INDIGNADOS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 - 11:55F-1

INDIGNADOS

SÃO PAULO (eu, hein…) – Recebo e-mails e leio comentários de pachecos indignados com a contratação de Grosjean. “É a grana!”, “Só corre com patrocínio!”, “Na F-1 só tem piloto que paga!”.

Uai. Se Bruno Senna fosse o escolhido, vocês acham que ele entraria com o quê? O nome e o belo sorriso? Aliás, ele só correu no lugar de Heidfeld graças a bons patrocinadores, algo absolutamente normal na F-1 de hoje, de ontem e de anteontem. Não me consta que houve uma revolta na Alemanha pelo pobre Nick, o Injustiçado.

Quando vejo essas manifestações, percebo que, para muita gente, patrocínio para piloto brasileiro pode. Mas para piloto estrangeiro, não. Aí é sacanagem com os brasileirinhos contra esse mundão todo.

Gente doida, sô.

78 comentários

  1. Burn Baby Burn.. disse:

    Para quem parou o inicio a carreira por causa da morte do Senna e do proprio pai e depois queimou etapas para chega na F1, diferente do Russo que é bem safo ao volante.. até que o Bruno fez muito como os comparativos dos amigos de forum FG, só que fazer muito não é suficiente para o nivel da F1..acho que deveria fazer como o Francês.. voltar na Gp2 mais uma temporada tentar vencer bem por lá e tentar a sorte em 2013..2014..e enquanto isso poupar seu porquinho com muitos dólares.. simples assim..

  2. Piloto de carrinho de supermercado disse:

    Mais uma coisa: acho uma bobagem ficar torcendo para que não haja mais brasileiros na F-1, na vã esperança de que a Globo abra mão dos direitos de transmissão. Isso não vai acontecer. Se, com ou sem brasileiros no grid, a audiência estiver muito aquém do esperado, penso que o máximo que vai pode ocorrer é as transmissões serem relegadas ao Sportv ou mesmo a pequenos VTs na tv aberta. Aí, bonitão, quem hoje assiste às corridas de graça e na íntegra, vai ter que acompanhar pelo rádio ou fazer serão para pagar tv a cabo. Para assistir a uma corrida a cada 15 dias, o fã de automobilismo vai ter que assinar aqueles pacotes repletos de canais sobre inutilidades gerais, com assuntos que vão desde o acasalamento das moscas tsé-tsé africanas, passando por pesquisas sobre a importância dos galhos secos na vida sexual dos macacos do Congo, até “importantes” estudos históricos sobre as camisinhas de pano que o Luís XVI, acho, usava… O trabalho da Rede Globo com a F-1 pode não ser uma maravilha, mas poderia ser bem pior, é só reparar nas transmissões da F-Indy na Bandeirantes…

  3. Piloto de carrinho de supermercado disse:

    Pobre Nick, foi injustiçado mesmo… Apesar de achá-lo medíocre, fica difícil negar a relação entre a sua saída e a queda, brusca diga-se, de rendimento da Renault. Para mim, essas escolhas não decorrem somente do lado comercial, e sim da vontade de, com uma aposta, achar um novo talento: um Vettel, um Senna, um Schumacher etc. O caso do atual bicampeão do mundo exemplifica bem isso. Lendo uma entrevista do Heidfeld, ficou claro que a aposta da Red Bull em Sebastian não levou muito em conta suas estatísticas na BMW, onde, segundo Nick, Seb tinha um desempenho discreto – tanto que Mario Theissen não fez questão de segurá-lo. Acho que os chefes de equipe levam em consideração características pessoais que são ocultas do grande público – espírito de liderança, determinação, frieza, por exemplo. Ou talvez, simplesmente enxerguem potencial num piloto por pura intuição ou por determinados traços de personalidade que nem eles sabem ao certo explicar – “aura de campeão”, sei lá. Por isso que certas escolhas parecem tão absurdas aos nossos olhos – eu, por exemplo, acho que o Grosjean não vai fazer porra nenhuma, mas… Vai saber!

  4. André disse:

    Quem quiser ver o Bruno Senna na Fórmula 1, que faça uma vaquinha e pague a vaga, já que apostam tanto no talento dele. Bando de folgados.

  5. Luiz Oliveira disse:

    É o pessoal do “quero levar vantagem em tudo”…..Não percebem as coisas…Usam antólios……

  6. Nêgo Prêto disse:

    Comentário meio tangencial, mas: se essa seca de pilotos brazucas na F1 fizer com que a Globo pare de transmitir a categoria, excelente. (Lembrando que a Fox Sports, canal que transmite a F1 em boa parte da América Latina, está chegando ao Brasil e poderia tranquilamente substituir a Globo.)

    Quantos brasileiros corriam na F1 antes do Emerson? Seria ótimo não ter mais brasileiro na categoria. Porque aí os futuros pilotos que se interessassem em correr lá, se interessariam porque gostam mesmo do negócio (ou pela grana, tá valendo tb).

    O que tem que acabar é esse negócio de piloto brasileiro sonhar com a F1 pq quer ser santificado, como foi o Senna. Barrica e Massa são dois que claramente têm esse tipo de mentalidade, de querer ser o misto de rei lendário com santo que defende a honra nacional perante os imperialistas, e por isso é tratado como deus aqui dentro. Quanto antes acabar essa cultura idiota que a Globo criou em torno do Senna, melhor.

  7. Marcelo disse:

    “Petrov x Senna, ficaram no conselho de classe, ninguém passou de ano pela Renault, mas Pet venceu o sobrinho na pista”

    Em disputa direta com o sobrinho, o russo teve 3 péssimos resultados nas últimas 8 corridas, um 17º e dois abandonos, mas um deles não teve culpa, GP da ITA. Senna foi até pior que o russo, teve 4 péssimos resultados: 15º,16º,16º,17º. De bom, Petrov pontuou em 3 corridas: 9º,9º,10º, Senna só teve um resultado positivo, um 9º lugar.

    Em treinos ficou 5 x 3 para Senna, mas isso só foi possível porque Petrov tomou punição na IND(perdeu 5 posições), nessa classificação Petrov foi 11º, melhor que o brasileiro, mas teve que largar atrás no grid. Sem essa punição a batalha de grid ficaria 4×4, mas se teve que pagar punição, paciência, mas na pista Pet ganhou. Outro dado(dessa vez estranho) contra o russo, na classificação no Japão, os dois pilotos decidiram não participar do Q3, para economizar pneus.

    No Q2 Petrov foi melhor que Senna, fez 1:32.245, enquanto que o brasileiro fez 1:32.297, mas Petrov teve que largar atrás porque os carros foram classificados de acordo com o número do carro, nunca vi isso, e na época muitos acharam que devia ser pelos tempos do Q2. Como podem ver, em treinos Petrov não ficou devendo nada. É por isso que não dou tanto valor nessas batalhas de Grid, cada caso é um caso. Lewis massacrou Button no grid, mas Button devolveu nas corridas, no final, o que vale são os desempenhos nas corridas. Na Mercedes foi semelhante, Nico massacrou Schumacher no grid, mas o velho alemão fez grandes corridas se destacando muito mais que Rosberg. Um foi pela eficiencia com méritos(mas sem sal, com um carro de ponta Nico deve se destacar). Schumacher foi pela combatitividade conseguindo os melhores resultados para a equipe, deu até uma de Prost em Monza dando “aula” a um rebelde. Não tinham como tirar mais do carro, que aliás era pior que o de 2010, mas a equipe melhorou em termos de organização, no começou tudo é complicado, foi assim com a RBR em 06/07.

    Massacraram tanto o russo por ser “pagante”(não fizeram o mesmo quando Bruno teve que pagar para correr na mesma Renault), mas Petrov venceu a dipsuta com o experiente Heidfeld e também com o sobrinho, se ficar fora do grid em 2012 será uma baita injustiça, além de levar grana a equipe, fez sua parte na pista.

    Senna que me lembre, não teve nenhum abandono, percorreu até mais voltas que o russo nas oito provas, mesmo assim no geral, não conseguiu fazer melhor que Petrov. No momento decisivo para Senna(últimas 3 corridas), Petrov foi disparado o melhor, sempre chegando a frente na bandeirada, Senna nas duas últimas corridas errou tomando punição jogando a corrida fora. No geral, o sobrinho ficou devendo não conseguiu bater o russo, que muitos taxavam como pilotinho de merda. Pode até ser para disputar no pelotão da frente, mas do meio para trás, esta tando muito trabalho aos companheiros. Caso semelhante aconteceu com Maldonado, e esse, já veio como campeão da GP2 em 2010, ninguém deu atenção…mas ele deu “calor” no Rubens, tanto que já se garantiu para 2012.

    Petrov tinha que ser respeitado, já conhecia o carro em corridas desde 2010, tava ultra-motivado por vencer a batalha com Heidfeld. O sobrinho “enferrujado” por causa do ano parado em 2011, cometeu muito erros por pura falta de experiencia, bateu em treino, em corridas, largou mal, ficou sem ritmo em alguns GPs, tomou 2 punições de bobeira. Em época que qualquer coisinha vem punição(tem acontecido com vários pilotos),Bruno não ia escapar. Os dois toques com Schumacher no Brasil, o primeiro até passa como toque de corrida, mas no segundo onde furou o pneu do alemão, ia ser muito difícil passar batido, dava para Senna evitar. Em outros tempos, tudo seria “coisa” de corrida, por isso, que a F1 de hoje tecnicamente e esportivamente acho muito mais difícil que antigamente, tem muitos detalhes que podem fazer a diferença. Vacilou na pista, entrada ou saída de boxes, lá vem punição, antigamente não tinha nada disso. Todo mundo jogava o carro em cima de todo mundo e ninguém era punido, isso com os carros lado a lado. Como essa sequencia abaixo, um simples toque nas rodas, já poderia causar um grave acidente, ninguém era punido, sequer advertido. Em slow (2:28) da para ser ter uma idéia melhor. Prost até balançou, quase que da merda…

    F1 1988 Senna VS Prost Dangerous Overtake(ultrapassagem perigosa), Portugal GP Estoril.
    http://www.youtube.com/watch?v=zznJjSncGCE

    Não vejo diferença com Hungria 2010, mas aquele alemão começou seu “aprendizado” em 91/92/93 disputando com quem mesmo na pista? Schumacher viu muita coisa entre 91 e 93: “Se eles podem fazer esses absurdos, então também posso”

    Não existe “santo” nessa F1, o próprio Bernie foi autêncico e escreveu isso em livro:

    “Não sou um anjo”
    http://imagens.extra.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=4633948

    Senna no Grid em 8 corridas: 07º,10º,15º,09º,15º,15º,14º,9º
    Petrov no Grid em 8 corridas:10º,07º,18º,10º,08º,11º,12º,15º

    Se as melhores colocações de Senna em grid foram: 07º,09º,09º,10º. Petrov não fica devendo: 07º,08º,10º,10º, aquela classificação por número do carro no Japão custou um 4×4 na batalha de grid.

    Senna em corrida: 13º,9º,15º,16º,13º,12º,16º,17º
    Petrov em corrida:09º,AB,17º,09º,AB ,11º,13º,10º

    BEL
    Grid: Senna 7, Petrov 10.
    Corrida: Petrov 9, Senna 13.

    ITA
    Grid: Petrov 7, Senna 10.
    Corrida: Senna 9, Petrov(abandono,acidente sem culpa).

    CIN
    Grid: Senna 15, Petrov 18
    Corrida: Senna 15, Petrov 17

    JPN
    Grid: Senna 9, Petrov 10(Petrov,penalizado pelo número do carro).
    Corrida: Petrov 9, Senna 16

    COR
    Grid: Petrov 8, Senna 15
    Corrida: Senna 13, Petrov(Abandono, acidente,erro do piloto)

    IND
    Grid: Petrov 11, Senna 15(Petrov, penalizado, aqui ok).
    Corrida: Petrov 11, Senna 12

    ABU
    Grid: Petrov 12, Senna 14
    Corrida: Petrov 13, Senna 16

    BRA
    Grid: Senna 9, Petrov 15
    Corrida:Petrov 10, Senna 17

    Batalha no Q3:
    Senna 4 x 4

    Batalha de Grid:
    Senna 5 x 3 Petrov

    Batalha em corridas:
    Petrov 5 x 3 Senna

    Pontuação no mundial:
    Petrov 5 x 2 Senna

    Corridas pontuando:
    Petrov 3 x 1 Senna

    Voltas percorridas:

    Senna-444
    Petrov-355

    BEL: Senna 44,Petrov 44
    ITA: Senna 52,Petrov 00
    CIN: Senna 59,Petrov 59
    JPN: Senna 53,Petrov 53
    COR: Senna 54,Petrov 16
    IND: Senna 59,Petrov 59
    ABU: Senna 54,Petrov 54
    BRA: Senna 69,Petrov 70

  8. alberto disse:

    Onde é que estão mesmo os ufanistas, sennistas, pachecos, viúvas ou os (insira aqui outra caracterização pejorativa que te faça parecer espertão) mesmo? Revolta? Nossa, melhor eu nem ir à rua hoje então. Felizmente a onda de protestos parece ainda não ter atingido esse blog, pois só o que vejo aqui é uma legião de puxa-sacos tentando manter a pose de cabeça pensante que despreza o impulso óbvio e natural de querer o sucesso de alguém que compartilhe sua nacionalidade mas, no fundo, mal conseguem disfarçar sua satisfação pelo fracasso alheio. Ufa, acho que estou seguro aqui :)

    • Fabiano Lacerda disse:

      Pior é o pseudo-intelectual que julga os pseudo-intelectuais. É o frustrado que se frustra com os frustrados de plantão. Tú é um caso de estudos,cara. E de muitas risadas…rsrs E nós não estamos rindo “com” você. Que fique bem claro. rs

  9. Alemão disse:

    Bruno Senna perdeu a vaga, pois não pilotou bem o suficiente…se tivesse andado p/ cacete, teria a vaga sim, até pq tb tem dinheiro no rôlo. Vacilou!! Veja o exemplo do Koba…andou duas corridas e já garantiu a vaga!! Quem é bom se garante!! qdo começa com várias desculpas…freios, pneus…etc…é pq o cara não tem a confiança suficiente.!

  10. Tales Ramalho disse:

    Do ponto de vista de pilotagem na pior das hipóteses a equipe trocou 3 por um quarto de dúzia.

  11. Rodrigo Lombardi disse:

    Estou precisando ampliar o meu quadro de funcionários.
    Quem aí está disposto pagar pelo privilégio de trabalhar para mim?
    Mas olha, tem que ter algum talento e uma boa grana, senão, esquece.

    Quem topa?

    Ah, tá, cortesia com o chapéu dos outros é fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>