DICA DO DIA
SÃO PAULO (quero a Ferradura de volta!) – Eduardo Savóia, repórter da Bandeirantes, anda num Opalão da Stock em 1985. O vídeo, enviado pelo Luis Mendes, mostra um automobilismo e um jornalismo que já não existem mais, ingênuo, descompromissado, tranquilo… E na velha pista de Interlagos, que nos mata de saudades.
Interessante que o reporter chamou a equipe de Havoline-Texaco e não HT Racing como os babacas resolveram que deveria ser hoje em dia.
Também não tem a porcaria da neblina apagando as propagandas, o nome do carro é dito com todas as letras…
A reportagem até que é boa, mas ingenuidade achar que ele estava pilotando o Opalão…..pode até ter saído com ele, mas podem notar a perna dele durante o vídeo (cor vermelha, a mesma do macacão do Luis Pereira) e colocou a jaqueta do Savoia!!!!! bela montagem de cena….fez quase todos acreditarem que ele pisou fundo…..nem sei se ele poderia pilotar?
E a capotada do Campelo na saida da 3? Eu estava lá!
Saudades… bons tempos! Esses carros ainda correm em alguma categoria? A maioria está empilhada em fundos de oficinas.
Show! E ainda rolou um Kraftwerk de fundo…
Carros de verdade, bons tempos! Que eu nem conheci…. :(
Dois pontos,
A lanterna de Chevette era sensacional(não sei porque usavam elas) e a hora que o dono sai, a rabeada de 2ª é linda….velhos bons tempos.
É impressao minha ou o camera vai sentado atras do carro?? Pelo balanço da camera parece!!!
Alguém sabe qual a música que toca aos 5:15? Há décadas que não ouço. Imagino que seja Kraftwerk. Pura suposição.
po achei tambem a muisica muito boa parece ate bem atual
Kraftwerk, acho que do disco “Autobahn”, mas não lembro agora, vou procurar aqui nos meus arquivos
O nome desse som é Kometenmelodie 2, a faixa 2 do disco “Autobahn”, de 1974.
Valeu Drago, vou baixar já!
hehehe, os homens-robô do Kraftwerk em sua infinita Autobahn.
E porra! que saudades do meu Opala!!!!!!!!!!!!!!
hahahaha… gostei do seu nome Zéd….
Na verdade quem viu este vídeo perdido pelo Youtube ontem a noite, por volta das 21h FUI EU e o publiquei no TBK Light Forum, board de automobilismo que participo há quase uma década. Havia publicado no thread de Motorsport Video Links, como tudo que é novo e curioso os membros vão lá e publicam o link do vídeo. Eu até pensei em enviar pra você ontem a noite mesmo Flávio Gomes, mas aparentemente o Luis Mendes antecipou-se e fez bem em fazê-lo. Por isso meus cumprimentos, tudo que é bom e da História do nosso automobilismo, temos que divulgar mesmo! Agora, Luis Mendes, se você participa do TBK, qual o seu Username? Abraços!
A reportagem é bem bacana, e para quem gosta do assunto não tem como não reparar nas diferenças entre o que acontece hoje e antigamente.
Estou fazendo um site com estatísticas da Stock Car (e do campeonato escandinavo STCC) e estou com dificuldades de conseguir os resultados de algumas corridas das décadas de 80 e 90, alguém saberia dizer aonde poderia achar?
Dá uma olhada no acervo on-line da revista quatro rodas. Lá deve ter alguma coisa sobre a stock.
Eu estou olhando, mas tem alguns anos que a revista literalmente tira os resultados, fora o fato quando ela só mostra o “top-3”, eu pensei em revistas automobilisticas mais antigas.
Época em que sobrancelha fina era bobagem.
A vista da reta, continuando pra curva 1 é bem diferente…hoje em dia, é aquele descidão pra esquerda, e ja elvis.
Agora, que oportunidade hein: Dar uma volta no Interlagos antigo, de 6 canecos, e sem frescuras? Porra, demais!
Ali era automobilismo puro. Na base do carburador, alavanca de marchas, trambulador, punta-taco,….acho que o máximo de eletrônica existente ali era a luzinha vermelha do painel, e olhe la.
Dá vontade de comprar um 6 canecos, duas portas, e fazer uma réplica dum bicho desses…
Legal ver, na compilação inicial, e final, o quão agitado era a contenda….arquibancadas com bom público, que ia NA MORAL, e não bancadas por genéricos de idoneidade também genérica…… Tudo endossado pela Chevrolet.
Stock dos bons tempos. Legal. Hoje em dia , o savoia mal entraria num Opalão, que dirá numa dessas bolhas toscas.
Gostei do início e o pilo to diz” isto aquie é um Stock Car, um carro de rua modificado para pista”, ou seja, não era uma bolha.
Muito bom esse vídeo. Trouxe boas lembranças.
O mundo ficou muito chato depois dos anos 90!
O comentário mais sensato e verdadeiro que li em 6 anos acompanhando este blog…
Eu tinha uns posters de Opalão da stok e outro como se fosse um raio x do carro. Sensacional. Pior é que nem lembro onde guardei.
Fantástico!!!
Não sei pq, mas ultimamente tenho tido a impressão, de que tudo antes era melhor, era mais saboroso de se viver.
Essa é do tempo que homem era homem, carro era carro e as mulheres eram de verdade! Nada de chapinha e frescuras modernas…bons tempos dos únicos e verdadeiros Stock´s do Brasil. Meu Opala minha vida!
Que segurança, o banco do carro não tinha nem apoio de cabeça… sem falar no carro capotando e o tanque de combustível sendo ejetado…
Sensacional! 2 observações,o asfalto de Sebring esta pior que o de Interlagos 1985 e o
Savoya parece estar participando de 1 filme digno da Sala Especial!
E o Savoia parece ser um cara bem legal. Deve ser daqueles que fica horas contando histtórias.
O que é aquele louco atravessando a pista aos 0:48?
Muita droga nas ‘idéia”
passou dançando de costas ptp muito bom kkk!
Moonwalker?
Olha o blogueiro pedindo “a ferradura de volta”. Isso explica porque os coices tem sido mais raros nos comentários. Bom, de qualquer forma, ainda restam três.
FG………………Legal a materia da materia…mostrou o circuito de Gyn por varias vezes…foi um passado que nunca volta…..não tem dinheiro que traga o autodromo de Goiania em alguma prova de um calendário esportivo..nunca..nem o Edir Macedo tem essa bala para injetar na recuperação…………e viva o pais avacalhado………valeu..pela materia..
A Sepudesse colocar minha SS 78 numa pista assim….
Três constatações minhas:
1 – A trilha sonora da Kraftwerk tocando quando o carro está na pista (gosto muito)
2 – Um trecho com o asfalto solto, que perigo não devia ser
3 – Queria ter conhecido o circuito com esse formato, antes da mutilação, que judiaria fizeram com o traçado antigo, deveria ser dos mais desafiadores…
Quero o circuito velho de volta!
O cara foi completamente honesto, “…um carro de rua, tudo mudado, pra pista…”
Bem o contrário do que vemos hoje.
Tinha a posição de dirigir de um carro normal.
Bem mais legal que as bolhas.
reparou no que o cara falou? “esse aqui é o stock car: um carro de rua, todo preparado…”
hoje em dia, se a vicar, a globo e os marqueteiros da augusta ouvem isso, são capazes de ter uma síncope.
Bons tempos em que “é um carro de rua adaptado para a corrida”… o 6 cilindros do Opala, mesmo obsoleto, roncava muito forte.
Sem esquecer de elogiar a bela Elis Marina na abertura!
Otima epoca !! Bons tempos… Hoje é uma porcaria de uma “Formula Bolha” by Vicar (me recuso a assistir/acompanhar, ao vivo em Interlagos entao nem me pagando eu iria)
Esta é dos tempos em que um piloto entrava num Stock Car sozinho! hoje nem fechar a porta eles conseguem.
A gostosinha da Elis Marina.
Thomé, mas vc. não tem o autógrafo da Márcia Goldshimit ?