PETER GETHIN, 71

SÃO PAULO – Morreu ontem Peter Gethin, aos 71 anos. Ele venceu uma única corrida na F-1, o GP da Itália de 1971. Foi a chegada mais espetacular da história, com os cinco primeiros colocados separados por menos de um segundo: Gethin (BRM), Peterson (March) a 0s01, Cevert (Tyrrell) a 0s09, Hailwood (Surtees) a 0s18 e Ganley (BRM) a 0s61.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
12 anos atrás

Da turma dele, eram poucos que chegavam aos 71. A maioria ficava pelo caminho.

Os 6 primeiros dessa corrida; Gethin (morreu aos 71), Peterson (34 anos, acidente no GP da Itália de 78), Cévert (29 anos, acidente nos treinos do GP dos EUA de 73), Hailwood (41 anos, bateu num caminhão na estrada com seu carro de passeio), Ganley (está vivo, tem 69 anos), Chris Amon (também está vivo, tem 68 anos).

Outros que competiram nessa corrida também morreram nas pistas: Jo Siffert e Jo Bonnier. Clay Regazzoni ficou paralítico em Long Beach, 1980, e morreu recentemente. Helmut Marko ficou sem um olho. Graham Hill morreu num acidente de avião, voltando de um Grande Prêmio.

Os outros deram sorte.

Jean
Jean
12 anos atrás

Para quem só vê F1, é fantástico mesmo.
Para quem vê NASCAR, nada de novo.

Zalex
Zalex
12 anos atrás

MARAVILHOSO!

Rodrigo monassa
Rodrigo monassa
12 anos atrás

Ele venceu um só, oficialmente, mas um altamente competitivo e com todos os métiros. vai lá bater um papo coim ronnie e françois, meu veio.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Eu já tinha ouvido falar dessa chegada, mas nunca havia visto esse vídeo. Bem legal. Interessante que o Gethin chega freando todo desequilibrado, faz a tomada da parabólica completamente por dentro, fora do traçado ideal, e mesmo assim consegue ultrapassar o Peterson, que estava na frente e fez a tangência teoricamente melhor.

Não foi um expoente, mas foi um ploto versátil. Era chefe de equipe da Tolemann, equipe na qual Senna estreou na F1, em 1984. A Tolemman depois virou Benetton, que virou Renault, que virou Lotus.

Alex
Alex
12 anos atrás

Porra, o Gethin morreu…a BRM tinha uma boa e grande equipe em 71: Rodriguez, Siffert, Gethin, Marko. Os três primeiros já se foram, só sobrou Marko que hoje está na Red Bull.

galileu
galileu
Reply to  Alex
12 anos atrás

e com um olho só, alex, já que o,outro,foi atingido em clermont ferrand por uma pedra lançada pelo carro do emerson fittipaldi, vazando-lhe o olho.
se com um olho só ele teve a visão de levar a red bull onde está, imaginem com dois.

Neto Brucutu
Neto Brucutu
12 anos atrás

Se essa chegada fosse na F1 de hoje, os 5 estariam sob investigação dos 3 fiscais da FIA.. Dois manés que nunca devem ter andado nem de rolimã, e na maioria das vezes um ex-piloto que nunca fez porra nenhuma. Ver GP Brasil.!! O que fez o Alexander Wurz ???
Vai se fiscal da natureza !!

Boa noite a todos.

Danilo A.
Danilo A.
12 anos atrás

Cacilda Black & Decker!

maurício morais
12 anos atrás

Me responda o que a Hebe Camargo estava fazendo no podium, ela aparece aos 45 seg.

ChristianS
12 anos atrás

Muito legal, mas nas 125 tem isto 80% das corridas!

Marcio David
Marcio David
Reply to  ChristianS
12 anos atrás

Sempre tem um pra falar besteira…

paulo fonseca
paulo fonseca
12 anos atrás

Prezado F&G,

Foi uma corrida maravilhosa, sensacional a chegada, nunca mais, acabou tudo.
acabou a era dos Pilotos magníficos, Pilotos Mágicos, Pilotos que eram pilotos por natureza, Polotos doidos, Pilotos malucos.Profissionais maravilhosos com talento nato.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
12 anos atrás

Peter Gethim além de bom piloto era reconhecido como um dos mais simpaticos da epoca ! Venceu também em 1973 , uma prova extra-campeonato da Formula 1 em Brands Hatch com um carro de Formula 5000 , uma verdadeira façanha na epoca ! Correu também na equipe Mclaren na Formula 1 e em Can Am ! Venceu também na Formula 1 a Corrida dos Campeões em Brands Hatch em 1971, mas que só teve 16 voltas pela morte do Jo Siffert ! Mas seu maior feito foi sua vitória em Monza em 1971 pela BRM, sem chicanes, veio lá de trás e ultrapassou Cevert, Peterson e Hailwood na Parabolica na ultima volta , coisa que jamais veremos novamente na Formula 1 ! É Emerson, Wilson , seus antigos companheiros e amigos estão indo embora ! R I P.

Edu Guanaes
Edu Guanaes
12 anos atrás

E o troféu?..Obra de arte, este devia dar orgulho ter na prateleira. Não como os de hoje em dia que se não for o troféu ridiculo do banco é uma panela sem graça.

Camilo Fontana
12 anos atrás

Pode ter vencido só uma, mas venceu a mais disputada de todas :)….

Pedro Paulo
Pedro Paulo
12 anos atrás

Esse vídeo é do tempo em que a F1 ainda era um esporte a motor… fantástico!

Ao leof1
Ao leof1
12 anos atrás

Troque F1 por UFC, vc não gosta de esporte a motor, gosta apenas de brasileiro vencendo, e não se esqueça de fazer coraçãozinho com as mãos quando brasileiro vencer as lutas, seja feliz junto com o Galvão…

galileu
galileu
Reply to  Ao leof1
12 anos atrás

não acho que o leof1 foi infeliz na resposta para ser criticado como foi por um anônimo.
os carros daquele tempo eram diferentes de os de hoje, os pilotos também.
comparar isso que vimos com ufc? tá maluco?
vai dizer que se voce está assistindo um gp e um brasileiro está vencendo voce tira de canal?
ah! voce é daqueles que só gostam de alemão vencendo. já entendi.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  galileu
12 anos atrás

Concordo com o Galileu.. nosso amigo Ao leof1 se equivocou, talvez não tenha vislumbrado o video em anexo com a profundidade tecnica que deveria..

Psra mim basta assistir os sesseta e poucos segundos deste vídeo para ficar de pau duro.. com o pega que estes carros “a n a l ó g i c o s” ofereciam.. dançavam para um lado para o outro.. bestas de 800 cavalos quase indomáveis, e os pilotos no limite da aderencia oferecida. Isso é lindo de se ver.

Conforme disse o Piquet recentemente, para um piloto de hoje, é muito mais fácil controlar um formula 1 com tantas facilidades eletronicas..
A impressão que nos proporciona é que eram muito mais rápidos que os de hoje,, tal qual a dinamica visual que propicial

Loga mantenho meu protesto

VAMOS ACABAR COM ESTA PORRA DE ASA MÓVEL, CONTROLE DE TRAÇÃO, CAMBIO AUTOMÁTICO

O mnistério da saude adverte ” DÁ UM PUTA SONO..”

e que voltem a embreagem de pé, opunta tacos, cambio no chão, e claro a pilotagem de verdade como as do video postado pelo Flavio Meianov Gomes..

E A familia penhorada agradece…

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Douglas Hudson
Douglas Hudson
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Infelizmente vai ser impossível tirar o câmbio automático da F1,pois hoje qualquer grande categoria de monopostos(Indy,F1,GP2,World Series by Renault…)tem câmbio automático.Até os LMP’s ou Protótipos tem câmbio automático.
Câmbio manual em automobilismo de competição só nos carros de Turismo e olhe lá

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Douglas Hudson
12 anos atrás

Concordo Douglas.. só nos turismo mesmo.. e é justamente lá que a gente percebe a pilotagem pura .. organica..

Uma pena não ter mais este expediente na F1 e. GP2

Quem sabe no futuro, quando estes cartolas da fia.. foca.. fom morrerem de velhos a gente consiga ter o controle total do piloto novamente. e com certeza teremos pegas ao mesmo nível do video acima..

Mas mantenho a vibe rsrsrsr sou teimoso grande amigo rsrsr

Tulio
Tulio
Reply to  galileu
12 anos atrás

Discussão desnecessária. Ainda gosto muito de F1, tento não perder nem os treinos da madrugada, mas gosto de UFC e não vejo problema nisso. Maldita mania de bipolarizar tudo.

leof1
leof1
Reply to  Tulio
12 anos atrás

Nem se preoculpe Galileu, ser idiota anonimo é facil, basta um computador…
Sobre o q vc escreveu, concordo com tudo, aproveito e ainda sugiro fim da regra de usar dois compostos de pneus, e melhorar a resistencia deles. Infezlizmente, para mim, o único caminho para que a f1 melhore é a padronização de alguns componentes mecânicos e aeorodinâmicos

]Muguello[
]Muguello[
12 anos atrás

Voce quis dizer Surtees(Hailwood) ?

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
12 anos atrás

Os pilotos vinham babando tanto…que se fosse hoje…todo mundo tomava um drive-through…

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Que ele descanse em paz.

Agora. Que chegada! Muito legal. Imaginem, o Galvão teria um infarte se estivesse narrando e tivesse algum brasileiro na disputa. rsrsrs

Vinícius Lucas
Vinícius Lucas
12 anos atrás

O cara venceu o GP da Itália de 71 e morre com 71 anos, estranho não?

Paulo Bala
Paulo Bala
Reply to  Vinícius Lucas
12 anos atrás

Dã!!!

Sandro
Sandro
Reply to  Vinícius Lucas
12 anos atrás

Humm… a Bruxa do 71 morreu com… 71 anos de idade! Sinistro!

leof1
leof1
12 anos atrás

bons tempos em que existia vaco de verdade na F1 . Sem essa porra de kers e asa movel…

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  leof1
12 anos atrás

É companheiro Leof1.. concordomcom vc plenamente..pegas coletivos com vácuo, controle manual da inercia em conjunto com a distribuição da potencia nas saídas de curva..fazem toda a diferença no espetáculo. Que pilota pilota.. que não pilota fica fazendo city tour na pista.. assim como era no passado..

galileu
galileu
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

ao burn e ao leof1, se voces quiserem ver como funcionava punta taco, embreagem e essas coisa maravilhosas da pilotagem, assistam o filme grand prix e terão uma ideia.
lá os atores foram obrigados a fazer cursos de pilotagem, pois o diretor exigia a maior fidelidade possivel, (sem dubles pilotos, apenas atores).
essa é pra voce burn. em 73 o wilsão correu mônaco sem embreagem desde a largada, trocando, marchas no puro tempo do motor, voce tem uma ideia do que é isso, chegou acho que em terceiro.com brabham