QUE FUSCA É ESSE?
SÃO PAULO (por onde andava?) – Vejam que história maravilhosa, essa do EA48. Um protótipo desenvolvido na VW no início dos anos 50 que resultou nesse carrinho encantador, com motor dianteiro boxer de dois cilindros (alô, BR-800!), carroceria hatch e suspensão revolucionária. É tema de reportagem especial da revista eletrônica da VW e está exposto em Wolfsburg. O velhinho da matéria é um dos seus criadores, Gustav Mayer. Não foi adiante, pelo que entendi, porque poderia prejudicar as vendas do Fusca.
Agora olhem pela janela. Mais de 80% dos carros que você vê têm esse mesmo conceito: são compactos, com tração dianteira, traseira truncada, hatch. O pai de todos pode ser esse “fusquinha” de 1955. Coisa mais linda.
Ah, quem mandou a dica foi meu professor de alemão, Rogério Gonçalves.
Flávio,
Até hoje só tinha ouvido rápidas referências sobre esse carrinho.
Visitei a revista com a matéria do EA-48. Bem legal eles terem resgatado a história do projeto. Só acho que o carro não foi tão revolucionário assim como a matéria da revista da VW enaltece, já que o Citroen 2CV é anterior e traz muitas das características como o motor boxer de dois cilindros e posicionamento frontal com tração dianteira.
Pena o EA-48 não ter sido produzido em série. O sucesso do Fusca tirou suas chances.
Mas, deixou créditos – a menos que tenha entendido errado – a suspensão dianteira foi patenteada e o sistema foi utilizada nos carros como Passat e Golf. Muito semelhante mesmo com a do nosso Gol. Valeu!
Bom dia Senhores.
Legal, conhecer o primeiro VW tração dianteira.
Não colocaria esse carro como o pai de todos que existem hoje. Apesar de terem antevido a tração dianteira num carro popular 2 volumes (notem que antes da 2ª guerra mundial, já existiam carros fwd, porém feitos em baixa escala, o Cord é um deles que me vem na cabeça agora), as semelhanças com os carros atuais param por aí.
O VW possui motor flat-2, arrefecido à água, disposto longitudinalmente, pouquissimo convensional,
Respeitando a importáncia desse protótipo VW dentro da história, e mesmo o BMC Mini sendo mais recente (1959), ainda o considero o pai dos carros contemporâneos, pois a maioria deles segue a arquitetura do carro popular britânico, criado por Sir Alec Issigonis: Tração dianteira, motor I4 (quatro cilindor em linha), arrefecido à água, montado transversalmente.
Flavio, achei outro dia aqui em sampa um Trabi de corrida, escala 1:32 de autorama… Super bem feito. Tens interesse? Se sim, te passo o contato.
Abraços à todos.
Não sei se tem muito a ver, mas dando uma pedalada com a esposa no fim de semana, passou por nós um Karmann Ghia TC amarelo, um beleza. Até ela parou para olhar.
Aí eu me pergunto? Como é que a VW faz um Fox, e quer vender a idéia que aquilo é bonito??? Onde foi que eles perderam a cabeça???
Pré GOLF!
Acho que o seu “alô, BR 800” procede: até mesmo o “conjunto mola+amortecedor” (vide galeria de fotos no link apontado) foi aplicado aqui pelo Gurgel que, provavelmente, teve conhecimento desse protótipo VW.
Motor dianteiro? E essa cambagem traseira de Fusca (ou típica de motores traseiros)? Estranho…
Achei que o Mini fosse o grande inspirador dos carros atuais (de fato, acabou sendo). Vai ver os britânicos andaram fuçando nas coisas dos alemães… Pelo menos o motor do Mini é muito melhor do que um anêmico boxer de 2 cilindros.
É O A1…..DA ÉPOCA….
Lindo, lindo, lindo!!!
Acho o Audi A1 muito parecido com esse daí.
Trabant hatch
FG, nao ha pelo menos uma versao em ingles?
Bom dia amigo.
Baixe o google crhome e instale.
Após, habilite a tradução automática. Configure
para lingua de recebimento em portugues e está pronto.
Todo o site em portugues… e aliás.. todos os que vc entrar
serão traduzidos automaticamente. O a tradução não é das
melhores, mas dá pra entender tudo. Espero ter ajudado.
Instale o google chrome… ele traduz automático.
Amigo,
do jeito que estes tradutores ainda são precários, acho que terei de aprender alemão!… rsrsr
Será que já existiu um Trabant hatch? Pois se existisse, acho que seria parecido com esse, né não?
alguém de vocês também também acha que a evolução desse carro não seria parecida com um Audi A1?
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/09/20/04-a1-2.jpg
legal flavio.Note que a traseira é bem parecida com o mini original.
esqueci: o mini veio depois……..
FG……Eu acho que era na hora de um jogo do Curinthias…rss e a massa dos operaririos…resolveram fazer de qq jeito..assim saiu esse trambolho..rss
..rsssss
Espetáculo.Os caras eram gênios mesmo.