SCHUMI, 43
SÃO PAULO (por pouco tempo) – Schumacher fez 43 anos terça-feira. E disse que ainda pode vencer na F-1. Dono de todos os recordes importantes na categoria, o alemão voltou a correr em 2010 e passou suas duas temporadas de Mercedes sem um pódio sequer. Mas fez lá algumas boas corridas. E a distribuição de troféus nos últimos dois anos não foi, por assim dizer, muito democrática. Vejam:
2010
Red Bull – 20
McLaren – 16
Ferrari – 15
Renault – 3
Mercedes – 32011
Red Bull – 27
McLaren – 18
Ferrari – 10
Renault – 2TOTAIS 2010 + 2011
Red Bull – 47
McLaren – 34
Ferrari – 25
Renault – 5
Mercedes – 3
Ou seja, como diria Luciano Burti, três equipes (Red Bull, McLaren e Ferrari) concentraram 92,9% dos pódios em 2010 e 2011. Sobraram migalhas para outras duas, a Renault (4,4%) e a Mercedes (2,6%). E nada para as outras sete equipes inscritas no campeonato. O time alemão fez seus três pódios com Rosberguinho em 2010 — na Malásia, na China e na Inglaterra. Schumacher teve como melhores resultados quatro quartos lugares (China, Turquia e Coreia em 2010; Canadá no ano passado).
O desastre, portanto, é coletivo. Abraça quase todo mundo, menos Red Bull, Ferrari e McLaren, com presenças constantes entre os três primeiros. Schumacher está na geleia geral. Mas como nunca foi propriamente um piloto comum, não sei se é de bom alvitre duvidar de duas intenções.
Vocês aí, se tivessem de apostar em algo para Schumacher neste ano, o que seria? Vitórias? Pódios? Pontinhos? Vexames?
Flávio, Schumi é o terror da patriotada brasileira, que não admite que o alemão é o maior piloto de todos os tempos.
Para a dona globo se trata de um piloto normal e traiçoeiro.
um abraço
Acho que ele já pegou o jeito da coisa de novo. A segunda metade da última temporada dele mostrou isso. Se a Mercedes fizer um carro competitivo, acho que ele tem chances de vencer sim.
Observando esses números, impossível não perceber que desastrosas mesmo, foram as temporadas 2010 e 2011 do Felipe Massa. Que se recupere em 2012.
Renato, sem dúvida nenhuma você é “viúva do Ayrton Senna”! E o Schumacher “dando pau” no Ayrton de Benetton você não lembra, né? Você, pela “aula” de F1 que nos deu, deve ser daqueles que repetiram muito a frase “depois que o Senna morreu perdeu a graça”. Comece à assistir mais as corridas. E saiba que o Piquet foi companheiro do Schumacher na Benetton. Procure saber quem “andava mais” lá. Faz o seguinte, volta à jogar sinuca no boteco e esquece as corridas, isso não é o teu “expertise”.
NHÉM-NHÉM-NHÉM. Embora não concorde sequer com metade que ele disse, o Renato nem mencionou Ayrton Senna. Essa conversa de “viúvas do Ayrton” é um saco. E se ele for, é direito dele. Assim como pelo jeito, você será uma “viúvas do Schumacher”, a discutir eternamente com “viúvas do Clark”, “viúvas do Senna” “viúvas do Prost” e outras mais. Cada a um a desfilar opiniões, considerações sobre equipamento, época, números, etc.
depois que o galileu saiu do blog o marcelo está se achando rararar.
cuidado pra não cair do salto.
Enko,
Não conheço nenhum galileu e não estou me achando nada, não precisa se incomodar comigo. até agora o que foi discutido aqui é automobislismo e da minha parte é só exposição do que eu penso, longe de mim querer impor ideias. Mas muito obrigado por se preocupar comigo. Ah e outra coisa, não uso salto, então não tem como cair dele, se for metáfora, também não tem perigo não. Outra dica, use este espaço pra falar de automobilismo, se você não concorda com o que eu escrevo rebata as opiniões, apenas.
marcelo, não disse que voce usa salto em momento, algum, vamos discutir automobilismo, sim, mas pare de nos impor seu imperialismo em relação ao shumacher, tudo o que voce fala eou escreve, ou é mal do senna ou é enaltecer o alemão, quanto ao galileu, li muitas vezes no blog o,mesmo que estou escrevendo agora, o alemão foi bom, lógico, mas ningué nos precisa lembrar disso a toda hora.
mudando de assunto, aquele seu gato sarou da alergia?
Enko,
Não há mais dúvidas. Apesar da sua insistência, você me confundiu com outro Marcelo. Só iniciei a defesa do Schumacher apartir do comentário do cara lá. Há 06 anos atrás escreví um livro sobre o Ayrton, e sou participante ativo do Instituto. Eu não tenho gato e nem cachorro, para de querer me associar ao teu outro Marcelo.
meu outro marcelo os scambau, cara, v oice é arrogante sim, desculpe se teconfundi com o outro “torcedor de alemão”, qual é o nome dolivro que voce escreveu?
aliás, agindo dessa maneira descontrolada, querendo brigar com tudo e todos, voce envergonha o nome do instituto, manera.
Pereira,
É óbvio que é direito dele. Você não me conhece e não sabe pra quem torço. A propósito, agora sim vai aí uma crítica direta pra você: “você será ‘uma viuvas’ do Schumacher” tem erro de concordância. E “nhem, nhem ,nhem” é o quê, seu gemidinho quando está chateadinho?
1. Não quis ofender de modo algum, mas apenas opinar que o assunto/argumento “viúvas do Senna” é bem batido/chato e que qualquer um tem direito a opinião.
2. Realmente não te conheço e não sei para quem torçe. Mas como você classificou o cara como “viúva do Senna” sem ele sequer mencionar o piloto, achei que não se importaria com alguém fazendo o mesmo com você.
3. Realmente tem um erro no meu texto e eu lamento por isso. Mas se você se preocupa tanto com esse aspecto, devo alertar que você usou a crase de maneira equivocada (duas vezes) em “Comece à assistir mais as corridas”. O correto seria “Comece a assistir mais às corridas”.
4. NHÉM-NHÉM-NHÉM, como usado na música Zoraide (Ultraje a Rigor), diz a respeito a uma conversa irritante. No caso, a sua.
Boa!
Pereira,
Muito bacana, sério mesmo!
Quanto à conversa irritante, o espaço é democrático, lê e responde quem quer e o que quiser. E se é o caso, nhém, nhém, nhém para você também.
Muito arrogante esse Marcelo… Acha que sabe tudo, mas se esquece (ou talvez desconheça) que o motor Ford, que equipava o Benetton do Schumacher tinha mais de 50 cv a mais que o Ford da McLaren do Senna… E com esse motor inferior. ele fez muito mais que o alemão… Lembra de Donnington, Interlagos?!?! Baixa a sua bola, sabichão!!!
Batista, você tem razão. Mas por favor, arrogante não. Você não me conhece, baixe a bola você.
Relendo o seu comentário, concluí mais uma vez que você é arrogante, sim, e se acha a última pipoca do saco….
O Senna foi um excelente piloto, assim como o Schumacher. Dois gênios.
A verdade é que o Schumacher, com carro melhor ou não, estava muito mais rápido e consistente que o Senna em 94. Além, disso, em 94, o Senna pilotava a Willians e não a Mclaren.
Agora, independente de quem foi melhor ou não, ambos pilotos, com toda certeza, figuram na lista dos Top5 da História da F1.
Kkkkkkkkkk…..o que era pra ser meramente F1 foi levado pro pessoal, é isso Batista? Kkkkkkkkk….relaxa, man! Peço desculpas publicamente, você ficou com impressão errada, pode crer, sou gente boníssima! Curte mais a vida, não leva tudo na treta não, pq uma hora pode ficar muito perigoso…..( na internet é facil ). Bom, tô encerrando com você, vê não me cita mais nos teus coments. Como homem ( na web e muito mais fora dela, pra conferir, vai até interlagos e pergunta do Marcy, ex – Draconni Racing, vai me achar rapidinho, sem problema nenhum ( pra mim, pelo menos ) ) .
pode ficar perigoso?
isso é ameaça velada ou declarada?
me procure nos boxes?
isso está cheirando a duelo.
voce é esquentadinho marcelo, pode até ser boa gente, mas é.
estou gravando a imagem do desenho que aparece ao lado do seu nome para não te confundir mais com o outro.
fica relax cara, não vale a pena brigar com os amigos do blog, o último que fez isso se deu mal, o flavio o bloqueou para sempre
já achei a imagem do outro marcelo, não te confundo mais.
aliás irei te ignorarei, já que voce é apelativo, por qualquer coisa voce ofende e quer sair no tapa
como diz o dono do blog, bye filhote.
corrigindo, irei te ignorar.
Longe disso, Marcelo. Não tem o que desculpar. Mas uma coisa me intrigou. Você se diz gente boníssima e fez um comentário acima que não condiz com uma pessoa gente boa. Manda o cara ir “jogar sinuca no boteco”… e o chama de viuvas do Senna sem sequer ele ter mencionado o nome do brasileiro. Corrige um erro de portugues, cometendo numa mesma frase dois erros piores…. E por fim, fala que pode ficar perigoso e sugere que eu te procure como homem nos boxes em Interlagos?? Sai fora, meu! Ah, e atendendo o seu pedido, não mencionarei mais o seu nome aqui…. Bye…
Muito obrigado. Boa sorte pro teu Flamengo ( na medida do possível ) e continue ouvindo Pink Floyd, faz muito bem pra cabeça….
Os do senna tinham mais 100 do que o do prost e mesmo assim em corrida era pau a pau.Quando senna não rodava ou batia sozinho………..
Controle de tração, controle de largada, ausência de filtro de combustível… não preciso dizer mais nada
Não se esqueça que a grande vantagem em donington foi porque senna usava o controle de tração.Os motores honda dele tinham mais 100 cavalos que os do prost,até que prost obrigou a eq
continuando pois caiu: prost mandou a equope trocar os moteres,pois vinham fechados do japão com o nome de cada um.Pois com o motor do senna,ele ganhou as 2 seguidas:paul ricard e silverstone.A honda tinha enorme interesse no brasil e não escondia isto,daí o privilégio.Não podem esquecer que nos finais de anos existiam aqueles torneios de kart indoor e sempre prost ganhava dele e depois trocavam os kartsa e de novo prost ganhava.Resumindo:em corrida,com equipamento igual i francesinho era muito melhor do que ele.Como shummy era muito melhor
de onde voce tirou tanta bestreira, nelson?
Só fatos meu amigo.Se informe.
Nunca li tanta merda aqui…. Senna, naquela volta mágica em Donnington com motor Honda???? hahaha.. Senna com 100 cv a mais que Prost? hahaha de novo…. Com equipamento igual o frances andava mais? Então vc não assitiu à vitória esmagadora do Senna em 88, ano do seu primeiro campeonato. Na largada caiu lá pra tras e numa recuperação alucinante, ultrapassou o “professor” e foi campeão em cima do “queridinho” da McLaren…. Se informe mais, meu caro.
caRO BATISTA LARA, NÃO ADIANTA PERDER TEMPO COM ESSE NELSON, ELE E UM TAL DE MARCELO, (NÃO O ESQUENTADINHO), SÓ TEM OLHOS, PARA ENXERGAR O ALEMÃO, O RESTO É RESTO, PRINCIPALMENTE SE FOR O SENNA., (VAI EM MAIÚSCULAS MESMO
Não disse que era honda aquela epoca,estava só listando outra das diferenças.Agora tomava pau nos karts do prost foi sempre.Procure se informar e perceberá que merdas são as informaçoes que os pobres brasileiros leem em nossa midia.Poucos aqui falavam e falam sem torcer.
Não disse? Então aprende a escrever… Leia o seu comentário novamente..
No lugar de aprende,deve-se usar aprenda……
Nelson, cuidado com quem você está discutindo F1 aqui neste site. faculdade de Administração Esportiva com pós em automobilismo e História da F1 para depois falar com eles.
explica melhor pra nós simples mortais marcelo.
ops, eu disse que ia te ignorar, mas não deu
Schumacher é um excepcional piloto, isso é fato.
Mas eu me lembro bem quando ele anunciou o retorno à F1, no final de 2009. Na minha opinião foi um baita golpe de marketing, já qua a categoria estava vindo de baixas de audiências sucessivas em todo mundo. Deve ter assinado um contrato muito bom para que a FIA usasse a sua imagem para dar mais audiência na F1, atrair patrocínios à Mercedes e à categoria. E isso não consegue ser provado por ninguém pois deve estar guardado a sete chaves. Resumindo, Schummy deve ter pensado: “pagando bem que mal tem? Se der certo OK, se não der eu não tenho que provar mais nada a ninguém mesmo…”.
Mas Schummy, sendo como é, juntou a “fome com a vontade de comer”. É claro que ele tem o lado de competidor que ainda deve falar alto nele, e se ele puder vencer vai fazê-lo. Mas não está fazendo um esforço sobre humano (sobre humano tem “hífen”?) para isso. Basta olhar na cara dele a cada entrevista. E ele, com um ar mais que tranquilo, em outras palavras diz “calma, calma que tudo vai dar certo”. Deixe lá o Roseberg ralar bastante, afinal é ele quem precisa se afirmar como um vencedor.
A Mercedes não vai investir os tubos como McLaren, Red Bull e Ferrari para vencer. E se isso não acontecer, a não ser que tenham algumas mentes brilhantes como Newey no time, vão continuar medíocres como estão desde 2010 e ainda acreditando que uma solução como o difusor duplo da Brawn em 2009 possa surgir e levá-los às vitórias. Lamentável.
Apenas sinto pela imagem de Schumacher, que vai sair disso tudo desgastada. Só espero que ele possa vencer este ano, para que se despeça de vez e com dignidade e fazendo jus ao seu histórico vencedor.
Allan, não há aqui comentário mais sensato que o seu. Parabéns.
Não vi sensatez nenhuma. Mais um exemplo de fã que passa a mão na cabeça de um super vitorioso que só decepcionou até o momento no seu retorno à F1.
Retire os antolhos e reveja as corridas de montreal,monaco,spa,monza.Acorda meu jovem.
Estou acordado. Em Mônaco ele abandonou na 32º volta. No Grande Prêmio do Canadá, estava em 2º quando foi jantado facilmente por Button e em seguida por Webber; claramente mais rápidos. Spa e Monza não vou questionar.
“Claramente em carros bem mais rápidos”
Opa, obrigado!
Eu acredito que o Schumacher ainda pode fazer mágicas se tiver um mercedes competitivo em 2012, tipo vencer de ponta á ponta e se classificar de forma brilhante.Afinal é o Schumacher.
Concordo plenamente e seria fantástico ver isso em 2012.
torço para o schumacher voltar a vencer, nao que eu seja torcedor por ele mas por que ele é bom,… se melhor que senna não sei pois os dois não tiveram a oportunidade de correr juntos com mesmo equipamento… mas que o schumacher é um otimo piloto é sim, pra mim junto com senna são os dois mais audaciosos pilotos que ja passaram pelo circo da categoria…
Michael Shumacher agora é vovô na F1, e agora só resta há ele fazer o melhor possível e o seu auge na F1 fica na Benetton e Ferrari.
Schumacher levou poeira de Rosberg, que até hoje, nunca venceu nenhuma corrida na F1(na única vez que estava liderando, rodou sozinho)., apesar de levantarem a bola dele. Então acho que tá difícil pro Schumi (se, pelo menos, comesse poeira do Vettel, do Alonso ou do Hamilton ainda ia…)
Vitória aos 43 anos. Fiquei tentando lembrar qual foi o piloto mais idoso a vencer um GP. Fangio? Graham Hill?
Será que o Schummacher vai obter mais um recorde?
Não acredito em reviravoltas esse ano. Teremos ainda três equipes à frente da Mercedez. Isso quer dizer que em condições normais o Alemão será de 7o. para baixo.
Em 2011, considerando corridas que não abandonou, Schumacher ficou, na média, abaixo da 8a. posição. Sua melhor posição de chegada foi um 4o. lugar no Canadá, contando com abandonos de Alonso e Hamilton e Massa tocando o muro e trocando o bico do carro. Não tive paciência de olhar todas as vezes que chegou acima de 7o. lugar, mas creio que quase todas as vezes contou com quebras e/ou batidas dos 6 primeiros pilotos do mundial.
Flavio,
Mesmo a distribuicao de podios sendo pequena entre as pequenas, fato que o Schumi está perdendo para o companheiro de equipe. Ele nunca, nesses dois anos, andou na frente do Rosberg.
Acredito que uma analise cabeca a cabeca entre os dois, seria mais correto para avaliar ko desempenho dele nesse retorno.
Abs
Fabio
Eu espero que o Schumi corra por vários anos.
Quanto mais ele correr sem vencer, sem pódios, sem poles a relação de vitórias por corridas vai diminuindo . Já caiu bastante .
Antonio, não sou advogado do Schumacher, mas saiba que essa “relação de vitórias por corridas” que você citou jamais serviu de parâmetro pra nada na F1. A história é a dos vencedores e, queira você ou não, por um bom tempo ele vai liderar as estatísticas, seja pelo fato de ele ter sido o único gênio de sua época ou o motivo que for. A verdade é que hoje os pilotos estão mais ou menos nivelados ( pelo menos os de ponta ), por isso não acredito que alguém, mesmo o Vettel, conseguirá cinco títulos consecutivos ou superar 91 vitórias. É o que ocorreu na época de Senna e Prost, os dois se equivaliam, alternavam vitórias com frequência e o resultado foi 51 vitórias para o francês e 41 vitórias para nosso gênio.
por onde anda o gallileu, ele era o único que dava porrada nesse chato do marcelo?
Galileu? Dar porrada?
Enko, eu não conheço nenhum Galileu, já que comecei à escrever neste espaço à pouco tempo. Existem muitos Marcelos que escrevem aqui e, com certeza você me confundiu. Quanto à dar porrada, meu velho, tenta você. É comigo mesmo, não passa vontade não. Até agora todo mundo aqui escreveu sobre F1 se respeitando, concordando ou não. Você é dono do espaço? Me bloqueia aqui então, imbecil.
pena que o meu comentário não foi editado, gostaria de mostrar a esse marcelo quem é imbecil.
e ele se acha gente fina
omdono do blog me bloqueou, mas não bloqueou esse babaca que está ofendendo todo mundo
Eu não falei pra você parar de me citar? Você é muito contraditório, me prometeu que iriam me bloquear e foi bloqueado. Falou que iria me ignorar e não me esquece. Achava que eu era um Marcelo e viu que o avatar era outro. Se liga! Até agora não ofendí ninguém, somente você e um outro ( prometí não citar mais e cumprirei ) aí que se sentiram ofendidos entre dezenas de comentaristas com os quais argumentei também. Pelo que estou lendo em outros comentários vocês dois também têm discutido com outros comentaristas. PEÇO novamente, me ignore e não me cite mais. Se quiser me mostrar quem é ou não imbecil, já disse como me encontrar.
contraditório é voce cara, vive chamando os outros para briga, não, prometi nada, não sou o dono do blog, (só a ele cabe essa função, voce sim me ofendeu me chamando de imbecil sabendo que eu estava te confundindo com outro, levou o caso para o pessoal.quando não era nada contigo. qiuanto a saber onde te encontrar, se pelo menos voce fosse uma mulher bonita, MAS PERDER MEU TEMPO INDO PARA INTERLAGOS PRA VER HOMEM, desculpe mas não é a minha praia.
quanto a ameaça de agressão, isso é argumento de quem não tem argumento nem senso de humor.
espero que paremos por aqui antes que isso vire pessoal e alguém acabe machucado
desculpe se te ofendi, como eu desculpo tuas ofensas em relação a minha pessoa.
Ameaça de agressão? Nunca! E quanto à ver homens em Interlagos, cara eu trabalho lá em finais de semana. Vou lá pra ver carro, não fico apenas em sites de automobilismo cheio de “achismos”, essa é a minha praia. Se você reler todos os comentários, verá que quem iniciou a discussão voi você, dando resposta à um comentário que fiz para outro comentarista, dizendo que um tal de ( nem me lembro ) iria me dar porrada. Você e o tal de Lara são intrometidos, lí muitos comentários, onde vocês “se intrometem” usando um “tom” mais elevado. Muito mais do que eu, diga-se.
Com todo o respeito te afirmo novamente: ESTOU ENCERRANDO COM VOCÊ.
Já pensou o vexame que passaria nosso genio se não tivesse morrido?em 3 corridas foi uma rodada e 2 batidas,se tivesse continuado todos veriam que não era essa coca cola toda.Ele sabia a pressão que estava levando, tinha certeza do banho que ia levar.Os seus comentarios e expressões mostrava isto com total clareza.Infelizmente morreu pois continuando iria mostrar que já estava indo ladeira a baixo e não tinha nem 40……………..
Tá ficando gostoso isso aqui, de ver gente tão ignorante em F1 e falando besteira. Concordo neste último comentario do Nelson que a rodada foi por culpa do Senna. Mas as batidas, na primeira foi o Hakkinnen que chapou a traseira do Senna na largada,, e a segunda, como todos sabem, foi a quebra da barra de direção…..
Batista:com todo o respeito:todo mundo do meio sabe que a barra quebrou após acidente.Aquela grande palhaçada do julgamento foi totalmente desnecessaria,pois se sabia na epoca que bateu por estar com pneus ainda frios apos a relargada(ele reclamou com os engenheiros da good year durante todos os treinos),até a televisão mostrou isso,só que ele esqueceu deste detalhe e infelizmente bateu.O resto todo é historia da carochinha.
Nelson, sinto muito em discordar de você , mas pneus frios não justificam aquela batida. Vi(mos) zilhões de vezes as imagens e no meio da Tamburello o carro perde a dianteira repentinamente, e sai reto em direção ao muro. Não houve nenhum movimento no volante após a guinada. Foi a primeira vez que li sobre isso, pneus frios. Mas respeito a sua teoria, apesar de discordar dela.
Se ele repetir o que fez este ano já está de bom tamanho.
De fato, o Schumacher achou que tinha condições ainda de vencer corridas, mas a Mercedes teria que investir o mesmo que a Ferrari fazia na época que ele corria, mas agora, com limitação de orçamento, não dá para fazer nada, mas mesmo assim acreditamos que ele consiga servir como um bom consultor para novos carros, pois tem muito conhecimento.
Quanto aos troféus, depois de uma crise, algumas saídas, montadoras saindo ou reduzindo sua participação na F-1, sobrou mesmo as tradicionais ou as mais competentes,já estas que entraram precisam de tempo, talento, experiência, estrutura e um bom dinheiro para brigar de igual por igual.
Quanto a associação das equipes, a GPDA, podia administrar uma premiação e dividi-la entre os seus associados, já que o orçamento está limitado e algumas sairam.
Vou repetir o que disse quando ele voltou… Não fará nada, nem um podiozinho sequer…. Sua era já se foi. Se foi porque ele não tem agora o carro e o staff que tinha na Ferrari e Benetton. Só comeu poeira do Rosberg. Outro ano de vexame…
Os resultados vão depender do Mercedão.
Mas na base do achômetro acredito que este ano já vai dar para alguns pódios mas Vitória mesmo só em corrida maluca.
O que acredito mesmo é que ele vai passar a andar com mais constancia na frente do Rosberg.
Quando Schummy anunciou sua volta, era grande a expectativa. Afinal o cara já tinha sido o maior campeão da F1, conseguiu cinco títulos em anos consecutivos na Ferrari e, seria apenas uma questão de tempo para ele desenvolver – como excelente piloto – o novo carro da Mercedes.
Só que a coisa não foi bem assim. Tomou muito cacete da meninada. Com a proibição dos treinos e o natural enferrujamento após passar um tempo fora, a adaptação não foi tão simples, além do carro da Mercedes não ter evoluido como ele certamente planejava.
Do acontecido tira-se duas conclusões, diantemão já conhecidas:
Ficar parado por um ano ou mais requer muitas horas de pilotagem para adaptação, o que vai ser muito difícil com a proibição dos testes para qualquer um – incluiria Raikkonen este ano.
Piloto faz diferença, mas ter um carro de perfomance igual ou superior ao da concorrência é fundamental. Do outro lado, um piloto bonzinho com um super carro – lembram de Dammo Hill com Williams? – pode vir a ser campeão com folgas devido a diferença de performance do carro.
Assim, dos cinco títulos de 2000 a 2004 de Schummy, pelo menos uns três qualquer piloto no nível citado ganharia.
Com o agravante da idade, dificilmente ele vai voltar a ganhar um título. Pode até beliscar uma vitória ou outra, se conseguir evoluir, mas ele devia mesmo era voltar a brincar com os cachorros, porque já superou todos os números possíveis e não tem nada mais a provar a ninguém.
Olha, se dissesse que torço pelo Schumacher estaria mentindo. Mas bem que gostaria de ver o alemão no pelotão da frente fungando no cangote da gurizada este ano. Não precisa nem vencer, o que aliás ele já fez muito, basta estar sempre ali entre os primeiros incomodando. Assim poderíamos ver como essa nova geração se sairia com tamanha pressão. Sem falar no ganho que teríamos em termos de emoção durante as provas.
Schumacher NUNCA entra pra perder, seja no que for. Esse comentario de que ele esta só curtindo é bobagem. Se o carro permitir a mínima chance de vencer, ele fará de tudo para isso. Fico pensando o que Schumacher faria com o RB7 nas mãos. Claro que ele não é mais o mesmo de antes, mas que o cara ainda pilota muito, isso não dá pra negar.
Vai ser mais um ano sem pódios e levando coro do Rosberg (que é um bom piloto, mas abaixo do nível de Vettel, Alonso e Hamilton). Voltou dizendo que queria “se divertir”, mas isso não existe! Competição é competição e ninguém mais do que ele gostaria de estar disputando a ponta com os talentos da nova geração. Se o carro não ajuda, pelo menos era pra andar na frente do companheiro de equipe… O Rosberg tem o nível de talento parecido com o do Massa.
Essa volta do Schumacher serviu pra mostrar que ele não é tudo isso. Se pega uma geração talentosa como a atual ou a da década de 80, com certeza não sera recordista de tudo o que é importante na Fórmula 1. Até o Vettel, na minha opinião, tem um atributo melhor que o Shumi: Ele voa na classificação! Volta rápida, tira da cartola mesmo! Mas o Schumi era superior no ritmo de corrida.
Tudo isso depende da Mercedes. Schumacher poderá ser campeão ou andar junto com a Hispania, só depende do carro da Mercedes.
Sem a menor dúvida, ele é um piloto fora de série, mas como disse o Galvão em seus raros momentos de sanidade, existem carros que levam piloto ruim nas costas, mas não existe piloto bom que consiga levar carrinhos meia boca para frente, o máximo que conseguem é um brilheco aqui ou ali.
pontinhos..
Red Bull, McLaren e Ferrari não: Red Bull, McLaren e Alonso.
O Schummy tem o melhor desempenho de um piloto na história da F1(ponto). Eu gosto muito de acompanhar os blogs, sites.. e confesso que estou um pouco cansado dessa disputa de torcedores pra ver quem foi bom ou quem não foi. A cada ano que passa os carros vão mudando, se adaptando as novas técnologias e vão deixando os carros do passado cada vez mais distantes do que são hoje. É isso que as pessoas não entendem. Schumacher foi o maior enquanto teve condições pra isso, assim como todos os outros. É aquela coisa, a diferença de quem ganha ou quem perde é como se aproveita uma oportunidade e o Schumacher aproveitou as que teve. Parabéns Schumacher pelos 43 anos e que possas fazer o que gostas enquanto tu tiveres condições.
se tem uma coisa que eu torço hoje em dia, é para o Schumacher fazer um podium ao menos.
sei lá, é como o cara que ta se aposentando do futebol fazer gol no jogo de despedida. Ele fazer um podium seria lendário, se podemos chamar assim
Rafael, concordo. E que fosse em Spa.
Depois disso aposentar (mesmo) com tranquilidade.
Foi o piloto que mais ultrapassou pq na classificação, que exige alto desempenho físico, claramente não consegue acompanhar os mais jovens… Tomou uma surra do Rosberg nos 2 anos, que aliás é ótimo piloto.
Claro, 10 minutos de classificação exigem mais do que uma corrida de 90 minutos. Bela conclusão! Aliás, ele não só ultrapassou mais carros no ano, como chegou mais vezes à frente do Rosberg do que o contrario.
Chegou mais na frente do que o contrário? hein?
Rosberg 11 a 8 em posições finais.
16 a 3 em treinos.
89 a 76 em pontos.
vimos temporadas diferentes!
Verstappen é preso por agressão à ex-namorada na Holanda, afirma jornal
http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2012/01/05/verstappen+e+preso+por+agressao+a+ex+namorada+na+holanda+afirma+jornal+10541877.html
Bem feito! Bem feito! Bem feito!
Cara TRAÍRA,recentemente ele afirmou que eu corrida com carro irregular em 94, mas ele TAMBÉM foi pego com carro irregular no GP da Alemanha em 94, estava sem o filtro de gasolina, o carro pegou fogo, o cara é muito burro, esqueceu que tinha rabo preso…
É muita BURRICE, o que acontece dentro de uma equipe é sígilo absoluto,o piloto não tem nada que divulgar anos depois(todos roubam na F1).
Olha o meu grande e “querido amigo” Chumbinho Barrichello, anos atrás ele estava soltando a franga, ameaçando lançar um livro contando tudo que se passava na Ferrari. Aí alguém chegou e alertou:
“Se vc disser que o alemão vencia porque a equipe roubava, então sua vitórias também não vão valer nada”
Rubinho ficou MUDO!!!
Que Verstappen fique na cadeia por um bom tempo, além de traíra é COVARDE, bate em mulher! Que papelão…
Devia estar em uma cachaça brava!!!
Seu cachaceiro…rs
legal esse comentário.
Hoje o Schumacher é um piloto comum.
Calma aí, vc esta enxergando demais, abra os olhos…rs
Alonso foi o melhor piloto da F1 entre 2007 e 2010, entre 1994 e 2006 o melhor piloto foi disparado o Schumacher, mesmo com Alonso bicampeão, o alemão no conjunto era disparado mais completo que o espanhol!!! Os feitos do alemão foram, muito superiores ao do espanhol, mas Alonso estava indo muito bem, até ir para a Mclaren, aí, fudeu tudão…
Atualmente a Formula 1 tem dois pilotos principais, Alonso pela experiencia é mais completo, mas Vettel é o grande piloto do MOMENTO, um pouco atrás vem Button que esta pilotando uma barbaridade, em seguida vem Lewis que, se não parar com oba-oba, logo logo vai virar um Mansell da vida…muito arrojo e muita afobação, A.Senna também era afobado na pista, mas era mais vencedor que Mansell.
Se Vettel for tricampeão em 2012, será o melhor piloto da atualidade, pois será o tri do momento, melhor não duvidar porque Vettel começou por baixo e pode chegar ao penta ou hexa nos próximos 10 anos, aí a Alemanha vai ter o melhor e o maior de todos os tempos, e dessa vez com Vettel não vai ter aquele papo furado que pegou piloto fraco pela pista…e o melhor ,o Gomes pode entrevistar sem perigo de tomar um soco na cara, Vettel é uma simpatia fora do carro.
Vc devia valorizar o Schumacher, porque foi ele quem valorizou muito a carreira do espanhol( Alonso sempre destaca as disputas do passado com o alemão), vc devia ODIAR a Mclaren que literalmente FUDEU com Alonso em 2007, o espanhol era para ser tri em 07, talvez até tetra em 08, R.Dennis não quis, preferiu apoiar Hamilton, que já jogou um título fora(07). Em 2010 se envolveu em dois acidentes(CIN/ITA), novamente jogou a chance de ser campeão, e o que dizer do show de bobagens de Lewis em 2011…
Hamilton e R.Dennis se merecem!!!
Pelo menos a Ferrari não trai seus pilotos, quando elege um como primeiro piloto, pra liderar a equipe, é até o fim, se o segundo piloto aceita, paciência…pelo menos ficam muito ricos. Uns reclamam, outros pelo menos não ficam na choradeira, caso do Massa…ele pelo menos admite que não vive em boa fase, não culpa a equipe e muito menos Alonso…
Agora, Vettel tem dois títulos de forma LIMPA, sem trapaças como ocorreu com Prost em 89, Senna em 90 e Schumacher em 94, mas o alemão tem tantos títulos que pode descartar um…coisa que seria uma desgraça a Prost e principalmente a Senna que seria bicampeão…
O Piquet em certa entrevista foi bem claro, os títulos de 89/90/94 não valem absolutamente nada…
Legal que Piquet validou os outros 6 títulos do Schumacão…
o piquet calado, é um tremendo poeta.
acho que ninguém pode tirar mérito de ninguém, mas esse sujeito o faz na maior cara dura.
O problema dos idosos é pensar que ainda podem fazer tudo como antes, mas ele ainda tem que combinar isso com a molecada……. Vai continuar se perguntando o que estou fazendo aqui como antes.
Alles Gute zum Geburtstag! SCHUMACHER!!!!!
“Ultrapassar Rubens. Ele se incomoda sim com o Rubens. Um pouquinho mas se incomoda.”
Já ganhei o dia Gomes!!!
Antonio vc percebeu, depois daquele “esprimidão”(cala boca Rubinho) no muro, o brasileiro nunca mais tocou no assunto Schumacher-Ferrari?
GRAÇAS A DEUS o alemão jogou o Rubinho no muro, porque ninguém mais aguentava aquela BOCA DE BALDE sempre lembrando dos tempos de Ferrari.
Era a boca do Rubinho que incomodava o alemão, e não propriamente o Rubens como piloto.
Alonsista, não foi o Alonso que bateu Schumacher na F1, e sim a pachecada inglesa da FIA, desesperada com o domínio de 2002 ela mudou radicalmente o regulamento para barrar o alemão, pouco adiantou, Schumacher sem um carro superior levou o título em 03 e CALOU a cartolagem da FIA. Schumacher venceu o campeonato de 2003, com um regulamento feito exclusivamente contra ele. A FIA já tinha tentado ferrar o alemão várias vezes em 94, também não deu certo, Schmacher deu o troco no GP da AUS jogando DURO com Hill, que aliás, era inglês! E Hill em 94 foi beneficiado pela FIA várias vezes, alguém lembra do GP da Inglaterra? GP de Potugal teve jogo de equipe, Couthard entregou a vitória a Hiill na cara dura e ninguém fez carnaval por isso…
O ano de 94 poucos perceberam, mas a guerra era entre Inglaterra e Alemanha, os ingleses fizeram de tudo para barrar o primeiro título alemão, quem conhece a guerra entre Alemanha e Inglaterra no automobilismo, sabe que a disputa é acirrada. Jamais um inglês vai admitir que um alemão é melhor de todos, e quando tem a chance de ferrar, faz na CARA DURA! Assim foi com Vettel esse ano, a FIA no meio da temporada tentou mudar o regulamento, fez isso, para ver se acontecia uma reação de Hamilton e Button na tabela, não deu certo, outro alemão foi campeão!!! Os ingleses já estão muito incomodados com domínio de outro alemão na F1, principalmente porque Vettel esta ofuscando o superstar-piloto-celebridade Lewis na pista…
Schumacher mostrou no GP da AUS/94 que de idiota não nem nada, o alemão naquele ano dançou conforme a música que a FIA tocou, só esperou a hora certa de dar o troco, sem colocar o título em risco. Em 2004 Schumacher colocou a equipe novamente no topo, e ninguém tinha dúvidas que ele seria campeão nos anos seguintes. Então o que aconteceu? Pela segunda vez, os ingleses da FIA novamente mudaram o regulamento para fuder o alemão, dessa vez deu resultado, mas em 06 quem estava novamente disputando o título? Ele Schumacher, mostrando a cartolagem inglesa que, podia mudar o regulamento 10 vezes, que mesmo assim ele voltaria ao topo. Isso sim chamo espírito de liderança, Schumacher ficou na equipe nos bons, mas, principalmente nos maus momentos. Schumacher “levantou” a Benetton em 94 e Ferrari por 3 vezes: 96,03 e 06.
Alonso é um baita piloto(mas tem uma torcida mala pra cacete, no Brasil deve ser fruto da TAS), mas lembre-se, ele já pegou a equipe Ferrari no topo, sem crises, isso graças ao trabalho de Schumacher! Se o alemão fica em 07, ele seria o campeão e não Raikkonen, Schumacher daria o troco em cima de Alonso e toda equipe Mclaren, se Kimi foi campeão, é graças ao trabalho de Schumacher em 05, e principalmente 06(e sem o Rubinho do lado, mostrando a todos que era ele quem fazia a diferença na equipe).
Alonso também sofreu muito com carro inferior em 2009, foi apenas 9º no mundial, não aguentou o tranco e mudou para uma equipe já no topo, curiosamente a Ferrari. E ao contrário de sua torcida, o espanhol sempre respeitou o alemão, Alonso não é bobo, sabe que isso só valoriza seu título em 2006.
Muitos acham que Schumacher errou ao voltar a F1, mas eu penso diferente, se ele sentia vontade de pilotar em alto nível, para onde ele iria?
Hakkinen, Alesi, Ralf entre outros pilotos da F1, não fizeram nada no DTM alemão. Montoya é feliz na NASCAR, mas o que ele fez de relevante até hoje na categoria? Kimi foi para o WRC e nada conseguiu, isso ocorreu porque é muito complicado se adaptar a outra categoria. Na Indy Schumacher não tem interesse, os americanos se lixam para a F1, a maioria dos europeus fazem o mesmo com o automobilismo no USA. É muito raro ver alemão correndo no USA, ainda existe uma “rixa” entre Alemanha e USA, isso já vem dos tempos de guerra, aqui o égo também fala mais alto em tudo. Jamais um americano vai admitir um europeu no topo, principalmente se for alemão…nossa, como alemão é invejado no mundo(principalmente na Europa), caramba ninguém pode ser mais feliz.
Schumacher fez o certo em voltar, não tem um carro de ponta, mas ao lado do staff técnico tenta melhorar a equipe como um todo, muitos acham que a Mercedes “herdou” aquela Brawn quem vencia tudo em 09, na verdade a Mercedes herdou aquela Brawn já em decadêcia da segunda parte da temporada. E a Mercedes voltou de forma muito tímida em termos de grana, ela esta longe de uma equipe como Ferrari ou Mclaren, mas essa é a forma do alemão trabalhar, um passo de cada vez. A RBR levou 5 anos para vencer a primeira corrida, já tinha Newey na equipe, mas só foi conseguir vitórias quando tiveram Vettel ao volante, isso ninguém lembra…
A pergunta é, quantos pilotos venceram corridas depois dos 40 anos nos últimos 30 anos na F1 começando por baixo? E quantos irão vencer nos próximos 30? Alonso já disse que não se vê correndo na F1 em idade avançada!
Cada ponto, cada ultrapassagem, cada grande corrida, já faz Schumacher chegar a outro patamar, pois ele teve a coragem de voltar e desafiar outra geração, outros campeões não tiveram essa raça. Agora imagina se a Mercedes acerta o carro em 2012, e vem forte em 2013? Schumacher renovaria pra 2013, com certeza venceria corridas, e se não conseguisse o título não seria vexame.
Senna ainda novo não foi campeão pela Lotus, Piquet não foi campeão pela Lotus e Benetton, Prost não foi campeão pela Renault e Ferrari, Mansell não foi campeão pela Lotus e Ferrari
Schumacher já não tem mais obrigações, o próprio Alonso diz isso com certa frenquencia…
esse marcelo quer promover a 3ª guerra mundial; é alemão contra inglês, é alemão contra americano, tenha a santa paciência.
marcelo; ligaram pra voce, raul seixas e mandou o seguinte recado: ei seu marcelo, vê se te orienta, assim dessa maneira nego o blog não te aguenta. rarararararar.
mas pewrguntando agora para o marcelo certo. como vai aquele seu gato que estava com problemas de pele.sarou?
será que não dá para esquecer as nacionalidades dos pilotos?sempre repito que em esporte individual vale a pessoa não o pais.Torcida assim deixa para futebol,basquete……….
até que em fim nelson voce disse algo legal. concordo.
Pra mim a F1 sempre foi assim, a diferença é que até alguns anos atrás os carros quebravam coisas que não acontecem mais hoje. Até alguns anos atras é facil ver Jordan, Stewart, Ligier, enfim varias equipes indo ao pódio, não por mérito , mas por sorte!
Não se pode subestimar Schumacher, eu acredito que títulos ele não ganha, mas vitórias e pódios com certeza ele vai ter em 2012. Não se esqueçam que Schumacher foi o piloto que mais ultrapassou no ano de 2011.
Se eu fosse mesmo apostar em algo envolvendo o Schumacher para 2012, apostaria novamente numa ultrapassagem épica do Barrichello em cima dele. Como na Hungria em 2010.
Acho que Shumi já deu o que tinha que dar….. E não foi pouco. Acho que ele perdeu o timming da F1 e não consegue ser mais competitivo. Podio só por milagre. Ganhar corrida será um bom motivo para o mundo realmente acabar em 2012!!!!!
Se os carros de ponta estiverem num nível próximo,( Botando fé na Mercedes) o Shumy tem tudo pra ganhar alguma corrida. Agora se a Red Bull continuar esse domínio absurdo. para tudo, nem vou assistir F1. Vou preferir ficar acordado na madruga vendo MMA, o segundo esporte preferio do FG.
Podem esperar pela 92° vitória. Ela virá em 2012, ano em que comemoram-se os 20 anos da primeira conquista do alemão.
Acredito que isso é inédito, caso ocorra.
E, com pilotos especiais, essas coincidências especiais costumam acontecer.
Schumacher em 2011 foi o piloto que mais vezes foi o mais bem colocado entre os não-Red Bull, McLaren e Ferrari. Mais do que o Rosberg.
quem anda atrás com o carro melhor do que os do pelotão do fundo tem que ultrapassar mesmo. é o minimo que s epode fazer
Quem disse que ele andou atras? Comentario de quem nem viu F1 em 2011. Ele andou na frente entre carros competitivos como Force India, Sauber, e mais vezes até do que o Rosberg na frente. Fez muito mais do que o mínimo.
Enquanto isso, na Holanda, Jos Verstappen sem ajudas eletrônicas atropela sua namorada.
Kkk, boa !
Aposto, e gostaria de ver, o bixo em pelo menos um podium no ano. Mais do que isso, é apenas desejo mesmo… desejo de ver Mercedes e Lotus brigando por vitorias. Com tantos times apenas 3 lutando por vitorias é muito pouco. A F1 ta totalmente previsivel.
E na época que ele corria e ganhava tudo não era previsível? Hoje pelo pelo menos 3 equipes que brigam por vitórias, enquanto que na primeira década dos anos 2000 o que se via era basicamente somente duas equipes brigando por vitórias, quando não uma; no caso da Ferrari nos anos 2002 e 2004. Aquilo não era totalmente previsível?
Podio, só com uma boa pitada de sorte…
Precisa andar mais que o Rosberg, o que é difícil e torcer para os 4 carros das 3 equipes citadas não terminarem na frente dele.
Pra mim ele continua por algumas razões, que são:
Dinheiro, eu sei que ele não precisa, mas ele gosta.
Vencer o tédio. Ele tentou com as motos, mas concluiu que a Formula 1 é menos perigosa para ele do que as motos.
Ultrapassar Rubens. Ele se incomoda sim com o Rubens. Um pouquinho mas se incomoda.
Pelo fato de sua equipe ser a Mercedes. Ele só continua se for na Mercedes ou Ferrari.
No mais. Se a Mercedes conseguir um carro competitivo como Brawn conseguiu meio na cagada. O Schumacher adoraria ganhar algumas corridas sim.
Esse Schumacher se aposentou muito cedo devido ao surgimento do melhor piloto dos últimos 20 anos, Fernando Alonso.
Depois de ganhar 5 títulos consecutivos sem adversários, encontrou o Alonso pela frente e se aposentou precocemente.
Agora o alemão arregão fica se arrastando pelas pistas, tomando mais de 1s na classificação constantemente, se envolvendo em acidentes ridículos para tentar mostrar que é rápido.
Schumacher no auge não conseguiu parar o Alonso, não é agora velho que vai conseguir, nem vitória nem pódio.
Que bosta de comentário.
Hahahaha.
melhor piloto???
Há tá!!!!
o pior é que o cara afirma o surgimento do MELHOR PILOTO, dos últimos 20 anos, é mole?
Concordo com o andré.Dá para sentir o cheiro daqui.
Tudo depende do carro da Mercedes. Braço, talento e inteligência para conseguir resultados o alemão ainda tem.
Título, impossível. Só se acontecer um aborto da natureza como o da Brawn em 2009. Pódio está mais do que na hora, mas creio que só virá em corridas confusas, geralmente como as que ocorrem no Canadá, Austrália, Mônaco (se chover) e Brasil (idem). Vítória, quem sabe uma, duas se muito (pouco provável). E se vier, algo me diz que será em Spa, com direito à show.
Pódios, uns dois.
Título só vejo possibilidade se a Mercedes conseguir fazer um canhão, mas ainda assim vai ter Rosberg para bater que é um piloto que vem sendo mais constante do que ele.
Vexame não acredito não, vitórias também acho improvável, mas uns pódios em corridas “estranhas” acredito que ele consiga, pois normal ele nunca foi.
abraços
Eu aposto em pódios.
Nesse ano o ritmo de corrida, em boa parte das corridas, já era melhor que do Nico.
Espero que ele melhore nas classificações.
ops, ano passado**
Titulo eu acho muito dificil, mas pódios com certeza vira este ano…acredito em 2 ou 3 vitórias do Shumi este ano!!