PEUGEOT FORA
SÃO PAULO (we will survive) – Num brevíssimo comunicado emitido em Paris, a Peugeot informou que está caindo fora das corridas de longa duração. Campeã da International Le Mans Cup (ou WEC – World Endurance Championship, pela nomenclatura da FIA a partir de 2012) no ano passado com o belíssimo 908, os leõezinhos disseram que a crise está braba na Europa e que vão se concentrar em vender carros.
Enorme desfalque. Nós, das quatro argolas, que adoramos surrar os leõezinhos, sentiremos falta. E, falando bem sério, um golpe forte no campeonato que tem os carros mais belos do mundo. A Peugeot não vai correr nem as 24 Horas de Le Mans, pelo jeito. O Lucas di Grassi não estava negociando com eles? Estava. Postou no Twitter que seria um grande desafio e tal. Feia, a coisa.
Esses carros são os mais bonitos mesmo.
“os leõezinhos disseram que a crise está braba na Europa e que vão se concentrar em vender carros….” – Tão verdadeiro que eu estou vendendo meu 307 .
Só lembrando….
– A audi não competiu o mundial de endurance com os R18 TDI 2011, só sobrou 1 depois de Le Mans, como ganhou e se a tradição se mantem, esta no museu deles, e ai a peugeot tinha carro de sobra pra ganhar.
– A Toyota e Nissan estão desenvolvendo carros hibridos pra correr esse ano, e nisso os japas tem mais experiencia que os europeus, ai se explica que pra ser competivo se gastar mais, pra trazer pessoal tecnico de lá, e claro que eles já devem alguma base de dados dos testes já realizados por eles e pelos novos Audi que também serão hibridos, e se a diferença for grande, não iriam investir.
– E ainda tem a volta da Porsche, que todos sabem que a Volks quer dominar o endurance, por isso vai manter as duas casas correndo juntas, Audi e Porsche, e a PSA iria ter que bancar uma briga com as duas ao mesmo tempo, se contra 1 já era dificil imagina contra ambas mais os japoneses.
O que espero, e se Papai do Céu escutar,é ver em 2014 não apenas as duas baratas alemãs correndo, que a inveja do pessoal da “estrela” seja tão grande e também volte, afinal voltou pra F1, ai sim teriamos um mundial de endurance, com carros fantasticos de gente que quando põe a “marca” pra correr, seja de automovel ou carrinho de rolemã, só pensa em chegar na frente dos primos, e os japoneses tentando beliscar, que ele me ouça.
Audi aposentou o chassi campeão e fabricou novos para o segundo semestre;
O 908 hybrid4 já data do antigo 908 HDI FAP, então o investimento não é tão novo;
E o 908 derrotou o R18 em quase todas as provas, perdeu só na mais importante mesmo, mas como disse no jalopnik essa não seria uma oportunidade da petrobras propagandear o novo diesel S-50? Patrocina um carro desses na mão de uma boa equipe técnica francesa e corre o risco de ganhar algumas corridas, se o desenvolvimento para Le Mans já tiver feito corre o risco de ganhar a maior de todas.
“Os Carros mais belos do mundo” Concordo plenamente. – O Flavio sugira a eles fazerem um campeonato mundial com as regras da formula 1 dos anos 90, com corridas de duas horas quem sabe eles até passem a ganhar dinheiro e se tornem um concorrente forte para f1. Já pensou pilotos como Sutil, Timo glock, Montoya, Barrichelo, Fisichella, Kobayashi,e outros tantos que estão por aí andando nessas feras?
Mas aí perde a essência do endurance, estes carros aguentam 24 horas de corrida, colocá-los para apenas 2h é besteira.
Com a saída da Peugeot, acaba o maior atrativo da corrida de Le Mans, que era a tentativa de dar o troco na Audi. A Toyota estará em seu primeira ano, e não haverão outras equipes de fábrica. Deveremos ver muito pouca disputa na categoria P1.
Não entendo essas decisões. Para uma empresa tão poderosa como a PSA, parar de investir da Le Mans era algo assim tão impactante economicamente?
Como disse o Flavio anos atrás, o automobilismo para esses grandes grupos é troco de pinga…
Flávio,
a Peugeot faturou o Intercontinental Le Mans Cup. O WEC inicia esse ano.
Bacana mesmo é que a Toyota já iniciou os testes lá em Paul Ricard. O modelo híbrido é parecido com o vitorioso GT-One. Não farão o campeonato inteiro, mas devem aparecer este ano em Le Mans.
É possível tb que alguma outra equipe negocie com a Peugeot a compra de pelo menos um 908. Pescarolo, em 2009, e Oreca, nos últimos dois anos, fizeram isso e foram competitivas.
Disseram que vão se retirar das corridas para focar nas vendas em 2012. Ou seja, economiza orçamento nas corridas e transfere para a conta do Dep. Comercial.
As perguntas que ficam são:
-Automobilismo não vende mais carros?
-O investimento em competição não é exatamente para vender mais, além claro da tecnologia advinda do necessário desenvolvimento?
-A ausência da marca nas competições não tem efeito nenhum nas vendas?
-As empresas não sabem medir o impacto?
Em termos comerciais, ao que me parece, o automobilismo é considerado como um estorvo pelas montadoras. Um luxo dispensável, um bibelô tecnológico, um corte iminente.
Algo está errado e não é a economia.
CEOs imediatistas e sem conhecimento de automobilismo? Falta de promoção adequada das competições? Desinteresse do público? Sei lá…mas algo está errado e tem que ser revisto.
Não são imediatistas, são burros e alienados.
Já viu alguém que entende de qualquer coisa virar CEO de alguma grande empresa?
O mundo está em crise pq os CEOs por aí querem a qualquer custo cortar gastos, desde que não seja o gordíssimo bônus e os altíssimos salários deles, o resto que se dane e, se a empresa for pro caixa prego, viram CEO de outra qualquer!
a muito tempo não leio nada tão real.Os CEOs de hoje são iguais a jogadores de futebol,trocam e beijam a camisa daquele que paga mais.
Eles não podem simplesmente começar a perder em vez de PARAR?!?!?! Reduz os custos, faz o que tiver que fazer, mas continua!!!
….pequeno problema, a Peugeot acaba de despedir 8000 funcionarios na parte producao, note bem que o comunicado menciona o sindicato dos trabalhadores Peugeot…
Tão lamentável quanto a saída de Rubens… O que fazia de Le Mans (“nível” mundial, já que o campeonato de endurance é pouco visto fora da Europa) espetacular era a briga da Peugeot com a Audi. Pode ser que a Audi queira também se retirar… De qualquer forma, nem a FIA pode matar Le Mans, como já tentou várias vezes. Ficarão os Pescarolos, WM e outros construtores fiéis.
NOSSA.como é importante o rruubbeenn,fará tanta falta quanto uma equipe de ponta inteira. Menos,menos.O chorãozinho já foi tarde até demais.
A Audi já pode colocar na conta dela as 24 Horas de Le Mans de 2012…
…isso se não tivermos uma nova surpresa e a Audi também cair fora por conta da crise.
Aproveitando o ensejo, esse ano não ia ter uma etapa do Mundial de Endurance em São Paulo? Com o pequeno reajuste de preços para usar o autódromo alguém sabe como ficou essa história?
Sai e Peugeot e entra a Porsche. O refresco tem data para acabar.
Que usem o tempo e o dinheiro para tentar produzir carros que prestem, então.
Pô… e ontem eu sugeri que os caras daPeugeot arrumassem um assento para o Barrichelo. Era só brincadeira poxa, não precisa levar td tão a sério.. voltem a correr… rsrsrs
Coisa horrivel…decisões de CEO são insensiveis e que só degradam a imagem da empresa que perde até com baixas na bolsa de valores…mostra-nos a incapacidade destes imprestaveis administradores de muita pompa e pouca estrategia eficiente.
Flávio,,…nas ultimas 16 corridas disputada pela Peugeot ela venceu 14 então não é tão derrotada assim pela Audi…o detalhe (muito grande por sinal) é que perdeu a prova mais importante e badalada do campeonato no ano passado (24 hras de LeMans),
Um abração..
Muito bem “xará”, era exatamente o quê eu iria responder. Menos, Flávio menos… Sem contar que o protótipo desse ano ia ser híbrido, a surra era certa!
Existem fortes rumores que a Audi esteja testando um modelo hibrido. Embora seja o ano de retorno da Toyota, eles também vem com um modelo hibrido. Nao sei se a surra seria tao certa assim. De qualquer forma vai ser uma pena. Porsche e Bentley revelaram intençao de voltar ano que vem. Tomara que nao desistam também.
A Porsche só em 2014 meu jovem! Lí no facebook do piloto oficial Jorg Bergmeister através de vídeo um promocional chamado Porsche Returns to Le Mans.
O que seria um modelo híbrido?
Falando em Lucas di Grassi, alguem sabe como anda o rapaz? O que esta fazendo?
Até hoje cedo ele estava negociando com a Peugeot, rs.