SOS POSTINHO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 3 de dezembro de 2011 - 15:17Arquitetura & urbanismo

SOS POSTINHO

SÃO PAULO (acompanhem!) – Pessoal, a situação é crítica. Lembram deste postinho de Itajubá, o mais charmoso que já apareceu aqui no blog na seção “Enche o Tanque”? Parece que vai ser desativado. Tem mais fotos aqui. O blogueiro Batista Lara mandou a seguinte mensagem:

Esse charmoso posto já apareceu na sua coluna “Enche o Tanque” em 31/10/2010. Lembro-me que você escreveu que não queria morrer sem antes abastecer neste postinho. Infelizmente é o que acontecerá, pois ele foi desativado recentemente e será transferido para a entrada da cidade com a bandeira Shell. A possibilidade de ter a sua estrutura demolida me deixou em pânico. Até publiquei no meu facebook esta foto e choveram comentários. Liguei então para o herdeiro do posto, filho de um dos fundadores da Sociedade dos Motoristas, proprietária do posto. Ele muito gentilmente me disse que a estrutura será preservada e será tomado todo o cuidado na retirada dos tanques. Foi um alívio esta notícia. Infelizmente não abasteceremos mais nele, mas felizmente a sua estrutura será restaurada e preservada.

É uma pena se for mesmo desativado. Mas se for preservado, parabéns aos proprietários. E que fique do jeitinho que está, com luminoso da Esso e tudo. Um pequeno e singelo marco para a cidade. Não há motivo algum para ir abaixo, nem para sair de onde está. Uma plaquinha contando sua história, o cuidado na preservação, um guardinha para tomar conta… Talvez um antigo frentista, por que não?

Vocês aí da área, sigam de perto o desenrolar dessa história, ok?

14 comentários

  1. Guilherme Xavier disse:

    Sempre passo por esse posto em Itajubá! Minha infância toda eu sempre achei esse posto muito engraçado. Hoje quando eu volto a Itajubá para ver meus parentes , eu sempre tenho boas recordações quando passo por esse posto. Espero que ele não saia de lá!

  2. Carlos Vitor Lara disse:

    Lindo será se o charmoso postinho for restaurado na integra, conforme as normas de restauração.
    Interessante se a própria SHELL “bancasse” o restauro. Seria uma forma de preservar a sua marca no topo do posto.

  3. Ola,

    Acho uma pena algo tão legal ser apagado assim, pois tenho certeza que assim que se tornar patrimônio histórico, ou que seja mantido a sua estrutura, será esquecido por todos e se tornará espaço para vândalos! #ficadica

    Acho legal a idéia, de alguma outra bandeira assumir este postinho tão charmoso!

    Abs

    • Fernando disse:

      Meus Caros, a informação que tenho é que o “Postinho” não tem área suficiente para se adequar as leis atuais de venda de combustível. Como vcs podem ver a area de abastecimento é a própria rua. Todo posto hoje tem que ter a area de abastecimento com piso concretado e canaleta de captação de resíduos líquidos.
      Observem os postos onde vcs abastecem e verão as mudanças realizadas por exigência de leis. Infelizmente nosso “Postinho” não tem como se adequar as leis e com isso não deve ter sua licença de funcionamento renovada.
      Mas concordo com todos que ele É história e deve ser preservado. Aliás gostei muito da idéia da Choperia do Lara. rsrsrs
      abç. Fernando Pinto.

  4. Paulo Miranda disse:

    Este posto é um dos carimbos da cidade de Itajubá….Tal qual o Bar do Vadinho. remover este postinho é matar um pouco da Imagem desta cidade, matar um pouco da história de Itajubá.
    Na minha opinião….a bandeira vai, mas a arquitetura do postinho fica, pois pertence a Itajubá.

  5. Batista Lara disse:

    Flavio, o mais legal é que surgram várias idéias para preservá-lo, como transformá-lo em um Ponto de Informação Turística ou, melhor ainda, em uma Chopperia e assim teríamos: Na bomba de gasolina, chopp claro; na bomba de óleo diesel, chopp escuro e na bomba de álcool a cachacinha sassafraz, fabricada na vizinha cidade de Piranguçu.

    • Jorge Guima SP disse:

      Batista. Só vc para uma ideia tão brilhante. Quando estudei em Itajubá City não tinha carro e portanto nunca abasteci ali. Sugiro também uma bomba com pinga de Pedralva ou Sassafraz. Mas preservar é a palavra chave.
      Abs
      guima

  6. Marcus Simões disse:

    Morei em Itajubá de 1994 até 2001 e nunca abasteci nesse folclórico posto. Eu era estudante e só andava de bicicleta. Hehehe! A marca Esso vai sumir do Brasil. Já que esse postinho vai parar de funcionar, bem que poderiam deixá-lo como uma estátua. Aposenta o frentista e bota um boneco lá abastecendo… Um DKW, pode ser?

  7. Bruno disse:

    Flávio Gomes sempre descobrindo coisas legais, que inclusive fazem parte de lugares da gente. Primeiro, aparece a foto do posto daqui de Lavras no prédio que descobri por sua causa, que tem arquitetura árabe e agora esse postinho de Itajubá, onde vive a família de meu pai e onde eu nasci. É uma pena fecharem este postinho, que só reparei mais como ele é vendo as fotos dos blogs. Pelo menos espero que mantenham a estrutura dele e se puderem, que o tombem porque eu acho que patrimônio histórico não é só uma cidade histórica ou um prédio onde foi prefeitura ou morou uma figura histórica mas também estabelecimentos como este.

  8. Conde disse:

    Eu e minha esposa ,numa ocasião extremamente feliz de nossas vidas ( fomos a Itajuba lavrar as novas Certidões de Nascimento de nossas 2 filhas do coração ) no final do ano passado e tiramos uma foto desse posto tão simpático . Mandei para o ” Enche o Tanque” mas depois conferi que já havia sido publicado . Abraço a todos .

  9. Youssef disse:

    Vou lhe dizer o que eu faria se tivesse dinheiro sobrando. Faria um postinho asim num lugar bem central em São Paulo. Usando matrial de demolição e tudo.
    E mais, só abasteceria carros da década de 70 para trás.

    http://www.blog-do-tiozao.blogspot.com

  10. E o preço até que era malandro! Pena!

  11. Tatiana de Queiroz disse:

    Esse posto me lembra muito um que existia na minha cidade natal, no interior do Ceará, mas que infelizmente não teve a mesma “sorte” desse de Itajubá. Que bom que será preservado.

  12. Caio disse:

    morei em Itajubá em 2003 e 2004 e sempre achei o posto o máximo, quem tiver notícias dele ou até um abaixo assinado (se é que possível por ser particular) pra que não seja demolido me avise.

    O posto fica no fim da Rua Nova, centro comercial da cidade e a localização não interfere em nada do funcionamento, podendo ser preservado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>