PEUGEOT FORA

SÃO PAULO (we will survive) – Num brevíssimo comunicado emitido em Paris, a Peugeot informou que está caindo fora das corridas de longa duração. Campeã da International Le Mans Cup (ou WEC – World Endurance Championship, pela nomenclatura da FIA a partir de 2012) no ano passado com o belíssimo 908, os leõezinhos disseram que a crise está braba na Europa e que vão se concentrar em vender carros.

Enorme desfalque. Nós, das quatro argolas, que adoramos surrar os leõezinhos, sentiremos falta. E, falando bem sério, um golpe forte no campeonato que tem os carros mais belos do mundo. A Peugeot não vai correr nem as 24 Horas de Le Mans, pelo jeito. O Lucas di Grassi não estava negociando com eles? Estava. Postou no Twitter que seria um grande desafio e tal. Feia, a coisa.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus Simões
Marcus Simões
12 anos atrás

Esses carros são os mais bonitos mesmo.

conde
conde
12 anos atrás

“os leõezinhos disseram que a crise está braba na Europa e que vão se concentrar em vender carros….” – Tão verdadeiro que eu estou vendendo meu 307 .

nando figueiredo
nando figueiredo
12 anos atrás

Só lembrando….

– A audi não competiu o mundial de endurance com os R18 TDI 2011, só sobrou 1 depois de Le Mans, como ganhou e se a tradição se mantem, esta no museu deles, e ai a peugeot tinha carro de sobra pra ganhar.

– A Toyota e Nissan estão desenvolvendo carros hibridos pra correr esse ano, e nisso os japas tem mais experiencia que os europeus, ai se explica que pra ser competivo se gastar mais, pra trazer pessoal tecnico de lá, e claro que eles já devem alguma base de dados dos testes já realizados por eles e pelos novos Audi que também serão hibridos, e se a diferença for grande, não iriam investir.

– E ainda tem a volta da Porsche, que todos sabem que a Volks quer dominar o endurance, por isso vai manter as duas casas correndo juntas, Audi e Porsche, e a PSA iria ter que bancar uma briga com as duas ao mesmo tempo, se contra 1 já era dificil imagina contra ambas mais os japoneses.

O que espero, e se Papai do Céu escutar,é ver em 2014 não apenas as duas baratas alemãs correndo, que a inveja do pessoal da “estrela” seja tão grande e também volte, afinal voltou pra F1, ai sim teriamos um mundial de endurance, com carros fantasticos de gente que quando põe a “marca” pra correr, seja de automovel ou carrinho de rolemã, só pensa em chegar na frente dos primos, e os japoneses tentando beliscar, que ele me ouça.

Antonio
Reply to  nando figueiredo
12 anos atrás

Audi aposentou o chassi campeão e fabricou novos para o segundo semestre;

O 908 hybrid4 já data do antigo 908 HDI FAP, então o investimento não é tão novo;

E o 908 derrotou o R18 em quase todas as provas, perdeu só na mais importante mesmo, mas como disse no jalopnik essa não seria uma oportunidade da petrobras propagandear o novo diesel S-50? Patrocina um carro desses na mão de uma boa equipe técnica francesa e corre o risco de ganhar algumas corridas, se o desenvolvimento para Le Mans já tiver feito corre o risco de ganhar a maior de todas.

marcello
marcello
12 anos atrás

“Os Carros mais belos do mundo” Concordo plenamente. – O Flavio sugira a eles fazerem um campeonato mundial com as regras da formula 1 dos anos 90, com corridas de duas horas quem sabe eles até passem a ganhar dinheiro e se tornem um concorrente forte para f1. Já pensou pilotos como Sutil, Timo glock, Montoya, Barrichelo, Fisichella, Kobayashi,e outros tantos que estão por aí andando nessas feras?

Antonio
Reply to  marcello
12 anos atrás

Mas aí perde a essência do endurance, estes carros aguentam 24 horas de corrida, colocá-los para apenas 2h é besteira.

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Com a saída da Peugeot, acaba o maior atrativo da corrida de Le Mans, que era a tentativa de dar o troco na Audi. A Toyota estará em seu primeira ano, e não haverão outras equipes de fábrica. Deveremos ver muito pouca disputa na categoria P1.

Alex
Alex
12 anos atrás

Não entendo essas decisões. Para uma empresa tão poderosa como a PSA, parar de investir da Le Mans era algo assim tão impactante economicamente?

Como disse o Flavio anos atrás, o automobilismo para esses grandes grupos é troco de pinga…

Alan Ruggero
Alan Ruggero
12 anos atrás

Flávio,

a Peugeot faturou o Intercontinental Le Mans Cup. O WEC inicia esse ano.

Bacana mesmo é que a Toyota já iniciou os testes lá em Paul Ricard. O modelo híbrido é parecido com o vitorioso GT-One. Não farão o campeonato inteiro, mas devem aparecer este ano em Le Mans.

É possível tb que alguma outra equipe negocie com a Peugeot a compra de pelo menos um 908. Pescarolo, em 2009, e Oreca, nos últimos dois anos, fizeram isso e foram competitivas.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Disseram que vão se retirar das corridas para focar nas vendas em 2012. Ou seja, economiza orçamento nas corridas e transfere para a conta do Dep. Comercial.

As perguntas que ficam são:

-Automobilismo não vende mais carros?
-O investimento em competição não é exatamente para vender mais, além claro da tecnologia advinda do necessário desenvolvimento?
-A ausência da marca nas competições não tem efeito nenhum nas vendas?
-As empresas não sabem medir o impacto?

Em termos comerciais, ao que me parece, o automobilismo é considerado como um estorvo pelas montadoras. Um luxo dispensável, um bibelô tecnológico, um corte iminente.

Algo está errado e não é a economia.

CEOs imediatistas e sem conhecimento de automobilismo? Falta de promoção adequada das competições? Desinteresse do público? Sei lá…mas algo está errado e tem que ser revisto.

Danilo Cândido
Danilo Cândido
Reply to  Rodrigo
12 anos atrás

Não são imediatistas, são burros e alienados.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Rodrigo
12 anos atrás

Já viu alguém que entende de qualquer coisa virar CEO de alguma grande empresa?
O mundo está em crise pq os CEOs por aí querem a qualquer custo cortar gastos, desde que não seja o gordíssimo bônus e os altíssimos salários deles, o resto que se dane e, se a empresa for pro caixa prego, viram CEO de outra qualquer!

Nelson
Nelson
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

a muito tempo não leio nada tão real.Os CEOs de hoje são iguais a jogadores de futebol,trocam e beijam a camisa daquele que paga mais.

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
12 anos atrás

Eles não podem simplesmente começar a perder em vez de PARAR?!?!?! Reduz os custos, faz o que tiver que fazer, mas continua!!!

RDV
RDV
12 anos atrás

….pequeno problema, a Peugeot acaba de despedir 8000 funcionarios na parte producao, note bem que o comunicado menciona o sindicato dos trabalhadores Peugeot…

Allan
Allan
12 anos atrás

Tão lamentável quanto a saída de Rubens… O que fazia de Le Mans (“nível” mundial, já que o campeonato de endurance é pouco visto fora da Europa) espetacular era a briga da Peugeot com a Audi. Pode ser que a Audi queira também se retirar… De qualquer forma, nem a FIA pode matar Le Mans, como já tentou várias vezes. Ficarão os Pescarolos, WM e outros construtores fiéis.

Nelson
Nelson
Reply to  Allan
12 anos atrás

NOSSA.como é importante o rruubbeenn,fará tanta falta quanto uma equipe de ponta inteira. Menos,menos.O chorãozinho já foi tarde até demais.

Alexandre Alves Andrade (@sendonerd)
12 anos atrás

A Audi já pode colocar na conta dela as 24 Horas de Le Mans de 2012…
…isso se não tivermos uma nova surpresa e a Audi também cair fora por conta da crise.

Aproveitando o ensejo, esse ano não ia ter uma etapa do Mundial de Endurance em São Paulo? Com o pequeno reajuste de preços para usar o autódromo alguém sabe como ficou essa história?

Ricardo Reno
Ricardo Reno
12 anos atrás

Sai e Peugeot e entra a Porsche. O refresco tem data para acabar.

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
12 anos atrás

Que usem o tempo e o dinheiro para tentar produzir carros que prestem, então.

Jackson Batista
Jackson Batista
12 anos atrás

Pô… e ontem eu sugeri que os caras daPeugeot arrumassem um assento para o Barrichelo. Era só brincadeira poxa, não precisa levar td tão a sério.. voltem a correr… rsrsrs

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
12 anos atrás

Coisa horrivel…decisões de CEO são insensiveis e que só degradam a imagem da empresa que perde até com baixas na bolsa de valores…mostra-nos a incapacidade destes imprestaveis administradores de muita pompa e pouca estrategia eficiente.

Flávio,,…nas ultimas 16 corridas disputada pela Peugeot ela venceu 14 então não é tão derrotada assim pela Audi…o detalhe (muito grande por sinal) é que perdeu a prova mais importante e badalada do campeonato no ano passado (24 hras de LeMans),

Um abração..

Fernando Matias
Fernando Matias
Reply to  Fernando Kesnault
12 anos atrás

Muito bem “xará”, era exatamente o quê eu iria responder. Menos, Flávio menos… Sem contar que o protótipo desse ano ia ser híbrido, a surra era certa!

M&M
M&M
Reply to  Fernando Matias
12 anos atrás

Existem fortes rumores que a Audi esteja testando um modelo hibrido. Embora seja o ano de retorno da Toyota, eles também vem com um modelo hibrido. Nao sei se a surra seria tao certa assim. De qualquer forma vai ser uma pena. Porsche e Bentley revelaram intençao de voltar ano que vem. Tomara que nao desistam também.

Fernando Matias
Fernando Matias
Reply to  M&M
12 anos atrás

A Porsche só em 2014 meu jovem! Lí no facebook do piloto oficial Jorg Bergmeister através de vídeo um promocional chamado Porsche Returns to Le Mans.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Fernando Matias
12 anos atrás

O que seria um modelo híbrido?

Williams Head
Williams Head
12 anos atrás

Falando em Lucas di Grassi, alguem sabe como anda o rapaz? O que esta fazendo?

Alexandre Alves Andrade (@sendonerd)
Reply to  Williams Head
12 anos atrás

Até hoje cedo ele estava negociando com a Peugeot, rs.