NAS ASAS

Isso aqui deve ser mentira. Com certeza é, só não sei como fazem essas coisas. Mas é engraçado.

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DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
12 anos atrás

comercial da NISSAN FRONTIER

Tom SemFreio
Tom SemFreio
12 anos atrás

Até os 727s do Flight Simulator são mais bem-feitos, mas…viva o Boeing 727!

Bruno Abila
Bruno Abila
12 anos atrás

Nem Deus faz um pouso desse hehehehe. Fake, Flavio!

Gastão
Gastão
12 anos atrás

CALMA GENTE!! É SÓ UM VIRAL DA NISSAN

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

engraçado como um vídeo Fake gera tanta discussão……
há uns dois anos, ou até mesmo em 2010 um foi transmitido ao vivo o pouso do piloto americano (acho) com o trem de pouso dianteiro quebrado (estava de lado).

nesse ano um piloto iraniano pousou em Teerã sem o trem dianteiro.

Bruno Abila
Bruno Abila
Reply to  Cristiano
12 anos atrás

O cara pousou um Airbus A320 da Jet Blue (USA) e o piloto era estadunidense.

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Não entendo tantos comentários acusando o vídeo de fake e explicando que os flaps isso, a velocidade aqui, o impacto aquilo outro…
É óbvio que o vídeo é uma montagem po! É completamente absurdo e dá para notar pelo estilo do vídeo que não é para levar a sério.
Acho que os caras da Nissan quiseram fazer uma coisa do estilo “Chuck Norris Facts” para a Frontier.
É tudo uma brincadeira, ficou legal, engraçado, criativo.
Enfim… relaxa ai galera!!

Kiko
Kiko
12 anos atrás

a nissas roubou a idéia desse curta aqui, na cara de pau!
http://www.youtube.com/watch?v=6CkSjE8xyYI

Pedro Paulo
Pedro Paulo
12 anos atrás

Trata-se de um comercial da Nissan. A velocidade de aterrisagem de um 727 é de aproximadamente 140 nós, ou 260 km/h. Portanto, além de incrível velocidade final, a picape teria que ter grande capacidade de aceleração, já que surge abruptamente da lateral da pista e rapidamente equipara a velocidade do avião. Por último, a caçamba dessa Nissan aguenta 700kg de carga. Ou seja, o anúncio é totalmente inverossímil.

Eis um vídeo interessante de um piloto iraniano que aterrisou um 727 sem o trem de pouso dianteiro…

http://www.youtube.com/watch?v=V_ddHSwhsRQ

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Pedro Paulo
12 anos atrás

concordo. mas 140 kts geralmente é a velocidade de cruzamento da cabeceira (VREF) o pouso em si ocorre a velocidades menores. tudo depende dos outros fatores…

logisticamente falando é melhor bater o nariz no chão do que arriscar uma tragédia ainda maior porque um cara quis dar uma de herói com seu potente 4×4. o conjunto inteiro do trem de pouso do B727 pesa sozinho mais do que o utilitário da
Nisan

ags
ags
12 anos atrás

FG. Boas tardes…………. Bom..vamos analisar……….a aeronave com apenas 35 % de combustivel…….reparem que os flaps….estão travados..parecendo uma codorna protegendo os filhotes… fake.. pode…pode muito bem.. a pick up..deu apenas uma fritada,no soco do bichano..fake..pode ser…mas……….. bem que se fosse um plane de fibra…ela a pick up aguentava.e bem…………… pelo fake..nota.8,5… pelo resto..nota c………bingo..

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  ags
12 anos atrás

não adianta ser de fibra se o peso for elevado…

o B787 é feito com mais de 50% de composite (“materiais misturados” na aviação) e pesa mais que o B727.

o Cirrus é feito de fibra mas pesa mais que o 4×4 da Nisan, mas o trem de pouso é fixo…

o material não é o fator final nessas horas e sim o peso e velocidade. aliás o grande problema dos materiais composite é que não suportam porradas enormes sem se despedaçarem por inteiro. por isso que as longarinas são feitas de metal e geralmente são inteiriças…

o Flaps são do tipo Flowler e é perfeitamente normal estarem travados, aliás tem de estar travados, qualquer avião de asa enflechada precisa dos Flaps tipo flowler, se não estiverem travados aí sim é que existe o problema, principalmente de assimetria de flap…

35% é muito para uma situação dessas, o normal é vir com 15% ou menos de combustível, o suficiente para uma eventual arremetida e olhe lá, quanto mais leve menor a VAPP e VREF, e quanto menores forem esses valores menor o regime de N1 ou EPR e quanto menores forem esses valores menor vai ser o EGT ou TIT e menor vai ser o risco de incêndio ou explosão…

o vídeo é legal mas é iverossímil, um jato que pesa mais que o B737, que foi criado antes do B737 e portanto tem uma estrutura mais dura não seria tão gentil com o Nisan, mesmo um B727 “retrofitado” ainda é um B727 original, o 4×4 deveria ter a suspensão afundada no chão…

Bruno Abila
Bruno Abila
Reply to  Rodrigo Mota
12 anos atrás

Flap “Fowler”.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Bruno Abila
12 anos atrás

hehehe. foi mal :)

galileu
galileu
Reply to  ags
12 anos atrás

alguém entendeu?

Thiago Bauer
Thiago Bauer
Reply to  galileu
12 anos atrás

Eu. Trabalho na aviação, mas se ler o texto com calma, dá pra entender. Bem explicado.

William
William
12 anos atrás

A pick-up teria de alcançar 230km/h e aguentar pelo menos 30ton na caçamba.

Completamente fake.

Mas, bem feito

ac
ac
12 anos atrás

Imagem do flight simulator com rendering muito ruim.

Smirkoff
Smirkoff
12 anos atrás

Está na cara que é uma propaganda bem sem-vergonha da Nissan. E inspirada naquele velho episódio de “Thunderbirds” em que salvam um supersônico, o “Fireflash”, usando uns carrinhos pra substituir os trens de aterrissagem.

Justme
Justme
12 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=ANLgWY6I9uk esse é real, e o cara tinha bolas, como diria o Hamilton!

Dú
12 anos atrás

Anac já regulamentou?

Thiago Bauer
Thiago Bauer
Reply to 
12 anos atrás

Não duvido nada uhahuahuahu

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Thiago Bauer
12 anos atrás

não esquenta não que vai sair na próxima RBAC XD, que provavelmente virá da inspiração do FAR/AIM da FAA

RBAC cápitulo “procedimento de pouso de emergência com patrão mão-de-vaca”

subparte “patrão tem 4X4 fodão”

parágrafo “filho do patrão é campeão do Xrace”

com adendo “se quebrar a caminhonete quem paga são os Pilotos”

Thiago Bauer
Thiago Bauer
Reply to  Rodrigo Mota
12 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei dessa uhahuha

Luiz Morais
Luiz Morais
12 anos atrás

Fazem com o adobe premiére.
A sitauação é tão absurda que a Frontier nem mesmo alcança a velocidade do avião em pouso, depois, que os pneus da frontier não são feitos para altas velocidades e ainda, o pior, a frontier não aguenta o peso do nariz do avião.
O que me intriga é com que objetivo as pessoas fazem esse tipo de coisa.

ChristianS
ChristianS
12 anos atrás

Viral da Nissan

José Morelli
José Morelli
12 anos atrás

Se ocorresse de verdade, a suspensão traseira da caminhonete arrebentava na hora e a parte de trás seria esmagada com tantas toneladas exercendo pressão…mas bem bolado…observando com atenção, em todas as tomadas dá pra notar que o avião é totalmente reproduzido por computador. As tomadas do carro são verdadeiras, e aí com edição eles juntaram as duas partes. Na hora que o avião assenta o trem de pouso na caçamba do veículo, o piloto da caminhonete dá uma “sambada” com o carro pra simular que um grande peso acabou de se apoiar ali em alta velocidade. Bem bolado, bem bolado….

putz
putz
12 anos atrás

Porra! comercial da nissan claro!

Péricles Leite
Péricles Leite
12 anos atrás

É óbvio que isso é um viral da Nissan.

Jeambro
Jeambro
12 anos atrás

Tem cara de viral.

Walter - Poa RS
Walter - Poa RS
12 anos atrás

Um amigo me mandou a resposta, estou repassando

É apenas um comercial.
Fake, portanto…

Olhe aqui:
http://www.airliners.net/aviation-
forums/general_aviation/read.main/5278285/

Se servir para elucidar, ok

Abraços

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Pela naturalidade dos depoimentos está na cara que é cascata……Um duble e um piloto de avião experiente fariam a cena depois de algum treinamento……Mas de ter ocorrido como salvamento é cascata da grossa

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Tipica noticia do Jornal Sensacionalista… rs rs rs. (que por sinal é muito bom).

Deve ser comercial da Nissan Frontier.

Um belo trabalho de computação grafica.

Imperador

EduRSR
EduRSR
12 anos atrás

A velocidade de pouso mais baixa deste avião ao nível do mar e vazio é de 104 nós, ou seja, uns 193 km/h… é engraçado e interessante, mas totalmente inverossímil…

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  EduRSR
12 anos atrás

em uma situação real o pouso poderia ser feito no STALL máximo do B727, que vazio é de menos de 100Kts, no vídeo o “jorjão” está estabilizado, se estivesse próximo ao STALL não estaria estável, deve-se levar em consideração que aviões de asa baixa tem um efeito solo mais duradouro e o pouso é mais macio.

mas logisticamente falando é prejuízo. melhor pousar e bater o nariz do que destruir o nariz e a caminhonete. o seguro da Nisan não vai pagar por atropelamento causado por Boeing 727…

sergio
sergio
12 anos atrás

Muito fake….Quando o trem de pouso toca a pick-up, onde está a sombra da Nissan?
Mais um absurdo: um avião que pesa toneladas,pousado sobre a caçamba de um utilitário, e a suspenção lá,normalzinha…Era pra ter afundado a pickup no chão….
E finalmente, o dono dando entrevista em frente à pickup e nenhum arranhão na caçamba..

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
12 anos atrás

dependendo do avião isso é tecnicamente possível…

não no caso do B727 aí do vídeo. mas se fosse uma aeronave menor como um turbo-hélice do porte do ATR-72 ou semelhante seria sim possível.

claro que independente do caso o 4X4 também seria danificado pelo impacto do trem de pouso dianteiro na carroceria da caminhonete, uma velocidade de aproximação do ATR/DASH-8 gira em torno de 80 a 100 KTS dependendo do peso, em uma emergência essa velocidade pode ser reduzida até a 75 KTS um pouco antes do flare para permitir que a caminhonete sobreviva a porrada.

existe um porém que deve ser levado em consideração…

se o pouso for feito sem a caminhonete a aeronave vai parar mais rápido por causa do atrito da fuselagem com a pista, a remoção da aeronave não demoraria tanto quanto se imagina e no caso dos EUA o aeroporto tem muitas pistas (e eu sei bem disso, voei nos EUA), pode-se fechar a pista afetada mas não necessariamente interditar o aeroporto, embora as operações fiquem mais lentas…

agora o grande problema é que se o pouso for feito com a ajuda da caminhonete o grande risco é que o 4X4 não consiga manter o controle direcional com o peso extra (que não será pouco) concentrado na suspensão traseira, a sintonia entre os Pilotos (que não vão estar enxergando o motorista da caminhonete) e o próprio motorista dele ser muito boa, a tendência é que os Aviadores direcionem o avião para o sentido oposto ao da guinada enquanto o motorista vai tentar acompanhar essa guinada. se a frenagem do Avião for muito antecipada o 4X4 pode “perder” o avião, se for muito tardia pode não haver pista suficiente, não se pode confiar um peso de no mínimo 10 toneladas (por baixo) a um sistema de freio projetado para um carro de 3 toneladas, o freio deve ser feito pelo Avião…

tipos de pouso como estes até existem nos EUA, mas são feitos com aviões menores, com no máximo 15/18 assentos (Beechcraft 1900 D ou E) que embora pesados e velozes tem asa baixa e um peso que não vai estuprar muito a suspensão da caminhonete…

o do vídeo seria “realizável” sim mas certamente a caminhonete seria tão ou mais danificada que o Avião. agora motivos para este vídeo ser fake:

1) não existem muitos B727 Winglet para passageiros nos EUA, os que existem pertencem a CIAs bem conhecidas nos EUA…

2) a pintura e layout classificam um B727 executivo, mas em poucos segundos da pra notar que é um B727 para passageiros…

3) o flare é feito com uso de spoilers, em uma situação real isso faria o avião ser jogado no chão e destruiria a caminhonete…

Thiago Bauer
Thiago Bauer
Reply to  Rodrigo Mota
12 anos atrás

Bela explicação! Realmente acredito que com uma aeronave semelhante ao ATR72 seria possível.
O que me chamou MUITA atenção foi o uso dos spoilers no flare, como você citou. Muito fake. Mas eu ri haha.

Abraços

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Thiago Bauer
12 anos atrás

o grande macete dos turbo-hélices é que como são feitos para pousarem curto podem vir a velocidades menores, não adianta você ser leve se a velocidade for alta, a porrada vai ser igual. além disso no caso do B727/Fokker-100/B717 que tem motores na causa não compensa fazer uma coisa dessas sem um real motivo, melhor pousar de barriga ou de nariz e consertar depois que o dano vai ser menor…

o que faz o vídeo ser fake é o seguinte. do ponto de vista do Aviador.

Eu pouso o Avião, não vejo o 4×4 na minha frente ANTES do pouso logo presumo que irei bate o nariz na pista, o nariz não bate no solo e o avião começa a guinar, eu presumo que o trem de pouso desceu mas não travou na tesoura o que eu faço?

eu posso frear o avião o mais forte possível para que a velocidade baixe e elimine o “shimmy”. o 4×4 da Nisan “perde” o avião e o jato bate o nariz no chão causando um estrago tanto no avião como na caminhonete. se a caminhonete não estivesse ali e eu soubesse disso eu alongaria a frenagem após o pouso, mas ocorreu uma suspeita então eu vou parar o avião o mais rápido possível pra evitar problemas.

OU

sem saber o que aconteceu de fato e com suspeita de que o trem de pouso não travou e eu estou veloz eu posso usar o freio diferencial ou até mesmo o reverso diferencial para tentar travar o trem dianteiro na tesoura. o problema é que o motorista do 4×4 não vai saber disso. as reações do B727 podem ser fortes e podem deslocar a caminhonete do lugar que pode perder o controle e pode atingir a asa do jato de Seattle, que vair perder o controle e aí vai causar um grande estrago.

ou ainda se o jato tenha algum combustível remanescente, o que sempre ocorre pode-se arremeter a partir daquele ponto e tentar um pouso final em algum outro ponto, aí o que vai acontecer é que o 4×4 vai decolar junto e depois vai cair feito um meteoro.

operações deste tipo são previstas em aeroportos nos EUA, mas são coisas absurdamente coordenadas, no vídeo o 4×4 interceptou o 727 de surpresa o que dá margem para interpretações. em uma situação real o 4×4 ficaria alinhado na pista muito antes do pouso, a aceleração da caminhonete seria gradual e os Pilotos do Avião e o motorista da caminhonete estariam falando diretamente um com o outro sem interferência…

um pequeno deslize de um dos dois e a tragédia será enorme…

Thiago Bauer
Thiago Bauer
Reply to  Rodrigo Mota
12 anos atrás

É, teria que ter uma sincronia absurda entre os pilotos e o motorista da caminhonete.
Bela explicação, gostei muito!

Abraços

lhc
lhc
Reply to  Rodrigo Mota
12 anos atrás

valeu, Poindecster.

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
12 anos atrás

Acho que não é não, eu devo ter visto esse video nos iutubi da vida. mas o video parece ter sido feito pela nissan pq o carro usado no episodio era um nissan frontier.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandes
12 anos atrás

Faz me rir rsrss cada absurdo que aparece kkkk

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Tem cara de ser viral da Nissan

Luis Fernando Borro
Luis Fernando Borro
12 anos atrás

Totalmente fake. basta saber que a velocidade de pouso de uma avião como aquele, pelo que pude ver um MD-11 da Boeing, gira perto dos 230KM/H. Nem com um super turbo a Frontier sairia da inercia até a velocidade do avião.

Abraços.

Leandro Duarte
Leandro Duarte
12 anos atrás

Pelo visto é um viral com propaganda da Nissan.

Marina
Marina
12 anos atrás

Caros,

Trata-se de uma propaganda da Nissan Frontier!!!!

galileu
galileu
Reply to  Marina
12 anos atrás

ia comprar um march da nissan, deois dessa vou desistir
prpaganda enganosa.

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Este é fake, mas lembro que há alguns anos aconteceu algo parecido, com um avião pequeno, acho que nos EUA.

O trem de pouso dianteiro não desceu completamente. Então um cara subiu na caçamba da picape (ou pelo teto solar do carro, não tenho certeza) e puxou o trem de pouso no braço antes do avião pousar. Imagino que tenha o vídeo no Youtube, o problema é saber como achá-lo. Procurei por “landing gear”, mas não está entre os primeiros resultados.

Jairo
Jairo
12 anos atrás

Ué… simples, é uma propaganda da Nissan Frontier!

Diogo Silva
12 anos atrás

PÔNEIS MALDITOS!!!

fernando zimmermann
fernando zimmermann
12 anos atrás

é um viral da nissan

ton
ton
12 anos atrás

Bizarro!!!

Hélio
Hélio
12 anos atrás

hahah Pelamor, Flavio… “deve ser mentira”? Ce gosta de provocar, hein?!

A cereja do bolo é a pickup dando aquela balançadinha na freada final, com sua ‘pequena’ carga. E olha que nem arriou nada. Divertidas essas propagandas que tiram um pouco de humor do absurdo.

Sergio
Sergio
12 anos atrás

marketing viral da Nissan, bem bolado, mas é propaganda “disfarçada”

Renato
Renato
12 anos atrás

Fake é pouco! O trem de pouso dianteiro suporta algumas toneladas de carga, algumas vezes maior que a capacidade de carga da pick-up. Mas é divertido ver como o vídeo se espalha rapidamente!

CarlonePapa
CarlonePapa
12 anos atrás

Uma mentirinha bem contada pode até passar por verdade para muitos…
Boa.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  CarlonePapa
12 anos atrás

o pessoal de Seattle não vai acreditar até o dia em que a Nisan pague por um teste real…

Victor
Victor
12 anos atrás

Isto e uma propaganda da pick-up truck aqui nos EUA.

Pablo
Pablo
12 anos atrás

Baita Caô… Iria estourar a picape toda. Deve ser algum comercial

Maia
Maia
12 anos atrás

ósó, Gomes, confere:
http://www.flyingheritage.com
Trata-se do site da coleção de aviões do Paul Allen, co-fundador (tem hí-fen?) da Microsoft (ou Pequenomole).
Recomendo especialmente a foto do POLIKARPOV U-2. De uma só vez junta um monte de coisa de que você gosta: Mãe Rússia, U-2, a pintura é quase uma homenagem à Portuguesa e com certeza uma das opções para a pintura do Meianov para 2012.

Marcus Pessoa
12 anos atrás

Comercial da Nissan.

Cabra
Cabra
12 anos atrás

Er… “Viral” da Nissan Frontier.

Thiago Bauer
Thiago Bauer
12 anos atrás

Vi isso outro dia, Flávio.
É bem fake, nem sei por onde começar a explicar kkkkk.

Abraços!

Alec
Alec
Reply to  Thiago Bauer
12 anos atrás

Não tem problema, pode começar a explicar assim mesmo…

Thiago Bauer
Thiago Bauer
Reply to  Alec
12 anos atrás

Pra quê? Tá na cara. Sou piloto de avião, morri de rir com isso.
O amigo aí do post abaixo já começou bem…

TUTA
TUTA
Reply to  Thiago Bauer
12 anos atrás

…que tal pela diferença de velocidade de pouso do avião e a que uma picape dessa alcança tão facilmente