EL GRAN PASADOR | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 24 de dezembro de 2011 - 16:20F-1

EL GRAN PASADOR

GUARUJÁ (e aí, beleza na empresa?) – Esta foi a temporada com mais ultrapassagens da história da F-1, pelo menos entre aquelas em que foi possível fazer tal contabilidade. E sabem quem foi o piloto que mais ultrapassagens fez em 2011? Schumacher, com 116. Dizer que o cara é um ex-piloto em atividade é forçar a barra, creio.

95 comentários

  1. Disse o Fernando Alonso disse:

    Para Fernando Alonso, Michael Schumacher ainda é referência na F1.

    O alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, continua sendo o piloto de referência na categoria para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, apesar do alemão ter terminado o campeonato de 2011 na oitava posição.

    “Schumacher será sempre um campeão para todos nós, porque é preciso respeitar um piloto que foi sete vezes campeão. Ele não precisa provar mais nada, sempre foi muito rápido”, respondeu Alonso em uma entrevista a “TotalRace”.

    Aos 42 anos, Schumacher não conquistou um só pódio desde que retornou à Fórmula 1, mas Alonso pensa que o Mercedes que conduziu não facilitou o trabalho.

    “Na Fórmula 1, o carro é o mais importante e todos sabemos que a Mercedes não teve um bom ano, mas eu acho que se tiverem um carro competitivo, capaz de vencer corridas, Nico Rosberg e Michael estão entre os favoritos. Temos de respeitá-los”, afirmou Alonso.

  2. Ao Renato "F1" (que blasfêmia) disse:

    Meu caro, agora ASSUME: QUAL É O MAIOR PILOTO DA HISTÓRIA, NA SUA OPINIÃO?
    (e NÃO VEM ENGANAR FALANDO EM FANGIO…)

    Quem é o seu ídolo, que vc acha indiscutível? Qual o recorde que ele já teve que o Schumacher ainda não bateu?

    Quem tem o maior numero de títulos ?
    Cite os 3 maiores recordistas de pole-positions.
    Quem tem o maior número de voltas na liderança?
    Quem é o recordista de voltas mais rápidas?

    Vai pesquisar no google???

    • Renato F1 disse:

      Não preciso pesquisar nada! Só acho que ficar enaltecendo o Schumacher pelo número de ultrapassagens em 2011 é sacanagem! O cara é heptacampeão, superou o “insuperável” Fangio em títulos, superou o mito Ayrton Senna em número de poles e o povo quer dizer que ele é o máximo só porque ultrapassou 116 vezes esse ano???

      O campeonato é de pontos, não de ultrapassagens! É só isso! Será que não dá para ver que ultrapassagens depende de onde o piloto larga e onde termina! Na época do domínio avassalador da Se Ferrari, o Schumacher deve ter feito umas dez ultrapassagens por ano na pista (as outras dez ele fazia nos boxes com as voltas voadoras antes de parar) e ainda assim foi pentacampeão por aquela “equipe”. Provavalmente (quase com certeza) ele deve ter sido o que menos ultrapassou. Mas foi campeão!

      E aí, naquela época estariam enaltecendo o “campeão” de ultrapassagens ou o campeão mundial de Fórmula 1? Deixo essa pergunta a todos!

      • Ao Renato "F1" disse:

        “Mito”…

        Pronto! Enrolou mas acabou se entregando. Caiu a máscara. Tá explicado. A teoria das eternas viúvas se confirma mais uma vez!

        (Claro, que você não vai pesquisar nada…)

        Toma cuidado, tanta amargura traz doenças graves!!

      • Ao Renato "F1" disse:

        E encerro aqui minha humilde participação. Obrigado a todos, Feliz 2012!! (com mais uma ano de Schumacher na F1!)

        Schumacher and Vettel Rules!!!!

  3. Leonardo Costa disse:

    Tinha que ter um ranking dos que mais levaram ultrapassagens também.

  4. Felipe Viscovo disse:

    Com certeza Vettel foi quem menos passou :D rs…

  5. Gerson disse:

    Se Schumi NÃO TIVESSE TALENTO DE CAMPEÃO, faria como muitos “coitados” que passaram ou até continuam na F1: Botariam a culpa no carro e ficariam do meio do pelotão pra trás, “levando volta”…

    “QUEM É REI, NÃO PERDE A MAJESTADE”.

    Uns vão dizer que Vettel fez menos ultrapassagens, mas foi campeão. Mérito do melhor piloto atual, pilotando o melhor carro. É natural. Larga na pole…Como Schumi fazia, ná época de Ferrari.

    Agora, esquecem que Schumacher (40 anos, que alguns dizem “piloto aposentado em atividade” ultrapassou mais que Webber, Rosberg, MASSA, BARRICHELLO, Alonso, Hamilton, Kobayashi (se não me engano, o segundo em ultrapassagens), Button, Petrov, Sutil, Di Resta…e todo o resto que “largando lá atrás” poderia ter feito mais ultrapassaens, mas não conseguiram pq ou faltava carro ou NÃO TEM O MESMO TALENTO DO HEPTA-CAMPEÃO!

    Quem duvida do alemão, não entende nada de F1 e morre de despeito, inveja.

    RESPEITO!!

    • Nelson Weiss disse:

      esta é a mais pura verdade.

    • Renato F1 disse:

      Fala sério! Vamos comparar os concorrentes de Schumacher:
      Vettel: não teve quem ultrapassar (valendo posição, é claro);
      Webber: deve estar na bolsa de algum canguru fêmea;
      Rosberg: o único, a meu ver, capaz de competir com o alemão em número de ultrapassagens, pois possui o mesmo equipamento. Entretanto, o Nico se classifica melhor do que o Michael, daí ter menos gente para ultrapassar;
      Massa: toda vez que ele se aproxima de um carro, a imagem de uma mola na cabeça (não posso culpá-lo por isso);
      Barrichello: não teve carro para ultrapassar ninguém;
      Maldonado: idem ao companheiro de equipe;
      Alonso: a equipe não soube explicar o porquê de a mensagem “Alonso is faster than you” não ter chegado aos pilotos à frente dele;
      Hamilton: “havia um Massa no meu caminho; no meu caminho havia um Massa”. Nem mesmo a má fase contribuiu com o número de ultrapassagens dele. Se a fase estivesse boa, brigaria com o Button pelo segundo lugar;
      Kobayashi: a Sauber é qual força do campeonato mesmo?;
      Button: melhor do que ele, somente o Vettel. Como não conseguiu alcançá-lo, também não teve quem ultrapassar;
      Petrov: dirigindo aquela Ruimnoute (quero dizer Renault), vai passar quem?
      Senna: ainda está aprendendo a pilotar; ultrapassar é outra aula;
      Sutil: a Force India é a quinta melhor equipe do grid. Com o motor Mercedes impulsionando o carro, o nono lugar é o padrão;
      Di Resta: idem ao companheiro, exceto o padrão de lugar que é décimo.

      Com isso, e sabendo que a Mercedes é a quarta força do grid, o que faz o Schumacher ficar no Q2, com um carro claramente para ir ao Q3??? A vontade de fazer um monte de ultrapassagens!!!

      Pronto, está justificado mais esse “título” para o alemão.

      • Fabiano disse:

        tem piloto brasileiro falecido que estaria sendo exaltado se fosse ele no lugar do alemão.

      • Gerson disse:

        É meu caro, o choro das viúvas e a dor de cotovelo, pelo jeito, nunca irão cessar…

        É como ir na Argentina e falar de Pelé…

        Somos terceiro mundo mesmo.

      • Renato F1 disse:

        Só não entendo o porquê de tanta tempestade em um copo d’água. Número de ultrapassagens vale alguma coisa para o campeonato??? Tanto faz se é alemão, argentino, brasileiro, colombiano, espanhol, francês, inglês ou o escambau! Ganha campeonato quem faz mais pontos e não quem faz mais ultrapassagens! Queria ver se o Rubinho tive feito mais ultrapassagens, o que é que o povo estaria falando???

      • ???? disse:

        Ué? pelo que o barrichello reclama e chora, deveria ser dele e não do Schumacher (ou de qualquer outro), o recorde de ultrapassagens desde o tempo da Ferrari, afinal sempre o companheiro de equipe da ocasião é o privilegiado e ele “sempre sacaneado”, tendo de largar da terceira fila pra trás…

        E como disseram num post anterior: se fosse um piloto brasileiro que já morreu ou o sobrinho deste, estariam fazendo uma festa! Soltariam rojões e chamariam de fenômeno!

      • Que dó!! disse:

        Dá até dó!!

        Imaginem só ficar estes anos todos torcendo CONTRA o Schumacher, “pesquisar”, fazer toda uma “tese” pra mostrar que o Schumacher é “comum”…!!!! Imaginem o sofrimento? Sim, porque para procurar argumento contra o talento do Schumacher, deve ter tido de ler/ver o quanto o alemão conquistou. Deve ser uma tortura. TENHO DÓ!!

        Engraçado,na época do ídolo falecido, principalmente na época da McLaren, quantas equipes tinham condições de brigar pelo título? de brigar pela pole no grid? E a diferença de velocidade e carro entre estas equipes e os “retardatários”?? Será que não era té MAIOR que a diferença de RBR, McLaren, Ferrari, Mercedes, Renault para os outros?

        Aí eles vêm com o discurso que a F1 de hoje não tem graça…Não tem graça pra quem torce para aquele que nunca vence!!

        Porque nem todo mundo era/foi/é fã do “ídolo falecido”. E nem assim viva dizendo que a F1 não prestava, porque só tinha briga entre Prost e o falecido. Isso quando não estavam na mesma equipe, a única que tinha carro pra ser pole, ganhar título…

        Disso os chorões e questionadores do Schumi não querem lembrar.

        Daqui alguns anos, vão ficar duvidando do Vettel. (Se já não duvidam!). Deve ser um inferno viver neste sofrimento!

      • Nelson Weiss disse:

        Voce tem razão.O cara ´e fraco.Sete vezes em 2 carros,nunca precisou de prost para acertar seus carros e no retorno depois de velho ainda anda bem e não tem chorinhos e desculpas.Não foi a toa que briatore não quis um tricampeão na beneton,preferindo,segundo ele,continuar com o melhor piloto do mundo àquela epoca.Será que chega?

  6. jose disse:

    Largando lá atras, como vem fazendo desde que voltou, aí é facil fazer tantas ultrapassagens, que na maioria são contra as 2 Lotus, as Marussias, as Hispanias, as Saubers e Toro Rosso (não tantas vezes), e , ai meu Deus, as Williams, mas ai jé é covardia, dada a força da Mercedes.

  7. Martinho disse:

    Quem foi o piloto que mais foi ultrapassado??? (tirando as nanicas)

  8. Antonio disse:

    90% são ultrapassagens em cima de carros inferiores que não deveriam estar na frente dele..
    ca

  9. Davi Ribeiro disse:

    Só queria saber quantas destas foram no primeiro e quantas foram no segundo semestre. Porque parece que a Pirelli foi mais ortodoxa ou o pessoal começou a saber trabalhar melhor com a diferença entre pneus, porque nas últimas corridas a diferença do total de ultrapassagens do início do campeonato foi brutal.
    Tudo indica um início de temporada monótono em 2012.

  10. Thiago Azevedo disse:

    O maior problema do Schumacão no retorno à F1 tem sido a posição de classificação. Ele levou uma bela surra do Nico nas posições de largada, mas em corrida seu ritmo é até melhor. Por isso esse monte de ultrapassagens: larga lá atrás, mas como vai bem na corrida, vem jantando todo mundo.

  11. Márcio disse:

    Schumacher é o maior piloto da história da Fórmula 1.

  12. Fernando disse:

    Na boa, o cara pode ser um mito e tals.., mas muito desses números é consequência das péssimas posições de largadas durante o ano..

  13. Diego disse:

    Essa é mais uma prova que estatísticas falam muito pouco… a não ser, claro, que se refiram a brasileiros.

  14. Breno Peixoto disse:

    Creio que só poderíamos chegar a alguma conclusão, se esse mesmo dado estatístico (Ultrapassagens/Schumacher/2011) fosse comparado ao mesmos resultados do período 2000-2005.

    • Renato F1 disse:

      Quando ele largava em primeiro e chegava em primeiro??? Naquela época, com todo o domínio da Se Ferrari, o alemão devia fazer umas cinco ultrapassagens por ano! E quatro delas eram feitas nas últimas voltas antes de entrar nos boxes. Na pista, que é bom, nada!

  15. Mauricio Camargo disse:

    Se Schumacher foi quem fez mais ultrapassagens, com certeza Vetel quem fez fez menos (e foi campeão…)

  16. Nelson Weiss disse:

    O “velho” continua ótimo apesar da idade.Alem de mais ultrapassagens,foi o que fez sempre boas largadas,exceção feita em mônaco onde o carro teve problemas,sem falar nas grandes corridas de montreal,spa e monza.Com um rbr teria feito melhor que weber.Com certeza.

  17. Ney Alencar - BH disse:

    É o maior piloto de todos os tempos, simplesmente. Pode não estar 100% adaptado, o carro não é dos melhores (tanto que seu companheiro Rosberg também não conseguiu grande coisa) e há muitos bons pilotos em bons carros. Mas o Schummi ainda é o maior. Dêem-lhe uma Red Bull para ver…

    • Conrado disse:

      Em que mundo você vive? Faz dois anos que o Rosberguinho dá passeio no velho Schumi… Pra mim essa dado não é parâmetro. Na verdade ele e o mito Kobayashi devem ter sido os dois com mais ultrapassagens porque vira e mexe um estava passado o outro numa luta por uma 9° posição qualquer…

      • Nelson Weiss disse:

        em que mundo voce vive?Não tem visto que nas corridas sempre ultrapassa Rosberg,não lembra das ultrapassagens em monaco,as fantasticas em montreal,a fantastica por fora em cima do hamilton em monza no mesmo lugar que fez o vettel(mas só faam dele).Acorda!!!!!

  18. Carlos disse:

    Fala sério. O cara tem um FOGUETE nas mãos e sempre larga lá atras, Mal passa do Q2. Se isso é parametro, o MALDONADO é uma lenda…. e o VETTEL deve voltar pro kart….

  19. Roger RObert Kock disse:

    Será que conta o fato de ele ir mal na classificação, geralmente largando em posições aquém da capacidade do carro?

  20. Leandro Giannetti disse:

    Lembrei agora de um ano que o Massa foi o piloto que mais fez ultrapassagens, quando estava na Sauber, não lembro o ano… se não me engano foram 23 ou 24 ganhos de posição por ultrapassagens.

  21. Jonatas disse:

    FELIZ NATAL FLÁVIO!

  22. Gabriel disse:

    um destaque para a ultrapassagem que fez sobre Hamilton em Monaco…. deixou o ingles com cara de “ué, como ele fez isso??”

  23. Walter - Poa RS disse:

    Olá – Bom Natal

    No meu entender este número não quer dizer absolutamente nada.

    O Vettel não deve ter somado 10ultrapassagens e foi o campeão.

    Até o terceiro ou quarto poucas ultrapassagens foram feitas.

    Halminton (não sei a grafia esta correta) e o Massa também fizeram ultrapassagens, principalmente entre eles,

    Já o Rubinho teve ter feito bastante, de último até 12, 10, volta para o 17 ultrapassa até o 12, assim a corrida toda.

    Logo o número de ultrapassagens é maior entre o retardatários e assim não enaltece teu idolo.

    Cordiais e Fraternos Abraços

  24. Cardoso Filho disse:

    Feliz Natal a todos.
    Acho que Schumacher vai se dar bem este ano. O carro vai sendo ajustado ao seu modo de pilotar, e quem já foi rei nunca perde a majestade.
    Volto a insistir na fantasiosa teoria de que alguém no Brasil ( ideal seria Barrica, com muitos investidores ) deveria comprar uma equipe de F1. Teríamos vaga garantida para Barrica e Bruno Sena, Visibilidade na mídia ( rede Globo garantindo pratocinios ) e sem nenhuma obrigatoriedade de vencer pois a equipe seria nova. Fica o sonho para 2012…13…14………

  25. Schumacher voltou a velha forma apesar de ter de lutar contra o tempo implacável.
    Scgummy sempre foi uma vaca brava e fazia ultrapassagens audaciosas no começo de carrira ,depois passou a gerir campeonatos e como de costume largava na frente, o resto é chor de viuva, um grande abraço do forum http://www.downforce.com.br a todos Gomitas do blogue e que venha mais um ano cheio de comentários.
    []´s

  26. Grande Flavio.

    Feliz natal que você tenha muita paz e saúde, que a LUSA te de alegrias nesse novo ano, que o MEIANOVE ganhe algumas corridas.

    mais ai em cima não seria 2011 ?

    abraços e muita saúde para essa família LUSITANA

  27. Matevs disse:

    Schumacher é uma sombra do que era antes de sua aposentadoria. Mesmo assim, está entre os melhores, estando hoje um pouco atrás, é verdade, mas no mesmo nível, de Alonso, Hamilton, Button e Vettel. O próximo passo será alcançar o maior número de podiums possível e brigar por vitórias. Para isso a Mercedez tem que colaborar… Acho que se a Mercedez acertar a mão, quem sabe até dá pro Schumacher pensar em lutar pelo octa

  28. Klaus disse:

    É só lembrar da ultrapassagem sobre o Hamilton em Mônaco e já se vê que o véio ainda tem lenha pra queimar. Só falta um Mercedão de ponta.

  29. Deni Williams disse:

    Vettel deve ter ultrapassado bem menos e foi campeão. E aí?
    Isso não quer dizer nada.

  30. Rodrigo disse:

    Flávio, ele fez mais ultrapassagens em 2011, e não em 2012 como está no texto.

  31. Marcelo disse:

    “Ainda é divertido ver o alemão na pista, ele sempre dá um jeito de aparecer, falta carro de ponta…se ele tivesse uns 35 anos, ia levar essa Mercedes ao topo”

    Schumacher em 2010:
    Ganhou muitas posições na largada ou passando durante a primeira volta, isso ocorreu em vários GPs:
    BHA/MAL/CHN/CAN/EUR/ING/ALE/HUN/BEL/ITA/JPN

    Manteve a posição:
    ESP/MON/TUR/SIN/KOR

    Na AUS e ABU, estava bem na primeira volta, mas foi tocado por rival, teve o carro danificado, e acabou abandonado. No BRA, perdeu 1 posição.

    Schumacher em 2011:
    Ganhou posições na largada ou passando durante a primeira volta nos GPs:
    CHN/TUR/ESP/ING/ALE/HUN/BEL/ITA/CIN/JPN/KOR/IND/ABU

    Manteve a posição:
    MAL/CAN/EUR

    Só teve uma péssima largada em MON, e perdeu 1 posição no BRA. Na AUS foi tocado na primeira volta e foi para o box com pneu furado.

    O alemão em termos início de prova continua “afiado” como antigamente, o que perde na classificação, compensa na primeira volta! Em 2011 já recuperou bem o ritmo de prova, teve alguns acidentes, mas correndo no pelotão da “merda” é normal, ainda mais Schumacher que vai pra cima. Se melhorar na classificação e o carro for bom em 2012…vai dar trabalho pra “molecada”, já fez isso em várias provas esse ano:

    CHN/MON/ESP/CAN/BEL/ITA/IND

    Pelo que me lembre, Schumacher é o único piloto que tem duas carreiras na F1, Lauda se aposentou muito cedo(como fez Kimi), voltou ainda jovem como o finlandês, esses podem dizer que retomaram a carreira, mas Schumacher não, ele já vai para 43 anos! Voltou aos 41, então o mais certo é dizer que ele esta fazendo duas carreiras na F1.

    Mansell bem que tentou isso depois dos 40 anos, mas em 94 com carro de ponta sequer andava no mesmo ritmo que D.Hill em treinos ou corridas, Mansell acabou desistindo da F1. O que o alemão esta fazendo já vale pela coragem, outros campeões não tiveram isso, a raça de desafiar outras gerações.

    Schumacher começou na F1 em 91, ainda novato com carro mediano deu trabalho na geração que tinha: Senna/Prost/Piquet/Mansell.

    Foi campeão na sua geração com: D.Hill/Villeneuve/Hakkinen/Rubinho/Coulthard.

    Dominou outra geração com: Button/Alonso/Raikkonen/Montoya.

    Hoje corre contra Lewis, Rosberg, Vettel e cia…dessa turma, Lewis já levou uns riscos no capacete do velho alemão, mas o inglês no início de 2011 falou demais do “vovô”…

    Schumacher é um cara de muita sorte na vida, não é a toa que o Galvão fica ROXO DE RAIVA quando ouve o nome do alemão…rs

    “Mas e o Rubinho como foi em início de prova em 2010 e 2011, Marcelo?”

    Pai afasta de mim esse cálice, ninguém aguenta mais!!!

    Barrichelo em 2010:
    Rubinho fez péssimas largadas ou primeira volta nos GPs:
    MAL/TUR/CAN/BEL

    Perdeu posições nos GPs:
    AUS/CHN/ALE/ITA/SIN/BRA

    Barrichelo em 2011:
    Rubinho fez péssimas largadas ou primeira volta nos GPs:

    AUS/ING/ITA/JPN/IND/BRA

    Perdeu posições nos GPs:
    ESP/BEL/CIN

    O tempo passa e o Rubens continua o MESMO, nunca muda! Bichinho ruim de primeira volta esse Rubinho…se for contar a corrida toda, pqp…

    • Lucas disse:

      Falou tudo!

      Podem falar o que quiserem, se existia fundo de verdade nos argumentos críticos contra Schumacher no ano passado, este ano estes estão se tornando cada vez mais apenas um chororo. Schumacher é muito bom e essa é a grande verdade, 43 anos fazendo o que faz é simplesmente incrível.

      Outra, muito estão dizendo que este número não significa nada porque o Vettel deve ter feito uma meia dúzia de ultrapassagens e foi campeão. É óbvio que o Vettel fez uma meia dúzia de ultrapassagens porque o Vettel não tinha quem ultrapassar! Este número mostra que o alemão ainda é combativo e muito melhor do que muitos dizem.

    • Fernass disse:

      uau… e o que explica os paus para o limitado Rosberg durante 2 anos?

      • Nelson Weiss disse:

        Realmente alguns paus nas classificações,mas nas corridas,o outro alemão sé faz chegar sem passar ninguém.como disse o lino,rosberg é o perfeito arroz doce.Acho que voce deve mudar de oculos…………

    • Renato F1 disse:

      “(…) o que perde na classificação, compensa na primeira volta.” Largando em décimo quarto com a Mercedes, no mínimo, deveria chegar em oitavo! Aliás, 14-8=6. O alemão teve 116 ultrapassagens em 2011, ano com 19 provas. Então: 116/19=6,1. Traduzindo os números: Schumacher não fez mais do que a obrigação! Se soubesse se classificar com esse carro, provavelmente teria feito menos ultrapassagens que o Vettel!

  32. André disse:

    Aqueles enchedores de linguiça e viúvas que falavam que o Schumacher não sabia ultrapassar, mais uma vez se calam.

  33. olivier disse:

    bom natal e um ano novo com muita saude pra voce e sua familia abraco…….

  34. Marcelo Andrade disse:

    Schumacher foi o melhor piloto da F-1 Moderna e talvez até da historia. O cara ainda vai mostrar ao que veio no seu retorno a categoria máxima.

  35. luiz disse:

    Nada demais flávio! Quem anda entre os últimos serão sempre os que terão mais ultrapassagens a fazer,.Os primeiros são os mais velozes naturalmente terão menos adiversários pela frente. Vide vettel. Mesmo assim quase que o buemi ganha dele.

  36. Emerson Neves disse:

    è , Michael Schumacher deu banho em vetel que só ultapassou 27 veses!
    Bom vamos dar um desconto p/ o campeão que sempre largava na frente e não precisava passar mais ninguem.
    Ranking dos dez pilotos que mais fizeram ultrapassagens em 2011 na F1:

    1º. Michael Schumacher (Mercedes), 116
    2º. Sébastien Buemi (Toro Rosso), 114
    3º. Kamui Kobayashi (Sauber), 99
    4º. Jaime Alguersuari (Toro Rosso), 94
    5º. Pastor Maldonado (Williams), 91
    6º. Paul di Resta (Force India), 90
    7º. Sergio Pérez (Sauber), 87
    8º. Rubens Barrichello (Williams), 86
    9º Jenson Button (McLaren), 85
    10º. Felipe Massa (Ferrari), 82

  37. Digao disse:

    Depende que posição ele tava disputando quando fez a maioria dessas ultrapassagens.

  38. Daniela_Rio disse:

    Boa noite !!
    Ele fez uma temporada muito melhor esse ano. Se não fossem tantos acidentes com certeza ficaria a frente do Rosberg. Vamos torcer por um bom carro da Mercedes ano que vem. Bjs e feliz natal !!!

  39. Maran disse:

    Não alimentem o troll.

  40. Takawara Nashiota disse:

    O que deve ter menos ultrapassagens é o Vettel… e aí é melhor ser o que mais ultrapassou ou o que menos ultrapassou???

    O Schumacher teve tantas ultrapassagens, por classificar muito mal e ser empurrado pelo motor Mercedes, ultrapassando os carros mais lentos!

    Impressionante como o FG sempre arruma uma forma de alisar o Alemão e dar uma patada no Rubinho. Estou começando a achar que essa Coca é Fanta… hehehe

    Brincadeira e boas festas a todos!!

  41. Guto disse:

    tem que compensar os anos de “vida fácil”, quando ficava corridas e mais corridas sem ninguém para ultrapassar!!

  42. Marcão disse:

    O schumi ainda é um piloto fora de série!!
    Se não, não estaria mais por lá!
    Pilotando uma mercedes!! As famosas flexas de prata.. Uma hora acertam esse carros e lá vem, coisas do schumacão pra ficar de novo na história…

  43. Paulo Penna disse:

    Blz, mas fala quantas vezes ele passou as hispania, lotus verde, e marussia (aquela tranqueira)?

  44. Clésio Luiz disse:

    A que eu lembro foi aquela em cima de Hamilton em Monza, quando o britânico tinha finalmente conseguido a ultrapassagem depois de muitas tentativas, só para ver o alemão recuperar na curva seguinte. Aí veio Button e passou os dois com a maior facilidade.

  45. Paulo Monteiro disse:

    Essa é mais uma prova que estatísticas falam muito pouco…

    • Nelson Weiss disse:

      só para quem fica só nelas sem enxergar ou entender as corridas.reveja montreal,monaco,spa, monza…………

      • Renato F1 disse:

        Então vamos lá. O que vale mais: largar em todas as corridas em 24º lugar e passar 13 carros, chegando em 11º, ou largar em todas as corridas em 10º e chegar em 10º, sem nenhuma ultrapassagem! No final do campeonato, o “passador” terá zero ponto e 247 ultrapassagens (uau!) e o “sem sal” terá dez pontos e zero ultrapassagens! Agora eu pergunto:o que vale mais para o campeonato: número de pontos ou número de ultrapassagens??? Se for de ultrapassagens, avise ao Vettel que ele não é campeão e dêem a taça ao Schumacher!

      • Renato F1 disse:

        Retificando: terá 19 pontos.

      • Gerson disse:

        Meu Deus! Perdoai esse daí, ele não sabe o que fala…

        Ô purgante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>