma benção. O drama é que os substitutos saíram pior que Anta que os gerou.

  13. sandro karam disse:

    eu ainda acho que ele consegui trasmitir muita emoção, o que ele fala é relevante. depois dele eu gosto muito do cleber machado, mas tb sumiu. perdeu programa na sportv, deixou de narrar F1 na ausencia do galvão. uma pena

  14. Ed disse:

    Po, essa provocação gratuita aos fãs do MMA foi certeira hein.

    Mas ao contrário da outra, bem discarada. Nem merece discussão.

    abs

  15. Marcelo disse:

    Tava recordando as corridas dos anos 80(antes do Senna entrar na F1), e o Galvão narrava direitinho, não ficava pegando no pé dos pilotos de fora, raramente errava na narração. Na hora que o Piquet vencia, era a mesma euforia que hoje, mas até aí passa, é um brasileiro vencendo lá fora.

    Acompanho a F1 desde 1980, e até o final dos anos 90 o Galvão não era ruim não pra narrar(apesar do fanatismo doentio por causa do Senna), mas aí o piloto morreu, mesmo assim até 99 dava para aturar o Galvão, jogo de equipe por incrível que pareça, Galvão não reclamava, até achou natural a Ferrari fazer isso entre Irvine e Schumacher no GP da MAL 99, quando o alemão cedeu vitória a Irvine para o mesmo tentar ser campeão. Mclaren também fazia com Mikka e Coulthad e nada do narrador reclamar(claro né, não tinha brasileiro no rolo).

    O problema do Galvão mudar tanto, se chama justamente ele>>>>>>>>>>M.Schumacher!

    hehehe

    Só foi o alemão conquistar o Tri pela FERRARI(Galvão queria que fosse com Senna), que tudo mudou, aí o narrador começou a meter o pau na F1, começou a questionar a capacidade dos pilotos de fora, e tome recorde do alemão!

    E o Galvão cada vez mais roxo de raiva, e tome Schumacher quebrando recordes. E aí veio o GP da AUT 02…PQP, o narrador começou a surtar, fazer campanha contra Schumacher e a Ferrari, e a pachecada apoiando…e tome Galvão MALTRATANDO a F1. Os puxas sacos Burt e Leme do lado metendo o pau no alemão, era a forma de garantir a boquinha boa na emissora.

    “Essa F1 não tem mais graça, antigamente era mais legal”

    Oras, o que vc acha que os TELEGUIADOS da Globo vão pensar, vai na balada do mala…

    E tome Schumacher quebrando recordes, e quando superou o recorde de poles o Galvão XAROPOU de vez, começou atacar tudo e todos.

    Erros do Galvão durante as corridas virou coisa MEDONHA:

    “A RBR vem nessa corrida com sua nova “asa” de tubarão Reginado”

    Asa? Tubarão tem asa? É barbatana burro!!!

    E começava o show de besteirol, trocava nome de pilotos, pistas, equipes(não sei como um cara desse tem maior salário da tv, deve ser por causa da legião de TELEGUIADOS que dão ouvidos e IBOPE a emissora) Na verdade eu sei, a Globo é uma emissora covarde, e seu alvo é fixo, ataca o telespectador pelo ponto mais FRACO, pela emoção, ai é só tornar pilotos e jogadores heróis…o povo cai que nem tonto.

    O que eles não sabem é que são mau informados pelo narrador, que a anos não entende nada de corridas. E quando cai o A.Senna de paraquedas durante as corridas…PQP, Haja saco! Quero ver a corrida mala, A.Senna já foi, teve sua época, agora é a vez dos outros. Se não gosta dessa F1, pede pra sair, não vai fazer falta.

    Se ele sair vai ser ótima notícia, mas quem for entrar no lugar tem que tomar umas aulas sobre F1, o Gomes podia dar né, porque aguentar outro Galvão…vai pra PQP!!!

    *** Galvão mete o pau na F1 de hoje, mas naquele GP Brasil 2008 ele não queria saber se o Massa estava trocando marchas com a mão, que a F1 tinha muita eletrônica e tal, ele queria ver o Felipe CAMPEÃO, e a pachecada toda atrás…

    Galvão meteu tanto o pau na F1, que não percebeu uma coisa, quanto mais metia o pau no Schumacher, na Ferrari e na F1…mais longe os brasileiros ficavam das vitórias.

    Galvão tem muita culpa pelo IBOPE cair na F1, ele não soube trabalhar a cabeça do torcedor…o certo era informar melhor, ficou só metendo o pau ou no “abafa”…

    Fiquei de queixo caído, os recordes do Schumacher fez ao Galvão ficar totalmente XAROPE, alemão malvado!!!

    Se a F1 fosse para outra emissora seria um grande avanço, o problema é achar uma que PRESTE, em canal aberto, que realmente gosta de corridas, a melhorzinha parece ser a Rede tv…

    As maiores polêmicas de Galvão Bueno
    http://gente.ig.com.br/as+maiores+polemicas+de+galvao+bueno/n1597091867917.html

    Gafes e pérolas como “Bem amigos da Rede Globo. Estamos aqui em Buenos Aires, no Equador…” ou “a Globo deveria mandar mais no futebol” são recorrentes em sua trajetória. “O jogo só acaba quando termina”,

    Durante o jogo de despedida da seleção brasileira de Ronaldo, em 7 de junho deste ano, Galvão relembrou os dias em que ninguém acreditava na volta do jogador após a operação do joelho. Para ilustrar as recordações, se apoiou em “um texto de um poeta argentino, chamado Alberto Briti”. No entanto, as palavras são do dramaturgo alemão Bertold Brecht (1898 – 1956).

    HA HA HA, é burro pra cacete esse Galvão, tinha que ser da Globo.

  16. V. Maguetti disse:

    Nada de pessoal contra o Galvão Bueno, mas ele já vai tarde! Ele é chato demais, tenho certeza de que melhores narradores irão aparecer!

  17. Williams disse:

    A TV é feita de audiência e todo mundo sabe bem disso. Não vejo nenhum motivo pra se espantar quando a TV dá preferência pra um ou outro assunto. É só ver o exemplo da Bandeirantes, a ex-TV do esporte! Tirando a TV Cultura, as emissoras normais não dão a mínima se o esporte da vez é o volei, tênnis, a F1 ou o MMA. Elas são um reflexo da mentalidade do povo em geral no Brasil. Qualquer emissora que transmitisse a F1 a deixaria cada vez mais de lado… esses campeonatos andam uma bosta, em que mais da metade das corridas são extremamente monótonas e entediantes. A TV segue apenas seu caminho natural. Cabe a F1 tirar esse tanto de regra de merda de asa, kers… e só pode usar uma, duas vezes… e esse tanto de puniçõezinhas pra qualquer um que se toque em disputa. A F1 é que tá regredindo com essas pistas travadas de freia-acelera. É aí que tá o problema… a globo transmitir ou não F1 é só o final do processo! Agora, quem quiser pegar o MMA, a tourada, ou o câmbio chinês como bode espiatório estará apenas tapando os olhos pros verdadeiros problemas: tanto da F1 sem graça de hoje, como pela incompetência do Brasil produzir pilotos competitivos.

    • antonio santos disse:

      disseste tudo agora…a propria fia cagou com a f1 colocando este monte de regras toscas, sem falar dos autodromos toscos que temos aos kilos por ai na asia onde so interessa o dinheiro derramado pra mostrar ao mundo que e fodao…

  18. Thiago Cruz disse:

    Corrida as 9h da manhã é foda. Nesse horário não estou nem pensando em acordar. Acho que em parte a baixa audiência é por isso e em outra parte pelo fato de os brasileiros só gostarem de acompanhar qualquer esporte quando um brasileiro tem chances. Quanto ao Galvão sair isso é motivo de comemoração! Bom será o dia em que ele se aposentar e sumir da tv.

  19. Antonio disse:

    O desinteresse pela Formula 1 aumentou com as corridas pela madrugada. Não dá para acompanhar mais o campeonato como antes.
    Eu gostaria de ver o locutor da Sportv narrando no lugar do Galvão.
    Gosto dele.

  20. Fabiano Lacerda disse:

    Quanto mimimi…

  21. Francisco Libânio disse:

    Reproduzo o que escrevi no site do Victor Martins:

    É, amigo, Deus é pai não é padrasto. Uma pena que a Globo não perceba (ou não queira perceber) que uma das principais causas da queda de audiência da Fórmula 1 é o próprio Galvão. Chato, mal-informado, tendencioso, ignorante e absolutamente ultrapassado com seu ufanismo militaresco e desmedido, o homem não se tocou que seu tempo já passou de velho e que a turma vem se conscientizando que ele nada mais é que um babaca falando bobagem com um microfone, não só na F1. Qualquer um que o substitua fará melhor que ele. Só espero que não tirem gente de qualidade como o Everaldo Marques da ESPN onde ele transmite magistralmente vários esportes para enterrá-lo e estragá-lo na Globo. A casa deve ter bons narradores em suas fileiras.

    O #calabocagalvão vai colhendo seus frutos e logo o Brasil se livra de um dos seus cancros. Há outros piores e a Globo é uma plantação deles.

  22. Mauricio disse:

    sofisticação e glamour…haha

  23. Fabio disse:

    Tenho dito a anos isso, brasileiro de um modo geral não curte F1, curte é piloto brasileiro na ponta, assim como tenis, volei, basquete e por ai vai…

    • antonio santos disse:

      o brasileiro como todo mundo sabe e como puta…so apoia quando o cara ta por cima….vide guga que era o cara mas, quando as lesoes o prejudicaram passaram a largar o pau no cara…brasileiro nao gosta de esportes brasileiro gosta mesmo e de ganhar.

  24. Pedro Leonardo disse:

    Nesse andor, a F1 será exibida somente pelo Sportv.

  25. Fernando Kesnault disse:

    Flavio, tv aberta vive de audiencia e a f-1 tá chata há tempos e escolher outro esporte ou similar faz parte.
    E hehehe…creio que deverias procurar gostar de outra categoria como a WEC que se inicia no proximo ano com muito sucesso (espero) tendo a Peugeot, Audi, Toyota, Nissan e outras várias equipes. pois a f-1 é muito chata e todos os pilotos brasileiros por lá são medíocres e bundões.

  26. Palpito que Tiago Leifert assumirá o pagode. Não?!

  27. Danilo Candido disse:

    “O barato é arrancar sangue e espancar o adversário quando ele se encontra prostrado no chão”…kkk, lá vem enxurrada de impropérios, Flávio. A bixarada fã dessa porcaria é meio nervosinha…

    • Rodrigo disse:

      A gente não pode misturar as coisas. Do jeito que tem babaca que assiste umas lutas e querem bater em pessoas indefesas, existem babacas que assistem corridas e saem por aí dirigindo achando que é o Ayrton e matando pessoas.

      Sou fã de esportes a motor em geral e também das lutas. Sei que nem todos gostam de ver o MMA, e respeito a posição delas, mas sair por aí dizendo que é porcaria é meio que demais.

      Mas o que tiramos desse post é que brasileiro não gosta de esporte, brasileiro gosta é de ver brasileiro ganhando. Como atualmente no UFC existem mais brasilerios de sucesso que na F1 não é estranho que a audiência tenha aumentado.

      • galileu disse:

        É TENHO QUE CONCORDAR DOM O RODRIGO, embora não goste desse tio de luta, prefiro boxe.

      • Renato F1 disse:

        Peraí! Dizer que “existem babacas que assistem corridas e saem por aí dirigindo achando que é o Ayrton e matando pessoas” é brincadeira! Desde quando quem mata pessoas dirige! Dirigir é para motoristas, nas nossas vias altamente mal-conservadas; outra coisa é uma meia dúzia de pessoas com um carro sem manutenção, numa via mal-conservada e mal-sinalizada, achando que é um piloto. Deveriam informar que piloto corre em autódromos; não nas ruas! E, até onde entendi, achar que é Ayrton Senna não é ter o poder de sair matando as pessoas!

      • Muller disse:

        Exatamente. Não sei que raios de complexo que é – se alivia o fato de, apesar de estar num país merda e ver algum brasileiro dando um cacete em gringos, seja no esporte, música, o escambau – mas brasileiro não quer saber das atividades. Quer saber é de ver brasileiro sendo bem-sucedido lá fora.

        Não vou nem entrar no mérito de reforçar o Esporte nacional, fazer com que as pessoas prefiram ver os talentos brilhando aqui dentro. Mas tirando o futebol, onde um torcedor cruzeirense pode assistir e aprecisar um bom SantosXFlamengo, são poucos os que se realmente se apaixonam por um Esporte. Somos poucos, nós aqui, que lemos blogs, vemos programas especiais na tv, acordamos na madrugada pra ver corridas e reclamamos se a corrida do DTM não passou ao vivo. Seja qual Esporte for. A grande massa (e essa idolatra Galvão, por isso ele ganha isso tudo) torce pra ver um brasileiro vencendo, bater o punho no peito e gritar “olhaí, seus merdas, aqui é Brasil”. Pode ser até em cuspe-a-distância.

        Sou fã de MMA e, igualmente como no automobilismo, fico triste de ver a Globo dinamitando da mesma forma o Esporte. Como disse antes, somos poucos, os amantes.

  28. Zé Fini disse:

    E ele andou tão empolgado depois que narrou o MMA que treinou na própria esposa num show do Luan Santana(argh!), na frente de todo mundo.

    O cara é extremamente tão chato que até quando sai pra se divertir, consegue ser ridículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>