TODOS ROUBAM

SÃO PAULO (bobinhos) – Está lá, nas manchetes dos sites, o Verstappen dizendo que Schumacher andou com um carro fora do regulamento em 1994, e que por isso foi campeão. É claro que sempre que alguém fala essas coisas emergem os detratores do alemão e os doidos que dizem que foi isso que matou Ayrton Senna, que estava tentando derrotar um carro ilegal e tal.

O problema é que já faz quase 18 anos que isso aconteceu, e os fatos vão se transformando em memória vaporosa.

A Benetton foi investigada na época e a equipe tinha, de fato, softwares “adormecidos” na sua centralina. A FIA encontrou os programas e a equipe jurou que eles estavam desativados. A saber: dispositivos como possíveis controles de tração, de largada, de altura do carro, câmbio automático etc. Coisas eletrônicas que foram proibidas no final de 1993.

Bem, controle de tração se nota só de ouvir. Não é algo que dá para colocar num carro disfarçado. As outras coisas, quem saberá? O que sei é que todo mundo, naquele ano, tentou ludibriar as regras. Porque, afinal, a FIA tirou de seus carros tudo que havia sido desenvolvido com muito custo e trabalho nos anos anteriores. E tudo que as equipes podiam esconder, escondiam. No automobilismo, digo sempre, todos roubam. Se alguém pegasse, paciência.

A Williams, inclusive.

E Verstappen baseia suas denúncias no fato de que Schumacher era mais rápido que ele. Bom…

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Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
12 anos atrás

Não lembro onde que eu li, que deu a louca na FIA na véspera de um grande prêmio nos anos 90, e baixaram uma norma proibido qualquer tipo de “ajuda eletrônica” aos pilotos, aí foram ver que, se fossem aplicar aquela regra, os únicos carros que poderiam competir eram as Minardi!

Regulamentos na F1 foram feitos para serem burlados, perguntem ao Piquet e suas Brabhams correndo abaixo do peso mínimo.

O Senna reclamava quando era ele que estava no carro pior. Quando a McLaren dava volta em todo o resto do grid em 1988, não ficou nem um pouco indignado. Venceu em Suzuka em 1988 depois de cair pra 16° na largada. Gênio? Com certeza. Mas com um carro “normal”, duvido que teria conseguido.

O Vestappen não é o primeiro ex-companheiro de equipe a reclamar da Benetton do Schumacher. O Herbert também pôs a boca no trombone há tempos atrás. Nada de novo no front…

Marcelo Chichanoski
Marcelo Chichanoski
12 anos atrás

Esse Verstappen (é assim que escreve?) é um mimimi do cacete…

Só isso…

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Sei lá, é muito non sense este modus operandv de ficar espinafrando gente que sequer está vivo para testemunhar, sei bem que segredos de “boca de cocheira” como diria Edgard Mello filho, só saberemos quando estas testemunhas visuais ainda vivas, já estiverem aposentadas..

Acho muito mais importante debater esta temporada que passou, e juntos tentarmos equacionar o que propiciou divertimento.. emoção.. e o que fez colocar o nariz vermelho do Bozo aqueles entusiastas como eu que acordam cedo ou de madrugada para assistir alguns fiascos de 2011.
´
É estressante ter acompanhado tantas décadas desta categoria, por onde passaram pilotos brilhantes, combativeis.. com seus bólidos indomáveis .e deslumbrar atualmente tamanha linearidade. E a gente sabe que nesta geração que habita o grid existem pilotos de qualidade.. mas como decodificá-los em meio as asas móveis, controles de tração, cambio automático e circuitinhos luxuosíssimos com traçados de merda.

Sou musico e comparo isso a aqueles donos de bares com musica ao vivo que constroem bares maravilhosos, e depois de concluídos, lembram que se esqueceram de incluir o palco no projeto, e então enfiam os músicos em um palquinho cubicular de 2X2 rsrsr

Alguém tem que fazer alguma coisa para mexer este lodo do fundo da formula 1. senão vão matar a galinha dos ovos de ouro.

A nossa audiência..

E quem vier com papo de me mandar assistir UFC.. vai para a puta que o pariu!!

Bye guyssss

josmar silva
josmar silva
12 anos atrás

o senna travou batalhas e venceu seus adversarios na pista! morreu o homem fica o mito….

Matador de viúvas
Matador de viúvas
12 anos atrás

Dêem uma olhada aí no link aí em baixo. Esse é pra quem criticou a manobra(fechada) em cima do barrichello dada pelo Schumacher numa corrida recentemente. Também entendam a declaração do Prost, sobre o “Dick Vigarista” da ocasião:

“Dick Vigarista”?…

http://www.youtube.com/watch?v=ncj4WL8C8eE&feature=related

Como disse Prost: “não me surpreende, já sabemos do seu histórico com seus ex-companheiros de equipe…”

Piquet
Piquet
Reply to  Matador de viúvas
12 anos atrás

“Cara vc é um idiota que não tem argumento…como toda víuva só chora, lamenta e critica a opinião alheia!! Vai á merda!!”…. É hilário, esse matador de viúvas. Começa pelo nick, quanta inteligência e sagacidade!!!! E olhem que argumentação perfeita, que brilhantismo nas palavras!!!! Como ele tem argumentos, meu Deus, deve ser um daqueles filhinhos de papai que nem viu o Senna correr e vem falar merda no chat, vomitando besteiras sem sentido e se achando o máximo. Falou pra mamãe que vc tentou fazer bonito no blog do Flávio Gomes, neném??? Pronto, vai ganhar estrelinha na testa, bom menino!!! Oh, como ele é inteligente e argumentativo!!! Reparem no que ele chama de argumentação: mandar os outros à merda e usar palavras vazias, nossa, que gênio, que orgulho, que retórica!!!! Mamãe já fez sua mamadeira? Vai brincar de ser do contra em outro lugar, filhote, vai… Ou se informa melhor antes de vir falar merda em um foro tão privilegiado.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Enquanto o mundo inteiro exalta o talento de AYRTON SENNA, um monte de “brasileiros” recalcados ficam buscando formas de sujar a sua imagem. Entendam: os feitos, conquistas e a imagem de SENNA jamais serão ofuscadas por comentários medíocres, pois foram construídos em bases sólidas e eternizados após a sua morte. Criar uma imagem negativa para SENNA para justificar o mal caráter de BRIATORE que se aproveitava do afã de um jovem ambicioso e talentoso como SCHUMACHER, que acabou se deixando convenientemente levar pelo mal caratismo, é muito deprimente. O BRIATORE sempre fez de tudo para vencer, custe o que custar, e encontrou em SCHUMACHER uma enorme força. Ninguém é santo na F-1, mas essa dupla passou da conta. E SCHUMACHER continuou aplicando os ensinamentos de BRIATORE na Ferrari.

O povo tem memória curta. BRIATORE privilegiou SCHUMACHER em detrimento de PIQUET e MORENO, este humilhantemente demitido. Privilegiou ALONSO em detrimento de PIQUET JR e deu no que deu. E vocês diminuindo um brasileiro para justificar as atitudes da dupla expúria BRIATORE-SCHUMACHER. Falta de bom senso.

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
12 anos atrás

Gente, chega dessa palhaçada. Senna é um mito, Schumacher ganhou seus títulos tb por merecimento. Nada vai trazer o Senna de volta e a capacidade do Schumacher está sendo provada aí com ele levando pau do Rosberguinho kkkk… Mas qto a roubar, atirem a primeira pedra…. e o Verstappen fez isso soh pra se aparecer…

Vamos parar com essa guerra estúpida de uma vz por todas.. É o mesmo que confabular sobre Pelé vs Maradona

Ferrarista
Ferrarista
12 anos atrás

Vamo circulando ae cambada de viúvas, parem de choramingar e deixem o velho Schumi em paz, ninguém tem provas que a lenda realmente trapaceou em 1994, então não falem besteira sem ter provas concretas da pilantragem !! O Schumi eh o maior de todos os tempos e os números estão ai pra todas as viúvas que quiserem contestar a sua superioridade!!

Piquet
Piquet
Reply to  Ferrarista
12 anos atrás

É o maior, mas jamais será o MELHOR. Isso todo mundo que entende de automobilismo sabe quem foi, pilotos, imprensa especializada, enfim, é quase UNANIMIDADE entre quem entende de automobilismo que Senna foi o melhor de todos os tempos. Sem provas concretas de pilantragem??? Olha aí o Verstappen falando. Ou não quer falar da questão eletrônica, ok, então pega no You Tube os tapes das corridas e veja os pit-stops, você vai entender muita coisa, só idiota não vê.

Piquet
Piquet
Reply to  Ferrarista
12 anos atrás

Aliás, complementando, o Schumacher é tão bom que está tomando pau há 2 temporadas de um piloto de segunda categoria, kkkkkk

Pedro
Pedro
Reply to  Piquet
12 anos atrás

O que eu penso é que tanto Schumacher quanto Senna são dois dos cinco maiores de todos os tempos, não sendo possível determinar qual foi realmente o melhor, pelas épocas distintas.
Porém, quanto ao fato de Schumacher tomar pau de um companheiro, deve ser lembrado que o mesmo ficou afastado e retornou de uma aposentadoria onde machucou-se devido a acidente na motovelocidade.
Entretanto, nesta temporada de 2011, vimos que ele já está em nivel de igualdade com o Rosberg e provavelmente será melhor este ano.

Leandro Soares
Leandro Soares
12 anos atrás

Cara… isso só prova o quão fracos são os pilotos atuais dependendo cada vez mais da eletrônica do carro sobre qualquer outra coisa. Fangio dizia “vejo o Ayrton como o último piloto que guia pelo lado humano, sem se influenciar pelos equipamentos eletrônicos”.
Li alguns comentários acima que desviaram um pouco da matéria sobre a temporada de 94 para atacar Senna, falando que ele reclamava de mais; nunca foi bom de acerta carros; ficou atrás do Prost pedindo ajuda e por aí vai. Pode até ser verdade, não sou eu que vou tentar mudar a opinião de ninguém sobre esse ponto, mas é fato que ele mesmo assim correu com um carro ridículo e colocou nas três corridas que participou na pole, mesmo com o carro do Shumacher ilegal. Foi com essa mesma Williams ele disutou a ponta até onde pode no GP Brasil com enorme vantagem sobre os demais e na cola da Benetton; e quando ele morreu… ah é mesmo, ele estava na ponta liderando a corrida com o mesmo carro ridículo. Se mais tarde a Williams ludibriou o regulamento para ativar alguns itens eletrônicos do carro, já no meio da temporada, o Senna não pode utilizar dessas vantagens, pois estava morto.
Cada vez mais consigo entender a frase de Senna dita no Warmup do GP de Ímola de 94 para Alain Prost ” Alain, sinto sua falta”, ele já devia saber que a nova geração não daria conta para desafia-lo.

José Roberto
José Roberto
Reply to  Leandro Soares
12 anos atrás

A tecnologia esteve, quase sempre nos carros de F-1!!! Se vc comparar o carro do a Mac Laren do final dos anos 80 com um Red Bull, evidente que a Mac Laren irá parecer obsoleta, sem recursos tecnológicos, mas, por outro lado, compare a mesma Mac Laren com o carro do Fangio!
Enquanto o Fangio elogiava o Senna, o Senna elogiava o Michael, dizendo que ele era o cara a ser batido, que tinha um grande talento!
Esses pilotos, diferentes de torcedores ignorantes, que procuram justificar a superioridade de um ou de outro com argumentos fracos, sabem reconhecer outro grande piloto, sabem reconhecer a qualidade e o talento!
Arrumam desculpas para justificar o sucesso do Michael, arrumam desculpas para justificar o sucesso do Alonso, arrumam desculpas para justificar o sucesso do Vettel, e tentam, de uma forma desesperada, fazer com que todos acreditem em lendas criadas pela Globo e pelo seu locutor!!!

artur r fleck
artur r fleck
12 anos atrás

Schumacher irregularidades em 94?
Schumacher não andava nada. Ganhou umas oitenta e poucas corridas depois de 94 apenas para disfarçar a ilegalidade

artur r fleck
artur r fleck
Reply to  artur r fleck
12 anos atrás

Para quem não viu o Race of Champions recente, seria interessante.
Schumacher dando aula de graça para a gurizada.

Carlos André
Carlos André
12 anos atrás

Esse comentarista tenta parecer imparcial, mas o é apenas para criticar os pilotos brasileiros, entre eles o Senna. Quando se trata de Schumacher, ele faz um esforço para banalizar até a fraude. Essa afirmação, ao final, de que todos roubam parece a que justificava no passado o voto em Maluf: rouba, mas faz.

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

Títulos que não valeram na Formula 1:

1989-(Prost,jogou carro em cima pra ser campeão)
1990-(Senna,jogou carro em cima pra ser campeão)
1994-(Schumacher,jogou carro em cima pra ser campeão)

Para acabar com tanta choradeira da pachecada, ficamos assim:

01-Schumacher,6 títulos
02-Fangio,5

03-Brabham,3
04-Stewart,3
05-Lauda,3
06-Piquet,3
07-Prost,3

08-Ascari,2
09-Clark,2
10-G.Hill,2
11-Fittipaldi,2
12-SENNA,2 >>>>>>>>>>>>>(perdeu “herói”)
13-Häkkinen
14-Alonso,2
15-Vettel,2

Acho que o Alonso e Vettel vão passar o “heroi” nacional em número de títulos…rs

galileu
galileu
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

o amante do piquet, voce gostou que ele enfiou o mastro da bandeira do vasco lá onde voce sabe?
ele não era ladrão, era bonzinho?
põe ele no altar e rezaa todos os dia para são piquet de las maracutaias seu xarope.

José Roberto
José Roberto
Reply to  galileu
12 anos atrás

Ui, como a Galiléia ficou nervosa! Tdo isso pq o cara acha o Piquet melhor?!
Engraçado, dizer que algum piloto é melhor que o Senna, é um “crime” passível de ser queimado na fogueira!!!!

Matador de viúvas
Matador de viúvas
Reply to  galileu
12 anos atrás

Esse negócio de “santo”, “altar”, rezar, “ver Deus”…é com o “herói” falecido.

Deve ser difícil pra vcs viúvas, ver um pecado na pista, contestar um título do Piquet, não é?

Por isso, perseguem o Schumacher…pra “santificar” as “obras” do AS!!

Ridículos!!

Dêem uma olhada aí no link aí em baixo. Esse é pra quem criticou a manobra(fechada) em cima do barrichello dada pelo Schumacher numa corrida recentemente. Também entendam a declaração do Prost, sobre o “Dick Vigarista” da ocasião:

“Dick Vigarista”?…

http://www.youtube.com/watch?v=ncj4WL8C8eE&feature=related

Como disse Prost: “não me surpreende, já sabemos do seu histórico com seus ex-companheiros de equipe…”

Matador de viúvas
Matador de viúvas
Reply to  galileu
12 anos atrás

Idota é um fracassado como vc que persegue um campeão que não está nem aí para seus críticos!!

Vc é um perdedor meu caro. Perdedor recalcado!

E foi no rabo de pessoas como vc que Piquet enfiou aquela bandeira do Vasco, em Interlagos!!!!

Vai chorar no túmulo do seu morto!!

FRACASSADO!!! RECALCADO!!

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Percebi que o amigo aí não nutre afinidades pelo Senna.

Na verdade prefiro o Piquet, para mim um pilotasso..

Entretanto desmerecer titulos que com certeza vc sequer viu como foram conquistados.. é realmente uma opinião irrelevante..

Este negócio de avaliar valores pelo wikipedia realmente está começando está começando a virar moda por aqui..rsrsr

Minha opinião claro..

Alcindo
Alcindo
Reply to  Piquetada
10 anos atrás

Piquet também teve os 2 primeiros títulos sob suspeita por que no título de 81 corria com tanques falsos de água para refrigerar os freios, amortecedores ilegais, efeito-solo ilegal, não devemos esquecer que em 1983 quando a Brabham foi campeão, o Prost acusou a BMW de usar metanol no combustível, testes feito pela Elf que era a fornecedora do combustível da Renault também confirmaram que o combustível da concorrente era fora de especificação, só não houve a desclassificação para não melar o campeonato, mas o próprio Gordon Muray disse que um dia ia escrever um livro sobre a irregularidades dos Brabham e que não foram pegos pelos fiscais, talvez porque o dono da Foca era o Bernie, e aí eles amoleciam nas vistorias, o próprio dono da equipe (Bernie Eclestone) disse que a Brabham do Piquet era um carro cheio de trapaças. Pesquisem na internet.

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

O carro da Benetton já tinha quebrado recordes na pré-temporada, mostrado grande evolução, o ponto alto era o ritmo forte e constante em corridas, aconteceu o mesmo com a Brawn GP em 09. Schumacher era a nova sensação da F1 desde que chegou em 91, com carro mediano sempre incomodou os grandes da época, a Williams em 94 já não dominava como nos anos anteriores, Senna quando percebeu que o carro era difícil de pilotar começou a fazer mimimi(D.Hill nunca reclamou), desesperado foi direto telefonar ao “professor” para pedir ajuda(risos) queria informações sobre carro, Prost pouco disse, como quem estivesse cutucando:

“Ué, vc vem pedir conselho pra mim? Vc não é o Airton Senna do Brasil que o Galvão tanto rasga seda? Se vira meu filho, já desenvolvi carro pra vc ser tricampeão, quer mais se vira!”

Prost em 88/89 percebeu que R.Dennis e Honda estavam bajulando Senna, quando soube que o brasileiro ira tirar férias ao invês de treinar,disparou:

“Ele vai tirar férias e eu fico aqui desenvolvendo o carro pra ele só sentar e pilotar? Estou indo pra Ferrari, nunca mais pilotarei uma Mclaren, quero ver quem vai acertar os carros daqui pra frente, dando estabilidade a equipe”

Sorte que a Mclaren de 88/89 era um carro espetacular, era tão bom que ainda teve “gás” para disputar os títulos de 90 e 91, mas em 91 Senna venceu graças as quebras da Williams, fora as trapalhadas de Mansell na pista e da equipe nos boxes, o carro Williams ainda não estava afiado. Quando a Mclaren caiu de nível técnico em 92/93 o que Senna fez? Deu um belo pé na bunda da Mclaren para correr no melhor carro da época, a Williams que vencia tudo. Senna já tinha feito a mesma coisa quando viu que não tinha chance na Lotus:

“Tô fudido não sei desenvolver carros pra ser campeão, vou ter que pilotar carro acertado pelo Piquet ou Prost”

Só rindo né Piquet…rs

E assim foi, Senna deu um pé na bunda da Lotus e foi correr na merlhor equipe da época, a Mclaren que domninou os anos 80, muito graças a Lauda,e depois com Prost-Murray-Nichols, detalhe, Prost acabou levando Nichols junto pra Ferrari em 90. Na Lotus Senna fez 15 poles em 85/86 graças ao espetacular motor de classificação com 100 cv a mais que os rivais(assim é fácil construir recordes).

O Senna teve essa molesinha de motor especial, depois só pegou “foguete” entre 88/89, nunca desenvolveu um motor ou chassis até o título. Em 90 e 91 o carro já não dominava, mas ainda era um dos melhores do grid.

Aí quando aparece um novato alemão em franca EVOLUÇÃO carro-piloto, os rivais vem com mimimi dizendo que o carro burla o regulamento, mas e as Mclaren e Williams nos anos de “ouro”, será que jogavam limpo? Duvido…esconder chips turbinados devia ser uma festa nessa época.

Schumacher entre os anos de 1995 e 2006 provou que não precisava trapacear para ser campeão, em 95 ninguém questionou seu título, nessa época trocou uma equipe que vencia tudo em 94/95 para correr de “lixo” em 96, logo de cara venceu 3 corridas históricas(entre 91 e 95 a Ferrari só tinha vencido 2 corridas, um fiasco, e tinha Prost em 91). Em 96/97/98 Schuamcher venceu várias corridas com carro inferior comparado as poderosas Williams e Mclaren, em 97/98 disputou o título pau a pau, e se não fosse a perna quebrada seria campeão já em 99.

Em 2000 em temporada equilibrada disputou com Mikka quem levaria o tri, em 01/02 evoluiu mais o carro e dominou a temporada, aí o que aconteceu? A pachecada inglesa da FIA, vem e muda o regulamento pra ferrar o alemão, mas Schumacher conseguiu o título em um ano longe do domínio dos anos anteriores,o alemão CALOU os cartolas ingleses, em 04 até chegou a duvidar se Schumacher estava ainda motivado, seu trabalho resultou em domínio avassalador.

E novamente em 05 a pachacada inglesa muda o regulamento pra ferrar o alemão,e o que aconteceu? Schumacher novamente colocar a Ferrari no topo vencendo 7 corridas em 06, não foi campeão, mas fez algo até melhor, vencer títulos é bão, mas colocar uma equipe novamente ao topo é muito melhor, poucos conseguiram isso na F1, e o alemão não contou com a sorte de chuva pra voltar a vencer várias corridas(caso de Senna em 93).

Se Kimi foi campeão em 07, muito é graças ao trabalho de Schumacher em 06, isso sem o Rubinho na equipe, provando que era ele quem fazia a diferença.

Me mostre uma equipe onde Senna fez o mesmo…não existiu, quando via que o carro não o levaria ao título ficava frustrado até ameaçando abandonar a F1, só queria pilotar “foguete” desenvolvido por projetisas(caso de Newey na Williams), ou como no caso anterior na Mclaren onde Prost e cia desenvolveram o carro.

E o Senna não era esse DEUS no volante também, errava uma barbaridade, basta ver isso com os melhores carros que pilotou entre 88/89, já tinha o apelido de “pé pesado” por quebrar muito o carro ou ficar sem gasolina(tempos de Lotus), Na Mclaren Senna ganhou o apelido de piloto “AFOBADO”, em 89 fez uma temporada MEDONHA cheia de erros, isso largando 13 vezes na pole com o melhor carro da época.

Senna, muito acelerador, pouco cérebro…

Temporada de 1988:

MON-Senna era líder na corrida até cometer um erro bizarro e abandonar, administra a vitória meu filho…Prost agradeceu!

MEX-Senna larga mal, essa vacilada faz Prost disparar e vencer fácil, o francês novamente agradeceu!

FRA-Larga mal, mas recupera a posição na 1 curva, mas se atrapalha com retardatário no meio da prova, Prost chega e faz a melhor ultrapassagem do ano, dupla, em cima do brazuka e retardatário, o francês novamente deu risada da vacilada do brasileiro!

ITA-Novamente larga mal, mas recupera a posição na 1 curva, e mais um erro bizarro de Senna, justo em Monza onde o que não falta é retão pra ultrapassar! Era líder, mas se “enrosca” com retardatário, fim de prova. Berger deu show na corrida e venceu, um dia histórico para os italianos.

ESP-Outra vez larga mal, outra vacilada de Senna, Prost disparar e vencer fácil, na corrida Senna toma “sufoco” de Mansell, e Capelli com a “nanica” March.

AUS-De novo larga mal, outra vacilada, Prost novamente disparar e vencer fácil, Senna já virava “freguês”! Berger chegou a dar show, passando as duas Mclarens, mas também vacilão, bateu com retardatário e abandonou.

Senna largou mal nos GPs:MEX/CAN/FRA/BEL/ITA/ESP/JPN/AUS, Senna se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso não elimina a largada ruim, o piloto era mesmo fraco de largada, fora a AFOBAÇÃO durante as corridas. Essas pixotadas o Galvão nunca se lembra, mas adora destacar erros de Lewis, Vettel e cia

Largar mau em 8 de 16 corridas e cometer erros bizarros como MON e ITA, é muita coisa. Se for observar Prost, só era ruim de largada e corrida na chuva(o francês era péssimo em piso molhado, acreditem, até D.Hill era melhor), mas era raro ver o francês jogar resultado fora.

Senna, muito mais acelerador, muito menos cérebro…

Temporada de 1989:

Senna faz uma temporada PATÉTICA, cheia de erros, uns piores que 88, ficou longe de justificar o título ganho em 88, que aliás, só conseguiu graças ao regulamento de descartes. Outro detalhe, Senna só chegou no JPN em 89 ainda com chances de ser campeão, novamente graças aos descartes.

Sem isso, em 88 não seria campeão e em 89 estaria tomando surra do francês, em todo caso, Senna tomou AULA de regularidade do “professor”, no final é a mesma coisa…

BRA- Senna larga mal, afobado quis recuperar a liderança na primeira curva brigando com Berger e Patreze, Senna acabou danificando o bico. O “herói” nacional tinha esse grave problema, era muito afobado. Tinha uma longa corrida a frente, passar Berger e Patrese era questão de tempo, Mansell e Prost deram risada.

IMO- A prova teve duas largadas, Senna larga mal na segunda, e comete talvez seu maior erro na vida na F1. Quebra acordo com Prost o ultrapassando após as primeiras curvas( o acordo era quem fizesse a primeira curva a frente, não seria atacado na primeira volta, Senna jogou sujo e não respeitou o acordo). Era Prost quem desenvolvia os carros na Mclaren, Prost se incomodou com a velocidade de Senna, mas não criou confusão até esse GP de IMO, depois só foi guerra. Senna foi burro, venceu essa corrida, mas Prost deu o troco no Japão sendo campeão. Com Prost na equipe, os dois poderiam dominar por anos a F1, poderiam encarar as Williams em 92/93 e Benettons em 94/95. Quando Prost saiu da equipe, a Mclaren “desabou” de nível técnico, fora que Prost “vetou” Senna na Williams em 93, o egoísmo de Senna em IMO saiu caro…

ING-Era líder, mas roda de bobeira e abandona na brita, Prost deu risada.

HUN-Era líder, outra vez vacila com retardatário, dessa vez é Mansell que faz dupla ultrapassagem histórica(Senna+retardatário) e vence a prova.

ITA-Largou na pole, era líder em uma corrida fácil, mas Senna eterno “pé pesado” só quis saber de acelerar, Prost estava muito atrás, sempre na dele, fazendo corrida de espera economizando equipamento. Senna com 20 seg a frente faltando 10 voltas só quis saber de acelerar. Motor não aguentou…Prost pelo jeito já imaginava, em Monza se forçar muito mesmo com carro superior, muitas vezes não chega a bandeirada.

POR-Um erro inacreditável, mostrando que Senna muitas vezes não usava de sabedoria dos grandes campeões nas corridas. O brasileiro era segundo na prova, a frente de Prost, a posição era importantíssima para o campeonato. E o que Senna fez? Foi comprar briga com Mansell de bandeira preta, o inglês tinha jurado vingança em 87, Senna o teria jogado pra fora da pista em pelo menos em 3 corridas entre 85 e 87. Mansell só estava esperando uma boa oportunidade, a meta era estragar algum campeonato de Senna, e conseguiu em 89. Senna fecha a porta, e Mansell dessa vez deixa bater…até o Galvão criticou duramente Senna por essa atitude: “Senna não tinha que comprar briga com Mansell, Prost é quem sai favorecido”. E adivinha quem chegou em segundo marcando 6 pontos?

Foi nessa época que Prost cuctucou:

“Senna é rápido, mas erra, e quando errar…estarei por perto”

“Ele é muito bom de treino, mas no geral durante as corridas, nunca me impressionou”

O francês, sempre contava com erros de Senna(e Mansell na pista), Piquet também se aproveitava disso.

AUS-Prova teve 2 largadas, na 1º Senna larga mal, mas se recupera na 1º curva, era líder até a prova ser anulada. Na Segunda largada(Prost por opção, tinha desistido da corrida na segunda volta). Senna larga bem, era líder sem rivais, até novamente bater em retardatário, outra vitória jogada no lixo.

Senna largou mal nos GPs:USA/BRA/JPN/AUS/IMO/MEX/ALE, como em 88, se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso novamente não elimina a largada ruim.

E ainda o Galvão foi falar dos erros de Webber e Vettel nas largadas em 2010, barbaridade…e o que Senna fez em 88/89?

Vettel em 2011 justificou porque foi campeão em 2010, faz uma temporada impecável no controle do carro, das corridas e tabela. Senna em 1989 não justificou o título em 88, mostrou que era um piloto rápido, mas muito imaturo durante as provas.

Outro ponto a favor de Vettel, em 2010 não precisou de regulameto para ser campeão, e em 2011 não precisou jogar carro em cima de ninguém para ser Bicampeão.

Senna era fera, mas também teve muito marketing a favor(os outros campeões é só marketing contra), no geral Senna nunca foi um legítimo líder em equipe, um piloto capas de pegar equipe em baixa e leva ao título, como ocorreu com: Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel…esses foram velozes e não jogavam corrida fora, muito menos vitória. Fora que nunca dependeram de companheiro de equipe para acertar carro. N

“Ahhhhhhhhhhhhhhh mas Vettel ganha GRAÇAS ao Newey”

Pois é, mas e os campeões do passado?

Clark teve Chapman,63/65
Gran Hill teve Chapman,68
Jackie Stewart teve Derek Gardner, 69/71/73
Rindt teve Chapman,70
FITTIPALDI teve Chapman,72
Lauda teve Mauro Forghieri em,75/76/77
Andretti teve Chapman,78
PIQUET teve Murray em,81/83
Lauda teve Barnard em,84
Prost teve Barnard em,85/86
PIQUET teve Frank Dernie e P.Head em,87
SENNA e Prost tiveram Murray em,88/89
Mansell teve Newey em,92
Prost teve Newey em,93
Schumacher teve, Barnard, Brawn e Byrne.

São vários os casos…D.Hill, Villeneuve, Hakkinen contaram com Newey, em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista…

Esquecem de outro detalhe relevante, a Toro Rosso e RBR já tinnha Newey, mas só conseguiu vencer quando teve Vettel ao volante em 07 na Toro e 08 na RBR, o resto é consequência dessa dupla espetacular Vettel-Newey.

Senna foi bão de marketing, o melhor de todos de “boca”, isso posso afirmar, mas como piloto para desenvolver carro não era completo, e na pista errava uma barbaridade…

nelson weiss
nelson weiss
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

A verdade realmente é esta,o resto é idolatria.

galileu
galileu
Reply to  nelson weiss
12 anos atrás

outro idiota amante do shumacher., nelson weis que me tem de reguresso

Felipe Freire
Felipe Freire
Reply to  galileu
12 anos atrás

– ole ole ola SENNA SENNA !

AUSUSHUAHSUSAH

chupem os detratores.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Felipe Freire
12 anos atrás

Novamente amigo, percebo que o wikipedia é a tua table of contends rsrsr

88 e 89 eu tinha foi um duelasso.. não se esqueçendo das patriotadas francesas de jean marie Ballestre.. “procure no wikipedia rsrrs

A primeira vez que uma equipe propiciou dois carros iguais para dois pilotos de ponta..

E o pau comeu grandão.. foi muio bom..

Já meu pidolo Nelson teve que duelar com Nigel mansell e toda a equipe.. que passava os seus acertos para o leão.. isso sim foi uma maracutaia da grossa.. dessa vc poderia falar que eu bateria palmas..mas com certeza estava no berço e não pode ver..que pena..

Já hoje temos o que para o jantar.. Temos vettel e Webber.. e o famoso cambio com problemas que até se dá ao lucho de fazer uma volta mais rápida rsrsr

Será que é possivel comparar estes dois head to head?

Nem fodendo irmãozinho rsrsrsr

Logo sigo..

Tuas opiniões são irrelevantes

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

ops- pidolo> Ídolo Lucho>>Luxo

desculpem rapazes..

Jhon Muller
Jhon Muller
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Doido para casar com o prost.

Beto Soussa
Beto Soussa
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Obrigado pelo texto que posso humildemente atestar por ter acompanhado F1 desde 1973. Esse lucido texto e uma síntese do que muitos contemporâneos do Querido Senna já afirmavam. O Nelson Piquet sempre citou isso e o povo mau informado e acostumados as novelas Globais, o execravam. Parabéns!

galileu
galileu
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

quem acertava tudo era voce piquetada? maravilha.
só voce dizer como a valeria, ai´´iíi´´´como sou idiota.

Maverick Be Fast
Maverick Be Fast
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

para mim não foi o prost que manteve a mclaren no topo mas sim o sennaxprost. ambos os pilotos eram muito compativos e sempre queriam uma forma de ter vantagem sobre o outros. Claro que Ron (Dennis) muito esperto, sabia disso por isso a idéia de ter 2 pilotos rápidos na equipe. acabou sendo adotado na formula 1 moderna, a unica diferença e que ai inves de colocar 2 loucos, melhor um rápido e um mais calmo de preferencia veterano mais fácil de controlar. A mclaren diminui de produtividade após prost sair sim mas lembrando que realmente senna não era completo para desenvolver um carro isso e verdadade mas o prost também não era ou então tinha feito milagre de ferrari (não fez). Especialistas no assunto (NEWEY) falam que um certo Mansell esse sim acertava um carro como ninguém mas não era constante. Vettel sim me assusta, mais que o Schumacher por um motivo bem simples no domínio de schumacher as equipes com mais grana (Ferrari, Mclaren quase lá), gatavam um grana do tamanho do mundo testando todo tipo de idiotice para fazer o carro ser rápido. Hoje não, Vettel domina uma formula 1 que, bom, acho que o Senna, o Prost, o Mansell nunca aceitariam correr. Até o schumacher voltou e já encheu o saco. Newey e ótimo projetista mas a capacidade que o jovem alemão tem de se adaptar ao carro e assombrosa. Aparentemente não importa qual ruim o carro é a impressão e que o Vettel tira tudo que dá dele com uma calma fora do comum algo assim como uma mistura das melhores qualidade do Senna, do Prost e Mansell e ele aprende rápido, em rápido. Por fim na minha humilde opinião, como uma cara que sempre acompanhou a formula 1, Senna foi o melhor não pelo que fez na pista mas sim pelo que fez fora dela, Senna foi o herói que o Brasil precisa, o herói que o brasil merecia. Foi o heroi que levou a bandeira do Brasil no capacete e no carro no momento que ninguém sabia o que era o Brasil, verdade, ele tinha defeitos sim, (realmente achava que ele largava muito mal, mas fazia pole como ninguem também). Mas ele sempre sera um mito por isso e cá entre nós vencer 1 corrida que seja em um esporte como a F1 lá na europa onde eles acham que tem o rei na barriga. Isso foi muito importante para nós. Hoje não precisamos de um Senna (ou um B. Senna como o Galvao gosta de falar) mas a gente precisa sim de valorizar nossos idolos não falar mal deles, E quebrar o pau com esse povo atoa ai (politicos, CBA, CBM etc) e fazer muito corrida de carro e moto que e muito loko.

José Roberto
José Roberto
Reply to  Maverick Be Fast
12 anos atrás

Po, respeito a sua opinião, mas como vc pode dizer que um profissional é o melhor, não pelo seu trabalho, mas sim, pela pesso que ele é?! O melhor em uma profissão, deve ser avaliado pela sua capacidade em executar o seu serviço, não pelo fato de ser patriota ou não!
Heroi para mim são os bombeiros, que ganham um salário miserável e arriscam suas próprias vidas para salvar terceiros! Heróis para mim são os policiais (os bons), que tb, com um salário miserável, sem equipamento e sem apoio do governo, saem com a cara limpa para combater os vagabundos, que os DH tanto defendem! Heróis para mim, são os professores, que vivem co um salário ridículo, e tentam, mtas vezes em vão, ensinar as crianças.

Outra coisa que não concordo, é quando vc questiona o fato do Prost não ter desenvolvido a Ferrari. Tente lembrar quantos anos o Michael levou para conseguir transformar uma decadente Ferrari na Grande Ferrari que todos conhecem.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Perfeito !! Schumacher Forever !!!!

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Marcelo Andrade
12 anos atrás

O cara vai e aposenta o Nelsão.

Mas aí vem e enterra “aquele chato do Senna”.

Tá ótimo assim. Então, “Schumacher forever!”.

José Roberto
José Roberto
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Parabéns Piquetada, é raro encontrar uma pessoa que domine o assunto assim! A maior parte acredita apenas no marketing e esquece a realidade, como o Galileu…

Matador de viúvas
Matador de viúvas
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Cara vc simplesmente “falou tudo” !!!

É isso aí!! DUVIDO um amante, viúva do Senna ter tantos argumentos assim a favor de seu “santo” de devoção!!

É só: “ah ele e´o melhor!” “Schumacher é vigarista!” “Piquet é arrogante!” “Pilotar hoje é facil!”

Chuuuppa viúvas!!

Piquet
Piquet
Reply to  Matador de viúvas
12 anos atrás

Meu Deus, como tem gente que insiste em distorcer a história, chega a ser hilário. Engraçado que o Prost que “não erra” (kkkkk) perdeu em 88 com 1 corrida de antecipação, tomou um banho. E em 89 foi campeão sem bater o Senna na pista em NENHUMA corrida, se aproveitando de problemas mecânicos que o Senna teve (4 corridas) e 2 acidentes que não foram causados por Senna (Brasil e Portugal). Ah, sim, e obviamente a cereja do bolo: graças a uma manobra suja e desleal no Japão, corrida na qual, aliás, ele queimou a largada depois de tomar quase 2 segundos do Senna nos treinos.

John Player
John Player
12 anos atrás

Tenho perfeita noção que minha opinião pouco importa mas, para mim, aquele campeonato de 1994 do Schumacher não valeu. Fiquei pasmo na época como a FIA não tomou nenhuma atitude punitiva contra Shumacher. Me refiro a aquele final patético na Austrália, com Michael tentando jogar o carro em cima do Damon Hill após ter cometido um erro quando liderava a prova sozinho lá na frente. Aquilo parece uma piada de mau gosto se comparado com hoje que, quando um piloto comete um erro e encosta no carro do adversário, é punido sem dó. Não ficaria surpreso se o carro de Michael estivesse de fato fora do regulamento. Flavio Briatore, que todo nós sabemos muito bem quem é, deve mesmo ter armado algo, afinal, no início da temporada todos apostavam que Ayrton/Williams seria o conjunto a ser batido e ele deve ter tomado as sua providências. Quem acreditar que Michael não sabia de nada, também deve acreditar que Fernando Alonso desconhecia a armação para o Nelsinho bater em Cingapura, no coelhinho da Páscoa e no Papai Noel.

Matador de viúvas
Matador de viúvas
Reply to  John Player
12 anos atrás

Se o título de 94 do Schumacher não vale pela jogada do carro em cima do Damon Hill, então TEREMOS DE TIRAR UM TÍTULO DO SENNA E OUTRO DO PROST!!

OS “GÊNIOS” SENNA E PROST GANHARAM CAMPEONATO NA ÚLTIMA CORRIDA PROVOCANDO UM ACIDENTE JÁ NA PRIMEIRA CURVA APENAS PARA TIRAR O RIVAL DA CORRIDA…

NENHUM CAMPEÃO DE F1 FOI SANTO! NENHUM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Só que todo frustrado acusa a razão do seu insucesso na existência do Schumacher!!

Ok, tirem um, tirem dois…sobram 6, 5 TÍTULOS MUNDIAIS!!

Schumacher é o diabo, “o grande satã”…Ora…

Verstappen, viúvas, detratores do Schumacher e falsos moralistas…VÃO DORMIR!!!!

galileu
galileu
Reply to  Matador de viúvas
12 anos atrás

e voce vai regar o ovo que voce plantou

Juarez
Juarez
Reply to  Matador de viúvas
12 anos atrás

Ficou nelvosuuuuuuu!!! EHEHEHEHEHEHEH

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Juarez
12 anos atrás

Calma amigo Viuva’s Killer.., relax grande amigo Galileu.

já passou.. quem ganhou ganhou.

É como no futebol.. final de campeonato.. jogo empatado.. o time precisa da vitória.. enos 47 do segundo tempo mais descontos finalmente faz o gol.. então o juiz dá impedimento controverso.. anula o gol.. encerra o jogo e o adversário vence..

The End.. simples assim.. e o que conta é a estrelinha na camisa amealhada por bem ou por mal.rsrs

Já vimos tanto isso acontecer não é verdade.. logo.. esqueçam as diferenças que isso que faz mal para o coração

E e bola para frente..2012 vem aí, e esperamos providencias dos cartolas da fia para melhorar este espetáculo que a gente tanto venera..

valeu galera

André
André
12 anos atrás

Não vou ficar aqui com essa palhaçada de viuvez do Senna e talz.
É publico e notório q Schumacher utilizou controle de largada em Magny-Cours 94.
Provavelmente por obra do Briatore.
Porem, sempre colocaram panos quentes no assunto.
A Williams estava jogando limpo no começo do campeonato, seguindo as regras, ainda mais q até 93 eles tinham o carro mais equipado do grid, então a FIA ia ficar em cima deles mesmo.
E foi q ferrou e talvez até tenha matado o Senna.
Já q o carro era completamente diferente do de 93 a ansia e a vontade dele eram mto grandes.
Mas certamente, eles devem ter dado um jto de acionar alguns sistemas na metade do campeonato, além das modificações de desenvolvimento do carro.
Agora, o q mais me espanta é o Sr. FG só falar mal do Verstappen e ficar passando a mão na cabeça do colega germanico dele, q não foi o único trapaceiro, é verdade, porém foi um dos, senão o mais notório trapaceiro na história da F1.

Matador de viúvas
Matador de viúvas
Reply to  André
12 anos atrás

Mais uma viúva..mais uma história de complô contra o “santo” senna…

A vida segue…

galileu
galileu
Reply to  Matador de viúvas
12 anos atrás

e os idiotas como vce passam

José Roberto
José Roberto
Reply to  galileu
12 anos atrás

E as viuvas como vc continuam lamentando!

Matador de viúvas
Matador de viúvas
Reply to  galileu
12 anos atrás

Cara vc é um idiota que não tem argumento…como toda víuva só chora, lamenta e critica a opinião alheia!!

Vai á merda!!

Gerson
Gerson
Reply to  galileu
12 anos atrás

Gallileu…pega no meu!!

Ou melhor: Nos nossos!!

Fresco!!

Felipe Freire
Felipe Freire
Reply to  galileu
12 anos atrás

SENNA SENNA !

Gerson
Gerson
Reply to  Felipe Freire
12 anos atrás

É isso mesmo!

“CENNA! CENNA!” Um piloto “de cinema”…

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

Isso tá parecendo o noticiário político atual, onde o que mais se ouve é: tá vendo, não somos só nós que roubamos! Ridículo isso, dizer que todos roubam, como que se todos estuprassem, a coisa ficaria mais amena. A Benetton (entenda-se Briatore) roubava e não era pouco. O Schummi fazia sua parte suja dentro da pista, enfim, o binômio perfeito.

Felipe Freire
Felipe Freire
Reply to  Alan Magalhaes
12 anos atrás

Falou tudo !

Motoqueiro fantasma
Motoqueiro fantasma
12 anos atrás

Carissimo FG,

Um dia conseguirás fazer uma reportagem defendendo o Alemão sem ter que desmerecer o Senna?
Reportagem até boazinha, mas qual a real necessidade (ou intencao) do comentario sobre a equipe de Frank no final?
Um sujeito que fala tanto sobre etica no automobilismo simplesmente acatar que existe roubalheira que todos roubam e tudo bem??? Sem se indignar??? Se for com o Alemao pode???
Pífio.
Sou aficcionado por automobilismo, seu site eh o melhor do Brasil no genero, pena ter que aguentar voce.

Leandro
Leandro
Reply to  Motoqueiro fantasma
12 anos atrás

Suas palavras são as minhas também.
É difícil ter que aturar as vezes a puxação de saco do Flavio em cima do Shumacher.

Guilherme
Guilherme
12 anos atrás

que pessoal mais chato,a benetton roubou naquele ano assim com a maclarem, ferrari e com certeza várias outras equipes naquele ano. E o schumacher tomou punição pra caramba aquele ano algumas extremamente injustas e alem disso ganhou mais 6 campeonatos acho que não tem como negar que ele realmente seja um grande piloto.
o fato do proprio vertsappen ter dirigido o carro e ter rodado ja diz muita coisa.Todo mundo que acompanha formula 1 ta careca de saber que o acerto de um piloto difere muito de outros, que uns preferem carros q saem de frente outros preferem carros q saem de traseira e que pilotar um carro diferente do que esta acostumado é muito dificil.

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
12 anos atrás

o Shummi
não tem o carisma de outros compeôes, pois sempre foi um “Dick Vigarista” o Piquet que o diga, pois sempre disse o o Briatore era um m……
Hoje quando se fala em passado DA F1, o shumi é mujito pouco falado!!
Só na Alemnha por aqueles que são viuva dos inimigos do Senna e do Prost!!
kkkk eu incluo vc nesta das viuvas!!! não apela!!! assume!!

Abraços
FG

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
12 anos atrás

FG, vc poderia colocar no blog o que já ouviu falar das mutretagens que as equipes aprontaram em 1994.

Hugo
Hugo
12 anos atrás

Todo mundo rouba, só o Schumacher fez isso descaradamente.

Irineu Lemos
Irineu Lemos
12 anos atrás

Algumas destas acusações são realmente patéticas.

Verstappen chegou a passar o carro para Schumacher em um treino classificatório (o alemão tinha quebrado o dele antes daquelas 12 voltas que eram permitidas), não lembro se foi Hungria ou Bélgica) e com o MESMO carro (mesmo carro mesmo! kkkk) o tempo do Schumi foi algo perto de 1s2 ou 1s4 menor.

E olha que a Benneton não teve tempo nem de ajustar pedaleira pra compensar a diferença de altura dos dois (o holandês era mais lato que Schumi).

Eu no lugar do Verstappen tinha ido criar vaca leiteira depois daquilo.

Quanto a Willians, quando ela trocou as barras maciças de suspensão e direção por “tubos” ocos de aço, mesmo sabendo que isso podia dar mer-d-a, como deu. E sem autorização ou fiscalização nenhuma de segurança.

E a McLaren? Alguém esqueceu a “importação involuntária” dos setups dos últimos dois anos da Ferrari em 2007?

E a liberação do difusor duplo da BAR, totalmente ilegal e autorizado por Mosley apenas pra afrontar Montezemolo que ameaçava sair da F1?

Voltando a Benneton de 94, vou tentar achar qual foi a corrida certa e volto depois.

Abraço Gomes.

burnbabyburn
burnbabyburn
Reply to  Irineu Lemos
6 anos atrás
Tom SemFreio
Tom SemFreio
12 anos atrás

Aí o Galvão vai falar: “Eu saabiiiaaaa…eu saabiiiiaaa….” Agora, pra quem acha que automobilismo deve ser o altar da ética, honestidade, moral e bons costumes, candidate-se para ocupar o lugar do Jean Todt, vença e imponha tais valores…ou não assista mais automobilismo.

Rodrigo Bernardes
Rodrigo Bernardes
12 anos atrás

Flavio Gomes, você afirmou que a Williams também roubou, burlou as regras. Você se refere a 1994? Algo a respeito foi especulado ou provado?
Pergunto porque é a primeira vez que ouço alguém fazer referência a isso.
Grato,
Rodrigo

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
Reply to  Rodrigo Bernardes
12 anos atrás

Todos Roubam… a Formula 1 é para Inovadores, seguir as regras nunca foi lá dessa turma não, eles são Imperialistas, São Inglêses, são Italianos, são Franceses, são Japoneses, até Norte Americanos, que tentam ganhar tudo a todo custo!

Jonatas
Jonatas
Reply to  Rodrigo Bernardes
12 anos atrás

Houve sim. Cerca de 1,5 ano depois do acidente do Senna o ex-piloto Emanuelle Pirro chegou a levantar uma história de que as Williams corriam com algo ilegal referente a direção dos seus carros. Uma espécie de direção eletrônica ou direção assistida…

Acho que foi até o Flavio aqui no blog que repassou essa informação quando o Newey veio com aquela história de que o que provocou o acidente fatal do Ayrton foram um problema com os pneus…

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Rodrigo Bernardes
12 anos atrás

Fez a pergunta que eu ia fazer.

Kartista
Kartista
12 anos atrás

Sim, todos roubam (ou tentam) no automobilismo. Inclusive, dias atrás, conversando com um preparador de kart sobre regulamentos aqui no Brasil, fiquei sabendo que em algumas provas estão padronizando a relação do kart (coroa x pinhão), para dar mais equilíbrio. Daí o cara me disse que não tem problema, “a gente dá uma leve lixadinha no pinhão, deixando a relação ligeiramente mais curta, e aí você vai ter um kart mais forte”. Por essas e outras, o esporte perde tanta credibilidade, afinal nunca saberemos quem é o melhor piloto de verdade. Por essas e outras, acredito sim que o Barrichello foi sacaneado na Ferrari. Sou apaixonado por automobilismo e como fã do esporte gostaria de saber quem é o melhor. Mas, pelo visto, isso sempre será uma utopia.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Kartista
12 anos atrás

O melhor é o que consegue fazer a equipe trabalhar pra ele!

Joel Jones
Joel Jones
12 anos atrás

A F1 seria bem mais legal se não houvesse tantas restrições. Cada equipe que desenvolva o melhor possível, recursos eletrônicos, ou tudo que puder melhorar o desempenho, e quem for mais capaz de fazer um bom carro que vença.

Fernando Matias
Fernando Matias
Reply to  Joel Jones
12 anos atrás

Falou e disse!

Tomitão
12 anos atrás

Achei interessante, até pelo resultado final… dá uma olhada:

Transformando um BMW Série 6 num Volga soviético
http://bizarricesautomotivas.blogspot.com/2011/12/transformando-um-bmw-serie-6-num-volga.html
Abs

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Flavio,

O Berger uma vez deu uma entrevista dizendo que andou na Benetton do Schumi de 95 (acho), na época ele afirmou que o carro era uma tranqueira, que escapava pra todo o lado… o Verstappen disse o mesmo, que o ajuste do carro do Schumacher deixava o carro difícil de dirigir, ou seja, ou o Schumacher tem um acerto de carro totalmente heterodoxo (o que não é impossível), ou realmente o carro que ele pilotou teve umas traquitanas a mais.
Concordo porém que ninguém vence um campeonato com um carro ruim e que todos roubam sim, seja no kart ou na fórmula 1.

Youssef
Youssef
12 anos atrás

Claro que todos roubam… e naquele ano a Beneton roubou.

Porque alguém tem softwares adormecidos , que não usa?

Além disso, era evidente, só os pneus dele não desgastavam e davam chance de fazer estratégias que ninguém mais podia fazer.

Não tem nada a ver com Senna, ele morreu e não disputou o campeonato.

A questão é que o Schumacker foi um dos que mais abusou do uso de estratégias ilegais. Ainda mais quando associado a gente do tipo do Briatore.

Antonio
Antonio
Reply to  Youssef
12 anos atrás

Todos roubam , mas a dupla Briatore e Schumacher rouba mais.

claude bes
claude bes
12 anos atrás

Flavio o certo e todo regulamento foi feito p/ser BURLADO , ISSO NÃO E ROUBO. A MEU VER.

Ricardo
Ricardo
Reply to  claude bes
12 anos atrás

Se isso não é roubar, o que será então meu filho? Vou “burlar” o acesso à sua conta no banco e me apropriar de dinheiro então! Fala que é roubo!

Rodrigo Geribello
12 anos atrás

Isto não é verdade!!!

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Absolvam Paulo Maluf !

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
12 anos atrás

A combinação de Briatore com Schumacher não podia dar em outra mesmo.
Imagino que a declaração do Jos seja a ponta do iceberg. E um dia vai ser o Rubinho falando o mesmo da Ferrari, Podem apostar.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Antonio
12 anos atrás

E o Barrichello vai ser igual, dizer que ele poderia ser mais rápido, mas o grid todo era mais rápido! Saiu da Ferrari e passou a andar atras de todos, inclusive quando teve carro, perdeu o campeonato, ou será que o |Butão também roubou?

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
Reply to  Antonio
12 anos atrás

vamos absorver o Paulo Maluf. deve ser o idolo do Shumi!! kkkkkk

Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Tudo bem que Verstappen, como piloto, era um excelente holandes. Mas em se tratando do Dick Vigarista, eu nao me surpreendo. Porem, como falaram, a Ines é morta

Zeno
Zeno
12 anos atrás

porque ele não falou na época? porque ele queria emprego oras, assim como o Rubinho o quer até hoje; tô doido pra ele parar logo e botar o bocão no trombone; dali sim devem sair coisas “boas”…..

Muller
Muller
12 anos atrás

Quando os dois, ele e Lehto, correram juntos em 94 porque o Alemão tava suspenso (já por usar gasolina adulterada, somente o carro DELE), estranhamente o carro DELE e outro body de “reserva” foram guardados até a suspensão acabar. Vindo de Briatore, ninguém estranha.

Mas dizer isso agora é meio tarde, soa como “agora que minha carreira acabou mesmo, não tenho nada a perder”.
Era um piloto muito bom, mas queimou seu filme ao andar pior que JJ Lehto naquele ano. Bem pior. E também Johnny Herbert no ano seguinte. Basta dizer que rodou ao sair dos boxes em plena corrida (na Hungria, acho).
Já era, holandês. A fila andou e você ficou.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Muller
12 anos atrás

Informação equivocada a sua: o alemão estava suspenso por conta da ultrapassagem feita na volta de apresentação sobre o Hill no GP da Inglaterra e por ter ignorado um penalty na corrida e consequentemente ignorado a bandeira preta.

O esquema do combustível adulterado aconteceu em Interlagos em 1995, tanto com ele quanto com o Coulthard, que corria de Williams.

Outra coisa: o Verstappen fez 2 pódios em 94 (Hungria e Bélgica) e fechou o ano com 10 pontos. O Lehto fez um tísico 6º lugar no Canadá naquele ano e fechou o ano com 1 ponto apenas. É meio difícil o último ser melhor que primeiro deste jeito, sinceramente…

hendrix
hendrix
12 anos atrás

há, vai meu. conta uma novidade

e a historinha da redinha (filtro) q tinha na mangueira de combustível?

agora inês és morta

Raphael
Raphael
12 anos atrás

Ah, sim, tudo bem, se todo mundo rouba então não tem nada demais em roubar, claro. Esperava mais de alguém que discursa tanto sobre ética. O que é errado não pode deixar de ser errado por ser comum, mas ao mesmo tempo isso não significa que só quem ganha trapaceando é incompetente. O Alonso nitidamente não se importa de trapacear, como fez com o próprio Briatore em Cingapura, mas não tenho coragem de dizer que o Alonso só ganha se trapacear.
A McLaren resolveu que o Coughlan era o único culpado… Também não coloco a mão no fogo pela Ferrari na primeira metade da década passada. É verdade, eles são mais sinceros (ou tontos) e não fazem tanta questão de esconderem que querem ganhar a qualquer custo, mas pilantra sincero também é pilantra. Qualquer coisa que envolva tanto dinheiro só pode corromper, porque em geral nós somos fracos em nossos princípios.

Lente de Aumento
Lente de Aumento
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Raphael. Entendo sua decepção com “alguém que discursa tanto sobre ética”.

É que, antes de qualquer coisa, o FG é fã do Schumacher, então…

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Seu comentário é correto e o desenvolvimento do raciocínio perfeito, porém, se acredita no que escreveu, mude de esporte, pare de assistir F1, porque não há um esporte onde a maracutaia seja tão presente quanto nela, ou seja, F1 e trapaça são sinônimos.

Ah, e todos os campeões sabiam, sabem e sempre se aproveitaram das pilantragens feitas pelas equipes, aliás, sempre contribuíram com o jogo quando lhes era favorável e sempre choraram quando era desfavorável.

Se mesmo sabendo disso você insistir em acompanhar F1 ou você é um hipócrita ou é um ingênuo.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
12 anos atrás

Acredito então que você acompanha por ser hipócrita, não é?

Marcio Dias
Marcio Dias
12 anos atrás

Entendi…Se todos roubam…então…todos estão certos, certo?

Parabéns…

Pra defender o alemão…até deixar de acreditar no que acredita e vende, vale!

Show…

Lente de Aumento
Lente de Aumento
Reply to  Marcio Dias
12 anos atrás

Muito bem, Marcio, Schumacher acima de tudo. O indefensável está com defesa.

Ele é até irônico, no final, mas o que é a verdade, é que o Emanuele Pirro contou pra ele que a Williams tinha direção eletrônica e que Senna bateu em Ímola porque quebrou (!!!) a direção no braço.

O controle de tração e a mangueira – comprovadíssimo! – é teoria.

Schumacher estava dando é um pau no Senna que, desesperado, se matou.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Lente de Aumento
12 anos atrás

Amigo, desculpe-me, mas sua colocação quanto ao controle de tração da Benetton “comprovadíssimo” como você denota é um pouco estapafúrdio.

Tenho todas as corridas daquele ano gravadas. Fazendo uma análise por imagem, apenas por imagem e som, e em câmeras on-board principalmente, o som do motor Ford Zetec não aparenta estar dotado do Traction Control. Isso vc percebe no som. Dá para diferenciar um carro com e sem o dispositivo. É como o Flavio disse…

E olhando imagens de corrida e classificação, percebe-se inúmeras vezes que o Schumacher – agressivo e mts vezes exagerado, como sempre foi – andava muito “traseiro” com o seu carro nas curvas, com a traseira escapando. Controle de tração nenhum (só se for de péssima qualidade – sem ironia – e sendo de péssima qualidade não há vantagem em usá-lo) permite que um carro derrape a traseira, ou saia de traseira. Ele é feito para corrigir o excesso de peso do pé direito piloto.

Dois exemplos evidentes foram em Hungaroring e Spa-Francorshamps.

Quanto as suspeitas do TC na época, muita coisa foi levantada, muita coisa foi levada a juri, e nada ficou provado, pois caso fosse, o time anglo-italiano enfrentaria a exclusão do campeonato. Está em um livro do Joe Saward…

Heberthy Daijó
Heberthy Daijó
Reply to  Marcio Dias
12 anos atrás

Boa colocação Márcio.

Mas acho que o Flávio Gomes não defendeu A ou B. Apenas constatou – baseado em seu knowhow – que na F1, todos os times dão “seu jeitinho”.

Realmente creio que isso acontece. Acontece em qualquer segmento que envolva indústria e comércio.

Mas discordo do nobre jornalista quando o mesmo diz que após 18 anos as memórias tornam-se vaporosas. Muito pelo contrário, é com o tempo que vemos que Ross Brawn concebeu uma bela máquina. Que o Briattore vende até a mãe para ganhar uma corrida ou campeonato… que a Williams era uma carroça… que o campeonato de 89 foi roubado… que o Mansell era preterido… enfim… vários cases que somente com os anos e muita km, nós, consumidores finais, ficamos sabendo.

O que o Verstappen revelou é um depoimento de quem esteve lá. Guiou um carro do Briattore. Quem somos nós para contradizê-lo? Principalmente depois do que ocorreu com o Nelsinho?

Rodrigo Tamiarana - Fortaleza-CE
Rodrigo Tamiarana - Fortaleza-CE
12 anos atrás

Flavio ninguem pode negar que o Verstapen era um piloto muito rápido. Tinha o problema do carro ser desenvolvido pro Schummacher pilotar e tudo mais. Mas agora falou besteira ele.
Sempre fui Fam do Verstapen porque achava que ele não teve oportunidades claras na F1. Queimaram ele muito rápido. Agora ele vem dizer que o carro da Bennetton era fora do regulamento, isso não cola mais.
Naquela temporada o Schummacer disputou 12 das 16 corridas e foi campeão.
Pra quem não gosta dele, menos viu gente. Vamos falar menos.

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Rodrigo Tamiarana - Fortaleza-CE
12 anos atrás

Por qual motivo mesmo ele ficou fora por 4 corridas?? Responde. E, como foi mesmo que ele ganhou o campeonatona última corrida? de forma totalmente legítima?? Responde mais essa bonitão.

Luiz
Luiz
Reply to  Rodrigo Tamiarana - Fortaleza-CE
12 anos atrás

Literalmente, queimaram ele muito rápido.
Desculpa, mas não resisti ao trocadilho

tiago
tiago
Reply to  Luiz
7 anos atrás

queimaram ele no pit stop

Ferrara
Ferrara
Reply to  Rodrigo Tamiarana - Fortaleza-CE
12 anos atrás

Boa Rodolfo!!!

Pablo
Pablo
12 anos atrás

Perdeu a oportunidade de fala na época… estamos quase em 2012, e isso foi em 1994!!!!!!

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Isso são coisas do automobilismo, é verdade que ele usou alguns artificios eletrônicos na época mais ele Michael Shumacher foi punido em quatro situações com duas desclassificações e duas suspenções em corridas e com isso permitindo o inexperiente Damon Hill á se aproximar de Shumacher no campeonato. Agora o Verstappen nunca derrotaria o Shumacher em nenhuma situação, por que o Shumacher sempre teve á equipe na mão isso no auge de sua gloriosa carreira.

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
12 anos atrás

Caro Flávio Gomes,

Honestamente nem sei porque você se deu ao trabalho de escrever esse post. Se o Verstappen fosse macho teria feito a denuncia na época. Muito covarde fazer a denúncia quase 20 anos depois, ganhou seus 15 minutos de fama…

Todo mundo sabe que o Alemão roubou em 1994. Não conseguiram provar essas falcatruas técnicas, mas quando ele jogou o carro pra cima do medíocre Damon Hill, pelo menos pra mim, perdeu o campeonato ali. Foi uma manobra vergonhosa, merecia ser banido no ano seguinte.

Depois que o Rubens Barrichello do Braaaasilllll se aposentar provavelmente vai fazer denúncias sobre o tempo que passou na Ferrari. Se fosse macho teria saído na porrada com o Jean Todt. Muito corajoso escrever um livro 10 anos depois!

Eudemar Laforga
Eudemar Laforga
Reply to  Takawara Nashiota
12 anos atrás

Por que não experimenta sair na porrada, com o seu chefe de trabalho, para ver o que acontece!
Se abrisse a boca, seria demitido sumariamente e corria o risco de nunca mais pilotar um carro de F1, simples assim!
Hoje os pilotos não tem mais uma categoria que defenda os interresses do piloto, como existia no tempo do Senna!
É pago somente para correr e nada mais, além de ter de obedecer as estratégias da equipe, mesmo erradas, sem chiar, basta ver o sesempenho deste ano do Webber, tendo o mesmo carro do Vettel, só ele vence, ao contrário de 2010, ano em que deu sufoco para a equipe até o final do campeonato!

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
Reply to  Eudemar Laforga
12 anos atrás

Pra sair na porrada com o meu Chefe eu tenho que dar um murro no espelho! hehehe

Elmo Ellan
Elmo Ellan
Reply to  Takawara Nashiota
12 anos atrás

Concordo com quase tudo o que vc disse, menos sobre o Rubinho ser “macho” de falar alguma coisa depois que se aposentar. Lembre-se que existem contratos, e que nesses contratos o cabra é proibido de falar determinadas coisas, porque o processo da equipe em cima do piloto será pesada.

Peguem o Irvine como exemplo, ele assim como o Rubinho sabe da tantas outras falcatruas da Ferrari e no entanto fica caladinho, porque é covarde? Não! Ele sabe que se falar algo fora de contexto, terá que nascer 5 vezes para pagar a multa para a equipe… pense nisso…

Sobre o Xuxu sem comentários…

Abraços!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Elmo Ellan
12 anos atrás

Elmo, muito simples, se o cara tem provas da falcatrua, dane-se o processo, pois se o sujeito foi lesado, ele que abra um processo para reparação dos danos morais e financeiros ocorridos em decorrência da trapaça! A questão é que falta a macheza de um Piquet que meteu a boca no trombone, foi processado, processou e ganhou uma bela grana do Briatore. Ah, mas oNelsinho nunca mais correu an F-1. Ora, a F-1 não é tudo na vida. O Barrica já estava milionário quando saiu da Ferrari, não meteu a boca no trombone porque não quis, ficou com medinho. Ele que juntasse provas a seu favor e se desse merda processava a Ferrari. Não fez, dançou. O mesmo pro Jos Verstappen.

Lubacris
Lubacris
12 anos atrás

Agora o Automobilismo me lembrou muito a Política!

Todos roubam, até o Partido que tem entre suas figuras o cidadão que falou “…ninguém tem mais autoridade moral e ética do que eu…”

Infelizmente o que o Flávio falou é a mais pura verdade, seja no Automobilismo ou na Política!

luiz
luiz
12 anos atrás

Tanta coisas importantes acontecendo no mundo e as pessoas se perdendo em discussões banais de quem era melhor que quem. Shummy e Senna foram excepcionais e se invertessemos a ordem dos dois na cronologia se suas carreiras teriamos senna com 7 titulos e shummy com 3. Pra mim quem enfrentou prost, piquet , lauda e mansell no apogeu de suas carreiras teria menos titulos.

Marcelo
Marcelo
Reply to  luiz
12 anos atrás

Concordo com voce.

Marcelo
Marcelo
Reply to  luiz
12 anos atrás

O fato é que se é dificil analisar Schumacher porque os fãs do Senna não conseguem, no mais das vezes, manter a serenidade indispensável, temos que admitir que também é difícil para os que não gostam do Senna admitir erros na carreira do Schumacher (como se isso fosse dar crédito para os que acham que o Senna foi superior). Tudo isso é bobagem. Quem conhece F1 sabe que o carro do alemão tinha mesmo graves irregularidades em 1994. E que provavelmente Verstappen está certo no comentário dele. Isso não faz do alemão um piloto pior. Mostra somente que naquele ano o carro dele apresentava itens fora do regulamento. E isso todo mundo sabe. O que se mostra desarrazoado é que após uma denúncia dessas o título do blog anuncia que “todos roubam”. Passa uma ideia de parcialidade que decerto (??) não é o objetivo de ninguém. Abs.

Alonsista
Alonsista
12 anos atrás

Trapacear faz parte da Fórmula 1 e acredito que 95% dos campeões trapacearam.
Falando em Schumacher, se ele fosse tão bom como dizem, por que depois de perder 2 títulos pro Alonso ele abandonou a F1? Porque ARREGOU, ALEMÃO ARREGÃO, ganhou títulos sem adversários, e quando encontrou o Alonso pela frente FUGIU…

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Alonsista
12 anos atrás

Porque ele achou um trapaceiro maior que ele, aliás, o maior pilantra da história da F1.

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
12 anos atrás

Concordo. ahaha

diogo c.
diogo c.
Reply to  Alonsista
12 anos atrás

Você claramente não assistiu aos dois títulos do Alonso. No primeiro deles o carro da Ferrari era uma carroça e o Kimi teve muitos problemas, mas tinha carro para ser campeão. Já no segundo ele contou com aquela estourada de motor do Schumacher em Suzuka. Claro que essas coisas não tiram o mérito e a excepcional pilotagem do Alonso, mas que ele deu sorte, deu. E ainda tem a polêmica dos amortecedores supostamente ilegais da Renault em 2005…

Lucas
Lucas
Reply to  diogo c.
12 anos atrás

Esse pessoal que fala “Alonso só ganhou em 2006 porque o motor do Schumacher estourou” me matam de rir. Só pra lembrar dessa temporada:

Schumacher errou e bateu sozinho na Austrália, fez uma corrida totalmente meia boca na Malásia (ficou atrás até do Massa), podia ter ganhado uma quantidade enorme de pontos em Mônaco mas por ter feito aquela palhaçada nos treinos foi punido e teve que largar lá de trás (mas ainda assim deu sorte de ter um safety car na hora certa e ainda terminou em quinto), não conseguiu passar o Alonso na Turquia num momento do campeonato em que a Ferrari era absurdamente mais rápida que a Renault (é só lembrar que na segunda metade do ano o Massa não só fazia muito mais pontos que o Fisichella, piloto que o humilhou com o mesmo carro dois anos antes, mas até que o próprio Alonso). Fazia uma corrida meia-boca na Hungria mas podia ao menos ter garantindo uns pontinhos, mas preferiu ficar queimando pneu em disputas amadoras com outros pilotos, e acabou abandonando (mas ainda herdou um ponto com o abandono do Kubica). E ao invés de ter todo o cuidado do mundo na corrida no Brasil (tinha carro pra ganhar com um pé nas costas naquele momento do campeonato), foi afobado (como em praticamente toda decisão de campeonato que ele participou, vide também 94, 97, 2003) e acabou furando um pneu e tendo que fazer uma corrida de recuperação.

Já o Alonso fazia uma corrida ESPETACULAR na Hungria (vejam as primeiras voltas no youtube, uma verdadeira aula de direção na chuva), mas perdeu a vitória certa devido à equipe que não prendeu direito uma das rodas, abandonou a corrida da Itália (também com um motor estourado, mas os fanáticos pelo Schumacher nunca lembram disso) quando tentava se recuperar após ter sido punido por “bloquear” o Massa por telepatia nos treinos. Na China com chuva ele estava liderando com folga quando a Renault mais uma vez fez uma bela cagada nos pit stops e deixou o piloto com dois tipos diferentes de pneus, e aí Schumacher passou fácil (mas o Alonso ainda garantiu o segundo lugar).

Isto é, enquanto Schumacher perdeu pouquíssimos pontos por motivos que não foram sua culpa e jogou fora muitos outros por sua própria culpa, Alonso perdeu bem mais pontos por motivos alheios e foi competente o ano inteiro, mesmo quando tinha uma clara desvantagem técnica. Em 2006 ficou muito claro que Alonso era muito mais piloto que Schumacher.

Williams
Williams
12 anos atrás

Um esporte que “todo mundo” rouba, ninguem é punido… e o cara que rouba mais junto com sua equipe vence o campeonato… belo exemplo que F1 dá… sem investigar ou punir ninguem. Se um corredor for pego no doping, ou um nadador… e pode ser o melhor do mundo tipo o Cesar Cielo, ele toma um gancho sinistro, quando não é proibido de praticar o esporte – Rebeca Gusmão. Aonde que vão dar um gancho pro Alonso, Schummacher… pra Ferrari… Cada ano acompanho com menos prazer a F1… F1 definitivamente está longe de ser um esporte.

Squa
Squa
12 anos atrás

Era apenas um holandesinho contra esse mundão todo.

JC Simonassi
JC Simonassi
12 anos atrás

FG … outro detalhe é que tinha o Briatore na jogada … assim como estava por trás dos titulos do Alonso, qdo tbém houve muita discussão sobre o carro estar dentro do regulamento. Leiam o livro … vale a pena !!!!!!!!!!!!!

JCS

José marinho
José marinho
Reply to  JC Simonassi
12 anos atrás

Se alguém não sabe o tal Briattore veio para a formula um corrido dos EUA, por fazer coisas ilegais e antes que a bomba estourasse a familia Benetton muito amiga dele o transferiu para a F-1.

Thomperson81
Thomperson81
12 anos atrás

Não, Flávio. Você não entendeu direito o que o Jos quis dizer.
O Verstappen disse que baseia suas denúncias no fato de que O CARRO DO Schumacher era mais rápido que o dele. Entendeu?

E memórias não evaporam. Independentemente do tempo.

Teve o caso de Trípoli 1933, do resultado arranjado… até hoje se sabe.

Até hoje, 48 anos depois, se sabe que em 1964 o Lorenzo Bandini jogou o carro para cima do Graham Hill na decisão do título daquele ano no México para favorecer o companheiro de equipe na Ferrari, John Surtees.

E o Alan Jones em Montréal’1980 jogou o carro no adversário, Nelson Piquet.

Memórias não evaporam…

As do seu querido Schumacher não evaporarão.
Tal como as do Senna (Suzuka’90) também não.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Thomperson81
12 anos atrás

na verdade pelo que entendi, o mot é sobre maracutaias tecnológicas.. a melhor foi o caso das telas das bombas de abastecimento que a benneton as retirou de suas maquinas e o abastecimento era mais rapido, e era mesmo..entregaram o alemão na frente do senna lindão e todo pimpão em interlagos..
rsrs só que o carro do segundão pegou fogo durante o abastecimento lembram??

José marinho
José marinho
Reply to  Thomperson81
12 anos atrás

Bom comentario