RESTAM DUAS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 - 15:24F-1

RESTAM DUAS

SÃO PAULO (e agora?) – A Force India tratou hoje de fechar mais duas vagas para 2012 e confirmou Di Resta e Hülkenberg como titulares. Era esperado. Di Resta foi o melhor estreante do ano, 13° colocado com 27 pontos, três atrás do mito Kobayashi. O sexto lugar em Cingapura foi seu melhor resultado. Todos sabem que é piloto Mercedes, fornecedora da Force India, e que está sendo preparado para suceder Schumacher na equipe quando o alemão parar, o que deve acontecer no final da próxima temporada.

O incrível Hulk fez um bom ano de estreia em 2010 que teve como ponto alto a pole em Interlagos. Quando assinou como reserva dos indianos, já se imaginava que a ideia era promovê-lo a titular em 2012. Sutil, que perdeu o lugar, é um ótimo piloto, mas se complicou pessoalmente com aquela história de bater num dirigente da Renault na China. Mas não deve ficar a pé. Aliás, não faz sentido que fique. Nono colocado em 2011 com 42 pontos, foi o melhor piloto do ano tirando as duplas das quatro maiores (Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes). Superou, inclusive, a turma da Renault (futura Lotus), que começou bem o campeonato com dois pódios.

Sobraram duas vagas, portanto. Uma na HRT e outra na Williams. O lugar hispânico não chega a ser objeto de desejo de ninguém e deve sobrar para Alguersuari, que fez uma temporada decente pela Toro Rosso, é jovem, espanhol e promissor. Já o cockpit da Williams passa a ter Sutil como favorito. Ele tem bons patrocinadores, algo que Barrichello ainda não conseguiu. Rubens, de acordo com o blog do Victor Martins, já admitiu a amigos mais próximos que pode parar de correr por um ano para, quem sabe, abraçar a Stock em 2013. É um caminho natural que daria um ibope imenso à categoria.

Bruno Senna, pelas últimas declarações publicadas no exterior (sua assessoria informou no dia do anúncio de Grosjean que ele não vai falar com a imprensa brasileira até definir algo), já está considerando a hipótese de ficar como reserva da Lotus, ou de seguir para os EUA, mas para a Nascar, como fez Nelsinho.

Não sei se teremos novidades até a virada do ano. Mas tenho a sensação de que a Williams pode anunciar algo antes do Réveillon. Puro palpite. No começo da semana, eu achava, do nada, que Rubens acabaria dando uma volta em todo mundo e poderia ficar onde está. Era palpite, também, sem nenhuma base factual. Mas agora acho que ficou difícil. Adrian, 28 anos, tem cinco temporadas nas costas, 90 GPs disputados, não é um novato. Traz dinheiro, não custa muito. Faz mais sentido um Sutil que um Barrichello para uma equipe que busca renascer.

26 comentários

  1. Flávio Bragatto disse:

    Não queria ter que dizer isto nunca na minha vida:

    FODEU!

    Eu torço para que o Barrichello tenha um carro para a 20a temporada dele na F1, mas se for na Hispania (e pagando), eu quero mais é que ele comece a correr de Mini no Ibirapuera mesmo!

    Acho que já deu! É hora de reconhecer que “fodeu”, levantar o acampamento e seguir para outras categorias em outros países.

  2. fabio freire disse:

    stok é sem graça demais

  3. Marcos Cezar Franceschini disse:

    Flavinho, estive pessoalmente em Interlagos e o Sutil foi, para mim, o destaque do fim de semana, mas com a Williams tendo motores Renault na próxima temporada… será que aquela agressão ao Dirigente da montadora Francesa em Cingapura, não vai fechar a porta para ele?

  4. Evandro Garcia disse:

    Assim como aconteceu com vários,Bruno deve seguir outros caminhos e esquecer em definitivo a F-1,já não é um garoto tão novo e pilotar em equipes pequenas não é uma boa opção, a F-1 se tornou uma maquina de dinheiro,um banco onde fica quem paga mais,a F-1 atual são apenas negócios,um bom ano a todos e um péssimo a Lotus!!!

  5. Luiz Oliveira disse:

    Acho interessante a possibilidade de BS ir correr na Nascar….Ele tem patrocínio..Tem um sobrenome….Acho que seria bem aceito nas categorias de base….Fazer um caminho como o do Piquet, que ainda está no “meio-termo”, mas se insistir e ter bons carros, tem chance…..Barrica tem que se aposentar….Mas do que passou a hora……E ficar olhando o Schummy tirar dele o único recorde..O de participações em corridas

    • Fernando Cruz disse:

      Eu não acho interessante deitar fora todo o trabalho feito desde 2004, que é o que acontece se ele for para a NASCAR. O Bruno nasceu para a F1 mas como já está fora do timing a F Indy seria a alternativa mais lógica. Na NASCAR terá de voltar a categorias inferiores e passar uns anos até subir à Sprint Cup. Na F Indy estaria na categoria máxima dos fórmulas dos EUA e teria condições para lutar por vitórias talvez até mais cedo do que nas categorias inferiores da NASCAR. Quem sabe não poderia até voltar à F1 em 2014, numa altura em que haverá mudanças regulamentares que tornarão mais fácil o regresso de quem esteve afastado.
      Até o DTM seria melhor do que a NASCAR, pois correria em circuitos convencionais que têm muito mais a ver com ele do que as ovais. É certo que na Indy também há provas em ovais, mas creio que a grande maioria é em circuitos convencionais e citadinos.

      • Winston disse:

        Acontece que é na Nascar que esta o dinheiro, oito bilhões de dolars por ano contra 3 da F1. É a categoria que o público americano vê. O resto? é só o resto.

  6. Billy disse:

    Só discordo ao dizer que Hülkenberg fez um bom ano 2010. Pelo contrário: ele não foi nem sombra do piloto da GP2 em 2009, tomou um sacode do Rubinho. A pole em Interlagos, já no final de temporada, mascarou o ano ruim dele, mal comparando, pior até do que o do limitado Maldonado esse ano. Mas a carreira dele não se resume a esse ano ruim, é bom piloto e merecia sim outra chance.

  7. Daniel Almeida disse:

    O Rubinho vai dar ibope prá qq campeonato q ele for… acho que ele consegue coisa melhor que a Stock Car, mas vai saber… trabalhar não precisa mais, se for prá ficar com a família, amigos e se divertir talvez a Stock seja uma boa opção…

  8. Marcelo disse:

    “Melhor correr na classic cup. Pelo menos tem carro de verdade!”

    Pois é, mas não vai pensando que Rubinho vai chegar e ser campeão na “molesinha” por ter sido piloto da F1, basta ver Burt que não tem vida fácil na Stock. Pra piorar, nos últimos anos tem o Cacá dominando!!!

    Na Classic…pelamordedeus, piorou, tem o Gomes que não vai facilitar para o Rubinho nas ultrapassagens(vai dar briga). É capaz até do Gomes ser chamado de “chicane ambulante”, indgnado, só resta o Gomes disparar:

    “Eu sou chicane ambulante, ou é vc que não consegue me passar?”

    O Rubinho já viu as largadas “dragstes” do Gomes? Coisa Hipnótica…só ele consegue largar no momento certo, o resto demora pra largar…é muito sangue-frio, Rubinho não tem chance na classic cup.

    Largada do Gomes no ClassicCup Londrina
    http://www.youtube.com/watch?v=S_fhpPZ0HaA&feature=related

    • galileu disse:

      marcelo, já expliquei o porque das “boas” largadas do flavio, mas vou explicar novamente:
      era uma vez um piloto baixinho….. acontece que devido a altura do nosso blogueiro a ordem do cérebro para o pedal da embreagem tem um caminho mais curto para percorrer do que um piloto com 1,70mts.
      essa é a explicação cientifica para tal fato, comprovada na normandia por cientistas renomados no mundo inteiro.
      existe tambem um dispositivo elaborado na russia em conjunto com a nasa, mas esse já esta sendo copiado pelos caras que roubaram o 69 conforme já postado aqui, ainda acho que o preparador do flavio está envolvido no caso, mas isto já,está sendo investigado pela cia e a kgb com a permissão,da cba.

  9. Joel Jones disse:

    Seria se rebaixar demais disputar essa Stock Car. Penso eu que o Rubinho não precisa disso, poderia escolher uma categoria mais interessante, ou se aposentar.

  10. Luiz disse:

    Mas não dá Gomes, o Sutil deu uma garrafada no pescoço de um cara da Renault, que fornecerá o motor da Williams, então Barrichelo fica.

    • Bruno disse:

      Pelo que lí, a Williams vai pagar pelos motores. Se vai pagar à Renault, Frank Williams não é obrigado a atender caprichos de dirigente de fornecedor.

      Aliás, o rapaz atacado pelo Sutil é da GENII, e não da Renault.

    • Muchacho disse:

      Luiz, nesse caso a Williams é cliente da Renault, e cliente sempre tem a razão e preferência……torço pelo Barrica, mas essa vaga é do Sutil, pois tio Frank não vai “rasgar” esse rico dinheirinho do alemãozinho. Se (sempre existe um se) o Barrica tivesse se mobilizado para levantar alguns tostões, até teria alguma chance….vale lembrar a idéia do Vitor Martins, de que a Duracel poderia patrociná-lo usando o mote mercadológico “as que duram mais”.

    • Samuel disse:

      Também acho que o Sutil não vai entrar na Williams por causa disso mas o Rubinho não fica , a Williams precisa de dinheiro . Creio que entre outro com dinheiro, acho que esta vaga vai ser uma surpresa.

  11. André disse:

    O bonde passou.
    O Rubinho poderia ter feito uma despedida linda aqui no Brasil. Seria aplaudido, choraria, sambaria, viraria um mito.
    Mas não quis, mesmo sabendo que seria difícil levantar a grana para comprar um assento no próximo ano.
    Paciência.
    Agora é pensar na Estoque 2013.

  12. Flavio Seno disse:

    Melhor correr na classic cup. Pelo menos tem carro de verdade!

  13. Victor disse:

    Cinco temporadas já? Esse tempo passa e não percebemos, mesmo.

  14. NIlton disse:

    Venho apostando minhas fichas no Sutil faz muito tempo.
    Acho que seria um erro da Willians não contratá-lo, eles erraram e se arrependeram dispensando o Hulk para ficar com o Barrica ano passado.
    Mais jovem, melhor piloto, Patrocinadores, matemática simples.

    O Rubens anda do que quiser só escolher, ficaria surpreso se ele fosse correr no Lixo da Stock .

  15. Antonio disse:

    Se o Sutil pode levar grana para a Williams, é tudo que o tio Frank quer.
    Um piloto bom ,experiente e que leve dinheiro.
    Barrica é bom e experiente mas não leva dinheiro , só toma.
    E Sutil não é de se jogar fora. Me lembra o Webber no início de carreira
    É rápido, guerreiro, você sabe que não vai ser campeão nunca, mas é uma boa opção..

  16. Rodrigo Assis disse:

    E assim continua a saga do filme sexta-feira 13, o facão da F1… De quebra, mais 1 demitido. Agora só falta o Rubinho.

  17. Márcio Haddad disse:

    Que vá para a Estoque.

  18. Flavio Seno disse:

    O Rubinho nessa merda de Stock Car? dificil heim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>