MENGO, 30 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 13 de dezembro de 2011 - 16:55Futebol

MENGO, 30

SÃO PAULO (na regata ele me mata) – Hoje faz 30 anos do título mundial do Flamengo contra o Liverpool em Tóquio, conquista inesquecível para os rubronegros e para quem gosta de futebol de verdade. Aquele timaço de Zico, Adílio & companhia bela foi o segundo melhor que vi jogar, depois da Lusa-2011. A seleção de 1982 fica em terceiro no meu pódio particular.

E foi com grata satisfação que vi que o Galinho mantém até hoje o Celica que ganhou como melhor do jogo patrocinado pela Toyota. A reportagem do Carlos Gil na Globo está aqui. De quebra o Gil ainda achou o Carina que Nunes ganhou por ter sido o artilheiro da decisão. Claro que marca e modelos não são citados. Babaquices globais. Custava dizer “aqui o Toyota Celica do Zico”, “aqui o Carina do Nunes”?

Este, o do Nunes, já está no terceiro dono. Mas o atual proprietário vai doá-lo ao museu do Flamengo. Está meio detonado, sem funcionar, mas nada que um bom mutirão de restauradores não seja capaz de realizar. Ainda está com placas amarelas, o que é bem legal. São dois troféus vivos daquele jogo, carros históricos que jamais poderão deixar de ser vistos e cultuados.

A foto abaixo é do Zico recebendo seu Celica. Peguei neste excepcional álbum de fotos publicado pelo site do saudoso “Jornal do Brasil”. Digo “saudoso” porque nunca vou me conformar com a extinção do “JB” no papel.

ATUALIZANDO…

Depois de ler alguns comentários e observar outras fotos antigas, acho que é legal esclarecer que os carros de Nunes e Zico que estão no Rio são os que eles ganharam da Toyota, claro, mas não necessariamente os mesmos que estavam no campo no dia da final. Aliás, quase 100% de certeza que não. Vejam a foto acima, por exemplo. O Celica tem espelhos retrovisores nos paralamas, coisa de japonês, e direção do lado direito. Além de ser um modelo ST com motor 1.8 (vejam nesta foto aqui). O carro de Zico não é assim. Tem volante do lado esquerdo, para começo de conversa, é 2.0 GT e me parece de outra cor, um prata bem mais claro que aquele do Estádio Nacional. Quanto ao de Nunes, a direção do carro que está no Brasil é “ocidental”, também, e o documento mostra que a cor original era bege. O que aparece nas imagens do jogo era vermelho e, obviamente, com volante do lado direito, mão inglesa, como se usa no Japão. Os carros que vieram para o Brasil eram modelos de exportação, possivelmente para o mercado americano.

Isso não tira a importância de nenhum dos dois, claro. Foram os prêmios pelo título. Mas seria legal saber onde estão os dois que ficaram à beira do gramado durante o jogo… Devem ter voltado para o pátio da fábrica para ser vendidos depois. É difícil achar alguma pista deles, 30 anos depois.

42 comentários

  1. Rafael disse:

    Achei uma foto do Nunes na premiação do veículo dele. O Carina que aparece na foto, assim como na foto acima, o volante está do lado direito e o Carona do Nunes na premiação era branco e não bege.

    Abaixo link da foto do Nunes na premiação:

    http://www.11freunde.de/bildergalerien/818?image=1310126354&page_g=1

    Tem outro link que mostra uma revista Placar com o Nunes e seu Carina bege:

    http://books.google.com.br/books?id=UJbTUXxtMSEC&pg=PA38&lpg=PA38&dq=toyota+carina+do+nunes&source=bl&ots=LGdpTdzjnJ&sig=KZSLBrnrYca8WtglP_SoMGl6CQA&hl=pt-BR&sa=X&ei=wAnuTseyC4_pgAeQ45yKCQ&ved=0CCoQ6AEwAA#v=onepage&q=toyota%20carina%20do%20nunes&f=false

  2. adriano alexandre pereira disse:

    O seu colega na ESPN PVC também afirma que aquele Galo e M foi o maior roubo da história do futebol brasileiro. É engraçado como alguns reconhecem a manipulação política da Globo mas caem nas teias da manipulação esportiva. Quanto a seleção de 82, “maravilhosa”, pois na primeira fase encantadora da Copa enfrentou as tradicionais seleções da Nova Zelândia, Escócia e URSS. Depois o Paolo Rossi chegou e ….

    • Oi eu gostaria de saber quantos anos você tem?
      Desde já peço desculpa pela pergunta mas é que preciso saber, e gostaria de perguntar também, se você conheceu uma mulher chamada Marli Costa?
      Essas respostas para mim são muito importantes.
      Para: Adriano Alexandre Pereira

  3. MSM disse:

    Bela foto Fg, já está no meu pc. Título que infelizmente, não vi na época, pois só comecei a ver futebol no ano seguinte, devido a Copa, e que claro, só podia escolher o Flamengo para torcer depois deste título. Estou no aguardo para a inauguração do Museu do FLamengo em março, e tomara que o carro já esteja lá, todo reformado. Mandarei fotos para este blog.

  4. Carlos Santista disse:

    FG, no domingo o Peixão trará uns Toyotas 0 km!

  5. Alexandre disse:

    E esse time de estrelas perdeu para o Campo Grande do RJ, se não me engano, uma semana antes de ser campeão do mundo. Mas isto os flamenguistas colocaram debaixo do tapete…Lembro que houve uma polêmica pois o jogo estava marcado para uma data e acabou sendo durante a semana (o Globo Esporte deve ter inclusive a entrevista feita com o Sr Elídio presidente do Campo Grande que era dono de uma revenda FORD no bairro)

  6. Aliandro Miranda disse:

    E se a Toyota hoje, em vez de Celica, desse Corolla aos jogadores?

    O que você diria?

  7. Jáder, O Pitoresco disse:

    Procurei muito, mas esse Celica da foto, com faróis inclinados, é o mais bonito. Esse faróis são o charme desse Celica. O resto lembra um pouco o Trueno “Hachi-Roku” (que também é muito bonito).

  8. Issac Nemach disse:

    Possivelmente deve ter sido exigência para trazer o carro para o Brasil e poder circular com ele nas terras tupiniquins.

  9. Jota Tê disse:

    Acho que os 60 anos do campeonato mundial de clubes vencido pelo Palmeiras passará em branco por aqui pois em 1951 jogador nenhum ganhava carro de prêmio. O Oberdan Catani nunca levaria para casa um MG TD naquela época, por exemplo (lógico, ele ficou de fora da final…).

    Em compensação, nunca mais uma campeão mundial (chancelado pela FIFA, ou não) receberá o troféu das mãos de um tal de Jules Rimet. Quem?

  10. Ricardo Soares disse:

    Obrigado pela gentileza da lembrança, Flávio…só estou lendo hoje e sabia que o Zico tinha guardado o Celica dele…já o do Nunes, foi realmente surpresa…e maior ainda saber que ele irá para o museu do clube, segundo o novo proprietário…tomara que sim. Saudações rubro-negras…

  11. Everson Abreu disse:

    Tudo bem pelo valor histórico dos carros. Agora chamar de ” mundial ” um amistosão de luxo entre o campeão de apenas dois continentes, e sem nunca ter tido chancela da FIFA, já é um pouco demais não? Serve também para Santos, Grêmio e São Paulo, para não citar só o Flamengo.

  12. Rafael disse:

    O Toyota Carina do Nunes era bege, depois foi pintado de vinho (entende-se vermelho). Se você procurar no Google a revista Placar de 30 de agosto de 1985, você verá o Nunes posando ao lado do Carina ainda na cor bege. Se o veículo for restaurado, deverá ser repintado de bege.

  13. Rafael disse:

    O Toyota Carina do Nunes era bege mesmo, depois foi pintado de vinho (entende-se vermelho). Para confirmar a cor, tem uma revista Placar de 30 de agosto 1985, que tem uma foto do Nunes e o Carina, ainda bege. Procure no Google essa revista e confirme. Se o veículo for restaurado, deve ser repintado na sua cor original, o bege

  14. Plow King disse:

    Os brasileiros eram muito pobres entao. Quando os dois jogadores ganharam os carros (dizem que o Nunes garfou o carro ou o dinheiro so para ele) eu pensei que fossem as pessoas mais sortudas do mundo.

    Hoje uma eca de um Corolla pode ser comprado em qualquer esquina…..naquela epoca um Del Rey era o maximo do maximo….um Opala Diplomata era mais ainda.

  15. Benito Santos disse:

    Li a matéria no Globo.com e achei ridículo o fato de não mencionarem qual era a marca ou modelo do carro. Eu queria saber que diabos de carro era aquele! Coisas que só a Globo faz por você… Cacete, o carro tem 30 anos! O que custava eles mencionarem qual carro era na matéria? Será que quando a presidente tomou posse eles também não mencionaram “Rolls-Royce” presidencial e só disseram que era o carro presidencial?

  16. Marcos.guma disse:

    Não sei se voeês repararam, más os espelhos retrovisores são de VW Santana

  17. Rosta disse:

    Uma vez Flamengo… FLAMENGO até morrer!!!
    O time Campeão Mundial de 1981 era formado por: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpeggiane. O jogo foi 3X0, gols de Nunes (2) e Adílio. Os carros iam ser vendidos e o valor rateado por toda a equipe. O Zico pagou a parte dos demais e ficou com o carro… até hoje.
    Parabéns ao Mengão, que só me dá alegrias!!!

  18. Carlos Bragatto disse:

    Interessante que o modelo da foto é um Carina Japones, vejam o retrovisor perigosamente posicionado em cima dos paralamas. Embora muito prático, é muito perigoso no caso de um atropelamento, o retrovisor nessa posição simplesmente rasga o pedestre, por isso que proibiram.

    Já o modelo que o Zico tem aqui no Brasil, até por praticidade no transporte, deve ter vindo dos EUA, o que tambem pode ser constatado por ser um modelo com direção do lado esquerdo, como todos os carros nacionais. Já no Japão, a direção é do lado oposto.

    Abraços

    Carlão

  19. jovino disse:

    Um dos maiores times de futebol de todos os tempos comandados por Zico e cia.

    Mas o interessante nesta reportagem da Globo é o video com oS ToyotaS que o Zico e o Nunes ganharam como melhor jogador e artilheiro.

    O do Zico está guardado por ele em perfeito estado e o do Nunes foi vendido e o dono o doará para ficar na sede do Mengo.

    Gostem ou não do Flamengo, este é um time que encantou todo mundo que gosta de futebol.

    Dedico aos meus amigos Flamenguistas André, Zarur, Juarez, Marconi e Nelson Piquet.

    Abs.

    Jovino

  20. Jason Vôngoli disse:

    A pauta que eu gostaria de ter feito!
    Como será que o coleguinha achou o Carina no Nunes? Tentei rastrear pelo cadastro do Detran mas não deu pé. Parabéns ao repórter-sherlock Carlos Gil!

  21. PauloZ disse:

    Década de 80, época pouco criativa da indústria automobilística.

    Se João Leite fosse um carro tão correto assim não seria político.

    • Breno Peixoto disse:

      Paulo… Sou de Minas e acho que o João Leite não resolveu ser político no mundo do futebol, e sim no universo religioso.

      Vou te contar como foi o jogo Galo e Fla em Goiás: O time mineiro precisava de um empate para se classificar para a próxima fase da Libertadores. Aos 10 min do primeiro tempo, já vencia com um gol de Reinaldo. Aos 15-20 min, o mesmo Reinaldo foi expulso após sofrer um penalty claro. Em seguida, Wright expulsou mais quatro jogadores do Galo, incluindo o goleiro. O jogo foi encerrado.

  22. Araujo disse:

    A maior prova de que o título era um MUNDIAL, mesmo sendo disputado apenas por Europa e América do Sul, é que ainda hoje, quando “não existe mais bobo no futebol”, os representantes de Europa e América do Sul só entram no torneiozinho da FIFA (desculpem o palavrão) na fase semi-final.

    Se hoje, com o esporte tão difundido pelo mundo, são estes dois continentes que ainda mandam, imagine como era o abismo com o futebol asiático e africano há 30 anos! Flamengo Campeão Mundial de fato e de direito. E com Libertadores, coisa que alguns que se auto-denominam “campeões” não têm. Mundial é uma coisa, torneio de verão é outra…

  23. Breno Peixoto disse:

    O Flamengo está se esquecendo de homenagear um dos maiores responsáveis por essa conquista: José Roberto Wright.

    O famigerado árbitro, e atualmente comentarista da TV Globo, foi responsável por uma das maiores vergonhas da arbitragem nacional, no jogo Flamengo e Atlético-MG, no estádio Serra Dourada, em fase anterior da Libertadores de 1981.

    Expulsou até o João Leite, que era atleta de Cristo, e nunca havia recebido um amarelo na vida.

    Só assim o Flamengo chegou a Tókio. Na minha opinião, uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro.

  24. Glauber disse:

    Não sou flamenguista, mas digo que é uma pena que a Fifa não reconheça este título como oficiais. O Flamengo tem este, o Santos tem 2, o próprio São Paulo tem outros dois. E além disto o Palmeiras tem o de 51 – que a própria Fifa organizou e sinalizou que reconheceria. Ninguém entende as obscuridades e falc…. da Fifa.

  25. Danilo Candido disse:

    Eita carro feio da p…
    Realmente surpreende o fato de o jogador ter conservado o carro. Memória automobilística é coisa rara num meio aonde trocam de carro como quem troca de …time, por exemplo.

  26. Rodrigo Ferreira disse:

    Parabéns ao Flamengo pelo aniversário da conquista dessa Copa Toyota. Agora, Mundial é outra coisa… Sinto muito, flamenguistas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>