GRANA DE LÁ, GRANA DE CÁ | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 - 18:24Colunas Warm Up

GRANA DE LÁ, GRANA DE CÁ

SÃO PAULO (no fundo, é tudo igual) – A coluna Warm Up de hoje versa sobre a contratação de Grosjean e discute um pouco a nível de reflexão a questão que envolve a preferência corporativa na reorganização estratégica sob o prisma de um contexto de reengenharia e reestruturação do equacionamento econômico que exige permanente revisão das estruturas de custos em meio a um cenário de transição e receitas instáveis, já que é imperativo assegurar condições para preservar e investir com sustentabilidade. Para isso é preciso fazer escolhas nos processos e na alocação de recursos humanos e materiais. É apenas um ajuste de configuração.*

* Aos colegas demitidos nas últimas semanas, na véspera do Natal, toda minha solidariedade diante do cada vez mais insuportável cinismo corporativo que está acabando com a dignidade da nossa profissão.

32 comentários

  1. marcio disse:

    Porque sempre bater nessa tecla? Tem muito post no blog falando do assunto. Chega a ser tao chato quanto os pachecos pedindo morte aos que prejudicam os brasileiros no esporte.

    Com o talento que voce tem pra escrever, é uma perda de tempo falar desse assunto!

  2. Mauricio disse:

    Vixe… Fiquei vesgo antes do fim do paragrafo…
    O seu Word não grifou a frase por excesso de palavras?
    rsrsrsrsrsrsrsrs

  3. edkaefer disse:

    Comigo esta rolando diferente. Me botaram na geladeira para que eu acabe pedindo a conta. O que vai acabar acontecendo e a situação ficar insustentável e me oferecerem a chance de uma nova oportunidade, bem longe deles!!!!
    Enquanto isso nao acontece, estou aproveitando o período sabático remunerado para dar novo rumo a minha carreira.
    Ps: dificil assim entender o sentido do post?

  4. André Escobar disse:

    Pagante por não pagante, acho que tem melhores opções no mercado. (Hulk, Sutil, O que sobrar da Toro, Etc.)

  5. Danilo A. disse:

    Como é possível que esse post se transforme num “Senna foi ou não foi um grande piloto?”

  6. Carlos Bragatti Coelho - Florianopolis disse:

    Agora entendo oque Ouvi

    Estive lá na festa de Kart do Massa (Canasvieira) e passaeva pelos Boxes, e ouvi um buxixo e na roda de conversa estava um grupo de pessoas incluisive pilotos e artistas,
    o papo que rolava era que o Senna estava acertado com a ForceIndia, sabe eu não acredite!! pois eu apostava Senna na Renault..
    mas agora eu começo entender o que ocorreu!! veja o Groseajen estava desanimado e indo DTM, e era o menos provavel na Lotus, agora dá pra percerber que ate os Dirigentes da Lotus sabiam o Destino do Senna, e para não ficar sem o bom segundo piloto acertaram com o Grosejean que ja estava la e conhece bem a equipe!!
    Vamos ver se isso é verdade durante os proximos dias!! mas eu continuo apostando minhas fichas do Senna no Grove!!!

  7. MAL-HUMORADO disse:

    =========
    NOTAS MAL-HUMORADAS
    =========
    .
    Será que ninguém entende Ironia e Figuras de Linguagem neste blog?
    .
    Acho que seria uma boa pro Rubinho (copyright Galvão Bueno) ele encerrar de vez a carreira na F-1. Fórmula-1 não é tudo na vida, como as lutas-livre de WMC, MMC, FGT, UHT, CHT, CHT à álcool, AP 1800, que o Galvão irá passar a narrar a plenos pulmões quando um oponente retirar o olho do outro.
    .
    Felipe Massa poderia aproveitar o gesto de Barrichello, e migrar para uma categoria mais adequada a ele. Poderia assinar um contrato com a LF Competições para um ano, prorrogável por mais um se sua performance mostrar-se extemamente satisfatória…

  8. fabiogp5 disse:

    Não sei o por que dessa celeuma toda sobre piloto com patrocínio sentando nessa ou naquela cadeira na F.1. Poxa, é o sonho de muita gente, já pensou se tivéssemos esta oportunidade de ter um patrocínio para bancar nossa loucuras, que maravilha seria, não?- Quanto ao Petrov, o empresário sinalizou estar negociando com um certo Flávio (sobrenome não mencionou) para algumas corridas num certo Lada 69, o problema, eu soube é que o cara (Russo) quer ser o 1º piloto, desse jeito eu já acho que ele vai continuar a pé.

    • galileu disse:

      fabiogp5, o petrov nunca iria se acostumar com a “eletrônica embarcada” do 69, principalmente o controle infalivel de largadas, como já postei anteriormente, ela foi especialmente desenvolvida para o biotipo do falvio.
      nem a nasa e a russia destariam ispostas a dispender novamente a soma de dinheiro que investiram no 69, outro carro, nem pensar camarada petrov

  9. Alex disse:

    É, não existe nada mais NOJENTO do que esses termos que são, em boa parte, cunhados pelo pessoal de Recursos Humanos, cuja regra maior é o cinismo. Eles jamais diriam, por exemplo, que os colegas de profissão do Flávio foram DEMITIDOS mas sim que passaram por um processo de “OUTPLACEMENT”. As buchas que enfrentamos diariamente no trabalho são traduzidas para o vocabulário deles como “desafios”…. Isso me fez até lembrar de uma coluna que li há tempos atrás: é sobre um filme que aborda esses eufemismos ridículos. Aqui está o link:
    http://www.cartacapital.com.br/cultura/demissao-nao-oportunidade/

  10. Burn Baby Burn.. disse:

    Falando do meu ídolo..

    e claro para desopilar este clima estranho deste tópico. vale a pena assistir esta antiga a entrevista do grande Piquet como Jo Soares, sobre a histórica briga do Piquet com o Eliseo salarar e o desenrolar a seguir que ninguem soube.. teve pega atá na combi que resgatou os dois rsrs

    Hilariante, impagável..

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=t03jjphhPkc

    Fuiii

  11. Marcelo disse:

    “os mais estridentes são os que chamo, brincando, de “pachecos”

    Não é brincadeira não, Gomes esta falando sério…rs

    Pacheco, criado para a Copa de 82, várias imagens da pachecada.
    http://www.natanturfe.4gl.com.br/copa82.htm

    Não adianta fazer “carnaval”, a Renault que é FRANCESA, deu oportunidade ao Bruno, se ele não foi tão bem, paciência, foram 8 corridas, dava para Bruno mostrar mais. Agora eu duvido, se fosse equipe brasileira iria dar chance a um piloto francês, ainda mais com um Senna que estava sem carro.

    Se não deu para Petrov que foi melhor que o sobrinho, e tinha grana, então Bruno era mesmo carta fora do baralho para 2012, mas o sobrinho teve a chance de impressionar outras equipes, se não conseguir carro bom, é porque não chamou atenção de ninguém.

    Na Williams pode esquecer Bruno, a equipe quer dinheiro, mas também um piloto experiente. Force India e Toro Rosso, Bruno dificilmente vai conseguir vaga, só se arrumar um caminhão de dinheiro, sua melhor chance é correr de “nanica” novamente, pelo menos não fica parado mais um ano, porque se ficar..pode esquecer F1.

    Petrov x Senna:
    Batalha no Q3:
    Senna 4 x 4

    Batalha de Grid:
    Senna 5 x 3 Petrov

    Batalha em corridas:
    Petrov 5 x 3 Senna

    Pontuação no mundial:
    Petrov 5 x 2 Senna

    Corridas pontuando:
    Petrov 3 x 1 Senna

    Sacanagem vai ser o russo ficar sem carro, ele bateu Heidfeld e Senna, e ainda tem dinheiro, sua parte ele fez dentro e fora da pista.

  12. Ao MAL HUMORADO disse:

    “qualidades superlativas do grande Ayrton Senna”

    É eu vi o que o Senna fez com “carro do outro mundo” em 88/89, tinha dia que dava show(com o carro do Prost), mas tinha dia que fazia cada besteira…

    Temporada de 1988:

    Muito acelerador, pouco cérebro…

    MON-Senna era líder na corrida até cometer um erro bizarro e abandonar, administra a vitória meu filho…Prost agradeceu!

    MEX-Senna larga mal, essa vacilada faz Prost disparar e vencer fácil, o francês novamente agradeceu!

    FRA-Larga mal, mas recupera a posição na 1º curva, mas se atrapalha com retardatário no meio da prova, Prost chega e faz a melhor ultrapassagem do ano, dupla, em cima do brazuka e retardatário, o francês novamente deu risada da vacilada do brasileiro! Senna nunca venceu na França, mas Prost vivia “carimbando” o GP Brasil, foram 6 vitórias.

    ITA-Novamente larga mal, mas recupera a posição na 1º curva, e mais um erro bizarro de Senna, justo em Monza onde o que não falta é retão pra ultrapassar! Era líder, mas se “enrosca” com retardatário, fim de prova. Berger deu show na corrida e venceu, um dia histórico para os italianos.

    ESP-Outra vez larga mal(desliga o anti-Stall Rubinho..rs), outra vacilada de Senna, Prost disparar e vencer fácil, na corrida Senna toma “sufoco” de Mansell, e Capelli com a “nanica” March.

    AUS-De novo larga mal, outra vacilada, Prost novamente disparar e vencer fácil, Senna já virava “freguês”! Berger chegou a dar show, passando as duas Mclarens, mas também vacilão, bateu com retardatário e abandonou.

    Senna largou mal nos GPs:MEX/CAN/FRA/BEL/ITA/ESP/JPN/AUS, Senna se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso não elimina a largada ruim, o piloto era mesmo fraco de largada, fora a AFOBAÇÃO durante as corridas. Essas pixotadas o Galvão nunca se lembra, mas adora destacar erros de Lewis, Vettel e cia…

    Largar mau em 8 de 16 corridas e cometer erros bizarros como MON e ITA, é muita coisa. Se for observar Prost, ele só era ruim de largada e corrida na chuva(o francês era péssimo em piso molhado, acreditem, até D.Hill era melhor), mas era raro ver o francês jogar resultado fora. Se observar a tabela de 88, Prost foi superior(não jogou nada fora, 16 corridas 7 vitórias 7 segundos lugares, 2 quebras), mas Senna foi campeão GRAÇAS aos descartes, nas pista e nos resultados Prost foi o melhor. Senna não convenceu, errou muito na pista e dependeu do regulamento para ser campeão, mas ele era o Senna, ia justificar a todos em 89 porque era o melhor.

    Temporada de 1989:

    Muito mais acelerador, muito menos cérebro…

    Senna faz uma temporada PATÉTICA, cheia de erros, uns piores que 88, ficou longe de justificar o título ganho em 88, que aliás, só conseguiu graças ao regulamento de descartes. Outro detalhe, Senna só chegou no JPN em 89 ainda com chances de ser campeão, novamente graças aos descartes.

    Sem isso, em 88 não seria campeão e em 89 estaria tomando surra do francês, em todo caso, Senna de novo tomou AULA de regularidade do “professor”, no final é a mesma coisa…

    BRA- Senna larga mal, afobado quis recuperar a liderança na primeira curva brigando com Berger e Patrese, Senna acabou danificando o bico. O “herói” nacional tinha esse grave problema, era muito afobado. Tinha uma longa corrida a frente, passar Berger e Patrese era questão de tempo, Mansell e Prost deram risada.

    IMO- A prova teve duas largadas, Senna larga mal na segunda, e comete talvez seu maior erro na vida na F1. Quebra acordo com Prost o ultrapassando após as primeiras curvas( o acordo era quem fizesse a primeira curva a frente, não seria atacado na primeira volta, Senna jogou sujo e não respeitou o acordo). Era Prost quem desenvolvia os carros na Mclaren, Prost se incomodou com a velocidade de Senna, mas não criou confusão até esse GP de IMO, depois só foi guerra. Senna foi burro, venceu essa corrida, mas Prost deu o troco no Japão sendo campeão. Com Prost na equipe, os dois poderiam dominar por anos a F1, poderiam encarar as Williams em 92/93 e talvez até as Benettons em 94/95. Quando Prost saiu da equipe, a Mclaren “desabou” de nível técnico, fora que Prost “vetou” Senna na Williams em 93, o egoísmo de Senna em IMO saiu caro…

    O Senna tinha essa idiotice de querer tirar com a cara do rival, deu no Mansell e tomou no GP POR89, foi tirar sarro do Piquet, saiu como viado, foi querer trapacear com Prost, tomou o troco no GP JPN 89, e ainda ficou sem o “mecânico” Prost para desenvolver os carros.

    ING-Era líder, mas roda de bobeira e abandona na brita, Prost deu risada.

    HUN-Era líder, outra vez vacila com retardatário, dessa vez é Mansell que faz dupla ultrapassagem histórica(Senna+retardatário) e vence a prova.

    ITA-Largou na pole, era líder em uma corrida fácil, mas Senna eterno “pé pesado” só quis saber de acelerar, Prost estava muito atrás, sempre na dele, fazendo corrida de “espera” poupando equipamento. Senna com 20 seg a frente faltando 10 voltas só quis saber de acelerar. Motor não aguentou…Prost pelo jeito já imaginava, em Monza se forçar muito mesmo com carro superior, muitas vezes não chega a bandeirada.

    POR-Um erro inacreditável, mostrando que Senna muitas vezes não usava de sabedoria dos grandes campeões nas corridas. O brasileiro era segundo na prova, a frente de Prost, a posição era importantíssima para o campeonato. E o que Senna fez? Foi comprar briga com Mansell de bandeira preta, o inglês tinha jurado vingança em 87, Senna o teria jogado pra fora da pista em pelo menos em 3 corridas entre 85 e 87. Mansell só estava esperando uma boa oportunidade, a meta era estragar algum campeonato de Senna, e conseguiu em 89. Senna fecha a porta, e Mansell dessa vez deixa bater…até o Galvão criticou duramente Senna ao vivo por essa atitude: “Senna não tinha que comprar briga com Mansell, Prost é quem sai favorecido”. E advinha quem chegou em segundo marcando 6 pontos?

    Foi nessa época que Prost cuctucou:

    “Senna é rápido, mas erra, e quando errar…estarei por perto”

    “Ele é muito bom de treino, mas no geral durante as corridas, nunca me impressionou”

    O francês, sempre contava com erros de Senna(e Mansell na pista), Piquet também se aproveitava disso.

    AUS-Prova teve 2 largadas, na 1º Senna larga mal, mas se recupera na 1º curva, era líder até a prova ser anulada. Na Segunda largada(Prost por opção, tinha desistido da corrida na segunda volta). Senna larga bem, era líder sem rivais, até novamente bater em retardatário, outra vitória jogada no lixo. Pelo menos em 6 oportunidades Senna se atrapalhou com retardatários na carreira, muitas vezes jogando a vitória fora: GP ITA/87,ITA/88,AUS/89,BRA/90, muita coisa não?

    Senna largou mal nos GPs:USA/BRA/JPN/AUS/IMO/MEX/ALE, como em 88, se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso novamente não elimina a largada ruim.

    O Senna em 89 tinha obrigação de chegar pelo menos ao pódio na maioria das corridas, não conseguiu…falta de carro não foi, nem em treinos ou corridas.

    E dentro da pista Senna não era um piloto LIMPO como muitos dizem, fora do carro como pessoa muitas vezes era uma verdadeira MALA.

    Falam muito de Schumacher, mas o escândalo da espionagem em 07 e o caso envolvendo um brasileiro no GP de Cin 08, ABSOLVERAM Schumacher, ninguém é santo na F1.

    Verstappen essa semana disparou contra o heptacampeão, mas ele tem que ficar CALADO, seu carro TAMBÉM estava IRREGULAR em 94, ele foi pego sem filtro de gasolina quando pegou fogo(ele pode correr com carro irregular e o Schumacher não? Nem assim batia o alemão). Em 94 MUITAS equipes TRAPACEARAM, mas a FIA inglesa só ficou no pé do alemão para ajudar Hill que era inglês. E o A.Senna não era nenhum SANTO, ele também foi pego TRAPACEANDO em 87 no GP da AUS, estava com freios IRREGULARES! Também jogou SUJO para ficar com a pole em Mônaco 85 como mostra o vídeo abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=FStK3JlFa8w

    Senna também foi SUJO com Prost em IMO 89 e JPN 90, só lembrar que Schumacher jogava sujo chegar ser patético. E o que dizer do Senna como pessoa fora das pistas, Schumacher era santinho comparado ao “heroi” nacional, Senna arrumou confusão com todo mundo na F1, deu soco na cara de JORNALISTA, piloto novato! Saiu no tapa com De Angelis, Mansell, arrumou confusão com Schumacher, com os cartolas da FIA. Em 87 Senna agrediu fiscal de pista! Pegou mecânico da Mclaren pelo pescoço, muito vexame não? Na frente das câmeras da Globo Senna era uma pessoa, por trás outra, ignorou até a jornalista Alessandra Alves.

    http://alessandraalves.blogspot.com/2008/02/regi-o-rebelde.html

    O Senna era uma verdadeira MALA para os jornalistas, no GP BRA 90 foi convidado para uma homenagem, quando soube que não era pra ele, se recusou a ir,

    Justo no GP Brasil ao lado de sua gente, que PAPELÃO!!!

    • galileu disse:

      só pode ser idiota do marcelo, o cara que odeia o senna e ama de paixão o shumacher.
      até hoje me pergunto,porque esse cara destila tanto ódio por um morto.
      será frustração de não ter podido ser piloto?
      será amor não, correspondido?
      desencana cara senão o cara vem puxar tua perna quando,voce estiver dormindo.

      • Burn Baby Burn.. disse:

        Mal Humorado.. jamais ia querer o Senna nem o Mick jagger para casar com uma filha se eu tivesse uma rsrsr

        E repórter que não é especifico de automobilismo, que vai em interlagos para fazer matéria fora da sua área é chato mesmo, e como o Airton não falava na cara como o Nelson, preferia nem aparecer.. e isso respeito afinal é o ponto de vista dele. democracia e liberdade de expressão lembra da constituição? rsrs

        Sou piquetista roxo e nunca neguei aqui… este cara sim sabia pilotar de verdade, talento puro,

        Mas.. criticar o Airton é ridículo rsrsr, um cara que conseguia pilotar no limite o tempo todo?.. sem perder a concentração pouquissimas vezes sempre foi algo surpreendente que muitos pilotos o veneram e o tentam “em vão ” imitar, porque para chegar no nivel dele.. tem que chegar no limiar da vida e da morte. naquele limite máximo onde se passar um milionésimo mais rapido vc sai voando para morte, como um A320 desgovernado com joystick computadorizado e tudo que tem direito.

        Tanto que na minha opinião o único record que o Vettel realmente deseja agora.. é marcar 9 poles seguidas e bater este record do Airton que já perdura ha duas décadas.. acho que o único que o Senna ainda possui.. e que nem alonso, schumaquer, mansell prost.. Button pilotos que tiveram grandes bólidos dominantes em suas temporadas não conseguiram bater..

        E não bateram Justamente por causa disso.. para cravar 9 poles seguidas o cara tem que tem um carro muito bom, tem que ser um relógio.. um poço de concentração. E durante esta busca quando seu carro for inferior ou igual a de seus oponentes nestes instantes colidentes de igualdade com os demais, é que o cara tem que baixar o pé e dribar o alto risco de andar mais que o carro.

        O Airton fazia isso sem pestanejar..e realmente morreu em um exato instante de inferioridade mecânica com seu oponente.. Schumaquer em 94.. e o resto virou história.

        Assista veja o depoimento de martin Brundle..quando ele analisa o estilo de pilotagem o Airton.. ele diz.. eu não consigo fazer isso!

        TOP GEAR – http://www.youtube.com/watch?v=sBNhkylfEnc

        Ele pode ser consenso em sua pátria por muita gente, mas entre os pilotos é um ícone..o cara a ser batido por todos que sentam em um cokpit sagrado de um formula 1. até hoje

        Mas reporto.. sem achei o Piquet muito mais regular e talentoso que ele..

        Minha opinião claro.

        Logo..

  13. Welington disse:

    Bom, creio que não temos a mesma profissão (sou metrologista), mas como fui demitido no último dia 6, agradeço a homenagem!

  14. Thiago disse:

    Senna tmbem comecou com dindin… do Banerj…Vettel da Red Bull e da BMW… erro mesmo foi a petrobras nao bancar nenhum brazuca na williams por anos

  15. Celio Ferreira disse:

    Foi vc ou o Joelmir Betting que fez o comentário acima—-mítico

  16. MAL-HUMORADO disse:

    ====
    NOTAS IMPERTINENTES :
    ====
    .
    1 – Será que o Vitaly Petrov irá levar o dinheiro russo para a Williams, onde veremos em 2012 Flávio Gomes, com toda isenção que lhe é peculiar, tecendo elogios rasgados à Lada-Williams?
    .
    2- Gostei do LeroLero.com da análise filosófico-econômica deste post.
    .
    3 – Bye, bye, brasileirinhos na Fórmula-1. Vamos assistir o Minotauro, daqui para frente.
    .
    4 – Sem brasileiros na F-1, já que Massa é café-com-leite e não conta, agradeço de coração o espaço cedido pelo FG para os comentários que fazemos.
    4.a- Obrigados a todos vocês, vovôs que acompanharam a carreira de Émerson Fittipaldi nos idos dos anos 70, e que nos agraciam com as estatísticas de outrora.
    4.b – Muito obrigados a vocês, adultos na faixa dos 30 e 40 anos, que vibraram com as vitórias do Ayrton Senna nas manhãs de domingo e advogam as qualidades superlativas do grande Ayrton Senna do Bra-sil-il-il-il-il, com comentários entusiasmados neste blog.
    4.c – Não me esquecendo de agradecer aos adolescentes e pós-adolescentes que também comparecem a esse blog, que cresceram assistindo as vitórias do fenomenal Schumacher nas manhãs de domingo, e hoje enaltecem o gênio alemão com laudas extensivas que tiram as vidas das viúvas, em nome do ilibado, probo e leal Michael Schumacher.
    .
    .
    Adeus, mundo cruel…

    • Burn Baby Burn.. disse:

      interessante, todo mundo aqui tem opinão própria tendencias.. e assim debatemos idéias democraticamente ou não.. foda-se foruns são assim e isso é que torna o forum do flavio Gomes, sempre intrigante nos tópicos que ele cria..

      Éntretanto.. é raro ver alguem que tudo sabe, a famosa opinião formada sobre tudo, mas sem nada por afirmar sobre sua predileções pessoais..apenas questionando ciclanos e fulanos, atirando para tudo quanto é lado, para causar, . sem idade definida, em cima do muro sempre.. criando polemicas
      apenas um destaque lúdico sobre seus posts caro amigo..

      Minha opinião apenas claro.. pois jamais serei o dono da verdade por aqui…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>