TCHUTCHUCO

GUARUJÁ (previsão para amanhã: sol) – A Bajaj, que há anos fabrica umas Vespas genéricas na Índia, apresentou um carro ainda mais barato que o Tata Nano. Os detalhes estão aqui. Goste-se ou não, a Índia está buscando alternativas para transporte individual de massa barato e econômico. Aqui no Brasil, ninguém desenvolve nada.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Menhem
12 anos atrás

Flavio, investir em transporte individual, fora os alternativos, em cidades já entupidas é uma estupidez, na minha opinião.

Eu ficaria orgulhoso em ver o Brasil desenvolver um novo transporte de massa ou uma nova bicicleta dobrável/elétrica, sei lá. Desenvolver carro pra andar na cidade, tô dispensando.

Abraço!

Motoqueiro fantasma
Motoqueiro fantasma
12 anos atrás

A proposito, Fernando, tive varios posts censurados neste e em outros topicos… Leio e acompanho o GP por ser o melhor site de F1 do Brasil, com jornalistas e colunistas serios, alguns com uma tendencia pra lah outros com tendencia pra ca. Mesmo com o dono sa bola dizendo pra eu sair do campo, nao sairei, a nao ser que bloqueie me ip, o que tb eh tempotario pois o ip eh dinamico…. Talvez o nobre jornalista nao saiba, mas o embate de ideias, as diferencss de opinioes sao cruciais a. Democracia tronando-a mais sedimentada na breve ecperiencia dos brasileiros apos o periodo ditadorial… O poder revela o interior das pessoas, mesmo que seja o dono da bola do campinho….

Du Oliveira
12 anos atrás

Guentaí, logo teremos novidades.

BullittKowalski
BullittKowalski
12 anos atrás

Não compraria um desses, mas muito melhor que as SUVs coreanas.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Credo Cruz, “bangalo’ tres vezes, So falta fazer Po-po-po… Ahh se o Joao Gurgel fosse vivo…

Verde
12 anos atrás

Esse carro tem a cara, o mau cheiro e a periculosidade do Rio Ganges.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Eu conseguiria subir a Rua Ministro Rocha Azevedo com esse carro ? Com quatro pessoas dentro dele ? Ou as quatro precisariam descer para empurrar (ou segurar para não rolar ladeira abaixo) ?

Araçatubano
Araçatubano
12 anos atrás

O Brasil tem que buscar um padrão de vida onde se possa comprar um Corolla com um ano de salário em vez de trazer essa porcariada.

Porque o trabalhador teria a opção de comprar um Corolla ou usar esse mesmo dinheiro para financiar a educação da prole, mandá-los estudar fora, ou passear com a família, sei lá.

Em tempo, três salários no Japão dava para se comprar um Corolla versão básica. Hoje em dia, com uns seis meses dá para se comprar um Corolla por lá…

http://toyota.jp/corollaaxio/index.html?ptopid=men

Isso é popularização, um carro simples, mas decentemente construído e acessível para qualquer trabalhador pela sua renda, não algo porcamente construído para tentar atraír o cidadão paupérrimo.

BullittKowalski
BullittKowalski
Reply to  Araçatubano
12 anos atrás

Araçatuba se assemelha mais a Nova Delhi do que Osaka.

Então…

Ah, adoro a sua cidade, apesar do calor indiano…

Araçatubano
Araçatubano
12 anos atrás

Devagar com o andor, a Bajaj já existe há 80 anos e é um monstro corporativos que engloba instituições financeiras e atua em diversos setores.

E esse monstrengo aí é desenvolvido em parceria com a Renault-Nissan ao que parece. No Brasil só existe um grupo capaz de montar uma fábrica de automóveis de porte e competitiva: o garantia.

Mas ao que parece, os ratos de planilha do 3G não têm o menor interesse em fabricar carros, preferem comprar as Budweiser e Burger King da vida. Se quisessem, compravam o espólio da Saab, afinal como dizem eles, branding não é problema para a marca sueca, só as contas.

enko
enko
12 anos atrás

caro flavio, se alguém tentar desenvolver algo por estas bandas, será boicotado como foi o gurgel.
ou acabará como o preston tucker, massacrado pelas grandes montadoras, que nunca admitiriam concorrência .

Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

que deve ser uma droga deve ser,mas para quem ainda compra kombi,e não são poucos,este carro até que parece bem seguro.

Luciano
Luciano
12 anos atrás

uma bela porcaria…

Carlos santista
Carlos santista
12 anos atrás

esse carro aí é o Ki Torrou, miniatura piorada do Kia Soul.

Janir
Janir
12 anos atrás

Carro não é de massa.Talvez na denominação popular, mas não aqui no Brasil, não aqui.

Williams
Williams
12 anos atrás

Tomara que nunca desenvolvam isso aqui no Brasil mesmo nao. Tem que investir pesado em transporte de massa! Imagina cada um que vai no onibus comprando um carro desses…. ia triplicar… quadruplicar os engarrafamentos. Sempre se fala dos carros baratos da india… mas nunca vejo uma reportagem de como anda o transito la com essa invasao de carros baratos.

Motoqueiro Fantasma
Motoqueiro Fantasma
12 anos atrás

Desculpem, não é o local correto, mas aqui pelo menos sei que o FG vai ver, tendo censurado a mensagem ou não…. mas… a imprensa mundial destacou nas últimas 48 horas a noticia de que é iminente a contratação de Barrichello por mais um ano na equipe de Groove… por inúmeros motivos apontados… porque o maior e melhor site sobre F1 do Brasil não publicou absolutamente nada ??? Não gostar dos atuais (e passados) pilotos Brasileiros na F1 tudo bem, gosto não se discute, mas ignorar uma importante notícia que interessa há muitos que curtem o Rubens e o automobilismo nacional já é um pouco demais…. neste segundo, os proprios TAGS deste site mostram “Barrichelo” em letras garrafais, ou seja, não sou só eu que estou a procura de informações….

Motoqueiro Fantasma
Motoqueiro Fantasma
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Sportv
Globo.com
Uol
Terra
JB (que você adora)
BBC (conhece?)
Telegraph – RU

Acho que alguns desses aí sabem o que é notícia… e todos noticiaram… já vossa senhoria com suas tendências…

Motoqueiro Fantasma
Motoqueiro Fantasma
Reply to  Motoqueiro Fantasma
12 anos atrás

Filhotinho.

BullittKowalski
BullittKowalski
Reply to  Motoqueiro Fantasma
12 anos atrás

Sonia Abraão e Datena também noticiaram.

Fernando Bento
Fernando Bento
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Pô, FG! Que infantilidade. O que você disse lembra a atitude típica daqueles que acham que estão fazendo um favor ao vender algo para um cliente.
Arrogância comum de muito maus vendedores – seja de vendedor de coxinha ou de carrões – quando questionados pelos clientes sobre as hipotéticas vantagens de algum produto da concorrência logo dizem: “Tá mais barato? É melhor? Compre lá.”
Quando dizem isso querem dizer que aquele cliente chato não fará falta, pois há muitos outros que compram dizendo “sim sinhô, muito obrigado sinhô”.

Gosto de acessar o GP. E de ler este blog, acho louvável o fato de não censurar comentários que descem a lenha em seus posts, algo raro neste tipo de espaços da mídia brasileira. Mas mandar passear um leitor que se sentiu insatisfeito por algum motivo é lamentável.

Rogério de Carvalho
Rogério de Carvalho
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

sem sacanagem, falando sério: quem é que tem coragem de dizer que é fã do Barrichello?!?!? Ou quem é que quer saber onde o Barrichello vai correr??? Acho que só mãe do Barrichello quer ver notícia dele. rsrsrsrsrsrsrsrs

Felipe Menhem
Reply to  Motoqueiro Fantasma
12 anos atrás

Só uma correção conceitual: As tags mostram os assuntos falados no blog e não os mais procurados atualmente.

Antonio Carlos Spada
Antonio Carlos Spada
12 anos atrás

E os coreanos, cada vez mais ocupando mais espaço nas ruas, com suas geringonças c
cada vez maiores!

Rubens Galhardo
Rubens Galhardo
12 anos atrás

Transporte individual de massa? Explica melhor? É transporte individual ou de massa?
Já inventaram o conceito de comunista com copo de uísque nas mãos, onde são apaixonados por Cubas, Coréias do Norte e outras republiquetas mas daqui, em bairros nobres e trabalhando na iniciativa privada, sempre adquirindo bens…

Dú
12 anos atrás

É, o lobby das multis joga pesado aqui.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
12 anos atrás

Esse aí até que não é tão pelado assim para um carro popular, tem espelho retrovisor dos dois lados, parachoque da mesma cor do carro, design atual… lembrei do Pé de Boi que era o carro mais pelado que eu já tinha ouvido falar, e era relativamente caro para os padrões daquela época. Temos muito o que aprender com os indianos, ao invés de zombarmos de suas dancinhas e hábitos exóticos.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
12 anos atrás

Mas não se seria ao contrário , buscar veiculo de transporte de massa para cidades com transito caótico ?…
Nada contra, mas vejo como alternativa e se fossem com biocombustível, sendo a Índia o 2º maior fabricante de cana de açúcar do mundo….

Andre Luiz
Andre Luiz
12 anos atrás

Aqui no brasil , as montadoras estão preocupadas em ganhar dinheiro com seus carros da idade da pedra, tais como;Astra, S10, Uno e gol g2 e 1/5
E cobram uma fortuna por esses “automóveis”

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Não tem mulher que entre num carro desses….

E fala sério, nenhum de nós, quando moleques, sonhamos com um carro dessa “aparência”. Não quero nem agora como adulto.

Se for pra andar apertado, desafogar o trânsito e gastar pouco, melhor andar de metrô! rs

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Feio pra caramba esse negócio aí. Não compraria nem que custasse 100 reais.

Frederico Federicci
Frederico Federicci
12 anos atrás

Flavio,

Segue o link abaixo do novo carro da F-Ford inglesa. Lindo!!!
Mandei aqui porque não tenho seu e-mail.

http://www.britishformulaford.co.uk/formula_ford_2012.htm

Abs.,

Fred.

enko
enko
Reply to  Frederico Federicci
12 anos atrás

realmente bonito, poderiam voltar a tê-la no brasil para formarmos pilotos, já quew quase não temos mais categorias de formula, é só turismo, stock, montana e por aí vai.

JackSpeed
JackSpeed
12 anos atrás

desenvolve sim!um monte de bosta 1.0 para os trouxas pagarem em 60 vezes sem um minimo de segurança!falem mal da Hyundai/Kia,a industria brasileira é um lixo protecionista.

Marcio
Marcio
12 anos atrás

Sem considerar que o Brasil tem problemas de impostos absurdos e lucros de montadoras e revendedores mais absurdos ainda, é evidente que estes “carros” não atendem a nenhum padrão mínimo de segurança (o que encarece a produção) e se fossem vendidos aqui no Brasil, no primeiro acidente fatal, seria aquela “comoção pública” sobre quem foram os irresponsáveis que permitiram que um carro assim fosse fabricado.
Acho que a forma como a discussão foi proposta não considerando estas variáveis, serve apenas para quem quer reclamar sem propor nada de prático ou que seja viável.

Araçatubano
Araçatubano
Reply to  Marcio
12 anos atrás

Pouco me importaria se um carro considerado básico lá fora custa noventa mil reais aqui no Brasil se o nosso salário mínimo fosse de dez mil reais.

O grande problema é que a renda do cidadão brasileiro é absurdamente baixa para qualquer produto, não só para o carro.

Nelson Fernandes
Nelson Fernandes
12 anos atrás

Caro Flavio,

O país que não cuida do seu povo, vai desenvolver alguma coisa.
O país que os políticos são corruptos a policia é corrupta, vai desenvolver alguma coisa.
Se fosse um país sério, não haveria cadeia para todos.

gera
gera
12 anos atrás

Credo!

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

Aqui se desenvolve carro 1.0 que consome e polui tanto quanto 2.0 e custa para o consumidor tanto quanto os 3.0 custam lá fora.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Transporte individual motorizado é pra ser abandonado, não desenvolvido. Precisamos de transporte COLETIVO, menos EU e mais NÓS.

victor freire
victor freire
12 anos atrás

flavio, mudando de assunto: viu que a lotus vai colocar um carro no wrc (sim, isso mesmo) esse ano?

Edson Del Rio
Edson Del Rio
12 anos atrás

Investimentos em pesquisa na indústria automobilísitica “nacional” é quase nulo, comparado aos investimentos realizados em suas matrizes, no exterior. Somente a Fiat do Brasil escapa dessa regra, pois nos últimos anos tem apresentado uma política de pesquisa e desenvolvimento em solo nacional, com a contratação de doutores em engenharia e a montagerm de laboratórios de pesquisa em Minas Gerais. Na Gringolândia, a indústria de mobilidade tem fortes contratos com a universidade que facilmente extrapolam os milhões de euros em diferentes projetos. Enquanto que no Brasil, a ligação das universidades com as mais de cinquenta montadoras instaladas em nosso território é quase nulo, ou totalmente insignificante. As montadoras realizam grandes financiamentos com recursos públicos e remetem grandes montandes a suas matrizes. Enquanto isso, não foram somente os portugueses que exploraram esse território de forma predatória, atualmente, o mercado de automóveis continua a tradição capitalista selvagem. A bem da verdade, as montadoras não desenvolvem pesquisa, não investem em nossas universidades, não aplicam em museus, não investem em automobilismo esportivo, não modernizam seus modelos, mas mantém sua lucratividade alta e seus lucros estratoféricos e acusam os impostos altos, mas quando os impostos diminuem o preço do veículo não diminui proporcionalmente. A situação também não é explorada pela imprensa, que mantém intacta sua parcela de culpa. Estou velho e rabugento, mas acredito que ainda não estou louco.

Araçatubano
Araçatubano
12 anos atrás

Ah, e fico imaginando esse troço com motorzinho de 200 cc tentando subir as ladeiras paulistanas….

Araçatubano
Araçatubano
12 anos atrás

Para essa geringonça poder circular no Brasil, ela deveria receber uma licença especial que só permitisse seu uso em vias urbanas. Rodovias, nem pensar! E não, não precisamos de carros baratos, impostos mais baixos , etc. Isso só ia tornar o trânsito um caos e a emissão de poluentes iria para as alturas.

Sou favorável a alíquotas de IPVA mais baixas para moradores da zona rural ou de cidades pequenas onde o transporte público é deficitário, embora no Brasil dos trambiqueiros, isso faria encher de gente com domicilio em cidadezinhas com 4.000 habitantes.

E esse carro aí parece uma cunha de enxada quebrada, pusta troço feio dos infernos. Que fique lá na Ìndia, combina com aquele povo zoiúdo com jeito de quem não toma banho.

enko
enko
Reply to  Araçatubano
12 anos atrás

nas rodovias elas receberiam o charmoso apelido de “sabonete de jamanta”, igual, aos primeiros fiat 147, que no ínicio foram chamados assim.

moacir
moacir
12 anos atrás

transporte individual de massa barato e econômico…

Individual é econômico né?

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

O Brasil é o único dos Brics que não tem seu próprio carro. Uma vergonha. Fico imaginando se o Gurgel ainda estivesse vivo no governo Lula. Não iria à falência nem a pau!

Stenio Campos
12 anos atrás

“…transporte individual de massa…”. O que vem a ser isso? Se é individual não pode ser de massa, por definição. Melhor seria ter dito (se é que consegui entender o que você gostaria de dizer) “transporte individual econômico”.

Sobre o carro… tosco é o mínimo que digo, sem ter visto o resto dele (interior e traseira). Sobre o desenvolvimento no Brasil, falcatruas são desenvolvidas. E só!

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

Se viesse pro Brasil, as montadoras gastariam R$3mil pra fabricar, pagariam R$1,5mil de impostos, e venderiam por R$20mil.

Paulo Franco
Reply to  EduardoRS
12 anos atrás

Perfeito!

claude bes
claude bes
12 anos atrás

porque ninguem se lembra dos carros a vapor???, qualquer fonte de calor serve, e e a mecanica e de uma simplicidade inimaginavel, sem cambio…, etc,,,,

enko
enko
Reply to  claude bes
12 anos atrás

e os carros movidos a gasogênio na época da guerra, alguém se lembra?

Claudio R
Claudio R
12 anos atrás

E brasileiro ainda se acha empreendedor… o pessoal quer é emprego em multinacionais ou no serviço público, não colocar o próprio na reta

Paulo Franco
Reply to  Claudio R
12 anos atrás

Só louco de pedra para ser empresário neste paraíso dos impostos e cheio de leis cretinas, armadilhas demoníacas, só para ferrar quem se preocupa em trabalhar.

Jaison
Jaison
12 anos atrás

E os impostos? Será que no preço final desse veiculo na india têm a carga tributaria que há no Brasil?E o combustível quanto custa na índia?

Brasil é um problema comprar o carro e manter o carro.

Thiago Bauer
Thiago Bauer
12 anos atrás

Boa noite, Flávio!
Dá uma olhada no carrinho: http://desmond.imageshack.us/Himg3/scaled.php?server=3&filename=orangecar.jpg&res=medium

Espero que goste! haha

Abraços!

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

FG, a Índia tem montadoras próprias. O Brasil só tem o lixo reciclado de outros países. Não me admira eles estarem à frente.

Agora, esse carrinho aí é muito feio. Podiam inventar uma coisa legal que nem o Mini, com preço acessível e que não copiasse o Mini.

iRineu
12 anos atrás

Tinha o Gurgel. Mas…

Vilmar Tadeu
Vilmar Tadeu
12 anos atrás

Por que será que não há incentivo algum para se abastecer com álcool, o que seria bem mais ecológico? O carro “flex” é uma enganação só. Aqui em Lages/SC, a gasolina custa R$ 2,63, enquanto o álcool R$ 2,47, 2,49. Não tem como abastecer com álcool. Pra se ter uma ideia, eu não coloquei álcool no meu carro em 2011!

Edson Del Rio
Edson Del Rio
Reply to  Vilmar Tadeu
12 anos atrás

Carro flex é um grande engodo, como um motor que pode operar com dois tipos de combustível pode ter um rendimento igual a um motor dedicado. Se o motor é dedicado a operar com gasolina ele deverá ter um rendimento maior que um motor flex (que deve operar com dois tipos de combustível) e o mesmo é válido para um motor dedicado a operar com apenas álcool. Claro que a eletrônica compensa uma parcela do prejuízo, mas ainda um motor dedicado a operar com um único combustível oferece um rendimento termodinâmico superior a aquele que deve operar com dois tipos diferentes de combustíveis. Assim, se houvesse respeito pelo consumidor a indústria deveria fabricar motores flex, motores a álcool e motores a gasolina. O consumidor poderia escolher entre a possibilidade de escolha devido as flutuações de preço de mercado, ou então, escolheria um motor de alto desempenho dedicado ao álcool ou a gasolina. Repeito pelo consumidor, produto em falta nas montadoras…

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
Reply to  Edson Del Rio
12 anos atrás

Pô, até que enfim.
É isso aí Edson. Concordo em gênero, número e grau!
Você é um dos poucos esclarecidos que também percebeu que o tal do “Flex” é o maior engodo já produzido pelas montadoras deste país, com a plena anuência dos “inteligentes” do governo brasileiro.
Afirmo que nunca o álcool será competitivo em termos de preço com a gasolina, visto que sua eficiência energética é muito menor.
O emprego de álcool como combustível só se justifica em épocas de crise, sendo um excelente “quebra-galho” para tal, onde a relação preço x eficiência é posta de lado.
Se o governo federal estivesse interessado em levar à frente uma política séria em relação ao álcool combustível, deveria decretar o fim do carro à gasolina.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  Edson Del Rio
12 anos atrás

Aqui no Laboratório de Motores da Escola de Engenharia da UFRGS, um trabalho de doutorado comprovou que a diferença de eficiência entre um motor dedicado e um flex atinge 26%. Mas não precisa ser engenheiro para entender que algo que é feito para ser funcional nos dois combustíveis, não pode ser comparável ao otimizado para um deles.
Julio Cesar Gaudioso

Gaalo
Gaalo
Reply to  Vilmar Tadeu
12 anos atrás

Carro flex é uma enganação, o brasileiro (só aqui tem essa m….) desinformado abastece com o combustível mais barato na bomba e não percebe que está sendo roubado preque seu carro irá consumir mais que qualquer porcaria que colocar no tanque. Ainda bem que meu carro é mono-combustível, econômico, não engasga, pega nas manhãs de frio (aqui em SC) e ainda escapei da depenação que as montadoras fazem nos carros ano após ano…..

Jaime Boueri
12 anos atrás

Infelizmente o amigo Pedro está correto. Onde já se viu um carro dito “popular” custar na loja algo em torno de 30 mil? E detalhe, pelado, sem opcionais. Um verdadeiro roubo.

E o que dizer de carros que por todo o mundo custam algo em torno de 40% menos do que aqui? O MESMO carro! Volto a dizer: um roubo.

Nada será produzido por aqui enquanto o Brasil for o Brasil… tínhamos o Gurgel, o Puma o SM e alguns outros. Nenhum foi da minha época, mas certamente estes carros ainda estariam sendo fabricados se o nosso país fosse sério. Se tivéssemos governos realmente interessados com o bem estar da população.

Feliz ano Novo FG! nem te mandei e-mail nem nada… Espero que tenha tido boas festas!

Abs

enko
enko
Reply to  Jaime Boueri
12 anos atrás

jaime. um classic da gm com ar, direção e espelhos eletricos sai por 30 mil

enko
enko
12 anos atrás

pedro, me parece que homens cometem sepuku e não harakiri, e são assistidos por um samurai que lhes corta a cabeça no momento em que ele rasga o ventre com a espada curta.
quiser posso ser seu assistente, kkkkkkkkk, brincadeira cara.

Araçatubano
Araçatubano
Reply to  enko
12 anos atrás

O grande problema é que o harakiri em si causa uma morte lenta e dolorosa. Então, para abreviar a coisa, o escudeiro vai lá e corta o pescoço do cara.

enko
enko
Reply to  Araçatubano
12 anos atrás

exatamente araçatubano, alem do cara ter que enfiar a faca na barriga, tem puxar de um lado a outro e ainda remexer para cortar tudo lá dentro.
dói só de pensar.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Aqui se desenvolve muita coisa na Indústria Automobilística. Por exemplo, forte Lobby para criar impostos que mantenham os lucros absurdos, acima de 30% de lucro líquido na venda de um carro popular, por exemplo.
Também se desenvolve o marketing emocional, que tem como objetivo não passar nenhuma informação para o consumidor, e fazê-lo comprar sem saber o que está fazendo.

Então nao diga o absurdo de que não desenvolvem nada aqui. Eles estão cada vez melhores no que fazem, e a indústria automobilística nacional é a que mais gera lucro no planeta.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Pedro Jungbluth
12 anos atrás

desculpem por usar por exemplo duas vezes. Farei harakiri.

Paulo Franco
Reply to  Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Perfeito 2!!

Paulo Franco
Reply to  Paulo Franco
12 anos atrás

Pô, aperto num lugar e o comentário sai em outro…
Pedro, o “perfeito 2″ foi para o seu comentário sobre o ” desenvolvimento ” da indústria automobilística.
Sob medida para esse país de trouxas que pagam um absurdo por qualquer coisa.
Tchii, lá vem mais um Big Bosta na Globo!
Pedro, me empresta a espadinha, vai!