PECADO
SÃO PAULO (pode voltar?) – Vários blogueiros estão me mandando links sobre o leilão dos carros do museu da SAAB. São cerca de 120 veículos que serão vendidos para ajudar a pagar as dívidas da fábrica, que pediu falência. E pode ser que as 100 últimas unidades que estão esperando a finalização da montagem sejam destruídas, porque não haverá uma empresa sucessora para dar garantia, assistência técnica, essas coisas.
Uma desgraça, uma tragédia sem tamanho. Como é que o governo da Suécia permite uma barbaridade dessas? Pombas, será que é tão caro pegar esse acervo e cuidar dele? É a história da indústria sueca que será pulverizada por aí. Um absurdo sem tamanho. Aqui tem as fotos de todos os carros. Esse aí embaixo é o primeiro de todos. Deveria estar no Louvre.
A scania poderia comprar todo o acervo e montar o museu no brasil.51(boa ideia)
Ontem em Copa um senhor sueco me disse que a SAAB já está vendida para os indianos, faltando apenas os famosos “detalhes”, papo de bar, então, a ver.
Como proprietário de um Saab, fico triste e também preocupado… meu 9-5 é o único carro que eu tenho, uso quase todo dia e pretendo mantê-lo por vários anos mais… vai ficar mais difícil de achar peças pra quando quebrar alguma coisa.
Realmente ridículo, para ser educado.
Melhor nem comentar. Que vá para mãos conscientes.
Sou louco por Saab. Nos meus bons tempos, talvez até faria uma viagem à Suécia, para tentar arrematar algo.
Mas passei por um divórcio tenebroso, minha coleção foi pro beleléu…
Bom, vão-se os quatro anéis…
A culpa é das BIG GIGANTES que está como sempre focadas em lucro. A GM, americana, se não fizer algo, cairá no meu conceito, demais. Ao menos o Museu deveriam manter e conservar, por honra à história da Saab que eles compraram, podem até não gostar ou ter interesse, mas deveriam ter brio e senso de história.
* Retificando – A culpa é das BIG GIGANTES que estão como sempre, focadas em lucro. A GM, americana, se não fizer algo, cairá no meu conceito, demais. Ao menos o Museu deveriam manter e conservar, por honra à história da Saab que eles compraram, podem até não gostar ou ter interesse, mas deveriam ter brio honra e senso de história evitando esse desastre.
Ah seu eu tivesse ganho na Mega da virada…
Será que aquele cidadão nascido em Governador Valadares não poderia (claro que poderia…) conversar em bom português com Rainha Sílvia sobre o futuro??? Seria um produto de NOME, com um passado brilhante e uma perspectiva de comercialização consolidada no maior mercado do mundo; infinitamente mais rentável que a planta de Pouso Alegre. Uma ótima parceria, inclusive naval (estratégica). Como não tenho acesso, talvez alguém leia e transmita…0,1%
Lembram o que ocorreu com o Museu da Ulbra. Um acervo que dificilmente se encontraria em qualquer lugar do mundo foi picado e vendido aqui no Rio Grande do Sul. Museu é cultura. Se não tem cultura…
Acho que o governo sueco nada tem a ver com essa história, até porque, os governos não lucram com as montadoras e não tem participação na administração das mesmas, portanto não tem de ajudar a pagar as dívidas.
Agora, poderia a SAAB aeronáutica comprar o espólio e conservar, afinal as duas foram a mesma empresa até que venderam a automóveis. Essa sim poderia manter a história da empresa, mesmo sem a obrigação de fazê-lo. Até onde sei, a SAAB aviões está muito bem e vendendo os Gripen aos montes por aí.
Também acho lamentável, mas convenhamos, a Saab sabia fer umas coisinhas horrorozas de deixar a Renalt com inveja.
Olá.
Sei que não serve de nada, mas fiquei tão indignado com a sua notícia que mandei o email abaixo para a Embaixada da Suécia em Madrid.
Um abraço.
===================================================================
Estimados Señores,
Soy un brasileño que vive en Madrid, y un profundo admirador de su país (podría darles miles de motivos para eso).
Sin embargo, estoy muy chocado con el cierre de SAAB, que, por pertenecer a una multinacional americana, ha sido condenada a la muerte, y, sinceramente, no he visto ninguna intervención del estado sueco para salvarla. Serán las leyes del mercado y de la libre competencia…
Mientras, GM ha recibido del gobierno americano, ayudas billonarias que, quizás, vayan en contra de las mismísimas “leyes del mercado y de la libre competencia”.
Pero, más chocado todavía estoy con la noticia que acabo de leer: Las piezas del museo de SAAB, van a ser subastadas, para pagar algunas deudas de la empresa.
Me pregunto: Un país como Suecia, ¿permitirá que una parte de su historia y vanguardismo tecnológico se difumine por el mundo y quizás se pierda?
El futuro lo dirá.
Un cordial saludo,
Gastão Queiroz
Os países da Europa Setentrional tem em comum a religião protestante, a democracia e o apoio à livre iniciativa privada. Nações como Suécia, Noruega e Dinamarca não fazem intervenção em empresas particulares. Lá, o dinheiro dos contribuintes é investido no que é essencial, de fato.
São povos frios, que não dão muita bola para a frequência nos cultos religiosos (existem templos luteranos centenários sendo vendidos ou alugados) e não se importam com marcas de carros.
Se bem que o povo brasileiro também não. Ninguém verteu lágrimas pela falência da Gurgel, sem contar ser seus funcionários em Rio Claro.
Flavio, não tem nada a ver com Saab, mas também é uma barbaridade.
Fuçando a net encontrei esse blog que trata de carros abandonados. Já ouviu falar? http://carrocultura.wordpress.com/
Só para efeito ilustrativo, selecionei a esmo este exemplar: http://carrocultura.wordpress.com/2011/12/25/orfaos-psicodelada-laika/
FG, podiam ajudar um fanático por SAABs que arrematasse tudo… E o museu do Nasser, sabe qual o final da história?
Business!
Sabe FG, depois de ver o que fizeram com a memória do Ronnie Peterson (vide fechamento do museu e umas imagens que vi da estátua dele na sua terra natal), não fico tão surpreso.
Mas que dá pena, com certeza, dá…
“Como é que o governo da Suécia permite uma barbaridade dessas?”
Lembre-se que suecos foram bárbaros no passado, e pelo jeito continuam sendo!
Prioridade no momento para o governo sueco é qualidade de vida: Educação, Saúde e Segurança!
“Vamos sobreviver sem esse museu da SAAB”
É o efeito da crise mundial…
Essa notícia é um golpe muito duro ao bem físico, mental, psicológico e emocional do Flávio Gomes!!!
Graças a Deus ele mora no Brasil, isso nunca vai acontecer com o FUTIBOR, prioridade no país.
“E a Educação, Saúde e Segurança no Brasil como vai?”
Ahhhh, vai continuar burra, doente e com muito medo! No momento, a prioridade é ganhar “meia dúzia” de medalhas nas Olimpíadas, junto com o HEXA na Copa, hexa que aliás, já é NOSSO!!!
Futebol no Brasil esta dando aula lá fora…rs
Concordo.
O governo Sueco tinha a obrigação moral de manter este acervo no país.
Um pais sem memoria é um pais sem futuro… (será que é esta a frase?)
Mesmo se não for tá valendo do mesmo jeito.
Bota tragédia nisso. Não deve ser tão caro cuidar disso. E a história vai se perdendo…
Parabéns aos envolvidos.
Coisa linda esse aí!
Abraço!
É, Fla.
O mundo tá uma coisa, meu amigo.
Onde já se viu a Suécia, que sempre foi exemplar nas mais variadas áreas, deixar uma zona dessas acontecer com a mitológica SAAB.
E depois dizem que só o brasileiro é um povo sem memória…
Dureza!
Nick B.
(ao som de Whitesnake, Is this Love?
Is this love that I’m feeling?
Is this the love that I’ve been searching for?
Is this love or am I dreaming?
This must be love
‘Cause it’s really got a hold on me
A hold on me)
Mais uma atrocidade sem tamanho, e dessa vez na Europa !!
Ahhh, se eu tivesse fundos…Compraria TUDO, inclusive o lindíssimo prédio onde estão todas essas maravilhas !!!
Acabei de ler a matéria no excelente site Bring-a-Trailer:
http://bringatrailer.com/2012/01/16/breaking-story-120-car-saab-factory-museum-bankruptcy-sell-off/
Torcendo pra não desmantelar toda essa incrível reunião histórica !!
Se fosse no Brasil era por que é o Brasil, mas Porra… na Suécia uma merda dessas?!